Pavlov

IVAN PETROVITCH PAVLOV (1849-1936) cuja influência é pronunciadamente sentida em muitas áreas da psicologia contemporânea e que, com seu trabalho sobre a aprendizagem ajudou a levar o associacionismo, de sua ênfase tradicional nas idéias subjetivas, para o estudo concentrado das secreções glandulares e movimentos musculares objetivos e quantificáveis. Em conseqüência, o trabalho de Pavlov forneceu a Watson um novo método de estudo do comportamento e de uma maneira de tentar controlá-lo e modificá-lo.

Ivan Pavlov nasceu na cidade de Ryazan, na Rússia Central, sendo o primogênito dos onze filhos de um pároco de aldeia. Sua posição numa família tão grande lhe impôs responsabilidades e trabalhos duros em tenra idade, características que ele conservou por toda a vida. Pavlov deixou de ir à escola por vários anos devido a um acidente que envolveu um grave golpe em sua cabeça quando ele tinha sete anos. Seu pai educou-o em casa e, 1m 1860, ele entrou para um seminário de teologia, pretendendo preparar-se para o sacerdócio. Mais tarde, depois de ler Darwin, Pavlov mudou de idéia. Em 1870, percorreu a pé várias centenas de quilômetros para freqüentar a Universidade de São Petersburgo, onde decidiu especializar-se em fisiologia animal.

Aprendizado segundo Pavlov

Das estruturas do comportamento humano, esta é a mais difícil de ser explicada e ainda é a que provoca maiores polêmicas e discussões.

Segundo pesquisas de Ivan Petrovichck PAVLOV, o aprendizado se processa de maneira reflexa, ou seja, através de estímulos ambientais que exigem do organismo respostas sob a forma de reflexos, as quais são aprendidas e condicionadas nos sistemas de memorização e utilizadas pelo indivíduo toda vez que surge uma situação compatível com aquela condicionada e registrada em sua memória.

PAVLOV foi o pioneiro na pesquisa dos processos de aprendizagem, tendo feito suas experiências em cães, nos quais ele fazia incisões na bochecha do animal colocando nelas um tubo para coletar saliva e posteriormente apresentava um sinal sonoro e, em seguida, um pedaço de carne ao cão. Colhia a saliva produzida pelo cão, analisava sua quantidade e anotava. Procedia dessa forma várias vezes, até que num dado momento, apresentava somente o estímulo sonoro e o cão salivava da mesma maneira, esperando o alimento, demonstrando com isso que havia aprendido os fundamentos da situação. Primeiro tinha que ouvir a campainha e depois receber a carne.

Pavlov e seu clássico experimento com cães (clique para ampliar)

O aprendizado está diretamente ligado aos processos de memorização, pois depende do armazenamento das informações recebidas ou obtidas para conseqüente utilização na elaboração de saídas para problemas emergentes, portanto, seu mecanismo bioeletroquímico deve se processar de forma análoga aos processos de memória, vistos anteriormente.

Modelo de condicionamento operante em criança(clique para ampliar)

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