Vulvite

Dependendo do agente etiológico, a inflamação da vulva pode aparecer sob diversas formas clínicas.

Vulvite séptica – é causada por bactérias sépticas, determinando a infecção das glândulas anexas (bartholinite e skenite) ou abscesso dos lábios menores do pudendo.

Abscesso de grande lábio

Vulvite aftosa – provavelmente de etiologia virótica ou bacteriana, determina lesões sob a forma de pequenas vesículas ulceradas ou lesões extensas com exudato.

Vulvite aftosa

Úlcera de Lipschütz – apresenta-se sob a forma de úlceras recobertas de secreção purulenta. Sua etiologia é discutível, sendo atribuído ao “Bacillus crassus”.

Úlcera de Lipschültz

Vulvite herpética – causada por herpes-vírus, apresenta-se sob a forma de úlceras múltiplas e confluentes, provocando adenite inguinal.

Herpes genital em adolescente

Vulvite diabética – conseqüente às diabetes melitus, acomete as formações labiais sob a forma de eczema e prurido intenso.

Vulvite sifilítica – seu período primário se traduz pelo cancro duro, e o secundário, pelos condilomas planos, que são pápulas numulares de aspecto hipertrófico.

Vulvite sifilítica

Vulvite verrucosa – o condiloma acuminado, com seu crescimento, pode apresentar aspecto tumoral exofítico (figura 32). A doença causada por vírus, e seu desenvolvimento favorecido pelas condições locais de calor e umidade.

Condiloma acuminado

Molluscum contagioso


Liquen esclero-atrófico – faz parte do quadro das distrofias vulvares crônicas, podendo constituir substrato de inflamações de natureza inespecífica ou micótica. Apresenta-se com aspecto de placas brancas, confluentes e pruriginosas

Líquen esclero-atrófico

Outros casos de Líquen esclero-atrófico:

Líquen esclero-atrófico

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas (pequenos lábios) – a erosão da mucosa de revestimento dos lábios menores têm, provavelmente causa inflamatórias, e se ocorre nos primeiros anos de vida, provoca o acolamento dos lábios menores na linha median (figura 34).

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas

Outros casos de aderência labial:

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas

Secreção sebácea da vulva:

Secreção sebácea

Diagnóstico
As diversas formas de vulvite ocasionam irritação do tegumento cutâneo- mucoso da vulva. Tal irritação produz alguns sintomas: dor, disúria, ardor e prurido.

A inspeção nos órgãos genitais externos deve ser feita, em certos casos, com o auxílio de lupa, para se avaliar melhor verificação do aspecto das lesões. Frequentemente é necessária a colaboração do dermatologista, para o diagnóstico das lesões da vulva. O seguintes exames complementares podem ser realizados:
– exame microscópico direto do raspado das lesões.
– exame microscópico em campo escuro.
– cultura das secreções.
– reações sorológicas para diagnóstico de lues.
– dosagem de glicemia.
– pesquisa de glicosúria.
– biópsia.

Tratamento
É variável, dependendo do agente etiológico.

Vulvite aftosa, úlcerativa séptica – cuidados de higiene local pela aplicação de sabões neutros ou desinfetantes. Administração de antibiótico de largo espectro, por via oral ou parenteral. Em caso de abscesso, drenagem cirúrgica.

Vulvite por herpes-vírus – não há tratamento específico para este tipo de vulvite. Recomenda-se o uso de Zovirax tópico, oral ou parenteral, conforme a gravidade do caso.

Vulvite diabética – trata-se a diabete e, havendo infecção local por fungos, aplica-se violeta de genciana, em solução aquosa a 2%, três vezes por semana, no total de seis aplicações.

Vulvite verrucosa – aplicações de podofilina em solução oleosa a 25%, ou exérese cirúrgica, com bisturi elétrico, se as lesões forem grandes e confluentes.

Liquen esclero-atrófico – Recomenda-se aplicação local de corticóides, sob a forma de cremes. Estas lesões tendem a melhorar ou desaparecer na puberdade.

Aglutinação das ninfas – se o acolamento é frouxo, a simples tração lateral das formações labiais separa as ninfas. Seguem-se aplicações locais de crime de estrogênio, durante quinze dias, para facilitar a reepitelização. Se o acolamento é firme, a aplicação do creme de Estrogênios, por quinze dias, deve anteceder a manobra descrita acima. Esta medida facilita a resolução do processo.

[Voltar]

534 pensou em “Vulvite

  1. OI Dr.
    A mais de 3 meses começou uma dor no pé da minha barriga e saindo uma salmora igual a sangue, eu tinha um escorrimento fedido e com bolhas de massa e sentia tambem mta coceira na vagina, fui ao genecologista ai fiz ex de prevenção de cancer e deu td normal, fiz exame de urina td normal tbm, ai fiz transvaginal deu nada tbm, ai fiz culposcopia ai deu um pqno ferimento no utero, a medica tirou o materia pra biopsia e fez cauterização em seguinda, na biopsia deu: CERVICITE CRONICA INTENSA EM AGUDIZAÇÃO ACENTUADA, ela me passou antibioticos e creme vaginal, dpois de um mes senti melhora, não sangrou mais, só q ai tive relação sexual com meu marido ai logo pela manhã começou as dores no pé da barriga d novo, to com medo vc acha q posso ainda ficar boa?

    • Pelo que você escreveu, a dor pode ter sido causada por sensibilização da infecção que você tinha (corrimento fétido é sintoma de infecção).

  2. Boa noite Dr., estou com um corrimento amarelo claro, que não coça e nem tem cheiro algum, mas sinto ardência ao urinar de manhã e ao ter relações, só doi na entrada da vagina, fui no ginecologista e ele me passou pomada, mas não adiantou, fiz exame de urina e deu uma infecção urinária bem fraquinha, tomei norfloxacino, mas só melhorou, continuo com dor nas relações e com corrimento, será que é esse corrimento, que me dá ardência e dor nas relações? se for infecção deveria ter cheiro? o Urologista me disse que pode ser secura vaginal.

  3. olá Dr.
    Fui ao ginecologista devido a um prurido intenso na vulva com escoriações e inchaço, ele me receitou fluconazol 2 capsulas (o preço eh um absurdo)e miconazol para aplicar durante 15 dias. Minha dúvida é: minha menstruação desce na quinta, devo começar o tratamento agora e interromper qnd descer ou devo esperar descer e soh qnd acabar começar o tratamento??

    • Tome o fluconazol e passe o creme depois, se for preciso. Geralmente o fluconazol resolve o problema. O fluconazol é caro mesmo e tem que ser dado ao parceiro, também, senão ele te devolverá a encrenca depois.

  4. Olá, Dr. Heinz

    Faz tempo que não sinto isso, mas essa semana eu percebi que depois da relação fiquei com a vagina ardendo, quente, mas as vezes passa e depois volta as vezes pequena coceira, sinto que no pequenos labios do lado direito umas bolinhas que nem carocinho, faz tempo que tenho, mas com essa irritação, sinto que fica incomodando as vezes acho que pode ser candiadiase, mas por ser as vezes presentar só um lado fico preocupada.
    Não doi nem nada apenas ardencia, queimação que incomoda, mas eu olho e não vejo nada, apenas que está vermelha e sinto a saliencia.
    Desde já agradeço,

      • Dr. Heinz
        Já cheguei a fazer exame vulvoscopia com essa irritação e as bolinhas que nem carocinho, falaram quem eu tinha bastante glandula sebacea, mas pode dar essa irritação? Sempre quando sinto ainda tento apertar, mas continua no mesmo lugar é durinha.
        Agora fiquei preocupada em relação a Herpes, mas não tenho ardencia quando lavo, as vezes que sinto e quando parece que não tenho lubrificação.
        Vou marcar o ginecologista para ver.

        • Pode ser, também, pelo que você está relatando, bartholinite, mas neste caso, haveria um abcesso no local com muita dor. Esqueci de te dizer que o herpes se caractariza por bolinhas (bolhas) com líquido transparente dentro e que ardem quando estouram.

          • Dr.
            Não é o caso não vejo essas bolinhas, apenas sinto quando passo o dedo, aperto mas não doi, uma vez apareceu um carocinho que nem espinha, no entanto no dia dia do exame a Dra. expremeu e saiu que nem espinha, mas graças deus depois que ela apertou não apareceu mai. Agora novamente apareceu essa irritação, realmente eu presto atenção é mais na entrada da vagina, com corrimento branco, as vezes coça, não é sempre, sinto mais arder ou queimar.
            Sempre fico olhando, mas não vejo nada e o pior que parece que é só o lado direito, mas já marquei o medico, tenho que aguardar.
            Agradeço novamente, bjs

  5. Dr. É normal ter uma colica menstrual tão forte, que a dor até se irradia para a perna? Até pensei em começar a tomar anticoncepcional para reduzir a dor, porém as vezes tomo ibuprofeno 300mg por causa da minha condromalacia patelar, existe algum problema em fazer o uso dos dois medicamentos simultaneamente? E é verdade que o ibuprofeno causa esterelidade?

    Desde já agradeço!

    • Se você nunca teve cólicas tão fortes, então não é normal. Pode ser algum distúrbio endometrial. Quanto ao anticoncepcional, pode ser usado concomitantemente ao ibuprofeno, pois este, o ibuprofeno, é um inibidor da enzima ciclo-oxigenase (COX) e não tem nada a ver com fertilidade.

  6. Olá Doutor!!
    É o seguinte: em 2008 estava com muito prurido, descamações e manchas brancas na vulva (lado direito), na época a minha ginecologista disse que era liquen e receitou uma pomada proprionato de clobetasol e disse que se não melhorasse iria fazer uma biopsia, melhorou e acabei perdendo meu convenio e não pude mais fazer o acompanhamento. Acontece que quando eu percebia que estava voltando eu voltava a aplicar a pomada e sumia. De uns tempos para cá percebi que a prurido está voltando muito intensamente e quando fui olhar no espelho vi que tem uma mancha ENORME branca que vai desde a vulva até a entrada no anus, estou apavorada,voltei a passar a pomada, mais não tive melhoras, fiz um papanicolau a 1 mes atras e vou pegar o resultado na colsulta no dia 13-05. Será que vai aperecer neste resultado o que eu realmente tenho? estou com muito medo porque as manchas são horrososas e alem do mais surgiu uma manchinhas preta no lado direito da vulva. Estou apavorada, tenho muito medo de ter desenvolvido algum cancêr neste tempo que não cuidei….obrigada!!

    • A dificuldade de resolver o problema com a pomada deve-se a um fenômeno chamado tolerância farmacológica. Quando se usa um fármaco, o organismo começa a aumentar as vias metabólicas que o eleminam, ou seja, as enzimas de eliminação e, com o passar do tempo, precisa-se aumentar a dose do fármaco para que ele faça o mesmo efeito, sendo isso o que está acontecendo. Não está resolvendo desta vez porque você desenvolveu tolerância ao clobetasol. Quanto à manchinha, preta, pode não ser nada, sendo uma simples reação alérgica. Se você está com muito desconforto, vá a uma unidade básica de saúde e converse com o médico, que ele deverá de encaminhar para algum serviço de urgência ginecológica da sua região.

    • Cervicite crônica significa inflamação crônica, que também é chamada de colpite, cervicite, etc. Metaplasia escamosa é tecido de transformação com células em forma de escamas, resistentes ao pH baixo do sistema genital feminino. Madura porque são células que completaram o desenvolvimento, ou seja, substituiram as células jovens, que morrem pela ação dos ácidos vaginais. Se ainda aparecem células metaplásicas imaturas, significa que seu desenvolvimento genital ainda não se completou. Focos de erosão no epitélio significa que está havendo cicatrização de uma provável lesão (um arranhão por DIU, relação sexual, etc.). Você não tem nada de grave.

  7. Dr., tenho uma dúvida. Tenho alguns problemas intestinais e de manhã sempre tomo leite fermentado, esse hábito influi de alguma forma na minha flora vaginal? os lactobacilos da flora vaginal podem de alguma forma sofrer influência desse meu hábito alimentar?

  8. Estou com um problema há alguns meses, começou a apresentar um prurido intenso na região da vulva e é meio q impossível não coçar, o q acontece é que está lesionando essa região, fica vermelha, edemaciada, como se a pele ficasse em auto relevo. Nos primeiros momentos axei que fosse as calcinhas q eu uso e as trokei por outras mais confortáveis. no entanto o problema persiste. O senhor tem alguma idéia do que possa ser? Tem alguma chance de ser alergia aos fluidos vaginais?
    algumas observações:
    – Uso protetor diário e nunca tive nenhum desses sintomas;sinais antes
    – Quando minha menstruação desce esse problema para, até uns 3 dias depois da menstruação e depois recomeça
    – Uso o anticoncepcional ciclo 21, mas já utilizei o previane
    – Geralmente sinto esse prurido qnd desce muco vaginal, então tenho que higienizar a região da vulva com agua e sabonete liquido íntimosoh assim ameniza o prurido.
    ainda não tive a oportunidade de marcar o ginecologista para ver esse problemas, mas em breve marcarei e enquanto não vou ao gineco estou utilizando uma pomada na região lesionada, a Kollagenase (sem antibiótico), pois este problema está me incomodando muito e atrapalhando minha vida social e profissional.
    grata.

  9. Bom dia!
    Dr. Tem 2 anos que tive uma deficiência de vit b12 (já reposta), no qual ainda tenho sequelas, como deficit de equilibrio, dificuldade para caminhar, é possível estar recuperando o equilibrio?
    Obrigada

    • Rose:
      Ascus é apenas uma sigla usada em situaçoes onde não se tem um diagnóstico claro de algum processo inflamatório. Não tem nada a ver com DST, HPV ou HIV. Geralmente ela refere um quadro benigno, sem sinal algum de doenças. Fique tranquila que você não tem nada de grave, apenas uma INFLAMAÇÃO, comum em mulheres com vida sexual ativa. O creme que seu médico passou deve ser para previnir alguma infecção pós-procedimento diagnóstico.

  10. Boa Tarde Dr
    Fui a uma dermatologista pois estou apresentando manchas brancas/vermelhas espessas no rosto com coceira e ela diagnosticou com Pitiriase. E na mao(em cima dos dedos)e na vulva até o anus encontrase manchas vermelhas q tb coçam, prensei que fosse a alergia d contato que tenho, mas nao estam passando.
    Não transo com homens.
    O que poderia ser isso?tem alguma coisa a ver com a Pitiriase?
    Estou fazendo uso de shampol de cetoconazol e creme de isoconazol nas lesões…o que acha?
    Marquei um ginecologista mas vai demorar,so em junho…estou desesperada
    desde ja agradeço

    • Roberta:
      Ptriase versicolor é comum no Brasil, pois é um país quente. Continue usando os fármacos que a dermatologista prescreveu e não precisa se preocupar com ginecologista, pois a encrenca é um fungo que atacou sua pele, ou seja, é externo, não tem nada a ver com seu aparelho genital.

      • Passei a usar a mesma pomada do rosto na regiao genital e esta melhorando…
        Obrigada Dr.
        Mas tenho outra duvida…
        Depois que tenho relacao sexual,oral ou com a mao aparece um prurido…esta relacionado c a secrecao apois gozar?o q poderia ser?

  11. Olá doutor!! Fiz um exame preventivo e deu ascus, isso é grave, usei o creme vaginal tioconazol + tinidazol, só esse medicamento é eficaz? Posso eliminar esse vírus?
    Obrigado

    • Rose:
      ASCUS é uma brasileirização da sigla ASC-US, usada nos Estados Unidos (por isso o US) e significa apenas achados inflamatórios geralmente benignos e indeternados. Isso não é uma doença propriamente dita.

  12. Hummm.. entendi! Poderia me falar um pouco sobre o Adoless e o Selene? Minha GO me indicou qualquer um dos dois, gostaria de saber qual dos dois faz reter menos líquido, ou não possue este efeito?
    Muito obrigada.

  13. Olá doutor, alguns anticoncepcionais nos fazem reter água, causando inchaço, eles não engordam só nos “incham”, ou alguns engordam sim? Quais não possuem esse efeito?
    Gostaria também que me falasse um pouco sobre o Selene e o Adoless. Desde já agradeço pela atenção e o parabenizo! Sua participação neste site é de grande importância para nós! Obrigada.

    • Vane:
      Os ACs que causam retenção hídrica podem engordar por efeito indireto. Quando há um edema (inchaço) o tecido se expande e, ao murchar, a parte que se expandiu pode ficar com “frestas”, nas quais se aloja o tecido adiposo.

  14. desculpe doutor ,por voltar a incomodar, mais tenho ainda uma dúvida este resultado é do papanicolau ,mas tambem fiz analises ao HPV e deu negativo.sera possível? obrigada

    • Maria:
      É possível ter resultados conflitantes, pois o indicativo de HPV no papanicolau é a presença de coilocitose e muitas vezes encontra-se células com um halo perinuclear maior que o normal que acaba confundido com um coilócito, dando um resultado diferente de exames específicos para HPV. O papanicolau é um exame de interpretação que cabe a avaliação subjetiva, ou seja, o famoso “eu acho que é”, mas que muitas vezes “pode não ser”.

  15. ola doutor, obrigada pela resposta.minha médica ja me encaminhou para um hospital para fazer uma colposcopia/biopsia estou aguardar que me chamem eu descobri estes resultados fazendo o pré natal,estou tentando engravidar a 3 meses e ainda nada.despois com este resultado fiquei muito assustada pois minha mãe morreu de cancro do útero.mais uma vez obrigada por ter respondido

  16. ola doutor,gostaria de tirar uma duvida meu papanicolau deu grau 3,celulas epiteliais anómalas-lesao pavimentosa intrapitelial de baixo grau(LSIL)(HPV+CIN1)tenho 37 anos qual a gravidade deste resultado ainda não fui mae mas queria muito ser ,poderei engravidar.
    obrigada

    • Maria:
      Você tem, pelo laudo, HPV e se você tratar adequadamente, ele deverá desaparecer. Quanto a engravidar, se você quer realmente ser mãe, é melhor você se apressar, pois quanto mais tarde, maior o risco de complicações como hipertensão, distúrbios renais e etc. Esse HPV não será problema em uma gravidez, mas a idade sim.

  17. oi estou a cerca de mais ou menos 2 meses com mt dor no abdomem sao dores parecidas com colicas menstruais soh k frequentemente mesmo fora do meu periodo menstrual notei tbm um corrimento fora do normal e q estou urinando com mt mais frequencia k ates sem contar que tenho sangramentos fora do periodo mesntrual mesmo tomando meus anticoncepcionais venho a ter sangramentos nao duram mais que um dia sera que estou com agum tipo de doença estou com medo de procurar um medico tenho medo do diagnostico oque vc me aconselha?

    • Daya:
      Isso pode ser até uma inocente infecção de bexiga. Em muitas mulheres os sintomas de infecção vesical (é o nome correto da infecção da bexiga) são arrasadores. Vá ao médico.

  18. oi doutor a alguns dias descobri que tenho hpv, fui na minha ginecologista e ela fez biopsia e o resultado foi:

    MACROSCOPIA: QUATRO FRAGMENTOS IRREGULARES DE TECIDO PARDO-ESBRANQUIÇADO E MACIO,MEDINDO EM CONJUNTO 0,7×0,5×0,3 cm.
    IPS/SAN
    8F1RT

    MICROSCOPIA: OS CORTES HISTOLOGICOS MOSTRAM FRAGMENTOS DE COLO UTERINO APRESENTANDO EXTENSA FAIXA DE ENDORCERVICAL REVESTIDO POR EPITÉLIO COLUNAR COM ARÉA DE EROSÃO, COM FORMAÇÕES INFLAMATORIAS POLIPÓIDES,HAVENDO TAMBEM FAIXAS DE METAPLASIA ESCAMOSA MADURA.O CORION MOSTRA HIPEREMIA DE REDE VASCULAR,EDEMA E DENSO INFILTRADO LEUCOCITARIO MISTO.

    CONCLUSÃO: ENDOCERVICITE SUBAGUDA POLIPÓIDE COM ARÉAS DE EROSÃO E ZONAS DE METAPLASIA ESCAMOSA MADURA.

    DOUTOR O QUE ISSO SIGNIFICA? POSSO ENGRAVIDAR DE NOVO? MINHA MEDICA DISSE QUE NAO E NADA GRAVE E QUE TENHO QUE FAZER CAUTERIZAÇÃO, MAIS MINHA DUVIDA SOBRE A CAUTERIZAÇÃO E: DEPOIS DE SER FEITA, O HPV E CURADO DEFINITIVAMENTE? TENHO QUE TOMAR ALGUM MEDICAMENTO OU FICO LIVRE DISSO DE UMA VEZ POR TODAS?. SE OCORRER UMA GRAVIDEZ TENHO CHANCES DE TER UMA GESTAÇÃO NORMAL OU TEM ALGUM PERIGO? O QUE ESSE MEU EXAME QUIS DIZER PORQUE REALMENTE NAO ENTENDI NADA.RELAÇÕES SEXUAIS SOMENTE COM CAMISINHA? E RUIM PORQUE SOU ALERGICA AO LATEX. E O MEU COMPANHEIRO TEM QUE SE PREVENIR DE QUAL FORMA? AGUARDO RESPOSTA E MUITO OBRIGADA DES DE JA.

    • Anna Paula:
      Suas perguntas apenas sua médica pode te responder, pois é ela que está diante do quadro clínico. Quanto a tratamentos para HPV, existem diversos, inclusive farmacêuticos e que, na maioria esmagadora dos casos, curam a doença.

  19. Boa tarde!
    Eu fiz um papanicolau, colposcopia e biopsia para um concurso público, minha perícia é dia 16 de março.
    No papanicolau o diagnóstico foi: NEGATIVA PARA CÉLULAS NEOPLÁSICAS. PRESENÇA DE ALTERAÇÕES CELULARES REATIVAS OU REPARATIVAS EM CÉLULAS ESCAMOSAS. OBS:PRESENÇA DE HEMÁCIAS.
    Na colposcopia deu: ECTOCERVITE: ectopia extensa (jec-3). ACHADOS ANORMAIS: epitélio aceto-branco plano, margenado a ectopia. ACHADOS VÁRIOS: colpite difusa, discreta. TESTE DE SCHILLER: positivo.
    Na biopsia deu: Cervicite crônica agudizada com metaplasia escamosa associada.

    Minha situação é grave? Andei pesquisando na net, e vi q isso é um problema comum em mtas mulheres.
    A cervicite inespecifica é igual a agudizada? Qual a diferença?
    O que é essa colpite?

    E tbm meu papa não indica se é I ou II, como faço para saber? Se eu tivesse um cancer p. ex. viria específico na biopsia?

    Será que esse resultado pode barrar meu ingresso no concurso?

    Aguardo respostas, mto obrigada.

    • Kelly:
      Fique tranquila. Ninguém pode ser desclassificado/eliminado de concurso público por causa de resultados de exames complementares. Seu caso é de um papanicolau classe II, que é tipicamente inflamatório. Cervicite inespecífica significa que não se encontrou uma causa para a inflamação, ou seja, é a inflamação causada por fatores diversos como por exemplo, substâncias alergências, absorventes internos, DIU, desodorantes íntimos, duchas ginecológicas e um monte de outros fatores que causam inflamação. Agudizada talvez refira-se a algum achado na lâmina que levou a interpretação de ser algo recente ou que apareceu muito rapidamente. Sossega, pois o que você tem não é grave.

      • Muito obrigada, esse blog é uma grande benção!!!

        Dr. Heinz, se não for abusar muito da sua boa vontade, O senhor poderia me dizer o que é essa colpite? Também pesquisei na internet e ela sempre vem associada a candidiase, colpite é sinônimo de candidiase? É algum vírus HPV? No meu exame não vem dizendo nada sobre HPV, se eu tivesse esse vírus HPV víria explícito?

        Obrigada Doutor, Deus te abençoe.

  20. eu tenho um problema que me preocupa muito as vezes nao me sinto avontade, tenho tido dores no utero as vezes sai umas buebulhas pequenas que tiram liquido mais tarde depois torna se uma ferida e ela doe muito e faz comichao e elas sarm por si mesma sem necessidade de algum medicamentoas vezes sai abcecos pequenos elas antes as vezes doia ao mijar e essa passou. o utero doe como se fossem colcas e essas doenca me ataca antes ou depois de uma semana de menstruacao . alguem que possa me ajudar em resolver o problema. ja fui ter com gencologista e continuo a tomar medicamento mas o problema preciste ajudem me porfavor.

    • Carina:
      Como toda e qualquer virose, dependerá da eficiência do seu sistema imunológico. Se ele for competente, acabará com o vírus sozinho. Existem diversos tratamentos farmacológicos para HPV e a maioria esmagadora dá resultados positivos – matam o bicho.

  21. Boa noite, dr, priemiramente parabens pelo blog,estou deseperada, fiz uma colposcopia e uma biopsi do colo do utero e deu no diagnostico:CERVICITE CRONICA METAPLASIA ESCAMOSA ATIPIA EPITELIAS LEVE, SUGESTIVO PELO HPV E NA COLPO DEU POSITIVO PARA O TESTE DE SCHILER, VASCULARIZAÇÃO CONGESTA ECTOPIA OCUPANDO 2/3 DA ECTOCERVICE, ESTOU MUIOT DESESPERADA PRA SABER O QUE É ISSO TUDO AI QUE DEU NOS MEUS EXAMES, POIS MINHA MAE ESTA COM CANCER DE COLO DO UTERO EM ESTADIAMENTE 4, GOSTARIA DE SABER SE ISSO Q EU TENHO É GRAVE, SE TEM CURA, E O QUE EU DEVO FAZER, DESDE JA AGRADEÇO A SUA ATENÇÃO

    • carina:
      Caaaallllmmmmmaaaaa! Está escrito “sugestivo” para HPV e não “conclusivo” para HPV. Pode não ser HPV, e se não for, não tem nada de mais, além de uma inflamação, algo comum em mulheres com vida sexual ativa e até em virgens pode aparecer inflamação, que é chamada, afrescalhadamente, de cervicite crônica inespecífica. O único exame que detecta HPV é a captura híbrida, apesar de o papanicolau já predizer se há HPV, pois um dos sintomas citológicos do HPV é a coilocitose. Se não apareceu coilocitose no seu laudo, muito provavelmente você não tem HPV. O restante do que você copiou do laudo é apenas “embróglio linguístico”, ou como se fala em linguagem jurídica “colóquios flácidos para acalentar bovinos” (conversa mole para boi dormir).

  22. Ola queria tirar uma duvida , fui a ginecologista e apareceu uma lesao branca no colo uterino, li que pode ser desde infecçao ate uma hpv… fiz o papanicolau dando tudo normal mais com presença de lactobacillus sp em citolise e agora …estou preocupada o que pode ser? e que medidas devo ter? obrigada

    • Yandara:
      Se houvesse algo mais grave, sua médica já teria te colocado “para correr”, literalmente. Se não apareceu coilocitose no seu papanicolau, é sinal que não tem HPV. Citólise e lactobacilos são achados comuns em exames, sendo normais. Volte na médica e converse mais francamente com ela.

  23. Dr. será q vc poderia me ajudar?
    Rx do tórax (costa e perfil)
    Resultado : silhueta cardíaca aumentada
    artrose dorsal sindernositos
    Mto obg !!!

  24. boa noite Dr,fiz uma biopsia na vulva o resultado foi uma Hiperplasia epitelial escamosa o meu ginecologista me passou uma pomada clobetasol, mais ele me disse que as lesões so sairião com a cauterização.Queria ter uma segunda opinião e realmente necessário que eu faça cauterização ou tem outras formas de acabar com essas lesões?

    • Paula:
      É muito difícil dizer qualquer coisa no seu caso, pois apenas com o exame físico é possível dizer alguma coisa, e à distância é impossível fazer isso.

  25. Olá Dr.,
    o fato de eu ter começado a usar o creme vaginal Stele pode me prejudicar em algo????? (lembro q tenho 22 anos), também fiquei preocuada com relação a elastecer o canal vaginal (falando em palavras leigas) pois li algo do tipo.
    Enquanto não vou ao médico, posso usar algo?
    Obrigada.

    • Vitória:
      O creme Stele tem estrógenos conjugados e não resolverá a sua infecção e ainda, muitas mulheres que usam cremes de estrogênios queixam-se de mau cheiro depois de parar de usá-lo (cheiro de peixe podre), segundo elas contam. Se você quiser usar algo, faça banhos de assento com flogo-rosa ou outro. Vá a uma farmácia e converse com o farmacêutico (note bem: com o FARMACÊUTICO, e não com os balconistas. Os farmacêuticos são obrigados a se identificar pela carteira de identidade profissional).

  26. Boa noite Dr.
    ja estou passando pela inflamação na glandula de bartholin pela 6ºvez,tdo ano isso acontece não aguento mais na ultima inflamação fui encaminhada a P.F para fazer a cirurgia mas na ultim consulta o medico disse q não tinha necessidade de fazer a cirurgia o q eu tenho q fazer existe algum remédio q eu possa tomar ou algum tipo de tratamento?Obrigada

    • Winny:
      Existem mulheres que desenvolvem bartholinite mais facilmente e geralmente o tratamento é cirúrgico. Não tenho muita coisa a te dizer, pois todos os casos que já vi acabaram no centro cirúrgico, mesmo após tomarem antibiótico diversas vezes. Volte ao médico e converse com ele.

  27. Olá doutor,
    perdi minha virgindade faz uma semana, inicialmente a relação foi sem camisinha, em seguida com camisinha… Acontece que minha vagina começou a ficar dolorida e com um corrimento amarelado e fedorento. Sinto um incômodo tremendo, ao fazer xixi arde, quando passo o papel higiênico só em tocar já incomoda, dói, mas aparentemente não tem nada de estranho (caroços ou coisas do tipo) porém, na região interna próximo aos pequenos lábios está bem vermelho e sensível. As vezes também tenho uma sensação como se tivesse algo dentro incomodando…
    Não consegui marcar uma ginecologista para agora, e só há vaga depois do recesso carnavalesco…Então pensei que comprando uma pomada vaginal poderia aliviar a situação. Comprei O creme STELE da biolab, e depois lendo a bula e na internet vi que pessoas próximas a época de meno pausa que usam muito ele… Gostaria de saber se posso fazer o uso dele normalmente? Eu tenho 22 anos!!
    E gostaria que me desse uma luz sobre o meu problema! O que me indicaa???
    Desde já agradeço!

    • Vitória:
      Vá a um PSF ou unidade básica de saúde que você encontrará um médico para te atender, mesmo que seja um clínico geral, já serve. Não adianta tentar usar cremes na base do “seja o que Deus quiser”, que você só conseguirá cronificar a infecção que você pegou do seu parceiro. O que você tem não é grave, mas tem que tratar do jeito certo.

  28. Vou passar por perícia médica do Estado e eles exigem os exames de colpocitologia e colposcopia. Ocorre que não iniciei vida sexual, assim a minha médica disse que não podia realizar a colposcopia. Ela disse que vai me dar uma declaração. Será que isso bastará ou serei retida?

    • Clarice:
      Se forem exames médicos pré-admissionais em serviço público, em hipótese alguma poderão te desclassificar por falta de um exame que sequer você pode fazer. O exame admissional não é eliminatório. Serve apenas para saber as condições da saúde do futuro servidor e quais suas limitações e a conduta a adotar.

  29. Boa noite Dr. mudando de assunto, gostaria de saber se tem alguma consideração a respeito do uso da finasterida para queda de caelo em mulheres (alopecia, etc…) ?? Obrigada!

    • Aline:
      Não use. Ele é contraindicado para mulheres. É um antiandrogênico inibidor da enzima 5-alfarredutase, que converte a testosterona em di-hidrotestosterona e as mulheres não tem esta enzima, podendo haver um efeito citotóxico que pode levar à cânceres.

      • obrigada Dr…na realidade eu já tinha ficado sabendo que não podia, não me lembrava porque. Trato de alopecia androgenetica há alguns anos ja, tenho ovario policistico, mas agora quem esta tomando é minha mae, assim, gostaria de saber se na menopausa há a meesma contraindcação…obrigada

    • Beatriz:
      Só usando para ver. Todo fármaco tem peculiaridades e embora ele tenha um mecanismo de ação definido, algumas pessoas não são sucetíveis aos efeitos. Não é todo fármaco que faz o mesmo efeito para todas as pessoas. Diferenças individuais fazem os efeitos dos fármacos serem diferentes de pessoa para pessoa e, por isso, não posso lhe dizer, convictamente, que o venaflan fará efeito, pois posso “quebrar a cara”. Desculpe o “embromation” na resposta, bem como a visível “subida no muro”, mas espera-se que ele faça o efeito desejado e preconizado pelo fabricante.

  30. Ah só mais um detalhe …minha barriga tem alguns meses q tá inchada…a dor crônia do meu lado direito q queima tbm…e qdo a menstruação desde a dor aumenta e muitoo…eu acho q pode ser realmente varizes…vou procurar um médico e agurdar resultados de exames. Abços!

    • Existem os “quebra-galhos” que são baratos. O Xyloproct e o Ultraproct são duas pomadas/gels que você pode passar para aliviar a dor local, mas são feitos com lidocaína, um poderoso anestésico que deixa tudo amortecido. São baratos, mas como eu disse, apenas quebra o galho. Nâo cura nada.

  31. Agora acredito q seje as varizes sim …fiz algumas pesquisas e vou a fundo, vou fazer Ressonância Magnética e posteriormente a angiografia da veia ovárica que é o único exame que é sempre positivo e que se deve realizar.Mais antes disso vou tentar tomar dafon 500 , pq eu creio q ser for varizes a dor vai melhorar…eu tenho 1 filho já mocinho e essa dor começou após algum tempo, ah tive por 2 vezes hemorragias…uma qdo estava grávida na hora da relação…não senti dor nem nada…como se tivesse estourado uma veia ..saiu mt sangue depois parou…e outra vez foi após mtos anos …fui ao pronto socorro e tomei um medicamento que parou..e o médico desconheceu o motivo…dizendo não é aborto …não sei…pediu para fazer uma consulta…o interessante q a dor do meu lado direito é crônica…já tomei mts remédios…agora por ultimo o paratram..e na vdd nem resolve mto..e olha q ele é forte hein…acredito q Deus está olhando por mim q em breve vou voltar aqui para contar minha vitória…um forte abço e fica com Deus !!

  32. Essas veias estão presnete entre o ânus e a vagina …quer dizer q tenho q usar pomada na vagina tbm…e não sei se essas pomadas podem passar na vagina…o q eu faço ?

    • Beatriz:
      Você pode passar este tipo de pomada/gel na vulva e até dentro da vagina, pois não tem perigo. O único problema é que, como são baseadas em um anestésico tópico poderoso, a lidocaína, você sentirá tudo amortecido. Se tiver uma relação sexual, você não sentirá nada. Nem o seu parceiro.

  33. Dr.encontrei uma matéria q explica sobre varizes na vagina e derrame …e é mto parecido com meus sintomas…sinto uma dor crônica do meu lado direito …acho q localiza-se + ou – perto da uretra…e como já sei q tenho essas veias no ânus e vaginha imagino q pode ser isso…devo ir ao ginicologista msm? E vi q existe tratamento, cirurgia…não é possivel q nem um médico desconfiou disso…Abços !

    • Beatriz:
      Eu até descofiei de varizes na primeira vez que você escreve aqui, mas as varizes são comuns na gravidez, sendo raras em mulheres não grávidas, por isso que não te alertei para essa possibilidade, mas pode ser. É igual apendicite em pessoas com mais de 50 anos. É muito raro, mas acontece.

  34. Dr.eu estava analisando meu problema…aquela dor na vagina na hora da penetração e fora da penetração tbm tenho sentido uma dor q incomoda…tenho algo no ânus q vai para a vaginha…q as vezes sangra e coça, 1 médico disse q é varizes e outro hemorróida…a única lesão q tenho na vaginha é essa…estranho q os médicos não disseram q pode ser por isso minha dor. Existe algum medicamento q posso utilizar para a melhora…até ir ao médico novamente….vou trocar de médico e tentar vêr esse problema. Obg !

    • Beatriz:
      Pode realmente ser algo ou alguma estrutura anatômica que provoca dor. Vá a uma farmácia e peça para o farmacêutico algum anestésico tópico (pomada ou gel) para hemorróidas. Eles tirarão a sua dor, até você poder ir ao médico, mas lembrando: são apenas paelativos. Não resolverão o caso em definitivo.

  35. Dr. tive uma relação de risco, esperei 100 dias p/fazer o exame …e peguei o resultado hj …foi feito pela HERMES PARDINI…em BH. O resultado foi negativo. Posso me sentir mais aliviada ? Deus o abençõe !!

  36. Dr. como eu disse,tenho uma filha de 1 ano e 1 mês,e na gravidez adiquiri uma hérnia umbilical e tbm diastase,meu medico me aconselhou a fazer a cirurgia da hernia depois,porque estou querendo engravidar novamente,ele disse que faria a cirurgia no dia do parto entendeu?Minha duvida é sobre engravidar com esses problemas tenho algum risco?E eu faço exercícios para as pernas em uma academia,será que pode agravar esses problemas que eu tenho(hérnia e diastase)?Obrigada e desculpa tantas perguntas hehehe…

    • Danielle:
      Se os exercícios que você está fazendo são acompanhados por um profissional de Educação Física, não deverão fazer mal, pois este profissional deve saber o que está fazendo. Quanto a engravidar e fazer a cirurgia de hérnia no dia do parto, depende do quadro e das condições clínicas da paciente e só o médico que está diante do quadro é que pode avaliar a viabilidade ou não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.