Vulvite

Dependendo do agente etiológico, a inflamação da vulva pode aparecer sob diversas formas clínicas.

Vulvite séptica – é causada por bactérias sépticas, determinando a infecção das glândulas anexas (bartholinite e skenite) ou abscesso dos lábios menores do pudendo.

Abscesso de grande lábio

Vulvite aftosa – provavelmente de etiologia virótica ou bacteriana, determina lesões sob a forma de pequenas vesículas ulceradas ou lesões extensas com exudato.

Vulvite aftosa

Úlcera de Lipschütz – apresenta-se sob a forma de úlceras recobertas de secreção purulenta. Sua etiologia é discutível, sendo atribuído ao “Bacillus crassus”.

Úlcera de Lipschültz

Vulvite herpética – causada por herpes-vírus, apresenta-se sob a forma de úlceras múltiplas e confluentes, provocando adenite inguinal.

Herpes genital em adolescente

Vulvite diabética – conseqüente às diabetes melitus, acomete as formações labiais sob a forma de eczema e prurido intenso.

Vulvite sifilítica – seu período primário se traduz pelo cancro duro, e o secundário, pelos condilomas planos, que são pápulas numulares de aspecto hipertrófico.

Vulvite sifilítica

Vulvite verrucosa – o condiloma acuminado, com seu crescimento, pode apresentar aspecto tumoral exofítico (figura 32). A doença causada por vírus, e seu desenvolvimento favorecido pelas condições locais de calor e umidade.

Condiloma acuminado

Molluscum contagioso


Liquen esclero-atrófico – faz parte do quadro das distrofias vulvares crônicas, podendo constituir substrato de inflamações de natureza inespecífica ou micótica. Apresenta-se com aspecto de placas brancas, confluentes e pruriginosas

Líquen esclero-atrófico

Outros casos de Líquen esclero-atrófico:

Líquen esclero-atrófico

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas (pequenos lábios) – a erosão da mucosa de revestimento dos lábios menores têm, provavelmente causa inflamatórias, e se ocorre nos primeiros anos de vida, provoca o acolamento dos lábios menores na linha median (figura 34).

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas

Outros casos de aderência labial:

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas

Secreção sebácea da vulva:

Secreção sebácea

Diagnóstico
As diversas formas de vulvite ocasionam irritação do tegumento cutâneo- mucoso da vulva. Tal irritação produz alguns sintomas: dor, disúria, ardor e prurido.

A inspeção nos órgãos genitais externos deve ser feita, em certos casos, com o auxílio de lupa, para se avaliar melhor verificação do aspecto das lesões. Frequentemente é necessária a colaboração do dermatologista, para o diagnóstico das lesões da vulva. O seguintes exames complementares podem ser realizados:
– exame microscópico direto do raspado das lesões.
– exame microscópico em campo escuro.
– cultura das secreções.
– reações sorológicas para diagnóstico de lues.
– dosagem de glicemia.
– pesquisa de glicosúria.
– biópsia.

Tratamento
É variável, dependendo do agente etiológico.

Vulvite aftosa, úlcerativa séptica – cuidados de higiene local pela aplicação de sabões neutros ou desinfetantes. Administração de antibiótico de largo espectro, por via oral ou parenteral. Em caso de abscesso, drenagem cirúrgica.

Vulvite por herpes-vírus – não há tratamento específico para este tipo de vulvite. Recomenda-se o uso de Zovirax tópico, oral ou parenteral, conforme a gravidade do caso.

Vulvite diabética – trata-se a diabete e, havendo infecção local por fungos, aplica-se violeta de genciana, em solução aquosa a 2%, três vezes por semana, no total de seis aplicações.

Vulvite verrucosa – aplicações de podofilina em solução oleosa a 25%, ou exérese cirúrgica, com bisturi elétrico, se as lesões forem grandes e confluentes.

Liquen esclero-atrófico – Recomenda-se aplicação local de corticóides, sob a forma de cremes. Estas lesões tendem a melhorar ou desaparecer na puberdade.

Aglutinação das ninfas – se o acolamento é frouxo, a simples tração lateral das formações labiais separa as ninfas. Seguem-se aplicações locais de crime de estrogênio, durante quinze dias, para facilitar a reepitelização. Se o acolamento é firme, a aplicação do creme de Estrogênios, por quinze dias, deve anteceder a manobra descrita acima. Esta medida facilita a resolução do processo.

[Voltar]

534 pensou em “Vulvite

  1. doutor ele inflama depois aparece umas feridas,nao dar nenhum outro sintoma,as vezes tenho aftas na boca mas desde que servi o exercito tenho umas bolhas de agua no pé que nunca sararam vai e voltam tambem,essas aparecem sempre na pele do penis,aparece no mesmo lugar ou bem proximo,agradeço segue meu email. obrigado

  2. Parabens dr. pelo seu trabalho,estou com uma inflamação na pele pênis,derrepente ela fica em carne viva pequenas bolinhas depois sara e são repetitivas de mês à mês,sao aproximadas de 4 ou 5 elas incomodam, sou casado e minha esposa apareceu tambem nela duas vezes começou a aparecer nela quando tomou anticoncepcional,eu ja passei nistantita ,tomei fluconazol e estou preocupado ,de oriente por favor. um abraço.

    • Adão:
      Pode ser (note bem, PODE SER) herpes genital. Procure um infectologista. Caso não consiga consultar este especialista, procure um urologista.

  3. Olá boa tarde! Eu fiz uma colposcopia cujo resultado do exame macroscópico: fraguimento irregular de tecido esbranquiçado e elástico que mede 0,3×0,2×0,2 cm. 1 corte/incluído todo o material/1 bloco. Controle interno 1 AP, exame microscópico: o exame histológico revela que o material é constituído por fragmentos de mucosa cervical que apresenta revestida por epitélio pavimentoso destituído de atipias. Ese esta espessado e , por vezes, paraceratosico. O corion não contêm glândulas endocervicais e demonstra a presença de infiltrado inflamatório crônico representado por linfócitos e plasmocitos, alem de discreto edema intersticial. Diagnóstico: CERVICITE CRONICA INESPECIFICA COM ACANTOSE DO EPITÉLIO ESCAMOSO DE REVESTIMENTO. Nota: no material examinado não ha indícios morfológicos de malignidade ou de coilocitose.
    Estou muito preocupada, com medo que seja dst, ou algo grave, porém, pelo o que vi, é comum, mas por gentileza, me dê um pesar deste diagnóstico, desde já grata.

    • Não é possível saber se é DST, pois esse é um exame citológico e cujo resultado relativamente dentro de padrões aceitáveis. Não tem nada de grave aí. Só o eu médico, pelo exame físico, é capaz de te dizer se há indícios de DST e pedir os exames mais específicos.

  4. tireio utero porque tinha um mioma,o diaginostico deu nenhum sinal de malignidade mas o q me preucupa e q teu tambem cervicite cronica com hiperplasia endocervical isso fignifica o que

    • Claudete
      Apenas uma inflamação crônica, comum em todas as mulheres. Não tem nada de errado no seu diagnóstico. Fique tranquila.

  5. Boa tarde, fiz uma colposcopia e o resultado deu : cervicite crônica com metaplasia escamosa do epitélio colunar. Mas a minha ginecologista disse que é somente um cicatriz. Que esse termo é dado qdo o utero tem uma cicatriz. Isso é realmente possivel? Pois li que necessita de tratamento!
    Desde já agradeço.

  6. Bom dia Doutor, eu gostaria que olhasse o resultado de minha biopsia de útero e vulva, tenho 28 anos, fiz uma Caf em outubro do ano passado por conta de uma diagnóstico de Nic III, e agora no acompanhamento tive os seguintes resultados: biopsia de vulva, vulvite crônica com acantose e papilomatose. Biopsia de útero, cervicite cronica com metaplasia escamosa cervical. Com relação a cervicite estou mais tranquila porque li aqui que é bem comum. Mas e a vulvite? Tem relação com o Hpv? Fora que tive um sangramento anal a alguns meses atrás. Aqui no Acre é tão complicado. O médico que consultei disse que pra vulvite não tem tratamento e tenho que acompanhar de 3 em 3 meses. A médica que fez minha caf só tem vaga pra novembro. Eu tô perdida e com medo do hpv aparecer de novo! Eu agradeço a atenção!

    • Juliana:
      A vulvite pode ter relação com o HPV, mas a maioria das vulvites são crônicas e de origem inflamatórias/alérgicas, causadas por tecidos, sabonetes e outros agentes inflamatórios/alergênicos. Verifique se você não usa alguma roupa ou sabonete/creme que te dê alergia. O sangramento anal pode ser causado por hemorroida ou pólipo retroanal. Você precisa procurar um proctologista para fazer um exame.

  7. Bom dia gostaria de saber se a pomada Novacort (usada para pano branco) corta o efeito do anticoncepcional, pois contém antibiótico na fórmula. Porém é só uso tópico. Obrigada

  8. Doutor, boa tarde. Tenho uma perícia marcada para ingresso em cargo público e no meu exame ginecológico fiz uma biopsia que resultou em Cervicite com neoplasia intraepitelia grau I (NIC I).
    Posso ser reprovada por isso? Ainda não consegui marcar consulta com meu ginecologista e estou muito aflita!
    Obrigada

    • Faby:
      Que eu saiba isso não é motivo para reprovação em exame médico para ingresso em cargo público, mas dê uma boa lida no edital do concurso. Tem que estar escrito, claramente, que NIC I, II ou III é critério para reprovação. Se não estiver escrito e tentarem te desclassificar, entre na justiça, pois a Constituição é bem clara no art. 37, onde o princípio da legalidade significa simplesmente que VALE O QUE ESTÁ ESCRITO. Se não estiver escrito, não vale.

  9. Cara Danyele:
    A biopsia só é indicada quando há mudança visual no colo e arredores e pelo que você escreveu, o HPV ainda não provocou nenhuma modificação tecidual e por isso, seu médico optou por não realizar a biopsia. A decisão de coletar ou não amostra para exame anátomo-patológico depende exclusivamente do o médico vê no exame físico.

  10. Dr, boa noite. Fiz um preventivo (papanicolau) e o resultado foi HPV NIC 1. Meu ginecologista me encaminhou para uma colposcopia cujo resultado foi TESTE DE SCHILLER NEGATIVO. Ele me explicou que no meu caso não foi verificado nenhuma alteração na colposcopia e, portanto, só deveria repetir o preventivo daqui há 6 meses. Fiquei na duvida pois vejo que muitas mulheres que tem o preventivo de NIC 1 fazem biopsia durante a colposcopia. No meu caso não foi feita pelo resultado da colposcopia, isso esta correto ou devo procurar outro ginecologista? Tenho muito medo de uma NIC 1 sem biopsia alastrar para algo pior.

  11. Grata pela resposta! Tenho consulta marcada para hoje! A ecografia é o transvaginal, nê? Este eu já fiz, acho que não deu nada de anormal. Mas a hiperacidez pode causar estes sontomas?

  12. Lu:
    o seu caso é de exame físico. Não tem como dizer nada apenas com os resultados. Precisa de outros exames, como ecografia, nova urinálise com urocultura. É melhor você voltar à sua médica.

    • Tati:
      Existem transdutores de sinal para virgens. O exame pode ser mais incômodo para uma virgem do que para uma não virgem, mas não existe o risco de, em condições normais de exame, ocorrer a ruptura do hímen. Nenhum médico é louco de requisitar um exame que provoque danos físicos ou emocionais ao cliente, muito menos de pedir um exame que tire a virgindade de sua cliente. Se fizer isso, incorrerá em crime de lesão corporal dolosa. Fique tranquila.

  13. Bom dia Dr.
    No meu papanicolau deu cervicite e metaplasia escamosa, esfregaço apresenta-se mucoso, purulento. Células intermediárias: 50%, células superficiais cianófilas: 20%, células superficiais eosinófilas: 30%. Compatível com a condição clínica de: fase proliferativa. Função hormonal nos limites da normalidade. Estudo microbiológico: bacilos de doderlein. Qdo este exame foi feito, achei que estivesse com cistite, devido aos sintomas, mas fiz o exame de urina e não deu nada. Aí os sintomas foram embora e acabei não voltando na médica. Hoje, 6 meses depois, estou com os mesmo sintomas de dor no baixo ventre, ardência e dificuldade para urinar e leve sangramento qdo coloco o dedo dentro da vagina. Na verdade, esses sintomas me acompanham desde sempre, mas sempre pensei que fosse infecção urinária. Certa vez, até procurei um urologista, mas ele não descobriu nada e, geralmente, meus exames de urina dão negativo. Estes sintomas podem ser da cervicite? Pode ser por excesso dos bacilos de doderlein? E neste caso, prescreve-se antibiótico? Pode ser hiperacidez? No caso de hiperacidez, qual a conduta? Faço tratamento homeopático, que também não está resolvendo! Não está certo viver com este tipo de incômodo! O que podde ser feito? Tenho 38 anos.

  14. Pingback: Recommended Browsing

  15. OLÁ,
    GOSTARIA DE SABER O DIAGNÓSTICO DO MEU PAPANICOLAU PEGUEI O RESULTADO HOJE E Ñ ESTOU CONSEGUINDO NEM DORMIR PREOCUPADA MINHA MÉDICA SÓ TEM AGENDA PARA O PRÓXIMO MES.
    ESTA ESCRITO ASSIM:

    1-ADEQUAÇÃO DA AMOSTRA SATISFATORIA:PRESENÇA DE ELEME. DA J.E.C/ZT

    2-RESULTADO DESCRITIVO: ALTERAÇÕES REATIVAS BENIGNAS EM CELULAS ESCAMOSAS METAPLASIA ESCAMOSA

    3-FLORA MICROBIOLOGICA BACILOS

    4-AVALIAÇÃO CITHOHORMONAL PREJUDICADA PELAS ALTERAÇÕES REATIVAS

    5-CLASSE 2 DE PAPANICOLAU

    OBSERVAÇÃO:RARAS HEMACIAS

    POR FAVOR O QUE SIGNIFICA CADA UM DESSES ITENS TRABALHEI NO INSTITUTO DO CANCER E SEI COMO ESSA DOENÇA ACABA COM AS MULHERES!
    GRATA PELA ATENÇÃO E NO AGUARDO DE UMA RESPOSTA

  16. Fico mto tempo sem ter relação com meu marido, uma média de 2 vezes por mÊs e quando tenho normalmente fico com uns machucados, parece que ralou a pele, na entrada dos grandes lábios, q arde qdo urino e fica saindo mais corrimento.. tenho herpes genital e minha ginecologista disse q meu epitélio do colo do útero é invertido, por isso tenho corrimento mas esse corrimento não tem cheiro e nem coça.. ela disse q pode ser do vírus da herpes..
    Mas não é sempre que fico machucada assim após a relação.. será q é acidez , q pode tá ocorrendo em períodos de estresse, uma vez que não é sempre q ocorre isso? já faz uns 4 meses q não ocorria,,ou poderia ser alergia ao esperma?? Fiz o preventivo deu normal.. vou marcar pra levar pra ela.. isso pode ser vaginite, vulvonite, etc? a pele fica descamada, ralada mesmo.. será q estou c pouca lubrificação?
    pode ser tanta coisa né..rs

    • Hiperacidez também piora com o estresse, além de, nos períodos mais estressantes, o sistema imunológico ter baixas e provocar retorno do vírus à atividade. Seu caso é complexo e só pode ser acompanhado inloco pelo médico. Não é possível dizer nada sem um bom exame físico. Volte ao seu médico.

  17. Dr heinz boa tarde,

    Sou diagnosticada com cervicite crônica, tive na minha GO em julho com queixas de prurido e dor na relação, ela me receitou um creme o qual usei e senti melhora mas na semana seguinte ao termino da medicação senti todos os sintomas de novo, usei o mesmo creme, melhorou pouco. Tive relação ontem e senti muita dor em determinada posição, mudamos melhorou…enfim notei uma dor de assadura e hj olhei a região está com uma mancha vermelha parecendo um machucado e parece tambem que tem uma bolha na entrada da vagina. Será que tenho alergia ao preservativo?

    • Pode ser alergia ao preservativo, sim. Muita gente acaba sendo “enxotada” do centro cirúrgico na hora em que começará a ser operada por causa de alergia à látex, que é o mesmo material usado na camisinha, sendo que em uma cirurgia é bem mais grave, pois a alergia ao látex em um corpo aberto (um corte cirúrgico) pode matar a pessoa. Outra coisa importante: seu marido fez algum tratamento junto com você? Se não fez e você tinha alguma infecção genital, ele pegou de você e está te devolvendo a encrenca, se ele não se tratou. Volte à sua médica.

  18. Recentemente fiz uma viagem e quando retornei tive relações com minha esposa. Senti a vagina extremamente ácida, chegou a queimar a pele do meu pênis. Ela queixa-se de ardência. O que pode ser isto?

  19. Olá!
    Queria tirar uma dúvida. Fui no gineco e a dra me pediu uma colposcopia com biópsia. O resultado foi discreta cervicite crônica e inespecífica. Ainda não recebi o resultado da prevenção e próxima semana vou voltar no médico com os resultados. Mas estou muito preocupada. Isso é sério?

  20. Olá!
    ostaria de saber para que pedem exame ginecológico em concursos. Uma simples infecção como uma candida, que é facilmente tratável pode reprovar a candidata do concurso?
    As mulheres virgens como realizam este exame?
    obrigada.

    • Nenhum exame físico pode reprovar em concurso público, a menos que esteja escrito no edital. Se não constar como etapa eliminatória, não pode excluir ninguém. O exame ginecológico é feito para ter-se um perfil de saúde da futura trabalhadora e não para saber se é virgem, se é perfeita ou não. Eu, particularmente, sou contra este tipo de exigência, a qual não consta em lei alguma. Pode verificar lá na lei 8112/90 e na 9527/98 – o RJU, que não tem nada escrito e como aos servidor público só é dado fazer o que está escrito, conforme reza o caput do art. 37 da Constituição Federal, este tipo de exigência é inconstitucional. Caso te eliminem por causa do resultado do exame, entre com recurso que você ganha e ainda, poderá ser indenizada pelo dano moral e material. Quanto a fazer exame ginecológico em vírgem, é possivel fazer o mesmo exame. Veja aqui

    • Acantose é um aumento na camada intermediária de células. Bolha acantolítica suprabasal significa que apenas uma região, parecendo uma bolha, entre a camada basal e a intermediária apresenta acantose. Nâo parece ter nada de grave, mas faça o acompanhamento do jeito que o médico te indicar.

  21. Por favor, gostaria de solicitar exclusão do meu nome no post de 17 de julho de 2011. Pensei que tivesse que inserir o nome completo e que este não seria exposto no site. Vocês pode inserir apenas Luciana?
    Obrigada antecipadamente.

  22. Olá Dr. tive condiloma vulvar externa cuidei passo…Dpois de um tempo apareceu interno fiz o procedimento da cauterização no 1° ao 8° dia saiu um liquido depois no 9° e no 10° saiu sangue parecendo menstruação… E si nao parar? e normal?…existe algum remedio pra mim tomar e evitar de dar isso ?e si tem uma pomada pra cicatrizar mais rápido?
    Obrigado espero resposta

  23. Boa noite, doutor. Li as perguntas e respostas e tenho algus duvidas. Tomei por 09 anos o anteconcepsional depo-provera de 150g (90 dias). Tive que parar, por causa de um tratamento de um mioma intramural que ja diminuiu e ja aumentou (atualmente com 1,3 cm) e pelo aparecimento de microcistos nod dois ovarios. Estou sem tomar anteconcepsional há um ano. Agora Apareceu-me umas verrugas. a medica retirou uma e mandou para biopsia e deu o seguinte resultado: VULVITE CRONICA LEVE ATIVA COM HIPERPLASIA EPITELIAL ESCAMOSA E CELULAS COILOCITOIDES. Por favor, preciso de um esclarecimento sobre isso, se é obtida por meio de relação sexual e se, com tudo isso, ainda tenho possibilidade de engravidar.

    • Se é isso o que está escrito no laudo, não há problema algum e impedimento algum para uma gravidez. Se no papanicolau não apareceu coilocitose, é melhor conversar melhor com sua médica, pois existe uma discrepância no resultado. Coilócitos são células com um halo perinuclear muito aumentado e com bordas dobradas e que PODEM ser (note bem, podem ser) indicativos de HPV, que é adquirido através de relações sexuais. Volte à médica e “encoste-a” na parede.

  24. Boa noite Dr. Fiz um cauterização do colo do útero e a minha médica me receitou entre outros medicamentos que eu tomasse um reforço da vacina anti-tetânica. Não entendi o porque e gostaria de saber se está correto?
    Obrigada.

    • É bom tomar reforço de vacina em qualquer circunstância e sua médica achou necessário devido ao tempo decorrido da sua ultima vacina antitetânica. É melhor você tomar.

  25. Boa tarde Dr. fiz recentemente o exame de colposcopia, com biopsia, e o resultado foi :cervicite crônica ulcerativa com metaplasia escamosa imatura. Gostaria de entender o que tenho, e saber se posso (com camisinha) continuar tendo relações sexuais com meu namorado. Ainda não fui ao gineco mas a consulta já está marcada para daqui 20 dias. Comecei a ter relações á pouco tempo mas nenhuma das vezes senti dores. Obrigada

    • Você tem inflamação, algo comum em praticamente todas as mulheres. A ulceração precisa investigar, pois pode ser alguma reação local à algum antígeno (até a camisinha pode dar alergia). Não tem nada de mais com você, apenas procure descobrir se você não é alérgica à látex (a camisinha é feita de látex). Converse com seu médico.

  26. Boa noite,
    Fiz um exame de papanicolau e a minha médica pediu uma biopsia e o resultado foi:

    Macroscopia:
    Recebidos, em formol três fragmentos irregulares de tecido pardo-claro e friável

    Microscopia:
    As seccões revelam fragmentos de epitélio pavimentoso estratificado, não ceratinizado, com discreta acantose, sem atipias, nem coilócitos. O córion é escasso e mostra discreto infiltrado inflamatório linfoplasmocitário.

    Conclusão:
    CERVICITE CRÔNICA DISCRETA COM ACANTOSE.

    Por favor alguem pode me dizer se eu posso estar com hpv?

    • Isso não tem nada a ver com HPV. Acantose é apenas um aumento na camada intermediária de células. Não é considerado uma doença.

  27. Dr., três meses atrás fiz uma bipsia, pois minha ginecoloista desconfiou de HPV, devido ter encontrado uma mancha no colo de utero. O resultado foi cervicite cronica inespecifica.Ela desse que era normal e nao passou nenhuma medicação. Retornei ao consultorio essa semana, ela me examinou de novo e viu que a mancha continuava lá e passou uma segunda biopsia. Ainda não recebi o resultado e estou aflita. Será possivel que dessa vez o o resultado seja HPV? Fiz o mesmo exame 03 meses atras e deu cervicite cronica inespecifica. Agradeço desde ja.

  28. Boa noite Dr.,
    minha médica me receitou o uso de kronel gel. Estou no quarto dia de tratamento e desde a primeira aplicação começou a sair muita secreção desforme avermelhada/amarelada. Não estou no Brasil e não consegui me comunicar com a médica. Gostaria de saber, por favor, se essa reação provocada pela medicação é normal.

    Obrigada,
    Ana

  29. Boa tarde,

    Meu exame de papanicolau veio assim:
    citologia oncótica suspeita
    classe III atipias em células escamosas de significado indeterminado.
    Isso é câncer?

    • Não é câncer, mas significa que você tem algumas alterações que podem ter como causa uma infecção não manifesta, uma reação alérgica intensa, e etc. Volte ao médico para investigar melhor as possíveis causas.

  30. Dr.

    Estou viajando a passeio e acho que estou com vulvite. Tenho muita coceiça e meus grandes lábios estão muito vermelhos. Comprei um sabonete íntimo, mas ainda vou ficar 10 dias fora. Não aguento mais essa coceira. Existe alguma indicação para amenizar isso enquanto não procuro meu ginecologista?
    Obrigada antecipadamente.
    Luciana.

    • É complicado, pois pode ser uma porção de coisas e recomendar qualquer procedimento é dar tiro no escuro. Procure uma unidade de saúde ou um hospital universitário onde você está. Pode ser desde alergia, até uma infecção tópica e conforme o que você usar pode piorar o quadro e dificultar o tratamento correto.

  31. Ola doutor, parabéns pelo site! Preciso de um conselho… Há uns dois anos fui diagnosticada com NIC 2 e fiz o tratamento com alguns cremes cmo o Efurix…Os últimos exames deram inconclusivos, o que, segundo o meu ginecologista, significava que a doença tinha regredido e que eu teria q fazer um acompanhamento a cada 6 meses. Só que eu vim fazer um intercâmbio no Canadá e já estou aqui há um ano. Durante este período eu constantemente tive um corrimento (na verdade não tem cheiro, só sinto a minha vagina mto úmida durante o dia todo. Ele é aquoso, ligeiramente esbranquiçado e constante… seca na calcinha e fica um pouco amarelado…mas não tem cheiro). Só volto para o Brasil em 6 meses e estou com medo de isso ainda ser decorrente do HPV (recentemente tive uma infecção urinária, fui ao médico, mas aqui o seguro só permite consultas de emergência…e a médica q me atendeu disse q eu tinha muita quantidade desse liquido branco dentro de mim…que eu precisava ver). O problema é que a consulta aqui é mtoo cara e eu não tenho os exames que ficaram no Brasil…Obrigada

      • Pode ser alguma alteração endócrina que te levou à uma leucorreia fisiológica ou então algum distúrbio proliferativo regenerativo causado pelo tratamento do NIC II. Se não tem cheiro, não coça e não arde, tem toda a possibilidade de ser leucorreia fisiológica. Quando você voltar para o Brasil, procure o seu médico, mas não parece nada de grave.

  32. Ola doutor(es)… Recentemente fiz um monte de exames ginecologicos e deu tudo normal, inclusive o papanicolau que deu classe 1 e minha medica me felicitou bastante. Bom, dai eu e meu marido resolvemos tentar engravidar. Como tem que “tentar” varias vezes na semana e eu sou um pouquinho seca, pela primeira vez comprei e usei um lubrificante. Acho que o tal do lubrificante era vagabundo, pois me deu leucorreia e uma coceira tremenda, na vulva e na vagina, uma coisa de louco mesmo, durou quase 1 semana. Dai veio a menstruacao e achei que ia parar, mas nesse mes de novo, apesar de eu nao usar mais o lubrificante, tive coceira e leucorreia, o corrimento nao tem cheiro mas eh ligeiramente amarelado, e aconteceu 1 semana antes da menstruacao por 4 dias mais ou menos. Esse mes foi em grau bem menor que o anterior, tipo so deu coceira na vulva, nao na vagina, ficou vermelha e irritada, os labios inchados. Voce acha que pode ser sensibilidade ainda ao lubrificante? Obrigada!

    • Infelizmente você é muito sensível à esse tipo de composto. Talvez demore até um seis meses para dessensibilizar. Se piorar, volte à sua médica para fazer um tratamento para alergia.

  33. While this subject can be extremely touchy for a lot of people, my opinion is that there has to be a middle or common ground that we all can discover. I do appreciate that you’ve additional relevant and also intelligent commentary here though. Thank you!

  34. Boa noite Dr., descobri esse site por acaso, espero que tire minha dúvida. Meu marido disse que está com pólipos, que ainda não houve sangramento, está se tratando com a pomada xyloproct.Essa pomada realmente é para o tratamento de pólipos? Eu li que deve removê-los o quanto antes.Também não foi coletado amostras para análise em laboratório. O que é mais indicado para descoberta e o tratamento para pólipos?

    • xyloproct é apenas um anestésico. Não cura. Tem que extrair os pólipos e mandá-los para biopsia e o mais rápido possível.

      • Foi o que pensei. Muito obrigada Dr. fiquei muito grata pela sua atenção, que Deus lhe ilumine e abençoe sempre por esse seu gesto grandioso. Muito Obrigada.

  35. Boa tarde Dr.
    Fiz o exame preventivo de rotina, e a conclusão foi a seguinte:

    – Alterações celulares benignas, no material examinado.
    Processo inflamatório moderado.
    Metaplasia escamosa reativa.
    Reparo epitelial.

    Minha médica me passou o creme Tinidazol-Tioconazol, por 7 dias.
    Estou no 4° dia e desde a primeira aplicação, percebi que quando a pomada saí, ela está rosada, as vezes vejo até pequenos resquicios de sangue. Não consegui fazer contato com minha Gineco, e estou apreensiva por isto. Gostaria de saber se isso é normal??? Desde já agradeço seu esclarecimento!!!

    • Se você está sentindo algum tipo de ardência ou incômodo, pode ser reação alérgica ao tinidazol. É melhor voltar na médica.

  36. Boa Noite, Depois te fazer o preventivo e ter aparecido apenas uma colpite difusa,apareceram umas verrugas na vulva. FIz novamente todos os exames e tres biopsias
    Em nenhuma deu sinal de malignidade, porém consta:
    apesar de confirmar HPV em duas verrugas externas na patologia clinica da vulta deu ausencia de DNA-HPV para virus dos grupos A e B. Isso apenas exclui a malignidade ou os testes se contradizem?
    Conta também uma colpite cronica inespecifica com focos de erosão.
    Meu medico receitou FLuconazol (3 comprimidos – 1 a cada 3 dias) e novacort na parte externa.
    Existe algo para me preocupar?
    Muito obrigada!

  37. Olá Dr. faz uns dois meses que estou sentindo ardência e dor na região externa da vagina, no canto de baixo fica vermelha o tempo todo, com um corrimento amarelo sem cheiro e sem coceira, sei que preciso ir no ginecologista, mas no Posto perto de casa só consegui consulta daqui um mês, o que será? isso aconteceu a dois meses, quando após a relação esqueci de me lavar e fazer xixi, sempre faço isso para evitar infecções.

    • Pode ser alguma dermatite local. Lavar depois das relações é importantíssimo, mas urinar não fez diferença alguma. No seu caso precisa fazer um exame físico com coleta de material para cultura. Se você estiver com muita coceira, vá a uma farmácia e converse com o FARMACÊUTICO (não com o balconista – exija a identificação do farmacêutico, é um direito seu e um dever do profissional) e peça-lhe algum paliativo até a consulta com o médico.

  38. É, eu devia ter perguntado na hora, mas tbem esqueci, ela não me examinou, passou a pomada sem olhar, se for só uma secura vaginal, vou precisar voltar lá depois, mas estou otimista, como Dr. falou para as mulheres acima, precisamos ser otimistas, rsrs, nossa como mulher é complicada,rsrs
    Bom domingo Dr.

  39. Olá novamente, Dr., fui na minha ginecologista e relatei sobre os meus sintomas, ela me passou Talsutim, disse que estou com problema de flora mista, estou no segundo dia da pomada, mas achei estranho que ela não passou nada para meu marido, ele estava ao meu lado, não sei se ela esqueceu, porque tenho receio de fazer o tratamento e a ardência voltar ao ter relações de novo, bom… vou aguardar primeiro para ver os resultados. Muito obrigada Dr., é muito bom ter um site assim que nos ajuda, porque ficamos preocupadas que essas infecções possam até causar infertilidade, tenho 43 anos e ainda sonho em ser mãe. Abraços – Bianca.

  40. Parabéns pelo site!
    Estou lendo as perguntas, porque tenho 55 anos e esse tal de ASCUS está vindo pela segunda vez em meu papa, e daqui a algumas horas vou fazer biopsia e caputura hibrida, e demais exxames, então estou pegando um pouco de força por aqui!

    • Como você já deve ter lido nas respostas, ASCUS é, na verdade, ASC-US, uma sigla usada para atipias inespecíficas de caráter benignas, do sistema Bethesda, norte-americano. Boa sorte.

  41. Está ai o exame Dr.
    Os cortes histologicos do material recebido estão apresentando processo inflamatorio cronico intenso, catarectazado pele presença de infiltrado linfoplasmocitário q desenvolve folículo linfóide.
    Há tambem infiltração inflamatoria aguda, caracterizado pela presença de polimorfonucleares, formando microabcessos, erosão, associado a ectasia e congestão vascular.
    Não se evidenciam alterações citoarquiteturais comativeis com infecção pelo virus do grupo HPV.
    Diagnostico:
    Colo uterino biópsia
    Cervicite cronica inespecifica em agunização acentuada.
    – NãO identificamos alteração de natureza viral, displásica ou neoplásica escamosa ou glandular maligna nesta amostragem.

    Esse ai o resultado do exame Dr. explica ele pra mim por favor, obrigado abraços.

  42. Bom dia Dr.
    O escorrimento com mal cheiro parou, só q as dores continua no pé da barriga, tenho medo de fazer sexo, pq dpois fica doendo no pé da barriga, e tenho q fazer pq meu marido espera uns 3 dias mais dpois tem q fazer, uso caminha pq ele não toma a medicação do jeito q é pra tomar, ai tenho medo de pegar a coceira d novo, q decisão eu deveria tomar em relação as dores, vc acha q essa infecção pode ter cura? quem devo procura? me ajude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.