Usuário pode obter testes gratuitos em assinaturas de provedores ou adquirir domínios com sufixos aleatórios.
Um domínio virtual é o endereço eletrônico de um site, que deve ser exclusivo e pode terminar com sufixos muito conhecidos (como “com”, “org”, “net”, “info”, etc). Para obter um domínio exclusivo, sem que o URL carregue o nome do provedor de hospedagem, é necessário efetuar um pagamento mensal ou anual para preservar a sua exclusividade. Mas, nessa matéria, vamos ensiná-lo a como conseguir um domínio gratuitamente.
Saiba como obter um domínio grátis
O site Freenom, como o próprio título já adianta, oferece “nomes de graça” para intitular o seu domínio. Porém, os sufixos são compostos por termos menos conhecidos, como “ga”, “tk”, “ml”, etc. Veja o exemplo de como seria o domínio do Olhar Digital por este site:
- olhardigital.tk
Esse site é indicado apenas para quem deseja se livrar, a todo custo, dos nomes dos provedores de hospedagem no URL do seu site. No entanto, o Freenom não é indicado para sites profissionais ou de vendas, pois os sufixos que ele fornece são incomuns e podem causar estranhamento em possíveis clientes –– o que ocasiona perda de credibilidade.
Porém, caso você deseje construir o site da sua empresa e não quer pagar muito antes de o seu negócio emplacar, você pode selecionar planos temporariamente gratuitos em assinaturas de provedores de hospedagem. Isto é, você se registra em um provedor, seleciona o plano que você quer (mensal ou anual) e escolhe a opção que dá direito a um ano (ou seis meses) de graça; o que funcionaria como um “teste gratuito”. Isso permite que você tenha um domínio terminado em “.com”, mas só precisaria iniciar o pagamento pelo endereço eletrônico meses depois de seu registro inicial. Veja abaixo alguns exemplos de provedores que ofertam essa modalidade:
- Hostinger
- HostGator
- Hostnet
- Zyro
- Wix
- GoDaddy
- HomeHost
- Locaweb
Por que emitir um domínio próprio?
A resposta para essa pergunta depende, exclusivamente, do propósito do seu site. No caso de ser algo informal, como um blog sobre viagens ou resenhas, não é obrigatório deter um domínio próprio, visto que o site seria algo muito pessoal.
Matéria aqui
[Voltar]