Habitando estreita faixa de terra, entre o Mediterrâneo e os montes Líbano e Anti-Líbano, os fenícios cedo se lançaram ao comércio marítimo. Foram os dignos sucessores dos cretenses que, desde o século XIV a.C., tinham sido afastados do Mediterrâneo pela destruição de sua civilização. Os habitantes da ilha de Creta, formaram uma admirável civilização pré-helênica com notável arquitetura e elevado grau de desenvolvimento filosófico e científico. Desapareceu de forma ainda um tanto obscura.
A incapacidade de obter a subsistência, no cultivo do solo de seu país, é a razão admitida para os fenícios terem escolhido a vida do mar. As montanhas do leste estavam cobertas de madeiras e resinas, o que lhes facilitou a implantação da construção naval. Povo semita, bastante mesclado com outros estrangeiros, cedo aprendeu os caminhos do Mediterrâneo, mar Negro e Atlântico Norte, onde ia comerciar seus produtos (cerâmica, vidro, joalheria, tecidos e vários utensílios) em troca de outros ou de matérias-primas (cobre, ouro, prata, estanho, lã, linho, mármore, enxofre, alúmen).
Os fenícios eram muito ciosos de sua profissão e não admitiam concorrência de ninguém. Preferiam afundar seu navio, quando seguidos, do que revelar suas fontes de matérias-primas. Indo longe, fundaram muitas colônias que mais tarde tornaram-se prósperas cidades, como Cartago, no norte da África, ou Cartagena, no sul da Espanha. Historiadores abalizados acreditam que as civilizações dos Maias, Incas e Astecas em suas cidades belíssimas nada mais eram que colônias fenícias fundadas quando de suas navegações. Muitos acreditam ainda, que os Vikings eram descendentes dos fenícios.
Graças à necessidade de manter em dia sua contabilidade, os fenícios simplificaram a escrita dos seus vizinhos, dando origem ao alfabeto que serviu de base ao atual.
Habilíssimos imitadores, falsificavam objetos das mais diversas procedências, para atenderem a seus clientes. Foram hábeis fabricantes de vidro transparente e colorido, além de primoroso artesanato.
Suas principais cidades eram portos de destaque. Entre elas citam-se Sidon, Tiro (a mais importante do território), Biblos, Trípoli e Arados. Eram independentes e muitas vezes sofreram ataque de inimigos, que cobiçavam suas riquezas.
Além do comércio marítimo, os fenícios enviavam caravanas terrestres, indo comerciar nos mais distantes locais (Assíria, Pérsia, Índia). Graças a seu trabalho de difusão do comércio, foram desbravadas numerosas regiões então selvagens, para as quais levaram o progresso e a cultura dos centros mais avançados.
Algumas Curiosidades Sobre os Fenícios
- O MÚRICE – Era um molusco encontrado nas costas de Creta e de outras ilhas do Mediterrâneo. Dele os fenícios extraíam uma tinta vermelha usada para tingir seus tecidos: a púrpura.
- OS REIS DO MAR – Ao tempo do faraó Necau um navio fenício deu a volta à África: do Mar Vermelho aos oceanos Índico, Atlântico e Mar Mediterrâneo. Somente há 500 anos foi possível ao homem moderno repetir sua façanha. Vasco da Gama fez a mesma viagem em sentido contrário.
[Voltar]
Achei interessante esta possível conexão entre fenícios e astecas e vikings. alguém conhece algum site onde são apresentadas provas ou indícios disto?
Não achei, até agora, nenhum site que traga documentos confiáveis sobre a ligação entre Fenícios e Astecas. O que está aqui, foi referenciado do livro História Geral Ilustrada, de Julerme de Abreu e Castro, de 1974.
adorei o historico de historia gostei muito bjs daqui de Roraima.
gostei da historico eo meu professor achou muito interesante e serviu muito para o meu traballho de história.bjs
voces tao certo os dois um pouco de cada beijos braços
voces ao tao errados bubu idiotas
Prove, historicamente e com documentos, que estamos errados e nós mudaremos o que está escrito aqui. Tudo o que está escrito no site está fundamentado em documentos históricos e não no “chutômetro” e no “achômetro que os imbecis e irresponsáveis usam para produzir suas críticas inúteis e infundadas.
adorei os comentarios
Eu realmente acredito que os vikings descenderam do fenicios,pois tanto os fenicios quantos os vikings eram grandes construtores de navios e se dedicavam as embarcações e além disso os vikings e os fenicios praticavam pirataria.Mas como os fenicios chegaram na escandinavia? Eu acredito que os fenicios chegaram na escandinavia e influenciaram a cultura dos germanicos que viviam na escandinavia
porque os fenicios devem ter fundado varias vilas e vilarejos na escandinavia assim a cultura do fenicios e a cultura dos germanicos que viviam na escandinavia se misturaram
Que semelhanças existem entre os astecas e fenicios? Na minha opnião tudo o que aconteceu foi o seguinte: os fenicios chegaram na américa influenciaram a cultura dos habitantes e a fusão da cultura dos indios com a cultura dos fenicios resultou nos astecas. Mas não creio que os astecas sejam descendentes dos fenicios,acho que todos os astecas são descendentes dos povos da america mesmo mas os fenicios influenciaram a cultura dos habitantes da América
é muito exagerado dizer que os astecas eram descendentes fenincios,creio que os fenincicios apenas chegaram na america e influenciaram a cultura dos incas astecas e maias
vitor:
muitos historiadores sérios concordam contigo, que os Fenícios chegaram à América e quase todos eles “acham” que os Astecas são descendentes dos Fenícios. Seja qual for a verdade, que existe uma infinidade de semelhanças entre ambos, existe.