Um deles tinha pedido demissão para fazer curso em período integral. Mãe relata abalo emocional do filho prejudicado pelo erro. Sete candidatos foram convocados em chamadas complementares.
Dos 15 candidatos prejudicados por erro no vestibular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), oito ficaram sem vagas. Outros sete foram convocados em chamadas complementares.
A informação foi repassada pela assessoria da universidade após questionamento do g1.
Segundo a UTFPR, 26 candidatos foram colocados de forma equivocada no sistema de inscrições como cotistas, quando o correto seria estarem na ampla concorrência.
Porém, 11 deles alcançaram a pontuação necessária para aprovação e 15 não atingiram as respectivas notas de corte para ampla concorrência, sendo reclassificados na Lista de Espera dos cursos. Saiba mais abaixo.
Três chamadas complementares foram feitas e, agora, todas as etapas do Vestibular de Inverno terminaram.
Matheus Barbosa de Oliveira Mazoni se inscreveu para o curso de Engenharia de Computação, em Curitiba, e é um dos que não conseguiu uma vaga na universidade.
No dia 18 de julho ele recebeu a notícia de que tinha sido aprovado e pediu demissão para fazer a faculdade, uma vez que o curso é integral. Porém, com a correção feita pela UTFPR no dia 26 de julho, ele foi reclassificado e ficou de fora da lista de aprovados.
Matheus não foi chamado em nenhuma lista complementar. Ele chegou a entrar com um processo na Justiça para garantir a vaga anunciada inicialmente, mas não obteve sucesso.
Aline Barbosa, mãe do jovem, conta que após se demitir e receber a notícia de que não teria mais direito à vaga, Matheus sofreu uma crise emocional e ficou em afastamento médico por nove dias.
“Agora ele está cumprindo o aviso prévio e tentou conversar com o pessoal para ver se consegue continuar no trabalho. Se não conseguir manter o emprego, terá que procurar outro, já que será pai em março do próximo ano”, relata a mãe do candidato.”
Matheus também se inscreveu para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para o vestibular de verão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com o objetivo de entrar na graduação.
De acordo com a universidade, conseguiram entrar na instituição candidatos que pretendiam vagas em cursos de Apucarana, Cornélio Procópio, Londrina e de Curitiba.
Entre os que ficaram de fora estão candidatos de cinco cursos de Curitiba e de um ofertado em Francisco Beltrão.
Erro no resultado do vestibular da UTFPR
O resultado do vestibular foi divulgado no dia 18 de julho.
Segundo a universidade, os 26 candidatos afetados foram avisados individualmente por e-mail, em 21 de julho, sobre a possibilidade de retificação.
A lista retificada foi publicada 8 dias após a primeira divulgação, em 26 de julho.
Em nota, a instituição disse que, segundo a Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UTFPR (Funtef-PR), o erro ocorreu em razão de uma inconsistência no processamento das inscrições.
“O processo de homologação do resultado foi revisto e incluirá mais itens de verificação, para que tais problemas não voltem a ocorrer. O vestibular da UTFPR seguirá ocorrendo semestralmente, concomitantemente com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)”, informa a universidade.
Vestibular não era realizado desde 2010
Neste ano, a UTFPR retomou o vestibular. De 2010 para cá, a seleção para a universidade ocorria exclusivamente com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Ao todo, foram ofertadas 3.006 vagas em 107 cursos de graduação.
Outros casos
Recentemente outros casos de erros em resultados de vestibular ocorreram em universidades públicas do Paraná.
Em 2021, por exemplo, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) retificou o resultado e mudou a lista de aprovados. Com isso, 31 candidatos que constavam como aprovados na primeira divulgação perderam a vaga e foram remanejados para a lista de espera.
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) passou pelo mesmo problema em 2020. O erro na publicação do número de vagas atingiu 15 cursos e os 29 alunos que apareciam como aprovados no vestibular agora passaram para a lista de espera.
Matéria aqui
[Voltar]