Ao par da missão do Mestre Jesus na terra, deve-se ressaltar seus ideais educacionais que tinham como princípio a valorização de virtudes como o amor ao próximo, a caridade, a justiça e a misericórdia, o desapego pelos bens materiais, a ênfase na busca pela grandeza interior e, em especial o anuncio da palavra de DEUS para todos os povos.
Patrística foi a fase em que os primeiros padres da Igreja buscavam estabelecer e explicar a doutrina cristã, conciliando-a, na medida do possível, com a cultura greco-romana.
O pensamento de Santo Agostinho reflete exatamente os principais passos de sua trajetória intelectual e que dominaram as fases anteriores: maniqueísmo, ceticismo, neoplatonismo e cristianismo. Defendeu que o ser humano tinha uma natureza moral inclinada para o mal. A função da educação era fortalecer a vontade humana, ancorada na fé cristã, para sobrepujar essa inclinação para o pecado.
Na idade média existiam dois tipos de clero:
a – o Clero Regular (de regula = regra) que era constituído por monges que viviam isolados e enclausurados nos mosteiros fundados por ordens religiosas;
b – o Clero Secular (de séculus = mundo) que era composto por monges e sacerdotes que viviam em contato com o mundo “profano”, com o “povão”.
Nos mosteiros funcionavam as Escolas Monásticas ou internatos e foram centros de cultura e de ensino no período medieva, durante o qual, preservaram em grande medida, a cultura greco-romana. Os principais mosteiros pertenciam às Ordens religiosas dos Beneditinos (Ordem de São Bento), Franciscanos (Ordem de São Francisco), Agostinianos (Ordem de Santo Agostinho), Dominicanos (Ordem de São Domingos), Carmelitas, etc..
A partir do século XI, desenvolveram-se as Escolas Catedrais, junto às Catedrais Católicas, ministrando as seguintes disciplinas ou matérias : teologia, trivium (gramática, dialética e retórica) e quadrivium (aritmética, geometria, música e astronomia).
Os ideais da educação cristã medieval eram: incutir obediência irrestrita aos dogmas cristãos. desestimular a livre investigação científica e filosófica que contrariasse aos dogmas estabelecidos.
Escolástica era o nome dado ao movimento filosófico católico cujo problema básico era buscar a harmonização entre a fé cristã e a razão. Fundada pelos Doutor da Igreja, Tomás de Aquino, um importante filósofo, tinha como princípio educacional: DEUS como o autêntico mestre que ensinava no íntimo da alma, contudo, competia ao professor ajudar o aluno a descobrir e expressar suas potencialidades intelectuais. Dava ênfase ao ensino religioso com valorização de virtudes tais como o amor ao próximo.
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