Agradecimentos

À DEUS, em quem acredito e confio, pela inspiração e graça de elaborar e executar este projeto.

A todos pais e mães brasileiros, nas pessoas de meus pais, NELSON ANTONINI (in memoriam) e MARIA HELENA ANTONINI, pois o amor tem nuances que só ele pode explicar. Permitiram-me a vida por amor. Emprestaram-me suas bocas para que pudesse falar, seus pés para que eu pudesse andar, seu amor para que pudesse existir e como se a existência fosse pouco, deram parte de suas vidas para que a minha existência tivesse sentido. Hoje, apesar de muito ter aprendido, não aprendi ainda algo que seja suficiente em substituir um simples obrigado.

À minha irmã, Professora NELMA ANTONINI BERTOLAZZO, pela colaboração na revisão da história da educação.

Ao Farmacêutico-bioquímico Doutor MUSTAFA HASSAN ISSA pela colaboração na revisão das histórias da farmácia e da psicologia ligadas aos povos muçulmanos.

À Professora MERI DE OLIVEIRA POLUCHUK, supervisora e responsável pela disciplina de Estágio Supervisionado em Farmácia, do Curso de Farmácia do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná, cujo entusiasmo e confiança serviram de incentivo para a elaboração deste projeto de pesquisa.

Às Farmacêuticas-Bioquímicas Doutoras MARIÂNGELA MENDES DE GODOY e ALDACÉLIA BRUM RIBEIRO, da Farmácia do Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz e Dom Alberto, pela orientação dispensada durante o estágio curricular em farmácia de manipulação e dispensação e que serviram de ponto de partida para este livro.

Ao Professor Doutor JOSÉ CRIPPA pelos valiosos ensinamentos que me guiam até hoje pelos tortuosos caminhos das ciências.

À Senhora RITA MARIA PERDONCINI, bibliotecária responsável pela Biblioteca do Curso de Farmácia do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná pela catalogação e pela colaboração na busca do material histórico para a execução deste projeto.

À Senhora LEONILDA HONNICKE e à Senhorita ADRIANA GABRIEL pelos trabalhos de digitação e diagramação dessa obra.

[Voltar]