Vulvite

Dependendo do agente etiológico, a inflamação da vulva pode aparecer sob diversas formas clínicas.

Vulvite séptica – é causada por bactérias sépticas, determinando a infecção das glândulas anexas (bartholinite e skenite) ou abscesso dos lábios menores do pudendo.

Abscesso de grande lábio

Vulvite aftosa – provavelmente de etiologia virótica ou bacteriana, determina lesões sob a forma de pequenas vesículas ulceradas ou lesões extensas com exudato.

Vulvite aftosa

Úlcera de Lipschütz – apresenta-se sob a forma de úlceras recobertas de secreção purulenta. Sua etiologia é discutível, sendo atribuído ao “Bacillus crassus”.

Úlcera de Lipschültz

Vulvite herpética – causada por herpes-vírus, apresenta-se sob a forma de úlceras múltiplas e confluentes, provocando adenite inguinal.

Herpes genital em adolescente

Vulvite diabética – conseqüente às diabetes melitus, acomete as formações labiais sob a forma de eczema e prurido intenso.

Vulvite sifilítica – seu período primário se traduz pelo cancro duro, e o secundário, pelos condilomas planos, que são pápulas numulares de aspecto hipertrófico.

Vulvite sifilítica

Vulvite verrucosa – o condiloma acuminado, com seu crescimento, pode apresentar aspecto tumoral exofítico (figura 32). A doença causada por vírus, e seu desenvolvimento favorecido pelas condições locais de calor e umidade.

Condiloma acuminado

Molluscum contagioso


Liquen esclero-atrófico – faz parte do quadro das distrofias vulvares crônicas, podendo constituir substrato de inflamações de natureza inespecífica ou micótica. Apresenta-se com aspecto de placas brancas, confluentes e pruriginosas

Líquen esclero-atrófico

Outros casos de Líquen esclero-atrófico:

Líquen esclero-atrófico

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas (pequenos lábios) – a erosão da mucosa de revestimento dos lábios menores têm, provavelmente causa inflamatórias, e se ocorre nos primeiros anos de vida, provoca o acolamento dos lábios menores na linha median (figura 34).

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas

Outros casos de aderência labial:

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas

Secreção sebácea da vulva:

Secreção sebácea

Diagnóstico
As diversas formas de vulvite ocasionam irritação do tegumento cutâneo- mucoso da vulva. Tal irritação produz alguns sintomas: dor, disúria, ardor e prurido.

A inspeção nos órgãos genitais externos deve ser feita, em certos casos, com o auxílio de lupa, para se avaliar melhor verificação do aspecto das lesões. Frequentemente é necessária a colaboração do dermatologista, para o diagnóstico das lesões da vulva. O seguintes exames complementares podem ser realizados:
– exame microscópico direto do raspado das lesões.
– exame microscópico em campo escuro.
– cultura das secreções.
– reações sorológicas para diagnóstico de lues.
– dosagem de glicemia.
– pesquisa de glicosúria.
– biópsia.

Tratamento
É variável, dependendo do agente etiológico.

Vulvite aftosa, úlcerativa séptica – cuidados de higiene local pela aplicação de sabões neutros ou desinfetantes. Administração de antibiótico de largo espectro, por via oral ou parenteral. Em caso de abscesso, drenagem cirúrgica.

Vulvite por herpes-vírus – não há tratamento específico para este tipo de vulvite. Recomenda-se o uso de Zovirax tópico, oral ou parenteral, conforme a gravidade do caso.

Vulvite diabética – trata-se a diabete e, havendo infecção local por fungos, aplica-se violeta de genciana, em solução aquosa a 2%, três vezes por semana, no total de seis aplicações.

Vulvite verrucosa – aplicações de podofilina em solução oleosa a 25%, ou exérese cirúrgica, com bisturi elétrico, se as lesões forem grandes e confluentes.

Liquen esclero-atrófico – Recomenda-se aplicação local de corticóides, sob a forma de cremes. Estas lesões tendem a melhorar ou desaparecer na puberdade.

Aglutinação das ninfas – se o acolamento é frouxo, a simples tração lateral das formações labiais separa as ninfas. Seguem-se aplicações locais de crime de estrogênio, durante quinze dias, para facilitar a reepitelização. Se o acolamento é firme, a aplicação do creme de Estrogênios, por quinze dias, deve anteceder a manobra descrita acima. Esta medida facilita a resolução do processo.

[Voltar]

534 pensou em “Vulvite

  1. Olá Dr. Vladimir, li os posts e fiquei com uma duvida também.
    Fiz o papanicolau e deu que estava com uma flora cocoide e colpite, e ascus.
    Fiz o tratamento com Takil e um outro remedinho, repeti o exame e deu flora bacilar, porém, continuou esse ASCUS estou bem apreensiva, pois irei repetir o exame somente em fevereiro. Minha duvida é estou com HPV? Obrigada.

    • Shirlei:
      ASCUS na verdade é ASC-US. É uma sigla utilizada quando depara-se com um quadro indefinido, mas benigno. Geralmente é uma inflamação inespecífica que, para ficar bonitinho no laudo, coloca-se o termo ASC-US. Não é uma doença. É mais “frescura” de citopatologista. Parece, pelo que você escreveu, que o seu caso não é de virose, mas sim de inflamação, talvez causada por uma infecção bacteriana (precisa identificar as bactérias).

  2. Dr. eu fiz colposcopia com biopsia, o resultado foi: CERVICITE CRONICA AGUDIZADA COM METAPLASIA MALPIGHIANA.
    Queria saber mais sobre isso..
    Desde jah agradeço!

    • Jaqueline Garcia:
      Cervicite crônica é uma inflamação crônica do colo uterino que, no seu caso, agudizou por causa de uma metaplasia em zona malpighiana, em uma região na qual predominam células que levam este nome – células de Malpighi. Metaplasia é transformação do epitélio (leia nos comentários anteriores) e não tem nada de grave. Cervicite é uma inflamação, algo comum em mulheres com vida sexual ativa. Apesar da pequeníssima gravidade, você deve fazer acompanhamento e exames semestrais.

  3. Doutor,
    Muitíssimo obrigada pelos seus esclarecimentos. Mas algumas dúvidas permanecem quanto aos eventuais problemas que posso ter. Tenho tido candidíase com muita reicidência onde trato e ela volta. Talvez seja este o motivo do diagnóstico ASC-US?
    Grata,
    Fernanda.

    • Fernanda:
      Provavelmente seja este o motivo do diagnóstico inespecífico. Se você tem um parceiro sexual, o médico está tratando seu parceiro? Se não tratá-lo, você continuará tendo recidivas.

  4. Doutor,

    No resultado do meu Papanicolau acusou Cervicite e na conclusão Anormalidades em células epiteliais, células escamosas atípicas (ASC-US). Estou muito preocupada, isto não havia acontecido nos meus exames anteriores. Minha médica agendou consulta somente para 26 de janeiro. Até lá ficarei muito anciosa, me ajude. Isto pode ser indício de Câncer. Tenho 30 anos.

    • Fernanda:
      Isso está MUITO LONGE de ser um câncer. Você tem uma inflamação. ASC-US é uma sigla usada quando não se tem um quadro BENIGNO não muito definido, podendo pender para diversos diagnósticos BENIGNOS. Acalme-se.

  5. Olá Dr.
    Tenho 21 anos e desde a adolescência, não lembro se antes ou depois da 1ª menstruação, comecei a ter corrimento (branco, leitoso e s/cheiro) que permanece até hoje.Já fui à ginecologista e ela receitou Ginomax creme vaginal. Mas não adiantou. Então ela disse que era secreção normal da vagina.
    Uma outra médica receitou tinidazol (4 cp em dose única) e também não adiantou. Mas isso me incomoda e não sei o que fazer.
    O Sr pode me dar uma orientação?

    • Maria:
      Com certeza este corrimento começou antes da sua primeira menstruação. Ele é fisiológico e se não desapareceu ainda, talvez permaneça até os 28 a 30 anos de idade (já vi vários casos assim). Cada mulher tem um organismo com um funcionamento diferente. A média é os corrimentos fisiológicos desaparecerem por volta dos 16-18 anos, mas nem todas as mulheres respondem dessa maneira. Muitas os tem até os trinta anos. Não existe nada que eu possa lhe dizer, pois isso faz parte do seu organismo. Talvez com um tratamento hormonal ele acabe, mas poderá provocar outros problemas e, na dúvida, é melhor ficar com o corrimento, mesmo.

  6. Meu exame consta Cervicite Aspecto inflamatório classe II. Mas o médico primeiro disse q não era nada estava tudo bem. E falei a Ele sobre o corrimento rosado ele receitou PANTEC dose única e NOVACORT,estou lendo aqui que não é tão simples assim, preciso fazer exames mais detalhados? Obs.: Sou mais uma vítima das mães que não levam as filhas cedo a ginecologista e hoje sei que tive corrimentos na infância. Obrigada.

    • Simone:
      Sua inflamação pode, realmente, ser consequência de uma infecção mal curada na infância, mas é uma inflamação comum, como disse no outro comentário, 90-95% das mulheres com vida sexual ativa tem algum grau de inflamação e por diversas causas. Quanto a levar as meninas sempre ao ginecologista, penso que não é bem por aí, pois a simples inspeção da genitália já é traumático para a menina e o exame completo, então poderá ter consequências imprevisíveis no psiquismo e no comportamento futuro delas. Não é o médico quem deve controlar as meninas, mas sim a mãe. Conversar bastante, ensinar tudo o que a menina quer e precisa saber, sem meias-verdades, com sinceridade e franqueza. Incutir na cabecinha delas que elas não devem esconder nada da mãe, não sob pena de “pecado”, castigo, crime ou outra pena abstrada, mas de prevenção da sua própria saúde. Conscientizá-las que elas deverão contar para a mãe se estiverem sentindo alguma coisa diferente ou se aparecer algo diferente e a mãe deverá saber interpretar o que está acontecendo e decidir se leva a filha ao médico ou não. O objetivo desta seção deste site é justamente preparar as mães para melhor entender, interpretar corretamente as queixas das meninas e tomar as melhores decisões, pois é a mãe quem tem que decidir sobre sua filha. É a mãe quem tem que educar a menina, apesar de atualmente as mães deixarem por conta da escola ou quando as meninas fazem quaisquer perguntas que elas não saibam responder, leva-nas ao ginecologista para ele ensine as meninas. Geralmente o médico de primeira escolha para a menina púbere não é o ginecologista, mas sim o pediatra que conhece a menina desde pequena e no qual a menina confia, sendo ele quem pode diagnosticar melhor o que está acontecendo e/ou encaminhar para o ginecologista. Não tenha rancor e não culpe sua mãe, pois ela não tinha as informações e muito menos o preparo e o suporte de internet e conhecimentos que você tem hoje.

  7. Ola dr.
    eu tenho notei há uma semana a aparição de dois caroços do lado direito dos pequenos labios…o que pode vir a ser isso? não são dolorosos…A minha última relação sexual foi há 3 meses

  8. eu tenho os labios da vargina medio ainda quando entrei na puberdade , mas já tenho 29 anos … nunca ouve nada , corro algum risco de ter esse problema ?

    • BIA MARIA:
      Se até hoje você não teve qualquer complicação, provavelmente não as terá no futuro, a não ser que haja alguma mudança brusca no seu organismo.

  9. Dr. Vladimir boa tarde! Estou com um probleminha há uns 3 meses, porém ja estive em 2 medicos e não resolveu meu problema.
    Estou com um corrimento constante e ácido, causando feridas em mim e no meu marido como queimadura, gostaria que o senhor me respondesse se isso é grave ou não. Pois ja tomei varios medicamentos:pomadas vaginais e comprimidos via oral, mas ate hoje a unica coisa que fez foi aumentar a ácidez que ja não era pouca.
    Isso tem um metado mais rapido de resolver.

    Desde já muito obrigado!
    Que Deus te abençoes

    • valeria:
      Banhos ou ducha com bicarbonato de sódio é um “quebra galho”, mas você terá que investigar clinicamente para descobrir as causas. Volte ao médico.

  10. Dr. Boa tarde! Fiz consultas em Portugal 1997 acusou o virus do hpv. Em Agosto fiz biopsia, citologia e resultado foi lesão em ultimo grau. Não tenho nada de maligno. Não sinto nada. A médica quiz fazer um a conização. Quero o seu conselho. Muito obda de me poder esclarecer.

  11. Mas Dr. me explica uma coisa, ja que isso nao é nada grave porque ja tomei diversos remedios fortes(um inclusive era tao forte que fiquei por algumas horas vomitando e com tontura), antibioticos tao fortes assim deveriam ter reslvido o problema nao concorda?
    e outra dr. no caso a glandula pareutral(skene) nao é normal que fique inchada é? Porque realmente esta inchadaeu sinto um lado maior que o outro, no inicio cheguei a pensar que era um tumor algo assim, mas a medica disse que era um infecçao causada por uma bacteria resistente e tal, e me passou os remedios.. olha dr. como disse pra medica, doença sexualmente trasmissivel eu sabia que nao era, pois me casei virgem sem ter vida sexual ativa e o mais engraçado é que meu esposo deveria no caso ter contraido esta bacteria d mim, e porque ele nao tem nada? ums 5meses depois que casei que começou a a contecer este problema, e até hoje nao parou…a medica me deu os remedios e receitou a ele tb, mas ele nao tinha nd, só tomou mesmo por precauçao…o senhor sabe me dizer pra quer serve este antibiotico azitromicina e o glitisol G?

    Dr. sei que aqui por internet o senhor nao vai poder me ajudar muito, mais é que estou nervosa pois ja se passarao 8meses de idas e vindas ao medico e nada de me problema ser resolvido, mas queria esclarecer estas duvidas porque assim quando for na medica no prioximo mes quero saber o ta acontecendo e porque tomo os remedios e nao resolvem…

    outra coisa o que é Tricomoníase uretral?

    • clecia:
      Não resolveu porque o “bicho” é resistente aos antibióticos que você tomou e a única coisa que os antimicrobianos conseguiram fazer foi atacar o seu fígado (vômitos e tonturas). Não existe antibiótico forte ou fraco. Existe antibiótico mais ou menos específico com maior ou menor espectro e maior ou menor toxicidade. O que eu disse que não era grave era a inflamação cervical que você tem e, também esta infecção que você tem NÃO PARECE SER GRAVE, note bem NÃO PARECE, mas existe uma infecção com um “bichongo” resistente e que está incomodando. Quanto às indicações da azitromicina e do tianfenicol (glitisol), são antimicrobianos desenviolvidos para o tratamento de infecções gênito-urinárias, além de outras doenças, é claro, pois antibióticos são desenvolvidos para matar bactérias específicas que podem aparecer sob diversas formas em diversos lugares. Por um acaso seu marido usa camisinha nas relações? Existem diversas formas de alergia ao látex e uma delas pode ser esta. Talvez o que você tem é uma alergia que se manifesta na forma de secreção purulenta. Uma das causas mais comuns de cervicite crônica inespecífica (inflamação de colo) é por alergia ao látex da camisinha e você, que se casou há pouco tempo, já tem uma inflamação de colo, numa dessas… Pode estar aí o problema.

  12. Entendo…
    isso que nao consegui compreender tb, olha ela tb fez o exame papanicolau e o resultado foi uma inflamaço, causada por um agente chamado Lactobacillus sp…. dr. estou me programando para voltar na medica mes que vem, o Senhor pode me dizer se isso é algo muito grave ja que desde mes março esta acontecendo isso?

    Que Deus o abençoe…Obrigado!

    • clecia:
      inflamação é o quadro mais comum em mulheres com vida sexual ativa (cerca de 90%) e lactobacillus sp. é flora normal da vagina e do colo uterino, não sendo causa de nenhuma patologia e portanto, não é nada grave. Apenas esta secreção crônica que está estranha e se fosse algo mais grave, você teria dor, edema por inflamação local. Não seria algo apenas com pus e filetes de sangue. Pode realmente ser uma bactéria atípica e de localização ectópica (no lugar errado), cujos métodos utilizados no laboratório não foram capazes de cultivá-la, isolá-la e identificá-la. Isso pode acontecer no laboratório. Muitas vezes tem-se um “bicho” que visualmente parece patogênico ou não e ele não cresce nos meios de cultura que você esperaria que ele crescesse. Já cansei de ver isso. Bacteriologia é uma aventura de alto risco, e uma bela encrenca.

  13. olha ela disse que o corrimento era devido a uma bacteria da flora intestinal..

    me passou azitromicina 1mg, me receitou varias vezes este sem sucesso no resultado, pois eu tomava e com 10dias +ou- voltava o corrimento..

    depois me passou glitisol G 8mg, tomei durante dois dias um envelope cada dia e depois repeti com uma semana…

    da mesma forma passado poucos dias voltou novamente..

    • Clecia:
      A bactéria da flora intestinal comumente encontrada em infecões do trato urinário é a Escherichia coli, mas ela apareceria na cultura, pois é fácil de ser cultivada e identificada pelo método MIO. Nâo tenho como te dizer nada, pois só com resultados de exames físicos é possível dar qualquer opinião. Volte na sua médica, ou procure outro médico e peça a sua orientação, preferencialmente um infectologista.

  14. fiz sim
    o resultado ta escrito assim:

    metodo: foram utilizados sistemas de isolamento e identificaçao.

    cultura quantitativa: inferior a 1.000 ufc/ml

    cultura quantitativa: nao houve crescimento de microorganismos pato-genicos

  15. gostaria que me esclarecesse uma duvida, porque eu ja to ficando desesperada..
    desde março deste ano começei a ter um corrimento uretral, originado da glandula de skene, fui a minha ginecologista, ela solicitou varios exames e disse que eu tava com uma bacteria que tava originando a infecçao, entao ela me passou azitromicina 1mg pra tomar em dose unica e retornar em 30dias, fiz como ela pediu e no prazo voltei ao consultorio, o corrimento nao tinha parado, estava mais forte e com cheito forte igual pus, ela tornou receitar o mesmo remedio só que em duas doses, fiz isso e tornei retornar com 30dias, e nd do corrimento parar, ai ela me receitou glitisol G 8mg, para tomar um envelope depois do almoço durante dois dias e voltar a repetir a dose em uma semana e depois retornar ao medico de novo, fiz isso igual ela mandou e retornei com 30dias, e nd do corrimento parar, ai ela tornou mandar eu repetir a dose do remedio tomar dois dias seguidos um envelope depois do almoço e nao tomar mais, e eu fiz isso e agora de novo o corrimento ta saindo, e o pior desta vez saiu ums vestigios de sangue junto, ums raios de sangue, tudo isso daquela glandula pareutral(skene) e a glandula ta inchada eu sinto isso dr.. olha minha medica é uma das melhores que tem na regiao, vai fazer 7 meses que to tentando me livrar deste corrimento e nd, ja fiz todos os exames que ela pediu, ja tomei os remedios, agora to ficando desesperada, e minha medica num me dar um remedio que corta isso..vou la ela me passa o remedio, ai passa 15dias e volta denovo,
    o que me acoselha????
    algum remedio que pode acabar de vez com este corrimento??
    Por favor me ajude, estou ficando tao preocupada com isso

  16. Dr,tenho papanicolau com grau dois(reacção regenerativa / inflamatória),com alguma perda de sangue apenas levemente visivelna cuecaao fim do dia.Poderá tratar-se de sintomas tardios de sifilis?Obrigada pela ajuda.

    • Maria:
      Não precisa ser necessariamente sintoma tardio de sífilis, pois eles aparecem a nível neurológico ou cardíaco. Pode ser algum problema hormonal. Consulte seu médico.

  17. O Médico me receitou para tomar as 3 doses da vacina bivalente de hpv a minha dúvida tb é
    Se eu já tenho HPV como ele me mandou tomar esta vacina, pois vacina é para prevenir não vai fazer efeito algum???

    • Andressa:
      É possível uma imunização usando um vírus atenuado e, mesmo que você já tenha o vírus, pode haver uma modulação da resposta e uma eliminação da infecção. Veja o caso da primeira vacina contra hidrofobia (raiva do cachorro) aplicada por Pasteur: a criança foi mordida por um cão que tinha a doença e o vírus se instalou no organismo da criança, mas a vacina que Pasteur lhe aplicou a imunizou, mesmo na presença do vírus.

  18. Dr. vc esclareceu várias coisas fui em 3 médicos eu e peguei o laudo da biopsia hoje, sempre fazendo o papa nicolau e neste deu Nic 1 resultado da minha biopsia CERVICITE CRÔNICA INESPECIFICA E NEOPLASIA INTRAEPITELIAL ESCAMOSA NIC AUSENCIA DE SINAIS DE MALIGNIDADE.ESTOU PASSANDO POMADA POR 20 DIAS A COLPOTROFINE, não me falou se eu podia ter relação se teria que ser com camisinha??
    tomei a 1° dose da vacina bivalente de hpv se eu tenho como a vacina vai me prevenir?? obrigada desde já

    • Andressa:
      É complicado fazer um tratamento tópico e ter relações sexuais, mesmo que com camisinha, pois o problema é o momento da relação. Você terá que ter a relação antes da administração do fármaco e terá que ser com preservativo, pois se for sem preservativo, o conteúdo seminal poderá se misturar ao creme e diminuir a adesão e, consequentemente, a absorção. Acho melhor você perguntar para sua médica, pois ela é quem viu o quadro clínico.

  19. Dr. Heinz, boa tarde!

    Tenho andado muito nervosa depois de ter feito minha 1ª prevenção e o resultado ter sugerido que eu fizesse uma biopsia! No momento estou sem minha prevenção para poder escrever o resultado dela, porém estou com o resultado da biopsia que deu o seguinte: Cervicite crônica em atividade e Heperplasia reativa do epitélio malpighiano! Por favor, me ajude! É grave? O tratamento é difícil?
    Desde já agradeço muito!

    • Juliana Leite:
      Cervicite crônica é o mesmo que inflamação crônica da cérvice e acomete a grande maioria das mulheres. Hiperplasia do epitélio malpiguiano é aumento do tecido ou da pele e pode ser causada pela inflamação. CALMA. Se fosse grave seu médico já teria tomado medidas drásticas como histerectomia e/ou outros procedimentos.

  20. bom dia doutor! com quase 20 dias de tratamento (liquen esclero atrofico) com progesterona 300mg e unguento 100mg, onde estava a mancha branca,esta ficando escuro ,mais escuro que a minha pele, isso é normal,vou usar esse creme por muito tempo? tem algum problema usar creme vaginal? o genecologista me passou bio-vagin, por 10 dias, ta correto? Um abraço e obrigado

    • lucia:
      O tratamento que seu médico lhe passou está corretíssimo e o tempo de uso depende da resposta ao tratamento e só o médico que está ao lado do paciente consegue medi-la. Quanto a cor da pele, é um tanto comum ficar mais escuro.

  21. Doutor, sou Marta, tenho 22 anos e tenho uma vida sexual ativa. Há pouco tempo fiz um exame e nele constou que tinha presença de pequenos bacilos e uma pequena inflamação em células escamosas. Gostaria de saber o que significa isso e pq eu contraí? Estou muito preocupada, desde já, agradeço.

  22. Dr.,gostaria de saber se a Colpite e a Cervicite Crônica, aliadas a infecção sugestiva de Gardenerella sp,podem ser fatores que dificultam a fertilidade.
    Tenho 21 anos e esse diagnóstico, tento engravidar e não consigo.Caso seja possível a minha hipótese, há tratamento, se sim, ele é demorado, ou varia?
    Desde já grata.

  23. Obrigada pelo pronto atendimento Dr., já me acalmou bastante. Porém, esqueci de mencionar que a minha médica havia dito que havia um pequeno sangramento em meu colo embora eu não houvesse notado antes…. Eu nesse dia estava já há uns dias sob uso do anticoncepcional diane 35, mas sem menstruar desde o dia 4 de setembro, pois estou emendando cartelas de anticoncepcional para não menstruar. Só que antes eu usava o diclin ou o selene, logo q mudei pra cartela do diane, eu havia ido a consulta. seria uma alteração hormonal causada pelo diane, embora eu saiba q todos esses AC tem a mesma formula?? Achei ele mais forte para mim. O sangramento é constnte desde então, mas quase imperceptivel bem fraquinho. Fiquei preocupada pois antes da consulta nao havia notado o “sanguinho”. Será q na colposcopia, houve algum erro??

    • Andréa:
      Por mais que dois fármacos tenham a mesma composição, existem diferenças no método de produção, o que chamamos de tecnologia farmacêutica, ou seja, cada laboratório fabrica seu produto de um jeito, usando uma determinada técnica de produção e por isso cada marca pode apresentar efeitos bem diferentes em um fármaco de mesma composição, pois com a modificação da técnida, a biodisponibilidade (quantidade da droga disponível em um determinado local e por um determinado tempo) é diferente. Um caso bem prático é o da Digoxina. Existem vários fabricantes e o paciente que começar a tomar de um laboratório, terá que tomar sempre daquele, pois cada um tem sua tecnologia de produção e como é um fármaco muito tóxico, se mudar de fabricante, o paciente pode até morrer por overdose ou subdose. Os genéricos terão que fazer o mesmo efeito da droga padrão, qualquer que seja o fabricante, pois todos eles tem que usar a mesma tecnologia de um fármaco de marca, chamado de referência, sendo este efeito testado e comprovado por laboratório oficial (geralmente das escolas de farmácia das universidades públicas) e nestes você pode confiar, pois a biodisponibilidade foi testada e está dentro dos padrões, sendo igual à da droga padrão. O sangue pode ter como origem talvez um acidente de exame ou um sangramento por pressão, pois se você não o tinha notado antes, deve ter aparecido naquela hora, mas se está persistindo, volte na sua médica.

  24. Boa noite doutor,
    Eu tenho passado de HPV, isso foi há uns 7 anos atrás. Todo ano faço controle ginecológico e no último a médica notou uma manchinha no colo do meu útero. Fez biopsia e o resultado foi:
    Uma lâmina contendo 20 cortes histólógicos de colo uterino apresentando, no epitélio escamoso, atipias reativas, depleção dos depósitos intracelulares de glicogênio, hiperplasia da camada basal e brotos epiteliais no estroma. Metaplasia escamosa: imatura, junção escamo-colunar: presente, disturbios de polaridade e maturação: ausentes. O córion mostra congestão, edema e infiltrado imflamatório granulomononuclear.. Diagnóstico: cervicite crônica inespecífica, em atividade.

    Nesta ultima consulta a dra me receitou para corrimento: secnidazol para o casal e metronidazol gel vaginal). Apareceu um pequeno sangramento após esse dia da colposcopia..

    Ainda não marquei meu retorno, mas gostaria de saber o seu parecer a respeito…

    Um abraço..

    • Andréa:
      Com certeza a sua médica vai requisitar outro exame de controle em 6 meses para ver a evolução da mancha, que pode ter como causa uma candidíase (por isso ela passou o secnidazol). Cervicite crônica inespecífica é o achado mais frequente (cerca de 90%) de mulheres com vida sexual ativa e tem as mais variadas origens, indo desde alergia à látex (da camisinha), até uso de DIU ou alergia a absorventes internos ou duchas vaginais. Não parece ter algum problema mais sério, mas em todo caso e como é inerente à prática médica, marque o retorno e leve o resultado para a médica ver.

  25. Ok Doutor,Estou tranquila sim, acho que depois que passamos pelo tratamento do HPV criamos uma outra forma de ver as coisas!mais espero que realmente não seja nada.
    enfim agradeço a vc pela resposta e pela rapidez
    Obrigado mais uma vez

  26. Olá Doutor!
    A um tempo, tive HPV e tratei com a minha médica,fiz exames de copo, vulvo e no final deu tudo certo, a não ser uma vulvite, mais ela viu e disse que estava tudo bem, para minha surpresa!isso a 5 meses atras. ontem percebi que mais uma ves tinha uma bolinha estranha, mais hj ela já sumiu só está um pouco inchado e estou com uma dorzinha pequena na barriga , marquei consulta para semana que vem mais estou com medo de novamente ser o HPV …sou alergica e só tenho relações com camisinha, mais msm assim percebo que tenho reações de alergia com a msm ..será que isso pode ser o problema? o HPV pode voltar?
    desde já obrigada !!!

    • Carolina:
      CALMA! Talvez este carocinho vermelho tenha sido uma espinha que não chegou a amadurecer. Vá ao médico, mas se acalme, pois ansiedade só piora, quando não cria uma doença.
      Respondendo à sua pergunta, infelizmente o HPV pode voltar, assim como qualquer outra virose à qual o organismo não desenvolva imunidade permanente (caxumba, sarampo, rubéola, varicela).

    • Camila:
      Tem sim, pois após algum tempo tomando anticoncepcional, muda-se o equilíbrio do eixo hipotálamo-tireóide-ovário, no qual um deles, geralmente a tireóide, muda sua taxa de secreção para compensar o aumento da carga inibitória sobre os ovários e, ao parar de tomar o anticoncepcional, este equilíbrio se rompe e como a tireóide está com sua função modificada, a mulher acaba engordando. Não são todas as mulheres que tem este problema, mas um número significativo delas.

  27. O meu exame de colposcopia deu colo uterino médio com mácula, banhado por secreção amarekada em moderada quantidade. Achados normais ZTN, caracterizada por orifícios glandulares e raros cistos de Naboth. JEC em -1/-1, UG em -1. Achados vários:colpite micropapilar. Teste de schiller: negativo, iodo positivo.
    Gostaria de saber o que isso tudo significa, tenho medo de estar com HPV. O medico passou um tratamento com poliginax e itraspor. Obrigada

    • gabriela:
      Tem cara de ser uma infecção bacteriana ou por fungos, pois infecções virais (HPV e outros) não tem secreção (pus). Faça o tratamento direitinho e volte ao médico se notar alguma coisa de diferente.

  28. Olá,

    Este sangramento pode significar que não posso engravidar pois o ovócito dificilmente chegará ao exterior para se transformar em óvulo? Este sangramento surgiu a uns 4 meses. O que pode estar havendo para provocá-lo? Existe tratamento?

    Muito obrigada

    • Alessandra:
      Não é isso. O ovócito chega até a tuba (trompa). O sangue é que não deveria chegar e por isso eu acho que pode não ser da ruptura da teca interna. Pode ser um problema no endométrio ou um problema endócrino. Consulte um endocrinologista.

  29. Olá,
    Sinto dores parecidas com cólicas menstruais após o ciclo. Ainda não fui ao médico mas pelo que pesquisei parece que tenho ovulação dolorosa. Nesse período (cerca de 3 dias) tenho um leve sangramento. Este sangramento é normal na ovulação dolorosa?
    Muito obrigada

    • Alessandra:
      Não é algo comum, pois a ovulação é a ruptura da teca ovariana para liberação do ovócito (não é o óvulo que sai do ovário, mas sim um ovócito II que imediatemnte se transforma e óvulo) e se ocorrer sangramento nessa ruptura, é quase impossível ele chegar até o exterior. Procure um médico.

  30. Sim doutor, eu fiz exame de prolactina e outros hormônios e deu tudo normal. O que poderia estar acontecendo comigo então? E me tire essa dúvida: a galactorréia pode ocorrer em uma mama apenas? Porque em mim é só em uma mama!!

    • Camila:
      Pode haver galactorréia de uma só mama (unilateral). Eu já vi diversos casos. A questão central é o motivo que te levou a este estado. Precisa descobrir. Se o endocrinologista não encontrou nada, então parta para um neurologista. Algumas vezes focos irritativos no tâlamo e suas redondezas podem levar a estados de desequilíbrio endócrino.

  31. Dr,tenho 2 cistos simples na mama direita, e saiu uma secreção amarelada e logo depois branca como leite, exatamente na mama que tem os cistos. Acho que estou com galactorréia pois o meu exame de prolactina deu normal. Agora estou preocupada, me diga, a galactorréia pode ser unilateral? Porque a secreção branca líquida só sai na mama direita e na esquerda só sai uma massinha branca!O radiologista disse que essa massinha é o leite que não está diluído e que tenho mais glândulas na mama direita!!! Me ajude por favor!!!

    • Camila:
      Provavelmente a galactorréia não tem nada a ver com seus cistos. Pode ser problema hormonal. Procure um endocrinologista para fazer dosagem de prolactina e outros hormônios.

  32. Após um período de hemorragias devido a um mioma uterino (estou tomando cerazette). Fiz o papanicolau e pra ajudar… deu …fragmentos de colo uterino com acantose do epitélio ectocervical, metaplasia malpighiana do epitélio endocervical e infiltrato linfoplasmocitário do cório.. estou desesperada.. tem a ver com DST (pode ser hpv ou algo mais grave?) corro o risco de ter que retirar o útero? tenho 39 anos e nunca engravidei..
    obrigada doutor

    • Rachel:
      Calma!
      Isso NÃO tem a ver com HPV ou outras DST. Isso é apenas mais uma das maneiras de se escrever um laudo bonito (enfeitar o pavão). Desconfia-se de HPV quando aparecem coilócitos no esfregaço. Metaplasia é algo que acontece em TODAS as mulheres, pois faz parte do desenvolvimento genital feminino, pois durante a vida fértil da mulher, os estrógenos tornam o pH genital ácido, provocando a morte das células superficiais e sua substituição por um tecido escamoso, constituído de células escamosas. Isso só não acontece em mulheres que não desenvolvem os caracteres sexuais secundários, como por exemplo, nas sindrômicas de Turnner. Apenas acrescentaram um termo “bonito” e significa que houve obstrução de canalículos de glândulas mucosas da parede e cuja causa é desconhecida. Sossega, pois senão a sua cabeça criará um câncer sem que você tenha a mínima possibilidade de tê-lo pela via orgânica (falha imunológica).

  33. dr tenho uma filha de 1 ano que tem coalescencia dos pequenos labios, to usando uma pomada chamada premarin, a vagina dela estava completamente fechada ,mais so abriu um furinho… e so faltam mais 3 dias para eu acabar de usar. sera que ela vai precisar de cirurgia, cada dia que passa o furinho aumenta mais e ja da pra ver a entrada da vagina… agradeço.

    • larissa:
      Apenas o médico dela é quem pode avaliar se precisará de cirurgia. O problema é que não se pode usar o premarim por muito tempo, pois poderá acelerar o desenvolvimento dela e ainda, esse problema pode voltar, pois é causado por ressecamento dos pequenos lábios. Você terá que cuidar sempre. Examiná-la sempre até por volta dos 7 anos de idade.

  34. Dr.Heinz, bom dia! Descobri a 3 meses que estou com polipo é o segundo que tenho no decorrer de 12 anos…é comum o aparecimento destes polipos? Pode causar cancer? Aproveitando, desde criança, tenho corrimento…fiz vários tratamentos com banhos de acento, etc e quando iniciei a vida sexual, meu ginecologista disse que isso acabaria, o que não aconteceu…não tem cheiro,não tem coceira, mas me fico constrangida e incomodada com essa situação…o que posso fazer?
    Abraços Biancler

    • Corrimento sem cheiro é fisiológico, não é doença. Algumas mulheres tem esse tipo de corrimento durante quase toda a vida reprodutiva. Quanto ao pólipo, estes são iguais à verrugas que aparecem do nada e incidem em pessoas que tem maior propenção em tê-los. Talvez seja o seu caso. Conheço muita gente que tem pólipos e verrugas, também, e nunca malignizaram. Fique tranquila e volte sempre no seu médico.

  35. Doutor,por ter parado o anticoncepcional há 2 meses percebi que estou engordando mesmo. E agora está saindo uma secreção no meu seio direito e é só nesse seio! Primeiro saiu uma secreção amarelada, depois saiu branca como leite.E só sai quando eu aperto! Como sai leite se não estou grávida. Já fiz uma ultrasson e o radiologista disse que meus 2 cistos estão controlados e são bem pequenos, não sofreram alterações. Por favor, estou assustada.Me tire essa dúvida. É normal sair esse leite em uma mama apenas?

    • Camila:
      Não é normal. Você pode estar com um problema de tireóide (no mínimo) por quebra do equilíbrio do eixo endócrino. Procure um endocrinologista.

  36. Dr. Meu exame deu vulvite cronica inesperada, em arquitetura polipoide. e minha médica disse que não é nada que está tudo bem e estou gestante e agora preocupada com este resultado podereia me dar o seu parecer?
    Desde já agradeço a atenção

    • Dianifer:
      Conforme explicado nos comentários anteriores, vulvite crônica inespecífica e cervicite crônica inespecífica são os achados mais comuns em mulheres com vida sexual ativa e o problema pode aparecer também em decorrência de gravidez. Sossegue!

  37. Doutor, me diga uma coisa, fal 2 meses que parei de tomar o anticoncepcional micropil 20 e percebi que estou engordando.Tem alguma coisa a ver? E tenho um mioma intramural bem pequenininho, sendo que a minha médica disse que é irrelevante. Estou engordando também por caus ado mioma?

    • Camila:
      Pode ser tireóide. O anticoncepcional estava fazendo o papel de manutenção do eixo hipotálamo-tireóide-ovário e, ao parar o anticoncepcional, sua tireóide talvez tenha entrado em hipofunção. Procure um endocrinologista.

  38. Dr. gostaria também de saber se a Cervicite histologicamente subaguda, inespecífica. Metaplasia escamosa em evolução tem relação com HPV. Obrigada

    • Nathália:
      Metaplasia escamosa faz parte da evolução genital da mulher. Não é doença e muito menos tem a ver com HPV ou qualquer outra coisa. Cervicite crônica inespecífica é o achado mais comum em mulheres com vida sexual ativa. É uma reação inflamatória e não precisa tratamento, na grande maioria dos casos.

  39. Fiz um exame ginecológico que acusou Cervicite histologicamente subaguda, inespecífica. Metaplasia escamosa em evolução. Gostaria de saber qual ou quais são os tipos de tratamento realizado nesse caso. Obrigada pela atenção.

  40. Fiz uma colposcopia e o resultado foi cervicite crônica com extensa erosão e negativo para células malignas. Sou menopausada com 57 anos
    e vida sexual ativa. Minha médica disse que era consequencia de secura vaginal e me receitou intensificar o uso de ovestrion para 7 dias corridos e depois 3 x por semana. Nao faço reposição hormonal pelo histórico familiar. Comecei este tratamento há duas e estou em viagem no exteior. Hoje porem acordei com muita dor no baixo ventre e quando apliquei o ovestrion saiu um pequenofilet de sangue. Fiuei assustada e não consigo falar com minha médica.A dor é contínua como uma cólica que nao passa. O que devo fazer?Obrigada

    • Zilma Alves:
      Procure um serviço de saúde, pois é melhor você fazer um exame físico. Talvez seja algum ferimento provocado pela aplicação do fármaco. Talvez seja uma escara causada por ressecamento. Pode ser diversas coisas.

    • Lúcia:
      Realmente existe esse tratamento, embora seja um uso off label (não indicado), pois o tacrolimus é um imunossupressor usado em transplante hepático. Ele é muito tóxico e não sei se vale a pena tentar essa droga, pois os riscos de efeitos tóxicos são muito elevados. Já tivemos casos aqui no hospital onde trabalho, de pacientes que fizeram transplante hepático, tomaram o tracrolimus e desenvolveram diabetes e pancreatite. Converse com seu médico e pondere, com ele, os riscos e os benefícios.

  41. Olá Dr. Heinz, tenho 25 anos e desde 2006 aparece o termo Cervicite no diagnóstico Cito-Oncológico. Em maio/2009 fiz tratamento de HPV, inclusive fiz eletrocauterização nesta época. Meu último exame foi no mês de outubro/2009 durante exame ginecológico, meu ginecologista viu uma manchinha branca no colo do útero e um corrimento branquinho também e colheu o material pra colposcopia oncótica onde além da cervicite, apareceu os seguintes termos:

    Estudo Microbiológico: Lactobacilos de Doiderlein e Cândida sp

    Estou fazendo o tratamento mas gostaria de saber se o que tenho ainda é reflexo do HPV ou se é outra coisa? E se o meu caso é grave e se interfere na minha fertilidade? Ainda gostaria de saber o que deve ser essa manchinha branca no colo do útero? O pior de tudo é que até hoje NENHUM ginecologista me falou sobe a cervicite por isso estou procurando informações na internet. Me ajude por favor!!!

    • Samara:
      Cervicite crônica inespecífica é o achado mais comum em mulheres com vida sexual ativa (cerca de 90%). A inflamação que caracteriza a cervicite pode decorrer de reações ao látex da camisinha (se a mulher tem relações com parceiros que usam camisinha), DIU, duchas ginecológicas, FÁRMACOS ANTIBIÓTICOS DE USO TÓPICO (a reação ao tratamento pode durar meses ou anos), absorventes internos. O resultado que teu laudo mostrou pode ser decorrente do tratamento que você fez para HPV, sendo uma reação regenerativa que terminará em metaplasia escamosa, sendo isso normal. Quanto a mancha branca no colo, dê uma olhada nisso (na fig. 153).

  42. Dr. Boa noite!
    Primeiramente parabéns pelo site, ele é muito esclarecedor e sana nossas dúvidas a respeito de nosso próprio corpo, que em razão dos termos técnicos nunca compreendemos.
    Eu li os comentários anteriores e minha dúvida também é parecida. Realizei um exame no começo do mês de setembro e meu papa deu flora mista, presença sugestiva de candida SP, negativa para células neoplásicas. Presença de alterações inflamatórias acentuadas e esfregaço purulento, já na Colpo foi diagnósticada colpite difusa moderada. Retornei ao meu ginecologista e este me receitou a Pomada Takil e por via oral o fluconazol em dose única. Realizai todo o tratamento e repeti o exame, pois tenho que apresentá-lo na períca para posse em cargo público e fiquei super assustada, pois no exame realizado em 20 de outubro, ou seja um pouco mais de um mês depois do primeiro exame, deu no papa “flora bacilar, avaliação hormonal prejudicada devido a alterações inflamatórias e diagnóstico como presença de poucas células escamosas com núcleos irregulares e hipercrômicos, atipias de células escamosas com significado indeterminado (Ascus)”e na biópsia que realizei foi constatado ” fragmentos do colo uterino com acantose do epitélio ectocervical e infiltrado linfoplasmocitário do cório – diagnóstico cervicite crônica”. Minha dúvida é, após o tratamento realizado minha infecção piorou? Esses resultados são sugestivos de cancêr e minha maior preocupação, essas moléstias podem causar infertilidade? Agradeço muito, pois só consegui retorno ao meu médico no começo de novembro e estou completamente neurótica.

    • Beatriz:
      Sossega! As alterações que apareceram podem ser decorrentes da regeneração dos tecidos após o tratamento da infecção que você tinha. Cervicite crônica é achado em praticamente 90% das mulheres com vida sexual ativa. ASCUS é um termo usado quando não se tem um diagnóstico certo de algumas atipias, mas que não são graves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.