Metaplasia escamosa e zona de transformação

Sob a influência dos estrógenos, a cérvix torna-se evertida para expor o epitélio colunar do canal cervical. Isto é mais acentuado na puberdade e durante a gestação. É também visto em mulheres com estrógenos elevados por contraceptivos orais. O pH ácido da vagina estimula a substituição do epitélio colunar com epitélio escamoso por um processo de metaplasia escamosa (Singer & Jordan, 1976). A área na qual isto ocorre inicialmente é conhecida como “Zona de Transformação”. Nos estágios iniciais da metaplasia escamosa, células indiferenciadas multiplicam-se entre células colunares e a membrana basal. Isto pode se originar no local, mas quando houver destruição da superfície epitelial, por exemplo, por laser ou diatermia, forma-se uma camada celular semelhante. Isto sugere migração do estroma, o qual pode também ser o caso na metaplasia fisiológica. Em um estágio mais tardio, as células se estratificam e o epitélio é reconhecidamente escamoso, eventualmente a maturação é indistinguível do epitélio escamoso original. Embora a camada epitelial pareça mesma, o epitélio pode ser reconhecido como metaplásico por causa das criptas endocervicais serem vistas no estroma subjacente.

Grupos de células metaplásicas imaturas podem ser identificadas no esfregaço cervical. Elas são vistas como células parabasais em um campo, o qual de outra maneira, consiste de células escamosas maduras. Nesses casos elas são rarefeitas como células metaplásicas. Elas podem estar associadas com células colunares e sua presença em um esfregaço também indica um espécime aceitável para avaliação. As figuras nesta seção ilustram o processo de metaplasia escamosa e também mostram a variação de aparência de células metaplásicas.

18. Ectopia com zona de transformação recente: colposcopia. Aqui a cérvix evertida mostra as dobras do epitélio colunar endocervical vascular. Na extremidade periférica do colo uterino, o epitélio escamoso liso original está presente. Entre essas áreas e em quase toda ectopia há metaplasia imatura a qual torna-se branca após aplicação de ácido acético a 4% (ácido acético, X 160)

19. Cérvix: hiperplasia de células de reserva. Esta secção mostra a replicação de células indiferenciadas profundas do epitélio colunar o qual é chamado de hiperplasia de células de reserva. (H & E, X 62)

20. Cérvix: hiperplasia de células de reserva: envolvimento glandular. Neste campo as ramificações das criptas no estroma são vistas estar submetendo-se ao mesmo processo de hiperplasia de células de reserva. (H & E, X 37,5)

21. Cérvix: metaplasia imatura escamosa. Nos estágios tardios as camadas de células imaturas, em ambas as superfícies e criptas, estão começando a estratificar e pode ser reconhecido um epitélio escamoso imaturo. (H & E, X 37,5)

22. Zona de transformação típica: colposcopia. Aqui o epitélio colunar da ectopia é substituído pelo epitélio metaplásico maduro. Quando visualizado tridimensionalmente através do colposcópio, é normalmente possível ver o entalhe arredondado no colo que identifica o nível da junção escamocolunar original. A nova junção escamocolunar é vista no orifício externo. Entre a original e a nova junção escamocolunar existe o epitélio escamometaplásico maduro. (ácido acético, X 16)

23. Epitélio metaplásico maduro com cripta subjacente. Este campo mostra epitélio escamoso metaplásico maduro. Histologicamente parece-se com o epitélio escamoso original e é distinguido pela cripta no estroma subjacente. (H & E, X 40)

24. Corte da cérvix. Este é um corte espesso da cérvix. Demonstra epitélio escamoso original e epitélio colunar, com epitélio metaplásico entre eles. Notar criptas profundas no epitélio metaplásico maduro e também a profunda penetração das criptas no estroma. (H & E, X 1)

25. Células colunares endocervicais de reserva. Este campo mostra um fragmento de tecido o qual consiste de uma fileira de células colunares endocervicais e células de reserva subjacentes. (X 160)

26. Células metaplásicas e de reserva. Células escamosas maduras estão presentes com células colunares endocervicais e grupos de células de reserva e metaplásicas imaturas. Notar a ampla variação da maturação (X 80)

27. Células colunares endocervicais de reserva. Células colunares endocervicais são vistas de perfil com vacúolos no citoplasma. As células de reserva estão intimamente acondicionadas e mostram núcleos granulares hipercromáticos. (X 160)

28. Células metaplásicas imaturas. Estas células têm mais citoplasma que as células de reserva, mas são ainda bastante imaturas. Por causa das expansões citoplasmáticas elas são chamadas de células em “aranha”. Esse aspecto indica que foram removidas à força por estratificação da cérvix, em lugar de serem células esfoliadas da camada superficial. (X 125)

29. Metaplasia imatura. A apresentação de células metaplásicas no esfregaço cervical é muito variável. Neste campo células são vistas como uma placa, unidas frouxamente e os núcleos mostram nucléolos proeminentes. O aspecto pode refletir cicatrização de uma úlcera verdadeira ou reparo de um trauma (ver 99). (X 160)

30. Células colunares endocervicais e metaplásicas. Neste esfregaço o citoplasma das células metaplásicas é mais arredondado e algumas mostrar vacuolização. Há um exsudato celular inflamatório misto com polimorfos e histiócitos e as células colunares endocervicais apresentam nucléolos evidentes. Parece provável que cervicite bem como uma zona de transformação típica estão presentes. (X 160).

31. Células metaplásicas. Neste campo uma grande variação de células metaplásicas de maturidade variada estão juntas, assim, é possível comparar as alterações do padrão de cromatina nuclear e diferenciação citoplasmática das células de reserva e células metaplásicas quase maduras do tipo de células intermediárias. (X 125)

32. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas. (X 160).

33. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas (X 125)

34. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas (X 160).

35. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas (X 160).

36. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas (X 160)

37. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas (X 160).

[Voltar]

790 pensou em “Metaplasia escamosa e zona de transformação

  1. Bom dia!
    Caro Dr. Heinz obrigada por sua resposta!
    Voltarei ao meu médico na próxima semana, já marquei uma consulta, mas antes disso gostaria de saber: Caso seja alguma dermatite mesmo, pois meus exames não acusam nenhuma bactéria ou fungo, como é possível tratar uma dermatite nesta região?
    Obrigada mais uma vez!

    • Aleksandra:
      Existem diversos produtos farmacêuticos com formulação apropriada para tratamento de dermatites genitais. Seu médico deverá te passar algum deles.

    • telma:
      Parece ser o mesmo caso da Aleksandra. Volte ao médico pergunte para ele se não pode ser alguma reação alérgica aos fármacos tópicos que ele te passou. Se ele queimou seus feridas (cauterizou) com ácido ortocresolsulfônico, pode ser uma dermatite causada por reação inflamatória parecida com queimadura comum. Isso demora a desaparecer.

  2. Primeiramente quero desejar a todos um FELIZ 2011 e que DEUS abenções a todos.

    OI, doutor fui ao médico levar o resultado do HPV e deu negativo então ele achou melhor queimar as feridas mas agora a pele esta saindo a coceira continua e está com muito pus o que eu posso fazer já não sei mais o que fazer estou muito preocupada pois nenhum médico consegui descobrir o porque da coceira e minha vulva esta muito ferida e ardendo muito está na carne viva.
    por favor doutor me ajude ou me indique algum lugar onde eu possa ir para obter esta ajuda.

    • Aleksandra:
      Parece dermatite inflamatória causada por alguma alergia. Pode ser de tecidos, de cremes vaginais que você usou e aos quais você é alérgica e formou um eczema… Volte ao médico e pergunte para ele se não pode ser isso.

  3. Bom dia!
    Fiz um exame de biópsia que deu como resultado endocervicite crônica polipóide, já li anteriormente que a endocervicite é algo considerado comum e pode ter muitas causas, porém tenho sentido dores na relação sexual e principalmente quando ocorre a ejaculação. USei pomada de tinidazol com fluconazol para uma coceira que surgiu primeiro, antes das dores. Meu exame de papanicolau não deu nada. eu gostaria de saber se no caso não seria necessário o uso de algum antinflamatório ou antibiotico, já que esta inflamação está me prejudicando?
    Obrigada

    • Adriana:
      NIC I e os outros NICs pode ser causados por outros agentes, pois se fossem exclusivamente decorrentes de HPV, ninguém mais teria câncer de útero e colo, pois atualmente existe tratamento farmacêutico para HPV.

  4. Há + ou – 1 ano tenho irregularidade em minha menstruação, na realidade tenho metrorragia. Fiz meu papanicolau o o resultado foi: Classe II – Alterações benignas por agente específico; Microflora: Sugestivo de gardnerella; celulas escamosas.
    Minha consulta é só daqui a 2 semanas, alguém poderia me ajudar? estou preocupada pois o sangramento não para e inclusive estou com anemia de 8.3.
    Obrigada.

    • Andréia:
      Se o papanicolau deu classe II, que é apenas inflamatório e comum na maioria das mulheres, então o problema pode ser ou endócrino, ou hematológico (distúrbio de agregação plaquetária, comum em pessoas que tomam aspirina, anti-inflamatórios ou psicotrópicos, ou deficiência da vitamina K), ou pode ser um mioma. Procure um clínico geral para tratar esta anemia o mais rápido possível e aguarde a consulta com seu GO.

    • telma:
      É bom fazer, mas, mesmo que dê positivo, não podem te eliminar de um concurso por isso. Existem muitos tratamentos farmacológicos para HPV.

  5. por favor me ajude a entender esse exame pois meu médico não me ajudou em nada.

    Exame macroscopico:

    Três fragmentos irregulares medindo em conjunto 0,6 cm no maior eixo, acastanhados e de consistência firme-elástica.

    Exame microscópico:

    Os cortes histológicos seriados em parafina e submetidos a coloração pela hematoxilina-eosina permitem a seguinte conclusão:

    Diagnóstico:

    Vulva (biopsia):
    -Processo inflamatorio crônico inespecifico com acantose e paraqueratose.

    Por favor me ajudem estou muito preocupada.

    • telma:
      Acantose e paraceratose são fenômenos de formação de camadas de células. Não tem nada de grave e inflamação crônica, também chamada de cervicite crônica inespecífica, é comum em mulheres com vida sexual ativa e não mata ninguém. Fique tranquila.

  6. material citologia oncótica de urina:
    quero saber oque significa o resutado: preparado sete esfregações corados pelo metodo de papanicolau, exibindo algumas células escamosas sem atipias???

    foi o resutado que a minha esposa teve

    com ugencia, obrigado

    • joselino dos santos:
      Como respondido na pergunta da lorena tessarolo, está tudo bem, pois células escamosas são normais no epitélio maduro de mulheres e sem atipias, melhor ainda.

  7. Gostaria de saber .
    pois o meu exame deu assim,

    conclusão: Negativo para malignidade,
    Esfregaço inflamatóri inespecífico moderado eu queria saber oque é isso ! é grave;pois eu já tive Hpv

    • jessica:
      Esta normal, pois inflamação é o achado mais comum em mulheres com vida sexual ativa e negativo para malignidade significa que você NÃO tem sinais de câncer.

      • Dr,
        Estou preocupada, pois no meu exame citopatolóogico cervical apareceu o seguinte resultado:
        SISTEMA BETHESDA (2001)

        ADEQUAÇÃO DA AMOSTRA:
        Interpretação citológica satisfatória

        ALTERAÇÕES CELULARES BENIGNAS
        – de natureza infecciosa:
        ausente

        De natureza reativa:
        associadas à inflamação inespecífica e metaplasia escamosa

        ALTERAÇÕES DE CELULAS EPITELIAIS
        – De células escamosas:
        ausencia de anormaliade de celulas escamosas
        – de célulass glandulares:

        ausencia de anormalidade de células glandulares
        – outras anormalidades:
        ausentes.

        O que significa de natureza reativa associadas à inflamção inespecíficac e metaplasia escamosa?
        Estou tão preocupada!
        Muito obrigada

        • Albertina Guimar:
          Significa apenas que você tem uma inflamação, coisa mais comum em mulheres com vida sexual ativa e que também aparece em virgens. A inflamação tem várias causas, indo desde alergias até reação ao DIU

  8. Gostaria de saber mais ou menos oque esta acontecendo comigo.

    Já é a segunda vez essa semana que sinto dores abdominais muito forte. A primeira foi segunda feira; acordei as 03hrs da manhã sentindo uma dor fortissima semelhante a colica, mas bem pir, que se atenuou depois de uns 25 min. A segunda foi hoje pela manhã; estava no trabalho e senti uma colica, que vinha em intervalos e depois ficou horrivel. Começou a doer muito, eu suava e fiquei tremula, não conseguia fazer nada. A dor vinha novamente em intervalos, que diminuiaram ate passar. Já Passou mas sinto a area quente, e meio adormecida, como se tivesse tomado relaxante muscular.

    Detalhe, não estou menstruada e esta muito longe pra vir ainda.

    A uns trêz anos atras, fui no SUS fazer exame de rotina e a Drª pediu um ultrason, que teve como resultado, uma pequena ferida no utero, e ovarios multimicrocisticos. Não tive tratamento porque a Drª foi transferida e o exame sumiu misteriosamente do protuario. Tentei remarcar tudo, mas fiquei numa fila de espera gigantesca e ate hoje não fui chamada.
    Agora tenho um pouco mais de condições e tenho plano de saude, estou marcando exames, mas estou desesperada com essas dores que ando sentindo e só me passa coisa ruim na cabeça.

    Por favor me ajude.

  9. Camile:
    O que você tem é comum à praticamente todas as mulheres com vida sexual ativa e também a muitas virgens. Inflamação não mata ninguém e pode ter diversas causas, indo desde alergias a camisinha, duchas ginecológicas, DIU, até reação imunológica a alguma infecção mal tratada ou mal curada. Fique tranquila.

  10. Gostaria de saber o diagnostico, para meu exame preventivo…

    Presença de células superficiais e intermediárias, com o predominio das ultimas.
    Alteração morfotintoriais de natureza inflamatória.
    Frequentes leucócitos polimorfonucleares.
    Alguns histiócitos dispersos.
    rica flora mista.

    Conclusão:

    Negativo para célula neoplásica.
    pesquisa de trichomonas e monília negativo.
    Inflamatorio moderado.

    • iveth:
      Cervicite crônica não requer tratamento. Não se preocupe com ela, pois ela não é sintoma de nada, é apenas inflamação decorrente de fatores inespecíficos, como uso de camisinha, duchas, desodorantes íntimos, DIU, e etc.

  11. Bom dia doutor Vladimir! Eu fiz uma biópsia de colo de útero e o resultado foi o seguinte:
    Descrição macróscópica: Dois fragmentos irregulares de tecido branco-amarelado, medindo 0,5 x 0,4 cm.
    Diagnostico final:
    -Cervicite crônica com metaplasia escamosa.
    -Ausência de maliguinidade no material examinado.
    Gostaria que o senhor me explicasse o que significa!
    Desde já obrigado!

    • iveth:
      Está tudo bem. Não há sinais de câncer e ainda, metaplasia escamosa é um efeito natural do amadurecimento genital da mulher e começa lá na puberdade com a leucorréia fisiológica (aquele corrimento sem cheiro que toda menina tem quando começa a desenvolver os caracteres sexuais). Cervicite crônica é a mesma coisa que inflamação e isso é comum em mulheres de vida sexual ativa.

  12. Olá, meu exame deu um resultado que não entendi e ainda vou à médica, mas não consigo esperar…
    Colpo: colo médio com mácula, orificio externo em fenda transversa, secreção muco-serosa, em moderada quantidade.
    Achados Colpos. normais: ectopia papilar, zona de transformação normal com orificios glandulares e ilhotas de epitélio cilindrico.
    Jec ant. 1
    Jec pos. 2
    Ultima gland. 2
    teste de schiller: iodo claro e positivo.
    Citologia: esfregaço mucóide, apresentando leucócitos, bacilos, cocos, envolvendo células epiteliais do tipo superficial, intermadiária, metaplásica e endocervical bem conservadas.
    Conc. flora mista.
    negativos para celulas neoplásicas.
    O que eu tenho…

    • Adriana:
      Você não tem nada de grave. Nem doença. Talvez um pouco de corrimento (é o que indica secreção muco-serosa). Volte ao médico para verificar se há mesmo uma infecção.

  13. Olá, meu exame deu um resultado que não entendi e ainda vou à médica, mas não consigo esperar…
    Colpo: colo médio com mácula, orificio externo em fenda transversa, secreção muco-serosa, em moderada quantidade.
    Achados Colpos. normais: ectopia papilar, zona de transformação normal com orificios glandulares e ilhotas de epitélio cilindrico.
    Jec ant. 1
    Jec pos. 2
    Ultima gland. 2
    teste de schiller: iodo claro e positivo.
    Citologia: esfregaço mucóide, apresentando leucócitos, bacilos, cocos, envolvendo células epiteliais do tipo superficial, intermadiária, metaplásica e endocervical bem conservadas.
    Conc. flora mista.
    negativos para celulas neoplásicas.
    O que eu tenho…

    • Adriana:
      Você não tem nada de grave. Nem doença. Talvez um pouco de corrimento (é o que indica secreção muco-serosa). Volte ao médico para verificar se há mesmo uma infecção.

  14. olá doutor aqui estão os resultados do meu exame COLPOSCOPIA:vagina epitelizada com pregueamento preservado.conteudo fisiologico.COLO UTERINO:desviado para a direita, cilindrico e normotrofico.orificio cervical externo em fenda transversa.muco cervical turvo.TESTE DE SCHILLER:positivo.CONCLUSÃO :zona de transformação anormal.PATOLOGICO:EXAME MACROSCOPIO:fragmento irregular com 0,4cm, constituidopor tecido mole e acizentado.não vou clocar tudo que esta aqui só vou colocar o DIAGNOSTICO:displasia moderada do epitelio da ectocervix com alteraçoes determinadas por hpv(nic 11).COLPOCITOLOGIA:PRESENÇA DE CELULAS SUPERFICIAIS E INETRMEDIARIAS.abundante quantidade de neutrofilos com presença de histiocitos.MICROORGANISMOS:flora bacteriana representa por bacilosOBSERVAÇÕES:presença de celulas metaplasicas imaturas.presença de celulas superficiais e intermediarias com aumento de relaçao nucleo/citoplasma nucleos polimorfos e hipercorados com cromaritina grosseira e irregular.CONCLUSÃO:citologia de lesão intra-epitelial de alto grau (compreendendo nic 11 e nic 111)por favor doutor me diz o que pode ser estou desesperada só vou passar no ginicologista a semana que vem desde ja agradeço

    • monica:
      Você está com um problema que precisa de um tratamento sério. Se você caprichar no tratamento, você se livrará deste problema, mas se você “der moleza”, você correrá riscos. Volte ao médico urgente.

  15. Boa noite Dr. Vladimir! Eu esqueci de lhe fazer uma outra pergunta, em relação ao resultado do exame papa nicolau que lhe envie dia 25/08/10, Pelo resultado eu corro risco de estar infectada pelo vírus do HPV?
    Tenha um ótimo final de semana e desde já obrigado!

    • Iveth:
      Pelo que você escreveu, não há indício de HPV, mas leia novamente o laudo e se estiver escrito coilocitose, aí pode haver um indício de HPV.

    • Silmara:
      Pois é, eu estranhei, mesmo, pois eu trabalho em um hospital federal do SUS e aqui o nosso pessoal não dá uma “pixotada” destas. Nem sempre se está mais seguro nas mãos de médicos e estabelecimentos de saúde privados, conveniados com empresas de seguro saúde (planos de saúde). Mantenho a sugestão: coloque esse pessoal para correr ou vá à defensoria pública, que existe, também, para resolver problemas com planos de saúde, não apenas para o SUS.

  16. Doutor me ajude, logo no inicio eu não sabia que estava gravida sentia muita cólica forte então tomei uma dose de dipirona muito forte e agora descobri que estou grávida e estou com medo será que fez mau ao bebe pode causar danos mais pra frente de nascer com algum problema ou mau deformado?

    • ingrid magueira:
      Por sorte, a dipirona não é um agente com potencial teratogênico ou embriotóxico. Se fosse AAS ou paracetamol, aí sim você deveria ficar MUITO preocupada. Consulte seu obstetra.

  17. DR.fiz o exame de sangue e deu assim:

    BETA HCG……………..positivo

    material: soro ou urina
    metodo:enzimaimunoensaio

    valores de referencia:
    M. não grávida: negativo
    M grávidas : positivo

    Sensibilidade: a menor quantidade hcg que pode ser detectada é de 5mUI/ml.

    poderia interpretar pra mim por favor

    agradecida

    • Flavia Maria:
      Interpretação mais lógica: você está grávida, mas existe outro caso em que beta-hcg dá positivo sem ser gravidez: mola hidatiforme. Volte ao médico.

  18. Olá Dr. estou sentindo colica fortissimas e nada de mentruação , estou atrasada , minha ultima mentruação foi em 28/06/10 , mas ultimamente minha mentruação tem sempre atrasado de 5 a 7 dias .Estou preocupada , pois a 6 anos já perdi um bebe quando estava de 2 meses , fui ao pronto socorro e lá ele não fizerão nenhum exame , pois alegaram que eu preciso ter certesa da gravidez primeiro , o que eu faço , o que pode ser essa dor , é muito forte ?
    Desde já obrigada
    Aguardo a resposta.

    • Silmara:
      Puxa! Bem “bacana” esse pessoal do pronto socorro. Se eles querem que você descarte ou confirme uma gravidez, então por que não fizeram o exame de gravidez? Isso é obrigação deles e não sua. Anemorréia secundária (menstruação que atrasa muito) também pode ser causada por problemas de tireóide, mas no seu caso pode ser até uma gravidez ectópica. A tchurma do PS devia, ao menos, ter feito uma ecografia. Isso é um absurdo. Volte lá e coloque-os para trabalhar e se eles insistirem no que já disseram, procure a defensoria pública de sua cidade.

    • Rosana:
      As hemáceas provavelmente apareceram por causa de algum arranhão na coleta (nem sempre a espátula de ayre é de boa qualidade e machuca a cérvice, causando sangramento) e o ressecamento deve-se à conservação da amostra, que parece não ter sido acondicionada corretamente. Isso é erro de técnica e de laboratório. Não é problema ou doença da paciente. Sossega.

  19. Olá doutor Vladimir boa noite!
    Gostaria que me explicasse o resultado de meu Pccu. Pois estou muito preocupada !

    -Adequabilidade do material: Satisfatória

    -Epitélios representados na amostra: Escamoso, glandular.

    -Alterações celulares benignas reativas ou reparativas: Metaplasia escamosa imatura, outras causas: PARACETAROSE.

    -Microbiologia: Lactobacilos sp

    Conclusão: Negativo para Neoplasia.

    • Iveth:
      Paraceratose é uma condição normal do epitélio da membrana mucosa verdadeira da boca e vagina. Mais precisamente é a formação de “casquinhas” de pele morta e em substituição, sendo confirmada esta condição pela metaplasia escamosa imatura, onde as células jovens e sensíveis ao pH ácido da vagina morrem, sendo substituidas por células escamosas maduras, resistentes à acidez e, nessa troca de células, formam-se as pareceratoses, ou casquinhas, que aparecem nos exames. Isso não é doença. O restante do seu exame está dentro dos padrões.

  20. Boa tarde DR. Fiz um preventivo que o resultado deu assim. Lesoes epiteliais escamosas de significado indeterminado metaplasia escamosa. oque significa isso, porque nunca tinha acontecido isso comigo Obrigada Isabella.

    • Isabella:
      Metaplasia escamosa não é lesão. Metaplasia escamosa é a substituição das células jovens de epitélio vaginal, que são sensíveis à acidez e morrem, por células escamosas maduras e que são resistentes à acidez. Não está escrito Lesão Intraepitelial, por um acaso? Se não está escrito LIP, provavelmente você não tenha nada de grave.

  21. ola! gostaria de saber o significado do resultado do meu exame. Presença de numerosos cocos bacilos gram labieis com caracteristicas morfotintorias sugestivas de gardenerella vaginalis. Por favor, poderia explicar. Obrigada!

    • marcia:
      Gardnerella é uma bactéria oportunista. Ela não faz parte da flora normal e quando aparece, é sinal que tem algum outro parasita que pode ser tricomonas. Se você tem corrimentos, volte ao médico para tratar. Esse bicho não é grave e não causa nenhum problema sério, mas é um indicativo que tem “mais gente” no local.

    • Patricia:
      Inflamação, como você deve ter lido nos comentários anteriores, é o achado mais comum em mulheres de vida sexual ativa e tem diversas causas (veja nos comentários anteriores) e a metaplasia escamosa imatura significa que a pele de sua genitália interna ainda não completou a substituição do epitélio jovem e sensível à acidez, pelo maduro escamoso e resistente à acidez vaginal, nada mais. Você está bem, não se preocupe, mas também não dê “moleza”. Faça o periódico sempre que possível.

  22. Bom dia,
    estou sentindo muita colica e a minha mestruação esta atrasada a 6 dias, ela nunca atrasou tanto assim no maximo 2 dias. Então gostaria de saber se estou gravida ou pode ser algum tipode de doença??

    Grata pela Atenção desde já.

    Agurado retorno.

    FNF

  23. Bom dia, fiz um exame e sua conclusão foi: esfregaço trófico com cervicite inespecífica de grau leve… gostaria de saber o que sigfica… obrigada

  24. Dr. estou muito em duvida pois tenho uma infecção causada por candidas minha urina tem um mau cheiro horrivel so que fiz o teste beta-HCG e deu positivo pode ter dado positivo por causa da infecção ou realmente estou gravida? tenho todos sintomas de gravidez. fico muito grata desde já

    estou no aguardo.

    • Flavia Maria:
      beta-HCG é um exame específico e só dá positivo em dois casos: gravidez e mola hidatiforme. Infecções de urina podem dar falsos positivos com os testes chamados de “farmácia”, pois são sensíveis a nitrito. Há muitos anos eu fiz um teste de gravidez desse tipo dar positivo com urina de homem. Ele tinha uma infecção urinária crônica. Se você tem enjôos, náuseas, amenorréia (menstruação atrasada há mais de 15 dias), é bem provável que seja gravidez.

  25. entao quer dizer que nao pode ser risco de gravidez nao neh?, tomei um remedio e passou a colica, mas minha ” mesruaçao” veio muito pouca esse mes…, tenho anemia… sera que pode ser por causa disso? obg

    • Ingrid:
      Em caso de anemia, a menstruação é irregular e às vezes vem pouco. Quanto a estar grávida, é melhor fazer um exame laboratorial, pois tem mulher que menstrua mesmo estando grávida. Vá ao médico.

  26. Boa noite Dr.,ateriormente a ultra fiz o preventivo que teve esse reultado;aspecto em bola sugerindo origem endomertial.Tambem estou tratando de feridinhas no utero com pomadas.pode haver alguma relação,entre os resultados?minha consulta esta marcada so pro mes seguinte,por isso a nececidade de uma resposta .obrigada!

  27. olá, gostaria de saber o seguinte, no meu preventivo, o resultado consta “METAPLASIA ESCAMOSA REACIONAL”, minha média disse qe seria uma especie de ferida no colo do utero, disse tambén qe se eu não cuidar pode se transformar em cancer de colo, me recomendou uma “raspagem” p/ retirar essa pequena pele escamosa, qero saber como é feito essa raspagem é segura, isso volta com o tempo?
    obrigado

    • Kelly:
      Esse é o tipo de resposta que não posso dar aqui, pois isso imputa em violação do ato médico, pois cada médico tem sua conduta específica e seu método de trabalho, sendo responsável por ela e não compete a ninguém questionar ou dar palpites no trabalho de cada profissional. Apenas os CRMs tem esta prerrogativa. Se você tem alguma dúvida, consulte outro profissional em sua cidade ou entre em contato com o CRM do seu estado e peça uma orientação.

  28. fiz uma ultra de resultado relevante em:ovario esquerdo de contorno regular preciso exibindo paranequima de testura cistica.consiste em imagem cistica de conteudo anecoico com debris apresentando vegetação hiperecogenica medindo 0;92cm.volume de 70;54mm SSD livre.HIPOTESE DE DEGINOSTICO;CISTO DERMOIDE DE OVARIO.O que significa ?Estou muito apreensiva!!!!!! desde já lhe agradeço

    • Mary sousa:
      Calma, o próprio termo já esclarece o diagnóstico: cisto dermóide pode ser uma cicatrização do folículo ovariano que se formou em forma de quelóide, aparecendo um “calombo”. Em todo caso, converse com usa médica.

  29. DR. estou gravida minha ultima menstruação foi dia 10 de julho eu não entendo esse calculo de gestação como funciona? e ja dar pra calcular com quantas semana estou?

    • natalia:
      Se a sua última menstruação desceu no dia 10 de julho, você engravidou entre os dias 23 e 25 de julho e hoje, dia 20 de agosto, você provavelmente esteja de quase quatro semanas de gestação. Você fez o beta-HCG e já foi ao médico?

  30. Oláaa!! esse mes minha mestruaçao demoorou a vir[ sempre eh desrregulada] que ki eu andava sentindo colicas muito fortes coisas ki so sentia um dia antes de vir, e desse vez ta sendo continuo… so que quando fui urinar a mestruaçao veio, so que no obsorvente ela nao desce.So quando faço xixi e limpo.e as dores sao fortes… to com medo de ser algo.. sera que eh? ou eh pq eh assim mesmo? obg

    • Ingrid:
      Se você tem sangramento ao urinar, isso não tem cara de menstruação, isso pode ser uma infecção grande de bexiga ou uma pedra no rim, o que coincide com as cólicas persistentes. Vá URGENTE ao médico.

  31. Dr. bom dia sou esposo de Ana queria saber o que são realmente sensibilidade no tecido mamário é algum tipo de câncer ou pode virar devido as dores nos seios se passa com muito tempo ou se é preciso tomar algum antibiótico sempre que ela deita que levanta os seios doem mais e no dia seguinte sempre amanhece inchados meu Deus é muito serio doutor.

    • Marcos:
      Sensibilidade mamária é causada por diversos fatores. Um deles é uso de hormônios sintéticos em tratamentos de distúrbios menstruais. Outro uso é na anticoncepção, sendo este o uso mais frequente. Muitas mulheres, muitas mesmo, tem sensibilidade à hormônios sintéticos e um dos sintomas é a hipersensibilidade mamária. Isso não é doença e muito menos câncer. Demora para desaparecer (dessensibilizar) o efeito. Muitas mulheres também tem hipersensiblidade mamária condicionada por distúrbios psíquicos causados por medo ou repressão na infância ou puberdade, devido a algum comportamento, falha na educação e diversos outros motivos ambientais ou comportamentais. No caso dos hormonios, você poderá levá-la a um mastologista e no segundo caso, a um psicólogo(a), caso ela queira.

  32. EPITÉLIOS REPRESENTADOS NA AMOSTRA; ESCAMOSO,GLANDULAR,METAPLÁSTICO.

    ALTERAÇÕES CELULARES BENIGNAS REATIVAS OU REPARATIVAS; INFLAMAÇÃO

    MICROBIOLOGIA
    COCOS.
    COMCLUSÃO
    NEGATIVO PARA NEOPLASIA.

    POR FAVOR ME ESCLAREÇA,LI ACIMA MAS NÃO EMTENDI,ESTOU A 6 MESES SEM TOMAR PILULA,NÃO ENGRAVIDO SERA QUE O QUE EU TENHO É GRAVE, E ESTA EMPEDINDO DE ENGRAVIDAR.

    • dianny:
      Cuidado com a “neura”! Você não tem praticamente NADA! O que você tem, a inflamação, é comum em mulheres com vida sexual ativa e NUNCA impediu ninguém de engravidar. Talvez sua dificuldade seja devido a um efeito prolongado do anticoncepcional e a hora que você engravidar, tome cuidado, pois como dizia o velho prof. Rezende, “porteira que passa um boi, passa uma boiada inteira”, ou seja, às vezes é difícil vir o primeiro, mas quando vem, o segundo costuma vir na “cola”.

  33. Dr.Minha noiva estava apresentando secreção com um pouco de sangue (dias antes ela tomou pilula do dia seguinte), sua ginecologista pediu um laudo completo por haver uma lesão no colo do útero, onde o resulto apresentou:
    FLORA BACILAR,Negativa para células neoplásicas. Presença
    de alterações inflamatórias acentuadas.A) Colo uterino, biópsia:
    – Cervicite crônica com metaplasia escamosa do epitélio colunar.
    B) Vagina, biópsia:
    – Colpite crônica com metaplasia epidermoide.
    É UM PROCESSO COMUM DE INFLAMAÇÃO ?

    • ronaldo:
      Pelo que você escreveu e se ela fez alguma curetagem, é o resultado mais que esperado e mesmo se curetagem é comum uma reação inflamatória acentuada após uso de hormônios como a pílula do dia seguinte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.