Vulvite

Dependendo do agente etiológico, a inflamação da vulva pode aparecer sob diversas formas clínicas.

Vulvite séptica – é causada por bactérias sépticas, determinando a infecção das glândulas anexas (bartholinite e skenite) ou abscesso dos lábios menores do pudendo.

Abscesso de grande lábio

Vulvite aftosa – provavelmente de etiologia virótica ou bacteriana, determina lesões sob a forma de pequenas vesículas ulceradas ou lesões extensas com exudato.

Vulvite aftosa

Úlcera de Lipschütz – apresenta-se sob a forma de úlceras recobertas de secreção purulenta. Sua etiologia é discutível, sendo atribuído ao “Bacillus crassus”.

Úlcera de Lipschültz

Vulvite herpética – causada por herpes-vírus, apresenta-se sob a forma de úlceras múltiplas e confluentes, provocando adenite inguinal.

Herpes genital em adolescente

Vulvite diabética – conseqüente às diabetes melitus, acomete as formações labiais sob a forma de eczema e prurido intenso.

Vulvite sifilítica – seu período primário se traduz pelo cancro duro, e o secundário, pelos condilomas planos, que são pápulas numulares de aspecto hipertrófico.

Vulvite sifilítica

Vulvite verrucosa – o condiloma acuminado, com seu crescimento, pode apresentar aspecto tumoral exofítico (figura 32). A doença causada por vírus, e seu desenvolvimento favorecido pelas condições locais de calor e umidade.

Condiloma acuminado

Molluscum contagioso


Liquen esclero-atrófico – faz parte do quadro das distrofias vulvares crônicas, podendo constituir substrato de inflamações de natureza inespecífica ou micótica. Apresenta-se com aspecto de placas brancas, confluentes e pruriginosas

Líquen esclero-atrófico

Outros casos de Líquen esclero-atrófico:

Líquen esclero-atrófico

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas (pequenos lábios) – a erosão da mucosa de revestimento dos lábios menores têm, provavelmente causa inflamatórias, e se ocorre nos primeiros anos de vida, provoca o acolamento dos lábios menores na linha median (figura 34).

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas

Outros casos de aderência labial:

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas

Aderência dos pequenos lábios ou aglutinação das ninfas

Secreção sebácea da vulva:

Secreção sebácea

Diagnóstico
As diversas formas de vulvite ocasionam irritação do tegumento cutâneo- mucoso da vulva. Tal irritação produz alguns sintomas: dor, disúria, ardor e prurido.

A inspeção nos órgãos genitais externos deve ser feita, em certos casos, com o auxílio de lupa, para se avaliar melhor verificação do aspecto das lesões. Frequentemente é necessária a colaboração do dermatologista, para o diagnóstico das lesões da vulva. O seguintes exames complementares podem ser realizados:
– exame microscópico direto do raspado das lesões.
– exame microscópico em campo escuro.
– cultura das secreções.
– reações sorológicas para diagnóstico de lues.
– dosagem de glicemia.
– pesquisa de glicosúria.
– biópsia.

Tratamento
É variável, dependendo do agente etiológico.

Vulvite aftosa, úlcerativa séptica – cuidados de higiene local pela aplicação de sabões neutros ou desinfetantes. Administração de antibiótico de largo espectro, por via oral ou parenteral. Em caso de abscesso, drenagem cirúrgica.

Vulvite por herpes-vírus – não há tratamento específico para este tipo de vulvite. Recomenda-se o uso de Zovirax tópico, oral ou parenteral, conforme a gravidade do caso.

Vulvite diabética – trata-se a diabete e, havendo infecção local por fungos, aplica-se violeta de genciana, em solução aquosa a 2%, três vezes por semana, no total de seis aplicações.

Vulvite verrucosa – aplicações de podofilina em solução oleosa a 25%, ou exérese cirúrgica, com bisturi elétrico, se as lesões forem grandes e confluentes.

Liquen esclero-atrófico – Recomenda-se aplicação local de corticóides, sob a forma de cremes. Estas lesões tendem a melhorar ou desaparecer na puberdade.

Aglutinação das ninfas – se o acolamento é frouxo, a simples tração lateral das formações labiais separa as ninfas. Seguem-se aplicações locais de crime de estrogênio, durante quinze dias, para facilitar a reepitelização. Se o acolamento é firme, a aplicação do creme de Estrogênios, por quinze dias, deve anteceder a manobra descrita acima. Esta medida facilita a resolução do processo.

[Voltar]

534 pensou em “Vulvite

  1. bom fiz um exame de urina e deu 1202 bacterias fiz urucultura e não deu nada issso foi no mes de março e agora estou sentindo muito ardencia na entrada da vagina quando tenho relação e ela fica toda irritada por fora o que pode ser me ajude por favor

    • Daniela:
      Isso provavelmente não tem a ver com a urina. As bactérias que constaram no exame do sedimento corado (1202), certamente eram bactérias de flora normal e por isso e não cresceu bactéria patogênica na urocultura, por isso o resultado foi negativo. Você pode ter uma alergia, especialmente se você tem relações com camisinha. É comum pessoas alérgica à látex terem reações desse tipo. Também pode ser ressecamento de mucosa por problema hormonal. Converse com sua médica.

  2. Oi,gostaria de saber o que significa o resultado do meu exame,to muito preocupada,gostaria da ajuda de vocês…

    esfregaço constituido´por celulas intermediarias superficiais metaplasicas e glandulares endocervicais em meio a flora de gardnerella vaginalis e bastonetes curtos, numerosos leococitos,histocitos, hemaceas.

    Diagnósticos:
    ONCOTICO: Negativo para celulas neoplasicas.
    MICROBIOTA: flora mista/cervicite intensa

    Porfavor,me ajudem!
    GRATA
    BJ

    • Provavelmente você tem alguma infecção por G. vaginalis. Vá ao médico. Você terá que tomar algum antibiótico e seu parceiro também.

  3. boa noite.

    Peguei meu resultado do exame de colposcopia(21/10/09) e deu cervitie crônica inespecífica com ausência de alterações displásicas no presente material.

    Fiz a menos de 6 meses(março/09) um exame para retirar o HPV.

    O que isso signifa? é grave?

    • lívia:
      Cervicite crônica inespecífica é um processo inflamatório crônico que pode ser causado por reação ao látex da camisinha, ao plástico ou ao metal do DIU, aos compostos farmacêuticos das duchas ginecológicas, ao absorvente interno… Pode também ser reação inflamatória cronificada por alguma infecção de infância que passou muito tempo despercebida e sarou sozinha ou foi tratada muito tarde… Pode ter muitas causas. NÃO É CÂNCER. Praticamente 90% das mulheres brasileiras com vida sexual ativa tem este diagnóstico.

  4. boa noite doutor, eu esqueci de perguntar :Liquen esclero atrofica, tem cura? essa mancha branca aumenta, ou diminui com o tratamento? isso pode sair em outra parte do corpo? Porque isso acontece? Muito obrigada.

    • Existem diversos tratamentos. O liquen esclero atrófico, a bem da verdade, é um distúrbio de pigmentação da pele. Não chega a ser uma doença, mas como não há melanina no local, existe o risco de exposição solar e… Câncer de pele, mas no seu caso isso não acontece, pos não há exposição constante e contínua do local afetado. O mecanismo patológico do liquen é pouco conhecido.

  5. estive no ginecologista para colher exame papanicolau e o mesmo mandou me a uma dermatologista com suspeita de vitiligo na vulva, (estou com uma mancha branca que vai da vulva ate o anus)mas a medica diagnosticou :liquen esclero atrofica, me passou loratina por 10 dias e furoato de mamatasona para aplicar 2x ao dia,depois dos 10 dias de uso topico passou progesterona 300mg, unguento hidrofilico 100g para ser aplicado por 20 dias, caso não melhore ela disse que vai colher para biopsia. isso esta correto?

  6. Bom dia doutor, e parabens pelo dia do médico, ja havia comentado sobre o nodulo, fui ao mastologista e o mesmo após o exame disse que no nodulo que ja havia não era ovalado é um outro que está crescendo nele mesmo, e tem agora um na axila que na mamografia não tinha, mais um em desenvolvimento e masi alguns pequenos se formando, conforme a conduta ele me mandou aguardar seis meses, seria apos consulta ou exame, não perguntei, sei que o procedimento e certo o exame foi em agosto e agora em outubro de um nodulo aparecem todos esses! devo procurar outro médico, espero até abril que dara um prazo de oito meses, me ajude mais uma vez por favor, tenha um bom dia e mais uma vez parabens.

    • Stela:
      Não te respondi antes porque não tinha muito o que lhe dizer. Não adianta procurar outro médico, pois o máximo que ele fará será começar tudo novamente. Seu problema é mais sério e deve ser tratado pelo médico atual. Qualquer coisa diferente que você sentir, volte ao médico. Coisas do tipo sangramentos gengivares, genitais. Dores “nos ossos”, dores de cabeça. Faça todos os procedimentos que ele mandar e tenha otimismo. ASTRAL PARA CIMA! VONTADE DE SE CURAR! Na grande maioria das vezes é o psiquísmo que cria esses tumores. Leia aqui

  7. boa noite.
    estou com crise de bartolinite pela sexta vez,tem algum tratamento que se possa fazer para curar, pois desta vez não estou com muita dor, nem esta crescendo, mas esta incomodando, esta do tamanho de uma moeda de 1 centavo, o que voce recomenda.

  8. Existem diversos tratamentos para HPV que podem curar. Depende mais da vontade do paciente. Não fique com medo e muito menos se apavore, pois ambos, pavor e medo, afetam o sistema imunológico, deprimindo-o e aumentando as chances de piora da doença. Se você estiver muito insegura, procure um(a) psicólogo(a) para te ajudar e levantar o moral. Com bastante vontade de viver, é possível vencer o vírus até sem tratamento. Vá ao médico e siga todas as suas orientações. São inúmeros os casos de mulheres que passaram a vida inteira com o HPV e nunca desenvolveram sintomas.

  9. boa tarde
    fiz um exame de biópsia e deu nic 3, preciso saber se isso tem cura, fiz uma conização para tirar a parte do utero que estava afetada,estou com muito medo, e tambem tenho hpv o medico me disse que esse é o virus do cancer, ele tbem disse que talves eu tenha que tirar o utero. Quero saber se isso tem cura ou fica só evoluindo pra pior. por favor me responda atire minhas duvidas.

  10. Como fazer uma higiene adequada nas dobrinhas próximo e ao redor do clítolis , para retirar as secreções sebáceas? Fiz uma cirurgia e uso muita pomada , que com o tempo se acumula no local e nao consigo tirar , pois com cotonete corro o risco de machucar e aí piora a situação. Só com sabão líquido não sai, e nem pensar de poder tirar a sujeira com a mão , não alcanço.

    Extirpei os grandes lábios e parte do clítolis devido a uma infecção crônica. Tenho medo que ela volte e gostaria de fazer uma boa higiene no local , mas tenho dificuldade .

  11. Volte ao médico e refaça o(s) exame(s). O próprio preventivo de câncer já é capaz de detectar bactérias e fungos, mas se você quiser, peça ao médico para fazer cultura de material (secreção).

  12. dr. me ajude por favor, estou com cervicite cronica já fui em 2 go cada um me receitou um tratamento; o primeiro me receitou amplium g creme vaginal por 10 dias e colpottrofine creme vaginal 2 vezes por semana por um mes depois disso passei a ter mais corrimento procurei outro medico e ele me receitou fluconazol dose unica e miconazol por 7 dias, como saber se estou curada ou sera que terei que fazer outro tratamento.

  13. O mioma não prejudica diretamente o bebê. Pode dar alguma complicação com fixação da placenta, elasticidade da musculatura, mas com cuidados gerais você pode chegar bem ao parto. Pelo que você escreveu, o mioma é pequeno. Quanto ao cisto depende da posição e de diversos fatores. Converse com seu médico.

  14. Doutor, meu exame deu mioma uterino intramural de 1,1 cm. Quero engravidar e gostaria de saber se esse mioma prejudicará o meu bebê? Estou muito preocupada. E apareceu também um cisto no seio categoria II BI-RADS. Esse cisto é preocupante? Estou com medo?

  15. Você pode ter relações no mesmo dia em que começou a tomar a pílula, pois como inicia-se o ciclo de comprimidos no 5º dia após o início da menstruação e o pico fértil (véspera da ovulação) é o 13º dia após o início da menstruação (a ovulação ocorre no 14º dia, normalmente), você não corre risco de engravidar nos 12 primeiros dias do ciclo de comprimidos.

  16. Isso não é grave. Pode ser uma reação alérgia até da própria camisinha (alergia à látex). Você pode engravidar e usar anticoncepcional normalmente. Quando puder, vá ao médico, mas não se preocupe.

  17. Olá…. Fiz a Biópsia e deu Cervicite crônica inespecífica e metaplasia escamosa. Isso é grave? posso engravidar? relação sexual pode ser sem camisinha? posso usar anticoncepcional? Estou cheia de dúvidas só vou poder ir a GO semana que vem….. Já agradeço pela atenção.

  18. Se a sua dúvida é quanto a portar o HIV há tanto tempo sem desenvolver a doença, é perfeitamente possível, pois na África descobriu-se milhares de casos de pessoas com o HIV há mais de 20 anos e assintomáticas. A saída é fazer o exame.

  19. GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA HÁ + 14 ANOS E MEIO ATRÁS TIVE UM NAMORADO E TRANSAMOS.
    AINDA DESENVOLVER ALGUMA DOENÇA.
    FIZ A POUCO TEMPO
    CMV
    VDRL
    HEPATITE
    TOXOPLASMOSE
    TODOS NAO REAGENTES
    MAS NÃO FIZ HIV
    EU POSSO TER O VÍRUS SEM TER APRESENTADO NENHUM SINTOMA
    FAÇO REGULARMENTE
    HEMOGRAMAS E CONTAGEM DE PLAQUETASPOIS TRABALHO EM UMA CLINICA RADIOLOGICA. E EM UM HOSPITAL PUBLICO ONDE TEM VÁRIOS CASOS DE TUBERCULOSE JÁ TRABLHO HÁ MAIS DE 10 ANOS
    AGRADEÇO

  20. Citologia classe II de papanicolau é inflamação e pode ter diversas origens, até alérgica pelo uso de camisinha. Não será por isso que você será reprovada na perícia, pois esses exames são preventivos de saúde, não sendo condicionantes à vaga. Já existem muitas ações judiciais contestando sua realização.

  21. Olá,

    Fiz recentemente alguns exames para uma pericia médica de um concurso publico que passei.

    Na colposcopia foi diagnosticado Cervicite Cronica Inespecifica e classe II de papanicolau (Citologia Inflamatoria).

    Gostaria de saber se esse diagnostico é grave e quais as formas de tratamento.

    Estou muito preocupada em nao ser aprovada na pericia medica e perder a vaga.

    Muito Obrigada

  22. O termo NIC já pode ser considerado preocupante, mas para classificar de forma precisa, só a biopsia e o exame físico, e por isso ambos são urgentes.

  23. Em tese sim, mas converse com seu médico, pois só ele pode dizer, pelo exame físico, se você está em condições de engravidar e levar uma gestação a termo.

  24. minha biopsia deu como conclusão:
    cervicite crônica com leve hiperplasia epitelial
    tenho 37 anos casada há quase 15 anos ainda não tenho filhos meu marido tem um filho do primeiro casamento
    que tipo de complicações pode provocar e o que pode causar a cervicite?
    obrigada

  25. Provavelmente, uma infecção, que pode ter origem na infância, foi mal curada ou ficou muito tempo sem tratamento, acabou cronificando ou provocando uma reação inflamatória crônica. Metaplasia escamosa é a camada de pele de cicatrização das lesões provocadas por esta infecção.

  26. Olá… a minha biópsi do colo do utero teve como conclusão: Cervicite crônica inespecífica e metaplasia escamosa. O que isso quer dizer? Estou super assustada…

  27. Você deve usar tanto o antibiótico, quanto a pomada ginecológica, durante todo o tempo prescrito pelo médico. Se você menstruar, interrompa a pomada até terminar a menstruação, mas continue tomando o antibiótico. Um dado interessante é que candidíases repetitivas costumam associar-se a distúbios endócrinos. Converse com seu médico sobre isso.

  28. Há uns meses atrás sofri de uma candidiase a qual foi tratada e felizmente nao regressou! No entanto na semana passada foi-me diagnosticada uma cervicite e devido à impossibilidade de diagnóstico mais especifico na altura, o meu GO decidiu prescrever um antibiotico para aplicar durante a primeira semana e uma pomada anti fungica para a 2ª semana… após os 2 primeiros dias de antibiotico, surgiu-me a infecçao fungica novamente.. a minha dúvida é: será que posso continuar com o antibiotico e usar a pomada antifungica? ou devo esperar que o antibiótico acabe? já agora… caso a minha menstruação apareça devo abandonar o tratamento? Desde já obrigado!

  29. Pode chegar a um NIC. O organismo pode continuar se defendendo de um HPV já curado. As células tem memória, apesar de não terem “cérebros”, e podem continuar apresentando o mesmo tipo de resposta a qualquer tipo de contato com qualquer agente que seja, até mesmo um creme vaginal ou uma ducha vaginal. Um dos maiores inimigos do nosso corpo, é o nosso próprio corpo, ou seja, muitas vezes se domina a doença, mas o organismo teima em contiunar destruindo o agente causal já ausente, como por exemplo, o caso das reações granulomatosas decorrentes de uso de persings e outros penduricalhos: remove-se a causa da reação, mas não se consegue acabar com a reação, até que toda a área em torno do local onde o objeto estava fixado seja destruída pelo próprio organismo.

  30. QUE TIPO DE COMPLICAÇÕES ALEM DA ESTERILIDADE PODE PROVOCAR A CERVICITE CRÔNICA?
    PODE A COLPOSCOPIA DA LESOES COM ALTERAÇÕES MORFOLOGICAS SUGESTIVAS
    DE HPV E NÃO SER HPV “ATIVO ” E SIM ALTERAÇÕES PROVOCADAS PELO APARECIMENTO DE HPV EM UM MOMENTO PASSADO.
    OBRIGADA PELA RESPOSTA ANTERIOR
    E MAIS UMA VEZ OBRIGADA

  31. O uso constante de hormônios pode levar a cronificação de mecanismos defensivos do organismo, ou seja, com o uso prolongado de ACs, seu organismo pode desenvolver um estado de alerta permanente contra afecções locais e manifestar inflamações crônicas e considerando que a cervicite é uma reação inflamatória, em um primeiro momento, pode estar cronficada pelo uso do AC. A maiora das reações inflamatórias crônicas vem da infância, onde corrimentos passam despercebidos pelas mães ou são negados por estas, que pensam serem as meninas, alvos impossíves de infecções genitais, devido ao mito que a “inocência” e a “virgindade” protegem “esotericamente” as meninas das doenças sexuais. Você pode achar isso um exagero de minha parte, mas já cansei de escutar esta besteira de mães até de alto nível de escolaridade. Se você tem filha, fique atenta, pois uma simples infecção vulvar, vaginal ou até cervical podem levar a estados desastrosos de doenças no futuro.

  32. FIZ MEU PAPANICOLAU COMO FAÇO DE SEIS EM SEIS MESES MINHA GINECO VISUALIZOU UMA LESAO QUE NAO MOSTROU NADA NO PAPANICOLAU. FIZ A COLPOSCOPIA QUE TB APARENTEMENTE DEU NORMAL MAS A BIOPSIA DEU LESOES COM ALTERAÇÕES SUGESTIVAS DE HPV, DEPOIS DE SEIS MESES REPETI A COLPOSCOPIA E DEU CERVICITE CRONICA COM LEVE HIPERPLASIA EPITELIAL
    VOU FAZER USO DE POMADAS E VO EM DOSE UNICA. TOMO ANTI CONCEPCIONAL MAIS DE 15 ANOS ISSO PODE PROVOCAR A CERVICITE ESTOU CASADA HÁ 15 ANOS, MEU MARIDO NÃO TEM SECREÇÃO. OBRIGADA

  33. O NIC I pode evoluir para NIC II e para NIC III, os mais graves, sendo verdadeiros cânceres. Faça sempre o preventivo e a qualquer sintoma, procure seu ginecologista.

  34. Doutores parabens gostei muito dos seus trabalhos,tiraram muitas duvidas,pois fiz um exame a mais ou menos 3 anos atraz, e o médico me disse que eu tinha nic1,e que tinha que fazer prevenção a cada seis meses,e ele fez uma cuterização,uzei uma pomada e pronto e nem me explicou o serio risco desse nic1 e por favor me explique que exame deve fazer pra saber se ainda tenho nic1,pois sinto dores no útero. muito obrigada.

  35. Estou em uso de Nistatina creme vaginal, e estou no periodo fertil corro rico de engravidar? Tive relação a menos de meia hora da administração da medicação, a mesma estava totalmente presente na vagina.
    O esperma sobrevive na presença dessa medicaçao?

  36. Muitas vezes algumas leucorréias patológicas (corrimentos) cronificam, especialmente as causadas por cândida e/ou outros fungos. Mata-se o agente causador, mas a reação do organismo não cessa, ou seja, o organismo continua a se defender de algo que ele julga que está lhe atacando. Também pode ser algum tipo de doença auto-imune. Neste caso, procure um reumatologista.

    • Nara:
      Cervicite crônica inespecífica é um nome bonito para inflamação. A inflamação começa no momento em que a menina entra na puberdade. O corrimento esbranquiçado, sem cheiro, “gosmento” e que provoca assaduras nada mais é que a substituição das células infantis da vagina e colo por células maduras e a morte delas diminui o pH e aumenta a acidez, provocando a inflamação que cronifica com o passar dos anos e do amadurecimento genital. As células maduras que substituem as células infantis são ditas células escamosas maduras e o fenômeno é dito metaplasia escamosa madura. Se for apenas cervicite crônica inespecífica o que apareceu em seu laudo, você não tem nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.