Quanto a Micro$oft pagou e quem ela comprou na SRF para acabar com o programa para Linux? Tem o cheiro podre da corrupção nesta notícia.
Para linuxistas, resta a máquina virtual.
A Receita Federal descartou desenvolver o aplicativo Receitanet para outras plataformas que não Windows, como distribuições Linux e Mac OS.
Ao apresentar o balanço do período de recolhimento do IR este ano, o supervisor da Receita Joaquim Adir classificou como “pouca gente” o número de usuários que baixou a versão do Receitanet – software usado para preencher a declaração de IR – em Java, que funciona tanto em Macs como PCs com Linux.
Usuários de Linux e Mac pedem há anos uma versão adequada para seu sistema operacional e não um aplicativo Java, mais lento e limitado. Segundo a Receita, a demanda não justifica o desenvolvimento.
A Receita não informou, no entanto, qual foi o volume de acessos a seu aplicativo Java. No total, o órgão arrecadador afirma que recebeu 25, 565 milhões de declarações pela web. A previsão da Receita é manter uma versão em Java para usuários que não adotam Windows.
O uso de aplicativos que só rodam em Windows por órgãos públicos é controverso e, há dois anos, motivou uma ação movida pelo PSOL (Partido do Socialismo e Liberdade) contra o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Na ocasião, o partido protestava contra o fato do aplicativo para prestar contas à Justiça Eleitoral só rodar em Windows.
[Voltar]