Expansão do capitalismo industrial e financeiro que resultou no capitalismo monopolista. Ambições imperialistas das potências européias provocaram corrida em busca de colônias na África e na Ásia. A superprodução americana durante os anos posteriores à Primeira Guerra foi um dos principais fatores da crise do capitalismo mundial em 1929. A grande depressão econômica teve como conseqüências a revisão do liberalismo clássico.
Evidenciou-se o conflito de classes entre capitalistas industriais e proletariado industrial. MARX e ENGELS destacaram-se no século XIX como fundadores do Socialismo Científico, que se apresentava como a expressão teórica dos interesses do proletariado contra o jugo burguês. A revolução russa de 1917, liderada por Vladimir Ullich Ulianov (LENIN), apresentava proposta concreta de construção de um Estado socialista.
Consolidação do poder político da burguesia nas sociedades do mundo capitalista. Difusão da ideologia burguesa do liberalismo, cujos princípios clássicos foram revistos nas primeiras décadas do século XX.
Significativo desenvolvimento tecnológico e científico, ligado à expansão industrial capitalista. As crises do começo do século refletiram-se nos movimentos intelectuais e artísticos de tom pessimistas (existencialismo).
Tópicos relacionados: