Neurose Fóbica

Na neurose fóbica temos o quadro sintomático básico fundado nos medos (Fóbhosgr = medo).

Existem vários tipos de fobias:
a) agorafobia ou medo de lugares abertos – pode ser consequência de experiências ansiógenas com o aparecimento de medo intenso em lugares abertos como campos, parques e outros;
b) claustrofobia ou medo de lugares fechados – condicionamento de medo de lugar fechado como elevador, saunas, salas de reuniões pequenas e outras;
c) zoofobia ou medo de animais – pode ser condicionado pela agressão sofrida por animal;
d) acrofobia ou medo de lugares altos – pode ser ocasionado pelo medo de cair de algum lugar alto ou por medo ao ter viajado de avião.

Além destas, existem outras formas de neuroses fóbicas condicionadas, tais como a hidrofobia, a necrofobia e outras.

Não apenas o condicionamento pode determinar a neurose fóbica, mas também os deslocamentos de conflitos de um objeto desejado e proibido ou temido, mas aceito obrigatoriamente.

FREUD nos descreve o caso do pequeno Hans, ilustrando com clareza a fobia neurótica determinada por deslocamentos de conflito e ansiedade de uma situação de relação para uma situação simbólica, mas real.

Hans era um menino de aproximadamente seis anos de idade e estava atravessando o estágio paterno do complexo de Édipo, e como neste estágio o menino ama apaixonadamente a mãe e a deseja incestuosamente, passou a temer a hostilidade física e moral do pai. Temendo ser mutilado ou castigado pelo pai, este muito severo e autoritário e, ainda por cima, não podendo expressar sua frustração, ódio e medo deste pai, passou a deslocar o conflito e a transferir seu medo para algo que representasse e simbolizasse a hostilidade e severidade do pai e, para isso, Hans investiu sua fobia nos cavalos, pois, estes são agitados e agressivos, segundo sua concepção infantil.

A neurose fóbica eliciada por deslocamentos aparece na infância, mais especificamente, no estágio paterno do complexo de Édipo, enquanto as fobias neuróticas de condicionamento podem aparecer em qualquer época da vida.

[Voltar]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.