Antígeno Prostático Específico não é uma prova sorológica muito precisa para câncer de próstata, pois a sensibilidade e especificidade não são muito boas, especialmente na faixa intermediária entre 4,1 a 10,0 ng/mL.
1. INTRODUÇÃO
O desenvolvimento da análise automatizada de P.S.A. e o resultado de rotina usando o soro do P.S.A. é particularmente responsável para o recente aumento no diagnóstico de câncer de próstata.
Embora ainda não tenha sido aprovado pelo F.D.A. para o diagnóstico do câncer de próstata, o P.S.A. está sendo amplamente usado como uma modalidade de diagnóstico e a Sociedade Americana de Câncer e Associação Urológica Americana têm recomendado o uso anual da determinação de rotina do P.S.A.
O P.S.A. é usado não somente para o diagnóstico de homens assintomáticos para câncer de próstata, mas também para monitorar os resultados de cirurgias essenciais, terapia de radiação, de privação de andrógenos e tratamento do câncer refratário de próstata.
Diante deste cenário clínico, a eficácia da terapia pode ser exatamente monitorada pela mudança na superfície do soro do P.S.A., advindo de valor pré-terapêutico. Em adição, o P.S.A. tem mostrado valor prognóstico precedendo o resultado de cirurgia essencial e terapia de radiação.
Apesar da sua utilidade, o uso do P.S.A. permanece controverso. Em todas as aplicações, incluindo a sua significância depois de cirurgia essencial, onde sua força supõe-se seria de maneira nenhuma controversa, há discordâncias em como o P.S.A. poderia ser usado e interpretado. O uso e a interpretação do soro P.S.A. permanece controverso porque o P.S.A. não é um marcador de células cancerosas da próstata, e sim um marcador de células epiteliais da próstata. Portanto, carece de especificidade.
O P.S.A. pode estar aumentado no soro devido a algum estado patológico que induzirá a saída do P.S.A. até o soro. Esses estados incluem prostatites crônica e aguda, comumente associadas com hiperplasia prostática benigna (HPB), obstrução ductal comumente vista em HPB e em algumas manipulações cirúrgicas da próstata, incluindo biópsia, ressecção e examinação vigorosa. O P.S.A. no soro pode estar diminuído por algum fenômeno que inibe a função celular normal.
A produção do P.S.A. está sob controle andrógeno (testosterona, dihidrotestosterona, receptores de andrógeno) e, alguma perturbação de seu mecanismo regulatório, pode escurecer a superfície do soro de P.S.A.
Alguns fatores são capazes de afetar a regulação andrógena, incluindo absorção de estrógenos, terapia farmacológica (inibidores da 5-a-redutase, inibidores competitivos de receptores de andrógenos e inibidores de hormônio luteinizante) e disfunção testicular de envelhecimento. Em adição, transformação maligna pode diminuir a produção de P.S.A. Como células diferenciadas, suas habilidades para produzir proteínas responsáveis por funções normais das células podem diminuir. Esta observação é verdadeira para câncer de próstata, a qual pode demonstrar somente fraca coloração imunohistoquímica positiva para P.S.A.
Por estas razões, o soro do P.S.A. é um imperfeito marcador de tumor e, ainda assim, é provavelmente o melhor marcador de tumor que conhecemos. Uma das maiores limitações da interpretação do P.S.A. ocorre secundariamente para a contribuição variável da hiperplasia prostática benigna para a superfície do soro. Em geral, câncer é incomum à região normal do soro (i.e. £ 40 ng/mL) e comum a regiões abaixo de 10,0 ng/mL. É entre 4,1 e 10,0 ng/mL que hiperplasia prostática benigna e câncer de próstata coexistem, mas com uma incidência de aproximadamente 80-85% e 15-20%, respectivamente.
A aplicação final do P.S.A. é em determinar que epitélio na próstata não é de tipo prostático. Isto se tem demonstrado recentemente ser de grande utilidade prática em confirmar o diagnóstico de duas proliferações não neoplásicas que poderia envolver próstata e ser confundida com adenocarcinoma prostático, especificamente adenoma nefrogênico da uretra e hiperplasia mesonéfrica.
Embora estes diagnósticos sejam inicialmente suspeitados na examinação do esfregaço da hematoxilina-eosina, é proveitoso na base confirmatória do desempenho da coloração para P.S.A., porque quando negativos, eles suportam o diagnóstico do adenoma nefrogênico. De maneira similar, foi recentemente documentado que hiperplasia mesonéfrica envolveria a próstata e poderia levar a erro no diagnóstico de adenocarcinoma prostático. Embora, novamente o diagnóstico é suspeitado na base de rotineiros esfregaços coloridos, colorações negativas do epitélio linear dos túbulos mesonéfricos para P.S.A. jogam uma parte na confirmação do diagnóstico.
2. DIAGNÓSTICO LABORATORIAL
2.1. Método 1 – Pesquisa Imunológica do P.S.A. no Soro:
O P.S.A. é uma proteína com atividade enzimática e é encontrado no soro de duas formas: na forma livre e complexado com anti-proteases.
Quando elevadas concentrações de P.S.A. são encontradas no soro, há possibilidade de hipertrofia prostática e/ou câncer de próstata. No soro, a atividade proteolítica do P.S.A. é inibida pela a-1-quimiotripsina, a-2-macroglobulina e outras proteínas de fase aguda.
É secretado pelas células epiteliais das glândulas hepáticas. A a-1-quimiotripsina é a maior forma de complexação do P.S.A., cuja forma livre é a menor fração no soro.
A padronização dos imunoensaios do P.S.A. é necessária. Os benefícios dessa padronização são os seguintes:
– os resultados serão uniformes e permitirão que pacientes sejam “testados” por diferentes ensaios e laboratórios.
– pesquisa significativa em câncer de próstata pode ser utillizada por permitir a comparação de dados clínicos e estudos clínicos com o uso de diferentres ensaios de P.S.A.
Muitos fatores contribuem para os problemas de padronização, dentre os quais estão os seguintes:
– P.S.A. isoformas usadas para produzir anticorpos anti-P.S.A.
– reatividade específica dos anticorpos. Os anti-P.S.A. podem possuir diferentes reatividades e afinidades pelas várias formas de P.S.A. livre ou complexadas.
Resultado:
A concentração de P.S.A. é diretamente proporcional à do anticorpo anti-P.S.A. usado.
Câncer de próstata é incomum à região normal do soro, ou seja, £ 40 ng/mL.
Valores entre 4,1 e 10,0 ng/mL, coexistem hiperplasia prostática benigna (80 – 85%) e câncer de próstata (15 – 20%).
2.2. Método 2 – Formação de Manchados Imunohistoquímicos para P.S.A.:
Técnica:
Pedaços de epitélio de próstata colocados em uma lâmina, formam manchados em presença de anticorpos anti-P.S.A., devido a reação deste com o P.S.A., coloridos por hematoxilina-eosina.
Resultado:
Quando há formação de manchados coloridos no epitélio, a reação indica que as células retiradas da próstata são da próstata, levantando a hipótese de diagnóstico de câncer prostático, descartando hipóteses de neoplasias que envolvem a próstata, adenoma nefrogênico da uretra e hiperplasia mesonéfrica.
Essa técnica serve, portanto, para diferenciar câncer de próstata dessas outras neoplasias envolvendo a próstata.
Observação:
Para diagnóstico de câncer de próstata, esse método não é específico, uma vez que P.S.A. é marcador do epitélio de próstata e não da glândula em si. Além disso, quando se trata de câncer de próstata, a reação é fraca, devido a alterações de síntese de proteínas pelas células malignas, podendo haver um falso-negativo.
Valores de referência
Os resultados do teste de PSA referem o nível de PSA detectado no sangue. Os resultados são referidos em nanograma por mililitro (ng/ml) no sangue. As referências são as seguintes:
- 0 a 2,5 ng/ml é considerado um valor baixo
- 2.6 a 9,9 ng/ml é considerado um valor ligeiro a moderado
- 10 a 19,9 ng/ml é considerado um valor moderadamente elevado
- 20 ng/ml ou mais é considerado um valor significativamente elevado
Não há um valor específico para se dizer que um nível de PSA é normal ou anormal. Contudo, quanto maior o nível de PSA, maior é a probabilidade de cancro estar presente. Vários factores podem causar a flutuação de níveis de PSA. Quando os níveis de PSA sobem com o tempo, outros testes poderão ser necessários.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. COHIN, R. et al. Diagnostic imunopathology. 2.ed. New York: Rawen Press,
1994. 2600 p.
Copyright © por Vladimir Antonini Todos os direitos reservados.
[Voltar]
Queria saber como estou:
Meu PSA deu 0,2 e o PSA LIVRE deu 0,14, o que significa?
Tenho 42 anos.
Sandro:
não pense que é cinismo ou má-vontade minha, mas PSA isolado, sozinho, não signifca nada em termos de diagnóstico. Apenas com exame físico e de imagem é que so pode concluir alguma coisa. Volte ao médico.
Dr. meu antígeno prostático especifico em 03/02/2011 deu 1,340 ng/ml e em 15/07/2011 deu 3,010 ng/ml, e o PSA livre em 03/02/2011 deu 0,37 ng/ml e em 15/07/2011 deu 0,48 ng/ml, qual o risco que tenho em ter um cancer de prostata, já que em familia tivemos 3 casos de cancer maligno.
Como já respondi em diversos comentários, o PSA isoladamente não serve como diagnóstico conclusivo. É apenas um auxliar diagnóstico. O diagnóstico depende de outros exames. O PSA pode variar abruptamente e sem significado patológico. Quanto a probabilidade de você ter câncer, ela existe como em qualquer outro homem, apenas pode haver risco um pouco maior, mas ainda não comprovado estatisticamente. Sossega, homem, a coisa não é tão feia como parece. Se você colocar na cabeça que terá câncer, pode ter certeza que ele aparecerá. Já ouviu falar em efeito nocebo? Não é piada, não, ele existe. Leia aqui
Dr. Concordo com o Sr. mais e por que sinto umas pontadas na coluna ou seja na bacia, e o meu jato de urina estar fraco, no canal do penis quando estou no trabalho sinto uma dor seca e qdo estou faendo a nessecidade de evacuar todo homem força um pouco e no meu penis sei uma grande quantidade de esperma com o ador tambem de esperma isso seria um problema de saúde.
Pelo que você está descrevendo do seu quadro, é melhor você procurar um especialista e aparelho digestivo. Alguns pólipos retroanais (a maioria deles são benignos) podem crescer tanto que, ao evacuar, o dito-cujo faz compressão sobre a próstata e aumenta o PSA e também provoca exatamente as ejaculações que você relatou. No seu caso, é melhor correr, pois o risco maior não é um câncer, mas sim um abdome agudo que pode ter sérias consequências.
Boa noite Dr.Ano passado tive uma infecçao urinária daquelas…,afetou minha prostata de forma que realmente me preocupou e me tirou o sono durante meses,fiz exame de toque,psa 1.85 total,ultra etc.segundo o medico tudo parecia normal.TENHO 53 ANOS,porem ao repetir os exames de psa total e livre esse ano,mais precisamente semana passado tive um susto bom,meu psa baixou para 0,73 fiquei surpreso,isso é possivel?fiz os exames no laboratorio a+ do grupo fleury ,eles pode ter errado no exame para dar um valor tao baixo?obrigado Dr. que Jesus o ilumine sempre.Sergio
Difícil errar neste tipo de exame, mas na dúvida, faça o exame novamente em outro laboratório.
Ola Dr (a), o meu pai (66 anos) fez o exame de PSA e eis aqui os resultados:
PSA(livre) = 1.31 ng/ml
PSA (total) = 16.00 ng/ml
A relaçao PSA(l)/PSA(t) deu 0.08 (8%)
neste caso, qual seria a interpretaçao?
Agradeço e meus cumprimentos
O PSA isoladamente não serve como conclusão diagnóstica. Para fechar um diagnóstico precisa de exame físico e de imagem (ultrassom ou ecografia). Nâo tenho como te dar algum tipo de interpretação. Leve-o ao médico.
o exame de antigeno prostático do meu vô deu 84,40, ja é considerado cancer? obrigada ‘
Não pode considerar como um câncer. Precisa de mais exames. O PSA sozinho não serve como conclusão diagnóstica.
em relacao a pergunta anterior,tenho 48 anos,
tive ou tenho uma prostatite bacteriana,o medico me receitou ciprofloxaxino durante 21 dias,fiz o psa durante o tratamento e deu 1.80,ele mandou repetir o psa pois eu deveria segundo ele esperar duas semanas para fazer o citado exame de psa,pergunto ao senhor,o antibiotico afeta o valor do psa?obrigado Dr.
O antibiótico não altera o PSA, mas a prostatite sim. Se der um PSA alto, não queira se atirar pela janela, pois é comum o PSA subir em casos iguais ao seu. Diversos fatores influenciam o aumento do PSA, além da prostatite, dentre eles estão as agressões à próstata, especialmente ficar muito sentado, andar de bicicleta por trilhas, pilotar motos, andar de cavalo, etc. O toque retal também aumenta o PSA e por isso deve-se esperar um certo tempo antes de refazer o exame.
cirlene disse:
24 de julho de 20011
Meu pai operou de câncer de próstata pois o seu psa estava em 4,52.No mês de novembro de 2010 ele passou uma cirurgia retirando toda a próstata. Um mês depois repetiu o psa e estava em 0,32.No mês de março o médico pediu que ele fizesse novamente o psa, e tinha subido 1,06. Fez a cintilografia e estava tudo normal. Então ele se submeteu a 33 sessões de radioterapia, que finalizou em 20 de junho. O médico responsável pela radioterapia mandou fazer novo psa em 20 de julho, e assim foi feito. Pegamos o resultado no dia 22 de julho e ficamos preocupados pois o psa foi para 7,034. Estamos com consulta marcada para o dia 28 de julho com o urologista que já vem acompanhando o meu pai há algum tempo. Meu pai urina normal não sente dores, mas saiu recessentemente de um quadro de depressão.Ele tem 72 anos mas é muito forte. Por gentileza esclareça as nossas dúvidas se possível antes do dia 28 de julho. Obrigada!
À distância não tem como dizer nada. Só acompanhando o caso localmente. Volte ao médico.
Boa Noite
Por favor comente este resultado de PSA Obrigado Deus te abençoe
Homem 49 anos Altura 1,60m Peso 64 kg
Amostra soro
Método quimioluminescência
Resultado
PSA Total 0,34 ng/ml
PSA Livre 0,228 ng/ml
Está dentro dos limites. Volte a o médico, pois isoladamente, o PSA não serve como diagnóstico.
desculpe,mas meu perineo me incomoda demais.obrigado mais uma vez.
boa noite Dr.tenho 51 anos e tive uma prostatite horrivel anos passado,mais precisamente em agosto 2010,fiz o tratamento convencional psa total 1.80 ,ultra normal,toque normal.mas desde lá sinto ardencia no anus. dores nas costas etc.a prostata inlfamada causa ardencia e dores no anus.obrigado antecipadamente.fique com Deus
Será que não é hemorróida? “Numa dessas”… Talvez você esteja tratando uma coisa e o problema é outro. Já vi diversos casos iguais ao seu e quase todos se mudaram do urologista para o proctologista.
caro doutor, apos uma reseccao prostatica ainda posso engravidar minha esposa?
tenho ejaculacao seca mas por vezes molha a ponta do penis com um liquido gosmoso. Meu esperma so sai na primeira miccao apos o ato. Obrigado
É meio difícil, mas não é impossível, pois ainda deve ter ficado a glândula bulbo-uretral de Cowper, na qual alojam-se um bom número de espermatozóides. Numa dessas…
Doutor Heinz, apos a retirada da prostata ha 5 anos ainda tenho incontinencia urinaria embora o meu medico tenha dito que isso desapareceria aos poucos. O que devo fazer para me livrar dela uma vez que me incomoda bastante ficar enxugando o penis apos urinar e ainda, e quando há uma situacao de excitacao, por olhar ou pensamento, com o penis nao endurecido, sinto que saem gotas de urina. Isso so nao acontece quando ja ha a excitacao completa, com o membro endurecido, ai a urina trava. Pode levar ainda algum tempo para melhorar a incontinencia? Muitas vezes ainda a incontinencia eh tal que preciso colocar papel higienico na cabeca do penis para nao molhar a calca. E muito desagradavel.
Difícil responder. Volte ao médico e converse com ele, pois como ele te operou, ele é que deve saber, mais ou menos, o prognóstico no seu caso.
caro doutor, fiz uma resseccao prostatica em abril de 2006 em sao paulo. Nunca mais tive problemas ao urinar pois meu jato melhorou muito. Apesar de algumas complicacoes do tipo formacao de pequenas bolinhas de sangue que eram muito dificeis de sair junto com a urina isso passou. Minha pergunta é: pode a minha esposa engravidar já que a minha ejaculacao é seca, isto é, o meu semem não sai no ato sexual. So sai na primeira miccao apos o ato sexual junto com a urina. Por vezes, durante o ato sexual, percebo que há a presença de um pouquinho de umidade na cabeça do pênis que me parece ser aquela quando ficamos excitados, não é propriamente esperma. Nessa umidade pode haver a presença do esperma e ela engravidar?
Outra coisa: preciso ainda ter a preocupacao com cancer de prostata uma vez que retirei toda ela?
obrigado.
É meio difícil, mas não é impossível, pois ainda deve ter ficado a glândula bulbo-uretral de Cowper, na qual alojam-se um bom número de espermatozóides. Numa dessas… A umidade que você percebe é justamente a secreção da glândula de Cowper.
Dr Heninz,
Uma próstata com tamanho normal de 35 centímetro cúbicopode por motivo de uma inflamaçãoaumentar para
73 centímetro cúbicos.
Grato pela atenção de sempre,
Rafael
Difícil dizer sem um exame físico e exames complementares. É melhor você conversar com seu médico.
dr eu gostaria de saber se o psa antigeno de 7.36 depois da protequitomia radical depois de 2 meses tem que fazer orquiequitomia ele tem 61 anos e ja esta meio deprecivo por causa disso .
Esse resultado pode dever-se a memória imunológica das células, ou seja, mesmo retirando-se o agressor o sistema imunológico continua fabricando antígenos contra ele. Mande seu pai voltar ao médico para uma conversa mais franca e esclarecedora. É um direito sagrado e garantido pela Constituição da República Federativa do Brasil e pelo código de ética médica.
Doutor heinz,
O que significa contorno da próstata com calcificações premeio?tenho 54 anos, meu PSA total deu 4,9 e o
Volume da Próstata 73 centímetro cúbicos. É algo maligno?
Grato pela atenção,
rafael
As calcificações na próstata só como as pedras nos rins. São acúmulos de magnésio que se calcificam e não são malignas. Converse com seu médico.
Dr meu marido foi hoperado a um ano atraz fez o psa 0.16 alterou um poco ten alguma coiza a ver com o regime andou de moto na estrada de tera pecima a estrada a um dia antis. estou preocupada por favor.
Se ele operou da próstata, ou seja, se ele tirou a próstata, não tem nada a ver. Pode ser produção de PSA por memória imunológica, mas se ele não tirou a próstata, aí pode ser por ter andado de motocileta.
dr apos l mes da radioterapia o medico pediu fazer psa, o psa ainda pode estar aumentado, demora muito para diminuir, outra coisa, fazer uma viagem sentado em torno quatro horas, pode haver algum problema prostata apos tratamento?,muito obrigada
Ficar muito tempo sentado pode aumentar o PSA, caso a pessoa ainda tenha a próstata.
dr por favor me esclareça uma duvida, apos um mes radioterapia o psa ainda pode estar alterado?, outra pergunta, quanto tempo lev para chegar no ponto certo?, muito obrigada
Pode estar elevado, sim e pode demorar muito (até anos) para baixar, mesmo retirando-se a próstata, demora para baixar as taxas de PSA, pois as células do sistema imune adquirem memória para a produção de antígeno e continuam codificando a proteína do antígeno mesmo na ausência do estímulo.
Hemossedimenta 14 mm/h
aNTIG.pROST.eSPECIFICO 8,56 ng/ml
PSA livre – Ant.Prost.Livre 0,827
Dr. será que pode ser uma enfequeção urinária, para ter subido tanto o psa em tão pouco tempo.
Pode ser uma prostatite, caso você tenha dores, ardência urinária, dor “no pé da barriga”. Vá ao médico.
Dr Heniz,
Grato pela atenção.
Rafael
Dr, a biopsia da próstata pode causar metastase no caso do paciente ter CA de Próstata?
O que é o exame CMP Próstata? É eficaz na detecção do CA de Próstata?
Cálculos na próstata aumenta o PSA?
Antecipadamente agradeço pela atenção,
Rafael
A biopsia NÃO causa metástase, podendo apenas elevar o PSA, transitoriamente. CMP de próstata é um método de dignóstico que combina diversos exames, desde imagens até anamnese rigorosa. Cálculos na bexiga podem aumentar o PSA, pois irritam todos os tecidos ao redor dela. Calma! Um CA de próstata não aparece de um dia para o outro e também não é nenhum bicho-papão. Com um tratamento bem feito, as possibilidades de cura são altas.
Dr. tenho 71 anos, e fiz cirurgia de prostota a 3 anos. Os 2 primeiros anos o meu PSA de 2,4 no ano passado foi 4,9 hoje foi 6,25. Os exames na época da cirurgia deu tudo bem, nada de cancer. Tirei a prostota toal. Agora o médico me recomendou os seguintes exames: PSA PSL HA VSG, gostaria de saber se este é o procedimento correto. Obgr.
Sim, esta é a rotina de exames no seu caso e isso não significa que você tem outro de câncer no mesmo lugar. O PSA pode ser produzido por memória imunológica. Às vezes “dá a louca” no sistema imune e ele acaba “acordando torto” e enxergando coisas que não existem mais. É como se fosse um Altzheimer imunológico.
meu pai fez a cirurgia e retirou toda a prostata o ano passado e no penultima exame de rotina o exame deu 0.03 e agora depois de 6 meses fez outro exame de rotina e subiu um pouco o psa subiu 0.16 mas dois dias antes andou muito de moto foi que deu esta alteração? ele esta muito preocupado dotores aguardo resposta
Transcrevo para ti a mesma resposta que dei para outro consulente, pois parece um caso igual:
“O PSA pode ser produzido por memória imunológica. Às vezes ‘dá a louca’ no sistema imune e ele acaba ‘acordando torto’ e enxergando coisas que não existem mais. É como se fosse um Altzheimer imunológico.”
Dr Vladimir,
Um PSA Sérico de 4,9ng/ml, ao tomar antibiótico, no 8 dia apresentou, 4,4ng/ml, a relação
do PSalivre/PSA total, 24%, pode
ser cancer?Após 18 dias do término do medicamento, 5,2ng/ml
relação 21%.
Grato, Rafael
Na faixa entre 4,0 e 10,0 o PSA é inespecífico e, portanto, vale muito mais os exames físico e de imagem que o resultado do PSA. Volte ao médico, mas isso não parece ser nada de grave. Talvez seja uma prostatite daquelas “encruadas”.
olá, meu pai retirou a prostata a 9 meses o primeiro Psa apos a retirada foi 0,01 agora no ultimo subiu um pouco foi
para 0,13 gostaria de saber o que aconteceu a doença voltou?
desde já agradeço a atenção.
Não. A doença não voltou. Pode ser produção de PSA por memória celular. As células contém certas informações que, volta-e-meia, retornam do nada e acabam por produzir um anticorpo contra algo que nem existe mais. Converse com o médico dele.
Olá Doutor
PSA – Antígeno Prostático Específico
Material SORO
Resultado…..0,60 ng/ml
Valor de referência …: 0,003 a 4,000ng/ml
Após prostatectomia radical: < 0,050ng/ml
Limite de detecção……. 0,003ng/ml
Qual a minha situação e que caminho seguir tenho 46 anos.
Desde já agradeço a atenção.
Você está ótimo, causando inveja à muita gente. Qualquer dúvida, procure o seu médico.
Olá Dr. fiz exame de Psa total e livre e os resultados foram os seguintes ( tenho 67 anos) : PSA Total = 0,960 ng/ml PSA Livre 0,247 ng/ml Desde já agradeço sua atenção.
Está dentro dos limites de variação (até 4,0), mas não descuide, pois problemas de próstata podem aparecer do nada e de uma hora para a outra. Vá sempre ao médico.
Oi meu pai tem 47 anos e o PSA dele deu 0,90 ng/ml, gostaria de saber se é normal?
Está dentro dos limites (até 4,0)
Olá Dr. Vladimir, meu esposo tem 52 anos e ao fazer exame de próstata de rotina, o toque retal deu normal e o PSA deu 3, o que levou o seu médico a solicitar a biópsia por achá-lo novo para apresentar esse resultado de PSA. O resultado da biópsia foi de 6 amostras, sendo 5 de inflamção e 1 com suspeita de malignidade, sugerindo fazer o exame imunohistoquímica. Diante desse quadro, o que o Sr. analisa? Grata.
Tem que fazer a imunohistoquímica para confirmar, mas pode não ser nada, apenas uma prostatite. É cedo para se apavorar.
meu esposo fez o psa e deu 0,36 este resultado está bom ,sendo que ele não está teno ereção e egacula sem sentir nada apenas dores na virilha
O PSA sozinho não serve como diagnóstico de problemas de próstata. Mande ele ao urologista fazer um exame completo.
Muito Obrigada!
Sendo assim fico mais despreoculpada!
Abraços!
Obrigado pela prontidão na resposta, Dr.! É que fiz um exame de sangue recentemente, e o PSA deu 4,7 e no dia seguinte, após repeti-lo, deu 5,9 e fiquei preocupado. Em consulta ao Urologista o exame de toque deu tudo normal (aspecto, tamanho, textura), então o médico solicitou USG com Biopsia (para verificação). Só que tem um detalhe, no momento da consulta, eu não me senti a vontade para comentar com ele sobre minha opção sexual, e como você me disse esta prática pode influenciar no resultado do PSA (aumentar). Será que mesmo assim se faz necessário a realização deste procedimento invasivo? Desde já agradeço mais uma vez sua ajuda!
Sempre é bom fazer, até porque suas práticas sexuais podem influenciar no resultado, mas não é a única possibilidade. Recomendo que você faça o exame e se der alguma coisa diferente, converse francamente com seu médico, pois sua opção sexual é direito inalienável garantido em lei e o médico não pode fazer juizo de nada que não esteja amparado em lei específica. O código de ética médica veda qualquer tipo de juízo acerca de preferência sexual.
Meu Pai está com o PSA total 4,900, gostaria de saber se o nivel está muito alto, ele fez uma ultra som e a sua próstata está com as seguintes medidas longitudinal: 63mm, transversal: 55mm e antero- posterior: 48mm, como peso de 86gr.
Isso pode ser câncer, estou preocupada.Aguardo restosta.
O PSA isolado não serve como diagnóstico conclusivo. Pode ser uma HPB (pelo tamanho e peso), que significa hipertrofia prostática benigna. Se ele tem urina presa ou fica saindo urina após ele terminar de urinar, é mais provável que seja HPB e que não é nada grave, mas incomoda bastante.
Doutor, é verdade que o homem que habitualmente faz sexo anal pode ter o valor do PSA mais elevado devido à esta prática? Tenho 41 anos e sou homossexual.
Pode, sim, mas não é patológico. É apenas resultado do choque do assoalho do reto com a próstata que provoca irritação e reação, esta evidenciada no aumento, não muito elevado, do PSA. Andar à cavalo, de bicicleta, ficar mutio tempo sentado (sedentarismo), etc, também aumentam o PSA.
Dr.,
Após consulta com o Urologista, pelo fato de estar com a parte interna da pele que recobre a glandi do pênis avermelhada e o mesmo ter diagnosticado uma infecção por candidíase, ele aproveitou e me solicitou os exames de PSA Livre e Total cujo os resultados encontrados foram: 0,98 e 4,8, respectivamente. Relação PSA livre/PSA Total 0,20. Voltando em consulta com o Urologista o mesmo solicitou que eu repetisse o exame de preferência em outro Laboratório. No dia seguinte, logo cedo, me dirigi a um novo Laboratório para refazer os exames. Neste mesmo dia (à tarde) tinha uma consulta já agendada com o Proctologista e comentei com ele tal fato, o qual aproveitando a oportunidade, realizou além de seus exames pretinentes, o exame de toque retal em mim e disse que aparentemente ao toque minha próstata estava com aparência normal (tamanho, textura e etc…). Fiquei mais tranquilo, porém ao retirar os resultados dos novos exames de PSA no dia seguinte (pela internet) voltei a me preocupar pois os novos resultados encontrados confirmaram os valores altos: 1,15 e 5,7. Ultimamente, venho sentido alguns sintomas estranhos, como dores nas costas, braços, músculos e articulações, garganta avermelhada e queimando. Isto pode ser sinal de metástase (no sistema linfático, ossos), Dr.? Tenho 40 anos, e meu avô materno faleceu em decorrência de Cancêr da Próstata aos 83 anos. Desde já agradeço sua atenção!
Calma, isso ainda não é sinal suficiente para você pensar em câncer, muito menos em metástase. Pode ser alguma condição alérgica/inflamatória. Quanto ao PSA, ele é específico para a próstata, mas isoladamente, não é conclusivo para diagnóstico, dependendo mais de um bom exame físico e de imagem. Resumind: o PSA, sozinho, não serve para nada.
O resultado do meu exame foi 11,3 PSA total, tenho 40 anos, esse valor é consideravelmente alto, mas segundo pesquisas geralmente nessa idade não acontece de ser um câncer.
Isso é verdade, tenho mesmo pouca probabilidade de ter um CA.? Obrigado
Para responder sua pergunta, é necessário um exame físico e um exame de imagem. Volte ao seu médico.
dr por favor, apos ter terminado radioterapias cancer prostata, qual exames que serão feitos, antes radioterapia ja foram feitas radiografias, cintilografia, tomografia, psa, e tambem gostaria saber se psa demora a diminuir apos tratamento, desde ja agradeço, muito obrigada
São os mesmos exames que são feitos antes. O PSA pode demorar bastante para abaixar. Depende do valor máximo que ele chegou.
Muito obrigado
Gostaria de uma 2. opinião, em 2009 fiz o PSA e o resultado foi de 1,35 e repeti em 2011, elevando para 1,75, e meu medico pediu para que eu fizesse um tratamento com antibiotico por 30 dias e anti inflamatorio por 90 dias, e fiz tambem um ultroson retal, onde o resultado foi satisfatorio e tornei a repetir o PSA com resultado de 1,64…devo ficar tranquilo ou preocupado com o resultado. obrigado
Pode ficar tranquilo, mas não se descuide. Refaça os exames quando o médico mandar.
Dr Vladimir,
Meu PSA deu 4,17 o total a relação livre/total 21 %, TR normal, ultrassom normal, com esses dados existe possibilidade de ser CA.
Grato,
Sem um bom exame físico bem alterado e uma alteração significativa no exame de imagem (ultrassom) esse valor de PSA não significa nada. Pode ser apenas uma descalibração de aparelho que fez o exame, um trauma na próstata (pancada no períneo), ficar sentado demais, andar à cavalo, etc. Converse com seu médico.
Dr Vladimir,
Pessoas com CA de´próstata indolente oodem morrer de outras enfermidades e não do cncer.
Abraços,
É mais comum uma pessoa com câncer morrer de complicações cardiovasculares, pulmonares, que da doença primária propriamente dita. Sem querer dar uma de engraçadinho, mas aqueles que “encasquetam” o câncer são os que morrem mais cedo e geralmente de problemas relacionados ao estresse. Esfrie a cabeça e faça o seu tratamento com bastante fé, vontade e otimismo, que você sairá desta “numa boa”. Boa sorte.
Dr Vladimir,
Boa tarde! gostaria de saber se a presença de cáulculo na próstata aumenta o PSA?
No caso da biópsia, paciente com hemorróida podem fazer sem
risco?
Grato pela atenção,
Rafael
O cálculo na próstata inflama e inflamação é um processo reativo e que pode elevar o PSA. Quanto à biopsia, pode fazer sem medo, pois o máximo que a hemorróida poderá causar é um pouco de dor e irritação no pós-procedimento imediato.
Favor de informar o seguinte:
uma prostata com 85 gramas e o PSA 15 isto é mal, tem risco de cancer?
obrigado
A resposta da sua pergunta depende do exame físico. Volte ao médico. Quanto a 15ng/dl no PSA, pode ser uma HPB. O PSA é específico da próstata, mas não é muito preciso na conclusão diagnóstica. Nem sempre valores muito elevados de PSA indicam câncer, como nem sempre valores medianos indicam HPB ou prostatite e por isso, vale mais o exame físico e de imagem que o resultado do PSA.
MEU EXAME DEU 1,200 É PREOCUPANTE OU POSSO FICAR TRANQUILIO?
É melhor refazer o exame. O valor está muito alto. Volte ao médico.
Fiquei muito feliz com a sua resposta, mas o problema é que ele tem metástase ossea, na bacia, é pequena, graças a Deus ele não tem dor, e leva uma vida normal, o problema é que o hormoniaterapia não está adiantando, pois ele está fazendo zoladex, de 3 em 3 meses, infelizmente parece que não está resolvendo, nesse caso o que tem mais a ser feito, o médico na ultima consulta sugeriu quimioterapia, será que só resta a fazer é a quimio. Ficarei grata se o selnhor puder me responder, ele tem médico na segunda feira. obrigado
É melhor fazer a quimioterapia, até porque, atualmente, não é mais tão devastador o efeito dos quimiterápicos, pois desde que sintetizaram a ondensetrona, um antagonista de canais 5-HT3, que além de praticamente acabar como as náuseas e vômitos causados pelos fármacos antineoplásicos, ainda é um excelente ansiolítico, melhorando muito o humor dos pacientes.
Bom dia Dr..tenho 39 anos e fiz a primeira consulta com urologista..meu pai, avô e um tio tiveram cancer de prostata..comecei a sentir uma alteração nas vezes que ia ao banheiro p urinar e na primeira consulta o médico constatou aumento da próstata e pediu exames de sangue e tomografia total abdominal.Fiquei muito preocupado, até pq o médico falou que “pode” ser benigno…isso representa mesmo uma condição para cancer, considerando minha idade e estes quadros ou esta mais para Hiperplasia benigna mesmo?
Só com o exame físico é possível dizer alguma coisa. Volte ao médico e o “encoste na parede”.
Ola, meu pai tem 70 anos e ja operou duas vezes de prostata o exame feito agora deu antigeno prostatico especifico total do meu pai deu 13,00 ng/ml, o antigeno prostatico especificolivre deu 4,68 ng/ml e o psa livre/ psa total deu 36%, isso quer dizer que ele3 vai ter que operar novamente.
Desde ja agradeco a sua resposta
A indicação de cirurgia depende dos resultados do exame físico e de imagem, não apenas do PSA. Leve-o de volta ao médico.
Dr. meu marido fez cirurgia para retirar a próstata em outubro de 2008, com tumor maligno de score 7, fez radioterapia e ficou 8 meses com psa 0,10, depois começou a subir, o médico receitou hormonioterapia, e no começo baixou mas 9 meses depois começou a subir, o ultimo estava com 25,8 e agora o que podera ser feito já que o hormonio que ele fez, segundo o médico é o melhor.
Muitas vezes a produção de PSA é devido a sensibilização. O organismo humano, em muitos casos, costuma reagir até contra o que não existe ou contra o que já existiu, mas não existe mais, o que pode ser o caso do seu marido. Melhor ele conversar com o médico dele.