Infecção e alterações reativas

Alterações reativas nas células são normalmente inespecíficas e independentes do fator causal. A infecção é uma causa comum, mas a reação também segue o trauma e concomitantemente reparação tecidual.

No caso da cérvix o trauma inclui medidas terapêuticas tais como cauterização, diatermia e laser.

Alterações celulares específicas são também vistas as quais alguns casos indicarão o fator estimulador provável. Tais alterações são vistas após radioterapia ou quando drogas citotóxicas ou esteróides foram dados. Infecções por vírus também podem produzir alterações específicas nas células. Além disso, reconhecendo mudanças reativas, é freqüentemente possível identificar o agente infeccioso no esfregaço cervical.

Agentes infecciosos

51. Infecção bacteriana. A flora bacteriana normal consiste de lactobacilos extras foram vistos em 6. Neste campo há uma névoa coccacea densa a qual indica infecção bacteriana, mas a cultura é necessária para identificar o agente responsável. (X 33)

52. Infecção por Gardnerella: células alvo. Esses organismos eram originalmente classificados como Haemophilus vaginalis e foram reconhecidos como causadores de uma variedade específica de vaginites por Gardner e Dukes (1955). Foi mais tarde reclassificado como Corynebacterium vaginalis e agora referido como Gardnerella em tributo ao trabalho de Gardner. Em seu trabalho Gardner e Dukes descreveram células isoladas dispersas através do esfregaço, as quais tinham uma camada sobreposta de coco-bacilos. Estes foram chamados de “células alvo” e quando vistas no esfregaço indicam a presença de infecção por Gardnerella. Contudo, seria sensato confirmar por cultura, como um trabalho de Levison et al. (1979) e que sugere que a associação não é tão segura como foi indicada pelos autores iniciais. (X 160)

53. Grumos bacterianos. Bactérias podem apresentar-se como grumos densos, mas isto não é um achado específico e a cultura é necessária para identificar organismo causador. (X 160)

54. Trichomonas vaginalis. As tricomonas são uma das causas comuns de leucorréia e estão usualmente associados com infecção bacteriana mista, como visto neste campo. A reação à coloração, forma e tamanho destes microrganismos varia, mas neste exemplo eles aparecem como forma de pêras arredondadas com citoplasma cianófilo e núcleo claro, pequeno, alongado e excêntrico freqüentemente referidos como “olho de mongol”. Os flagelos não são vistos em material fixado álcool. (X 160)

55. Trichomonas vaginalis. Em grande aumento este campo mostra mão única tricomona com células intermediárias as quais apresentou um fino halo perinuclear com bordas borradas. Esta é uma reação inflamatória não específica que deve ser distinguida dos halos maiores com bordas bem definidas vistos na coilocitose (ver 127 e seguintes). (X 400)

56.Trichomonas vaginalis: padrão de células inflamatório. Uma tricomoníase é freqüentemente o associado com um padrão celular inflamatório no qual os polimorfos rodeiam as células dando uma aparência de “chumbo grosso” ou “bala de canhão”. Este aspecto tem sido descrito como específico para a infecção por Trichomonas, mas uma aparência similar revista no esfregaço de pós-radiação (113) e deveria ocorrer em algumas infecções bacteriana. (X 62)

57. Trichomonas vaginalis. Ocasionalmente a tricomona tem os grânulos vermelhos no citoplasma como visto no campo. O significado disto não é conhecido. (X 400)

58. Trichomonas vaginalis e Leptothrix. Tricomona são freqüentemente vistas com Leptothrix saprófitas. Neste campo o Leptothrix é visto como umas ramificações finais as quais apresentam-se como uma linha isolada. Eles devem ser diferenciados da Candida. (X 160)

59. Trichomonas vaginalis e herpes. Infecções múltiplas são comuns. Neste campo tricomonas com citoplasma e eosinófilo são vista junto com uma nuvem bacteriana e células mostrando alterações citoplasmáticas causadas pela infecção do vírus herpes (ver 121 e seguintes). (X 160)

60. Candida. Esta é uma infecção por fungos à qual é comum durante a gestação e em mulheres usando contraceptivo oral. Isto causam uma leucorréia espessa, branca, com aspecto de leite coalhado sendo referida coloquialmente como “sapinho”. No esfregaço cervical é preferível identificar ambos, esporos e hifas como o visto neste campo, antes de estabelecer o diagnóstico. A hifas como visto neste campo, são vistas segmentadas e se parecem com uma dupla “linha de trem”. Comparar com Leptothrix em 58. (X160)

61. Candida. Além dos esporos e hifas este campo mostra grupamento de células escamosas. Este pode alertar o escrutinador para procurar pela presença de Candida. (X160)

62. Candida. O grande aumento mostra a morfologia de esporos e hifas mais claramente. Para identificação precisa do tipo de fungo a cultura é necessária. O grupo Candida é achado mais comumente, assim alguns laboratórios usam esta terminologia. Outros preferem ser menos específicos e relatam “vistos esporos de fungos e hifas”. (X 400)

63. Actinomyces. Actinomyces são encontrados em esfregaços de mulheres usando um DIU (Gruppa et. al, 1976). Quando associado com dor pélvis e sangramento irregular poderia ser causa de doença inflamatória pélvica. Nestes casos o DIU é retirado para cultura confirmatória, mas na falta de sintomas é usual a notar o achado sem ação adicional. (X 400)

64. Actinomyces. Um outro exemplo, com borrão de coloração eosinofílica. (X 160)

65. Actinomyces. Confirmação por cultura é difícil a menos que o DIU possa ser removido e feito sua cultura. A aparência morfológica de fios periféricos estendendo de uma área central densa pode ser imitada por uma coleção de fragmentos de restos. Contudo estes são usualmente gram-negativos, enquanto os Actinomyces são Gram-positivos. Este esfregaço corado com Gram mostra uma reação positiva. Neste caso a presença de Actinomyces foi confirmada pela cultura. (coloração Gram, X 620)

66.Chlamydia. Um diagnóstico firme de Chlamydia deve ser feito por cultura (a qual é difícil) ou por resposta antígeno/anticorpo. Em esfregaços cervicais as características morfológicas que causam suspeita de Chlamydia incluem uma reação linfocitária similar à da cervicite folicular. Esta é a apresentação vista neste campo. Além disso, corpos elementares cocóides eosinofílicos livres são vistos no citoplasma finalmente vacuolizado das células infectadas e mais particularmente quando os corpúsculos de inclusão e estão moldados em vacúolos perinucleares. Esta característica não é vista neste exemplo, mas a presença de Chlamydia foi confirmada por imunofluorescência. (Grupta et al. 1979). (X 250)

[Voltar]

804 pensou em “Infecção e alterações reativas

  1. Boa noite!

    Fui ao médico hoje levar os meus exames e no resultado do exame deu:
    Epitélio representados na amostra: Escamoso
    Alterações Celulares Benignas Reativas ou Reparativas: Inglamação
    Microbiologia: Lactobacilos sp, Candida sp.
    A médica disse que está tudo bem e que não preciso tomar medicamento nenhum e se quiser posso refazer o exame daqui a dois meses. Fiquei um pouco insegura com a meditada tomada pela médica. Posso ficar tranquila, não tenho nada mesmo, ou devo procurar outro médico? Qual séria a sua resposta a um exame com este resultado?

    • Você não tem nada. Inflamação é a coisa mais comum em mulheres e que atire o primeiro absorvente a mulher que disser não ter inflamação, pois ela começa lá no início da puberdade. Lembra-se daquele corrimento gosmento e sem cheiro, que às vezes te causava assaduras? Com ele é que começou a sua inflamação. Você tem cândida, mas se a médica não te deu nada, é porque a “bicha” não está ativa. Sossega.

  2. Meu exame deu:
    Epitélio representados na amostra: escamoso
    Alteração celulares Benignas Reativas ou Reparativas: Inflamação
    Microbiologia: Lactobacilos sp, candida sp.
    Conclusão: Negativo para neoplasia.

    A minha médica disse que está tudo normal e não me deu nenhum medicamento, posso confirma, ou devo procurar outro médico? Fiquei meio insegura!!!

  3. Dr,

    Apliquei crevagin durante os sete dias, no sexto e setimo dia tive enjoo. No dia apos o setimo dia, tive colicas (tive como fosse diareia) e verifiquei que saiu um pouco de creme com sangue da vagina. Algo a esclarecer ou devo comunicar ao meu medico?

    abçs e obrigada,

    Thaisa

  4. Dr fiz um exame há alguns dias atrás e o resultado foi neisséria. fui numa ginecologista e ela me falou que eu estava com gonorréia. Ela deu um tratamento para meu marido e eu tomarmos. Porém diante das negativa de neu marido, antes de começar a tomar o remédio eu fui a outro laboratório e refiz o exame. Após a coletade sangue e secreção vaginal,eu tomei o remédio. Todos os exames deram negativos. HIV, Sífilis, clamídia, e inclusive a neisséria. Agora estou querendo saber se existe algum exame que eu posso fazer para ter certeza se o meu primeiro exame estava errado

    • Se você já fez o tratamento não é mais possível fazer outro exame para confirmar ou refutar o primeiro, mas mesmo assim, converse com um bom advogado, pois cabe uma ação de dano moral pelo sofrimento emocional que te causaram e ainda, pelo atentado à honra do seu marido (se realmente ele não “pulou a cerca”).

  5. Boa tarde Dr.

    Meu resultado de colpocitologia deu:

    AVALIAÇÃO DA AMOSTRA: SATISFATÓRIA
    MICROBILOGIA: FLORA BACILAR
    AVALIAÇÃO HORMONAL: AVALIAÇÃO PREJUDICADA DEVIDO ALTERAÇÕES INFLAMATÓRIAS.
    DIAGNOSTICO: NEGATIVA PARA CELULAS NEOPLASICAS. PRESENÇA DE ALTERAÇÕES CELULARES REATIVAS OU REPARATIVAS EM CÉLULAS ESCAMOSAS.

    No aguardo de uma resposta, obrigada.

    Karina

  6. BOA NOITE!!

    DR.PODE ESCLARECER ESTE EXAME POR FAVOR!
    ESFREGAÇOS CONTENDO CÉLULAS SUPERFICIAIS, INTERMEDIÁRIAS E ENDOCERVICAIS COLUNARES COM SINAIS INFLAMATÓRIOS ACENTUADOS.
    pRESENÇA DE CÉLULAS ESCAMOSAS QUERATINIZADAS, COM HIPERCROMATISMO NUCLEAR.
    FLORA LACTOBACILAR.
    NEURÓFILOS ++.
    AUSÊNCIA DE FUNGOS E TRICHOMONAS.

    CONCLUSÃO: ESFREGAÇO INFLAMATÓRIO ACENTUADO, PRESENÇA DE CÉLULAS ESCAMOSAS QUERATINIZADAS, COM HIPERCROMATISMO NUCLEAR.

    NOTA:SALVO MELHOR JUÍZO CLÍNICO, SUGERIMOS CONTROLE CITOLÓGICO.

    PODE ME DIZER DR. O QUE SIGNIFICA ISTO POR FAVOR!?

    AGUARDO RESPOSTA.
    COM MAIOR URGÊNCIA!!

    OBRIGADO!

  7. DR. fiz um exame que deu o seguinte resultadoesfregaço eutrófico de padrão intermédio-superficial apresentando material endocervical observa-se leves alterações inflamatórias de origem inespecifica leucocitos ++ muco++ ausencia de fungos, trichomonas, gardnerella vaginalis, alterações virais e clamidias citologia oncótica negativa.
    Clonsusão Processo inflamatorio de grau leve auencia de malignidade classe II queri entender isto
    Desde já agradeço

  8. minha esposa fez um exame que deu o seguinte resultado lesão intra epitelial escamosa de alto grau(nic2) biópsia . gostaria que pudessem tirae minha duvida, obrigado

  9. Boa tarde, Dr.,fiz o meu preventivo que apresentou o seguinte resultado:

    Elementos Acompanhantes..: Leucócitos polimorfonucleares
    Histiócitos
    Padrão Celular Epitelial.: Células superficiais e intermediárias
    Alterações inflamatórias regenerativas
    Células endocervicais
    Elementos Inflamatórios (Microflora)..: Flora de bacilos de Döderlein (moderada)
    Conclusão Diagnóstica….: Aspecto citológico inflamatório (classe II)
    Diagnóstico Final……..: Colpite inespecífica
    Avaliação Hormonal…….: Avaliação prejudicada devido a alterações morfotintoriais celulares
    Obs1.: Sistema BETHESDA-2001.

    Dr., será que estou com HPV?Fiquei desesperada e ainda estou, minha consulta está marcada, mas até lá fico muuito preocupada e não consigo pensar em nada a não nesse exame!

    Desde já, agradeçoo pela ajuda!

    • Pelo que você escreveu, não tem nada de anormal neste exame. Está dentro dos limites da normalidade. NÃO TEM HPV, pelo que você escreveu. Calma Tatiana!

        • Ah, Dr., só mais um detalhe e importante, antes de eu fazer o preventivo, no dia da coleta, minha ginecologista viu uma pequena ferida em meu útero, por isso o motivo do meu nervosismo com o resultado do preventivo!Será que com esse detalhe agora, pode ser HPV?
          Muiitoo obrigada, desde já!

  10. Boa noite Dr.Fiz o meu preventivo que apresentou o seguinte resultado:
    Conclusão – Alterãções celulares benignas – Inflamação leve.
    Fiz a coleta do material no mesmo mês em que tive um aborto, o resultado pode ter alguma coisa a ver com este fato?
    Desde já agradeço.

    • O resultado não tem nada a ver com o aborto. Você está dentro da média das mulheres. Inflamação é o achado mais comum em mulheres e começa lá na puberdade, com aquele corrimento esbranquiçado, gosmento e sem cheiro, lembra-se dele? Ali começou a sua inflamação, sendo ela consequência do seu amadurecimento genital. Este é o preço que as meninas pagam para se tornarem mulheres. Já expliquei o porquê disso em vários comentários.

  11. Dr fiz o papanicolau e deu o seguinte resultado:
    Escamoso, glandular, metaplásico; Alterações celulares benignas, associadas a inflamação; Bacilos supracelulares (Gardnerella). Fiz tb a pesquisa de Papilomavirus humano (HPV) por captura híbrida e deu o seguinte resultado: Positivo RLU/PC 79.74; Presença de DNA-HPV grupo de alto risco oncogênico.
    Estou muito preocupada nunca tive problemas e agora deu HPV, estou apavorada, o que devo fazer? A minha médica disse que não a nada a fazer, apenas aguardar seis meses para refazer os exames. Me ajuda!

    • CAAALLLMMMMA! Seu sistema imunológico está combatendo o “bicho” e por isso deve-se esperar os seis meses para fazer novos exames e ver a evolução. Ver se seu sistema imunológico está mais ou menos ativo e daí partir para algum procedimento ou não. Se você não se acalmar, você poderá criar uma doença grave, pois a cabeça é o maior inimigo do corpo. Com ansiedade, irritabilidade de pressão o sistema imunológico para de funcionar e aí o HPV toma conta de vez. Se todo HPV causasse câncer e matasse, a humanidade já estaria extinta, pois mulheres e HPV convivem desde o gênesis.

  12. Fiz exame e o resultado foi:
    Microbiologia: Flora Bacilar
    Aval. Hormonal: Esfregaço eutrófico
    Diagnóstico: Negativa para células neoplásicas. Presença de alterações celulares reativas ou reparativas em células escamosas

    O que significa isso?

  13. Dr fiz o papanicolau e deu o seguinte resultado:

    Colpocitologia Oncótica
    (Método: Coloração de Papanicolaou)
    Material citológico constituido por células
    intermediárias e superficiais isoladas ou frouxamente
    agrupadas, apresentando alterações de natureza
    inflamatória leve, dispostas em meio a leucócitos
    escasso muco e flora de lactobacilos desenvolvida.
    Presença de células glandulares endocervicais.
    CONCLUSÃO:
    1 – NEGATIVO PARA MALIGNIDADE.
    2 – PADRÃO CITOLÓGICO INFLAMATÓRIO LEVE.
    3 – FLORA LACTOBACILAR.
    4 – AUSÊNCIA DE PARASITOS.
    COLORAÇÃO: PAPANICOLAOU

    Tem algo para me preocupar pois o retorno será apenas dia 26/08?

    Att

  14. Olá Dr!

    Em 21/10/2010 Fiz o exame: Citopatológico Cervical e/ou Vaginal c/ o seguinte resultado:

    ADEQUAÇÃO DA AMOSTRA: Interpretação da amostra satisfatória
    ALTERAÇÕES CELULARES BENIGNAS:
    – DE NATUREZA INFECCIOSA: Fungos morfologicamente consistentes com Candida sp
    – DE NATUREZA REATIVA: Associadas à infecção
    ALTERAÇÕES DE CÉLULAS EPITELIAIS:
    – DE CÉLULAS ESCAMOSAS: Ausência de anormalidades de células escamosas
    – DE CÉLULAS GLANDULARES: Ausência de anormalidades de células glandulares
    – OUTRAS ANORMALIDADES: Ausentes

    Foi passado um creme vaginal, que não me recordo o nome.

    EM 02/06/2011 repeti o mesmo exame que teve o seguinte resultado:

    ADEQUAÇÃO DA AMOSTRA: Interpretação da amostra satisfatória
    ALTERAÇÕES CELULARES BENIGNAS:
    – DE NATUREZA INFECCIOSA: Ausentes
    – DE NATUREZA REATIVA: Associada à inflamação inespecífica
    ALTERAÇÕES DE CÉLULAS EPITELIAIS:
    – DE CÉLULAS ESCAMOSAS: Ausência de anormalidades de células escamosas
    – DE CÉLULAS GLANDULARES: Ausência de anormalidades de células glandulares
    – OUTRAS ANORMALIDADES: Ausentes

    E, minha médica passou um creme chamado: Ginomax p/10 dias.

    O resultado melhorou? Se sim, por que é indicado a medicação?

    Desde já agradeço sua atenção.

    • No segundo exame a infecção não apareceu mais, ou seja, melhorou. Quanto aos porquês da prescrição, isso não tenho como te dizer nada. Volte ao médico e converse com ele.

  15. Bom dia DR.
    Fiz uma Colpocitologia oncotica.
    e deu o seguinte:
    Avaliação da amostra:Satisfatória
    Epitélios representados:Escamoso
    Avaliação citológica:Processo inflamatório moderado.
    acentuada reação leucocitária.
    Avaliação microbiológica:Presença de bacilos,presença de cocos.
    Avaliação Hormonal:Padrao trófico
    Conclusão:Amostra negativa para células malignas.
    Desde já agradeço pela atenção

  16. Dr.Pode esclarecer meu exame por favor?? A minha consulta ainda vai demorar e quero uma luz! Resultado do exame: Epitélios representados na amostra – Escamoso, Glandular.
    Alterações celulares – Inflamação. Microbiologia – Cocos.
    Está dentro do padrão de normalidade??? Sou casada e queremos um bebê a meses e ele ainda não veio… pode ser algo relacionado à esse exame?! obrigada.

    • Está dentro dos padrões de normalidade e sua dificuldade em engravidar não está relacionado com este resultado. Muitas vezes a mulher se desespera pensando ser estéril quando, na verdade, a culpa é do homem. Se outros exames (ecografia, hormônios, físico) seus derem normais, desconfie do seu parceiro. Mande ele ao médico fazer um espermograma (isso só para começar). Não basta apenas o homem ejacular em quantidade. Tem que ter qualidade e algumas alterações nos espermatozóides, como por exemplo, astenozoospermia, azoospermia, comprometem a fertilidade masculina. Astenozoospermia é quando o espermatozóide se mexe muito devagar e azoospermia é quando ele está completamente imóvel.

  17. Olá Doutor,

    Por favor, fiz meu exame de rotina de colpocitologia oncotica. Dr. gostaria de saber se está tudo Ok ou se estou com alguma infecção. Já tive HPV há 7 anos atrás e fiz cauterizações para curar e nunca mais voltou até hoje.
    Obrigada desde já, Walquiria

    O resultado do exame foi:

    Avaliação da Amostra: Satisfatória para avaliação diagnóstica
    Microbiologia: Flora Bacilar
    Avaliação Hormonal: Avaliação prejudicada devido a alterações inflamatórias
    Diagnóstico: Negativa para celulas neoplásicas. Presença de alterações celulares reativas ou reparativas em células escamosas
    Observação: Presença de Citólise e Esfregaço Purulento.

    • O esfregaço purulento pode indicar uma infecção por fungos ou bactérias e não por vírus. Parece que seu HPV “já era”, pois se não apareceu coilocitose no laudo, é porque o seu sistema imunológico já acabou com ele.

  18. Dr. Por favor me tire mais uma dúvida. No dia que meu médico colheu material para fazer o preventivo, me receitou o creme vaginal Takil para cândida, pois estava com mto corrimento. Acabei não usando, pois não estava sentindo nada, só o corrimento. Agora acredito que é cândida mesmo, pois apareceram mais alguns sitomas da mesma (coceira, ardor, etc). Usando esse creme vaginal além da candidíase resolve também o problema da cervicite que constou no papanicolau ou o tratamento é outro?

    • O creme não resolve a cervicite, até porque a cervicite é crônica e causada pelas transformações que você sofreu ao passar de menina à mulher. A cervicite começa no momento em que aparece o corrimento da puberdade (leucorréia fisiológica), causado por morte das células infantis pelo aumento da acidez vaginal que irrita o tecido inteiro e causa a inflamação chamada de cervicite e que te acompanhará pelo resto da vida. Isso nem é doença. Trate a cândida e faça seu parceiro tomar os remédios que seu médico mandou, senão ele te devolve a encrenca.

  19. Boa noite! Por favor gostaria de ajuda.
    Em julho/2010 fiz a colposcopia que deu o seguinte resultado:

    Epitelios; escamoso – glandular
    Alterações celulares benignas; inflamação
    Microbiologia; bacilos
    Atipias em celulas escamosas; LESÃO INTRA-EPITELIAL DE BAIXO GRAU (COMPREENDO EFEITO CITOPLÁTICO PELO HPV E NEOPLASIA INTRA-EPITELIAL CERVICA)

    Obs: Cariomegalia. Hipercromatismo. Halo Perinuclear.

    *****************

    Logo após, engravidei e não pude fazer o tratamento. Na época o médico disse que precisava de uma cauterização. Não fiz por causa da gestação.

    Não repetí mais o exame. Hoje na consulta pós-parto (dei à luz há 3 meses) ela olhou esse exame antigo e pediu para repetir o exame. Já marquei.

    Mas fiquei bem preocupada, pois ela disse que hpv esta associado ao câncer.
    E não entendí absolutamente NADA do que eu tenho.
    Estou com medo e gostaria somente de maiores esclarecimentos. (Falta isso da parte dos médicos, conversar com o paciente sabendo que ele é LEIGO não entende termos técnicos…)
    Parabéns pelo site.
    Obrigada, Luciana.

    • Se todo HPV virasse câncer, a humanidade não existiria mais, pois mulheres e HPV convivem desde o gênesis, assim como gripe e humanos. Se a gripe matasse tanto quanto os medicos dizem que HPV vira câncer, não estaríamos aqui, “teclando” neste momento, pois não existiria mais ninguém na face da terrra. Existe um risco de HPV se transformar em câncer? Existe, sim, da mesma forma como existe o risco de uma gripe se converter em uma pneumonia fatal, mas É RIsCO! É probabilidade. Usei o exemplo da gripe porque, assim como o HPV, ela também é causada por um vírus. A grande maioria dos médicos parece que não estudou imunologia no curso de medicina e/ou sequer ouviram falar em sistema imunológico e saem por aí apavorando todo mundo. O que existe na classe médica é um corporativismo criminoso e tendenciosos, associado à mídia sensacionalista e também à indústria farmacêutica hávida de lucro, e cujo objetivo é incutir, através do medo e do bioterrorismo, que tudo no mundo depende da supervisão, da permissão e da aprovação médica. Se continuar desse jeito, logo os médicos obrigarão os casais a contrarem-nos até para supervisionar, in loco (no momento e local) suas relações sexuais. Calma, Lu! Se você se apavorar e entrar em depressão, você prejudicará seu sistema imunológico e aí sim, seu HPV poderá se tornar um câncer. Faça um bom tratamento, de preferência com um médico não tendencioso, e esfrie a cabeça. HPV é apenas mais um vírus para os soldados do sistema imunológico terem que “esquentar a cabeça”, quer dizer, o núcleo das células de resposta imunológica.

  20. Gostaria de entender o resultado do meu exame. Só consegui marcar meu médico pra setembro.
    CONCLUSÃO: esfregaço de padrão hipotrófico com alteração celulares de natureza inflamatória (cervicite). Isso pode ser por ter tido um bebê a 7 meses ou poder ser doença sexualmente transmissível? Como posso saber? Grata.

    • Está mais para efeito pós-puerpério (parto) do que para doenças. Você tem a inflamação que é a fiel e eterna companheira das mulheres.

    • Metaplasia significa transformação. Células metaplásicas são células maduras resistentes ao pH ácido da vagina e colo. Isso é decorrente do desenvolvimento feminino e não é doença.

  21. Bom dia
    Gostaria de exclarecer as minhas dúvidas.
    O meu exame veio assim:
    Colpocitologia: Material não especificado.
    Esfregaço apresentando celulas intermediárias e superficiais com alterações inflamatórias, metacromasia, halo perinuclear, pseudoeosinofilia. Metaplasia escamosa. Celulas endocervicais com alterações inflamatórias.Elementos associados: leucocitos, histiocitos, muco. Flora Mista. Avaliação oncótica-Conclusão: Processo reacional bacteriano. Ausencia de malignidade.
    Aguardo resposta.
    Obrigada

    • Está normal, do ponto de vista oncológico, ou seja, não tem sinais de câncer, mas parece ter uma infecção. Se você tem corrimento, volte ao médico para tratá-lo. Infecções bacterianas não são graves, se tratadas. Se não tratadas podem causar lesões (feridas) que PODEM (não necessáriamente. Pode não acontecer nada), com o tempo. se cronificar e evoluir para algo mais sério.

  22. Fiz o exame do papa e deu isso:

    Constituido por moderada quantidade de polimorfonucleares neutrófilos,alguns degenerados.
    Células,a grande maioria,das camadas intermediárias,com alterações por processo inflamatório.
    Quadro hipoestrogênico.
    Processo inflamatório.
    Ausência d células metaplásicas e/ou endocervicais.
    Negativo pra células neoplásicas no presente material.
    Classe II d Papa
    Quadro citológico dentro dos imites da normalidade com alterações celulares reativas e/ou reparativas.
    O q significa tudo isso,estou com algo grave.
    bjos

    • Está tudo bem. Note que está escrito “Quadro citológico dentro dos imites da normalidade com alterações celulares reativas e/ou reparativas” e isso significa que você não tem nada de grave, apenas a fiel e companheira inflamação.

  23. BOA NOITE GOSTARIA DE SABER O QUE SIGNIFICA ESTE RESULTADO DE PAPANICOLAU POIS NÃO ENTENDI ESTE É O RESULTADO
    ELEMENTOS EPITELIAIS:CELULAS ESCAMOSAS

    MICROFLORA:FLORA BACTERIANA BACILAR

    CONCLUSOES:CLASSE II DE PAPANICOLAOU
    ALTERACOES CELULARES BENIGNAS INFLAMATORIAS NAO ESPECIFICAS.

  24. Boa tarde!
    Gostaria de entender um pouco do meu exame:
    Conclusão: negativo para células neoplásicas
    Epitélio trófico
    Comentarios: Não foram visualizadas alterações celulares de papiloma virus humano, nos esfregaços cérvico-vaginais examinados.

  25. COLPOCITOLOGIA C25390/11
    Material…….: colo
    Tipo da Amostra: Citologia Convencional

    INFORME CLÍNICO: –

    Adequabilidade da Amostra:
    Satisfatória.

    Características Celulares:
    Esfregaços apresentando predomínio de células intermediárias e superficiais.
    Presença de células endocervicais colunares e metaplásicas.

    Microbiologia:
    Presença de lactobacilos.
    Neutrófilos (++).

    Parasitas:
    Ausência de fungos, Trichomonas, inclusões virais e/ou alterações de Chlamydia.

    Alterações Celulares:
    Citologia oncótica negativa.

    Conclusão:
    Esfregaço apresentando alterações celulares benignas: inflamatório moderado.

    O que este resultado significa… É resultado de um exame da minha namorada.
    Desde já, Mt obrigado.

    • Foi ela que pediu para você fazer esta pergunta? Ela está ciente e de acordo? Se não, ela deverá conversar com o médico dela e em particular. Ética é ética e lei é lei. “Aja Lex” (cumpra-se a lei).

  26. Dr. gostaria que interpretasse o meu exame PAPANICOLAU.
    Exame citopatologico ecto/endocervical e vaginal oncótico e parasitário (papanicolau, citol)
    Método: coloração papanicolau conferência
    Amostra satisfatória para análise com representação da junção escamo colunar (jec)
    Presença de células escamosas e endocervicais
    Flora: raros lactobacilos
    Presença de vários leucócitos
    Conclusão: Negativo para lesão intraepitelial e malignidade para amostra analisada.

  27. DOUTOR, GOSTARIA QUE O SENHOR ME AJUDASSE COM O RESULTADO DO MEU EXAME PREVENTIVO POIS ESTOU DESESPERADA.
    MATERIAL-VAGINAL,ECTO E ENDO
    ADEQUABILIDADE DA AMOSTRA SATISFATORIA PARA AVALIAÇÃO ONCOTICA (O QUE É ISSO?)
    PADRÃO CELULAR.CELULAS INTERMEDIARIAS,SUPERFICIAIS,ALGUMAS METAPLÁSTICAS E ENDOCERVICAIS.
    ALTERAÇÕES INFLAMATÓRIAS.ALGUNS LEOCÓCITOS E FILAMENTOS DE LACTOBACILOS VAGINALIS.
    ATIPIAS CELULARES.PSEUDOEOSINOFILIA E CITOLISE MODERADA
    CONCLUSÃO.INFLAMATÓRIO MODERADO
    OBS.AUSENCIA DE SINAIS QUE DENOTEM PROCESSO NEOPLÁSICO.

    AGUARDO SUA RESPOSTA .DESDE JÁ AGRADEÇO A SUA ATENÇÃO.
    ADRIANA COELHO

    • Pelo que você escreveu, não há sinal de câncer (neoplasia = câncer). Fique “fria”, está tudo bem, pelo que você escreveu.

  28. Fiz uma exame de papa nicolau e estou preocupada,deu presença de componetes da J.E.C / Z.T oq isso quer dizer??
    Eu já tive HPV será que voltou dinoov???

    • J.E.C / Z.T significa Junção-Escamo-Colunar/Zona de Transformação. A JEC é uma região do colo do útero. Se não houver outras anotações no seu exame, como por exemplo, coilocitose, você não tem nada de grave.

      • Só uma dúvida, já que sempre o sr pede p ler as explicaçoes anteriores.O meu resultado deu zona de transformação exibindo displasia epitelial leve e extensa alteração epeitelial COILOCÍTICA,(e o sr disse que não é nada grave) que deriva , acredito, de coilocitose, e esta o sr diz ser grave. É normal dentro do diagnóstico conjunto ou específico p o caso citado?.Obrigada.

        • Zelia:
          Coilocitose e alteração epitelial coilocítica é a mesma coisa. Se este resultado for seu, talvez, note bem, TALVEZ, você tenha HPV. Quando eu digo que não é grave é porque TODOS os humanos tem um sistema imunológico que os defende dos agentes agressores e cabe ao seu sistema imunológico dar combate ao HPV. Aqui mesmo no site, em um determinado comentário, uma mulher disse que algum tempo atrás fez exame e deu NIC e um ano depois, ao repetir o exame, tinha desaparecido. Isso não foi nada mais que a ação do sistema imunológico dela que eliminou o vírus. HPV é um vírus como a gripe e que tem uma frequência de complicações bem menor que a própria gripe. Enquanto o vírus da gripe tem uma letalidade entre 1 e 4%, sendo de evolução rápida, geralmente menor que uma semana, o HPV tem uma letalidade menor que 1% e ainda, é de longa evolução, levando mais de 15 ou 20 anos para aparecer alguma coisa mais séria. O que mais mata no HPV é a cabeça das mulheres que se apavoram e acabam atrapalhando o sistema imunológico. A depressão é o maior inimigo do sistema imune. Se você está com HPV, levante a cabeça e enfrente o bicho com muita vontade de viver que seu sistema imunológico acabará com ele em até dois anos. Se estiver difícil, procure um psicólogo.

          • Mai uma vez obrigada. Eu estou tranquila sim, eu tenho paixao pela vida o problema é que sou muito curiosa,mas me cuido na mesma proporção. Muitíssimo obrigada, DEus lhe proteja. Abraço.

  29. Caro Dr.

    Estou preocupada pois o resultado do meu exame de cultura vaginal diz:
    gardnerella vaginallis;neste momento estou tentando engravidar e estou fazendo os exames para saber, isso pode dificultar o processo .Grata.

    • É só um indicativo de infecção vaginal, nada de grave. Volte ao médico para tratar o bicho que está te parasitando. Infecções não tratadas podem causar salpingite e outras infecções genitais internas e aí, sim, dificultar a gravidez.

  30. Boa noite Dr.?
    O resultado do meu exame foi o seguinte:
    COLPITE MICOTICA
    CERVICITE
    FLORA BACILAR
    ESFREGAÇO TROFICO
    MODERADA REAÇÃO INFLAMATORIA
    OBRIGADO

    • Você tem uma infecção por fungos, apenas isso. Volte ao médico para tratar, pois não é grave. Seu parceiro também terá que tomar os remédicos.

  31. Dr. tenho 29 anos moro no interior fiz o meu exame em outra cidade e não tive a oportunidade de levar o resultado para a medica avaliar pos tinha que retornar para a minha cidade a trabalho.
    O diagnosticofoi seguinte:
    Adequabilidade do material: satisfatoria
    Epitelios representados na amostra: escamoso,glandular,metaplásico
    Alterações celulares benignas reativas ou reparativas: inflamação, metaplasia escamosa imatura, outras causas celulas escamosas reativas.
    Microbiologia: Lactobacilos sp, bacilos supracitoplasmatico(sugestrivo de gardnella/mobiluncus.
    Peço que me ajude a descobrir o que tenho e o devo fazer diante de tal situação já tinha feito outras vezes esse exame e o medico me receitou secnidazol e creme vaginal de metronidazol e eu tomo a medicação meu parceiro tera que tomar também.
    Obrigada, e aguardo sua resposta.

    • Você tem inflamação, coisa mais comum em mulheres. Quanto aos cremes e comprimidos, talvez haja uma pequena infecção e neste caso, seu parceiro tem que tomar sim, pois senão, ele te devolverá a infecção.

  32. olá Dr!!Já fiz duas cauterização e minha ginecologista disse q faria uma 3°dependendo do resultado de minha citologia.
    o Resultado foi esse:

    Laudo Descritivo:
    vaginal:inflamatorio
    Ectocervical:inflamatorio
    Endocervical:inflmatorio

    conclusão:
    Negativo para celulas neoplasicas

    Observação:
    Processo inflamtorio.Anotar celulas de repari e metaplasia epidermoide.Diagnostico hormonal prejudicado pela inflamação!
    Microflora:
    Bacterias

    Baseado nesse resultado terei q fazer outra cauterização?Vale slientar dizer q sinto ardencia(dores)na relação sexual,e estaca com colceira na parte externa da vagina,tenho corrimento um pouco amarelado será q é candidiase?

  33. Olá Dr.! Estou muito preocupada fiz o exame papanicolau e a médica me pediu uma biopsia com anomatopatologia física,na concluão do preventivo deu:lesão intra-epitelial de baixo.Ela disse que estva associado ao HPV.Receitou um creme vaginal para ser usado durante 7 dias o CREVAGIN,mas com 2 dias de uso sentir cólicas abdominais,diarréia e irritação local com sensação de queimação,então no 3º dia parei de usar por que diz que é suspender o uso e além disso minha mesntruação chegou no 3º dia que iria utulizar o creme vaginal.
    A médica disse que o resultado do meu exame era compativel com HPV.
    Estou lendo a respeito,HPV PODE SER ELIMINADA DO ORGANISMO Tem tratamento que elimina o vírus?
    Sempre tive muita cólica isso tem haver com HPV?
    O que faço em relação ao uso da pomada? Minha consulta é no próximo mês.
    Quando o exame de preventivo diz que pode ser HPV E QUE EXISTE UMA LESAO INTRA-EPITELIAL DE BAIXO GRAU,QUAL É O OUTRO DIAGNÓSTICO PROVAVEL EXCETO O HPV?

    ESTOU CHEIAS DE DÚVIDAS!
    Obrigada!!!!

    • Suspenda o creme até voltar à médica. Quanto a ter cólicas frequentes, não tem nada a ver com HPV. Quanto à eliminação do HPV pelo organismo, te respondo com uma pergunta: para que serve o seu sistema imunológico? Só para causar alergias? Claro que não. Ele existe justamente para dar combate à estes bichos. Mulheres e HPV convivem desde o gênesis e a humanidade ainda não se extiguiu. Se todo HPV causasse câncer e matasse, não existiria mais seres humanos sobre a terra. Fique “fria”. O seu organismo pode bloquear do desenvolvimento deste vírus.

  34. Bom dia Dr.

    Se eu estiver com HPV e for ficar um ano fora do Brasil? É possível? Existem pomadas, ácidos que posso levar para tratamento??
    Obrigada Dr.

    • Você tem que ir ao médico, pois para sair do Brasil carregando fármacos na bagagem precisa das competentes e correspondentes prescrições dos mesmos, senão ficarão retidos na alfândega. Converse com seu médico.

  35. Olá Doutor!
    Tenho 49 anos e minha menstruação não vem há 2 meses.Fiz pccu e o resultado foi “Halo perinuclear” com a conclusão “esfregaço inflamatório”.Tenho muita dificuldade em ir ao médico, pois dependo do posto de saúde pública.Mas o médico disse que eu precisava de uma cauterização e o fez.E, passou “secnidazol” para eu e meu parceiro tomarmos e um creme vaginal, que segundo ele é antibiótico.Estou preocupada, pois a partir daí, passei a sentir cólicas.Há 10 meses havia feito outro preventivo(no posto)e deu “Gadernerela” e tomei também “secnidazol” junto com o meu parceiro.Ele chega a se aborrecer dizendo que eu estou com o problema e ele também tem que tomar o remédio que amarga a boca.Minhas dúvidas:
    1.O procedimento do médico com a cauterização e somente esses remédios, foram corretos?
    2. O meu parceiro sempre tem que tomar remédio junto comigo?
    3.O segundo resultado é em consequência do primeiro?
    4. Qual o próximo passo que devo dar, já que não posso voltar com o mesmo médico?
    Obrigada doutor e por favor responda-me.Fique em paz.
    Cristina Santos

    • Comentar um resulado de exame é uma coisa, mas avaliar procedimento médico não é possível neste espaço, pois envolve questões éticas e legais. Se você está em dúvida quanto ao procedimento feito e com a conduta do médico, procure outro médico ou entre em contato com o Conselho Regional de Medicina de sua região. Geralmente são estes os passos que você seguiu, os mais comuns em seu caso e o parceiro sempre tem que tomar os remédios, pois senão ele te devolve a “encrenca”, pois passa de um para o outro. A infecção você pode ter pego por contato com roupa contaminada, água de piscina o até do próprio banho, e ele pegou de você nas relações.

  36. Boa noite Dr.?
    O resultado do meu exame foi o seguinte:
    Células superficiais: frequentes
    Células intermediárias: abundantes
    Células endocervicais: frequentes
    Neutrófilos: frequentes
    Alterações inflamatórias: leve
    Citolise: leve
    Bacilos de doberlein: abundantes
    Bacilos: frequentes

    O restante do exame os resultados foram ausentes e raros para os outros seguimentos.
    Por favor, me ajude a entender, pois ainda tenho outros exames para fazer e vou demorar algumas semanas para voltar a ginecologista.
    É só mesmo uma alteração inflamatória leve?
    Muito Obrigada, Liza.

  37. Oi Dr…
    Fiz um exame de papanicolau e o resultado foi o seguinte:

    Epitélios representados na amostra:
    -escamoso
    -glandular (não inclui o epitélio endometrial)
    -metaplásico

    Avaliação do trofismo:
    -normotrófico

    Diagnóstico descritivo:
    -alteraç~es celulares benignas associadas com:
    -inflamação
    -citólise

    Microbiologia:
    -cocos
    -bacilos supracitoplasmáticos (sugestivos de gardrella vaginalis/ Mobiluncus sp)

    Conclusão
    -alterações reativas benignas

  38. Oi Dr…
    Fiz um exame de papanicolau e o resultado foi o seguinte:

    Epitélios representados na amostra:
    -escamoso
    -glandular (não inclui o epitélio endometrial)
    -metaplásico

    Avaliação do trofismo:
    -normotrófico

    Diagnóstico descritivo:
    -alteraç~es celulares benignas associadas com:
    -inflamação
    -citólise

    Microbiologia:
    -cocos
    -bacilos supracitoplasmáticos (sugestivos de gardrella vaginalis/ Mobiluncus sp)

    Conclusão
    -alteraç~es reativas benignas

    Poderia me ajudar por favor pois estou preocupada e minha medica verá meu exame somente no fim do mês

  39. rsrs… esqueci de mencionar no comentário anterior que também estou com corrimento com coloração amarelo esverdeado ficando mais escuro em alguns dias e que quando tenho a coceira chego a ferir.
    Obrigada.

  40. Dr. boa noite!
    Tenho 37 anos e fiz um exame de preventivo, o material foi o Colpocitologia, a UM 01/06/2011 e o laudo foi o seguinte:
    Esfregaço apresentando descamação intermediária-superficial.
    Presença de várias células endocervicais e metaplásicas.
    Verifica-se moderado número de neutrófilos.
    Flora mista (coco e bacilos)
    Não form observados fungos, protozoários, assim como inclusões virais ou do tipo Chlamydia.
    Negativo para células displásicas ou neoplásicas.
    Conclusão:
    Esfregaço com alterações reativas/ inflamatórias.

    A médica até olhou esse resultado, mas me falou sobre a “flora mista”, que não era nada pra preocupar.
    Até nem me receitou nenhum tratamento pra esse resultado.
    Só que me queixei com ela sobre coceira e estou um pouco preocupada… pode me ajudar a ficar tranquila?
    Obrigada desde já!

  41. Fiz um enxame deu;epitelios escamoso,glandular,metaplasico.inflamacao e outras causas acentuadas microbiologia lactobacilossp cocos bacilos.Fiz a uns 5 anos a tras uma CAF,tenho corrimento bem amarelado chega a ser bem grosso como se fosse pus,isso me persegue pois nao uso anticontraceptivos tambem nao consigo engravidar,estou com medo e cheia de duvidas por favor me ajude.

    • Você tem inflamação, comum em praticamente todas as mulheres. Quanto ao corrimento, precisa fazer cultura de secreção para ver se há algum parasita. Procure o seu médico.

  42. Boa noite Dr.

    fiz um papanicolau e deu material representado por esfregaços eutróficos constítuidos por quantidade moderada de células superficiais, cianófilas e eosinófilas, ao lado do predomínio de células intermediárias, além do muco abundante e em blocos amorfos, raros histiocitos, pequena quantidade de leucocitos neutrófilos e flora bacilar (bacilos de Dordelein).

    Dr estou com medo que seja HPV, pois estou com algumas bolinhas ou verrugas na parte externa da vagina..
    Pode ser HPV ou alguma outra doença Dr? Por favor, me responda, estou em desespero e daqui um mês vou vaiajar..

    Mto obrigada!

    • Pelo resultado que você colocou acima, não parece ser HPV, mas pode ser herpes, especialmente ser forem bolinhas cheias de líquido transparente que estouram e ardem bastante. Quando há HPV, aparece coilocitose no laudo e você não escreveu este termo na sua pergunta,. portanto, não tem cara de HPV.

      • Obrigada Dr.

        Acabei de fazer uma Vulvoscopia, agora tenho que aguardar o resultado, mas espero que não seja HPV. Se for, eu tenho condições de ir viajar e permancer durante um ano fora do Brasil??

        Estou desesperada, ja tenho tudo feito para a viagem e não sei o que fazer..
        Me ajuda Dr.

        Obrigada

        • Nicole:
          Você pode viajar e ficar fora algum tempo, mas tem que tratar. Comece o tratamento já, por aqui mesmo e tente continuá-lo no país que você for. Não pense no pior, até porque você nem sabe se é HPV e ainda, se HPV matasse, a humanidade estaria extinta, pois mulheres e HPV convivem desde o gênesis e também, para que serve o seus sistema imunológico? Pense nisso e pare de de se achar um “peru de véspera”.

  43. Dr. comecei com conceiras, corrimento com cor diferente, dor na hora das relações.
    Fiz tratamento com Gin. e a dor diminiu mas o resto dos sintomas voltaram.
    Tive um episódio de dor e urgencia para urinar e bem como sangue (pouco) que logo parou.
    Após este episódio consultei um urologista o qual solicitou os exames a baixo:

    * CULTURA PARA MICOPLASMA E UREAPLASMA:
    a) M. hominis (em UTC)….: negativa
    b) U. urealyticum (em UTC): negativa
    UTC = Unidade Trocadora de Cor
    —————————————————————————
    * CULTURA DE CONTEUDO VAGINAL E/OU CERVICAL
    CULTURA: Houve desenvolvimento de microrganismos proprios
    da microbiota normal do material analisado
    BACTERIOSCOPIA (Gram):muito(a)(s) cocos gram-positivos isolados, aos
    pares e agrupados, raro(a)(s) bacilos
    gram-positivos, raro(a)(s) bacilos gram-negativos
    A FRESCO………….: Ausencia de fungos e protozoarios moveis
    OBSERVACOES: pouco(a)(s) polimorfonucleares
    —————————————————————————
    Chlamydia PCR. Ainda nao saiu o resultado
    —————————————————————————
    – É algo sério, grave?
    – Podes me esclarecesse a respeito do exame de cultura de conteúdo vaginal?
    – O tratamento é facil?
    (eu e meu namorado eramos virgens quando tivemos nossa primeira relação).

    Obrigada Dr.

    • Muitas mulheres apresentam sintomas de cistite (dor/ardor ao urinar) logo no começo de uma gravidez. Calma! Não estou dizendo que você está grávida, mas numa dessas… O corrimento pode ser por mudança no epitélio intravaginal, comum em diversas fases da vida a mulher e que apareceu agora, coincidindo com as primeiras relações de ambos. O sangue saiu da vagina ou na urina? Se foi na urina, pode ser até um cálculo renal que desprendeu e está parado na bexiga ou na uretra. Procure sua ginecologista, além de continuar o segmento com o uro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.