Metaplasia escamosa e zona de transformação

Sob a influência dos estrógenos, a cérvix torna-se evertida para expor o epitélio colunar do canal cervical. Isto é mais acentuado na puberdade e durante a gestação. É também visto em mulheres com estrógenos elevados por contraceptivos orais. O pH ácido da vagina estimula a substituição do epitélio colunar com epitélio escamoso por um processo de metaplasia escamosa (Singer & Jordan, 1976). A área na qual isto ocorre inicialmente é conhecida como “Zona de Transformação”. Nos estágios iniciais da metaplasia escamosa, células indiferenciadas multiplicam-se entre células colunares e a membrana basal. Isto pode se originar no local, mas quando houver destruição da superfície epitelial, por exemplo, por laser ou diatermia, forma-se uma camada celular semelhante. Isto sugere migração do estroma, o qual pode também ser o caso na metaplasia fisiológica. Em um estágio mais tardio, as células se estratificam e o epitélio é reconhecidamente escamoso, eventualmente a maturação é indistinguível do epitélio escamoso original. Embora a camada epitelial pareça mesma, o epitélio pode ser reconhecido como metaplásico por causa das criptas endocervicais serem vistas no estroma subjacente.

Grupos de células metaplásicas imaturas podem ser identificadas no esfregaço cervical. Elas são vistas como células parabasais em um campo, o qual de outra maneira, consiste de células escamosas maduras. Nesses casos elas são rarefeitas como células metaplásicas. Elas podem estar associadas com células colunares e sua presença em um esfregaço também indica um espécime aceitável para avaliação. As figuras nesta seção ilustram o processo de metaplasia escamosa e também mostram a variação de aparência de células metaplásicas.

18. Ectopia com zona de transformação recente: colposcopia. Aqui a cérvix evertida mostra as dobras do epitélio colunar endocervical vascular. Na extremidade periférica do colo uterino, o epitélio escamoso liso original está presente. Entre essas áreas e em quase toda ectopia há metaplasia imatura a qual torna-se branca após aplicação de ácido acético a 4% (ácido acético, X 160)

19. Cérvix: hiperplasia de células de reserva. Esta secção mostra a replicação de células indiferenciadas profundas do epitélio colunar o qual é chamado de hiperplasia de células de reserva. (H & E, X 62)

20. Cérvix: hiperplasia de células de reserva: envolvimento glandular. Neste campo as ramificações das criptas no estroma são vistas estar submetendo-se ao mesmo processo de hiperplasia de células de reserva. (H & E, X 37,5)

21. Cérvix: metaplasia imatura escamosa. Nos estágios tardios as camadas de células imaturas, em ambas as superfícies e criptas, estão começando a estratificar e pode ser reconhecido um epitélio escamoso imaturo. (H & E, X 37,5)

22. Zona de transformação típica: colposcopia. Aqui o epitélio colunar da ectopia é substituído pelo epitélio metaplásico maduro. Quando visualizado tridimensionalmente através do colposcópio, é normalmente possível ver o entalhe arredondado no colo que identifica o nível da junção escamocolunar original. A nova junção escamocolunar é vista no orifício externo. Entre a original e a nova junção escamocolunar existe o epitélio escamometaplásico maduro. (ácido acético, X 16)

23. Epitélio metaplásico maduro com cripta subjacente. Este campo mostra epitélio escamoso metaplásico maduro. Histologicamente parece-se com o epitélio escamoso original e é distinguido pela cripta no estroma subjacente. (H & E, X 40)

24. Corte da cérvix. Este é um corte espesso da cérvix. Demonstra epitélio escamoso original e epitélio colunar, com epitélio metaplásico entre eles. Notar criptas profundas no epitélio metaplásico maduro e também a profunda penetração das criptas no estroma. (H & E, X 1)

25. Células colunares endocervicais de reserva. Este campo mostra um fragmento de tecido o qual consiste de uma fileira de células colunares endocervicais e células de reserva subjacentes. (X 160)

26. Células metaplásicas e de reserva. Células escamosas maduras estão presentes com células colunares endocervicais e grupos de células de reserva e metaplásicas imaturas. Notar a ampla variação da maturação (X 80)

27. Células colunares endocervicais de reserva. Células colunares endocervicais são vistas de perfil com vacúolos no citoplasma. As células de reserva estão intimamente acondicionadas e mostram núcleos granulares hipercromáticos. (X 160)

28. Células metaplásicas imaturas. Estas células têm mais citoplasma que as células de reserva, mas são ainda bastante imaturas. Por causa das expansões citoplasmáticas elas são chamadas de células em “aranha”. Esse aspecto indica que foram removidas à força por estratificação da cérvix, em lugar de serem células esfoliadas da camada superficial. (X 125)

29. Metaplasia imatura. A apresentação de células metaplásicas no esfregaço cervical é muito variável. Neste campo células são vistas como uma placa, unidas frouxamente e os núcleos mostram nucléolos proeminentes. O aspecto pode refletir cicatrização de uma úlcera verdadeira ou reparo de um trauma (ver 99). (X 160)

30. Células colunares endocervicais e metaplásicas. Neste esfregaço o citoplasma das células metaplásicas é mais arredondado e algumas mostrar vacuolização. Há um exsudato celular inflamatório misto com polimorfos e histiócitos e as células colunares endocervicais apresentam nucléolos evidentes. Parece provável que cervicite bem como uma zona de transformação típica estão presentes. (X 160).

31. Células metaplásicas. Neste campo uma grande variação de células metaplásicas de maturidade variada estão juntas, assim, é possível comparar as alterações do padrão de cromatina nuclear e diferenciação citoplasmática das células de reserva e células metaplásicas quase maduras do tipo de células intermediárias. (X 125)

32. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas. (X 160).

33. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas (X 125)

34. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas (X 160).

35. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas (X 160).

36. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas (X 160)

37. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas (X 160).

[Voltar]

790 pensou em “Metaplasia escamosa e zona de transformação

  1. Ola! Gostaria de uma explicação antes da minha consulta final com o cirurgião.
    Em breve estarei passando por uma histerectomia, mas o resultado de meu papanicolau deu que estou com inflamação do tipo escamoso, glandular.
    Bacilos supracitoplasmático (sugestivo de gardnerella/mobiluncus e desejo saber se esta inflamação pode cancelar de momento a cirurgia para o tratamento desta inflamação.
    Agradeço a informação.

    • A decisão de suspender o procedimento depende exclusivamente do médico que está lhe assitindo. Se ele considerar arriscado fazer a cirurgia, ele a suspenderá até que você tenha condições de submeter-se à ela.

  2. Bom dia,o meu exame deu
    •Negativo para malignidade •Processo inflamatorio bacteriano •Metaplasia escamosa
    O que significa?
    Passei pomada ginecologica por duas vezes, mas voltou a encomodar!
    Desde ja, agradeço!

    • Está normal. Metaplasia escamosa é apenas substituição de epitélio por amadurecimento e inflamação é comum em mulheres adultas.

  3. Boa tarde, gostaria de uma ajuda na interpretaçãode meu exame papanicolau, estou muito preocupada:
    Adequação da amostra: satisfatoria
    Elementos Epiteliais: celulas escamosas, glandulares e metaplasicas.
    Microflora: sugestio de garnerella.
    Conclusões:classe II de papanicolau, alterações celulares benignas inflamatorias não especificas.

    Tenho um ultrassom transvaginal para fazer para somente daqui a dois meses passar com minha medica, se possivel me encaminhe no email.

    Grata!

    • Citologia classe II é comum em mulheres com vida sexual ativa e até em vírgens. A única coisa que está “sobrando” aí, é a gardnerella que é uma bactéria oportunista e quando aparece, indica presença algum parasita. Se você não tem corrimento mau cheiroso, então não “esquente” a cabeça. Faça a US e volte à médica na data marcada.

  4. Macroscopis: Recebido em formalina fragmento irregular, elástico, de tecido pardacento, medindo 0,2 X 0,2 X 0,2 cm.
    Microscopia: As secções exibem mucisa intestinal com glandulas tubolosas forradas por epitélio mucossecretor, destituido de atipismos, com polarização basal nuclear preservada.O córion mostra infiltrado inflamatorio cronico com predominio de linfócitos e plamocitos, havendo ainda leucócitos granulócitos de pemeio.
    Conclusão: Pólipo Inflamatório. Pólipo do descendente.
    Foi ma Colponoscopia, esta foi a biópsia, dá para me traduzir o que significa isto, urgente?

  5. Dr; Boa Tarde, gostaria de uma ajuda na interpretação do meu exame de biópsia por favor;macroscopia;Em formol 3 fragmento de tecido pardo madindo 0,5 x 0,4 x0,2cm. microscopia; As secçõesmostram fragmentos de colo uterino apresentado discretas atipias e hiperplasia de basal do epitélio escamoso que apresenta ainda coilocitose., cervicite cronica inespecifica, alterações citoarquiteturais compativeis com ação viral (hpv). Lsões de caráter neóplasico ou pré-neóplasico;nicI (displasia leve) diagnostico descritivo;metaplasia escamosa imatura.

  6. Dr.Boa Noite. Tenho 30 anos e estou muito preocupada com o resultado dos meus exames. Me esclareça, por favor.
    Fiz meu preventivo a 3 meses atrás e meu médico pediu pra repetir por que acusou atipicidade celular indedetrminada. Peguei hoje o resultado do segundo exame feito após os 90 dias:
    Aspectos Gerais: Esfregaço constituído por células superficiais e intermediárias
    flora e parasitas: Flora bacteriana lactobacilar (Dordelein) moderada
    AusÊncia de fungos, trichomonas,leptotrix e inclusões virais do tipo herpéticas e clamidiais.
    Neutrófilos ++
    Hemácia

    Avaliação Oncótica:
    Ausência de células glandulares
    Presença de células metaplásicas

    CONCLUSÃO:
    Esfregaço com células escamosas atípicas de significado indeterminado
    O quadro citopatologico não afasta a possibilidade de lesão intraeptelial de baixo grau
    Salvo melhor juízo clínico, sugerimos controle citológico com 90 a 120 dias.

    Doutor, depois de 3 meses continuar dando alteração é grave?

    • Você tem, e está claro pelo que você escreveu, uma metaplasia escamosa madura e isso é consequência do desenvolvimento da mulher. NÃO É DOENÇA!. Você tem, ao que parece, cervicite ou colpite, que são nomes para a mesma coisa: INFLAMAÇÃO e isso é a coisa mais comum em mulheres a partir da puberdade, pois o aumento da acidez vaginal provoca irritação no epitélio e causa a inflamação crônica, que é reativa e, portanto, não se pode considerar como uma doença, pois também é consequência do amadurecimento genital. Calma! Você não parece ter nada grave. Para elucidar um NIC I (neoplasia intraepitelial cervical grau I) precisa fazer exames como por exemplo biopsia e captura híbrida para diagnóstico de HPV. Nâo é assim tão simples. Volte ao médico e “encoste-o na parede” para que ele(a) dê uma explicação clara para você. Isso é direito do paciente e obrigação do médico. Está no código de ética médica.

  7. Doutor minha filhinha esta com um mês e esta com dificuldade em fazer coco ela faz muita força e nada me aconselharam fazer chá de cebola branca ou dar luftal, eu presto muita atenção na minha alimentação e so estou dando o peito e nada mais. o que faço?

  8. Estou amamentando mas meu seio direito não esta produzindo leite so o esquerdo que esta enorme o que eu faço eu sempre dou de mamar nos dois seios minha filha não rejeita nenhum me ajude

  9. Ol Porfavor Alguém pode me Ajudar meu Resultado da Minha Biopsia deu Fragmento superficial de epitélio escamoso sem atipias. Aguardo resposta
    Desde de Já Agradeço

  10. Dr. Heinz, obrigada.

    Liguei para a médica e ela me mandou suspender o tratamento com os óvulos e que a coceira retrocederia. Informou que é somente para eu voltar para um novo preventivo dentro de 6 meses como faço sempre. A reação alérgica já passou e está tudo bem. Obrigada pelos seus conselhos. É um excelente profissional.

    Fique com Deus.

  11. Achei muito legal esse site não conhecia doutor tive um parto cezario estou com 25 dias hoje disseram que é muito bom tomar agua inglesa pra arrastar resto de parto só que essa agua também tem que fazer resguardo e não pode levar sol nem sereno pois pode causar cegueira isso pode mesmo acontecer? e por favor me diga com quantos meses exatamente eu termino esse resguarde pra voltar a minha vida normal tipo fazer serviços, pega peso.

    • Tirando a água inglesa, o sereno e o sol, que são mitos, não fazem diferença nenhuma e não causam nada de extraordinário, o resguardo de relações sexuais deve ser respeitado, pois mesmo sendo parto cezáreo, pode haver hemorragia no caso de relações sexuais antes dos quarenta dias que se recomenda abster-se da prática sexual.

  12. Boa Tarde!
    O resultado do meu exame de siscolo deu o seguinte:
    Material: satisfatório
    Epitélios representados:escamoso,glandular e metaplásico
    Alterações celulares benignas:inflamação,metaplasia escamosa imatura
    Microbiologia:flora bacteriana mista
    Gostaria muito que me explicasse pois estou preocupada ja tive HPV.
    Pediram pra eu repetir novamente esse exame em 6 meses
    Atenciosamente
    Rosana

  13. Boa tarde doutor ja faz 20 anos que minha esposa tem uma hernia no umbigo e agora ta dando crise mas não saiu pra fora
    o que se tem que fazer é preciso operar ou existe algum antibiotico que possa resolver o problema?

  14. dr,meu filho esta criando sapinho na boca e nos labios eu passo um paninho molhado mas não sai o que tenho que fazer soumãe de primeira viagem e estou toda perdida

    • Sapinho não é grave, mas incomoda a criança. Leve-o ao pediatra para tratar o sapinho. O tratamento é feito à base de antifúngico oral, sendo barato e bem simples.

  15. Boa tarde doutor minha filha tem 20 dias de nascida minha esposa levou ao medico porque ela estava espirrando e torcindo e com catarrinho no peito o medico passou amoxilina,xarope de ambrosio e paracetamol e falou que podia dar os três juntos que não tinha problema mas ouvi falar que ela por ser muito novinha pode causar algum problema por ser antibiotico e me disseram que esse catarrinho pode ser resto de parto o que eu faço isso é mito ou verdade? me disseram que era bom dar chá de erva doce pralimpar caso seja resto de parto.to com medo que algo aconteça com minha filha me ajude. no aguardo

    • Se a criança aspirar qualquer líquido na hora do parto, ela pode morrer. Isso é mito. Pode dar os três fármacos juntos, mas atente à dosagem da amoxacilina. Tem que ser a mais exata possível, pois senão pode dar diarréia.

  16. Boa noite doutor!

    Dia 17 de março enviei o seguinte questionamento sobre meu papanicolau. O resultado foi o seguinte:

    Pri disse:
    17 de março de 2011 às 0:34
    CITOPATOLÓGICO (COLPOCITOLOGIA) ______
    Material: Colpocitológico – 1 Lâmina Data da coleta: 21/2/2011
    10426
    Leitura Citológica (Adequação da Amostra): Satisfatório, porém limitado
    Áreas espessas
    Elementos Acompanhantes..: Piócitos
    Histiócitos
    Padrão Celular Epitelial.: Células superficiais e intermediárias
    Alterações inflamatórias regenerativas
    Raras células com ativação nuclear
    Elementos Inflamatórios (Microflora)..: Flora de bacilos de Döderlein (moderada)
    Conclusão Diagnóstica….: Aspecto citológico inflamatório (classe II)
    Diagnóstico Final……..: Colpite inespecífica
    Avaliação Hormonal…….: Avaliação prejudicada devido a alterações morfotintoriais celulares
    Comentários…………..: Sugerimos controle periódico a critério médico
    Obs1.: Sistema BETHESDA-2001.
    Obs2.: Este padrão de resultado refere-se ao material que nos foi enviado.
    Então o Sr. avaliou e disse que estava normal, fiz um ultrassom que deu o resultado: não evidenciamos processo cístico ou soóldio na pevle e os ovários e úteros estão com aspecto ecográfico normais.

    Retornei à doutora que me disse estar tudo bem. Então me receitou um medicamento estranho, albocresil óvulos para utilizar em noites alternadas e que poderia ter relação no dia que não utilizasse, me passou 3 caixas c/ 6. Fui à farmácia e comprei sendo que quando cheguei em casa e li a bula fiquei encucada pois é indicado para tratamento de lesões ou reepitelização e então liguei para ela para saber se era aquilo mesmo e ela disse que somente passou devido ao resultado ter dado raras células de ativação nuclear, que alguns médicos não tratam e ela falou que prefere prevenir. Disse QUE NÃO É NADA GRAVE PARA EU NÃO ME PREOcuPAR. ENTÃO COMECEI O TRATAMENTO QSENDO QUE NO 5º OVULO ME DEU CANDIDIASE E LIGUEI PARA ELA PARA SABER O QUE DEVERIA FAZER.
    ELA ME RECEITOU GYNAZOLE 1 CREME E TOMEI FLUCONAZOL 150 MG UMA DOSE. E ME MANDOU PARAR POR TRÊS DIAS E VOLTAR COM O TRATAMENTO DOS ÓVULOS. Fiquei com a pele muito sensível e coçando e fiquei com medo de voltar o tratamento com os óvulos.
    ESTOU COM ALGUM PROBLEMA? Nunca tinha usado esse remédio e na bula dele diz que dá candidíase. Estou com medo de continuar e me dar de novo. O que faço doutor?

    • Pri:
      É melhor você voltar na sua médica e discutir o problema com ela, pois este tipo de conselho eu não posso te dar, pois incorrerei em quebra de ética e/ou ingerência. Dizer se um laudo está dentro da normalidade, até posso fazer, mas isso já foge do objetivo e da legalidade.

  17. Meu exame ginecologico deu Alterações celulares benignas reativas ou reparativas:Inflamação ,metaplasia escamosa imatura,outras causas:Piócitos.
    Microbiologia :Cocos.
    Negativo para neoplasia.
    O que isso quer dizer?

  18. Dr. Boa noite.

    Gostaria de uma ajuda na interpretação do meu exame preventivo, por favor:

    Tecnica de Coloracao: Papanicolaou

    Local de Coleta do Material Epitelios escamoso e glandular.

    Aspecto do Esfregaco (Fundo) Exsudato leucocitario. Citolitico.

    Grau de Descamacao Celular Moderada.

    Tipos de Celulas Identificadas Endocervicais, intermediarias e
    superficiais.

    Aspectos Celulares Evidenciados

    Alteracoes citomorfologicas inflamatorias.

    Estudo Microbiologico:

    Lactobacilos.

    Conclusao do Exame Citologico:

    PADRAO CITOLOGICO INFLAMATORIO.

  19. Dr. gostaria de saber com quanto tempo tenho q guardar resguardo,tive um parto cessario,e muitas pessoas dizem q eu ñ posso comer determinado comer, como care de charque,frutas e outras coisas q no meu ver acho q seja mito, e com quantos dias posso ter relações, no aguardo

    • Aninha:
      Algumas coisas você deve evitar, especialmente ácidos, pois pode ser excretado no leite e causar cólicas no bebê. Quanto a ter relações, recomenda-se os mesmos 40 dias do parto normal.

  20. Boa tarde gostaria muito de tira uma dúvida pois já bati 3 ultrason obstétrica uma com 4 meses, outra com 6 meses e outra com 7 meses. essa de 7 meses foi porque eu estava perdendo liquido devido a infecção urinaria mas graças a Deus agora esta tudo ok. Estou entrando nos 9 meses no dia 10/04 qual data é mas favorável pra bater outra ultrason pra saber a posição que o bb está?

    • Ana Maria:
      A resposta à sua pergunta apenas sua médica pode te dar, pois depende de exame físico para avaliar a necessida ou não de exames complementares.

  21. Fiz o exame de Citologia cervico vaginal e deu piócitos 4+, hitiócitos, metacromasia, halo perinuclear e celulas metaplasicas em vias de maturação.
    Oque meu exame esta acusando?

    • Marcela:
      Talvez você tenha alguma infecção por agente bacteriano ou por protozoários. Nâo é grave, mas tem que tratar. A metaplasia e a metacromasia são normais. Fazem parte do desenvolvimento genital da mulher. Volte ao médico.

  22. fiz um exame de rotima de prevenção e o resultado foi?inflamaçao moderada inespecifico
    o que issi quer dizer?
    qual o medicamento usado? é grave

    • jociany:
      não tem nada de grave no seu resultado. Inflamação é o achado mais comum em mulheres com vida sexual ativa e não traz consequências algumas à sua vida. Fique tranquila.

  23. Olá doutor,
    Recebi meu exame e deu METAPLASMA ESCAMOSO IMATURO
    ASCUS – POSSIVELMENTE NÃO NEOPLASMO
    CONCLUSÃO: NÃO AFASTAR LIE DE BAIXO GRAU.

    MINHA MÉDICA PASSOU UMA POMADA, PARA LOGO APÓS FAZER UMA COPOSCOPIA E ME GARANTIU QUE NÃO É NADA GRAVE.
    :( ISSO É VERDADE:

    • Emília:
      Pode ter certeza que se fosse grave, sua médica teria te levado para o centro cirúrgico no mesmo dia. O que você tem é o mais comum em mulheres com vida sexual ativa: inflamação, também chamada de cervicite crônica inespecífica, colpite difusa e um monte de outros “palavrões” mais. Fique tranquila.

  24. Fiz histerectomia sub total há um ano, o diagnostico foi: Endometrio discretamente proliferado, Adenomiose superficial, Endocervicite Cronica Inespecifica e Tubas Uterinas com fibrose de lamina propria e hiperemia da serosa, após 1 ano na US apresentou uma massa solida no ovario direito +_ 19cm(3), meu medico pediu pra aguardar 6 meses para repetirmos os exames… pode ser cisto hoemorragico…. Esta massa pode ter ligação com a biopsia anterir do utero??

    • Ane:
      Não creio que haja ligação com a biopsia, pois estão em locais diferentes e pelo que seu médico viu na US, não parecer ter relação.

      • Muito Obrigada pelas explicações, neste intervalo fiz uma Tomografia da Pelve e confirmou massa sólida nos ovarios, e aderencia tb, isto pode ter complicações?? Ou posso esperar alguns meses para nova avaliação??

        • Ane:
          A complicação da aderência é dor ao se movimentar, especialmente ao se esticar. Não tem consequências, mas o único jeito de se livrar dela é com cirurgia. Quanto à massa sólida, pode ser cisto ovariano. Você pode esperar a próxima avaliação, a menos que a aderência comece a te incomodar muito, daí procure um cirurgião, levando o resultado desta tomo para ele ver.

  25. Boa noite, tenho algumas dúvidas. Sempre que faço exame de papanicolau com biopsia tenho fortes dores, dores no abdomen do lado esquerdo, que há anos que aparecem com frequencia quando faço algum esforço fisico ou no repouso mesmo. O que poderia ser doutor? Já fiz varios exames ginecologicos logo que apareceu essas dores e nao deu nada. Agora há 1 mes fiz novamente o papanicolau, senti esta forte dor. Minha maior preocupação foi que na biopsiade colo uterino consta como diagnóstico Cervicite Cronica não especifica com areas focais de metaplasia escamosa endocervical. É muito grave? Estou perocupada porque deu metaplasia escamosa endocervical. A ginecologista me receitou Kolpitrat 10 aplicações. É eficaz mesmo? Muito obrigada.

    • Cristiane:
      O que você tem é comum em mulheres adultas, ou seja, metaplasia escamosa é um estágio de maturação do epitélio interno e consiste da substituição das células imaturas e sensíveis ao pH ácido do colo e da vagina por células escamosoas resistentes à acidez e esse processo de transformação se chama metaplasia escamosa. Isso não é doença. Cervicite crônica não específica ou inespecífica também é outra condição normal nas mulheres com vida sexual ativa e que aprece até em virgens. Na verdade é uma inflamação crônica causada por diversos fatores que vão desde DIU, passando por absorventes internos, até a própria acidez vagina que, durante a metaplasia, ou seja a transformação e substituição do epitélio, acaba provocando uma inflamação crônica. Isso não é nada de grave. Sossega. Talvez o creme seja para ajudar em algum foco de irritação ou algum ferimento simples que a médica encontrou e talvez tenha interpretado como uma pequena infecção (INFECÇÃO, não inflamação) inespecífica.

  26. Estou mto preocupada, fiz uma biopsia e o diagnostico foi cervicite cronica com metaplasia escamosa endocervical e alterações coilocitoticas focais, o médico não me esclareceu direito do problema e não me receitou nenhum medicamento apenas disse que devo fazer o papanicolau anualmente, estou aflita e sem saber se tenho HPV ou não… vc pode me esclarecer melhor esse diagnostico e vc acha que devo procurar outro médico?
    Obrigada pela atenção e fico no aguardo.

    • Carina:
      Você tem inflamação, comum às mulheres com vida sexual ativa. A coilocitose focal não significa necessariamente que você tem HPV e por isso ele recomendou o exame após um ano, para ver se esclarece melhor ou não. Por enquanto, considere que você NÃO tem HPV, pois o diagnóstico não está claro. No próximo papanicolau será possível ter um quadro mais definido. O mais importante de tudo, é não esquentar a cabeça. Quem morre na véspera é peru. O maior inimigo do corpo humano é o próprio corpo humano, ou seja, a mesma cabeça que comanda todo o corpo, pode destruí-lo “preventivamente” quando pensa estar possuído por doenças. Resumindo: não “encane” ou você acabará doente sem ter doença alguma.

  27. Ola Dr. Heinz. sou casada a quase 3 anos. fiz dias atrás um preventivo que deu resultado:

    * zona de transformação normal
    * Orifícios Glandulares
    * Ovos de Naboth

    conclusão: 2 TN.

    enfim ..achei esse site. espero que me responda o que tenho é grave?. de preferencia mande para meu e-mail.
    ainda passarei novamente no medico pois ele disse que estou com uma ferida no colo do útero.
    espero sua resposta

    obrigada.

  28. CITOPATOLÓGICO (COLPOCITOLOGIA) ______
    Material: Colpocitológico – 1 Lâmina Data da coleta: 21/2/2011
    10426
    Leitura Citológica (Adequação da Amostra): Satisfatório, porém limitado
    Áreas espessas
    Elementos Acompanhantes..: Piócitos
    Histiócitos
    Padrão Celular Epitelial.: Células superficiais e intermediárias
    Alterações inflamatórias regenerativas
    Raras células com ativação nuclear
    Elementos Inflamatórios (Microflora)..: Flora de bacilos de Döderlein (moderada)
    Conclusão Diagnóstica….: Aspecto citológico inflamatório (classe II)
    Diagnóstico Final……..: Colpite inespecífica
    Avaliação Hormonal…….: Avaliação prejudicada devido a alterações morfotintoriais celulares
    Comentários…………..: Sugerimos controle periódico a critério médico
    Obs1.: Sistema BETHESDA-2001.
    Obs2.: Este padrão de resultado refere-se ao material que nos foi enviado.

    Está normal

    • Pri:
      pelo relatório, o seu material foi mal colocado na lâmina, por isso que está escrito “áreas espessas”. Quanto aos demais elementos, está dentro dos padrões, pois citologia classe II é o resultado predominante em mulheres com vida sexual ativa. Isso é comum.

  29. Fiz uma biopsia de polípo endocervical.
    CONCLUSÃO. Polípo endocervical com focos de metaplasia escamosa imatura.
    Gostaria de saber se isto é um cancer, e qual é o tratamento.

    • Maria Cecília:
      Isso é apenas um pólipo, ou seja, uma VERRUGA. O tratamento depende da biopsia. Volte ao médico para fazer mais exames.

  30. Oi, Dr.estou muito preocupada, qdo minha ginco retirou o material para o papanicolou constatou que o meu colo do utero está muito sensivel,sangra só em encostar e falou tambem que parece que há tipo de umas veias meio saltadas e pediu pra fazer colposcopia será que é muito grave ou mesmo cancer?

    • Calma, Alcione.
      Faça os exames primeiro e depois volte na médica para ela te dar um diagnóstico definitivo. Sem os resultados não se pode dizer o que você tem e ainda, só a sua médica é que tem condições de te dar um diagnóstico, pois é ela que está te examinando. A distância é impossível dizer qualquer coisa justamente por não ter como te examinar.

  31. Dr, me ajude estou muito confusa pois estou no 8º mês de gestação e estou com cândida, corrimento e coceira minha GO passou fluconazol 150,mais eu ouvi outros médicos falarem que não pode tomar durante esse período, o que eu faço? e se a cândida pode interferir num parto normal?

    • Ana Maria:
      O máximo que pode acontecer em um parto normal com cândida é a criança nascer com o famoso sapinho (na boca e no períneo). Nada além disso. Não é recomendado o uso de fluconazol na gestação, mas em casos extremos é necessário avaliar o risco/benefício do uso. Volte na sua GO e converse com ela.

  32. no meu exame deu eptelio aceto branco escamoso com zona de transformação atipica.já foi feito uma cauterização o medico repetiu o exame depois de alguns meses e o resultado continuou o mesmo na epoca tbém fiz uma biopsia.amanhã vou fazer outra biopsia,oq esta acontecendo estou nervosa pois ele até falou em cirurgia me de uma resposta por favor

    • simone:
      É impossível eu te dizer qualquer coisa à distância. Se você está em dúvida quanto ao procedimento ou a conduta do médico, procure outro médico.

    • Patrícia:
      Está ótimo. Dentro do esperado. Nenhum sinal de câncer (neoplasia negativa ou negativo para malignidade), se for só isso que você escreveu.

        • Citólise significa quebra ou ruptura celular, sendo comum quando as células envelhecem e “estouram”, sendo substituidas por células novas. Epitélio escamoso é o tecido maduro, constituído de células escamosas. Não há nada de grave no seu exame. Você está bem.

  33. BOM TARDE
    FIZ UMA BIOSPIA NO QUAL CONSTATOU Q ESTOU COM
    ENDOCERVICITE CRONICO,ESTOU PREOCUPADA,POIS A MINHA
    GINECOLOGISTA ESTA VIAJANDO,E NAO CONSEGUI ENCONTRAR
    NADA NA WEB,QUE ME ESCLAREÇA ISSO.
    AGUARDO RESPOSTA

    • Elisângela:
      Endocervicite crônica é outra maneira de chamar a inflamação crônica inespecífica, comum em mulheres com vida sexual ativa. Não “esquente”, pois você não tem nada de grave. Isso é comum e se fosse grave, a humanidade já não existiria mais, pois mulheres e cervicite convivem desde o gênesis.

  34. Fiz alguns exames recentemente,e do o transvaginal deu que estou com um cisto em um dos ovários.Fui ao médico pois ele me disse que eu possuo ovários multicrocisticos de aspecto folicular,e que isso ja vem de mim desde pequena e que não tem cura ,quero saber se isso interfere em um dia eu querer engravidar ? Eu posso,ou tenho que fazer algum tipo de tratamento ?Até por que minha menstruação é literalmente desregulada.

    Desde já agradeço,mais quero que alguem me esclareça essa duvida.

    • Jessica:
      Conheço muitas mulheres com ovários policísticos que engravidaram sem esperar. Se você não quiser uma gravidez acidental, é melhor se cuidar. Não confie muito nos seus microcistos como barreiras à ovulação, pois eles poderão te trair.

  35. Meu exame deu Cervicite crônica reagudizada com metaplasia escamosa do epitélio colunar.
    Gostaria de Saber oque se tem cura e se vou poder emgravidar estou com medo.

  36. Meu exame deu Cervicite crônica reagudizada com metaplasia escamosa do epitélio colunar.
    Gostaria de saber se tem cura e se vou poder emgravidar estou com medo…

    Att.Lourdes

    • Lourdes:
      O que você tem é comum em 90% das mulheres com vida sexual ativa. É apenas inflamação reativa e não mata ninguém. Se não houver outra coisa além do que você escreveu aqui, você está muito bem e poderá engravidar sem problemas.

  37. Doutor boa tarde!
    Fiz alguns exames que deram o seguinte resultado:

    Relatorio adicional: Informes clínicos “área iodo negativo, leucoacética no colo do útero.Biópsia do colo do útero.”

    LAUDO ANATOMOPATOLÓGICO
    Descrição microscopica: cortes histológicos de mucosa cervical apresentado no cório discreto infiltrado inflamatorio de células polimorfo e mononucleadas. Há metaplasia escamosa imatura doepitélio glandular. Coexistem alterações epiteliais reacionais.Ausencia de displasia ou neoplasia neste material.

    Diagnostico: Cervicite cronica discreta, em atividade associada a metaplasia escamosa imatura.

    Em outro exame deu o seguinte:

    Relatorio adicional: Informes clinicos “Schiller positivo”

    LAUDO CITOPATOLÓGICO
    Diagnóstico: Negativa para celulas neoplasicas. Presença de alterações celulares ou reparativas em células escamosas.
    Observação: Esfregaço hemorragico

    Estou muito confusa e com medo, estou querendo engravidar sera minha primeira gravidez e não entendo nada do que tenho,pode me ajudar por favor, me dizendo o que quer dizer tudo isso, estou muito assustada.
    Desde ja agradeço…!!

    • Aline:
      A menos que exista algo além do que você escreveu aqui, você está bem. O teste de Schiller é muito inespecífico e dá falso positivo em até 85% dos casos, não servido para praticamente nada. O que você tem é apenas inflamação, comum em mulheres com vida sexual ativa e até em virgens pode ser encontrada inflamação. Fique tranquila e boa sorte na gravidez.

    • Cida:
      Você fez mamografia? Significa que encontrou-se linfonodos (organelas do sistema hematopoiético que produz os linfócitos) dentro de suas mamas e pode significar alguma infecção, nódulo, fibroma. Volte ao médico e peça que ele te esclareça o que encontraram no exame.

  38. Por favor me diga, o que fazer pois recebir o resultado do meu PCCU.
    Matérial: Esfregaço servico-vaginal.
    Avaliação da amostra: satisfatoria.
    Células Epiteliais:
    Pavimentosas superficiais: presença.
    Pavimentosas intermediarias: presença.
    células endocervicais: presença.
    células metaplasicas: presença.
    Elementos associados.
    Neutrofilos: Abundantes.
    Aritrocitos: ausência.
    Histiocitos: Frequentes.
    micro-organismos.
    -Flora mista.
    Candida sp: Presença.
    Alterações epiteliais.
    Foram observadas alterações celulares.
    -Metaplasia escamosa.
    Conclusção: Citologia inflamatoria-candidiase.
    Estou morrendo de medo.
    Me explique o diagnostico pois, não consigo pensar em outra coisa.
    que doença é essa ?

    • Nara:
      Calma! Você não tem praticamente nada. Apenas uma candidíase que desaparecerá com um bom tratamento. O restante está dentro do esperado para mulheres de vida sexual ativa.

  39. boa noite. recebi meu exame colpocitológico e tem uma interpretação citopatológica assim:alterações celulares benignas:inflmação, esfregaço normotrófico e a conclusão do laudo é negativo para lesão intraepitelial e para malignidade…… o que isso significa dr. vou mostrar para minha médica, mas ainda não consegui agendar o retorno

    • eulene Maia de Lima Farias:
      Está tudo normal com você. Inflamação é o achado mais comum em mulheres com vida sexual ativa e não mata ninguém. Leia nos demais comentários, tudo o que já se escreveu sobre inflamação e cervicite crônica inespecífica é a mesma coisa)

    • sandra:
      Você tem apenas uma inflamação, comum à maioria das mulheres com vida sexual ativa. Leia nos demais comentários o que já foi dito sobre o assunto.

  40. O Laudo do me exame foi:
    esfregaço apresentando celulas intermediarias e superficias,com citolise leve.Presença de algumas celulas colunares endorcevicais.A flora bacteriana e constituida por bacilos de Doederlein.Notam-se varios neutofilos.Pesquisa negativa para parasitas.Não foram identificadas celulas displasticas.
    Avaliacao satisfatoria,celulas endorcevicais presentes.
    Conclusao:alteraçoes inflamatorias e reacionais.
    Me expliquem antes de levar o resultado para a minha ginecologista..
    Aguardo..

    • amanda:
      Você tem apenas uma inflamação, nada de mais. Inflamação é o achado mais comum em mulheres com vida sexual ativa, sendo benigna e resultante de diversos fatores como por exemplo DIU, camisinha, duchas ginecológicas, absorventes higiênicos, desodorantes íntimos, tecidos de calcinha, e muitas outras causas. Até virgens pode ter o mesmo tipo de inflamação que você tem. Sossega.

      • Que tipo de medicamento vou ter que tomar para curar essa inflamaçao?E quais medidas devo adotar para que essa inflamação não volte…
        Pois da ultima vez que fiz exame tive que usar uma pomada por sete dias,alem de um comprimido que o ginecologista recomendou pra mim e para o meu namorado

        • Amanda:
          A inflamação é crônica e não tem risco algum de se transformar em algo grave. Não precisa tomar nada. Basta apenas cuidar para não pegar infecções, como deve ter sido o fator que levou o médico a te passar creme e comprimido. A inflamação, chamada de cervicite crônica inespecífica tem diversas causas. Leia nos comentários anteriores tudo o que já escrevi sobre ela.

  41. Olá,
    Tenho algumas dúvidas e ficarei imensamente agradecida se puder ajudar…
    Realizei recentemente os exames de colpocitologia e colposcopia com biópsia, em que o resultado foi “cervicite crônica com paraqueratose”. Gostaria de saber se posso descartar a hipótese de infecção por HPV, ou se, ainda assim posso ser portadora do vírus. Minha angústia relaciona-se ao fato de praticar sexo oral desprotegido com o meu parceiro.
    Pesquisei muitos textos na internet e fiquei muito preocupada, embora a minha médica tenha informado que os resultados dos exames não apresentassem nada grave. Seria interessante fazer exames complementares, como captura híbrida? Posso transmitir o vírus do HPV ao meu parceiro, mesmo sem apresentar outras alterações em meus exames? A colpocitologia e a colposcopia com biópsia são capazes de identificar se a cervicite está associada ao HPV? É possível ficar tranqüila em relação ao vírus HPV com os atuais resultados dos exames (cervicite crônica com paraqueratose)?
    Fico muitíssimo grata pelas informações.
    Abraços,

    • Katia:
      Se no papanicolau não apareceu os termos “coilócito” ou “coilocitose”, fique tranquila, pois a alteração celular chamada coilocitose é indicativa de HPV, que é um vírus de aparelho reprodutor e não de nasofaringe. O simples papanicolau mostra estas células e já indica a possibilidade de HPV. Cervicite crônica e paraceratose não são decorrentes de HPV e muito menos são condição sine qua non para seu aparecimento.

  42. quando eu fui fazer meu exame a medica falou que meu útero estava vermelho mas não me receito nada para passar.será que isso tem alguma coisa a ver porque eu uso ob?

  43. oi queria saber o que é uma cervicite crônica ativa moderada com metaplasia escamosa fiz uma biópsia e acusou isso por favor isso é caso de cirurgia ? ou só precisa se tratar ?

    • thayse marques:
      Não precisa fazer nada. Metaplasia escamosa é uma etapa do amadurecimento genital feminino e cervicite crônica é o achado inflamatório mais comum em mulheres com vida sexual ativa e não traz perigo nenhum. Fique “fria”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.