Se você está pensando em melhorar a sua produtividade no Linux, considere instalar o Cerebro, um software de código aberto que, a princípio, é launcher e ferramenta de pesquisa.
Eu disse “a princípio” porque o aplicativo é muito mais que isso. Na verdade, algumas pessoas até consideram o programa como uma alternativa ao Spotlight (do macOS).
Conheci este ótimo aplicativo através de um amigo, e confesso que fiquei muito impressionado com suas características e recursos.
O Cerebro é uma ferramenta excelente, e você pode “chamá-lo” através de uma simples tecla de atalho, e então iniciar a digitação de qualquer termo.
A partir daí, espere por várias informações relevantes, bem como pela possibilidade de execução de várias tarefas.
O que é o Cerebro?
O Cerebro (isto mesmo, sem acento) é uma ferramenta poderosa. Um pequeno (em tamanho) aplicativo capaz de aumentar bastante a sua produtividade no Linux.
Através deste ótimo software de código aberto, você pode procurar por arquivos e diretórios em seu sistema, bem como traduzir palavras e frases, converter unidades e moedas, e até mesmo executar operações matemáticas básicas.
Além disso, o software pode funcionar como um prático launcher. E através dele você pode até mesmo substituir launchers dedicados, como o Ulauncher, por exemplo.
Dessa forma, após pressionar as teclas de atalho para o programa, basta digitar as iniciais de qualquer software instalado no computador, para então iniciá-lo.
Mas o Cerebro também pode efetuar pesquisas na Wikipedia, bem como realizar buscas no Google, executar comandos no terminal e até mesmo buscar por mapas no Google Maps.
O app é uma espécie de “tudo em um”, e você também pode expandir sua grande gama de recursos através da instalação de centenas de plugins.
Este prático software open source também possui recursos nativos de pesquisa, os quais são bastante eficientes.
Mas, não se trata de algo tão poderoso quanto programas especialmente dedicados a esta tarefa. Neste caso, opte por ferramentas como o Recoll, por exemplo.
De qualquer forma, considere a inclusão deste excelente programa em seu kit de ferramentas Linux, pois com ele sua rotina poderá ser muito simplificada.
Como instalar o Cerebro no Linux
Antes de mais nada, é bom dizer que o aplicativo também encontra-se disponível para Windows e Mac.
Agora, em relação ao Linux, a página de releases do projeto no GitHub disponibiliza um pacote .deb
e o código fonte do programa, para que você o compile, se assim desejar.
De qualquer forma, você pode utilizar o AppImage disponibilizado nesta mesma página, no GitHub. Este é o modo mais prático de instalação, e assim o software pode ser executado em um grande número de distros.
Obs: caso você não saiba o que é um AppImage, confira este guia.
Bem, após baixar o AppImage, tudo o que você precisa fazer é dar ao mesmo a necessária permissão de execução.
Você pode acessá-lo através do seu gerenciador de arquivos preferido e, através das “propriedades” do arquivo, garantir então que ele seja “executável como um programa”.
Por outro lado, também é possível fornecer estas permissões através do terminal. Neste caso, acesse a pasta onde o download foi feito (ou então a pasta para onde você copiou o AppImage), através do comando cd
, e então execute o seguinte comando:
chmod +x Cerebro-0.11.0.AppImage
Obs: apenas lembre-se de alterar o nome do arquivo, caso necessário.
Além disso, você pode utilizar aplicativos como Gear Lever ou AppImageLauncher, para a integração dos AppImages no seu sistema.
Pronto! Você acaba de instalar o Cerebro no seu sistema Linux.
Configuração inicial
Em primeiro lugar, sugiro que você faça um pequeno ajuste. Nesse sentido, tecle CTRL + ESPAÇO
, para abrir o software rapidamente.
Obs: embora o atalho CTRL + ESPAÇO
seja o mais comum (além de mais fácil), você também pode clicar no ícone do programa na “bandeja do sistema” e de lá mesmo acioná-lo (Toggle Cerebro) ou então acessar suas configurações (Preferences).
De qualquer forma, na janela de pesquisa do programa, digite apenas cerebro settings
, para acesso rápido à sua seção de configurações.
Agora, nas configurações do aplicativo (Cerebro Settings), altere o “Country” (País) para “Brazil”. Isto é necessário para que resultados mais interessantes, ou relevantes, sejam apresentados.
Observe que, aqui, você também pode alterar as teclas de atalho (Hotkey), se assim desejar. E aqui também está a opção (ativada por padrão) necessária para que o Cerebro seja inicializado automaticamente (Open at login).
Como usar o aplicativo Cerebro
Utilizar o Cerebro é muito fácil. Na verdade, o programa fornece informações contextuais, de acordo com aquilo que você digita.
Assim que você o aciona, através das teclas de atalho CTRL + ESPAÇO,
basta iniciar a digitação do termo desejado. O nome de um software, de um site, de uma personalidade, um caminho (/home/usuario
, por exemplo), etc:
É através desta barra de pesquisa que toda a “mágica” acontece: simplesmente comece a digitar, para que as informações relevantes comecem a ser exibidas.
Veja:
Observe que, após digitar a palavra “libre”, o software exibiu diversas entradas relacionadas à suíte de escritório LibreOffice.
Você pode utilizar as setas do teclado ou o mouse para selecionar qualquer resultado. E para executar qualquer um deles, basta usar um clique com o botão esquerdo do mouse ou então um ENTER
.
Note também que o Cerebro trouxe outros resultados. Também era possível, por exemplo, consultar algumas entradas na Wikipedia, além de uma busca no computador pelo termo inserido.
Obs: praticamente tudo, no Cerebro, funciona através da digitação de palavras-chave. Lembre-se que, para acessar as configurações do aplicativo, basta digitar “cerebro settings
” (sem aspas).
Na verdade, é tudo muito prático e rápido. Além disso, o programa de código aberto vem com alguns plugins pré-instalados, conforme abaixo:
- Converter (para converter unidades e moedas);
- Math (para operações matemáticas básicas).
Convertendo valores
Assim, para a conversão de moedas, por exemplo (Reais em Dólares), basta digitar o seguinte:
[valor]$
Ou seja, se você deseja converter 1500 Dólares em Reais, por exemplo, basta digitar 1500$
, conforme a imagem abaixo:
Você também pode informar os valores e moedas da seguinte forma, especificando o valor original e as moedas:
1500 usd in brl
Ou seja, no exemplo acima estamos solicitando a conversão de 1500 Dólares (usd) em Reais brasileiros (brl). E assim por diante.
Utilizando a pesquisa
Além disso, através da digitação de qualquer termo, você obtém opções para pesquisa no seu próprio computador, ou então na web, através do buscador do Google:
Instalando plugins no aplicativo Cerebro
Você pode acessar este link e consultar uma listagem com centenas de plugins. Além disso, instalá-los a partir daí é muito fácil.
De qualquer forma, você também pode pesquisar por plugins diretamente no Cerebro. Simplesmente inicie o programa (via CTRL + ESPAÇO
) e então digite plugins
: rapidamente você obterá uma lista com diversos plugins (“Installed – Instalados” e “Available – Disponíveis para instalação”).
Agora, já com o nome do plugin em mãos, digite seu nome após a palavra plugins
(ou localize o plugin na lista exibida).
Por exemplo, vamos agora instalar o plugin Translate. Abra o Cerebro e digite plugins translate
. Posicione o cursor sobre o plugin e perceba que, à direita, foram exibidas duas opções (Install e Details).
A opção Details fornece mais informações sobre o plugin, incluindo seu modo de uso. E a opção Install serve para instalar o plugin. Simplesmente clique nela com o botão esquerdo do mouse, ou então tecle ENTER
:
O processo de instalação de plugins no Cerebro é basicamente o mesmo, independentemente do plugin.
Utilizando o plugin de tradução
Ainda em relação ao plugin Translate, você pode digitar translate l
para obter uma listagem dos idiomas disponíveis.
E para traduzir palavras ou frases, a sintaxe é a abaixo:
translate [idioma_Entrada] [idioma_Saida] palavra_Ou_Frase
Por exemplo, para traduzir a frase de Churchill “Attitude is a little thing that makes a big difference“, faça da seguinte forma:
translate en pt Attitude is a little thing that makes a big difference
Agora, veja o resultado:
E se você teclar ENTER
(ou clicar) sobre o resultado exibido, ele é copiado para a sua área de transferência. Bacana, não?
Utilizando outros plugins
Obviamente, o uso de diferentes plugins pode apresentar algumas alterações, dependendo do caso. Porém, basicamente, em todos eles você deve utilizar comandos e texto.
E em caso de dúvidas, não deixe de consultar a seção de detalhes (details) de cada plugin (através do “comando” plugins nome_Do_Plugin
).
Além disso, segue também uma pequena lista com alguns dos plugins que eu já instalei, os quais são muito bacanas:
- Translate (traduções rápidas);
- Wikipedia (consulta na Wikipedia);
- Converter (conversão de unidades e moeda);
- Files nav (navegação em arquivos, com prévia de visualização);
- Math (operações matemáticas básicas);
- File Search Locale (localização de arquivos e diretórios no sistema);
Obviamente, existem muitos outros plugins, e você pode consultar a listagem disponível (link acima) a fim de descobrir alternativas que se adequem às suas necessidades.
Como você pôde perceber, o Cerebro é um aplicativo fantástico, capaz de fornecer recursos comuns a launchers e a aplicativos de busca.
De certa forma, porém, o software é bem mais do que isso. Trata-se de uma espécie de “tudo em um”, capaz de aumentar a produtividade e facilitar diversas tarefas em nossa rotina diária com computadores Linux.
Espero que este conteúdo tenha lhe agradado, e em caso de dúvidas ou sugestões, não hesite em deixar um comentário.
Matéria aqui
[Voltar]