PSA – Antígeno Prostático Específico

Antígeno Prostático Específico não é uma prova sorológica muito precisa para câncer de próstata, pois a sensibilidade e especificidade não são muito boas, especialmente na faixa intermediária entre 4,1 a 10,0 ng/mL.

1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento da análise automatizada de P.S.A. e o resultado de rotina usando o soro do P.S.A. é particularmente responsável para o recente aumento no diagnóstico de câncer de próstata.

Embora ainda não tenha sido aprovado pelo F.D.A. para o diagnóstico do câncer de próstata, o P.S.A. está sendo amplamente usado como uma modalidade de diagnóstico e a Sociedade Americana de Câncer e Associação Urológica Americana têm recomendado o uso anual da determinação de rotina do P.S.A.

O P.S.A. é usado não somente para o diagnóstico de homens assintomáticos para câncer de próstata, mas também para monitorar os resultados de cirurgias essenciais, terapia de radiação, de privação de andrógenos e tratamento do câncer refratário de próstata.

Diante deste cenário clínico, a eficácia da terapia pode ser exatamente monitorada pela mudança na superfície do soro do P.S.A., advindo de valor pré-terapêutico. Em adição, o P.S.A. tem mostrado valor prognóstico precedendo o resultado de cirurgia essencial e terapia de radiação.

Apesar da sua utilidade, o uso do P.S.A. permanece controverso. Em todas as aplicações, incluindo a sua significância depois de cirurgia essencial, onde sua força supõe-se seria de maneira nenhuma controversa, há discordâncias em como o P.S.A. poderia ser usado e interpretado. O uso e a interpretação do soro P.S.A. permanece controverso porque o P.S.A. não é um marcador de células cancerosas da próstata, e sim um marcador de células epiteliais da próstata. Portanto, carece de especificidade.

O P.S.A. pode estar aumentado no soro devido a algum estado patológico que induzirá a saída do P.S.A. até o soro. Esses estados incluem prostatites crônica e aguda, comumente associadas com hiperplasia prostática benigna (HPB), obstrução ductal comumente vista em HPB e em algumas manipulações cirúrgicas da próstata, incluindo biópsia, ressecção e examinação vigorosa. O P.S.A. no soro pode estar diminuído por algum fenômeno que inibe a função celular normal.

A produção do P.S.A. está sob controle andrógeno (testosterona, dihidrotestosterona, receptores de andrógeno) e, alguma perturbação de seu mecanismo regulatório, pode escurecer a superfície do soro de P.S.A.

Alguns fatores são capazes de afetar a regulação andrógena, incluindo absorção de estrógenos, terapia farmacológica (inibidores da 5-a-redutase, inibidores competitivos de receptores de andrógenos e inibidores de hormônio luteinizante) e disfunção testicular de envelhecimento. Em adição, transformação maligna pode diminuir a produção de P.S.A. Como células diferenciadas, suas habilidades para produzir proteínas responsáveis por funções normais das células podem diminuir. Esta observação é verdadeira para câncer de próstata, a qual pode demonstrar somente fraca coloração imunohistoquímica positiva para P.S.A.

Por estas razões, o soro do P.S.A. é um imperfeito marcador de tumor e, ainda assim, é provavelmente o melhor marcador de tumor que conhecemos. Uma das maiores limitações da interpretação do P.S.A. ocorre secundariamente para a contribuição variável da hiperplasia prostática benigna para a superfície do soro. Em geral, câncer é incomum à região normal do soro (i.e. £ 40 ng/mL) e comum a regiões abaixo de 10,0 ng/mL. É entre 4,1 e 10,0 ng/mL que hiperplasia prostática benigna e câncer de próstata coexistem, mas com uma incidência de aproximadamente 80-85% e 15-20%, respectivamente.

A aplicação final do P.S.A. é em determinar que epitélio na próstata não é de tipo prostático. Isto se tem demonstrado recentemente ser de grande utilidade prática em confirmar o diagnóstico de duas proliferações não neoplásicas que poderia envolver próstata e ser confundida com adenocarcinoma prostático, especificamente adenoma nefrogênico da uretra e hiperplasia mesonéfrica.

Embora estes diagnósticos sejam inicialmente suspeitados na examinação do esfregaço da hematoxilina-eosina, é proveitoso na base confirmatória do desempenho da coloração para P.S.A., porque quando negativos, eles suportam o diagnóstico do adenoma nefrogênico. De maneira similar, foi recentemente documentado que hiperplasia mesonéfrica envolveria a próstata e poderia levar a erro no diagnóstico de adenocarcinoma prostático. Embora, novamente o diagnóstico é suspeitado na base de rotineiros esfregaços coloridos, colorações negativas do epitélio linear dos túbulos mesonéfricos para P.S.A. jogam uma parte na confirmação do diagnóstico.

2. DIAGNÓSTICO LABORATORIAL

2.1. Método 1 – Pesquisa Imunológica do P.S.A. no Soro:

O P.S.A. é uma proteína com atividade enzimática e é encontrado no soro de duas formas: na forma livre e complexado com anti-proteases.

Quando elevadas concentrações de P.S.A. são encontradas no soro, há possibilidade de hipertrofia prostática e/ou câncer de próstata. No soro, a atividade proteolítica do P.S.A. é inibida pela a-1-quimiotripsina, a-2-macroglobulina e outras proteínas de fase aguda.

É secretado pelas células epiteliais das glândulas hepáticas. A a-1-quimiotripsina é a maior forma de complexação do P.S.A., cuja forma livre é a menor fração no soro.

A padronização dos imunoensaios do P.S.A. é necessária. Os benefícios dessa padronização são os seguintes:

– os resultados serão uniformes e permitirão que pacientes sejam “testados” por diferentes ensaios e laboratórios.

– pesquisa significativa em câncer de próstata pode ser utillizada por permitir a comparação de dados clínicos e estudos clínicos com o uso de diferentres ensaios de P.S.A.

Muitos fatores contribuem para os problemas de padronização, dentre os quais estão os seguintes:

– P.S.A. isoformas usadas para produzir anticorpos anti-P.S.A.

– reatividade específica dos anticorpos. Os anti-P.S.A. podem possuir diferentes reatividades e afinidades pelas várias formas de P.S.A. livre ou complexadas.

Resultado:

A concentração de P.S.A. é diretamente proporcional à do anticorpo anti-P.S.A. usado.

Câncer de próstata é incomum à região normal do soro, ou seja, £ 40 ng/mL.

Valores entre 4,1 e 10,0 ng/mL, coexistem hiperplasia prostática benigna (80 – 85%) e câncer de próstata (15 – 20%).

2.2. Método 2 – Formação de Manchados Imunohistoquímicos para P.S.A.:

Técnica:

Pedaços de epitélio de próstata colocados em uma lâmina, formam manchados em presença de anticorpos anti-P.S.A., devido a reação deste com o P.S.A., coloridos por hematoxilina-eosina.

Resultado:

Quando há formação de manchados coloridos no epitélio, a reação indica que as células retiradas da próstata são da próstata, levantando a hipótese de diagnóstico de câncer prostático, descartando hipóteses de neoplasias que envolvem a próstata, adenoma nefrogênico da uretra e hiperplasia mesonéfrica.

Essa técnica serve, portanto, para diferenciar câncer de próstata dessas outras neoplasias envolvendo a próstata.

Observação:

Para diagnóstico de câncer de próstata, esse método não é específico, uma vez que P.S.A. é marcador do epitélio de próstata e não da glândula em si. Além disso, quando se trata de câncer de próstata, a reação é fraca, devido a alterações de síntese de proteínas pelas células malignas, podendo haver um falso-negativo.

Valores de referência

Os resultados do teste de PSA referem o nível de PSA detectado no sangue. Os resultados são referidos em nanograma por mililitro (ng/ml) no sangue. As referências são as seguintes:

  • 0 a 2,5 ng/ml é considerado um valor baixo
  • 2.6 a 9,9 ng/ml é considerado um valor ligeiro a moderado
  • 10 a 19,9 ng/ml é considerado um valor moderadamente elevado
  • 20 ng/ml ou mais é considerado um valor significativamente elevado

Não há um valor específico para se dizer que um nível de PSA é normal ou anormal. Contudo, quanto maior o nível de PSA, maior é a probabilidade de cancro estar presente. Vários factores podem causar a flutuação de níveis de PSA. Quando os níveis de PSA sobem com o tempo, outros testes poderão ser necessários.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. COHIN, R. et al. Diagnostic imunopathology. 2.ed. New York: Rawen Press,

1994. 2600 p.


Copyright © por Vladimir Antonini Todos os direitos reservados.

[Voltar]

464 pensou em “PSA – Antígeno Prostático Específico

  1. O resultado do exame de meu pai foi:
    PSA TOTAL… 8,12 ng/mL
    PSA LIVRE .. 0,42 ng/mL
    Ele tem 62 anos. Pode dizer-me algo a respeito deste resultado. O que ele deve fazer? desde já agradeço.

  2. Dr. Heinz …Tenho 51 anos…fiz uma eco da prostata e CONCLUSÃO: peso estimado de 48g ,vesiculas seminais sem alterações , bexiga sem sinais de lesão tumoral , resíduoa pós miccional ausente.prostata de textura homogenea e contornos regulares , mede 36x50x49mm com 48cm cubico, igual ao peso em gramas… Ta tudo bem???? Fiquei sem entender muito..( lembras qdo relatei isso acima?)

    Hj dia 15/09. recebi o resulta do PSA…3.53ng/ml….e aeoque me diz??? muda em alguma coisa???

  3. Boa noite, tenho 45 anos e acabei de pegar o resultado do meu exame de PSA, com os seguintes valores:
    PSA Total: 1,17 mg/ml
    PSA Livre: 0,15 mg/ml
    Relação PSAL/PSAT: 12,8 %
    Li em alguns sites da internet que quando a relação é inferior a 16% é indicada a realização de biópsia. Este pode ser o meu caso? Pergunto isto porque minha consulta será daqui a 15 dias e estou ansioso por algum esclarecimento.
    Agradeço muito sua atenção.

  4. Dr. Heinz …Tenho 51 anos…fiz uma eco da prostata e CONCLUSÃO: peso estimado de 48g ,vesiculas seminais sem alterações , bexiga sem sinais de lesão tumoral , resíduoa pós miccional ausente.prostata de textura homogenea e contornos regulares , mede 36x50x49mm com 48cm cubico, igual ao peso em gramas… Ta tudo bem???? Fiquei sem entender muito..

    • Está meio grandinha, mas tem cara de HPB, apesar de não haver volume urinário residual. No seu caso o valor do PSA ajuda no diagnóstico diferencial.

  5. Tenho 53 anos meu PSA deu 2,78. O médico pediu novo exame sem fazer o toque. O outro exame: PSA= 3,8 e relação PSA livre e total 0,16. Achei que no novo exame assim como no primeiro não segui a risca as recomendações para fazer o exame.Neste caso devo fazer novo exame de PSA ou fazer logo uma Biopsia.

  6. Dr Heinz,

    Fiz um exame ultratransretal para retirada de 19 fragmentos da Próstata.Resultado da Biópsia ainda não saiu, porém,
    nesse exame foi dito:
    Próstata aumentada de volume às custas da glândula interna, tendo conformação anatômica , contornos regulares e textura própria, apresentando depósitos de corpora amylacea( em geral
    desprovidos de valor patológico).
    Vesícula seminais , com morfologia e ecotextura normais.
    Pese 66g.
    Impressão Diagnóstica:
    Próstata aumentada de volume, sel lesão focal com tradução à ecografia.
    Meu PSA total o primeiro, com 142 anos era de 3,59 ng/ml,
    hoje com 54 anos 4,9 ng/ml, velocidade de crescimento média
    0,17 ng/ml ano, psa livre/tota 24%.
    Existe algo maligno?
    Parabéns pela site de grande utilidade pública.
    Antecipadamente agradeço-lhe pela atenção
    Rafael

    • Com este peso e se você não tem dor, sangramento ao ejacular e urinar e se você tem a urina presa, pode ser HPB – hpertrofia prostática benigna que não é doença, mas é muito perigosa, pois pode causar problemas renais por refluxo urinário. Volte ao médico para concluir o diagnóstico.

  7. FALTOU DIZER QUE ELE TEM 59 ANOS E QUE O RESULTADO DA BIOPSIA FOI T2N1MX. FORAM RETIRADOS CERCA DE 10 LINFONODOS, SOMENTE 01 ACOMETIDO DO LADO DIREITO, REMOVEU-SE TODA A CADEIA GANGLIONAR, ALEM DE VESICULA SEMINAL E ESTRUTURAS ADJACENTES. O TUMOR AFETADA MAIS O LADO ESQUERDO (INCLUSIVE CAPSULA PROSTÁTICA) E PARCIALMENTE O LADO DIREITO. O TUMOR RESPEITAVA OS ORGÃOS ADJACENTES.

  8. CONTINUANDO…. HÁ DOIS ANOS E 4 MESES ELE TEVE UM CANCER DE INTESTINO E CUROU-SE. NO ANO PASSADO SEU PSA ERA PROXIMO A 1,0 E EXAME DE TOQUE NORMAL, O QUE INDICA UM TUMOR AGRESSIVO E DE CRESCIMENTO RÁPIDO. OS CANCERES SÃO DISTINTOS POREM INDICAM UMA BAIXA RESISTENCIA DO ORGANISMO DELE. HOJE ELE QUEIXOU-SE DE DOR NAS COSTAS. SEMPRE TEVE MUITA VONTADE DE VIVER, E OLHANDO PARA ELE É DIFICIL ACREDITAR QUE ESTÁ DOENTE. ESTÁ CONCENTRADO NA SUA RECUPERAÇÃO DA CIRURGIA POIS AINDA NÃO RECUPEROU A FUNÇÃO ERÉTIL E ESTÁ PROGREDINDO MUITO NO CONTROLE URINÁRIO. SEI QUE A RADIOTERAPIA TERÁ CONSEQUENCIA PARA SUA VIDA SEXUAL, POREM É MELHOR CONTINUAR A VIVER. SE ELE TIVER METÁSTASES ÓSSEAS QUAL A CHANCE DE CURA E QUAL A EXPECTATIVA DE VIDA?

    • Em ciências da saúde não existem verdades absolutas como na matemática, na física e na química. Expectativa de vida no caso do seu pai ou de qualquer outra pessoa com a mesma doença é algo apenas preditivo. Não há como fazer cálculos neste caso e, por isso, a única coisa que eu posso te dizer é que depende única e exclusivamente da vontade de viver do seu pai. Tem pessoas que nem tem câncer e colocam na cabeça que o tem, e acabam morrendo. Conheço pessoas que passaram a vida inteira “desenganados” com um câncer e morreram do coração e bem velhos, como o meu nono Giuseppe, que foi o maior exemplo dentro da minha família. Fumou a vida toda; teve câncer de pulmão, o qual ele não deixou tomar conta de seu organismo usando como remédio e vacina a sua imensa vontade de viver, e morreu aos 71 anos de infarto agudo do miocárdio e ainda, morreu do jeito que todo mundo gostaria de morrer: DORMINDO (pouco sortudo!).

  9. BOA NOITE, MEU PAI FOI DIAGNOSTICADO COM CANCER DE PROSTATA GLEASON 9 E PSA 9,4. FOI SUBMETIDO A PROSTATECTOMIA RADICAL HÁ 45 DIAS E ATUALMENTE SEU PSA ESTÁ EM 3,8. O CIRURGIÃO DISSE O QUE O PSA REDUZ LENTAMENTE, POREM DISCORDO POIS NA AUSENCIA DA PROSTATA O PSA DEVE SER PROXIMO A ZERO. O NIVEL DE PSA ATUAL PODE SER INDICATIVO DE TUMOR RESIDUAL OU METÁSTASES Á DISTANCIA? QUANDO ELE PODE SER SUBMETIDO A EXAMES DE CINTILOGRAFIA, RESONANCIA MAGNÉTICA E PET-SCAN SEM QUE OS RESULTADOS SEJAM INFLUENCIADOS PELA CIRURGIA RECENTE? QUANDO INICIAR RADIOTERAPIA?

    • O cirurgião está certo. Existem células de memória no sistema imunológico que continuam a produzir antígenos e anticorpos por muito tempo, mesmo após a eliminação do agente causal. Volte ao médico e converse com ele, caso tenha mais dúvidas.

  10. DR, conforme os valores em exame na data 08-2011 constam :
    PSA 0,338 ng/ml
    PSA livre 0,106 ng/ml.
    Gostaria de saber se é normal.
    Tenho 43 anos.

  11. Exame: ANTÍGENO PROSTÁTICO ESPECÍFICO – PSA

    Método: Quimioluminescência Amplificada – Vitros 5600

    Material: SANGUE

    ANTIGENO PROSTATICO ESPECIFICO-PSA: 0,67 ng/ml

    Ecografia de Prostata

    prostata de dimensões aumentadas d controle regulares e forma preservada, mede 3,8×4 0x4,4 cm volume de 36g

    Conclusão do exame

    Prostata com volume aumentado.

    comente por favor
    desde ja agradeço a atenção

    • PSA isolado não serve como diagnóstico. Volte ao médico para fazer mais exames. Sem o exame clínico não é possível fazer qualquer comentário.

  12. Dr Heinz,
    Desculpe-me teve uma atrapalhação de minha parte o
    resultado que dizia que os 16 fragmentos,foram realizados sem intercorreciais, foi do Ultrasso transretal o resultado da
    biopsia ainda não saiu.
    A próstata cresceu apenas de um lado com 57g.

    Grato pela atenção,

    Tarquinio

    • Esse crescimento assimétrico (apenas de um lado) já é suspeito. Na hipertrofia prostática benigna, que não é doença, mas é perigosa porque prende a urina e pode causar sérios problemas renais, costuma crescer a próstata uniformemente. Volte ao médico.

  13. Boa tarde, meu resultado do exame o PSA Livre ficou em 0,55 ng/ml e o Antígeno Prostático Específico ficou em 6,49 ng/ml, fiquei preocupado pois estes valores estão acima dos valores de referência, tenho 44 anos. Como posso interpretar estes resultados? Grato

  14. Dr Heinz,

    No resultado de uma biopsia,
    diz que foram retirados 16 fragmentos, procedimento realizado sem intercorrenciais.
    O que significa?
    Antecipadamente agradeço-lhe.

    Tarquinio.

    • Boa pergunta. O que será que o laboratório quiz dizer com isso? Sem intercorrência pode ser qualquer coisa. Até mesmoe não terem desperdiçado sua amostra com acidentes de percurso. É melhor você voltar ao médico e “dar um aperto” nele para ele te esclarecer melhor.

  15. Boa noite, parabés pelo site. Estou no 7º periodo de farmacia e o meu TCC é sobre Prevenção e tratamento para o cancer de prostata.Andei lendo sobre um novo marcado 4lpa, vc tem algo sobre ele?

  16. Dr.Heinz,

    Doutor estou com um problema muito sério a menos de um ano não tinha problema de dor na coluna proximo a bacia, e ai ao procurar um ortopedista foi feito os exames e nada deu e ao procurar um urologista ele me pediu uma ultra som da parte urinaria e rins e foi descoberto um vestigio na prostata como o aumento prostatico muito elevado e o PSA total deu 4,75mg e o livre deu 0,48mg, e o médico me disse que eu fizesse um tratamento com medicamento pondera e daqui a 10 dias refazer todo exame para ver a situação, como eu tenho 46 anos que risco posso ter em confirmar se é um cancer maligno.

    • Esse é o tipo de avaliação impossível de fazer, pois depende de diversos fatores. Só o seu médico é que pode te dizer alguma coisa.

  17. Dr.

    Preciso tirar mais uma dúvida, meu PSA total de 3,010 no mês de Julho/2011 e no mês de fevereiro de 1,34, e agora venho sentindo uma pontada muito fina entre a bacia e coluna, como meu primo teve cancer de prostata e o sintomas dele foi o mesmo e só foi descoberto que era um cancer de prostata quando já estava avançado e ele só teve um ano de vida após descobrir a doença, devo informar ao medico esta pontada que estou sentindo, já que eu não tinha este problema?

  18. O meu marido está com PSA 5.11 fez biopsia,deu adenocarcinoma Gleason 4.4 em duas amostras,nos outros três frascos nada mostra, a prostata mede 3 cms. Isso é grave? o medico lhe disse que deve operar, ele tèm 63 anos, por favor respoda-me ao meu e-mail

  19. Doutor,
    Meu pai tem 63 anos, dor e queimação pra urinar, sensação de bexiga cheia mesmo apos ter urinado, dor no abdomem.
    O psa deu 2,6 e 21,6 % é normal ou devemos nos preocupar?

    • Mande ele ao médico, pois não é possível te dizer nada de longe. Precisa de mais exames. O PSA sozinho não serve como diagnóstico.

  20. Caro doutor, após ter dores abdominais e dificuldade em urinar o médico aconselhou a realizar análises. O resultado do PSA total deu 4,33. Estes valores são normais, tendo em conta que tenho 37 anos, devo ficar preocupado?

    Desde já agradeço pela atenção.

  21. TENHO 42 ANOS E FAÇÕ TRATAMENTO PARA REPOSIÇÃO HORMONAL FAÇO ACOMPANHAMENTO TRIMESTRAL DO PSA O QUE ACNTECE E QUE NO ULTIMO MES O EXAME DE PSA QUE DEU 2,5 NG/ML SENDO QUE OS ANTERIORES ERAM DE 1,04 , 1, 20 , 1,44 ,1,02 E ESSE ULTIMO DEU ESSE VALOR QUERIA SABERSE POSSIBILDADE DE ESTAR DESENVOLVENDO UM CANCER DE PROSTATA ? PODERIA ME ENVIAR RESPOSTA EM MEU E-MAIL FICARIA MUITO AGREDECIDO ATE FICO NO AGUARDO .

    ABRAÇOS LUIS ANTONIO

      • fui ao medico ele me deu para fazer psa junto com psa livre e novamente exames de nivel da tetosterona e disse que posse dos exames ira realizar o exame do toque isso e correto doutor .

        • Sim, corretíssimo. O PSA isoladamente não serve como diagnóstico. Apenas exames físicos (toque), de imagem e anatomopatológico é que podem fechar um diagnóstico. O PSA é um exame meramete preditivo. Nâo é conclusivo.

  22. Caro doutor
    meu PSA livre deu 0,45 e o meu PSA total deu 4,02
    a relação entre um e o outro foi de 11%
    o médico me solicitou ultrasson com biopsia
    Qual a porcentagem de estar com CA de prostata?
    Uma prostatite elevaria os niveis de PSA nos patamares mencionado? desde já agradeço a sua atenção

    • Só com o resultado do PSA não é possível fechar um diagnóstico. Precisa dos outros exames. Uma prostatite pode elevar o PSA para níveis até estratosféricos (lá nas alturas, mesmo), NÃO sendo câncer.. Volte ao médico para continuar a investigação.

  23. Meu pai fez retirada da prostata pois foi constatado cancer em fase inicial. Em dezembro de 2010 o psa deu 0,86 e agora em agosto de 2011 deu 0,316. Estou preocupada com o resultado. O que o Dr me diz?

    Desde já agradeço pela atenção.

  24. oi Dr.boa noite
    meu pai em fevereiro;2011 estava com psa 1,02 e agora em agosto esta 3.92, pelo meu conhecimento ate 4 e normal, mas nao aumentou muito rapido:
    estou muito preoucupada,
    pode me ajudar por favor

  25. Bom dia Dr!

    Enviei uma msg dia 08/08. Meu pai estava com psa total 24, com infecção urinária forte, tomou os remédios e fez o isame psa ultrasensivel, os resultados foram:
    PSA LIVRE: 0,28
    PSA TOTAL: 4,25
    Relação PSAL/PSA: 6%

    Acima de 20% provavel HPB
    Abaixo de 20% provavel CAP

    O que seria essa porcentagem pois de acordo com o exame é provavel CAP (cancer)

    Devo me preocupar?

    Obrigada, o Sr. é muito atensioso! Prabéns pelo seu trabalho!

    • Depende do exame físico. PSA isolado não serve como diagnóstico, pois pode variar amplamente sem significado patológico. Mande ele voltar ao médico.

    • Depende de cada cirurgião. Existe uma tabela da AMB que traz valores mínimos, mas esta tabela costuma variar de estado para estado. Quer um conselho? Faça pelo SUS. É um direito seu e uma obrigação do Estado (governo), conforme reza o art. 5º da CF., pois, afinal você (eu também) paga os pesados e na maioria das vezes injustos impostos para custear o sistema. Se não te tratarem bem no hospital, reclame, pois é você (eu também) que paga. Não sai de graça. Todo hospital público tem uma ouvidoria, instituída por lei federal, justamente para receber as reclamações e dar solução para elas.

  26. bom dia dr heinz,tenho 68 anos a minha prostata esta com 122 grmas, meu p s a deu 15. eu fis biopsia deu beliquina, como fazer pra prostata diminuir de tamanho?quero sua horientaçao. muito obrigado que deus abençoe o seu trabalho

    • Difícil reduzir uma hipertrofia. Não quero ser ave de mal-agouro, mas o que você tem não é grave. Nem é doença, sneo apenas consequência da “evolução” (para não dizer envelhecimento). Se começar a prender a urina, o que é grave, pois pode provocar sérios problemas renais, considere a retirada cirúrgica, mas isso é o seu médico quem deverá sugerir, baseado no exame clínico.

  27. dr o meu exame d meu marido deu
    psa total. antigeno prostático especifico

    deu 0,727 é normal ou não espero sua resposta

    obrigada
    pode me responder pelo email obrigada

  28. meu sogro faleceu com cancer de prostata,agora surgiu um cisto nos grãos de meu marido que vem aumentanto dia a dia,ele fez exames de toque retal mas o medico afirmou não ser nada ele tem 44 anos fez tbm exame d psa total o primeiro deu 2,730ng/ml.
    Agora depois de um mes tomou levofloxacino por 10 dias,voltamos a fazer o exame e o psa total aumentou para 3,150ng/ml,psa livre deu0,171ng/mle relação de psa livre total calculo 0,05.Minha preocupação é tão somente pelo fato de ter ocorrido varias mortes por cancer na familia…Desde ja agradeço muito sua atençaõ.

    • Este cisto pode não ter relação alguma com a próstata. Pode ser decorrente de traumas (pancadas) ou mesmo de varicocele. Mande ele voltar ao urologista ou procurar um cirurgião vascular.

  29. Um soro para para determinação do P S A ,quanto tempo pode ser armazenado na geladeira. Aguardo resposta no meu E- mail. Desde já obrigado.

  30. Meu pai estava com psa de 7,00 fez braquiterapia e caiu para 2 depois foi aumentou para 3,11, ai entrou com Zoladex que fez cair para 0,08 isso foi por 2 anos, parou de tomar Zoladex a 3 meses e fez o exame de Psa que deu 1, o medico esta marcado só para o fim do mês, estamos ansiosos , voces podem nos dizer se é normal ?

    Obrigada

    • Rosana:
      Como você deve ter lido nos comentários anteriores, o PSA sozinho não serve como diagnóstico conclusivo e ainda, ele pode variar sem ter implicações patológicas. Até uma queda sentado pode elevar o PSA pelo choque mecânico do períneo com o chão. Andar de bicicleta, de motocicleta, à cavalo, podem elevar o PSA e, portanto, não se fixem em valores de PSA, mas sim no conjunto PSA, exame físico, exame de imagem e, se necessário, biopsia. Aí sim, com o conjunto dos resultados é que se pode dizer se há algo errado ou não. Em tempo: até o toque prostático pode elevar o PSA. Se você fizer o exame logo após o toque, o PSA estará aumentado, sem ser sinal de qualquer doença.

        • Mesmo com tratamento o PSA pode continuar alto e isso não tem implicações patológicas, pois pode ser apenas memória celular. As células de defesa demoram a parar de codificar um determinado fator, mesmo após a supressão do estímulo. Pode levar até anos. Qualquer coisa, volte ao médico e exija que ele te explique melhor. É uma obrigação dele e um direito de qualquer pessoa.

  31. Bom dia Dr,

    Meu pai recentemente teve uma infecção urinária forte, e antes de tomar os remédios deu PSA 24, começou a tomar os remédios e sentiu melhora nos sintomas da infecção, dizendo não sentir mais nada, levou esse exame ao médio (exame feito antes dos remédios) e o médico ficou preocupado pois acho muito alto. Ele pratica atividades físicas tem 57 anos, aparentemente super saudável. Corre o risco de ter algo mais sério Dr? Obrigada

    • Possibilidade existe, caso não tenham retirado a glândula de cowper, embora seja mais difícil. Em todo caso, converse com o médico que operou o seu marido, pois para opinar, eu teria que ter assistido a cirurgia.

  32. Meu Psa estava 23,0 ,tratei com antibiotico Basctrin 500 mg, qdo terminei refiz o exame e o
    Psa estava 36,0, o medico mandou tomar novamente antibiotico,o que eu faço, faço biopsia, já estou com metastases com esse Psa elevado.
    Obrigado.

    • Se você está com alguma prostatite, que é uma infecção ou uma inflamação da próstata, é comum subir o PSA. Calma, homem. Se houvesse algum risco de câncer, seu médico já teria “te colocado para correr”. Volte ao médico e peça para ele te explicar exatamente o que você tem, mas se for mesmo uma infecção ou inflamação da próstata, é assim mesmo.

  33. Tenho 67 anos, 1,67m, 66k, esportista desde 7 anos. Meu pai faleceu aos 95 anos sem nenhum problema na próstata e também não tenho caso registrado na família.
    Meus exames deram: PSA TOTAL 3,93 ng/mL, PSA LIVRE 0,61 ng/mL e a relação entre ambos deu: 15,39%
    Não sinto nada, não tenho nenhum problema urinário e já fiz biópsia que nada acusou.
    Devo me preocupar com o resultado?

    • Dependendo do esporte que você pratica, pode ser a causa do aumento do PSA. Ciclismo, hipismo, motociclismo e outros esportes que causam impacto no períneo, bem como ficar muito tempo sentado, podem agredir a próstata e aumentar o PSA, mas isso não é patológico.

  34. Dtr boa noite!!!!!Meu esposo fez uma cirurgia pois tem HPB e o PSA estava bem alto,acontece que a prostata aumentou novamente levando a uma nova cirurgia apos 5 anos da primeira,tenho 30 anos e gostaria de saber se mesmo com a ejaculação retrograda existe possibilidade de eu engravidar uma vez que sai um pouco de um liquido na ejaculação pra fora?E se a resposta for negativa,com o passar dos anos a ejaculção pode voltar ao normalidade ou seja pra fora?
    Obrigada

    • Difícil responder, pois é necessário saber exatamento como o cirurgião fez a cirurgia. Converse com o médico que fez a cirurgia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.