Genes

A genética é uma matéria tão opaca e tediosa quanto a filosofia teológica, mas, como essa filosofa, contém o segredo da vida eterna.

  • A hereditariedade está nos cromossomos, entre fios de cabelos negros e muito crespos, obviamente vistos no microscópio, dentro do núcleo de cada célula.
  • Esses fios de cabelos em 44 pares de cromossomos, e dois mais, um cromossomo X mais um X, nas mulheres, e um cromossomo X mais um Y nos homens.
  • Todas as células de qualquer corpo tem o mesmo número de cromossomos idênticos, exceto as células sexuais, que têm mais a metade desse número. Quando esses cromossomos sexuais femininos e masculinos se encontram, depois do encontro do homem com a mulher, se o Y gosta mais do Y, eles têm um  menino, se gosta mais de um X, uma menina.
  • Os cromossomos consistem em genes.
  • Os genes são compostos de várias hélices de ADN de comprimentos diferentes. São grupos de muitos nucleotídeos, que são substâncias químicas constituídas de nitrogênio, açúcar pentose e fosfato. A ordem desses  nucleotídeos diferencia um gene do outro.
  • Os genes de cada pessoa são diferentes de todos os outros, exceto no caso de gêmeos idênticos,

O número de células no corpo e três, seguido por doze zeros, uma porção. O ADN em cada célula tem mais ou menos dois metros de comprimento. Se for desenrolado completamente, pode ir à Lua e voltar 8.000 vezes. É bastante fino. Os geneticistas gostam de dar essa  informação para mostrar a dificuldade do estudo que herdam.

Mesmo assim, a genética começa a estruturar um mapa chamado genoma, que mostra quais os genes que refletem várias doenças. Cada gene anormal, responsável por uma determinada doença, está sempre no mesmo lugar do seu cromossomo. Desse modo é possível identificar o gene que causa, por exemplo, a anemia falciforme em cada cromossomo examinado. Os entusiastas podem-se movimentar com uma seringa tirando amostras de sangue nos casamentos e nos funerais.

[Voltar]