A velocidade é impressionante, mas o problema é a durabilidade das células da memória flash, que é limitada a um determinado número de ciclos de escrita e leitura.
O novo padrão Serial ATA de 6 Gbps pode não fazer muito sucesso nos discos rígidos, mas os SSDs prometem explorar toda essa velocidade. A Micron anunciou o RealSSD C300, uma nova família de SSDs cujos módulos de memória flash NAND são produzidos sob técnica de 34 nm, carregando ainda o suporte ao SATA 6 Gbps.
A Micron afirma que os drives podem transferir em velocidades de até 355 MB/s na leitura e 215 MB/s na escrita. Isso é mais que o antigo padrão SATA de 3 Gbps, que limitava o máximo a 300 MB/S; já o novo permite transferências de até 600 MB/s.
Os módulos flash dos SSDs são feitos pela IM Flash Technologies, uma empresa jonit-venture ligada à Intel. A nova família ainda possui um “novo controlador de memória que foi desenvolvido em parceria com a Marvell”, bem como 256 MB de memória cache DDR3. Mas vale lembrar que este não é mais um Intel X25-M com a “roupinha trocada”.
A companhia está enviando amostras dos C300 em quantidades limitadas, e espera que a produção em passa se inicie no primeiro trimestre do próximo ano. Lá, serão vendidas versões de 128 GB e 256 GB, nos formatos de 1,8″ ou 2,5″.
Página oficial:
http://www.micron.com/products/real_ssd/ssd/client/index.aspx
Fontes:
ttp://techreport.com/discussions.x/18064
http://www.electronista.com/articles/09/12/03/micron.intros.f…
[Voltar]