Creatinina

1. FORMAÇÃO E CIRCULAÇÃO DESSAS MOLÉCULAS

A creatina é o ácido metil-guanidina acético. Ela é fabricada no fígado a partir do aminoácido glicocola, da arginina e de um doador de metila como a S-adenosil-metionina.

Ela atinge o músculo trafegando por via sangüínea. Sua taxa é mais elevada na mulher do que no homem porque a quantidade sintetizada pelo fígado é a mesma nos dois sexos, mas a massa muscular total é menor na mulher de sorte que a creatina é menos captada pelos músculos.

A eliminação renal de creatina é muito baixa no homem, um pouco mais elevada na mulher. Existe uma reabsorção tubular quase total que permite ao organismo conservar sua creatina.

Tendo chegado às células musculares, a creatina fixa fosfato a partir do ATP e se transforma assim em fosfocreatina (fosfagênio) que é uma forma de reserva de energia química imediatamente utilizável pela contração muscular.

Uma pequena fração desse fosfagênio (constante para uma mesma massa muscular) se cicliza no curso das reações de troca de energia, perdendo seu fosfato, e dá origem à creatinina, a qual não é utilizável pelo músculo.

2. METABOLISMO DA CREATINA

A creatina encontra-se no músculo, cérebro e sangue, tanto em estado livre como em forma de fosfocreatina. Traços de creatina estão também presentes na urina. A creatinina é o anidrido. Ela é intensamente formada no músculo pela remoção irreversível e não enzimática de água do fosfato de creatina. A creatina livre ocorre tanto no sangue como na urina. A formação da creatinina é aparentemente um passo preliminar necessário à excreção da maior parte da urina.

A origem da creatina foi estabelecida por estudos metabólicos e confirmadas por técnicas de isótopos. Três aminoácidos – glicina, arginina e metionina – estão diretamente envolvidos. A primeira reação é aquela de transamidinação da arginina para a glicina, para formar o ácido guanidoacético (glicociamina). Experimentos feitos in vitro demonstraram que isto ocorre no rim, mas não no fígado nem no músculo cardíaco. A síntese de creatina é completada pela metilação da glicociamina no fígado. Nesta reação, metionina “ativa” é o doador de metila. Outros doadores de metil, tais como betaína, ou colina depois da oxidação para betaína, podem servir também indiretamente para a produção de metionina através da metilação da homocisteína. A metilação da glicociamina não é reversível. Nem a creatina nem a creatinina podem metilar a homocisteína para metionina: são necessários ATP e oxigênio na metilação da creatina.

Os mecanismos enzimáticos de metilação da glicociamina, para formar creatina são semelhantes aos requeridos para a formação da N-metil-nicotinamida. O primeiro passo é a formação de metionina ativa (S-adenosilmetionina), que requer ATP, íons magnésio e glutation e uma enzima ativadora da metionina. O segundo passo envolve a metilação do ácido guanidoacético pela metionina ativa, reação catalisada por uma enzima solúvel, guanidoacetato-metiltransferase, encontrada em extratos de células livres de fígado de cobaia, coelho e bovinos. O glutation ou outras substâncias redutoras são necessárias para a atividade ideal desta enzima; não há até agora evidência de que íons metálicos ou outros co-fatores sejam necessários.

Até recentemente, julgava-se que a única sede da enzima transaminadora em mamíferos fosse o rim. Há atualmente evidências de que ratos nefrectomizados bilateralmente podem ainda sintetizar creatina. Isto é interpretado como uma prova de existência de uma sede ou sedes extra-renais de transamidinação neste animal.

Uma preparação enzimática isolada no tecido pancreático do boi e do cão, foi capaz de catalizar a síntese de creatina a partir de glicociamina e da S-adenosilmetionina. Descobriu-se também que o pâncreas (ao contrário do fígado) pode sintetizar glicociamina. Essas observações sugerem que o pâncreas pode ter um papel particular na síntese de creatina nos mamíferos.

O fenômeno de retroação (retro-alimentação) . Ele é bem demonstrado pelo efeito da creatina alimentar, na biossíntese de creatina. Em ratos cujo suprimento dietético continha 3% de creatina, a atividade da transamidinase no rim foi acentuadamente menor que nos animais de controle. Gerber e outros estudaram a taxa de síntese de creatina a partir de glicociamina em fígado isolado perfundido de rato, na presença de precursores de creatina, em níveis encontrados normalmente no sangue e na presença de altas concentrações de precursores (metionina e glicociamina) adicionados ao líquido perfusor. Quando a concentração de glicociamina no sangue caiu de 0,4 para 0,2 mg/dl a taxa de síntese da creatina diminui; aumentando a concentração de glicociamina até níveis de 2,0 mg/dl, juntamente com metionina, a síntese de creatina não se alterou significadamente. Creatina introduzida na alimentação, ou alto nível de creatina no fígado. Entretanto, o fato de que a síntese hepática da creatina esteja ligada aos níveis de glicociamina no sangue – e de que este composto seja produzido no rim – sugere que a taxa de biossíntese da creatina seja realmente dependente da atividade desta enzima seja afetada pela creatina, aparentemente por um mecanismo de retroação.

O hipertiroidismo é um dos males que se caracterizam por perturbações no metabolismo da creatina. Conseqüentemente, é de se notar que o hipertiroidismo esteja também associado a uma atividade reduzida da transamidinase no rim. Pode ser que o efeito do hipertiroidismo na transamidinas do rim seja realmente mediado pelos níveis elevados de creatina no sangue que ocorrem nesta doença, agindo a creatina como um repressor enzimático.

3. DOSAGEM DE CREATINA

Tal dosagem é feita no soro. A creatina é ciclizada por aquecimento a 100% durante uma noite, o que dá creatinina, dosável pela reação de Jaffé. Este método é longo e pouco preciso (resultado no segundo dia consecutivo ao do pedido de dosagem).

4. VALORES FISIOLÓGICOS

Creatina no soro:

No homem: 10 a 40 micromols/L;

Na mulher: 20 a 160 micromols/L.

Creatina na urina:

1,3 micromol por 24 h (150 mg/24h)

5. VALOR SEMIOLÓGICO E INDICAÇÕES

Sempre que uma dada doença provoca uma diminuição da massa muscular, a creatinemia aumenta e a creatina aparece na urina.

Por exemplo, nas doenças infecciosas severas em que o desgaste muscular é provocado pelo hipercatabolismo, a creatimenia se eleva e a creatunúria aparece.

Mais interessantes são as doenças musculares como a miodistrofias progressivas (ou miopatias) cujo tipo é a doença de Duchenne de Boulogne (doença genética). Neste caso, a taxa de creatina plasmática está elevada e a relação creatina/creatinina se eleva com a idade. Há também uma forte creatunúria e uma modificação de repartição das isoenzimas de creatina-fosfoquinase no soro.

A elevação da creatunúria é, com o aumento de atividade de enzimas séricas como a creatina-fosfoquinase ou aldolase, o marcador das afecções miogênicas (degenerativas ou inflamatórias, por oposição às amiotrofias neurogênicas, nas quais esees parâmetros são constantemente normais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOREL J, Chanard J. Como prescrever e interpretar um exame laboratorial. Bioquímica Médica. 2. ed. Organização Andrei Editora, 1987.

HARPER, Harol Antony. Manual de química fisiológica. São Paulo: Atheneu, 4. ed., 1977.

LEHNINGER, Albert. Bioquímica v. 3. Tradução da 2. ed. americana, 1976.

MITCHELL, Plilip. Bioquímica. Salvat Editores S.A.

VIEIRA, Enio Cardillo . Química fisiológica. Rio de Janeiro: Atheneu, 1979.

Copyright © por Vladimir Antonini Todos os direitos reservados.

[Voltar]

262 pensou em “Creatinina

  1. Pingback: como bajar de peso

    • Para ácido úrico e uréia existe dieta que, se seguida à risca, melhora bem, mas para creatinina não existe uma dieta, pois ela é apenas sintoma. Não é doença. Procure um nefrologista para avaliar sua função renal, e um nutricionista, para fazer um plano de dieta. No mais, tenha fé, vontade e siga as orientação médicas e nutricionais que você resolverá seu problema. Abs. e Deus te guie.

  2. Dr. boa tarde.
    Meu pai tem 70 anos, hoje me falou que tem problema de creatinina alta, ela tem oscilado, no último exame que fez,estava 3,0, o que muito me preocupou, mais ainda porque a médica que o está acompanhando não lhe passou dieta nenhuma, nenhum tipo de médico,nenhuma recomendação do que fazer, apenas tem feito exames de quatro em quatro meses.Também o avisou que se não baixar ele terá que fazer hemodiálise.Gostaria de uma avaliação e de alguma informação se existem medicamentos ou alguma dieta alimentar que possa estar sendo feita; tipo o que comer ou não! Estou muito preocupada.
    Desde já o agradeço! Que Deus o abençõe.

    • Creatininúria (como se chama este quadro) é apenas sintoma. Nâo existe uma dieta um fármaco que a reduza. O médico está correto. Tem que acompanhar e ficar alerta para algum comprometimento renal. Algo que eleva a creatinina e ninguém presta atenção é o exercício muscular em excesso. Pessoas que “malham” tem creatinina alta. Veja se não é este o caso do seu pai.

  3. minha creatinina esta em 2,1 mg o que devo fazer? Isso é problwma ou não?pode ser curado com medicamentos? Etenho muita dor no peito é no lado esquerdo isto pode ser efeito da creatinina? Aguardo a resposta de voces

  4. Dr.Muito boa tarde,,,
    Dr eu tenho algumas dúvidas e gostaria de saber se o Sr.pode me esclarecer as idéias,,,

    Tenho 38 anos, 1,77 alt., 102Kl, sou hipertenso(controlo com atenolol 100mg e Besilato de Anlodipino 10mg)já coloquei 4 stend nas veias há 1 anos e meio,,, Tenho feito algum exercício não regularmente, mas tenho feito pedaladas de 1 hora e meia de 2 a 3 vezes por semana,,, Hoje estou sem pedalar 1 mês… O que me preocupou o de ultimamente meus tornozelos e pernas incharem no final do dia(depois q deito na cama até o outro dia esta normal novamente) Fiquei preocupado e encanado com os rins,,, ai notei q minha urina esta saindo um pouco com espuma tbm,,, Fui ao laboratório hoje e fiz o exame de creatinina,,, Deu 1,11 (valor de referencia do laboratório aqui é 0,60 a 1,20),,, Oq tenho feito há muito tempo é estar tomando muito refrigerante por dia, no mínimo 4 litros,,,e quase nada de água,,, Será que o inchado é por causa disso??? Mto sódio dos refrigerantes??? Desde já agradesso sua atenção,,,

    • Troque imediatamente o refrigerante por água ou suco natural. O que tem de “tranqueiras” químicas sintéticas nos refrigerantes é um abuso para qualquer rim sensato. Não é apenas sódio o problema dos refrigerantes, mas toda a química que ele carrega e não adianta a creatinina estar dentro dos limites se você está envenenando seus rins. Se persistir o inchaço, volte ao médico.

  5. Meu exame de creatinina deu resultado l.44 mg/dL o limite é 1.33 mg/dL, nos últimos meses tenho feito regularmente exercícios físicos ( corrida de 1 a 3 vezes por semana e outros para o TAF), pode ser normal o resultado deste exame.Obrigado

    • Qualquer exercício que aumente a degradação muscular, e a corrida é um deles, aumenta a creatinina sem ter implicação patológica alguma. Talvez você esteja exagerando um pouco nas corridas.

  6. ESTOU MUITO ASSUSTADO COM A MINHA CREATININA A DOIS MESES ATRÁS DE 1,14 E HJ DEPOIS DE UMA DIETA EM QUE PERDI 5 KILOS, ESTÁ 1,25 FIQUEI MUITO ASSUSTADO,
    SERÁ QUE MEUS RINS ESTÃO FICANDO DOENTES.
    SOU DIABETICO.
    ALGUÉM PODE ME DIZER O QUE DEVO FAZER?

  7. Muito grato, obrigado. Esse grande trabalho que o senhor vem fazendo é com certeza de grande relevância.
    Fico feliz. Que Deus lhe abençõe sempre.

  8. Boa noite Doutor,

    Tenho pressão arterial alta, mas faço controle com medicamentos. Na composição medicamental tomo hidroclorotiazina. Fiz um hemograma total e minha criatinina deu 1,3. Estou preocupado com em ter problemas renais.
    O que posso fazer para reduzir este valor? É normal?
    Obrigado. Fique com Deus.

    • Dilson:
      Creatininuria é apenas sintoma, não é doença. Valores elevados de creatinina indicam, apenas, que tem algo de errado e, portanto, não faz diferença baixar ou não os valores. Os problemas renais não são os únicos que elevam a creatinina. Exercícios físicos excessivos que aumentam a degradação muscular também aumentam a creatinina e isso não é doença. Ficar muito tempo sentado pode aumentar a creatinina (e o PSA, também).

  9. Boa Tarde,Doutor

    Aos 21 anos retirei um rim com hidronefrose, hj tenho 31 e estou sentindo uma dor junto com uma ardência, fiz exame de sangue , creatinina enzimática o resultado foi 1,5 e a ureia 0,49. O que faço para deixar as taxas normais

    • Seus valores estão dentro do esperado para uma pessoa que só tem um rim. Creatininúria é apenas sintoma, não é doença e não é possível ou preciso baixar seus valores, pois como é apenas um sintoma, tanto de problema renal como de degradação muscular, não tem remédio que baixe seus valores.

  10. Olá Doutor, fiz cirurgia nos rins(pieloplastia), foi colocado o cateter duplo J, meu médico não comentou nada, mas posso ter relação sexual normal? Que cuidados devo tomar?

    • A princípio você pode ter relações, mas é melhor conversar com seu médico, pois talvez ele tenha feito algum procedimento a mais que possa inviabilizar uma relação.

  11. Ola, tenho insuficiencia renal cronica, descobri a 10 anos, na epoca minha creatinina estava em 1,7 hoje esta em 2,6. O que posso fazer para retardar essa evolução… exercicios… dieta… tratamentos alternativos????
    tenho apenas 28 anos e tenho medo da hemodialise ou transplante, faço qualquer coisa para retardar o maximo.
    Obrigada

    • Faça exatamente o que você escreveu: exercício, dieta (procure um nutricionista) e CUCA FRESCA, principalmente. “Encanar” (como se diz na gíria) só piora o quadro. Outra coisinha básica: evite ficar muito tempo sentada e cuidado com medicamentos e alguns alimentos (pimenta e carambola). Leia sempre a bula e se hover qualquer menção à função renal, volte ao médico e questione a prescrição ou converse com o farmacêutico (não com o balconista da farmácia), para ajustar a dose ou suspender o fármaco.

  12. Doutor,
    Sou portador de LMC a 3 anos e faço uso da medicação oral Glivec 400 mg. Faço exames de sangue (hemograma, função renal, etc..) todos os meses. Meus últimos 5 resultados de creatinina são 0,94 / 1,16 / 1,12 / 1,08 / 1,31
    Este último me preocupa. Pode ter alguma relação com pouca ingestão de água dias antes da realização do exame?
    Aumentando a hidratação ajuda a diminuir a creatinina deste caso que é causada pelo remédio que uso?
    Obrigado.

    • creatininúria é apenas sintoma, não é doença. Se a função renal está normal, o aumento da creatinina pode ser resultante de outros fatores, até mesmo excesso de exercícios.

  13. Dr, acabei de pegar os resultados de meu exame onde a Creatinina deu 0,49, fiz há 03 meses uma cirurgia bariátrica. Há alguma relação? Significa que preciso ingerir mais proteínas?

    • Não há muita relação com creatinina e cirurgia bariátrica e ainda, o seu resultado está bem baixo. Quanto a ingerir proteínas, é melhor você conversar com seu médico ou com um nutricionista

  14. meus resultados de meu exame urinario foi, volume 1600 creatinina serica 0.81 creatinina urinaria 119.8 clearance de creatinina 164.3 e clerance de creatinina corrigido 145.8 esta nrmal

  15. Boa Noite Dr.
    Sou portador de sindrome de Huges ou sindrome do fator antio – cardiolipina, que repercutiu em três tromboses venosas profundas nos membros inferiores e duas embolias.Também tenho hipertensão arterial que varia muito, mas com uso da losartana minha pressão fica em torno de 12/8 ou 14/9.Além disso, faço uso perene de anticoagulantes e controle constante, inclusive da creatinina, no entanto de dois anos para cá minha creatinina tem elevado até 1.6, tenho 42 anos,1,73 de A e 90K.Diante desse quadro faço acompanhamento com angiologista que detectou minha situação enfermiça. Todavia, estou preocupado com esta situação que segundo meu medico não posso fazer uso de corticoides para combater a creatinina para não contrapor o anticoagulante. Então quero saber o que faço com esta situação? A Losartana ajuda diminuir a creatinina? Uma dieta ajuda diminuir a creatininina?

    • Creatininúria (aumento da creatina/creatinina) é apenas sintoma. Tem que se descobrir a causa do aumento que pode ser até por esforço físico elevado, especialmente quando há exercício que degrada a musculatura. Alguns fármacos podem aumentar a creatinina,o que pode ser o seu caso. Converse com seu médico.

  16. olá Doutor, estou um pouco preocupada, por favor me responda!!
    tenho 22 anos, 50 quilos 1,60 de altura.
    pratico atividade física todos os dias.
    Fiz exame de creatinina= 1.0/ uréia= 44. Não está um pouco alto pelo meu peso e pela minha idade?
    as vezes sinto um pouco de enjoo e umas pontadas nas costas! estou com medo de ter algum problema renal!

      • olá! obrigada por responder!

        ontem fiz ultrassonografia

        olha o q diz a respeito dos rins : Simétricos, apresentando contornos regulares, espessura e ocogenicidade
        dos parênquimas normais, complexos acústicos centrais sem alterações.
        Rim direito 9.0 x 4.9 x 3.7 cm
        Rim esquerdo 9.7 x 4.8 x 4.7 cm

        está tudo normal???
        se eu tivesse algum problema renal, o ultrassom identificaria ou não?

        por favor me responda!
        obrigada.

        • Está normal, mas a ultrassonografia mostra apenas anormalidades estruturais dos rins. Não mostra erros funcionais que outros exames determinam. A US não substitui a creatinina, a prova de função renal, etc.

          • mas doutor, eu posso estar com algum problema renal com esses valores de uréia e creatinina mesmo estando dentro dos limites?
            to preocupada!!!! só vou ao médico terça!! e estou muitttto nervosa com isso! :/

          • Dificilmente, apenas se você tiver inchaço nos pés, pernas, mãos e face, mal-estar constante, urinando pouco… Se você não tem nada disso, esqueça, pois você está bem.

  17. Boa tarde, Dr. tenho uma dúvida.
    Nunca tive nenhum problema relacionado aos ruins, venho de uma família que tem problemas renais, e já fizeram inúmeras cirurgias para tais problemas.
    Esta semana, fui internada com queixa de cólica renal, uma dor intensa e aguda na região lombar, fiz alguns exames, os de sangue nao foi observado nenhuma alteraçao, apenas o de urina, teve uma alterçao leve com o acido urico e uma alteraçao nos niveis de creatinina, que deram 1,7, recebi soro e buscopan via venosa. Hoje, um dia após receber a medicaçao, as colicas voltaram, com uma intesidade menor, mas é uma dor que vai e volta.
    Estas dores, podem ser caracteristica de cólica rena? Posso ter ‘pedra’ nos ruins pelo fato dos niveis de creatinina estarem elevados? Existe alguma maineira de abaixar os níveis de creatinina?
    obrigada.

    • Samara:
      pode ser uma pedra (litíase renal), mas apenas com uma eco é que dá para ver. Quanto a baixar os níveis de creatinina, esta é apenas sintoma, não é a doença. Precisa descobrir porque a creatinina subiu. Precisa fazer mais exames.

  18. Dr. Heinz,
    Boa noite! Meu eletro está ótimo, mas minha CREATININO FOSFOQUINASE (CPK) deu 640 U/L e os valores de referencia, segundo o Laboratório Bioclínico de Vitória-ES, são de 26 a 189 para homens adultos. Tomo Crestor de 10 mg e estou fazendo musculação intensa. Esses valores estão adequados? Esse aumento é culpa do Crestor ou da musculação? Devo tomar alguma providencia?

  19. Bom dia! Em janeiro 2004, eu tive uma infecção urinária cuja causa foi uma pedra alojada no ureter direito. Fiz o exame de cintilografia onde a DMSA constatou FUNÇAO RENAL REALTIVA (RD=45,64% e RE=54,36%); e a DTPA constatou (Rd=46% e RE=54%). Também foi constatada uma MODERADA URETRO-HIDRONEFROSE À DIREITA NÃO OSTTRUTIVA.Com o tempo expeli alguma pequenas pedras renais.
    Em 05/03/2004, fiz um exame de sangue onde se verificou: CREATININA SÉRICA (método jaffe-modificado)=0,6 mg/dl. Até aqui tudo bem.
    Agora, em 11/02/2011, minha CREATININA revelou valor=1,4 mg/dL; e ÀCIDO ÚRICO= 8,2 mg/dL. Não sei se faz diferença, mas quando fiz este exame de sangue, estava fazendo uso dos remédios OMEPRAZOL E CAPILAREMA. Também refazendo a Ultra Sonografia (dia 24/03/2011)foi revelada uma HIDRONEFROSE à direito de nível III/IV. Mais uma orservação: não faço qualquer tipo de atividade física, tenho uma alimentação rica em carnes e gorduras e tenho 36 anos.
    Vêm agora as dúvidas:O valor de 1,4 mg/dL da CREATININA é preocupante?; O atual valor de minha CREATININA pode se dever à HIDRONEFROSE do rin direito, ao meu mau hábito alimentar ou aos medicamentos de que eu estava fazendo uso?
    Fico grato pelo espaço disponibilizado à elucidação de dúvidas.

    • O ácido úrico elevado é resultante do consumo elevado de carnes, mas não tem muita relação com a creatininúria. Volte ao médico para fazer exames mais específicos de função renal, pois a creatinina sozinha não é suficiente para um diagnóstico conclusivo.

  20. Por favor,
    Fiz exames de sangue e tudo está dentro do normal.. menos o acido urico , está em 7.7 Tenho 21 anos ,1,91 cm e 85 kg .. Faço musculação 3 vezes por semana e nunca ficou alto essa minha taxa.
    Uso Creatina, minha medica mandou eu parar de beber e comer frutos do mar durante 1 mes e repertir os exames.. devo me preocupar??

    A creatina aumenta o acido urico ??

    Obg!

    • Sérgio:
      Capriche na dieta, senão você poderá ter problemas articulares e de retina (o ácido úrico lesa de forma irreversível a retina). A creatina não está relacionada diretamente com aumento do ácido úrico.

  21. Heinz, eu tenho também psoríase, e vi que é uma doença auto-imune. E percebi que de 2008 pra cá ela deu uma “agudizada”…Pode ser por aí também.

    Mas o fato desta doença auto-imune alterar o aumento de creatinina significa, necessariamente, diminuição da capacidade renal? Ou será somente um indicador que o sistema renal passou, somente por conta do aumento da psora? Uso PSOREX com bastante resguardo, mas lembrei que nos dois dias que antecederam o exame, em razão de estar “muito atacada” a psora, eu praticamente usei o PSOREX de forma uma pouco abundante…Junte-se isso com o LIPLESS e o BENICAR…Aí já viu.

    Acho que terei de dar um mês de prazo pra refazer os testes…

    obrigado por tudo, mais uma vez. Grato.

    • Maurício:
      a psoríase sozinha não altera a função renal, pois ela é apenas superficial. Se fosse um lupus, mas que por sorte ataca majoritariamente as mulheres, até poderia ser consequência deste, mas a psoríase não tem capacidade de lesar os rins. O psorex é um corticóide tópico e o uso prolongado pode levar a s. de Cushing, que consiste em hipertensão arterial, acúmulo de gordura, edema com facies em lua, diabetes e etc. É melhor você esperar um pouco e refazer os exames.

      • Caro Dr. Heinz,

        Refiz o exame e, de fato, a Creatinina voltou para 1.30 (exame de sangue).

        Também fiz o “Clearence de Creatinina”, mas o resultado ainda não saiu…

        Pergunto-lhe: é possível, com tratamento, regredir estes mais este valor da Creatinina, por exemplo, de 1.30 para 1,25 por exemplo?

        Um abraço e obrigado,
        Mauricio

        • Prezado Heinz,

          Saiu o resultado do Clearence de Creatinina…

          Dados da dosagem:

          Creatinuria 49,5 mg/100ml

          Creatinemia 1,30 mg/dl

          Deputação 85 ml/min/1.73 m2

          Valores de Referência (Laboratório SABIN) *(Tenho 52 anos)

          Homens:

          20 a 30 anos – 88 a 146 ml/minuto – 1.73 m2
          30 a 40 anos – 82 a 140 ml/minuto – 1.73 m2
          40 a 50 anos – 75 a 133 ml/minuto – 1.73 m2
          50 a 60 anos – 68 a 126 ml/minuto – 1.73 m2
          60 a 70 anos – 61 a 120 ml/minuto – 1.73 m2
          70 a 80 anos – 55 a 113 ml/minuto – 1.73 m2

          • Maurício:
            Está dentro dos parâmentros. O limite de creatinina é 1,4mg/dl, de acordo com a literatura. Quanto a abaixar a creatinina, isso é relativo e não faz diferença, pois creatininúria é apenas sintoma, não é doença e o rebaixamento dela depende de diversos fatores, assim como o resultado do exame varia de laboratório para laboratório devido ao método utilizado.

  22. Dr. Heinz,

    Algumas correções..

    Primeira – desculpe. Não lhe chamei de Dr.

    Segunda – desculpe novamente por dizer que o sr. “me deu uma dica”…Médicos não dão “dicas”. Médicos fornecem orientação…Sorry.

    Terceira – Esqueci de lhe informar que tomava café de forma compulsiva (teve época que tomava 500 a 600 ml/dia)…Vi pelas respostas neste site que isto aumenta os índices de ácido úrico.

    Aliás, o site, a meu ver, é único nesta questão de orientação. Excelente! Parabéns!!

    • Maurício:
      Fique tranquilo que não sou apegado a títulos ou honrarias profanas. Não tenho nenhum apreço pelo título de doutor, até porque este título está tão banalizado que um simples “você”, que pouca gente sabe exatamente de onde vem, é melhor que ser chamado de doutor. Você é uma contração do “ao vosso mercê”, que significa: “a vossas ordens” ou “a vosso dispor”, sendo isso o que procuro fazer aqui. Sou servidor público e meu salário é pago com os impostos que todos, inclusive você, pagam, mesmo que indiretamente, pois até um mísero chiclete tem embutido cerca de 40% de impostos. Quanto ao café, realmente é uma enorme fonte de metilxantina. A cafeina é a tri-metil-xantina e sua metabolização para excreção resulta exatamente em… ÁCIDO ÚRICO. Mas você, pelo tanto de café que você escreveu acima, não é tão “tomador” de café. Tem colegas meus que chegam a tomar um litro de café em 12 horas de plantão. Nâo sei a quantas anda o ác. úrico deles, mas que tomam uma barbaridade de café, isso tomam.

  23. Tenho 52 anos. Minha creatinina em 2006 era de 1.10; em 2008 foi para 1.13; em 2009 para 1.30; em 2010 permaneceu 1.30…No entanto, agora em março/2011 foi para 1.50..O interessante é que minha uréia que era 40 em em 2009; foi para 37 em 2010 e baixou para 31 neste de 2011.

    Minha glicemia está em 93 (jejum) e 130 pós-prandial (2 horas após). Parece que estão normais.

    Faço uso do remédio BENICAR-ANLO (para pressão) e nos 20 dias que antecederam o exame de 2011 usei LIPLESS para diminuir TRIGLICERÍDEOS…Vi na bula dos dois que eles podem aumentar os níveis de CREATININA. É possível? O interessante é isso. Uréia normal e creatinina alta. O que me recomendaria…Grato pela ajuda. abs.

    • Maurício:
      Ambos os fármacos que você tomou aumentam a creatinina, mas também pode ser por esforço muscular. A creatinina aumenta quando há degradação de fibra muscular. Você não está fazendo algum tipo de exercício cujo esforço muscular é grande? Pode ser esta a causa.

      • Caro Heins, obrigado pela dica…Olha só…Praticamente sou sedentário. Quando faço esforço físico faço só caminhada…E no passo de paquera. Bem leve…Uma outra suposição que estou levantando é que pode ter havido erro do laboratório. Meus outros exames deram tudo normal. Exemplo: Cálcio: 9,5 mg/dl (Referência: 8.3 a 10.6); Proteína C Reativa: 0,31 (Ref: até 1.00 mg/dl); Insulina Basal: 9,3 uUI/ml (Ref: inferior a 29.1 uUI/ml); HOMA IR: 2,13 (Ref: até 2.7); HOMA BETA: 112,05 (Ref: 167,0 a 175,0)

        O meu HDL é um pouco baixo: em Outubro/2010 tava 36; COLESTEROL TOTAL: 224; Ácido Úrico: 7,4; Triglicerídeos: 241 (por isso estava tomando LIPLESS). O lipidograma o Cardiologista não pediu…

        O pior é que uma dieta para diminuir Triglicérides teria que ir para proteínas. Mas aí aumentaria ácido úrico e também a Creatinina…
        Mas te respondendo objetivamente não faço exercício muscular intenso não..Só caminhada…Será que foi possível ser os remédios? Obrigado mais uma vez. abs.

        • Maurício:
          Prefiro apostar em efeito farmacológico, porque se não for, pode ser algum problema de aumento de degradação muscular. Diversas doenças autoimunes podem fazer isso. Pode ser erro de laboratório sim, pois o método utilizado, a reação de Jafé, é artesanal. Tente refazer o exame em outro laboratório.

    • Não. A creatina é um metabólito renal que não tem relação alguma com o apendice cecal e muito menos pode causar uma apendicite ou piorá-la.

  24. por favor meu marido fez exame e deu rim em ferradura e na tomografia deu lesao supra rena com um tumor 2,6 esquerdo se precisar fazer cirurgia sendo o rim ferradura tem risco

    • Marisa:
      Rim em ferradura significa que ele apenas te uma curvatura maior que o formato de feijão, mais comumente encontrado e não faz diferença alguma no caso de uma cirurgia, pois o tumor, pelo que você escreveu, fica na suprarrenal e esta glândula fica sobre o rim, na parte de cima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.