Vulvite

Dependendo do agente etiológico, a inflamação da vulva pode aparecer sob diversas formas clínicas.

Vulvite séptica – é causada por bactérias sépticas, determinando a infecção das glândulas anexas (bartholinite e skenite) ou abscesso dos lábios menores do pudendo.

Abscesso de grande lábio

Vulvite aftosa – provavelmente de etiologia virótica ou bacteriana, determina lesões sob a forma de pequenas vesículas ulceradas ou lesões extensas com exudato.

Vulvite aftosa

Úlcera de Lipschütz – apresenta-se sob a forma de úlceras recobertas de secreção purulenta. Sua etiologia é discutível, sendo atribuído ao “Bacillus crassus”.

Úlcera de Lipschültz

Vulvite herpética – causada por herpes-vírus, apresenta-se sob a forma de úlceras múltiplas e confluentes, provocando adenite inguinal.

Herpes genital em adolescente

Vulvite diabética – conseqüente às diabetes melitus, acomete as formações labiais sob a forma de eczema e prurido intenso.

Vulvite sifilítica – seu período primário se traduz pelo cancro duro, e o secundário, pelos condilomas planos, que são pápulas numulares de aspecto hipertrófico.

Vulvite sifilítica

Vulvite verrucosa – o condiloma acuminado, com seu crescimento, pode apresentar aspecto tumoral exofítico (figura 32). A doença causada por vírus, e seu desenvolvimento favorecido pelas condições locais de calor e umidade.

Condiloma acuminado

Molluscum contagioso


Liquen esclero-atrófico – faz parte do quadro das distrofias vulvares crônicas, podendo constituir substrato de inflamações de natureza inespecífica ou micótica. Apresenta-se com aspecto de placas brancas, confluentes e pruriginosas

Líquen esclero-atrófico

Outros casos de Líquen esclero-atrófico:

Líquen esclero-atrófico

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas (pequenos lábios) – a erosão da mucosa de revestimento dos lábios menores têm, provavelmente causa inflamatórias, e se ocorre nos primeiros anos de vida, provoca o acolamento dos lábios menores na linha median (figura 34).

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas

Outros casos de aderência labial:

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas

Secreção sebácea da vulva:

Secreção sebácea

Diagnóstico
As diversas formas de vulvite ocasionam irritação do tegumento cutâneo- mucoso da vulva. Tal irritação produz alguns sintomas: dor, disúria, ardor e prurido.

A inspeção nos órgãos genitais externos deve ser feita, em certos casos, com o auxílio de lupa, para se avaliar melhor verificação do aspecto das lesões. Frequentemente é necessária a colaboração do dermatologista, para o diagnóstico das lesões da vulva. O seguintes exames complementares podem ser realizados:
– exame microscópico direto do raspado das lesões.
– exame microscópico em campo escuro.
– cultura das secreções.
– reações sorológicas para diagnóstico de lues.
– dosagem de glicemia.
– pesquisa de glicosúria.
– biópsia.

Tratamento
É variável, dependendo do agente etiológico.

Vulvite aftosa, úlcerativa séptica – cuidados de higiene local pela aplicação de sabões neutros ou desinfetantes. Administração de antibiótico de largo espectro, por via oral ou parenteral. Em caso de abscesso, drenagem cirúrgica.

Vulvite por herpes-vírus – não há tratamento específico para este tipo de vulvite. Recomenda-se o uso de Zovirax tópico, oral ou parenteral, conforme a gravidade do caso.

Vulvite diabética – trata-se a diabete e, havendo infecção local por fungos, aplica-se violeta de genciana, em solução aquosa a 2%, três vezes por semana, no total de seis aplicações.

Vulvite verrucosa – aplicações de podofilina em solução oleosa a 25%, ou exérese cirúrgica, com bisturi elétrico, se as lesões forem grandes e confluentes.

Liquen esclero-atrófico – Recomenda-se aplicação local de corticóides, sob a forma de cremes. Estas lesões tendem a melhorar ou desaparecer na puberdade.

Aglutinação das ninfas – se o acolamento é frouxo, a simples tração lateral das formações labiais separa as ninfas. Seguem-se aplicações locais de crime de estrogênio, durante quinze dias, para facilitar a reepitelização. Se o acolamento é firme, a aplicação do creme de Estrogênios, por quinze dias, deve anteceder a manobra descrita acima. Esta medida facilita a resolução do processo.

[Voltar]

534 pensou em “Vulvite

  1. Tenho algo q apareceu em mim q foi aumentando …e ele coça e tbm as vezes qdo forçado sangra…um médico diz q é varizes e outro hemorróida … fica entre o anus e a vagina, essa dor q me perturba há 2 anos pode está relacionada a isso ? Obg !!

  2. Boa noite!
    Serei submetida à perícia médica do Estado de São Paulo no próximo dia 22, mas estou muito apreensiva, pois a colpocitologia e a colposcopia (exames obrigatórios para ingresso no concurso que prestei) apresentaram alterações. A médica que realizou a minha colposcopia não fez a biópsia pelo fato de eu não ter um pedido médico específico para anátomo-patológico. Procurei o meu médico e apresentei os resultados dos exames a ele, que por sua vez, me receitou Unigyn (para o casal) e Amplium G (pomada por 14 dias). No 10º dia de uso da pomada notei sangramento discreto, expelido junto com a pomada.
    Hoje, dia 13/12, não precisarei mais usar a pomada, mas o sangramento permanece discreto. Estou muito apreensiva, tanto por poder ser reprovada na perícia, quanto pelos problemas de saúde relacionados.
    A minha colposcopia apresentou os seguintes resultados:
    Endocérvice: Relevo papilar simples. Muco turvo.
    Ectocérvice: (…) Achados anormais: Epitélio aceto-branco plano extenso, circundando a ectopia e, extendendo-se pelo colo.
    Teste de Schiller: Positivo.

    1) Estou com medo de ser reprovada na perícia. O senhor poderia me orientar em relação a isso?
    2) Estou pensando em fazer exame de captura híbrida, pois, apesar de estar com o mesmo parceiro há 8 anos, sei que o vírus do HPV pode não apresentar sintomas por muitos anos. Gostaria de “ouvir” uma opinião médica aqui, já que só conseguiri retornar ao médico em 2011.

    Fico grata pela atenção;

    Abraços,
    Kátia

    • Katia:
      Que eu saiba, ninguém pode ser desclassificado de concurso público por causa de problemas ginecológicos. Sou servidor público federal e quando passei no concurso, diversos colegas que entraram comigo e que eram bem mais velhos que eu e tinham hipertensão, hipercolesteremia, diabetes, etc, foram aprovados no exame de saúde, recebendo apenas recomendações de acompanhamento. Os únicos exames que reprovam no quesito saúde são os militares e mesmo assim por incapacidade físicas sérias. Se não estiver no edital que problemas de saúde eliminam candidato, não poderão de desclassificar. Se estiver no edital, tem que constar quais as doenças, síndromes ou malformações que desclassificam. Não é simplesmente sair eliminando por “não ir com a cara” do candidato.

    • Beatriz:
      Se antes você não tinha dor às relações, pode ser algum problema em receptores sensoriais neuronais locais, talvez uma neurite. É algo raro, mas pode acontecer após alguma lesão (parto normal), infecção, etc. Se você sempre teve dores às relações, o problema pode ser psicossomático e neste caso o melhor é consultar um(a) psicólogo(a).

  3. Oi ! Estou com um problema há 8 anos…sinto uma dor terrivel na hr da relação..como se estivesse machucando td…essa época fiz preventivo o resultado foi : cervicite moderada inespecificada- ausencia de diaplasia e anaplasia -papa II tomei 6 meses de norfloxaxino e pomada …e nada de desaparecer a dor na hora da transa…fiz ultrassom tranvaginal e não acusou nada…retornei no ginicologista essa semana pq já havia desistido do tratamento…e me receitou creme colpotrofine e 2 doses de fluconazol …pois na hr q ele foi fazer o preventivo novamente notou mt corrimento …conclusão : nãoconsigo mais ter relação sexual a dor é terrivel ! O q eu faço ?

  4. Olá, li algumas das explicaçoes sobre hpv, fiz papanicolau e sempre faço todo ano, esse ano fiz em outubro e notei como se fosse uma espinhazinha, mas a medica nao viu, entao em novembro fui me incomodando voltei a medica esse mes, ela pediu uma colposcopia e outros exames, e diz ser uma verruga, mas esta bem pequena mesmo.
    O fato do organismo poder ele mesmo combater o virus dispensa tirar a verruga?
    E, dele ter uma imunidade contra essa virus, o organismo pode realmente erradica-lo do corpo?
    E se a imunidade e organismo da pessoa, faz com que ela nao tenha mais sintomas, ela pode transmitir mesmo sem sintomas,ou pode se considerar curada?

    • bel:
      Você pode ter qualquer vírus, ser portadora assintomática e não desenvolver a doença. Isso acontece até com a AIDS. Tem muita mulher (a maioria esmagadora) que tem HPV e não tem nem sintoma e nem doença. O organismo pode eliminar sozinho o vírus ou então inativá-lo, pois se não fosse assim a humanidade já estaria extinta há milênios.

  5. Olá Dr.
    Fiz os exames de rotina pedidos pela minha ginecologista e, durante a realização dos exames foi feita também uma biópsia. O resultados do exame são:

    Colpocitologia Oncótica
    (Material: Raspado Cérvico Vaginal: ALPH.C 232974 (2010)) (Método: Coloração de Papanicolaou)
    Avaliação da Amostra Satisfatória para avaliação diagnóstica
    Microbiologia Flora bacilar
    Avaliação Hormonal Esfregaço eutrófico
    Diagnóstico Negativa para células neoplásicas. Presença de
    alterações celulares reativas ou reparativas em células
    escamosas.

    Anátomo Patológico
    (ALPH.A 86719 (2010)) (Método: Coloração por Hematoxilina e Eosina)
    Relatório Macroscópico
    Material representado por fragmento de cor castanha e consistência firme, medindo 0,5 cm. Todo o material
    foi submetido a estudo histológico – 1B/1F.
    Relatório Microscópico
    Os cortes histológicos permitem o seguinte diagnóstico:
    Diagnóstico
    Colo uterino, biópsia:
    – Cervicite crônica agudizada com metaplasia escamosa do epitélio colunar.

    Gostaria de saber o que podem significa? Pode ser algo grave?

    Tenho retorno com a médica apenas em Janeiro, mas fiquei nervosa com o resultado da biópsia e gostaria de mais informações.

    obrigada!!

    • Josi:
      Não há nada de grave na sua biopsia. Sequer há doença. metaplasia escamosa faz parte da evolução genital da mulher e cervicite crônica inespecífica é o achado mais comum (99,999999%) das mulheres com vida sexual ativa e tem várias causas, indo desde duchas vaginais, até alergia à tecidos e à camisinha e DIU. Fica “fria”.

      • Obrigada, Dr!!
        Me tranquilizou totalmente!!
        Só mais duas perguntas:
        O fato de ser agudizada (a cervicite cronica), o que quer dizer?
        Hoje peguei os exames no laborátório e uma lauda, que não saiu no resultado da internet, dizia:
        teste de schiller: positivo, isso quer dizer que está normal?

        Obrigada!!!

        • Josi:
          Talvez tenha acontecido algum processo inflamatório mais novo, mas isso não é problema. Quanto ao teste de Schiller, é um método que dá muito falso positivo, sendo pouco utilizado.

  6. Bom dia, fiz o exame de papanicolau e o mesmo deu atipico com significado inderminado, a parcial de urina deu sangue – presente +, leucócitos 35.000, hemácias 17.000, minha médica solicitou uma biópsia, o que pode ser isto?

    Fico no aguardo!

    • Camila:
      A indicação de biopsia no papanicolau é rotina quando dá este resultado, mas quanto ao sangue na urina, é melhor esperar o resultado da biopsia e fazer outros exames mais específicos para função renal.

  7. não entendo esse negócio de período fertil.tenho ciclo irregular (25 a 28 dias).no mês passado numa determianda semana tinha certeza que estava fertil.aí fiz uma ultrasson e vi que no ovario esquerdo ainda havia um tal de foliculo dominante, ou seja, o ovulo não tinha se rompido ainda! então como funciona esse negocio de calcular o perido fertil? pq estou tentando engravidar e fiquei confusa.

    • camila:
      São estimativas baseadas no ciclo médio das mulheres, apurados estatisticamente. Isso não significa que vá funcionar para todas as mulheres. Se o seu ciclo é irregular, então desconsidere todo e qualquer cálculo. Se você tivesse escrito esta informação antes, eu não teria nem te passado os passos a serem seguidos por uma mulher de ciclo normal. Converse com seu médico, pois provavelmente você terá que usar um indutor da ovulação ou algum tratamento hormonal.

  8. Fiz uma curetagem e no dia seguinte a coceira aumentou e me feriu a vagina e seu arredor…O corrimento provoca isso? O gotejamento do liquido aminiotico provoca esse vermelhao e essa coceira? Meu GO pediu para lavar com um sabao liquido e usar nebacetin….O que fazer?

    • Dayse:
      O corrimento é ácido e provoca feridas sim. O líquido aminiótico não é tão ácido quanto o corrimento e dificilmente poderia piorar o seu quadro. Siga a orientação do seu médico e qualquer coisa diferente, volte ao consultório.

  9. Fiz um aborto induzido pela falta do liquido aminiotico.
    Estava de 16 semanas. Depois da curetagem minha vulva e ao arredor ficou muito vermelho quase carne viva…agora esta um pouco melhor..O que fazer neste caso? Uso sabonete liquido da marca Vagilis e agora estu passando nebacetin…

  10. não eu sei que o ácido fólico é super importante. queria saber assim, uma mãe grávida de 1 mês e que ainda não tomou de jeito nenhum o ácido fólico, porque não sabia ainda da gravidez. O bebê nesse caso corre muito risco? Já que a mãe ainda não tomou o ácido fólico?

  11. obrigada doutor!!! mas onde eu moro nao existe isso, aqui ate o vento faz a curva na entrada da cidade,mas bom feriado de carnaval p senhor, manterei contato. Um abraço!!!

  12. Gostaria de saber,é perigoso uma mulher que está grávida de 1 mês, e que nunca tomou ácido fólico? Porque dizem que tem que se tomar por uns 3 meses antes de engravidar.Então, mesmo sem ter tomado ainda ácido fólico, o bebê corre muito risco de o tubo neural não ter se fechado?

    • camila:
      Segundo o fragmento abaixo, retirado de um trabalho da Genética da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), é bem o contrário. Leia abaixo:
      “Algumas substâncias podem reduzir o risco de malformações. O exemplo mais conhecido é o ácido fólico, que durante as primeiras semanas de gestação reduz o risco de defeitos de tubo neural. Mães que já tiveram crianças anencéfalas devem receber suplementação de ácido fólico antes da gestação e durante as primeiras semanas pois isso reduz em aproximadamente 70% o risco de novo feto anencéfalo.”
      Ou seja, segundo o trecho do artigo (veja-o na íntegra aqui, o ácido fólico previne justamente problemas neurais.

  13. Boa noite. No meu seio direito estava saindo quando eu apertava, uma secreção branca como se fosse leite.A minha médica disse que minha mama direita tem mais sensibilidade e de tanto eu apertar tava produzindo esse leite. Fiz um exame e a microscopia detectou: esfregaço quiloso contendo céluas espumosas (histiócitos) dispostas aleatoriamente, e a conclusão foi: negativo para células neoplásicas.
    Bem, queria saber se de acordo com a microscopia, pode-se dizer que esse líquido é leite mesmo? Mesmo eu não estando grávida? Tem algo sério na leitura desse exame?

    • camila:
      não tem nada de sério nesse exame e para se dizer se é leite ou não precisa da análise química qualitativa. Só pela microscopia é difícil dizer se é leite ou não. Procure um endocrinologista, pois pode ser alguma alteração hormonal, embora muitas mulheres tem galactorréia mesmo sem estarem grávidas.

  14. ola doutor! saudades! Eu tenho Liquen esclero atrofico, e foi diagnosticado ano passado com tratamento inicial com furoato de mometasona e depois com progesterona por 30 dias. depois mais 60 dias. acontece que mes passado (janeiro) , me saiu na vagina uns caroços com uma massa branca, e a coceira voltou dentro, fora onde ficam os pelos, foi horrivel, entao suspendi a aplicação da progesterona que é de duas x ao dia, e voltei a usar furoato de mometasona, pois como moro no interior nao pude voltar no medico. outra coisa que me incomoda e o cheiro da progesterona em contato com a pele, ela nao tem cheiro, mas em contato com a vagina, sai um cheiro horrivel doutor… e estou muito desanimada porque a mancha branca diminuiu 50%, mas tem as recaidas e eu pergunto p senhor, eu vou ter que ficar o resto da vida aplicando cremes e progesterona? isso ta certo doutor? ja que isso nao tem cura, qual a melhor maneira de sobreviver com essa doença? Obrigada,um abraço p senhor.

    • lucia:
      Desculpe a demora, estava muito “encrencado” com o Detran (minha carteira de motorista venceu). Sua pergunta é difícil de responder, pois o que você tem não se pode chamar de doença. É um distúrbio ou defeito dérmico causado por anticorpos que destroem a mucosa. A causa é seu próprio sistema imune que enxerga sua mucosa genital como um “alienígena” e tenta matá-lo. Uma coisa que melhora bastante é tranqulidade. Psicoterapia ajuda bastante, pois “esfriando” a cabeça, o sistema imune diminue a agressividade. A progesterona tem esse problema de mau-cheiro, mesmo, e isso não tem como consertar, pois é inerente ao mecanismo de absorção dele. O único conselho que te dou que pode ajudar, mesmo, é procurar um(a) psicólogo(a). Isso funciona, pois aqui no hospital onde trabalho, a psicoterapia faz parte do tratamento das afecçções autoimunes.

  15. Olá DoutoR,
    Há 1 semana apareceu um caroço no inicio dos grandes labios mais para o lado esquerdo, não sinto dor, se não tocar esqueço a sua existencia,mas qdo me enxugo e toco sinto um incomodo e qdo me lavo e tenho a sensação de coceira. o que podeser isso? estou viajando e não tenho como procurar meu gineco. Espero que possa me ajudar. Estava passando nebacetim e agora estou com a ocilon AM , mas sem sucesso.
    Aguardo retorno.
    Renata

    • Renata F.:
      Se o caroço for esbranquçado ou levemente amarelado pode ser um cisto sebáceo e nesse caso não adianta passar nada. Ele deverá “estourar” e sumir sozinho. Se não sumir sozinho, quando você puder, procure seu médico.

  16. ok.doutor mais isso tem cura ainda ou por ja ser cronico só tem controle? eu posso passar isso pro meu parceiro? e so mais uma coisa pode me impedir de engravidar?
    obrigsado

    • É difícil responder, cacau, pois em ciências da saúde não existem afirmações categóricas iguais as possíveis nas ciências exatas e tecnológicas. Pode curar, ou seja, o processo reativo pode sumir sozinho, mas pode continuar a te incomodar. A prióri, não interfere na gravidez, a menos que existam outros problemas, especialmente anatômicos. Faça um exame completo com um gineco para avaliar sua parte anatômica.

  17. ok,mais doutor isso tem cura ou se ja esta em estado cronico só tem controle? e cnas minhas relações eu posso passar algo pro meu parceiro? e so mais uma coisa no caso de uma gravidez,me prejudicaria para engravidar? obrigado!

    • cacau:
      Quanto ao parceiro, se for reação imunológica, ele não deverá contrair a infecção ou desenvolver qualquer tipo de problema devido ao seu corrimento.

  18. oi doutor estou com um corrimento muito forte ja fiz tratamentos mais acaba voltando fiz uns exames um tempo atras e deu vulvite polipoide o que significa??
    e tem alguma coisa que posso fazer pra aliviar este corrimento? obrigada

    • Ih, cacau, parece que cronificou e pode ser até uma reação imunológica por infecção mal-curada ou mal-tratada na infância ou adolescência. Vulvite polipóide é um tipo de patologia na qual aparecem pólipos que podem decorrer de infecções viróticas/bacterianas (Molusco contagioso) ou por distúrbios da pele (verrugas).

    • camila:
      Até podem, mas não existem muitos estudos de segurança e teratogênese destas drogas fitoterápicas. Se o seu médico indicou, tome, do contrário, é melhor conversar com ele.

  19. DOUTOR, tomo fluoxetina (3 ml) ao dia. E não estou tomando ainda o ácido fólico. Se eu engravidar tem algum problema? Em relaçaõ a eu tomar a fluoxetina e não estar tomando o ácido fólico?

    • camila:
      Essa é a tal da perguntinha difícil de responder com convicção. Como já escrevi em diversos comentários anteriores, a farmacologia é uma ciência biológica e como tal, ela não é exata como a matemática e a física e nela, tudo pode acontecer e, portanto, prever o que vai acontecer se você toma um fármaco e não toma outro é muita pretensão da minha parte. A única coisa que te digo é que os índices de efeitos indesejados sobre a gravidez não são altos, mas isso não quer dizer que você estará livre de riscos. Nem seu médico, nem eu, nem mesmo DEUS é capaz de dizer se você estará livre de algum problema, pois como disse, farmacologia não é uma ciência exata e nela, tudo é possível. Desculpe não lhe dar uma resposta “seca”, mas estou sendo honesto contigo. NINGUÉM pode afirmar qualquer coisa convictamente dentro das ciências biológicas e da saúde.

  20. DR FIZ UM UMA BIOPSIA E O RESULTADO FOI TECIDO CINZENTO MEDINDO 0,2CM INTEGRALMENTE SUBMETIDO,MAIS NAO PUDE RETORNAR NO MEDICO AINDA GOSTARIA DE SABER SE E UM CISTO QUE POSSO REMOVER,E NO DIAGNOSTICO HISTOLÓGICO APARECERAM OS SEGUINTES DADOS VULVITE COM EDEMA DE CÓRION,EXISTE ARRANJOS PAPILOMATOSOS BEM COMO ESBOÇOS COILOCITÓTICOS E MINHA AVALIAÇÃO CITOHORMONAL PREJUDICADA PELA INFLAMAÇÃO.DR SE POSSIVEL O SR PODE ME EXPLICAR ALGO SOBRE E ME RESPONDER SE POR ESSES PROBLEMAS NAO PODEREI TER FILHOS?

    OBRIGADA PELA ATENÇÃO.

  21. O câncer de dói? E se dói, em qual situação passa a doer. Pergunto isso porque uma conhecida sentia umas dores no seio e quando foi fazer a ultrassonografia tinha um nódulo de 5 cm, diagnosticado como câncer!

    • camila:
      Depende do tipo e da localização do tumor. Alguns tipos de câncer não doem, especialmente os de sistema nervoso central que na maioria dos casos, tem como sinais as convulsões, cegueiras, alterações de sensibilidade, de movimentos, de consciência, etc. O câncer mais dolorido é o linfoma, pois ele se infiltra nos ossos. Normalmente é possível ver se um tumor é maligno no próprio exame de imagem (ultrassonografia, mamografia). Se sua médica disse que o seu é benigno é porque a imagem do seu nódulo é compatível com tumor benigno.

  22. Muito obrigada, Doutor.
    Minha amiga fez histerectomia total há 30 anos. A Anatomia Patológica reportou “endocervicite crónica com metaplasia malpighiana”.
    Há cerca de 20 anos sofreu duro ataque de herpes zoster. A erupção vesiculosa incidiu especialmente sobre a mama direita.
    Desde que fez a cirurgia tem-se debatido com graves problemas de incontinência urinária.
    Em 3 de Agosto passado recorreu ao médico por se encontrar num estado deplorável desde há bastante tempo.Foi-lhe receitada Ciprofloxacina e Quadriderme. (Deu-se muito mal com o Quadriderme).
    Em 16 de Outubro decidiu-se a recorrer à Ginecologia do Hospital dando conta de uma ferida vaginal que há muito a apoquenta e donde julgava virem todos os seus males.No hospital detetaram também prolapso da uretra.
    Tem feito 3 aplicações semanais de Estriol (creme). Com ligeiras melhorias quanto à uretra.

    Em 26 de Novembro o médico receitou-lhe também o Zovirax por ela relatar pruridos muito intensos e dores (já referidos). Parece bem real a presença do herpes genital.Como referi desde há 30 anos não teve qualquer contacto sexual.
    Tentou um tratamento de 5 dias sem grandes resultados.
    Em 30 de Dezembro tentou mais outro tratamento de 5 dias e alongou-o para 10 dias.
    Por quanto tempo se pode usar o aciclovir?
    Obrigada, Doutor.
    Estes problemas fazem acamar as idosas ou a que sejam conduzidas para lares. Queremos evitar essa situação e ajudar outras idosas.
    Obrigada, Doutor.

    • maria da silva:
      Não se pode fazer uso prolongado do aciclovir (Zovirax) porque ele é muito tóxico e pode causar efeito inverso, ou seja, criar resistência no vírus. Em um caso mais grave de infecção, o médico poderá interná-la e fazer endovenoso, que é mais perigoso ainda e talvez não valha o risco X benefício. O herpes não é um problema só para idosas. Muitas pessoas aparentemente sadias acabam acamadas por conta dele. No hospital onde trabalho temos muitos tratalhadores, inclusive da enfermagem e médicos, afastados por causa dele. Também é um tormento e um risco enorme para os leucêmicos, tanto que fazem doses endovenosas de aciclovir quase semanalmente para previnir o herpes que, para eles leucêmicos, pode ser fatal.

  23. Vladimir Antonini, me tire essa dúvida. Quero engravidar mais não entendo. O ácido fólico tem que ser tomado 3 meses antes de engravidar e 3 meses depois? E se eu engravidar enquanto estou tomando? É necessário esperar os 3 meses tomando ácido fólico para só depois tentar engravidar?

    • camila:
      É melhor você conversar com sua médica, pois se ela prescreveu o fármaco para você, ela é deve lhe dizer e esclarecer quais os passos que você deverá seguir.

  24. Tenho uma amiga de 78 anos de idade que sofre muito com pruridos intensos e posteriores inflamações muito dolorosas aquando das micções; recentemente foi-lhe receitado Zoviraz. Parece ajudar mas não resolveu. Essa amiga há mais de trinta anos que não tem qualquer tipo de relacionamento sexual. Será um caso de herpes genital contraído há mais de 3 décadas? É possível? É muito importante para nós e outras idosas que muito sofrem o favor da resposta.
    Obrigada.

    • maria da silva:
      É possível que seja um herpes que está latente há muito tempo, pois diversos agentes virais e também bacterianos tem a capacidade de ficar em latência dentro do organismo e se manifestarem em momentos de baixa imunidade, mesmo que leve dezenas de anos. Temos muitos relatos aqui, no hospital onde trabalho de casos de herpes-zóster que voltou a atacar após quase 40 anos do primeiro contágio e manifestação.

  25. Quero tirar uma dúvida, há uma semana, fiquei com inchaço nos pequenos lábios, depois verifiquei que uma pontinha ( bem pequena) está inflamada..estou usando pomada a base de dexametasona anti-inflamatória, porém o problema continua. Nunca tive este tipo de problema…

    • Denise:
      Pode ser um cisto sebáceo, uma espinha… Ou então alguma infecção de pele. Vá ao médico, pois precisa de um exame clínico/fisico para diagnosticar.

  26. doutor ha umas 3 semanas estou com corrimento com mau cheiro e agora com sangue sem eu estar no meu periodo menstrual.já marquei medico mais pelo posto de saude demora um pouco.por favor veja o que pode fazer pra me ajudar.grata

    • maryellen:
      Precisa fazer alguns exames, além do exame clínico. Vá a um hospital de urgência e emergência (pronto socorro) que eles deverão te atender, pelo menos é o que diz a última lei sancionada pelo presidente da República e que trata do amparo incondicional à saúde da mulher.

    • camila:
      Provavelmente, note bem, PROVAVELMENTE, o mioma não afetará a criança, mas como tudo em ciência é provisório, especialmente em ciências da saúde, NADA se pode afirmar com convicção. Como sempre digo e escrevo: ciência da saúde não é uma ciência exata como a física e a matemática. Ela é quase exata, pois nem tudo o que se prevê acontece de fato.

  27. Vladimir Antonioni, me diga uma coisa que está me preocupando. Tenho um mioma intramural de 1,1 cm. Vou tentar engravidar este ano. Meu bebê será prejudicado?Terá algum problema com ele por causa desse mioma? A médica disse que o mioma é retirado depois de uns 2 meses depois do parto, só se ele for muuuito grande.
    Agora, se eu engravidar tendo mioma,e no meu caso como é pequeno não precisa eu operar.Mas quando eu for ter outro filho eu posso engravidar normalmente né?

    • Camila:
      Sua médica está correta. Você poderá engravidar novamente, desde que este mioma não aumente e não forme outro mioma a partir do ponto de nidação da sua próxima gravidez, pois caso você tenha problema de formação de quelóides em cicatrizes, o risco de ter outro mioma aumenta. Converse com sua médica.

  28. Doutor,

    Uso anticoncepcional há 10 anos e nunca tive irregularidades no ciclo, porém este mês a mestruação não veio, apenas no 1º dia tipo um corrimento escuro. Tomo pílula adequadamente e neste ciclo tive dois sangramentos antes do término da cartela. O que poderá estar acontecendo? Há dois anos tive um diagnóstico de hipoplasia ovariana, acha que pode ser gravidez?

  29. Peguei meu exame hoje e tive o seguinte resultado: Mucosa de zona de transformação apresentando metaplasia malpighiana imatura da endocervix com cervicite crônica agudizada associada. Estou com algumas dores no ventre. Isso é muito perigoso, posso não engravidar mais? Volto a médica dia 13, mas gostaria de me tranquilizar antes. obrigada

    • Jessica:
      Isso não é grave e você pode engravidar, a não ser que você tenha algum outro problema anatômico ou hormonal, mas do ponto de vista citológico, está, pelos dados que você colocou aqui, dentro dos limites.

    • Camila:
      O objetivo desse domínio não é angariar clientela e muito menos fazer propaganda, embora o domínio pai seja antonini.com.br, mas aqui o objetivo é apenas informar, de maneira prática, precisa e sem meias-verdades, procurando desmascarar os pseudo-cientistas e comentando e desmascarando as “descobertas médicas mirabolantes” que, na imensa maioria, não passa de tentativa de decolagem meteórica de carreiras e de nomes de pseudo-cientistas e, portanto, se você precisa de atendimento médico especializado, ou está sem confiança em seu médico, procure outro médico, pois não atendemos em consultórios. Somos servidores públicos federais do Ministério da Educação, lotados em hospital-escola e nossa missão é exatamente essa, EDUCAR, sendo esse o objetivo primeiro desse website.

  30. Doutor, sou eu novamente. É que estou preocupada. A mama que tenho 2 cistos pequenos está ultimamente doendo muito, umas pontadas que incomodam.Me diga, essa dor é dos cistos? A médica disse que tenho mamas muito densas também. E se sinto dor só na mama que apresenta os cistos, então a dor é devido aos cistos? Estou com medo!!!!

    e FELIZ NATAL!

    • Camila:
      O cistos mamários são como pedras no sapato. Nâo servem para nada, mas incomodam bastante. A dor é causada pelos cistos. Se forem superficiais, a sua médica talvez até tente extrai-los, mas se forem profundos, é melhor deixar quieto, pois o risco de complicações pós-cirúrgicas não compensa a extração. Converse com sua médica.
      Feliz natal para você e sua família.

  31. Tenho uma pequena ferida no útero na qual minha médica informou que tenho que realizar uma calterização.Mais ainda não fiz,tive a pouco tempo no consultório e ela me receitou um Gel chamado kronel devido a um corrimento. Li a bula que informa que o medicamento também é um cicatrizante. Ou seja serve também para essa ferida ou não???

    • Lília:
      Faça a cauterização. A ação do fármaco é cicatrizante em certos casos, não em todos e, na dúvida, faça o que a médica prescreveu.

  32. Gostaria muito de tirar essa dúvida, pois estou preocupada.No seio q eu tenho 2 cistos pequenos, na mama direita, às vezes sinto umas pontadas. Dói. A minha médica falou que o cisto pode incomodar sim, é uma característica do própro cisto, pois ele tem água dentro não é?
    Me digam, essa dor unilateral só em uma mama pode ser um grave problema?

  33. Doutor há alguns dias notei uma mudança na cor da minha secreçao…esta meio amarelada….mas não cheira mal e nem aumentou a quantidade, e aparece apenas as vezes sera que tenho alguma coisa???

    Ou será que ´q por que estou perto de mestruar mas isso nunca aconteceu…

  34. Gostaria de saber o que acontece. Minha menstruação veio num dia. no outro não veio e no dia seguinte veio. Está assim,indo e voltando. Não tomo anticoncepcionais, o único remédio que tomo é o antidepressivo fluoxetina 5ml ao dia. O que causa esse ciclo irregular da menstruação?

  35. Olá Dr. Fiz uma colposcopia com biopsia e o resultado foi o seguinte:biopsia de colo uterino -cervicite cronica com discreta acantose do epitelio de revestimento ectocervical.Na colposcopia aparece um ponto sangrante as 15h adentrando canal endocervical.
    Estou receosa e gostaria de saber sua opinião…
    Desde já muito obrigada!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.