Uma receita para sua saúde:
O FARMACÊUTICO
informações básicas ao procurar uma farmácia
EXIJA A PRESENÇA DO FARMACÊUTICO
As orientações abaixo são úteis para todos os usuários de farmácias no Brasil inteiro, mas algumas são válidas apenas para o Estado do Paraná, onde a Secretaria de Estado da Saúde baixou resolução regulamentando a aferição de tensão arterial, colocação de brincos, inalação, curativos e primeiros socorros em geral, através das resoluções 54/97 e 69/98, assinadas pelo Exmo. Sr. Secretário de Estado da Saúde, Dr. Armando Rággio.Toda farmácia, para funcionar, deve estar sob a responsabilidade de um Farmacêutico (profissional de saúde graduado em curso superior de farmácia de Universidade ou Faculdade).A presença do Farmacêutico é obrigatória durante todo o período em que o estabelecimento fique aberto ao público.Para sua segurança e em defesa de sua saúde, no seu atendimento, peça orientação e aconselhe-se apenas com o Farmacêutico do qual, em caso de dúvida quanto a sua formação, você tem todo o direito de exigir a apresentação da carteira de identidade profissional do Farmacêutico que lhe está atendendo. (veja modelo abaixo)
-
Seus conselhos são sempre úteis e de grande importância.
- Certifique-se de que a pessoa que vai fazer o curativo é o farmacêutico responsável pela farmácia ou, em sua ausência, é pessoa capacitada e preparada para tal finalidade.
- Observe sempre as condições de limpeza do material, ambiente e da pessoa.
- Ao tomar injeção, observe se a seringa e agulha estão com embalagem fechada e exija, também, que as embalagens sejam abertas apenas na sua presença. Tome sua injeção apenas com o Farmacêutico. Somente ele está capacitado para lhe aplicar a injeção de forma correta.
- Se precisar medir sua pressão arterial, peça ao Farmacêutico que faça tal verificação. Somente ele está preparado e autorizado a realizar esse tipo de atendimento.
- Se você ou seu filho precisar fazer inalação, solicite apenas ao Farmacêutico.
- A colocação de brincos é permitida em farmácias, desde que seja feita pelo farmacêutico e utilizando brincos embalados hermeticamente, com esterilidade certificada através de laudo de instituto idôneo ou de universidades (exija a apresentação do laudo) e colocados com pistola apropriada e rigorosamente esterilizada.
- OBSERVE SEMPRE NAS EMBALAGENS:
- Data de fabricação e número do lote. Confira se os números e caracteres impressos na embalagem são os mesmos que estão impressos no frasco de xaropes e suspensões, no blister das drágeas ou na cartela de comprimidos.
- Prazo de validade.
- Registro no Ministério da Saúde.
- VEJA SE A EMBALAGEM CONTÉM:
- Bula e rótulo.
- Lacre inviolável.
- VEJA TAMBÉM:
- Se a embalagem não está violada.
- Se não foi exposta ao sol.
- Se o prazo de validade não está vencido. Todo medicamento só é válido até o último dia do mês em que está indicado o seu vencimento.
- Se não está sem rótulo.
- Se a bula está presente.
- Se a composição não está alterada (cor, consistência, conservação, odor).
- A maioria dos medicamentos pode acarretar efeitos colaterais e contra indicações, daí a importância da orientação farmacêutica e médica.
- Não utilize a mesma receita mais de uma vez, pois um medicamento que em certa época foi utilizado para combater uma doença, pode causar danos em outra oportunidade. Nesse caso, procure a orientação do Farmacêutico.
[Voltar]