Luz do sol e luar

O sol que brilhava ininterruptamente sobre o Império britânico preocupava Whitehall tanto quanto o demônio preocupa o Vaticano. Os ingleses precisam se expor a ele – alguém precisava conter o cachorro louco – porém o sahib não podia se arriscar a morrer de insolação. “Proteção adequada para a cabeça, os espessos capacetes de poupa de madeira ou de cortiça são essenciais”, ensinava o manual médico-padrão do Império, no ano da batalha de El Alamein. “Forros para proteger a nuca são importantes, bem como leques e guarda—sóis.” Os americanos, que tinham um império, andavam pela África toda com as cabeças descobertas. Isso encorajou os oficiais médicos do General Montgomery, na campanha do deserto, a se desfazer do capacete de cortiça, pois os espiões de Hitler que observavam no outro lado das pirâmides informavam exatamente o número dos soldados que chegavam da Grã-Bretanha contando os capacetes que desfilavam pelas ruas do Cairo.

Esse medo doo Sol afetou o jogo favorito do Império. As acomodações em qualquer pavilhão de críquete, hoje em dia, bem como o próprio Lord, não são atingidas pela luz do sol. Os que ficam no lado oposto são obrigados a enfrentar o perigo de uma insolação, nos lugares mais baratos, para assistir às partidas de campeonato. Nas festas ao ar livre e piqueniques, as damas eduardianas envolviam-se em musselina e tule e giravam seus guarda-sóis, defendendo-se da gloriosa inconveniência. Do meio para o fim do século, gradualmente as damas passaram a tirar toda a roupa sob os raios do sol, e agora estão se vestindo outra vez, freneticamente. A sabedoria de continuar mortalmente depois dos feriados começa a ser aceita, em face da realidade comprovada do mal que o sol pode fazer à pele.

A insolação não é causada pela luz do sol, mas por deficiência de sal. Isso foi perfeitamente ilustrado por Sir Victor Horsley (1857-1916),o cirurgião de cérebro, de Londres, que inventou a cera Horsley para controlar a hemorragia craniana. A cera era uma adaptação da cera de modelagem. O pai de Horsley era um membro da Academia Real que se opunha ferozmente aos modelos nus. Sir Victor condenava também o fumo e o álcool. Ele afirmava com determinada convicção que a insolação era causada pelos elegantes goles de bebida, e não sair para o sol sem seu capacete de cortiça. Ele provou isso na Mesopotâmia, saindo com a cabeça descoberta, e logo depois morreu de insolação.

[Voltar]