Isso se ela for realmente graduada em curso de farmácia com habilitação em bioquímica/análises clínicas, pois há uma multidão de charlatães que fazem psicoterapia exercendo ilegalmente as profissões de psicólogo e até de psiquiatra.
Manchete do blog Tudo Gostoso:
Sou bioquímica e garanto: “Tomar uma colher de sopa de vinagre antes de comer, especialmente alimentos doces, ajudará a reduzir os picos de glicose no sangue”
Vinagre nada mais é que um ácido orgânico monocarboxílico, o ácido acético, composto de dois átomos de carbono, quatro hidrogênios e dois oxigênios.

Ácido acético
Ao ser desidrogenado, ou seja, com a remoção de um hidrogênio (geralmente o da hidroxila), o ácido acético transforma-se no ânion acetato, um radical livre tão demonizado por pessoas obcecadas pela “vida saudável”:

Acetato
O acetato, geralmente sintetizado na fase de catabolismo convergente, liga-se a uma coenzima A, formando a acetil-coenzima A, constantemente chamada de acetil-CoA, que entra no ciclo dos ácidos tricarboxílicos, também chamado de ciclo de Krebs, dentro das mitocôndrias. Forma os ATPs (adenosina trifosfato), que é a moeda corrente universal de energia celular, e, após cumprido o ciclo, sai da mitocôndria e é processada por dois complexos enzimáticos: a ácido graxo sintase e a 3-hidroximetil-glutarato (3-HMG-CoA sintase), que transformam a acetil-CoA em gordura, armazenada nos tecidos adiposos, ou em colesterol e demais produtos da via bioquímica.
Pessoas que têm predominância da ação das enzimas do complexo ácido graxo sintase são obesas, têm taxas altas de tri-acil-gliceróis (triglicerídeos), mas têm colesterol baixo, enquanto aqueles que têm predomínio da 3-HMG-CoA sintase têm colesterol alto e triglicerídeos baixos.
A tese da colega tem apenas um problema: se ela fosse irrefutável, a indústria farmacêutica não investiria tanto dinheiro na pesquisa de fármacos hipoglicemiantes; bastaria apenas tomar uma colher de vinagre para se livrar do diabetes e também emagrecer, simples assim.
Leia a matéria da “bioquímica” aqui
[Voltar]