A Neuralink, empresa do bilionário Elon Musk, liberou um formulário para que voluntários interessados em fazer parte dos ensaios iniciais do chip cerebral em humanos possam enviar seus dados. Os testes preliminares serão feitos em pessoas com paralisia e o intuito é permitir o controle de um teclado de computador apenas com o pensamento.
Segundo informações da empresa, um conselho independente aprovou o início dos experimentos após a Food and Drugs Administracion (FDA), órgão dos Estados Unidos equivalente à Anvisa, no Brasil, deferir em maio deste ano o pedido da startup para que os testes em humanos pudessem ser feitos.
Para estar apto a participar do programa de testes da Neuralink é preciso ter paralisia decorrente de lesão da medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica (ELA), ser maior de 22 anos e possuir um cuidador. Os testes em humanos devem mostrar a segurança dos chips e funcionamento real após avaliações bem-sucedidas em um macaco.
Em nota, a Neuralink explica o procedimento afirmando que “o robô R1 será usado para colocar cirurgicamente os fios ultrafinos e flexíveis do implante N1 em uma região do cérebro que controla a intenção do movimento”.
O objetivo da Neuralink é criar implantes que possam tratar doenças neurológicas, melhorar as capacidades cognitivas e sensoriais e eventualmente permitir a fusão entre humanos e inteligência artificial. A Neuralink já realizou testes em animais demonstrando que é possível controlar computadores, próteses e videogames com a mente.
Matéria aqui
[Voltar]