Marcadores na hepatite B

Caracterização do Vírus da Hepatite B

O vírus da Hepatite B é um DNA vírus pertencente à família Hepadnaviridae.

Determinantes antigênicos
Apresenta três tipos de determinantes antigênicos:

  • HBs Ag – antígeno de superfície, faz parte do envelope viral.
  • HBc Ag – antígeno do CORE[1] ou central.
  • HBe Ag – também faz parte do CORE.

Esses antígenos aparecem no sangue do paciente numa seqüência de tempo que permite avaliar se o paciente está com um infecção recente, se cronificou a hepatite, ou se está imune, fazendo-se para isso, os exames do HBs Ag, e do Anti HBc Ag, ou seja, testa-se o antígeno de superfície e o anticorpo contra o antígeno central (ou do CORE), para evitar que se caia dentro de uma janela imunológica, na qual o antígeno negativou, mas o anticorpo ainda não positivou, não havendo, com isso, a soro-conversão e podendo o paciente transmitir sua hepatite a outros via seu sangue doado.

O HBs Ag ou antígeno de superfície do vírus é o primeiro marcador que aparece nas infecções agudas e recentes. Na fase aguda ele persiste por mais ou menos três meses e na crônica, pois mais de seis meses. O anticorpo Anti-HBc aparece logo após o HBs Ag e persiste por muitos anos. Inicialmente parece o anticorpo Anti-HBc da classe IgM, indicando uma infecção recente e depois aparece o Anti HBc Ag da classe IgG.

No banco de sangue é pesquisado o HBs Ag por EIA indireto. A pesquisa do Anti HBc Ag é feita por EIA de sanduíche e pesquisa-se ainda o Anti HBc Ac total (IgM e IgG) através de EIA competitivo ou indireto.

—————–

[1] CORE porque tem a forma de um rosário que, em inglês, leva esse nome.

Copyright © por Vladimir Antonini Todos os direitos reservados.

[Voltar]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.