Vulvite

Dependendo do agente etiológico, a inflamação da vulva pode aparecer sob diversas formas clínicas.

Vulvite séptica – é causada por bactérias sépticas, determinando a infecção das glândulas anexas (bartholinite e skenite) ou abscesso dos lábios menores do pudendo.

Abscesso de grande lábio

Vulvite aftosa – provavelmente de etiologia virótica ou bacteriana, determina lesões sob a forma de pequenas vesículas ulceradas ou lesões extensas com exudato.

Vulvite aftosa

Úlcera de Lipschütz – apresenta-se sob a forma de úlceras recobertas de secreção purulenta. Sua etiologia é discutível, sendo atribuído ao “Bacillus crassus”.

Úlcera de Lipschültz

Vulvite herpética – causada por herpes-vírus, apresenta-se sob a forma de úlceras múltiplas e confluentes, provocando adenite inguinal.

Herpes genital em adolescente

Vulvite diabética – conseqüente às diabetes melitus, acomete as formações labiais sob a forma de eczema e prurido intenso.

Vulvite sifilítica – seu período primário se traduz pelo cancro duro, e o secundário, pelos condilomas planos, que são pápulas numulares de aspecto hipertrófico.

Vulvite sifilítica

Vulvite verrucosa – o condiloma acuminado, com seu crescimento, pode apresentar aspecto tumoral exofítico (figura 32). A doença causada por vírus, e seu desenvolvimento favorecido pelas condições locais de calor e umidade.

Condiloma acuminado

Molluscum contagioso


Liquen esclero-atrófico – faz parte do quadro das distrofias vulvares crônicas, podendo constituir substrato de inflamações de natureza inespecífica ou micótica. Apresenta-se com aspecto de placas brancas, confluentes e pruriginosas

Líquen esclero-atrófico

Outros casos de Líquen esclero-atrófico:

Líquen esclero-atrófico

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas (pequenos lábios) – a erosão da mucosa de revestimento dos lábios menores têm, provavelmente causa inflamatórias, e se ocorre nos primeiros anos de vida, provoca o acolamento dos lábios menores na linha median (figura 34).

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas

Outros casos de aderência labial:

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas

Secreção sebácea da vulva:

Secreção sebácea

Diagnóstico
As diversas formas de vulvite ocasionam irritação do tegumento cutâneo- mucoso da vulva. Tal irritação produz alguns sintomas: dor, disúria, ardor e prurido.

A inspeção nos órgãos genitais externos deve ser feita, em certos casos, com o auxílio de lupa, para se avaliar melhor verificação do aspecto das lesões. Frequentemente é necessária a colaboração do dermatologista, para o diagnóstico das lesões da vulva. O seguintes exames complementares podem ser realizados:
– exame microscópico direto do raspado das lesões.
– exame microscópico em campo escuro.
– cultura das secreções.
– reações sorológicas para diagnóstico de lues.
– dosagem de glicemia.
– pesquisa de glicosúria.
– biópsia.

Tratamento
É variável, dependendo do agente etiológico.

Vulvite aftosa, úlcerativa séptica – cuidados de higiene local pela aplicação de sabões neutros ou desinfetantes. Administração de antibiótico de largo espectro, por via oral ou parenteral. Em caso de abscesso, drenagem cirúrgica.

Vulvite por herpes-vírus – não há tratamento específico para este tipo de vulvite. Recomenda-se o uso de Zovirax tópico, oral ou parenteral, conforme a gravidade do caso.

Vulvite diabética – trata-se a diabete e, havendo infecção local por fungos, aplica-se violeta de genciana, em solução aquosa a 2%, três vezes por semana, no total de seis aplicações.

Vulvite verrucosa – aplicações de podofilina em solução oleosa a 25%, ou exérese cirúrgica, com bisturi elétrico, se as lesões forem grandes e confluentes.

Liquen esclero-atrófico – Recomenda-se aplicação local de corticóides, sob a forma de cremes. Estas lesões tendem a melhorar ou desaparecer na puberdade.

Aglutinação das ninfas – se o acolamento é frouxo, a simples tração lateral das formações labiais separa as ninfas. Seguem-se aplicações locais de crime de estrogênio, durante quinze dias, para facilitar a reepitelização. Se o acolamento é firme, a aplicação do creme de Estrogênios, por quinze dias, deve anteceder a manobra descrita acima. Esta medida facilita a resolução do processo.

[Voltar]

534 pensou em “Vulvite

  1. Muitooooooooooo obrigada Dr. És mesmo um anjo,me ajudou muito mesmo…fiquei bem mais tranquila e segura depois dos seus esclarecimentos! obrigada e fica com Deus sempre.

  2. Dr. Só mais uma duvida, tenho uma filha de 1 ano e 1 mes, a ped. dela passoou APEVITIN BC pela segunda vez para ela,pq ela esta sem se alimentar direito por causa dos dentes nascendo, e ela tem alergia a proteina do leite de vaca e a lactose.Será que posso dar mesmo? Obrigada, Deus te abençôe.

    • Danielle:
      É melhor você seguir a orientação da pediatra, pois se ela não pode tomar leite, ela terá carência de diversos íons, vitaminas e aminoácidos presentes nele e os complementos vitamínicos conseguem suprir boa parte do que ela precisa e não pode tomar no leite.

  3. Obrigada Dr.Fico mais aliviada hehe..vou amanha mesmo na urgencia, pois ainda continuo com sangramento!Só mais uma dúvida…o que quer dizer quando no resultado do exame Colpocitologia Oncótica vem dizendo CONCLUSÃO:AMOSTRA SATISFATÓRIA PARA AVALIAÇÃO.ESFREGAÇO INFLAMATÓRIO.AMOSTRA NEGATIVA PARA CÉLULAS NEOPLÁSICAS. E no Colposcopia vem: CONCLUSÃO:COLPITE DIFUSA MODERADA. ZTA.??meu GO não me explicou mto bem, só passou o creme amplium G q ja usei juntamente com o comprimido amplium g tbm e disse para eu marcar uma cauterização. Me esclareça por favor, estou preoculpada!Obrigada!

    • Calma, Danielle:
      Colpite difusa significa inflamação, que confere com o esfregaço inflamatório. Negativo para células neoplásicas, significa que você não tem sinais de câncer. Inflamação (cervicite ou colpite) é o achado mais comum em mulheres com vida sexual ativa e que atire o primeiro absorvente ou aplicador de creme vaginal (brincadeira), a mulher que passar ilesa pela vida, sem ter uma inflamação de colo.

  4. Dr. eu tomei as 3 injeções de dexa, mais terminou eu parei…
    Preciso saber se posso tomar a vitamina complexo B sem nenhum problema …pq ela me ajuda alimentar melhor…
    Obg por tudo !! Deus te abençõe !!

  5. Obrigada Dr. me ajudou muito! Mas ainda tenho duvidas,em outubro de 2010 eu parei de tomar o ciclo 21 e comecei a tomar em novembro de 2010 ciclofemina injetavel,tomei só um mes e parei,quando completou um mes (dezembro)q eu tinha tomado a injeção(ciclofemina)a menstruaçãoveio normal. Aí eu parei de tomar e não tomei nenhum anticoncepcional pq estava querendo ter outro filho,ai era para eu mentruar dia 02 de janeiro de 2011,só fui menstruar no dia 19 de janeiro. Quando foi no dia 25 de janeiro a menstruação tinha ido embora e no dia seguinte comecei a usar a pomada amplium g e tomei o amplium comprimido.Na sexta dia 05 de fevereiro foi o ultimo dia da pomada(10 dias)e a mentruação veio, e estou menstruada ainda e o fluxo está bem forte. Gostaria de saber sobre esse atraso,eu fiz 2 testes de gravidez de farmácia e deram negativos!Meu go só é em março. Estou preoculpada.Obrigada pela atenção!

    • Danielle:
      isso é alteração endócrina causada pelo anticoncepcional injetável. Se o sangramento estiver muito forte, vá a um serviço de emergência, pois você terá que tomar algum fármaco para parar esta menstruação, senão acabará em anemia, e assim que possível, vá ao seu médico. Os PSs dos hospitais universitários tem serviços de Tocoginecologia de emergência, bem como as unidades de saúde 24 horas.

  6. Pois é dr. Aline tbm com dor na hora da penetração …fiz meu preventivo tuso sob controle..meu problema não é neurite tbm ..e tenho sentido algo estranho querendo sair alguma coisa da vagina…umas pontadas p/fora com frequencia…a ginicologista tbm não sabe o q é…por eu ter um problema em um dos meus rins q atrodiou com calculos e sinto mtas dores..ela disse q pode ser proviniente a essas infecções…não acredito mto viu…só tem um jeito Aline precisamos buscar mto a Deus..principalmente qdo não encontramos solução para um problema. Q Deus nos ajude…pq tenho passado dias mto dificeis…só chorando. Obg Dr. Abços!

    • olá Beatriz. Vou persistir na busca pela solução, mas não é fácil. Tenho 27 anos, acho muito cedo pra ter esse tipo de problema, e acho muito cruel conosco mulheres. Tb tenho sofrido bastante. Vou buscar solucões e caso tenha alguma novidade trago, se bem que acredito não termos o mesmo problema, a dor me parece ser diferente. Não perca as esperanças, o corpo humano é uma incognita…

  7. Ola Dr.boa noite, estou com uma duvida,meu GO passou amplium-g pomada para eu usar durante 10 dias e amplium comprimido dose unica para meu marido e eu. No 9ºdia de uso da pomada a menstruação desceu, agora foi meio estranho pq não está parecendo o sangue de sempre, ta parecendo resto de pomada so que beeeem vermelha e uma gosminha vermelha tbm e só tem 10 dias que menstruei. O que será? Só vou ao meu GO no inicio do mes que vem, que é quando eu vou fazer uma cauterização uterina de 3 seções. Gostaria muito que me ajudasse a entender o que pode estar acontecendo.
    Obriga mesmo. Parabéns por todas as respostas acima.

    • Danielle:
      Pode ser restos do creme amplium que clareia o vermelho escuro do fluxo menstrual. Se a sua menstruação desceu após um intervado de apenas dez dias da anterior, pode ser algum distúrbio endócrino e não do tratamento, pois o amplium é um antibiótico à base de tinidazol e sabidamente, não tem efeitos hormonais. Se persistir, volte ao médico.

  8. Olá Dr. Espero que possa me ajudar, pois estou desesperada, com aquele problema chato que é a falta de diagnóstico. Resumindo, sinto, há algum tempo, coisa de mais de um ano, uma dor que começou incomodando e hoje é insuportável à penetração, que se tornou impossível. É uma dor no intróito vaginal, naquela membrana bem na entrada, e somente ali. Arde, parece que queima, só de tocar dói. Antes de ela aparecer tive vários episódios de cândida, e acabei confundindo, achando que a dor se dava devido à irritaçao pela candida. Após ter certeza que se tratava de uma dor cronica sem infecção qualquer, minha ginecologista orientou que tomasse uma serie de cuidados com higiene, etc, pois poderia ser uma alergia, pois estava irritado. Nada melhorou. Então ela orientou que passasse um creme manipulado de testosterona, para tentar fortalecer a membrana, e nada melhorou. Então, há pouco tempo na ultima consulta ela orientou que a membrana fosse retirada cirurgicamente. Fiquei assustada, principalmente porque não se sabe se isso seria a solução. Me ajude,por favor! quero ter uma vida normal. Obrigada!

    • Aline:
      Você falou em membrana e em remover a tal membrana cirurgicamente. Será que a membrana não é um hímen complacente? Se for, ele dói, mesmo, quando se tenta penetração e a única solução é cirúrgica. Se for a membrana posterior, na comissura posterior, talvez seja algum ressecamento que a deixa sensível e por isso ela arde e dói e, por último, pode ser alguma neurite, que é inflamação dos neurônios sensitivos e que causa muuuiiittta dor. A médica não te disse que membrana é essa?

      • Doutor, pelo que entendi, é um tipo de membrana, pele, mucosa, que faz pate da região, mas não estou certa quanto à correta denominação, acredito que esteja relacionada à vulva. Não tem a ver com hímen, de acordo com meu historico e o exame clincio feito pela medica. Consigo visualizar e sentir que é aquela que fica logo ante de entrar no canal vaginal mesmo, no início do orifício, digamos. A medica disse que existem casos de pacientes dela nos quais essa membrana chega a se romper, em razão do enfraquecimento dessa membrana, por isso a cirurgia. Mas o meu problema é a dor, não tem como romper porque dói muito,não chegaria a isso. Quanto ao ressecamento, embora tenha diminuído a lubrificação por conta do contraceptivo, sempre tomo o cuidado de usar muiiito lubrificante a base de agua, até por conta da dr mesmo, mas definitivamente lubrificação não é o problema. Da ultima vez, estava ha alguma tempo sem ter relações e o penis mal encostou lá e ja senti uma dor terrivel. É importante ressaltar que realmente nao acredito ser psicologico, pois procuro relaxar e por diversas vezes, como dessa ultima, acreditava q realmente pudesse ter melhorado e nem me preocupei com o problema ali na hora, mas dai veio a decepção…a penetração foi simplesmente impossível. Estou muito preocupada, pois sequer sei quem procurar. Li muitas coisas sobre neurite, como uma possibilidade grande.Um médico amigo me indicou que poderia procurar um corpo clinico que de repente estudasse o assunto, mas não encontrei nada por enqto. Percebo que o diagnostico e tratamento são muito relativos. Estou com medo de ficar assim pro resto da vida, e na verdade minha medica não é muito sensivel pra isso, ela não acha um problema tao importante assim. Pra mim é crucial, me sito mens mulher. Espero que possa me ajudar. OBRIGADA!!!!!!!, principalmente pela solicitude e rapidez incríveis!

        • Aline:
          Pelo que você escreveu, então pode ser uma neurite. Tem um caso parecido com o seu, nos comentários acima. Dê uma lida e volte na sua médica e discuta o assunto com ela. Se preferir, procure outro médico. Uma boa dica é procurar um clinico geral bem idoso e com muuuiiitttoosss anos de experiência. Esses “dinossauros” já devem ter tratado inúmeros casos iguais ao seu ao longo de suas vidas profissionais e talvez tenham uma solução melhor para ti.

          • Doutor, obrigadíssima pelos esclarecimentos. Tinha visto o problema da Beatriz, que também tem dores e está fazendo um tratamento. Só fica difícil entender como essa dor de repente apareceu sem uma causa, sem o truma anterior, pois não tenho filhos, nao tenho historico de quaquer problema que pudesse ter desencadeado, a não ser q possa ser causado por conta de estresse, que tem sido grande nos ultimos tempos (trabalho, etc). Por fim, ainda que a causa seja uma neurite, a dor é como uma ardência,é assim mesmo?…é que se tratando de dor sistemica relacionada a nervos e coisas assim, a impressao que tenho é que seria uma dor aguda, o que nao ocorre, é uma coisa que queima, as vezes só ao toque já doi, como se estivesse extremamente irritado, como se fosse uma alergia mesmo (ja descartada). Quanto ao tratamento, caso seja isso mesmo, resolve de uma vez, quero dizer, cura? Outro ponto é que vi sobre a imunidade, sou meio fraquinha pra essas coisas sabe, e tenho 1,60m, 50 kg, será que posso fazer o mesmo tratamento sem problemas? Estou aguardando uma consulta com minha medica e com outro GO, para uma segunda opinião. Caso não me sinta segura penso em buscar outros profissionais, seguindo sua orientação. Para finalizar, tenho escutado ultimamente dos medicos quanto aos meu atuais problemas estarem diretamente relacionados à idade (infelizmente não sou mais uma menina) e/ou ao stress, será mais um caso, embora ja tenha começado há algum tempo, cerca de 1 ano e meio, 2 anos? Realmente quanto as relações sexuais, tenho muiiiita saudade dos meus 20 anos!…rs…Obrigada!!

          • Aline:
            Infelizmente, muitas patologias (doenças) podem começar do nada e mesmo sem aviso prévio e se você já tem uma certa idade (+ de 35), distúrbios como neurites podem se instalar com mais facilidade, bem como, pode ser ressecamento por diminuição de estímulo hormonal, característico da pré-menopausa. Converse com os médicos que você consultar sobre estas duas possibilidades.

    • yara:
      É melhor você consultar o seu médico para fazer um exame de urina com urocultura e antibiograma e tomar o antibiótico específico que o antibiograma apontar.

  9. Dr. eu tenho problema de rins…o direito reduziu ou seja ele está atrofiado e com calculos tem doído mt hj fui ao urologista …ele disse q não pode tirar o rim pq tem 20 % de funcionamento e as pedras são bem pequenas…ele me passou o ciproxaxino q sempre tomo..mais estou tomando a injeção dexa…posso tomar o cipro ?

    • Beatriz:
      pare com a dexa-citoneurin enquanto toma o cipro, pois o corticóide anula o potencial antimicrobiano dos antibióticos por imunodepressão.

  10. DR me ajude a tirar uma duvida, no meu exame de colposcopia deu achados anormais: epitélio aceto-branco plano das 01 às 06 horas e pontilhado fino das 08 às 11 horas.

    mas o resultado da biopsia foi:
    A) Colo uterino, biópsia:
    – Cervicite crônica com metaplasia escamosa do epitélio colunar e focos de paraqueratose.
    B) Vagina, biópsia:
    – Colpite crônica com paraqueratose e metaplasia epidermoide focal.

    minha dúvida é tenho HPV?
    o retorno com a minha médica é dia 21/02 e estou ansiosa, agradeço dese de já.

  11. Nossa ! Se o q deu em meu exame é praticamente normal pq sinto tanta dor na hora da relação ? Só pode ser a neurite msm ! A injeção não me deu reação …graças a Deus ! Obg !

    • Beatriz:
      Do ponto de vista citológico está tudo bem contigo. O problema é neuroanatômico. Faça o tratamento com o dexa-citoneurim e aguarde o efeito. Reação física o dexa-citoneurim não apresenta, por causa da dexametasona que é um antialérgico poderoso. O problema é o efeito a longo prazo por imunossupressão que pode causar infecções diversas, sendo para isso que você deve ficar atenta.

    • Elima:
      Pelo que sei do mecanismo de ação farmacológica do imiquimode (nome genérico da droga), não tem um efeito tão promissor assim. Use e veja se resolve, pois o mecanismo de ação é meio obscuro, mais na base da tentativa e erro. Se fizer efeito, poste seu testemunho aqui.

  12. Olá Dr. Estava OLHANDO a anatomia do aparelho genital feminino carunculas himenais é o rompimento quando a mulher perde a virgindade COrreto? Então não é neste local … As bolinhas de carne apareceram perto do ponto de retração do clitoris e por cima dos grandes lábios. Sabe estes sinais de carne que costumam aparecer no pescoço bem pequenos então é bem semelhantes é normal????? Isto não pode aumentar Dr. Por fv se possivel me mande seu e-mail que te mando uma foto pra ver se estamos falando da mesma coisa… Obg me mantenha informada com mais respostas.

    • Elima:
      Quando o hímen rompe e se retrai forma as canúnculas himenais, mas pelo que você está contando, pode ser pólipo ou algum tipo de verruga. Verrugas, iguais à do pescoço, ombro, costas, etc, podem aparecer em qualquer parte do corpo e não serem nada, mas na dúvida, volte ao médico.

  13. Peguei hj o resultado do meu preventivo e estou bem preocupada.
    Material : esfregaço cérvicovaginal

    I- aAdequabilidade do material: satisfatória

    II- Na amostra estão representados os epitlélios :
    Esamoso
    Glandular
    Metaplásico

    III- Diagnóstico descritivo:
    Descamação de células intermediárias, com algumas superficiais de bordas citoplasmáticas levemente pregueadas e tendendo a aglutinação.
    MICROBIOLOGIA
    Lactobacillus sp
    Citólise moderada
    IV-Conclusão:
    Material examinado com alterações celulares benignas( cervicite).
    V-Avaliação hormonal:
    O padrão de descamação sugere haver um estímulo estrogênio moderado.
    Dr. por favor o q eu tenho é sério ? Existe tratamento ? Mto obg !!

    • Beatriz:
      O que você tem é comum em mulheres de vida sexual ativa e não precisa tratamento. Fique tranquila, pois o que apareceu no seu exame aparecem em cerca de 99% das mulheres e ninguém tem nada de sério por causa disso. Leia nos outros comentários o que já se disse sobre cervicite, inflamação e etc.

  14. Estou percebendo que já está aumentando a quantidade de bolinhas, de um lado existe 3 bem perto que parece uma unica, me passe uma pomada que suma definitivamente, é permitido usaar remédios usado em verrugas? Por fv me responda no meu e-mail se possivel.
    Obrigada de coração Elima.

    • Elima:
      Como escrevi na resposta anterior, você não está doente e, portanto, não precisa passar ou tomar nada, mas pode ser que apareçam mais, até seu hímen se retrair por completo. Não se preocupe e viva a vida com vontade e seja feliz.

  15. Dr. a minha amiga descobriu que tem o virus do HPV interno , eu fiquei apavorada pq a minha vagina na parte externa tem umas bolinhas bem pequenas de carne de um lado e do outro aparentemente normal, fiz o exame preventivo internamente ta tudo perfeito só apresentou uma bacteria ,mais usei uma pomada genicologica metronidazol e comprimidos. Mas Dr. quanto estes sinais de carne o que faço, eu tenho 28 anos e perdi a minha virgindade com 26 anos. Dr. existe uma pomada ou o que eu faço, Pra me certificar que isto não é nada sério? Me ajuda Dr. por favor, sou solteira não tenho um parceiro e tenho medo de me envolver com alguém.

    • Elima:
      Você não tem absolutamente nada de anormal. Essas bolinhas de carne se chamam carnúnculas himenais e nada mais são que pontos de retração do hímen e poderá parecer mais algumas até seu hímen se retrair por completo. Isso é um efeito completamente normal. Sossegue.

  16. Eu estou com uma depressão por causa disso …chego no trab…e já começo a chorar! Sou mto nova…não to conseguindo segurar a onda mais…depois de 8 anos recuperada do vicio …penso em viver bem ..e infelizmente ocorre esse problema …vc me sugere algo para melhorar meu estado emocional ? Mto obg por me ajudar !!

    • Beatriz:
      O melhor que você pode fazer é procurar um psicólogo(a). A depressão dificulta o efeito de fármacos, tornando o tratamento da neurite mais difícil.

    • Beatriz:
      Depende do tempo que você está com esta neurite. Se faz pouco tempo (menos de um ano), provavelmente três injeções resolvam, mas se faz mais tempo, talvez tenha que tomar mais. O esquema terapêutico é uma injeção à cada, no mínimo, DOIS DIAS. Menos que isso é perigoso você pegar alguma infecção por rebaixamento de imunidade, como aconteceu comigo, que peguei uma pneumonia com apenas uma injeção. CUIDADO!!!

  17. Acabei de tomar a primeira dosagem de dexa-citoneurim… comprei 3 dosagens …vou tomar 1 dia sim outro não e ficar de olho nas reações …como vc me disse q qse foi embora do mundo por causa dela.
    Mais se Deus quiser dará tudo certo ! E se desse medicamento eu não melhorar …ah desisto viu …obg pela atenção !! Abços !

    • Beatriz:
      Tome uma a cada dois dias, pois ela tem uma biodisponibilidade longa e se você tomar em dias alternados, boa parte do fármaco acabará eliminado do seu organismo sem fazer efeito e ainda, o rebaixamento imunológico poderá ser muito grande e você correr risco de infecções oportunistas, como aconteceu comigo.

    • Beatriz:
      Exame específico para diagnosticar neurite não existe. O diagnóstico é feito pela anamnese (exame físico + conversa do médico com o paciente). Para dosagens de vitamina B12 existe exame bioquímico.

  18. Endocervicite cronica

    Olá, gostaria que alguem me respondesse qual a diferença entre cervicite e endocervicite? O resultado da minha biopsia chegou e minha médica esta de férias, vai demorar o dia do meu retorno.Resultado: Dados clinícos: Ectopia sangrante, Macroscopia: Fragmento irregular de tecido, de coloração acastanhada, medindo 1,0 x 0,6 x cm.0,4. Todo material 1 bloco/ 1 fraqmento, Microscopia: cortes cervicais leves apresentando estrutura conservada e revestimento feito de celulas colunares uniformes. O estroma contém inlfiltrado linfoplasmácitário e vasos congestos. As glândulas endocervicais são revestidas por celulas sem apatias. Diagnóstico: Endocervicite cronica. Isso é vírus HPV? O que causa esse problema? tem cura? O uso de pomadas de sex shop, que não se sabe se são recomendáveis pode ser a causa? Por favor me ajudem estou muito preocupada.

    tata

    • Tata:
      Calma! Endocervicite é inflamação no interior do canal cervical, o que liga vagina ao interior do útero e o termo cervical é utilizado para a parte externa do canal, ou seja, no seu início, no colo. Endocervicite, como escrevi, é uma inflamação crônica neste local, ou seja, no meio do canal cervical e não é grave, é comum à quase todas as mulheres com vida sexual ativa e não tem nada a ver com o vírus HPV. O uso de certos cremes pode causar a inflamação, mas isso não é grave, pois é reação do organismo. Basta apenas parar de usar os produtos para que os sintomas desapareçam. Sossega, senão você acabará fabricando, através do seu psiquismo, uma doença de fato, mas de causa emocional.

  19. Dr., me desculpe, se me permite farei a última pergunta. É o hpv que fez com que tivesse pus? Eu sinto dor pelvica, cólica e muita dor nas costas, mas nunca notei que estava saindo pus. Mais uma vez muito obrigada!

    • Jussara:
      O HPV é um vírus e parasita intracelular. Ele não causa infecção externa, na parede da célula. Ele causa infecção dentro das células e causa alterações internas que identificam a célula como coilócito e potencial positividade para a presença dele (HPV). O que você tem pode ser uma tricomoníase, uma candidíase ou outro bicho qualquer. Fique tranquila. Quanto às dores, infecções de paredes causam inflamação acentuada e provocam muita dor.

  20. Boa noite. Por favor Dr. me auxilie, estou um tanto quanto tensa e com medo devido ao resultado dos meus exames. O papanicolau diz: esfregaço purulento, negativo para células neoplásicas, presença de alterações inflamatórias acentuadas, sugere-se repetir o exame após tratamento´. Na colpo diz: fragmento de colo uterino com acantose e paraqueratose do epitélio ectoservical, além de infiltrado linfoplasmocitório de cório, fiz duas biopsias e na outra diz a mesma coisa porém também fala de metaplasia malphigiana do epitélio endocervical. Conclusão: em uma biopsia cervicite crônica com paraqueratose e na outra cervicite cronica com metaplasia escamosa do epitélio endocervical.
    Dr., por favor me ajude, já me conformei que tenho HPV, mas estou com muito medo desses nomes dizerem que estou cancer ou que tenho que retirar meu útero. Eu nunca ouvi o nome paraqueratose, o que é isso? Tem cura? Seria com cauterização? É um grau avançado de HPV? Tem relação com as cólicas menstruais fortíssimas que eu tenho?
    Me ajuda por favor, meu retorno é só daqui uma semana e isso não está me deixando ter paz. Agradeço pela atenção.

    • Jussara:
      A única coisa que está anormal no seu resultado e precisa tratar, pois indica uma infecção, é o esfregaço purulento, o restante não tem nada de grave. Paraceratose (ou paraqueratose) nem é doença. É apenas um aumento da “capa” de células do revestimento. O infiltrado linfoplasmático deve-se à infecção. Metaplasia escamosa e malphigiana também não são doenças. São o resultado da evolução genital da mulher. Isso é normal. Calma, senão você acabará fabricando uma doença que você nem tem. A cabeça das pessoas costuma ser o seu maior inimigo. Já ouviu falar em Efeito Nocebo? Leia aqui. Efeito nocebo é o fenômeno pelo qual uma pessoa, quando acredita estar com uma doença, acaba adquirido aquela doença.

      • Dr., muito obrigada! Se é uma infecção curável e não é um grau de hpv cancerígeno eu fico um pouco mais aliviada. Volto para dar notícia depois do tratamento. Terei que fazer cauterização?

        • Jussara:
          Provavelmente não, pois se tem pus (esfregaço purulento) é sinal de infecção superficial, mas apenas o exame físico é que dirá se precisa ou não fazer qualquer tipo de procedimento mais agressivo. Talvez só com uma pomada e um antibiótico oral resolva o problema.

  21. Dr, fiz o papanicolau e a médica pediu a colposcopia por causa da sigla ASC-US. A conclusão da colposcopia foi: Colo uterino com zona de transformação atípica peri-orificial. Colpite difusa. O diagnóstico da biópsia foi: CERVICITE CRÔNICA INESPECÍFICA COM METAPLASIA ESCAMOSA DO EPITELIO ENDOCERVICAL COM EXTENSÃO GLANDULAR. [NOTA]: Não há evidências morfológicas de infecção viral e/ou neoplasia no presente material, ao exame dos níveis aprofundados do bloco.

    Estou muito preocupada pois tenho tido dores quando tenho relações
    sexuais e acredito que seja por essa ‘lesão’.

    • Karoline:
      ASC-US é uma sigla NORTEAMERICANA usada quando aparecem alterações atípicas ou sem conclusão diagnóstica, ou seja, é o famoso “sei lá, entende?”, mas geralmente são achados benignos e que não tem probabilidade de complicações. Esta sigla não é padrão brasileiro, mas os patologistas adoram usá-la para enfeitar e empombalhar os laudos, deixando as pacientes desesperadas e assustadas iguais a você. O que você tem é o achado mais comum em 99% das mulheres com vida sexual ativa e não mata ninguém. Talvez seu problema possa ser ressecamento de mucosa, neurite, problemas de ordem psicossomática. Converse com seu médico e, casos preferir, converse com um(a)psicólogo(a) (não consulte psiquiatra).

    • Fernanda:
      Leve ao pediatra, pois infecções, de qualquer tipo ou órgãos na infância, é da alçada do pediatra. Se o corrimento não tem cheiro e tem aspecto “gosmento”, pode ser leucorreia fisiológica, que é o corrimento normal da puberdade, quando a menina começa a trocar as células infantis da vagina, útero e colo, por células maduras.

  22. Bia:
    Metaplasia escamosa endocervical é um estágio de maturação, ou seja, é o processo final de substituição de células imaturas, sensíveis ao pH ácido, que as destroi, por células maduras, escamosas, resistentes à acidez. Talvez você tenha HPV, mas para se ter certeza, precisa fazer mais exames e deve ser isso que seu médico quer fazer e não refazer o que já está feito.

  23. Dr. eu fiz uma biopsia e o resultado foi: metaplasia escamosa endocervical; cervicite cronica; alteraçoes coilocitoticas sugestivas de infecçao HPV. O medico fez uma eletrocauterizaçao ja tem uns 20 dias e marquei o retorno. Dr sera que vou precisar fazer tudo de novo e o significa tudo isso.

  24. Eu não posso tomar esse medicamento pq kro engravidar esse ano ano…vc sabe se existe uma pomada q passana hora para aliviar a dor mais remédio q ajuda aliviar a dor após a relação ou durante? Obg !!

    • Beatriz:
      Não existe tratamento tópico para neurite. Apenas sistêmico. Esta é a típica situação em que você terá que fazer uma escolha: ou fica com a dor e engravida, ou adia a gravidez e se livra da dor. Não tem outro jeito.

  25. Entendi…médicos fazem exames em mim e nunca acham nda q possa me medicar corretamente…eu só posso ter essa neurite…o médico examinou não tenho ferimentos nada na vagina..fiz diversos exames só pode ser essa neurite…o problema agora é o médico aceitar me medicar da forma q eu kero..rsrs..ele vai dizer q to kerendo ensiná-lo. Rsrs…….

    • Beatriz:
      Depende do médico. Se ele for “cabeça dura”, arrogante e prepotente, com certeza de dirá exatamente o que você escreveu aqui, agora se ele for sensato, provalmente ele te escutará. Eu costumo escutar todos os que me interrogam sobre todo e qualquer possibilidade de tratamento. Muitas vezes a resposta está no próprio cliente. Sabe a história dos dois engenheiros que gastaram 8 milhões de reais para resolver um problema e os peões da fábrica, com apenas 80 reais, resolveram o problema melhor que os engenheiros? Isso não é anedota, aconteceu em uma grande fábrica. Em ciências da saúde também acontece a mesma coisa. Há de se estar acessível a qualquer coisa que seja passível de resolver um problema, até o Farmacêutico, na farmácia que, como já escrevi, é uma autoridade em farmacologia (ciência pela qual também sou apaixonado) pode acabar resolvendo seu problema, simplesmente pelo conhecimento obtido de outros casos, mas cuidado com efeitos do Dexa-citoneurin. Eu “caí do cavalo” com ele. Tive que tomar antibiótico pesado por 14 dias. A miosite sumiu com apenas uma injeção, mas eu também quase sumi do mundo com ela. Converse com o Farmacêutico (note bem: com o Farmacêutico, que deverá se identificar como tal, e não com o balconista). Quanto a engravidar somente após dois anos, depende de diversos fatores e o principal dele é a sua capacidade de eliminação do corticóide que, se você não for obesa, sairá mais rapidamente do seu organismo.

    • Pelo que você escreveu de dosagens, parece que a farmácia te indicou dexametasona IM, que existe em dosagens de 2mg/ml e 4mg/ml, mas não é bem esta a apresentação a qual me referi. A forma farmacêutica que lhe referi é associação de 1 ampola de vitamina B12 5000UI com uma ampola de dexametasona IM na mesma embalagem, com nome comercial de dexa-citoneurin. O problema é que precisa fazer uma avaliação clínica antes de se tomar este fármaco, pois ele tem diversos efeitos adversos, alguns até graves, como imunossupressão – eu tomei este fármaco para uma miosite (inflamação muscular) e acabei tendo uma pneumonia que quase me levou ao túmulo – síndrome de Cushing, que é um conjunto de distúrbios que vão desde hipertensão até diabetes e diversos outros. Isso pode aparecer com apenas uma injeção, que foi o meu caso. Tomei uma única dose do dexa-citoneurin de manhã e à tarde estava com pneumonia. É melhor você conversar com o seu médico. Nada contra a farmácia ou o Farmacêutico, que é um profissional tão ou mais qualificado em farmacologia que o médico, mas é por causa das possíveis “encrencas” que este fármaco pode causar.

  26. Procurei me informar na farmácia eles me disseram e aplicam sim..porém existe a dosagem 2 e 4 é injetável o q ele me disse…só q sinto dor já na primeira penetração. Ql vc me sugere ?

    • Beatriz:
      Será que é mesmo neurite? Pode ser problema de lubrificação vaginal, infantilismo genital interno, não visível externamente, e até mesmo problemas psicossomáticos (distúrbios psíquicos que produzem sintomas orgânicos).

  27. Eu acredito q vc encontrou meu problema…nossa parabéns vc é mto competente…eu tive um problema auditivo na minha adolescencia…segundo o otorrino o nervo do meu ouvido foi lesado…então tomei algum tempo o benerva…acho q tenho carência de vitamina b12.
    Parabéns pelo seu trabalho e Deus te recompense !!

    • Beatriz:
      É associação de B12 com dexametasona mais especificamente, e preferencialmente via intramuscular. O problema é que as farmácia não aplicam esta apresentação farmacêutica sem a prescrição médica. Converse com seu médico.

  28. Dr. preciso saber se hiv apresenta no exame..depois de 3 mêses de contato com a pessoa supostamente infctada ? Será q preciso aguardar 6 meses para fazer exame e tirar a dúvida ? Obg !

    • Fernanda:
      Você pode fazer um teste rápido em alguma unidade básica de saúde, mas se der positivo, terá que esperar os seis meses para confirmar por Wethern Bloot. De qualquer maneira, é melhor esperar.

  29. Boa noite, acabei de pegar um resultado de prevenção apresentou: ASCUS Classe II-III de papanicolaou, com a sugestão de repetição do exame dentro de 6 meses para melhor avaliação da alterações observadas (Alterações celualres: inflamação, metaplasia escamosa e presença de células escamosas atípicas de significado indeterminado). O médico disse que poderia ficar tranquila que dentro de 4 meses para repetir o exame e que não precisa se preocupar. Como é a primeira consulta com o médico estou bem preocupada. Havia feito o exame há 1 ano e meio e estava normal, alías nunca tive nenhum problema, tenho 33 anos, estou noiva e estavamos com planos para engravidar neste ano. O que devo fazer,estou em cidade diferença do meu médico de confiança. Obrigada

    • Adriana:
      Este médico que te deu o resultado que você transcreveu acima está certo. ASCUS na verdade é ASC-US, uma sigla usada quando se encontra célula atípicas sem significado patológico. Como ele disse, fique tranquila e repita o exame no prazo que ele te deu.

    • Beatriz:
      Existe. O tratamento pode ser feito com associações de vitamina B12 e corticóides, mas se a neurite tiver causa psíquica, você terá que fazer psicoterapia, pois senão os fármacos não resolvem. Converse com seu médico.

  30. Boa tarde,

    No começo do ano passado apresentei uma queimação na entrada da vagina, fiz todos exames tds normais, depois de 5 meses com mesmo problema fiz outra vulvoscopia e apareceu um processo inflamatorio a medica me passou uma pomada TROK-N, mas quando passei senti muita ardencia, desisti, depois resolvi passar novamente, mas depois de 5 meses que fiz o exame ainda com mesmo sintomas de vez enquando, apareceu uma bolinha dura que nem espinha amarela proximo a entrada da vagina, só percebi quando tomei banho e quando mexia ardia e coçava um pouco. depois de 03 dias sumiu.
    Minha medica chegou a ver e falou que não parecia nada, mesmo assim fiquei preocupada, procurei outro medico, fiz todos exames e não deu nada, apenas vulvoscopia precisou fazer biopsia deu vulvite cronica com acantose do epitelio de revestimento, passei pomada parece que deu uma acalmada no sintomas.
    Depois de um mês me deu uma infecção de urina que quase me derrubou até febre e dores me deu estava menstruada ainda. Tratando da infecção me deu uma coceira danada que não me aguentava e percebi que apareceu uma bolinha que nem espinha interna proxima a entrada da vagina mas em outro lugar que deu a primeira o meu medico viu falou que apenas irritação e deu uma pomada para coceira, só que quando coloquei me ardeu e coçou bastante.
    O problema que estou preocupada com essa bolinha que está aparecendo é uma só de vez em quando, alias apareceu duas vezes, pode ser da Vulvite?
    Desde já agradeço!
    Bjus

    • Cris:
      Essas bolinhas podem ser inocentes espinhas ou então simplórios cistos sebáceos. Isso não é comum, mas pode aparecer e não é doença nenhuma. É só uma condição de acúmulo de gordura em um determinado tecido. Quanto à sua ardência, pode ser hiperacidez vaginal. Muitas mulheres tem um pH vaginal tão baixo que chega a “queimar”, literalmente, tudo por fora e também por dentro. Converse com seu médico se não pode ser esse o seu caso.

      • Obrigada Dr.
        Percebo que essa bolinha dura aparece antes da mentruação, somente uma, sinto só quando passo a mão e pego espelho, o problema que nunca tive isso.
        As vezes sinto leve coceira na entrada da vagina isso me encomoda muito e fica dolorida.
        As vezes acho que é por causa da vulvite, mas tenho medo de ser Herpes Genital, mesmo que me falaram que não é vesicula, mas quando fico muito tempo sentada tenho dormencia nas pernas e depois na parte genitais.
        Fico preocupa, com essa bolinha que aparece de vez enquando.
        O que devo fazer?
        Grata,

        • Cris:
          Não parece ser, nem um pouco, herpes. No herpes aparecem diversas vesículas com líquido transparente (parece água) dentro e quando estouram, viram feridas muito doloridas. Quanto a dormência nas pernas e genitália por ficar sentada, é bom procurar um cirurgião vascular, pois pode ser problema circulatório. Essa bolinha parece ser algum acúmulo de gordura local causada por mudanças hormonais. Converse com seu médico.

          • Oi, Dr.
            Mais uma vez quero agradecer pela atenção.
            E dizer que ontem resolvi fazer o exame de vulvoscopia porque estava com a bolinha que nem espinha novamente e a medica me confirmou o que o Sr. falou que era um cisto sebaceo que parece uma espinha, ela apertou na hora e tirou toda secreção e depois sumiu. Nem precisava fazer biopsia, graças a deus.
            Sei que todas mulher tem, mas nunca tive esses acumulos que aumenta-se o porque está dando isso agora, pode ser alguma infecção?
            Bjs

          • Cris:
            Isso não tem relação com infecções. É algo transitório e que tende a desaparecer com o tempo.

    • Fernanda:
      Vá amanhã mesmo em uma unidade básica de saúde, pois não é apenas HIV que se corre risco em uma relação com parceiro desconhecido, mas também hepatite B e C, sífilis e outras. Existe teste rápido para HIV que dá para ser feito na unidade básica de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.