Mozilla se une à Comissão Européia contra a Microsoft

Quem fala e/ou escreve que o Linux viola patentes da Micro$oft é um imbecil. Vejam nesta notícia que a Micro$oft não respeita ninguém. A propósito, o único sistema operacional que patenteou e lançou, o M$-DOS, ela roubou descaradamente da IBM. Bill Gates recebeu da IBM o código de um sistema ruim para estudar, corrgiu alguns bugs, mudou algumas linhas de código e patenteou como sendo criação própria. Os demais sistemas operacionais da Micro$oft não passam de aperfeiçoamento do M$-DOS, acrescidos de idéias roubadas de outros, especialmente do Linux e do UNIX. O sistema de gerenciamento de janelas, o Windows, propriamente dito, é invenção de outros. Foi a Apple quem o criou com o nome de Interface Mac-GUI, do qual a Micro$oft se apossou por meio de um acordo no qual a Apple o licenciou para a Micro$oft sem custo algum. Vocês sabiam de tudo isso?

De acordo com o CEO da fundação Mozilla, a mesma está entrando no grupo de apoio na ação da Comissão Européia contra a Microsoft. Esta recebeu uma ação da Comissão no último mês, sendo acusada de violar as leis européias de competição. Ela foi incentivada pela Opera, que produz seus próprio navegadores.

O chefe da Mozilla, Mitchell Baker, não há a menor parcela de dúvida que o Internet Explorer seja forçado aos usuários, não tornando saudável a competição e evolução do produto. Ele ainda afirmou que a Mozilla está disposta em propor uma solução para as violações da Microsoft, uma jogada que poderia beneficiar a empresa financeiramente. A Comissão Européia frisa que a Mozilla entrou como parte interessada, e não como queixosa.

Há rumores que a Comissão possa estar interessada em uma solução simples: obrigar a Microsoft a oferecer navegadores como o Firefox e Opera como alternativas. A empresa disse que está respondendo a objeção, e para isso foi dado um prazo de dois meses. Um praticamente já foi.

[Voltar]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.