A arginina é um aminoácido que desempenha um papel na divisão das células e a síntese de proteínas. Portanto, uma quantidade suficiente de arginina deve ser obtido da dieta. Necessidades diárias de arginina deve ser avaliada com base no sexo, a geografia, a dieta habitual e balanço de nitrogênio. Por exemplo, seria prudente aumentar a ingestão de arginina durante períodos de períodos de nitrogênio saldo positivo de crescimento, como na infância e na gravidez, quando o seu corpo está usando ativamente blocos de aminoácidos para sintetizar proteínas.
Suplementos de altas doses de arginina estão já disponíveis no mercado. No entanto, se você está inclinado em direção a formas mais naturais de obtenção de arginina adequada, o caminho a percorrer ainda é consumir as melhores fontes alimentares deste aminoácido. Os teores de proteína destes alimentos mostram tipicamente proporções mais elevadas de arginina em relação a outros aminoácidos.
1 – Carne Vermelha
Carnes de alto valor biológico permanece a melhor fonte global de proteínas e de todos os aminoácidos, incluindo a arginina. No entanto, aumentando significativamente o consumo de carne, a fim de aumentar o teor de arginina na dieta coloca tensão indevida sobre o fígado e os rins. Além disso, o conteúdo geralmente alto teor de gordura da carne coloca em risco de obesidade e doença cardiovascular.
2 – Nozes
Entre todos os produtos vegetais, nozes são, provavelmente, as fontes mais ricas de arginina, que contém desde cerca de 1 a 3 g de arginina por 100 gramas. As melhores fontes de porca de arginina são amendoim (3,1 g por 100 g), a amêndoa (2,5 g por 100 g), nozes (2,3 g por 100 g), avelãs (2,2 g por 100 g) e caju (2,1 g por 100 g ). Outros frutos secos que são ricos em arginina incluem castanhas, pistache e nozes.
3 – Espinafre e Lentilhas
Legumes não são muito boas fontes de proteína, em geral, e de arginina, em particular. Provavelmente os mais notáveis exceções à regra são espinafre e lentilha. Espinafre congelado tem um conteúdo de arginina de 3,3 g por 100 g, enquanto que as lentilhas tem cerca de 2,1 g de arginina por 100 g do vegetal cru.
4 – Cereais integrais
Pães e massas feitas com farinha integral de grãos de trigo são ricos em arginina. Entre os cereais, trigo integral tem o maior teor de arginina, que contém cerca de 650 mg de arginina por 100 g.
5 – Soja
Proteínas à base de soja são uma das fontes mais ricas de alimentos de arginina. A 200 calorias servindo de proteína isolada de soja não tem mais do que 4 g de arginina. Bastante surpreendentemente, 100 g de tofu tem apenas 600 mg de arginina, mesmo que seja principalmente derivada da soja.
6 – Frutos do Mar
Além da carne vermelha, crustáceos são os melhores animais à base de fontes de arginina. Uma porção de 200 calorias de caranguejos, camarões ou lagostas normalmente tem 3,6-3,8 g de arginina. Peixe com o mais alto teor de arginina são o atum (1,7 g por 100 g) e salmão (1,2 g por 100 g). Algumas fontes têm colocado o conteúdo de arginina de atum como sendo ainda maior do que a de frango e carne de porco.
7 – Ovos
Ovos, em particular a gema, são também fontes ricas em arginina. A gema de ovo crua contém 1,10 g de arginina por 100 gramas, enquanto que a clara de ovo cru contém 0,65 g por 100 g.
[Voltar]