Infecção e alterações reativas

Alterações reativas nas células são normalmente inespecíficas e independentes do fator causal. A infecção é uma causa comum, mas a reação também segue o trauma e concomitantemente reparação tecidual.

No caso da cérvix o trauma inclui medidas terapêuticas tais como cauterização, diatermia e laser.

Alterações celulares específicas são também vistas as quais alguns casos indicarão o fator estimulador provável. Tais alterações são vistas após radioterapia ou quando drogas citotóxicas ou esteróides foram dados. Infecções por vírus também podem produzir alterações específicas nas células. Além disso, reconhecendo mudanças reativas, é freqüentemente possível identificar o agente infeccioso no esfregaço cervical.

Agentes infecciosos

51. Infecção bacteriana. A flora bacteriana normal consiste de lactobacilos extras foram vistos em 6. Neste campo há uma névoa coccacea densa a qual indica infecção bacteriana, mas a cultura é necessária para identificar o agente responsável. (X 33)

52. Infecção por Gardnerella: células alvo. Esses organismos eram originalmente classificados como Haemophilus vaginalis e foram reconhecidos como causadores de uma variedade específica de vaginites por Gardner e Dukes (1955). Foi mais tarde reclassificado como Corynebacterium vaginalis e agora referido como Gardnerella em tributo ao trabalho de Gardner. Em seu trabalho Gardner e Dukes descreveram células isoladas dispersas através do esfregaço, as quais tinham uma camada sobreposta de coco-bacilos. Estes foram chamados de “células alvo” e quando vistas no esfregaço indicam a presença de infecção por Gardnerella. Contudo, seria sensato confirmar por cultura, como um trabalho de Levison et al. (1979) e que sugere que a associação não é tão segura como foi indicada pelos autores iniciais. (X 160)

53. Grumos bacterianos. Bactérias podem apresentar-se como grumos densos, mas isto não é um achado específico e a cultura é necessária para identificar organismo causador. (X 160)

54. Trichomonas vaginalis. As tricomonas são uma das causas comuns de leucorréia e estão usualmente associados com infecção bacteriana mista, como visto neste campo. A reação à coloração, forma e tamanho destes microrganismos varia, mas neste exemplo eles aparecem como forma de pêras arredondadas com citoplasma cianófilo e núcleo claro, pequeno, alongado e excêntrico freqüentemente referidos como “olho de mongol”. Os flagelos não são vistos em material fixado álcool. (X 160)

55. Trichomonas vaginalis. Em grande aumento este campo mostra mão única tricomona com células intermediárias as quais apresentou um fino halo perinuclear com bordas borradas. Esta é uma reação inflamatória não específica que deve ser distinguida dos halos maiores com bordas bem definidas vistos na coilocitose (ver 127 e seguintes). (X 400)

56.Trichomonas vaginalis: padrão de células inflamatório. Uma tricomoníase é freqüentemente o associado com um padrão celular inflamatório no qual os polimorfos rodeiam as células dando uma aparência de “chumbo grosso” ou “bala de canhão”. Este aspecto tem sido descrito como específico para a infecção por Trichomonas, mas uma aparência similar revista no esfregaço de pós-radiação (113) e deveria ocorrer em algumas infecções bacteriana. (X 62)

57. Trichomonas vaginalis. Ocasionalmente a tricomona tem os grânulos vermelhos no citoplasma como visto no campo. O significado disto não é conhecido. (X 400)

58. Trichomonas vaginalis e Leptothrix. Tricomona são freqüentemente vistas com Leptothrix saprófitas. Neste campo o Leptothrix é visto como umas ramificações finais as quais apresentam-se como uma linha isolada. Eles devem ser diferenciados da Candida. (X 160)

59. Trichomonas vaginalis e herpes. Infecções múltiplas são comuns. Neste campo tricomonas com citoplasma e eosinófilo são vista junto com uma nuvem bacteriana e células mostrando alterações citoplasmáticas causadas pela infecção do vírus herpes (ver 121 e seguintes). (X 160)

60. Candida. Esta é uma infecção por fungos à qual é comum durante a gestação e em mulheres usando contraceptivo oral. Isto causam uma leucorréia espessa, branca, com aspecto de leite coalhado sendo referida coloquialmente como “sapinho”. No esfregaço cervical é preferível identificar ambos, esporos e hifas como o visto neste campo, antes de estabelecer o diagnóstico. A hifas como visto neste campo, são vistas segmentadas e se parecem com uma dupla “linha de trem”. Comparar com Leptothrix em 58. (X160)

61. Candida. Além dos esporos e hifas este campo mostra grupamento de células escamosas. Este pode alertar o escrutinador para procurar pela presença de Candida. (X160)

62. Candida. O grande aumento mostra a morfologia de esporos e hifas mais claramente. Para identificação precisa do tipo de fungo a cultura é necessária. O grupo Candida é achado mais comumente, assim alguns laboratórios usam esta terminologia. Outros preferem ser menos específicos e relatam “vistos esporos de fungos e hifas”. (X 400)

63. Actinomyces. Actinomyces são encontrados em esfregaços de mulheres usando um DIU (Gruppa et. al, 1976). Quando associado com dor pélvis e sangramento irregular poderia ser causa de doença inflamatória pélvica. Nestes casos o DIU é retirado para cultura confirmatória, mas na falta de sintomas é usual a notar o achado sem ação adicional. (X 400)

64. Actinomyces. Um outro exemplo, com borrão de coloração eosinofílica. (X 160)

65. Actinomyces. Confirmação por cultura é difícil a menos que o DIU possa ser removido e feito sua cultura. A aparência morfológica de fios periféricos estendendo de uma área central densa pode ser imitada por uma coleção de fragmentos de restos. Contudo estes são usualmente gram-negativos, enquanto os Actinomyces são Gram-positivos. Este esfregaço corado com Gram mostra uma reação positiva. Neste caso a presença de Actinomyces foi confirmada pela cultura. (coloração Gram, X 620)

66.Chlamydia. Um diagnóstico firme de Chlamydia deve ser feito por cultura (a qual é difícil) ou por resposta antígeno/anticorpo. Em esfregaços cervicais as características morfológicas que causam suspeita de Chlamydia incluem uma reação linfocitária similar à da cervicite folicular. Esta é a apresentação vista neste campo. Além disso, corpos elementares cocóides eosinofílicos livres são vistos no citoplasma finalmente vacuolizado das células infectadas e mais particularmente quando os corpúsculos de inclusão e estão moldados em vacúolos perinucleares. Esta característica não é vista neste exemplo, mas a presença de Chlamydia foi confirmada por imunofluorescência. (Grupta et al. 1979). (X 250)

[Voltar]

804 pensou em “Infecção e alterações reativas

  1. Acabei de pegar o exame de Papanicolau, porém minha médica só poderá me atender daqui 1 mês, e eu estou anciosa para entender o significado deste exame.

    Tipo de amostra: convencional
    Celulas endocervicais: presentes
    Flora microbiana: lactobacilos

    GENITOSCOPIA:
    1-Colposcopia : colo de volume normal
    JEC: junção escamo colunar -1/-1
    OEFT
    Teste de Schiller…iodo claro na ectopia
    2- Anuscopia: NORMAL
    3- Vulvoscopia : Normal

    Resultado: Colpocitologia Oncotica REATIVO/REPARATIVO

    Desde já agradeço pela atenção

  2. Ola fiz um exame de papanicolau e nao estou conseguindo consulta com minha medica, gostaria de saber se eu tenho alguma coisa que seja urgente!
    resultados
    amostra nsatisfatoria
    intermediarias +++
    superficiais++
    endocervicais +
    parabasais-
    neutrofilos +
    estudo microbiologico bac.doederlein
    alteracoes epiteliais reparativas ou reativas( leves alteracoes inflamatorias)
    classe II papanicolau

    Conclusao
    esfregaco intermedio-superficial eutrofico com leves alteracoes celulares inflamtorias.

    aguardo resposta

  3. Olá, doutor! Eu gostaria de engravidar, estou tentando a um tempo e não consigo no final do ano passado descobri q estava com uma ferida no colo do meu útero e fiz uma cauterização e nesse mês q passou resolvii procurar o médico e fazer os exames necessários. Meu preventivo deu o seguinte resultado:
    * DESCRIÇÃO DOS ELEMENTOS EPITELIAIS:
    Esfregaço constituido por:
    celulas epiteliais Escamosas superficiais e intermediarias em predominio.
    Celulas Endocervicais: Presente

    **Descrição dos elementos não epiteliais:
    Leucocitos: Numerosos
    Histiocitos: raros
    Muco filamentoso: Raros

    **Microbiologia: Flora bacteriana Bacilar

    **Conclusão:
    Processo reacional bacteriano acentuado

    NEGATIVO para lesão intra-epitelial escamosa e/ou malignidade.
    Papanicolou II.

    E, aí doutor? você acha que o qye eu tenho pode estar prejudicando, o desejo de engravidar?
    Desde de já,
    Agradeço!

  4. Fiz exame e o resultado foi:
    Epitelios representadosa na mostra: Escamoso, Glandular
    Microbiologia: bacilos, candida sp
    Diagnóstico: Negativa para células neoplásia. Presença de alterações celulares Benignas reativas ou reparativas: Inflamacao.

    O que significa isso?
    E qual o tratamento?

  5. fiz o exame papa nicolau e o resultado foi satisfatorio ,escamoso Alteraçoes celulares benignas reativas ou reparativas processo inflamatorio moderado.

  6. A flora Gram positiva: microbiota abundante de bastonetes Gram pos. longos e delgados. Raros cocos Gram pos. isolados
    A flora Gram negativa: raros bastonetes Gram neg.

    Essa é a segunda parte do exame.
    Muito obrigada!

  7. Olá Dr.
    Já a algum tempo estou com um corrimento branco, de odor característico. Fui a gineco e esta me requeriu um exame bacterioscópico, pelo fato dos sintomas serem e inespecíficos e obtive o seguinte resultado:
    CÉLULAS EPITELIAIS DE DESCAMAÇÃO: abundantes, algumas em citólise
    PIÓCITOS: moderados
    LEVEDURAS: ausentes
    MUCO: abundante
    FIBRINAS: abundantes

    Tenho sentido incomodo vaginal e algumas dores durante a relação. O que pode ser isso? Estou muito preocupada…
    Muito obrigada!

    • Não tem cara de infecção. Pode ser algum distúrbio de epitelização e que está causando desconforto pela troca de células. Isso não é doença, é só um estado do organismo. Se persistir, daí pode precisar de um tratamento hormonal. Converse com sua médica.

  8. Todo mundo quer saber sobre os exames, também keroooo!
    COLPOGRAMA
    Células superficiais acidófilas: escassas
    Células superficiais basófilas : moderadas
    Células intermediárias: abundantes
    Células endocervicas: escassas
    Células inflamatórias neutrofilos: moderadas
    Células inflamatórias histiócitos: escassas
    Células parabasais: ausentes

    Classificação da amostra:
    Alterações celulares: Presença de células com variação no diâmetro nuclear
    Anomalias de células epiteliais: esfregaço com alterações celulares benignas de tipo reativo/reparativo
    micro-Organismos: lactobacilos sp
    Avaliação hormonal: Normotrófico
    Classificação de Papanicolau: II

    KE LIVRROOOOOO, UFA!!!!!!!!!!
    Aguardo resposta, agradecida!

    • Que você tem é o mais comum em mulheres: INFLAMAÇÃO, que começa na puberdade com o aumento da acidez vaginal que mata as células imaturas provocando a substituição destas por células escamosas maduras e, com a irritação que a acidez provoca, causando inflamação crônica, também chamada de cervicite crônica inespecífica. Você não tem nada de grave.

  9. Fiz o preventivo e deu: interpretação citológica satisfatória;
    Alterações celulares benignas:
    – natureza infecciosa: predomínio de cocobacilos consistentes com desvio da flora vaginal
    – natureza reativa: associadas a infecção

    É algo que eu devo me preocupar? algo relacionado a higiene ou a alergia? ou a outro fator?
    Obg

    • É algo a se preocupar, mas apenas em tratar, pois como é uma infecção, se você tratar adequadamente não terá problema algum, mas se não tratar, pode causar feridas, inflamações intensas, dores, etc. É melhor você voltar ao médico e tratar.

  10. oi!!! eu fiz o exame de colpocitologia
    e deu no elementos epiteliais: celulas escamosas e glandulares
    na microflora: flora bacteriana bacilar
    conclusões: alterações celulares benignas inflamatórias não especificadas.
    observaçõs: esfregaço parcialmente obscurecido pela presença de intenso exsudato inflamátorio.presença de hemacias
    poderia me ajudar vai demorar um pouco pra passar no medico
    gostaria de saber se esse resultado me impede de engravidar…
    eu fiz outro exame que deu micropolicistico mas a minha médica ja me explicou o resultado que pode demorar pra mim engravidar mas fiquei preoculpada com o resultado desse exame do papa

    • Fique tranquila, pois você tem inflamação, a coisa mais comum em mulheres, mesmo nas virgens. Que atire o primeiro absorvente a mulher que não tiver uma inflamação. A inflamação começa na puberdade com o aumento da acidez vaginal, sendo, portanto, tecnicamente normal. Quanto à engravidar, evite os “com certeza”, os “tem que ser”, pois em ciências da saúde não existem verdades absolutas. Não posso te dizer categoricamente que você demorará a engravidar, pois amanhã você engravida e minha “cara cai”, literalmente.

  11. ja fiz exame de lamina deu muita inflamacao e germes atrans vaginal deu tambem o abidome total acusou tambem deu sisto e uma mancha pequena branca ja usei 4cremes vaginal fora os antibioticos coloquei um negosso parecendo papel ingienico de dentro da vargina e com cheiro de ferida uma secrecao gosmenta e sinto muitas dores di dia anoite o que eu tenho me diz doutor pelo amor de deus to sofrendo muito.

  12. Olá Doutor, sou virgem e tive candidiase, fui ao médico e ela me receitou fluconazol e fez coleta. Tomei o remédio e a coceira parou. Mas no resultado da coleta, deu “atipias celulares”. O que é isso doutor? É grave?

    • Leptotrix é uma bactéria filamentosa que parasita as paredes da vagina e do colo do útero. O tratamento é feito à base de antibióticos. Volte ao médico.

  13. Fui diagnosticada com cervicite por exame clinico, estou usando creme vaginal e tomei remedio como prescrito, no exame laboratorial em microbiologia: flora bacilar; Presença de estruturas sugestivas de Candida./ Av. Hormonal: Avaliação prejudicada devido a alterações inflamatórias./ Diagnóstico: Negativa para células neoplásicas. Presença de alterações celulares reativas ou reparativas em celulas escamosas.
    Isso quer dizer que é preciso fazer esta terapia “No caso da cérvix o trauma inclui medidas terapêuticas tais como cauterização, diatermia e laser.” ?

    • Você tem uma inflamação, comum em mulheres, e também uma infecção por cândida e a terapêutica está dentro dos padrões utilizados praticamente no mundo inteiro. Quanto a fazer outros procedimentos mais invasivos ou específicos, depende do que o médico vê no exame físico. Converse com seu médico

  14. Meu exame de Papanicolau deu o seguinte resultado: Amostra para avaliaçao: Intensa Citolise.
    Avaliaçao citohormonal: Padrao citohormonal normotrofico. Conclusao: Classe II de papanicolaou. Obs: Citolise por lactobacillus spp.

  15. DR fiz um exame papanicolau, onde fui atendida por uma enfermeira chefe: ela disse que meu exame nao deu nada.
    Só que me chamou atençao no item destacado com 3 asteriscos abaixo:
    ADEQUALIDADE DO MATERIAL
    Epitelios representados na amostra: “Escamoso, Glandular, Metaplasico
    Alterações celulares Benignas Reativas ou Reparativas: Inflamação ***
    Microbiologia: Lactobacilos sp, outros: Moderada Citólise

    Conclusao: negativo para neoplasia

  16. DR.: QUANDO ACHEI ESTE SITE ESTAVA MUITO AFLITA COM O RESULTADO DO MEU PREVETIVO;DEPOIS QUE LI OS DEPOIMENTOS E SUAS EXPLICAÇOES ESTOU UM POUCO MAS SOSSEGADA;POREM GOSTARIA MUITO DA SUA AJUDA POIS MEU MARIDO TEM A ALGUM TEMPO UMA MANCHA BRANCA NO PENIS ,ELE DISSE QUE COMECOU PEQUENA ,COÇAVA MUITO,E FOI AUMENTADO A ALGUM TEMPO PARROU DE CRESÇER,EU GOSTARIA DE SABER SE ESSA MANCHA TEM A VER COM UMA INFECCAO QUE EU TIVE E NOS DOIS NOS TRATAMOS (CANDIDIASE).OU PODE SER OUTRA DOENÇAS,ELE NAO QUER PROCURAR UM MEDICO POIS DISSE QUE NUNCA TEVE RELAÇAO FORA DO CASAMNTO ENTAO NAO VE NECESSIDADE DE SE CONSULTAR,POREI EU ESTOU MUITO PREOCUPADA .POR FAVOR DOUTOR ME AJUDE .

    • É melhor ele procurar um médico urgente, pois pode ser desde uma descoração da pele por perda de melanina, até algum processo alérgico e/ou inflamatório mais sério. Coloque ele, literalmente, “para correr”. Alterações de pele não aparecem apenas em decorrência de relações sexuais, no homem. Pode ser um problema interno, dele mesmo, que pode não ser nada grave, mas pode ser algo mais sério.

  17. olá Dr,meu exame de papa-nicolau deu: CÉLULA intermédiarias abundantes,ESFREGAÇO satisfatório,FLORA lactobacilos,INDICE DE MATURAÇÃO prejudicado pelo processo de inflamação,CELULAS ATIPICAS ausentes,DIAGNÓSTICO; esfregaço inflamatório.quando fiz o exame não estava sentindo nada,mas uns 4dias depois começei sentir coçeira e ardor na vagina.Vou demorar retornar á médica,gostaria muito que o sr. me falasse algo pois, não agoento mais o mal-estar comprei fluconazol por conta propria, por favor, me responda. Obrigada.

    • Essa coceira e ardor podem ser alguma infecção por fungos. Vá a um clínico geral e conte à ele. Ele passará algum fármaco para isso, pois nesse caso geralmente não precisa de exame físico. Quanto ao fluconazol, este fármaco geralmente resolve nos casos de fungíase, mas tome cuidado com o fígado, pois ele é bem hepatotóxico. Converse com o farmacêutico (o FARMACÊUTICO e não o balconista da farmácia).

  18. MEU EXAME DEU NEGATIVA P/ CELULAS NEOPLÁSICAS
    PRESENÇA DE ALTERAÇÕES CELULARES REAITVA OU REPARATIVAS EM CELULAS ESCAMOSA GOSTARIA DE SABER OQ ISSO QUER DIZER ESTOU MUITO PROCURPA PQ ESTOU COM UMA MANCHA NO UTERO?

    • Se deu negativo para células neoplásicas, significa que, por este exame você não tem nenhum sinal de câncer. A mancha no útero pode dever-se a uma inflamação acentuada ou a uma metaplasia escamosa extensa.

  19. Ola Dr. Estou preocupada com o resultado dos meus exames é a 2ºvez que faço a pedido do medico e deu um resultado diferente do 1º o resultado foi:
    BACTERIOSCOPIA
    Amostra: SECREÇÃO VAGINAL
    Método: Coloração segundo Gram.
    Resultado: ESFREGAÇO CONSTITUÍDO POR NUMEROSAS CÉLULAS EPTELIAIS , NUMEROSOS LEUCÓCITOS E FLORA
    BACTERIANA CONSTITUÍDA POR NUMEROSOS BACILOS DODERLEIN.
    NOTA: Somente cepas com concentrações maiores ou iguais a 100.000 Unidades Formadoras de Colônias presentes em amostras biológicas,
    são passíveis de visualização no exame bacterioscópico.
    ___________________________________________________________________________________________________________________________
    IMUNOGLOBULINA “E” – IgE
    Material: Soro
    Método: ELETROQUIMIOLUMINESCÊNCIA – ECLIA
    Valores de Referência:
    Resultado: 131.1 UI/mL

    Acabei de me casar e estou preocupada com isso pois cossa e incomoda muito!!! e meu marido esta apresentando areas avermelhadas depois de termos relaçoes e ele disse que cossa tambem !!
    Agradeço desde ja !!!

    • Isso tem cara (essa coceira) de ser um fungo ou então hiperacidez vaginal. Vá ao gineco e conte à ele exatamente o que está acontecendo. O tratamento é bem simples.

  20. Boa noite, Dr, gostaria que o senhor avaliasse o resultado do meu preventivo, tendo em vista que a minha consulta está marcada para o dia 28/06/11.
    MATERIAL: ESFREGACOS VAGINAL, ECTO E ENDOCERVICAL
    ADEQUAÇÃO DA AMOSTRA:Satisfatoria para avaliacao oncotica.
    PADRAO CELULAR: Celulas intermediarias, superficiais, algumas profundas, metaplasicas
    e endocervicais.
    ALTERACOES INFLAMATORIAS: Muco, leucocitos, histiocitos e flora bacteriana mista com predominio
    da cocacea.
    ATIPIAS CELULARES:Pseudoeosinofilia, celulas com halos perinucleares e citolise.
    CONCLUSAO: Inflamatorio – Processo Bacteriano
    OBSERVACAO:Ausencia de sinais que denotem processo neoplasico.
    Desde já grata.

    • Você tem inflamação, comum em mulheres, e talvez uma infecção bacteriana. Volte ao médico para esclarecer a infecção. No restante, parece normal.

  21. BOM DIA DR.
    FIZ UM EXAME RECENTEMENTE, E GOSTARIA DE SABER SE REALMENTE ESTA TUDO NORMAL E O QUE SIGNIFICAM ESTES TERMOS.
    CÉLULAS DE METAPLASIA ESCAMOSA: ALGUMAS
    CÉLULAS ENDOCERVICAIS: VÁRIAS
    FLORA: MISTA MODERADA (BACILOS+COCOS)
    ALTERAÇÕES INFLAMATORIAS DISCRETAS SEM AGENTES ESPECÍFICOS.
    GRANULÓCITOS NEUTRÓFILOS E HISTIÓCITOS: +++
    MUCO: MODERADA QUANTIDADE
    PESQUISA DE FUNTOS E PROTOZOÁRIOS: NEGATIVA
    SISTEMA BETHESDA – ALTERAÇÕES CELULARES BENIGNAS (INFLAMÇÃO)
    OBRIGADA.

  22. BOA NOITE DOUTOR. ESTOU PARA PIRAR DE TANTA COCEIRA, FIZ O EXAME GINECOLOGICO E DEU O SEGUINTE LAUDO CITOPATOLOGICO: ADEQUAÇAO DA AMOSTRA: SATISFATORIA EPITELIO REPRESENTADOS:ESCAMOSO DIAGNOSTICO DESCRITIVO: ALTERAÇOES CELULARES BENIGNAS ASSOCIADAS A DESVIO DE FLORA VAGINAL AVALIAAÇAO MICROBIOLOGICA: LACTOBACILLUS SP;COCOS CONCLUSAO:: NEGATIVO PARA LESAO INTRAEPITELIAL OU MALIGNIDADE,LACTOBACILLUS SP, COCOS. A GENICOLOGISTA ME RECEITOU UMA POMADA (NEO ISOCADEN) POREM NAO RESOLVEU NADA,COÇA MUITO NAO SEI MAIS O QUE FAZER ME AJUDE POR FAVOR.. OBRIGADA!

    • Geralmente isso é inflamação. O ASC-US é uma sigla norte-americana e significa, ao pé da letra o seguinte: “não sei que diabos estou enxergando aqui, mas acho que é benigno”, ou seja, é uma forma yanke (norte-americana) de “enfeitar o pavão”, não sendo nada de grave.

  23. Meu exame deu flora bacteriana acentuada constituida por cocobacilos neutrófilos + piócitos++. e presença de fungos como candida sp. conclusão esfregaço inflamatório moderado contendo bactérias e fungos. Fisso o tratamento com os remédios que a drº passou e não adiantou, tornei à tomar os mesmos remédios por conta própria e os sintomas ainda percisti. O que causa isso? O que devo fazer? por que ainda não sarou? É grave o que tenho?
    Por favor me de uma resposta e uma solução, desde já fico muito grata.

    • Com certeza o fungo que está te atacando é resistente aos fármacos que sua médica te passou. Isso não é culpa da médica, mas do bicho que “brabo”. Não estou defendendo a sua médica, mas é difícil adivinhar se um fungo é sensível a um antifúngico ou não e neste caso, é na base da tentativa e erro, ou seja, tem que se mirar no pato para acertar o marreco.

  24. Por favor, gostaria que algum médico interpretasse meu exame (citologia onco parasitária-cérvico vaginal)
    “Esfregaço com alterações inflamatórias acentuadas, com algumas células escamosas com leve cariomegalia, halo perinuclear, hipercromatismo e aratinização”.

  25. Dr. apenas traduza pra mim…
    TIPO DA AMOSTRA: CONVENCIONAL. AVALIAÇÃO DA AMOSTRA: SATISFATÓRIA.
    ZONA DE TRANSFORM./ CELS. ENDOCERVICAIS: PRESENTES. IDENTIFICAÇÃO DA LÂMINA: SIM
    MICROBIOTA: MISTA, CONSTITUÍDA POR COCOS E BACILOS
    CONCLUSÃO: NEGATIVO PARA LESÕES INTRAEPITELIAIS OU MALIGNIDADE.
    ALTERAÇÕES CELULARES REATIVAS E/OU REPARATIVAS.
    OBSERVAÇÕES: PRESENÇA DE DISCRETAS ALTERAÇÕES DE PROVÁVEL NATUREZA REATIVA. RECOMENDA-SE, A
    CRITÉRIO CLÍNICO, CONTROLE COLPOCITOLÓGICO EM SEIS MESES.

  26. Olá Doutor, peguei meu resultado do exame Papa Nicolau e não estou entendendo nada…

    Representatividade da Amostra:
    -Presença de células escamosas, metaplásicas e endocervicais.

    Avaliação:
    – Células epiteliais com alterações inflamatórias.
    – Presença de muitos leucócitos e histiócitos.

    Conclusão:
    -Ausência de Células Neoplásicas.

    Pelo que eu entendi eu não tenho nenhum indício de câncer, mas tenho alguma inflamação. Pelos resultados, ela parece ser grave?
    Obrigada!

    • Inflamação é a coisa mais comum em mulheres. Ela começa na puberdade. Lembra-se do corrimento esbranquiçado e pegajoso que você tinha dos 10 até +/- os 13 anos? Ali já começava a inflamação, pois com o a substituição do epitélio infantil por epitélio maduro, diminui o pH, aumentando a acidez e começando o processo inflamatório. Que atire o primeiro absorvente a mulher que não tiver inflamação. É algo tão comum que muitos patologistas nem colocam nos laudos.

  27. Dr, preciso de ajuda.. acabei de pegar meu resultado e meu medico esta viajando, estou apavorada pois nao to entendendo nada:
    EPITELIOS: escamoso, glandular.
    DIAGNOSTICO: alteracoes celulares benignas, associadas a inflamação
    AVALIACAO MICROBIOLOGICA: flora de bacilos supracelulares (gardnerella ou mobilluncus)
    PERFIL HORMONAL: nao aplicavel

    Conclusao: negativos para celulas neoplasicas. quadro citologico padrao de inflamatorio.

    • Você tem inflamação, comum em mulheres e talvez alguma infecção simples (presença de gardnerella e mobiluncus indicam uma provável infecção). Volte ao médico para tratar a infecção, que não é nada grave.

  28. dr. o resultado do meu citologico deu o seguinte:

    citologia convencional.
    amostra satisfatoria.
    dentro dos limites da normalidade, na amostra examinada.

    por favor, o que seguinifica isso, por que não tem negativo para celulas neoplasicas.

    • Renata:
      Como está escrito “dentro dos limites da normalidade, na amostra examinada”, significa que não tem nada que possa ser maligno e, por isso, é desnecessário escrever no laudo. Não tem nada de anormal com você. Fique tranquila, pois se tivesse alguma coisa, estaria bem grande e destacado no resultado do exame.

      • Dr. esqueci de colocar o exame citologia Oncotica completo.

        Esfregaço celulares representativos da junção escamo colunar constituido na maior parte por celulas superficiais e intermediarias, isolada e agrupadas. Em meus as celulas superficiais e intermediarias observa-se flora vaginal constituida por bacilos de doderlein. Presença de celulas endocervicais, hemacias e neutrofilos.

        Citologia convencional.
        Amostra satisfatoria.
        Dentro dos limites da normalidade, na amostra examinada.

        Desculpa insistir dr. estou preocupada por não ter vindo negativo para celulas neoplasicas, pois sempre que fazia o exame constava negativo. Quando se usa essa conclusão?

        obrigada!

        • Quando está escrito dentro dos limites da normalidade significa que não tem nada que sugira malignidade, sendo desnecessário escrever no laudo. Se houvesse alguma coisa errada, estaria BEM GRANDE no laudo, mas como você está em dúvida, volte à sua médica e “encoste-a na parede”.

  29. EXAME COLPOCITOLOGICO

    IDENTIFICACAO INTERNA DA LAMINA………………………..: 11-61970
    NUMERO DE LAMINAS ENTREGUES……………………………: 1
    —————————————————————————-
    ADEQUACAO DA AMOSTRA:
    SATISFATORIA.

    ELEMENTOS EPITELIAIS:
    CELULAS ESCAMOSAS
    MICROFLORA…:
    SUGESTIVO DE GARDNERELLA
    CONCLUSOES…:
    CLASSE II DE PAPANICOLAOU
    ALTERACOES CELULARES BENIGNAS POR AGENTE ESPECIFICO.
    OBSERVACAO…:
    ESFREGACO PARCIALMENTE OBSCURECIDO PELA PRESENCA DE INTENSO EXSUDATO
    INFLAMATORIO.
    meu exame deu este resultado o que eu tenho?

    • Gardnerella é uma bactéria oportunista que aparece quando “tem mais gente no pedaço”, em linguagem mais simples e objetiva. O intenso exsudato é um sintoma de algum parasita que está provocando uma reação inflamatória além da comum de um papanicolau classe II. Não parece ter nada de grave, além de uma infecção por algum outro “bicho” que precisa ser investigado e tratado. Volte ao médico.

  30. Boa noite, Fiz um exame de preventivo, e queria q alguem me explicase,no exame diz:

    Adequacidade das Amostras: Epitélio representando: escamoso. Esfregaço corado pelo método Papanicolaou.
    1) Esfregaço com alterações celurares benignas, reacionais.
    2)Microflora: Bacilos de Doderlein(lactobacilos, sem citólise.
    3)Trofismo Eutrofia.Observa- se predominio de celulas intermediarias.
    4)Não a lesão intra-epitelial e celulas malignas na amostragem
    Se algum Dr° poder estar me respondendo agradeço.

    • Você tem inflamação, comum em praticamente todas as mulheres. Não tem nada de grave, pelo resultado que você transcreveu aicma.

  31. PAPANICOLAU

    DESCRIÇÃO DA AMOSTRA: AMOSTRA SATISFATORIA PARA ANÁLISE COM REPRESENTAÇÃO DA JUNÇÃO ESCAMO COLUNAR(JEC) COM PRESENÇA DE CÉLULAR ESCAMOSAS E ENDOCARVICAIS.
    EPITÉLIO APRESENTANDO ATROFIA
    FLORA LACTOBACILAR.

    *** (EPITELIO APRESENTANDO ATROFIA????)

    OBRIGADA DESDE JÁ

    • Dependendo da sua idade, a atrofia do epitélio é normal. Na menopausa o epitélio começa a se atrofiar e ressecar, sendo consequência do amadurecimento da mulher (em idade), mas se não for o caso, pode ser algum problema hormonal. Melhor voltar ao médico e conversar “cara-a-cara” com ele.

  32. Olá Dr,
    Fiz o exame Papanicolaou e deu o seguinte resultado:
    ADEQUABILIDADE DA AMOSTRA: satisfatória (ver nota)
    REPRESENTAÇÃO CELULAR: predomínio de células intermediárias com citólise discreta. Não foram identificadas células da junção escamo-colunar. Neutrófilos frequentes e raros histiócitos.
    MICROBIOLOGIA: flora bacteriana de Doederlein aumentada. Não identificamos protozoários, fungos ou alterações virais.
    ATIPIAS CELULARES: ausentes
    DIAGNÓSTICO DESCRITIVO: esfregaço trófico com alterações celulares de padrão inflamatório/reparativo.

    Estou grávida e gostaria de saber se está tudo normal com meu exame.
    Obrigada,

  33. gentileza analisar meu exame,
    adequabilidade do material – satisfatoria
    Epitelios rep.na amostra – escamoso,glandular , metaplasico
    alteraçoes celulares benignas reativas reparativas inflamaçao
    microbilologia – lactobacilos sp
    atipias em celulas escamosas: lesao intra-eptelial de alto grau (compreendendo neoplasias intra-epteliasi cervivais graus ll e lll)
    obs. sugere-se biopsia do colo JEC p confirmaçao diagnostica.
    Pergunto: há uma outra alternativa , outro exame senao biopsia. é muito serio lesao tipo ll,lll? Obrigada

    • Não há outra alternativa. Tem que ser a biopsia. Ainda não é grave, mas se não tratar, só Deus sabe no que pode dar. Volte ao médico.

    • Olá Dr. fiz a biopsia o resultado foi o seguinte: Macroscopia
      Dois fragmentos irregulares de tecido esbranquiçado e de consistencia macia, medindo em conjunto 0,5 x0,3cm. Material recebido em formalina (1b)

      Microscopia e conclusao
      Biopsia de colo uterino: mucosa de colo uterino da zona de transformaçao exibindo displasia epitelial leve e extensa alteração epetelial coilocítica
      Neoplasia intraepitelial cervical grau l (NIC l) associada a infecçao por HPV. A amostra apresenta tambem area de hiperplasia epitelia de padrao condilomatoso.
      Gentileza analisar e me dizer se é grave , uma vez que nao tenho nenhum sintoma , nunca atrasei uma menstruação, raramente tive colicas e atualmente faço uso do Qlaira.Tenho 38 anos e planejo (planejava ) engravidar ano que vem , aos 39, corro algum risco?Muitíssima agradecida.Parabéns pelo site e rapidez nas respostas.

      • Pelo resultado que você transcreveu, parece ter um HPVzinho básico, mas se tratar adequadamente, pode sumir, se o seu sistema imunológico trabalhar direitinho e você não o atrapalhar com desespero, ansiedade, depressão, por causa do resultado. Se todo HPV virasse câncer e matasse, a humanidade já estaria extinta há milênios, pois mulheres e HPV convivem desde o gênesis. Quanto a engravidar, pelo resultado do seu exame não há nenhum impecilho, o único fator a se considerar é a sua idade e condições físicas (hipertensão, função renal, hepática, coração, etc). Faça uma avaliação clínica bem criteriosa antes de engravidar.

    • O uso do fluconazol dependerá do “bicho”. Se for um fungo, está indicado, mas desde que haja um acompanhamento médico, pois o fluconazol é uma droga muito tóxica e pode causar sérios problemas hepáticos.

  34. Olá doutor, estou com endometriose já diagnosticada e devo passar pela laparoscopia em breve. Alem disso meu exame citologia convencional deu o seguinte resultado:
    Classificação geral: preparado citologico com anormalidades celulares.
    Avaliacao hormonal: nao aplicavel a presente amostra.
    Avaliação Microbiológica: Lactobacilos/bacilos de doderlein
    Alteraçoes celulares: componentes leucocitário discreto / metaplasia escamosa
    Anormalidades celulares: AUC-US atipias em celulas escamosas de significado indeterminado
    Conclusao: ASC-US – atipias de significado indeterminado em celulas escamosas
    Complemento: Colposcopia e repeticao da citologia,
    Pesquisa de HPV por captura híbrida / imuno-citoquimica

    Fiquei bem preocupada com este resultado, o que o sr pode me esclarecer sobre o assunto?
    sei que a medica me falou algo sobre o resultado, mas como havia acabado de receber o diagnostico da endometriose e a confirmacao da cirurgia já que meu ovário direito esta comprometido, nao consegui assimilar nada.
    Obrigada pela sua ajuda!!!

    • Sossega, não está nem um pouco ruim, pelo contrário, está dentro da normalidade. Alguns patologistas adoram enfeitar e colocam siglas norte-americanas para valorizarem seus laudos e levarem as pacientes ao desespero. ASC-US é uma sigla que significa apenas e no português mais simples, o seguinte: “não sei que p* é esta que estou vendo, mas acho que é benigno”. Benigno é algo que apenas incomoda, mas não é grave. O Brasil tem seu próprio sistema de classificação, mas tem uns “cabeças de bagres aloprados” que insistem em desobedecê-lo.

      • Estou aliviada. Tive uma lesao no colo do útero por HPV há 5 anos, mas fiz a cauterização e todo o tratamento medico corretamente. Desde que fui liberada a fazer o preventivo anualmente nada de anormal foi encontrado. Qdo li o HPV ali de novo achei q era a lesao novamente, ainda mais porque no exame do ano passado nao havia nada.
        Sobre endometriose, conhece algum site como este onde eu possa conversar sobre?
        Muito obrigada!!!!

        • Pergunte para sua mãe se ela tomou um fármaco chamado ginecoside quando ela suspeitou que estava grávida de você. Esta droga é um hormônio sintético indicado nos casos de amenorreia secundário e se a mulher tomá-la para descer a menstruação e estiver grávida de menina, o DHEIA (di-idroepiandrosterona, o hormônio que é princípio ativo do fármaco) pode atacar o endométrio do útero da menina e provocar a endometriose, que é a destruição do endométrio. O tratamento é, normalmente, cirúrgico.

          • Doutor, diz ela que nao tomou nada nao.
            Mas segundo a médica que me atendeu, tenho todas as características da endometriose. Menstruei com 10 anos, sempre tive cólicas fortes, fluxo intenso e muita indisposição no período menstrual. Estou com 29 anos, nao tenho filhos e me adiantaram que terei que fazer tratamentos para engravidar. Meus ciclos sao de 20 em 20 dias, as vezes um pouco mais. Nos ultimos meses tive cólicas horríveis e precisei ir a emergencia para ser medicada pois o remedio pra dor já nao fazia mais efeito. O que me intrigou foi o fato de numa ecografia transvaginal já identificar que meu ovário direito esta tomado pela endometriose, nem é visualizado na eco, até as medidas sao o dobro do ovario esquerdo que está saudável. Ainda nao me consultei com o especialista que vai e operar. Pesquisei e li que a laparoscopia normalmente é para descobrir os focos da endometriose, no meu caso, já se sabe onde elas estao. Será que há o risco de eu perder parte do ovário por causa dela?
            Agradeço pelos seus esclarecimentos até aqui e no que mais puder me ajudar.

          • Desculpe não poder te ajudar muito, mas o seu caso precisa do exame físico e à distância é impossível dizer algo de mais concreto. A maior causa de endometriose é, como te escrevi, o uso do DHEA, mas não é a única causa de endometriose. Ela pode aparecer “do nada” em qualquer mulher. O se prognóstico depende de diversos fatores e só o médico que está ao seu lado é que tem condições de te dizer alguma coisa.

  35. Ola Doutor tudo bem? Bom como eu ja postei aqui meu papanicolau deu o seguinte resultado: Alteraçoes celulares reativas (classe 2), e o senhor me respondeu que é um resultado muito comum na maioria das mulheres e eu acreditei no senhor (e continuo acreditando) mas levei o exame pra medica ver e ela me pediu uma colposcopia e nao me deu maiores explicaçoes do porque desse exame. Eu estou apavorada e muito preocupada e gostaria de saber se esse procedimento dela foi correto levando em consideraçao o resultado do meu exame, eu devo procurar outro medico pra ter uma segunda opiniao? Doutor eu nao tenho corrimento e nem sinto dores e meu ciclo menstrual e muito correto. Fiz um ultrassom que deu resultado normal. Agradeço desde ja, muitissimo obrigado.

    • Colposcopia é feito de rotina. É um exame confirmatório do papanicolau, assim como a biopsia e a captura híbrida. Calma! Qualquer desses exames que citei não servem, sozinhos, como conclusão diagnóstica. O resultado final ou seja, o diagnóstico propriamente dito, é dado cruzando-se os resultados de todos eles e comparando-se com os dados da anamnese. O que te escrevi sobre estar dentro da normalidade, aplica-se apenas ao papanicolau.

    • Essa inflamação é consequência do desenvolvimento genital que começa lá na puberdade, por isso ela é dita inespecífica. Não considere isso como doença, pois é consequência do desenvolvimento.

  36. Dr, gostaria de entender o resultado do meu exame:
    elementos epiteliais: celulas escamosas
    microflora: flora bacteriana cocoide
    conclusões: Classe II de papanicolaou alterações celulares benignas inflamatorias não especificas.
    Obrigado!

  37. Fico imensamente feliz quando me deparo com profissionais de saúde da sua natureza: que se preocupam de fato com o bem estar e receios do outro. Disponibilizando-se a ajudar de forma despretensiosa. Parabéns! Isso comprova que a humanidade não está “perdida” assim como muitos dizem.
    Como as demais mulheres que entraram em contacto com o Sr., estou com várias, curiosas e até preocupadas dúvidas.
    O exame de colpocitologia que fiz agora (05/2011), apresentou resultados semelhantes ao do ano passado: (Ah! Tenho já 37 anos e minha última menstruação foi 02/05)
    Células superficiais: freqüentes
    ¨ intermediárias: freqüentes
    ¨ parabasais: ausentes
    ¨ basais: ausentes
    ¨ endocervicais: presentes
    ¨ metaplásicas: ausentes
    Neutrófilos: freqüentes
    Hemácias: raras
    Histócitos: raros
    Avaliação da amostra: satisfatória
    Alterações celulares: de natureza inflamatória
    Microorganismos: cocos – bacilos curtos
    Conclusão: esfregaço inflamatório

    Fiz também de bacterioscopia
    Gram: Bacilos gram positivos: freqüentes
    Células epiteliais de descamação: freqüentes
    Piócitos: abundantes
    Com exame Afresco indicando ausência de leveduras e trichomonas.

    Desculpe ser tão minuciosa, mas tenho presenciado um corrimento freqüente (cor esbranquiçada que ao oxidar se torna amarelo claro e com cheiro meio ácido).
    O sr. Se referiu a um corrimento fisiológico que pode ocorrer com várias mulheres, sem serem necessariamente patológicos (me corrija se estiver errada).
    A ginecologista que recorri ano passado me receitou secnidazol (comp.) e metronidazol creme vaginal, além de vários exames hormonais para investigar melhor a minha queixa de corrimento recorrente. Deu tudo normal, porém o talzinho insiste em permanecer.
    Não consigo entrar em contacto com essa ginecologista que gostei bastante e não tenho nenhuma boa indicação de outra(o). Então pesquisando, me deparei com essa página na web e resolvi escrever pedido auxílio.
    O que o Sr. me diz, pela sua vasta experiência e paciência?
    Obrigada pela disponibilidade e que Deus lhe pague, doutor.

    • Atma:
      Obrigado pelo incentivo. Corrimentos fisiológicos a partir dos 15 ou 16 anos são raros, mas tem mulheres que os carregam por toda a vida fértil e não é patológico, apesar de incomodar. Conheço muitas mulheres que começaram com a leucorreia fisiológica aos 10 anos e hoje estão com mais de trinta e cinco anos e ainda tem o “dito cujo”, mas todos os exames dão negativos para infecções fúngicas, bacterianas e parasitárias. Quanto à inflamação, nem se preocupe com ela, pois é o achado mais comum em mulheres e começa na puberdade, quando a acidez vaginal aumenta e irrita o tecido que, com a agressão contínua acaba inflamando de maneira crônica. Tem algumas atitudes que aumentam o corrimento e uma delas é usar calças compridas de tecidos muito grossos, especialmente as calças do tipo “jeans” que podem causar aumento da temperatura interna na genitália, abafamento e aumento na fermentação acética das bactérias da flora normal. Se for este o seu caso, procure usar tecidos mais finos e “frescos” ou usar menos calça comprida e mais saia, quando possível.

      • Então, não precisa usar nenhum medicamento? Somente evitar os extremos?
        Tenho um costume que vem de família, o qual hj vejo como um tanto quanto exagerado: excesso de higiene. Até as minhas peças íntimas eram, até pouco tempo atrás, passadas a ferro; tdas de algodão e roupas soltas… (sem falar nas duchas…).
        Hj sei que é errado td isso, e não utilizo mais os hábitos prejudiciais.
        O importante é ter saúde e não paranóia, não é?
        Grata pela atenção.
        Pax e bem!

    • Aline:
      O objetivo aqui não é angariar clientes. Procure o médico que te conhece a mais tempo, no qual você confia e que seja mais fácil de consultar.

  38. ola doutor bom dia, o resultado do meu exame deu bacterias (GARDENERELLA) E COGUMELOS estou muito assustada o que significa isso tenho 31 anos e tres filhos ,obrigada doutor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.