Nova mentalidade científica: Racionalismo, exame livre da natureza, ênfase na observação experimental.
Propôs a teoria heliocêntrica em substituição à teoria geocêntrica.
Defendeu que o vasto livro do universo estava escrito em linguagem matemática. Introduziu uma nova metodologia na pesquisa científica, valorizando a observação dos fenômenos naturais e foi considerado um dos fundadores da física moderna.
Criador do método indutivo de investigação científica, baseado na observação rigorosa dos fenômenos naturais. Crítico do pensamento escolástico, meramente especulativo. Defendeu que o Saber é Poder.
Aplicando a dúvida metódica, chegou à célebre e contundente conclusão: “Penso, Logo Existo”(Cogito, Ergo Sum). Propôs essa verdade como o princípio de toda a filosofia. Lançou os fundamentos de uma nova didática com as suas quatro regras para a busca da verdade:
a – Evidência.
b – Análise.
c – Síntese.
d – Comprovação.
Combateu o inatismo. Afirmativa que o homem aos nascer é uma tabula rasa, um papel em branco, ou seja, negação da teoria do instinto e do conhecimento inato, valorizando e atestando categoricamente que todo o conhecimento é adquirido com a experiência.
Preocupou-se com a educação do gentleman, o cavalheiro aristocrático. A educação envolvia três aspectos básicos: físico, intelectual e moral.
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