Infecção e alterações reativas

Alterações reativas nas células são normalmente inespecíficas e independentes do fator causal. A infecção é uma causa comum, mas a reação também segue o trauma e concomitantemente reparação tecidual.

No caso da cérvix o trauma inclui medidas terapêuticas tais como cauterização, diatermia e laser.

Alterações celulares específicas são também vistas as quais alguns casos indicarão o fator estimulador provável. Tais alterações são vistas após radioterapia ou quando drogas citotóxicas ou esteróides foram dados. Infecções por vírus também podem produzir alterações específicas nas células. Além disso, reconhecendo mudanças reativas, é freqüentemente possível identificar o agente infeccioso no esfregaço cervical.

Agentes infecciosos

51. Infecção bacteriana. A flora bacteriana normal consiste de lactobacilos extras foram vistos em 6. Neste campo há uma névoa coccacea densa a qual indica infecção bacteriana, mas a cultura é necessária para identificar o agente responsável. (X 33)

52. Infecção por Gardnerella: células alvo. Esses organismos eram originalmente classificados como Haemophilus vaginalis e foram reconhecidos como causadores de uma variedade específica de vaginites por Gardner e Dukes (1955). Foi mais tarde reclassificado como Corynebacterium vaginalis e agora referido como Gardnerella em tributo ao trabalho de Gardner. Em seu trabalho Gardner e Dukes descreveram células isoladas dispersas através do esfregaço, as quais tinham uma camada sobreposta de coco-bacilos. Estes foram chamados de “células alvo” e quando vistas no esfregaço indicam a presença de infecção por Gardnerella. Contudo, seria sensato confirmar por cultura, como um trabalho de Levison et al. (1979) e que sugere que a associação não é tão segura como foi indicada pelos autores iniciais. (X 160)

53. Grumos bacterianos. Bactérias podem apresentar-se como grumos densos, mas isto não é um achado específico e a cultura é necessária para identificar organismo causador. (X 160)

54. Trichomonas vaginalis. As tricomonas são uma das causas comuns de leucorréia e estão usualmente associados com infecção bacteriana mista, como visto neste campo. A reação à coloração, forma e tamanho destes microrganismos varia, mas neste exemplo eles aparecem como forma de pêras arredondadas com citoplasma cianófilo e núcleo claro, pequeno, alongado e excêntrico freqüentemente referidos como “olho de mongol”. Os flagelos não são vistos em material fixado álcool. (X 160)

55. Trichomonas vaginalis. Em grande aumento este campo mostra mão única tricomona com células intermediárias as quais apresentou um fino halo perinuclear com bordas borradas. Esta é uma reação inflamatória não específica que deve ser distinguida dos halos maiores com bordas bem definidas vistos na coilocitose (ver 127 e seguintes). (X 400)

56.Trichomonas vaginalis: padrão de células inflamatório. Uma tricomoníase é freqüentemente o associado com um padrão celular inflamatório no qual os polimorfos rodeiam as células dando uma aparência de “chumbo grosso” ou “bala de canhão”. Este aspecto tem sido descrito como específico para a infecção por Trichomonas, mas uma aparência similar revista no esfregaço de pós-radiação (113) e deveria ocorrer em algumas infecções bacteriana. (X 62)

57. Trichomonas vaginalis. Ocasionalmente a tricomona tem os grânulos vermelhos no citoplasma como visto no campo. O significado disto não é conhecido. (X 400)

58. Trichomonas vaginalis e Leptothrix. Tricomona são freqüentemente vistas com Leptothrix saprófitas. Neste campo o Leptothrix é visto como umas ramificações finais as quais apresentam-se como uma linha isolada. Eles devem ser diferenciados da Candida. (X 160)

59. Trichomonas vaginalis e herpes. Infecções múltiplas são comuns. Neste campo tricomonas com citoplasma e eosinófilo são vista junto com uma nuvem bacteriana e células mostrando alterações citoplasmáticas causadas pela infecção do vírus herpes (ver 121 e seguintes). (X 160)

60. Candida. Esta é uma infecção por fungos à qual é comum durante a gestação e em mulheres usando contraceptivo oral. Isto causam uma leucorréia espessa, branca, com aspecto de leite coalhado sendo referida coloquialmente como “sapinho”. No esfregaço cervical é preferível identificar ambos, esporos e hifas como o visto neste campo, antes de estabelecer o diagnóstico. A hifas como visto neste campo, são vistas segmentadas e se parecem com uma dupla “linha de trem”. Comparar com Leptothrix em 58. (X160)

61. Candida. Além dos esporos e hifas este campo mostra grupamento de células escamosas. Este pode alertar o escrutinador para procurar pela presença de Candida. (X160)

62. Candida. O grande aumento mostra a morfologia de esporos e hifas mais claramente. Para identificação precisa do tipo de fungo a cultura é necessária. O grupo Candida é achado mais comumente, assim alguns laboratórios usam esta terminologia. Outros preferem ser menos específicos e relatam “vistos esporos de fungos e hifas”. (X 400)

63. Actinomyces. Actinomyces são encontrados em esfregaços de mulheres usando um DIU (Gruppa et. al, 1976). Quando associado com dor pélvis e sangramento irregular poderia ser causa de doença inflamatória pélvica. Nestes casos o DIU é retirado para cultura confirmatória, mas na falta de sintomas é usual a notar o achado sem ação adicional. (X 400)

64. Actinomyces. Um outro exemplo, com borrão de coloração eosinofílica. (X 160)

65. Actinomyces. Confirmação por cultura é difícil a menos que o DIU possa ser removido e feito sua cultura. A aparência morfológica de fios periféricos estendendo de uma área central densa pode ser imitada por uma coleção de fragmentos de restos. Contudo estes são usualmente gram-negativos, enquanto os Actinomyces são Gram-positivos. Este esfregaço corado com Gram mostra uma reação positiva. Neste caso a presença de Actinomyces foi confirmada pela cultura. (coloração Gram, X 620)

66.Chlamydia. Um diagnóstico firme de Chlamydia deve ser feito por cultura (a qual é difícil) ou por resposta antígeno/anticorpo. Em esfregaços cervicais as características morfológicas que causam suspeita de Chlamydia incluem uma reação linfocitária similar à da cervicite folicular. Esta é a apresentação vista neste campo. Além disso, corpos elementares cocóides eosinofílicos livres são vistos no citoplasma finalmente vacuolizado das células infectadas e mais particularmente quando os corpúsculos de inclusão e estão moldados em vacúolos perinucleares. Esta característica não é vista neste exemplo, mas a presença de Chlamydia foi confirmada por imunofluorescência. (Grupta et al. 1979). (X 250)

[Voltar]

804 pensou em “Infecção e alterações reativas

  1. Boa tarde doutor,tenho sessenta anos, entrei na meno pausa com quarenta e cinco anos,nunca fiz reposição hormonal, e sinto dores quando tenho relações com meu marido,fiz o preventivo e o resultado foi:flora bacteriana representada por bacilos, presença de celulas escamosas com alterações reativas, e conclusão: alterações celulares reativas , consistente com classe 11 de papanicolau, fiquei muito preocupada, por favor dr me esclareça, obrigada…celia

    • A senhora está ótima. Classe II de papanicolau é citologia inflamatória, comum a praticamente todas as mulheres. Se isso fosse doença e matasse, a humanidade já estaria extinta há milênios.

  2. Nossa foi muito bommmm ter achado esse site doutor, ja me tranquilizou bastante, essa semana vou ao medico, mas gostaria de fazer mais uma pergunta, é normal essa demora para engravidar, afinal vai para 9 meses que parei de tomar Anti concepcional, esse mês até achei que estava gravida, pq 3 dias após a avolução tive uma colica e junto uma quantidade minima de sangue, até pesquisei na internet e tinha chegado a conclusão que era uma nidação, e tive 5 dias de atraso menstrual, até fiz exame hcg, deu negativo e quando completou 34 dias de ciclo quando o de costume era 28,29, veio a menstruação. O que acha doutor? Muito obrigada pela atenção

    • Quando se toma AC por um bom tempo, é comum demorar para engravidar após parar com ele, apesar de algumas mulheres conseguirem engravidar até tomando o AC, mas é comum esta demora.

  3. Estou com uma duvida doutor: Fiz a tres anos atras exame papanicolau deu Classe II Alterações celulares de natureza benigna
    Cervicite
    Metaplasia escamosa
    O esfregaço apresenta-se Mucoso-Purulento
    Estudo Microbiologico
    Bacilos de Doderlein. Flora exacerbada provocando citólise em grau moderado
    Dia do ciclo 16
    Indice de Maturação
    Celulas intermediarias 50%
    Celulas superficiais cianófilas 20%
    Celulas suverficiais eosinófilas 30%
    Compativel com condição clínica de: Fase secretoria
    Com base na idade, historia menstrual e quadro clinico, infere-se por: Função hormonal nos limites da normalidade.

    Peguei o resultado na epóca e era para ter voltado na GO e ter queimado (cauterizado) essa bacteria, mas não voltei, só tomei o que a GO me receitou que foi azimix 500 e parazim e tb receitou um remedio para meu marido, enfim tomei anticoncepcional 2 anos e 5 meses e a 8 meses parei e não engravidei até hj. Acha que pode ter complicado alguma coisa comigo, ou possa ser infertil, hj tenho 28 anos e tenho relações em media 3 ou 4 vezes por semana. Por favor Doutor me responda, aguardo anciosa.
    Muito Obrigada

    • Volte ao médico para fazer dosagem de hormônios. Pelo que você escreveu está tudo bem, em termos anatômicos, mas tem que ver como anda seu sistema endócrino.

  4. Boa tarde, dr.,queria também parabenizá-lo por seu trabalho! tenho 33 anos e gostaria de sua ajuda: meu papanicolau deu como resultado processo inflamatório, presença de cocos e celúlas escamosas.Tenho sentido dores no lado direito abaixo do abdomen, por isso fiz transvaginal e deu normal.Quando voltei para minha ginecologista, ela receitou antibiótico por 14 dias e creme vaginal.Com relação a dor, ela disse que a infecção pode ter atingido as trompas, talvez tenha q fazer raio x e/ou laparoscopia para verificar isso e minha fertilidade.
    Desde já agradeço pela ajudinha.

    • Se a dor continua, procure um cirurgião do aparelho digestivo, pois também pode ser apendicite. Alguns casos de apendicite tem uma sintomatologia difusa que engana os especialistas de outras áreas.

      • Dr. fiz uma colpocitologia oncótica e deu assim:
        Esfregaço constituído por células intermediárias e superficiais com predomínio das últimas e poucas células parabasais.
        Células de metaplasia escamosa: algumas.
        Células endocervicais: várias
        Flora: Gardnerella vaginalis moderada.
        Alterações inflamatórias discretas.
        Granulócitos neutrófilos e histiócitos: ++
        Muco: moderada quantidade
        Pesquisa de fungos e protozoários: negativa
        Não há efeito citopático compatível com infecção por HPV
        Ausência de células displásicas ou malignas.
        Papanicolaou classe: II
        Sistema Bethesda – Alterações celulares benignas (inflamação).
        Aguardo ansiosa uma resposta,pois minha consulta ainda será dia 26 de maio.

        • Está normal. Talvez você tenha algum “bicho” te parasitando, pois a gardnerella é uma bactéria oportunista e aparece quando há “mais alguém mais no pedaço”, que pode ser uma tricomoníase, mas que não é grave e não tem perigo de virar câncer, bastando apenas tratar.

  5. Fiz exame e o resultado foi:
    Microbiologia: Flora Bacilar
    Aval. Hormonal: Esfregaço eutrófico
    Diagnóstico: Negativa para células neoplásicas. Presença de alterações celulares reativas ou reparativas em células escamosas

    O que significa?

  6. Olá Dr.,
    Fiz a captura Hibrida e o resultado foi:
    Epitélio escamoso representado na amostra escamoso metaplasico
    Microbiologia: Candida sp lactobacilos sp colpite micótica
    alterações celulares compativeis com o processo reativo

    Será que o senhor poderia me adiantar alguma coisa?

    Obrigada!!!

  7. Dr. estou com uma dúvida, fui ao ginecologista do Sus ele olhou meu exame e disse q estava normal e perfeito,bem a consulta durou 20 segundos….eu e minha mãe ficamos espantadas ….
    o resultado foi o seguinte para o Papanicolau:
    ALTERAÇÕES CELULARES BENIGNAS RETIVAS OU REPARATIVAS.
    está normal mesmo?Fiquei em dúvida porque ele não me explicou nada e mal olhou na minha cara.Tenho dores pontadas na mesma região do útero tanto atrás como na frente…falaram q podeira ser rins….ou será algo no útero?
    MUITO OBRIGADA
    CRISTIANI

  8. Olá Doutor. tudo bem? O resultado do meu papanicolau foi: alteraçoes celulares reativas. Essa “expressão” significa apenas que tenho aquele famoso quadro inflamatório comum em quase todas as mulheres ou esse resultado pode ser interpretado de outras formas? Se a resposta for positiva que doenças se encaixam nesse resultado?

  9. OLÁ DR POR GENTILEZA FIZ O PAPANICOLAU EO RESULTADO FOI:
    ALTERAÇÕES CELULARES BENIGNAS OU REPARATIVAS: INFLAMAÇÃO
    MICROBIOLOGIA: BACILOS SUPRACITOPLASMATICOS (SUGESTIVO DE GARDNERELLA/MOBILUNCUS)
    QUERIA SABER O QUE SIGNIFICA
    FICAREI GRATA

    • Talvez você esteja com alguma infecção por trichomonas ou outro parasita. Não é nada grave, mas precisa tratar. Volte ao médico.

  10. Fiz colposcopia, captura hibrida e biópsia, porque no meu papa deu ascus.

    Captura hibrida: 0,19 e 0,20
    PApa: satisfatório para avaliaçõ diagnostica. INTENSO PROCESSO INFLAMATÓRIO. Negativo para neoplasia.

    esse intenso processo inflamatório pode levar ao cancer ais tarde?

    teho 55 anos, 5 anos de menopausa.

    Obrigada

    Amara

    • Dificilmente. Inflamação é o achado mais comum em mulheres a partir da puberdade e quando há ressecamento de mucosas, como na menopausa, por exemplo, há um aumento na expressão da inflamação, mas evoluir para câncer é muito difícil, a menos que haja antecedentes familiares, HPV, etc, mas HPV não parece ter no seu resultado.

  11. gostaria de esclarecimento sobre o meu exame de papanicolaou – Citopatologico
    Avaliação da amostra: Satisfatória para avaliação diagnostica
    Microbiologia: Flora bacilar
    Avaliação Hormonal: Prejudicada devido a alterações inflamatórias
    \\\\\diagnóstico: Negativa para celulas neoplásicas. Presença de alterações celulares reativas ou reparativas em celulas metaplásicas

    Obrigada

    • Provavelmente seja troca de células, ou seja, renovação epitelial. Quando as células velhas morrem, elas arrebentam e este processo se chama citólise.

  12. Fiz uma biopsia de vulva. e deu presença de coilocitos
    acantose
    hiperqueratose.
    Isso é grave..
    minha genicologista disse que não tem nada de mas pra ficar despreocupada!
    o que acha

  13. Boa tarde Dr! Queria parabeniza-lo por seu trabalho e saber sua intyerpretação do meu papanicolau, ja que minha consulta será só no dia 23 e estou ansiosa pelo parecer.

    AVALIAÇÃO DA AMOSTRA: Satisfatória, com presença de células da junção escamo-colunar
    CONSTITUIÇÃO CELULAR:
    Células escamosas superficiais Numerosas
    Células escamosas intermediárias: Freqüentes
    Células escamosas metaplásicas: Raras
    Células glandulares endocervicais: Freqüentes
    Polimorfonucleares Raros
    Hemácias: Numerosas
    RESULTADO COLPOCITOLÓGICO:
    VAGINA: Inflamatório leve
    CÉRVICE: Inflamatório leve
    MICROORGANISMOS: Microbiota lactobacilar
    CONCLUSÃO:
    PAPANICOLAOU MOD. (EM DESUSO) CLASSE II
    RECOMENDADA PELA OPS/1985 Alterações reacionais e/ou inflamatórias
    SISTEMA DE BETHESDA/2001 Modificações celulares reativas associadas à inflamação

    Desde ja agradeço

  14. Boa tarde Dr! Encontrei esse site e quero te parabenizar pelo trabalho. Quero tirar a minha tbm. Peguei meu preventivo hj, porém minha revisão só será no dia 23. Gostaria de sua interpretação do meu papanicolau para acabar com a minha ansiedade.

    AVALIAÇÃO DA AMOSTRA: Satisfatória, com presença de células da junção escamo-colunar
    CONSTITUIÇÃO CELULAR:
    Células escamosas superficiais: Numerosas
    Células escamosas intermediárias: Freqüentes
    Células escamosas metaplásicas: Raras
    Células glandulares endocervicais: Freqüentes
    Polimorfonucleares: Raros
    Hemácias: Numerosas

    RESULTADO COLPOCITOLÓGICO:
    VAGINA: Inflamatório leve
    CÉRVICE: Inflamatório leve

    MICROORGANISMOS: Microbiota lactobacilar

    CONCLUSÃO:
    PAPANICOLAOU MOD. (EM DESUSO) CLASSE II
    RECOMENDADA PELA OPS/1985: Alterações reacionais e/ou inflamatórias
    SISTEMA DE BETHESDA/2001: Modificações celulares reativas associadas à inflamação.

    Desde já agradeço!!!

  15. oi,
    meu exame deu que tenho alteraçoes inflamatorias discretas sem agentes especificos, positivo para granulócitos neutrófilos e histiócito, negativo para fungo, protozoario enegativo para infecção por HPV. deu classe II – alteração celular benigna, inflamação.
    li em outros comentarios que pode ser por uso de camisinha, mas fiquei com duvida pela presença de granulócitos neutrófilos e histiócito, pois descobri a poucos dias, a partir de outros exames, que tenho doença auto-imune, nao sei ainda qual. Entao gostaria de saber se a presença destes leucocitos pode demonstrar algo relacionado com a doença…ou pode nao ter nada a ver, pois estou ainda assustada devido a descoberta da doença.
    Obrigada.

    • Leucócitos e histiócitos estão espalhados por todos os tecidos do corpo e o laboratório foi tão criterioso no seu exame que até colocou a presença deles no laudo. Um ponto para eles. Pode ter relação com a doença autoimune se o número de células encontrado for muito elevado.

  16. Bom dia! Gostaria de sua interpretação acerca do seguinte resultado do meu exame:
    Ausência de células representativas da junção escamo-colunar
    Presença de “clue cells”

    Obrigada

  17. Dr.

    Fiz recentemente um exame e obtive alguns resultados dos quais fiquem um tanto desconfortável. Poderia esclarecer?
    – citologia com alterações reacionais e/ou reparativas;
    – vários leucócitos;
    – microflora bacilar associada a cocos e/ou cocobacilos.

    Obrigada.

    • Se não mais nada escrito além disso, está dentro da normalidade. Alterações reacionais e/ou reparativas significa apenas inflamação, comum em mulheres com vida sexual ativa e até em virgens.

  18. Doutor primeiramente gostaria de agradece-lo pelo excelente trabalho que tem feito aqui. Parabens, pois poucos medicos sao tao prestativos assim. Bom, vamos ao que interessa, rs. Ja vi aqui muitos resultados parecidos com o meu mas so ficarei tranquila quando o senhor der a resposta para o meu exame( PAPANICOLAU), assim ficarei mais tranquila para aguardar o meu retorno medico. Ai vai: CELULARIDADE: PRESENÇA DE CELULAS SUPERFICIAIS, INTERMEDIARIAS E ENDOCERVICAIS. MODERADA QUANTIDADE DE NEUTROFILOS COM PRESENÇA DE HISTIOCITOS. QUALIDADE DA AMOSTRA: SATISFATORIA PARA AVALIAÇAO. MICROORGANISMOS: FLORA BACTERIANA REPRESENTADA POR LACTOBACILLUS SP. OBSERVAÇAO: PRESENÇA DE CELULAS ESCAMOSAS COM ALTERAÇOES REATIVAS. CONCLUSAO: ALTERAÇOES CELULARES REATIVAS. CONSISTENTE COM CLASSE II(2) DE PAPANICOLAU. Essas alteraçoes celulares sao benignas? Se sao por que esta omitido na exame? Ha necessidade outros exames para investigaçao? Agradeço imensamente desde ja.

    • Classe II no papanicolau indica citologia inflamatória e inflamação é o achado mais comum em mulheres com vida sexual ativa. Até vírgens tem inflamação. Que atire o primeiro absorvente a mulher adulta que disser que não tem inflamação. O mecanismo da inflamação é bem simples: o aumento da acidez vaginal e cervical a partir da puberdade, que tem como objetivo protegê-los das infecções, também causa irritação crônica no epitélio, levando à inflamação, que também é chamada de cervicite crônica inespecífica, colpite difusa, etc, e isso é tão comum que se omite dos resultados, em citologia classe II, a indicação de “normal” ou “dentro da normalidade”. O que você tem é tão benigno, pelo que você escreveu, que não vale nem a noite que você ficou sem dormir por causa do resultado.

  19. Boa tarde, doutor!
    Fiz um preventivo agora esse mês. E o resultado foi conforme informações abaixo:

    AVALIÃÇÃO DA AMOSTRA: Satisfatória, porém limitada pela presença de sangue.

    CELULAS EPITELIAIS:
    -Pavimentosas superficiais: 20%
    – Pavimentosas intermediárias: 80%
    – Pavimentosas Metaplásicas: presentes
    – Pavimentosas endocervicais: frequentes

    ELEMENTOS ASSOCIADOS:
    -Histiócitos: frequentes
    – Neutrófilos: frequentes
    – Hemácias: frequentes

    MICRO – ORGANISMOS: Cocos e bacilos

    ALTERAÇÕES EPITELIAIS: Ausência de alterações epiteliais significativas

    CONCLUSÃO: ESFREGAÇO INFLAMATÓRIO COM ALTERAÇÃO REPARATIVA METAPLÁSICA

    Dr. O que isso pode ser. Estou muito preocupada. A dra. solicitou uma COLPOSCOPIA, e no dia que ela fez o preventivo sangrou, mas disse que apraentemente meu útero estava normal.
    Me receitou FLUCOTRIX e SECNITRAT e um creme vaginal AMPLOGIM
    Podes me esclarecer? Desde já agradeço.

    • Pelo que você escreveu, está dentro da normalidade, com presença de inflamação, que é comum em mulheres com vida sexual ativa. Talvez ela tenha visto algum foco infeccioso e por isso te passou os cremes e comprimidos.

  20. Olá, boa tarde! O meu exame deu “Alterações celulares associadas a citólise e inflamação: núcleos desnudos em meio a flagmentos de citoplasmas e numerosos neutrófilos”
    O q isso significa? É HPV? Desde já agradeço!

    • Isso não significa que você tem HPV ou qualquer outra doença. Significa apenas que você está em um processo de troca de epitélio, pelo que você escreveu.

  21. Boa noite Dr.
    Tenho que apresentar o resultado do meu pré-câncer para fazer o meu CCF (Certificado de Capacitação Física) na Aeronáutica e como não consegui consulta para antes da data de apresentação desse exame com a minha médica pensei que você pudesse me ajudar, não sei se esse diagnóstico pode me prejudicar para aprovação no CCF.
    Diagnóstico:
    – Negativo para células malignas.
    – Citologia com alterações inflamatórias em células escamosas
    – Flora de bacilos de Doderlein.
    Nota: Esfregaço hipotrófico

    Obrigada pela ajuda, aguardo seus comentários.

  22. meu exameginecológico deu :Esfregaço(s)apresentando predominio de intermediárias.
    Presença de células endocerviicais colunáres.
    Flora bacteriana mista moderada.
    Neutrófilos++
    Ausencia de fungoss,trichonomas,alterações virais e clamidiais.
    Citologia oncótica negativa.
    conclusão:Esfregaço inflamatório leve contendo bactérias.

  23. gostarira de saber o que quer dizer lactobacilos sp,cocos epitelio representados na amostra escamoso,glandular alteraçao celular benignas ou reparativas :inflamaçao,negativo para neoplasia

  24. olá doutor, tenho 18 anos sou virgem e há dois meses atras fiz um exame preventivo que deu o seguinte resultado:
    Leitura Citológica (adequação da Amostra): Satisfatório, porém limitado
    Areas espessas
    Elementos Acompanhantes..: Piócitos
    Histócitos
    Padrão Celular Epitelial.: Células superficiais, intermediárias e profundas
    Alterações inflamatórias regenerativas
    Raras células com ativação nuclear
    Elementos Inflamatórios (Microflora)..: Flora de bacilos de Döderlein (moderada)
    Conclusão Diagnóstica….: Aspecto citológico inflamatório (classe II)
    Diagnóstico Final……..: Colpite inespecífica
    Avaliação Hormonal…….: Avaliação prejudicada devido a alterações morfotintoriais celulares

    O senhor poderia me explicar esse resultado?
    Obrigada!

    • Flávia:
      O que tem no seu resultado é o comum em mulheres com vida sexual ativa e em virgens, também. A partir do momento em que o colo começa a secretar ácidos para defesa, começa a irritação celular que leva à inflamação crônica. É por isso que sempre escrevo que inflamação não é doença. É consequência da atividade secretora do colo e por isso aparece tanto em mulheres com vida sexual ativa, quanto em vírgens, desde o começo da puberdade. Fique tranquila que você não tem, praticamente, nada.

  25. Olá Dr.
    Fiz meu 1º exame PCCU e deu o seguinte:

    MATERIAL: esfregaço cervico vaginal

    AVALIAÇÃO DA AMOSTRA: esfregaço satisfatório mas limitado; esfregaço purulento.

    DESCAMAÇÃO DAS CÉLULAS DOMINANTES: células escamosas superficiais; células escamosas intermediárias e células cilíndricas endocervicais.

    ELEMENTOS ASSOCIADOS: Leucócitos polimorfonucleares neutrófilos; histiócitos; hemácias.

    MICROFLORA E AGENTES ESPECÍFICOS: Flora bacteriana mista; esporos; pseudo-hifas.

    MODIFICAÇÕES CELULARES: ausência de células atípicas. Modificações celulares são de natureza inflamatória.

    CONCLUSÃO: Esfregaço satisfatório mas limitado; esfregaço purulento; esfregaço inflamatório intenso; flora bacteriana mista; fungos com morfologia de Cândida sp.

    OBS: O que eu tenho?

  26. Boa noite! No fim de 2010, tive q interromper a gravidez (aut.judicial) devido ao bebe estar com anencefalia. Recentemente fiz alguns exames, e em um deles deu o sguinte resultado:

    Epitelios representados na amostra – Escamoso Glandular e Metaplásico
    Alteracoes celulares benignas – Inflamação
    Microbiologia – Lactobacilos sp

    O que significa isso? Tenho alguma doença, ou é devido a curetagem q fiz depois do abortamento?

    Tenho retorno no medico apenas em maio, por gentileza, me esclareça… estou muito preocupada… será que poderei engravidar logo??

    Atenciosamente,

    ERika

  27. Olá fiz um preventico com colposcopia, Pois eue stava com um escorrimento marron e uma leve corçeira.

    Deu isso aqui, pode me explicar?

    LAUDO DESCRITIVO:
    Descamação dominante de celulas intermediaris, poucas superficiais, Leucocitos moderados, Glandulares tipias.

    MICRIBIOTA____ bacilos
    Conclusão/Observações
    NEGATIVO PARA LESÕES INTRAEPITELIAIS OU MALIGNIDADE
    OBS__ INFLAMATORIO LEVE.

    PS: Minha ginecologista disse que eu não me preocupasse, pois não tinha nada.
    O que me preocupa mesmo é os medicamentos que ela passou:

    CANDORAL, 10 COMPRIMIDOS, 1 EM CADA 12 EM 12HS, PRA MIM E PRO MEU NAMORADO.

    e UMA POMADA COLPISTANTIN.
    So que não deu fungos no resultado, certo? isso serve mesmo assim?
    pois fiz uma cultura( exame micologico e deu negativos)

    E a pomada incomoda, estou usando o escorrimento parou mais ainda estou sentindo corça, é normal?

    ahh, antes do resultado do exame sair, ela passou grevagim, só que piorou, fiquei sentindo muita ardençia coçeira!
    Porfavor me ajuda onde eu moro é interior medicos é uma vez no mes.. e olhe la.. AFF

    GOSTARIA DE SABER DETALHADAMENTE SOBRE O RESULTADO DESSE EXAME. E SE O MEDICAMENTO SERVE!

    Obrigada desde ja!

    FICA COM DEUS!

    • Pelo que você escreveu, você está com corrimento, certo? Se está com corrimento, ela viu pelo laudo que pode ser cândida ou algum outro fungo que não cresce em meio de cultura. Nem todos os fungos crescem em ágar sabureaux (meio de cultura do exame micológico). Com certeza foi isso que aconteceu e ela te passou os dois fármacos para uso conjugal. Se o creme está causando incômodos, pode ser alergia ao creme. Volte na médica.

  28. Olá, bom dia! Gostaria que me esclarecesse…fui na minha ginecologista devido a uma cistite, q já estou tratando com antibiotico – proflox. Ela aproveitou para fazer o papanicolau, onde deu o seguinte resultado:

    -ESTUDO CITO ONCOLOGICO:
    MAT. CONSTITUIDO POR CELULAS EPITELIAIS PAVIMENTOSAS E GLANDULARES ENDOCERVICAIS COM ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS DE CARATER REATIVO.
    MUCO FILAMENTAR
    APRECIAVEL PERMEAÇÃO DE NEUTROFILOS E HISTIOCITOS
    AUSENCIA DE CELULAS ATÍPICAS NA PRESENTE AMOSTRA
    -ESTUDO MICROBIOLOGICO:
    FLORA VAGINAL NORMAL – PREDOMINIO DE LACTOBACILOS
    FILAMENTOS MICELIANOS E ESPOROS DE CANDIDA SP
    -PARECER CITOLÓGICO:
    QUADRO CITOLOGICO BENIGNO INFLAMATORIO ACENTUADO
    -NOTA: ANÁLISE HORMONAL PREJUDICADA.

    …minha médica apenas falou q deu candida e me receitou uma pomada vaginal…só isso! Mas fiquei mto intrigada…será q só isso é suficiente? Meu marido não tem q tomar nada? E o que siginifica esse quador citologico benigno inflamatorio acentuado? Essa nota de analise hormonal prejudicada tb me preocupou…isso atrapalha eu engravidar futuramente (por conta dos homonios estarem prejudicados)? Me esclareça por favor, pq minha medica foi mto seca….

    • Vi:
      Inflamação é comum em mulheres com vida sexual ativa e está acentuado devido à infecção por cândida. Isso é normal, pois a candidíase agride e mucosa e provoca mais inflamação. Você não tem nada de grave, apenas trate esta candidíase. Quanto a tratar seu marido, converse com sua médica, pois eu não posso dizer se precisa ou não. Seria ingerência no trabalho dela e, consequentemente, erro ético.

  29. olá meu exame de papanicolau deu o seguinte: alterações inflamatórias de infecção sugestiva de Gardnerella sp, negativa para celulas neuplásticas.presença de alteração inflamatória acentuada e esfregaço purulento. O que é isso? como é o tratamento?
    obrigada

    • Elaine:
      Você deve ter alguma infecção vaginal, pois a gardnerella é uma bactéria oportunista e só aparece quando há um agente infecção. O esfregaço purulento é o principal indicativo de infecção. No restante, está tudo dentro da normalidade. O tratamento pode ser com creme vaginal, antibiótico oral de uso conjugal (seu parceiro também terá que tratar, senão você se cura e ele te devolve o bicho).

  30. Olá boa tarde , gostaria muito de obter informações a que se diz a respeito do resultado do meu exame onde consta :
    alterações morforlógicas de naturezas inflamatórias em células escamosas. observam-se grupamentos de células ENDOCERVICAIS TÍPICAS nestas amostras.
    Desde já agradeço.

  31. Olá
    Gostaria de saber o que realmente é leptotrix vaginallis, minha médica passou um remedio para eu e meu marido tomar e um creme vaginal só que não explicou direito o que seria?
    grata

    • Cris:
      Leptotrix é uma bactéria filamentosa oportunista que só aparece quando há outro agente principal junto, como por exemplo, o Trichomonas vaginalis. Veja nesta figura os fios finos parecidos com cabelos. São os leptotrix.

  32. Bom dia Doutor

    Pode me ajudar? Meu exame deu :
    Celulas Escamosas
    Microflora: Flora Bacteriana Bacilar , Candida SP
    Conclusão: Classe II Papanicolau alterações de celulares benignas por agente especifico

    Pode me ajudar so volto ao consultorio dia 15/04

    Muitissimo Obrigada

    • Alessandra:
      Seu resultado está dentro dos limites normais para mulheres com vida sexual ativa. Até virgens podem ter inflamação, que é classificada como citologia classe II de papanicolau.

      • Obrigada Doutor, queria aproveitar e parabeniza-lo pelo trabalho desenvolvido aqui, para nós mulheres uma breve explicação de duvidas é muito importante para o auxilio de nossas preocupações ! Obrigada Bom dia Bom Trabalho!

  33. Oi, Dr.Heinz Tenho uma pergunta…
    Meu exame de Colpocitologia oncólica 564.11 Teve como conclusão a seguinte afirmativa: Citologia negativa para células neoplasmáticas. Lactobacilar e citolitico, JEC representado. DEGENERAÇÃO CITOPLASMATICA CELULAR, PRODUTO DA ATIVIDADE DA FLORA LACTOBACILAR DETRITUS CELULARES. HEMÁCIAS. NÚCLEOS NUS. Por favor se puder me responda com urgência, obrigada!

    • Simone:
      Parece que o seu médico apanhou a sua amostra em um ponto onde estava havendo uma forte atividade de renovação celular. As células, assim como todo e qualquer outro micro-organismo, tem um tempo de vida e morrem. Quando morrem, acontece igual a qualquer cadáver: se degeneram e são eliminadas aos pedaços e parece que foi isso o que aconteceu no seu exame. Na dúvida, volte ao médico e peça para fazer novo exame. O mais importante do resultado é o termo citologia negativa para células neoplasmáticas significando que você está livre de câncer.

  34. Ola, meu citológico foi assim:
    Adequabilidade do material:satisfatória
    Epitélios representados na amostra: escamoso
    Alterações celulares benignas reativas ou reparativas:inflamação, metaplasia escamosa imatura Microbiologia: lactobacilos sp, cocos, candida sp.
    Conclusão: Negativo para neoplasia
    Obs. gerais: Sugerimos tratar e repetir o citologico.
    O que significa?

    • Ranihere:
      Significa apenas que você está com uma infecção por cândida, mais nada. Você está bem. Tem apenas a inflamação comum em mulheres com vida sexual ativa e mais nada de anormal. Trate a candidíase.

  35. Por favor tire a minha dúvida;fiz o meu primeiro preventivo,casei virgem e deu esse resultado:células intermediárias e algumas superficiais.Células não epiteliais:Leucócitos e Histiócitos.Alterações celulares benignas:Inflamatórias/Reativas.Flora Bacteriana:Padrão lactobacilar com citolise.Obrigada se poderem me responder o quanto antes melhor.Obrigada mesmo desde já.Karinne

  36. Dr. após uma ano a tentar engravidar e não conseguir, resolvi ir ao meu ginecologista. No consultório ele me realizou uma ecografia. Aí verificou que eu tenho um pólipo. Fiz o papanicolau e deu os seguintes resultados: Amostra satisfatória; com representação da zona de transformação; alterações reactivas associadas a inflamação e flora mista; negativa para lesao intraepitelial. Estou muito preocupada porque o meu ginecologista disse que tenho que fazer histeroscopia. Será que o pólipo não me trará complicações mais graves? E porque não engravido? Estes resultados do papanicolau também não me permitem engravidar?
    Agradecia que me esclarecesse.. ando muito preocupada.. Tenho tido muitas dores, muitas cólicas e tenho sangramento na fase folicular, fora da menstruação. Será que posso ter problemas mais sérios? O que devo fazer?

    • Carla:
      Pelo resultado do papanicolau, você está bem. Não há nada de grave, além de inflamação que, como você deve ter lido nos outros comentários, é algo comum em mulheres com vida sexual ativa. Talvez o pólipo possa ser a causa da dificuldade de engravidar, pois se ele obstrui a entrada do útero, impedindo que o sémen entre, está aí a causa. Faça a histeroscopia para ver se também não há problemas no endométrio que dificultem a nidação (fixação do embrião).

      • Obrigado Dr. Mas relativamente ás cólicas que tenho diariamente e á hemorragia que estou a ter fora do momento da menstruação, o que devo fazer.. Tenho tido imensas dores.. Não será algum problema sério? O que devo fazer?

        • Carla:
          Sangramento na fase folicular é um achado raro, mas não é doença. É sangue que escapou na ruptura da teca ovariana no momento da liberação do ovócito. É muito raro este sangue chegar ao útero, mas isso pode acontecer. Dor no período folicular também aparece em muitas mulheres. Também pode ser um problema endócrino. É melhor você procurar um endocrinologista, além de continuar com o tratamento com o(a) GO.

          • Obrigado doutor pelas dicas.. Meu GO me falou que o sangramento se deve ao pólipo, pk nessa altura ainda não estou ovulando.. o meu ciclo é muito longo (36 a 40 dias). Agora tb vou fazer análises hormonais que vai de encontro com o que o doutor sugeriu. Vamos ver se corre tudo bem.. Obrigado

          • Olá doutor.. já fiz a histeroscopia e foi confirmado um pólipo e para além disso também meu GO disse que tenho um septo parcial no útero, ou seja, útero septado. Ele me disse que tenho de fazer cirurgia, poliostomia e ressectoscopia. Será que esta é a única solução para o meu problema? Será isto que me impede de engravidar? Acha que devo consultar outro médico e verificar se tem a mesma opinião? Será fácil para qualquer Go observar através do histeroscópio e observar o pólipo e útero septado?
            Obrigada mais uma vez..

          • Carla:
            Com certeza é o septo que te impede de engravidar e o único tratamento é mesmo o cirúrgico.

          • Obrigada Doutor. Meu GO também me disse que me vai fazer uma laparoscopia, uma vez que estou anestesiada, observa minhas trompas de falópio. Eu li na internet que a laparoscopia é muito perigosa e que pode causar muitas complicações? O que pensa disso?

          • Carla:
            Laparoscopia é bem mais segura que laparotomia. A laparotomia que é mais perigosa por ser um procedimento cirúrgico à “ceu aberto”, ou seja, abre-se o abdome e procura o problema, enquanto a laparoscopia é feita por vídeo, sendo também chamada de VLC ou vídeo-laparoscopia. Normalmente faz-se 3 ou 4 furos no abdome, por onde entram a câmera, o braço mecânico e outros apetrechos. Após terminado o procedimento, dá-se dois ou três pontos em cada furo e em 12 horas o cliente já vai de alta para casa, quanto na laparotomia faz-se um “talho” na barriga, leva-se uma porção de pontos, ficando-se no mínimo 36 horas internado e depois tem que repousar uns 21 dias até se recuperar.

          • Obrigada doutor pela disponibilidade. Já deu para perceber que esta situação me tem deixado bastante ansiosa, mas graças a si tenho esclarecido muitas dúvidas, o que me tem ajudado muito a tentar compreender melhor a minha situação.. Obrigada mais uma vez.

  37. estava com 5,5 meses e meio de gestação quando tive um sangramento e fui obrigada a fazer o parto cesariano, os medicos me pediram exame de preventivo pelo qual deu conclusão citologia inflamatoria tipo classe II gostaria de saber se é normal?????

    • Keitilin:
      citologia classe II é citologia inflamatória, comum em mulheres com vida sexual ativa. Não é nada de grave, pois é comum e não foi esta a causa da perda de seu bebê.

  38. Boa noite! Acabei de ter acesso ao resultado do meu exmae papanicolau, o qual apresenta seguinte quadro:

    o quadro citomorfologico esta constituido por celulas pavimentosas com predominio de camadas intermediarias. Os citoplasmas celulares exibem metacromasia estando seus bordos pouco delimitadoss e os nucleos acham-se discretamente aumentados com dimunição da basofilia. tais estruturas dispoem-se em meio á raras celulas inflamatorias polimorfonucleares, neutrofilos e abundante lactobacilos. celulas colunares são observadas isolads ou agrupadas….. conclusão: negativo para celulas neoplasticas, Papanicolau classe 2,negativa para fungos, tricomonas e alteraçãoes virais…. Estou deseperada!!! O que causo isto tudo? tem parceiro fixo a dois anos….

    • Ananda:
      Desesperada com o que? Você está muito bem. Não tem nada de mais no seu resultado, apenas inflamação comum em mulheres com vida sexual ativa.

  39. DOUTOR FIZ MEU EXAME E DEU
    AVALIACAO DA AMAOSTRA:SATISFATORIA PARA AVALIAÇÃO DIAGNOSTICA.
    MICROBIOLOGIA:FLORA BACILIAR.
    PRESENÇA DE ENTRUTURAS SUGESTIVAS DE CANDIDA SP.
    AVALIAÇÃO HORMONAL:AVALIAÇÃO PREJUDICADA DEVIDO ALTERAÇOES INFLAMATORIAS.
    DIAGNOSTICO: NEGATIVA PARA CELULAS NEOPLASTICAS.PRESENÇA DE ALTERAÇOES INFLANMATRIAS ACENTUADAS.SEGERE-SE REPETIR O EXAME APOS TRATAMENTO.
    OBSERVAÇÃO:ESFREGAÇO PURULENTO.
    ESTOU PREOCUPADA SERA ALGO GRAVE.
    QUERO ENGRAVIDAR.
    ME AJUDE A ENTENDER POR GENTILEZA.

    • CA:
      Você só tem uma candidíase, que é uma infecção banal, mas que se não tratar pode causar feridas no útero. Nâo tem nada de grave no seu resultado.

  40. fis o esame gimecologico, quando fui pegar ñ entendir nada mais fiquei nervosa com o resultado.avaliação hormonal prejudicada,processo inflamatorio acentuado por cogumelos,ausencia de maligmidade. O que isso quis dizer vc pode me ajudar

    • Aline:
      Você tem uma inflamação, comum em mulheres com vida sexual ativa, mas aumentada por uma infecção por fungos. Talvez seja uma candidíase. Não tem nada de grave no seu resultado. Basta tratar essa infecção que voltará tudo ao normal. Volte ao médico.

  41. olá, doutor
    fiz preventivo e o mesmo deu o seguinte resultado:
    flora bacteriana bactocilar moderada,
    ausencia de fungos, tricomonas, leptotrix e inclusoes virais do tipo herpeticas e climadiais
    neutrofilos +
    hemacias ++
    presença de colunares do tipo endocervicais
    ausencia de celulas metaplasicas
    citologia oncotica negativa
    conclusao:
    esfregaço inflamatorio leve
    o que significa esse resultado estou muito vervosa marquei retorno com o medico so que so é para o dia 18?
    pode me esclarecer?

    • LUCIA:
      Você está bem. Não tem nada de errado no seu laudo. A inflamação é comum em mulheres com vida sexual ativa e aparece até em virgens.

  42. Dr. obrigada, realmente era outra resposta
    mas a do exame de bacterioscopia e a fresco
    é comum esse resultado? ou devo me preocupar

    mais uma vez obrigada!!!

    • danny:
      me parece que sua amostra foi contaminada. É melhor você pedir outro exame, pois não dá para confiar neste resultado. Cogumelo no material significa contaminação com fungos o que dá a entender que “sujaram” sua amostra, talvez colcondo-a em algum frasco contaminado.

  43. como assim cronificou? ela me disse que era apenas uma inflamação, me passou um exame de urina que também deu cogumelo, aiai isso é uma DST? é grave?

    muito obrigada pela atenção.

    • dany:
      Acho que você leu a resposta à outra dúvida, pois eu não disse que seu caso cronificou. Respondendo a sua pergunta, parece mais contaminação do material. É melhor você voltar ao médico e pedir um novo exame, pois se tem todos os parâmetros alterados, parece que alguma coisa contaminou sua amostra (se for urina)

  44. olá dr.fiz um exame de bacterioscopia e o resultado foi:
    celulas epiteliais de descamação: frequentes
    leucócitos: frequentes
    bacilos gram positivos: frequentes
    bacilos gram negativos: frequentes
    leveduras: frequentes

    e exame de a fresco
    o resultado foi: presença de cogumelos no material
    ausencia de trichomonas no material

    Dr. o resultado foi positivo ou negativo?
    qual o verdadeiro significado disso e quais as maneiras de se contrair isso
    desde já obrigada!

  45. Oiii.Doutor……
    No meu exame do papanicolau saiu os seguintes resultados:
    TIPO DE AMOSTRA : convencional ( 1 lâmina )
    AVALIAÇÃO PRÉ ANALITICA DA AMOSTRA : satisfatória
    COLORAÇÃO DA AMOSTRA : papanicolau
    ADEQUABILIDADE DA AMOOSTRA : satisfatória
    EPITÉLIOS REPRESENTADOS NA AMOSTRA : escamoso , glandular ( não inclui o epitélio endomentrial )
    AVALIAÇÃO DO TROFISMO : normotrófico
    DIAGNÓSTICO DISCRITIVO : alterações celulares benignas associadas com : inflamação
    MICROBIOLOGIA : LACTOBACILLUS SP -COCOS
    CONCLUSÃO : alterações reativas benignas
    O que quer dizer tudo

    • erica:
      Tem inflamação, comum à mulheres com vida sexual ativa. O restante está normal, sem sinais de câncer, pelo que você escreveu.

  46. Olá Dr., tenho 16 anos, fiz um exame e no exame estava tudo ok, porém em um campo dizia:

    – de natureza reativa:
    associadas à inflamação inespecífica.

    Eu só posso ter pego essa inflamação na relação sexual? ou existem outros fatores que também me levariam a tê-la?
    A minha médica me passou o remédio “crevagim” para o tratamento, e falou pra eu usar um sabonete diário. Esse remédio é mesmo ideal? Eu tenho namorado, ele também precisaria tomar algum remédio? Minha mãe disse que geralmente, é ideal que os dois façam o tratamento, mantenho relações com ele, e ele foi meu único parceiro, gostaria de saber sobre isso, espero que o senhor possa me ajudar, desde já, muito obrigada.

    • Danielle:
      Você não pegou a inflamação. A inflamação se desenvolveu dentro de você por reação a diversos fatores, não apenas à penetração ou contato com o pênis. Inflamação é o achado mais comum em mulheres de vida sexual ativa e até em virgens. Que atire o primeiro absorvente a mulher que disser não ter uma inflamação. Isso não é grave e muito menos poderá te “mandar para o túmulo”, pois se fosse grave, a humanidade já estaria extinta, já que mulheres e inflamação (também chamada de cervicite inspecífica, colpite e etc) convivem desde o gênesis. Sossega, se for só isso que está escrito no laudo, você não está doente. Leia nos outros comentários e em outros tópicos (Metaplasia escamosa) tudo o que já se escreveu sobre este assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.