Metaplasia escamosa e zona de transformação

Sob a influência dos estrógenos, a cérvix torna-se evertida para expor o epitélio colunar do canal cervical. Isto é mais acentuado na puberdade e durante a gestação. É também visto em mulheres com estrógenos elevados por contraceptivos orais. O pH ácido da vagina estimula a substituição do epitélio colunar com epitélio escamoso por um processo de metaplasia escamosa (Singer & Jordan, 1976). A área na qual isto ocorre inicialmente é conhecida como “Zona de Transformação”. Nos estágios iniciais da metaplasia escamosa, células indiferenciadas multiplicam-se entre células colunares e a membrana basal. Isto pode se originar no local, mas quando houver destruição da superfície epitelial, por exemplo, por laser ou diatermia, forma-se uma camada celular semelhante. Isto sugere migração do estroma, o qual pode também ser o caso na metaplasia fisiológica. Em um estágio mais tardio, as células se estratificam e o epitélio é reconhecidamente escamoso, eventualmente a maturação é indistinguível do epitélio escamoso original. Embora a camada epitelial pareça mesma, o epitélio pode ser reconhecido como metaplásico por causa das criptas endocervicais serem vistas no estroma subjacente.

Grupos de células metaplásicas imaturas podem ser identificadas no esfregaço cervical. Elas são vistas como células parabasais em um campo, o qual de outra maneira, consiste de células escamosas maduras. Nesses casos elas são rarefeitas como células metaplásicas. Elas podem estar associadas com células colunares e sua presença em um esfregaço também indica um espécime aceitável para avaliação. As figuras nesta seção ilustram o processo de metaplasia escamosa e também mostram a variação de aparência de células metaplásicas.

18. Ectopia com zona de transformação recente: colposcopia. Aqui a cérvix evertida mostra as dobras do epitélio colunar endocervical vascular. Na extremidade periférica do colo uterino, o epitélio escamoso liso original está presente. Entre essas áreas e em quase toda ectopia há metaplasia imatura a qual torna-se branca após aplicação de ácido acético a 4% (ácido acético, X 160)

19. Cérvix: hiperplasia de células de reserva. Esta secção mostra a replicação de células indiferenciadas profundas do epitélio colunar o qual é chamado de hiperplasia de células de reserva. (H & E, X 62)

20. Cérvix: hiperplasia de células de reserva: envolvimento glandular. Neste campo as ramificações das criptas no estroma são vistas estar submetendo-se ao mesmo processo de hiperplasia de células de reserva. (H & E, X 37,5)

21. Cérvix: metaplasia imatura escamosa. Nos estágios tardios as camadas de células imaturas, em ambas as superfícies e criptas, estão começando a estratificar e pode ser reconhecido um epitélio escamoso imaturo. (H & E, X 37,5)

22. Zona de transformação típica: colposcopia. Aqui o epitélio colunar da ectopia é substituído pelo epitélio metaplásico maduro. Quando visualizado tridimensionalmente através do colposcópio, é normalmente possível ver o entalhe arredondado no colo que identifica o nível da junção escamocolunar original. A nova junção escamocolunar é vista no orifício externo. Entre a original e a nova junção escamocolunar existe o epitélio escamometaplásico maduro. (ácido acético, X 16)

23. Epitélio metaplásico maduro com cripta subjacente. Este campo mostra epitélio escamoso metaplásico maduro. Histologicamente parece-se com o epitélio escamoso original e é distinguido pela cripta no estroma subjacente. (H & E, X 40)

24. Corte da cérvix. Este é um corte espesso da cérvix. Demonstra epitélio escamoso original e epitélio colunar, com epitélio metaplásico entre eles. Notar criptas profundas no epitélio metaplásico maduro e também a profunda penetração das criptas no estroma. (H & E, X 1)

25. Células colunares endocervicais de reserva. Este campo mostra um fragmento de tecido o qual consiste de uma fileira de células colunares endocervicais e células de reserva subjacentes. (X 160)

26. Células metaplásicas e de reserva. Células escamosas maduras estão presentes com células colunares endocervicais e grupos de células de reserva e metaplásicas imaturas. Notar a ampla variação da maturação (X 80)

27. Células colunares endocervicais de reserva. Células colunares endocervicais são vistas de perfil com vacúolos no citoplasma. As células de reserva estão intimamente acondicionadas e mostram núcleos granulares hipercromáticos. (X 160)

28. Células metaplásicas imaturas. Estas células têm mais citoplasma que as células de reserva, mas são ainda bastante imaturas. Por causa das expansões citoplasmáticas elas são chamadas de células em “aranha”. Esse aspecto indica que foram removidas à força por estratificação da cérvix, em lugar de serem células esfoliadas da camada superficial. (X 125)

29. Metaplasia imatura. A apresentação de células metaplásicas no esfregaço cervical é muito variável. Neste campo células são vistas como uma placa, unidas frouxamente e os núcleos mostram nucléolos proeminentes. O aspecto pode refletir cicatrização de uma úlcera verdadeira ou reparo de um trauma (ver 99). (X 160)

30. Células colunares endocervicais e metaplásicas. Neste esfregaço o citoplasma das células metaplásicas é mais arredondado e algumas mostrar vacuolização. Há um exsudato celular inflamatório misto com polimorfos e histiócitos e as células colunares endocervicais apresentam nucléolos evidentes. Parece provável que cervicite bem como uma zona de transformação típica estão presentes. (X 160).

31. Células metaplásicas. Neste campo uma grande variação de células metaplásicas de maturidade variada estão juntas, assim, é possível comparar as alterações do padrão de cromatina nuclear e diferenciação citoplasmática das células de reserva e células metaplásicas quase maduras do tipo de células intermediárias. (X 125)

32. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas. (X 160).

33. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas (X 125)

34. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas (X 160).

35. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas (X 160).

36. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas (X 160)

37. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas (X 160).

[Voltar]

790 pensou em “Metaplasia escamosa e zona de transformação

  1. Dr. já faz uma semana que estou com cólicas dar e passa e assim sussessivamente tenho medo de tomar algum remedio pois se eu estiver gravida? tem um remedio que eu possa tomar sem que eu possa correr o risco de perder o bb que não tenho certeza que existe? pois nunca tive tantas colicas desse jeito e não estou tomando anticoncpcionais e tenho um relacionamento ativo.

    • maciliane:
      Nâo existe um fármaco sequer, isento de risco. A única maneira de saber o que está acontecendo é indo ao médico, pois assim você já tira a dúvida se está ou não grávida.

    • camila/sp:
      A metaplasia escamosa é comum, mas o pólipo tem que voltar ao médico para investigar mais profundamente. Pode ser uma má-formação ou então uma “verruga”.

  2. Por favor gostaria de enteder melhor o que significa ESCAMOSO GLANDULAR , infecção ,meu exame de papanicolau deu esse resutado e o médico pediu outro exame Colposcopia biopsia. fiquei muito preocupada. poderia esclarecer melhor por favor
    obrigada.

    • Mariza:
      Escamoso glandular é resultado normal, pois faz parte da evolução genital da mulher, já a infecção é melhor tratar; e quanto aos exames que ele pediu, com certeza é para ver se, além do que apareceu no papanicolau, não pode ter mais alguma coisa, mas isso é rotina e não quer dizer que você “tem mais alguma coisa”. Sossega.

  3. Minha esposa parou de tomar os anticoncepcionais mas continua com dores nos seios fez um exame mas não acusou nada por será que os seios dela doe tanto?

    • Marcos:
      Xiii! Parece que o anticoncepcional sensibilizou o tecido mamário e quando chega a esse ponto, demora para dessensibilizar, ou seja, as dores poderão continuar por um bom tempo.

  4. Boa tarde, ultimamente estou sentindo muitas cólicas forte chego a chorar tomo dipirona com uns 20 minutos passa gostaria de saber se é normal sentir tantas cólicas antes da menstruação descer.

    e aproveito pra parabeniza-lós e agradecer por ter um espaço onde possamos tirar nossas duvidas .

    • ANA:
      Cólicas são normais no máximo um dia antes da menstruação descer. Mais que isso, pode ser algum problema. É melhor você ir ao médico que, provavelmente, pedirá uma eco ou ultrassonografia. Se você tem hemorragias, pode ser um mioma, caso você já tenha filhos, ou então uma endometriose. Também pode ser problema psicossomático, ou seja, causa emocional com efeito físico. Se você anda estressada, acho que não preciso dizer mais nada, não é? É a causa mais comum da algomenorréia (menstruação dolorosa).

  5. Entendi Dr, vou ao médico, mas só sexta, na verdade não entendi o diagnóstico. O que tenho? é uma infecção ou algo mais complexo de acordo com meu exame?

    • Jaqueline:
      o aspecto polipóide pode ser algo verrucoso ou não e precisa de mais exames para esclarecer, por isso que eu recomendei que voltasse ao médico, pois além do mais, precisa visualizar o colo, isso in loco, para avaliar exatamente o que pode ser e qual a conduta a seguir.

  6. Bom Dia Doutor…..

    Fiz colposcopia e constatou=
    colo uterino=
    clilindrico no eixo vaginal
    OE puntiforme
    relevo papilar
    muco opaco
    JEC – 1 em labios anterior e posterior.
    Colo epitelizado.
    ZTT. Ortificio glandulares.
    ZTA. Epitelio branco as 12h

    E O DIAGNOSTICO DEU=
    *endocervicite cronica polipoide com metaplasia escamosa endocervical*

    Qual é o causador?
    O tratamento é só com remédio?
    é algo relacionado a DST?
    Tem Cura?

    Desde ja agradeço…

  7. Fiz o exame citopatologigo do colo do últero e deu os seguintes resultados: Epitelio escamoso, gladular, Lactobacilos sp. negativo para neoplasia e Ausência de atipias dgnas de nota..
    O que seré que esta acontecendo??

  8. Tem 3 anos que faço preventivo porque nesse tempo que iniciei relaçao sexual.
    Agora fiz novamente e deu LESÃO INTRAEPITELIAL DE BAIXO GRAU.

    Tô com medo que isso seja grave.

    • Elizinéa Vieira:
      Calma! Esse quadro pode ser apenas reação tecidual a algum ataque por vírus ou bactéria. Volte ao médico e peça para ele te esclarecer e detalhar o laudo.

  9. olá, boa noite!
    fiz uma biópsia e o diagnóstico foi : cervicite crônica moderada em atividade com metaplasia escamosa imatura. o que isso significa?
    obrigada!

    • JOANA:
      Inflamação por algum agente externo e metaplasia faz parte da evolução genital feminina. Imatura porque ainda não completou a substituição das células jovens pelas células escamosas maduras. Não há nada de grave no seu caso. Leia os comentários anteriores.

  10. Dr estou muito preocupada com minha coposcopia que de colposcópicos normais: epitelio escamoso sem atipias. o teste de schiller:iodo positivo. a citologia:esfregaço mucoide apresentando leucocitos, histiocitos,piocitos,gardnerella, envolvendo celulas e piteliais dos tipos superficias, entermidiarias e endocervicais com alterações inflamatorias. DR agedeço pelo sua resposta.

    • vanessa:
      aparentemente, você tem uma infecção. Quanto à inflamação é o que mais aparece em mulheres de vida sexual ativa. Leia os comentários anteriores.

  11. Dr.
    Gostaria de saber se a biopsia do colo do utero é feita com ou sem anestesia? Sou mto medrosa…
    Caso exista anestesia, posso e devo cobrar do medico que me aplique?
    Obrigada!

  12. Olá fiz um papanicolao recente e deu uma inflamação ”metaplasia escamosa”e as microfloras de ”Bacilos de Doderlein ” o medicamento indicado pela ginecologista foi:cloridrato de doxiciclina e um creme vaginal a pergunta é:é um caso ”comum” como ela disse é se o mecicamento é esse, pois a bula me deixou confusa muito grata aguardo

    • Cristina:
      Talvez sua ginecologista tenha enxergado alguma infecção contraída após o exame e prescreveu esses antibióticos. Como já escrevi centenas de vezes, nos comentários anteriores, metaplasia escamosa é efeito da evolução e inflamação é comum em praticamente todas as mulheres com vida sexual ativa.

  13. Muito obrigada Dr.
    Realmente hoje voltei á médica com estes resultados e a mesma marcou a biópsia para 15 dias…
    Ela receitou um remédio para acabar com uma pequena infecção, segundo , propícia as mulheres e me disse q 80% das pacientes não são constatados cancer…
    Muito obrigada Dr. e assim q estiver com os resultados volto aqui para postá-lo.
    Um abraço!

  14. Boa tarde Dr.
    Fiz um preventivo e o resultado foi:
    Padrao do esfregaço: Trofico
    Descamação Dominante: Celulas superficiais e intermediarias.
    Celulas Metaplasicas: Atipicas
    Celulas Endocervicais: Atipias em celulas Glandulares (AGC)
    Celulas Endometriais: Ausentes
    Celulas não epiteliais: Leucocitos, Histiocitos e Hemacias.
    Alteraçoes celulares Benignas: Inflamatorias/ reativas.
    Flora Bacteriana: Padrão Anaerobio com presença de celulas indicadoras (gardnerella vaginalis e Outros).
    Agentes Especificos: Vide Flora Bacteriana.
    Classificação Geral: Anormalidades em celulas Epiteliais.
    INTERPRETAÇÃO/ RESULTADO:
    PRESENÇA DE CELULAS EPITELIAIS ESCAMOSAS E METAPLASICAS COM ALTERAÇOES SUGESTIVAS DE LESAO INTRAEPITELIAL DE “ALTO GRAU”.
    PRESENÇA DE CELULAS GLANDULARES ATIPICAS (AGC)
    OBS: Sugerimos biopsia fracionada (endo e ectocervix) para confirmação deste diagnostico.
    Sugerimos avaliar canal Endocervical.

    Dr. pelo amor de Deus oq isto quer dizer? Estou com cancer?
    Pode descrever-me um por um do resultado?
    Este “Alto Grau” é cançer?
    Obrigada!

    • Alessandra:
      Calma. Você tem uma lesão que pode ser alguma coisa. Câncer só pode ser diagnosticado com a biopsia e na grande maioria das vezes os achados ditos lesões de alto grau e os NICs III dão negativos para malignidade na biopsia. Volte ao médico e faça uma biopsia, se ele achar necessário, pois muitas vezes você encontra alterações na microscopia, mas não “enxerga” nada no exame clínico.

  15. boa noite.
    estou a quase uma semana com cólicas, leves pontadas, algumas mais fortes. tenho a vida sexual ativa e nós estavamos utilizando o método do coito interrompido, mais nada. tenho chances de estar gravida?

  16. Olá,fiz um exame [preventivo]e para diagnosticar Dst,o resultado foi:

    CEULAS ESFOLIADAS:
    Celula pavimentosas superficiais-raras/c.pavimentosas intermediarias-abundantes/c.colunares endocervicais-frequentes

    ELEMENTOS ASSOCIADOS:
    Leucocitos-freq./hemacias-freq.

    MICROORGANISMOS:
    lactobacilos-abundante/cocos-raros/leveduras-raras

    ALTERAÇO CELULARES:
    Alteraçoes cululares de natureza inflamatoria.

    CONCLUSÃO:
    Altraçoe reativas compativeis cominflamaçao.
    ausencia de celulas mligns na amostra examinada.

    -O que é?tenho alguma dst?
    é grave?aguardo resposta,obrigada desde já!

    • Julina:
      Pelo que está escrito acima, não dá para dizer se você tem uma DST ou não. A única coisa que dá para dizer é que você tem uma inflamação. Volte ao médico e converse com ele.

  17. dt. brigada pela explicação irei voltar ao medico e fazer o exame que o dt. citou a cima , realmente muito obrigada pela paciencia de responder cada pergunta minha as vezes vamos ao medico e não conseguimos fazer todas as perguntas que queremos eles estao sempre com muita pressa, agradeço pelas resposta estou com mais entusiasmo para procurar a cura, brigada

  18. dt. eu dei uma olhada na tabela mas não conseguir me encaixar em nenhuma especificação, pois tem dia que meu corrimento esta liquido branco, tem dia que esta um liquido amarelo e ainda tem dias que estao com uma pasta bem consistente que entope o buraco da minha vagina pois é muito consistente e ali vai acumulando ate que eu faça uma força e ele esploda pra fora ou enfie o dedo e retire mas fora isso o corrimento ela é normal

    • drika:
      Provavelmente você tem uma infecção combinada de dois ou mais patógenos e por isso é tão importante a cultura e o antibiograma. Você reparou que em uma das linhas da tabela fala em fístula ano-vaginal? Às vezes pequiníssimas fístulas, que passam despercebidas no exame clínico, pode causar todo o mau-cheiro e a infecção persistente.

  19. então dt. ja fiz o exame e o resultado foi micreoflora: cocos e fungos, alias toda a vez que vou fazer o exame os medico dizem que visivelmente quando aplicam um liquido na minha vagina ja da pra ver a bacteria se manifestando ela fica azul.

    • drika:
      O exame que o médico fez com o indicador é apenas qualitativo de triagem. Não é de identificação. Tem que fazer a cultura de fungos e bactérias para dar nome aos bichos e fazer um antibiograma para determinar a suscetibilidade das bactérias a antibióticos específicos. A reação que o médico fez só mostra que existem bactérias no local, mas não diz quais são. Volte ao médico e exija a cultura de fungos e bactérias e um antibiograma, senão você ficará tomando fármacos empiricamente (no chute), arriscando cronificar o seu problema, tornando-se cada vez mais difícil de curar. São exames simples que os médicos já deviam ter requisitado, mas como quase todos os médicos pensam que são deuses e que aprenderam tudo na faculdade, ficam praticando tiro-ao-alvo com as bactérias e fungos dentro de sua vagina. Não desmerecendo nenhum GO, mas porque você não procura um clínico geral bem “velhinho” (de idade e de profissão). Muitas vezes eles tem muito mais experiência e mais humildade para lidar com estes casos mais complicados e não “chutam” tanto quanto os mais modernos especialistas.

    • drika:
      Não, pois o pH da saliva é maior que o da vagina, mas a boca tem um infinidade de bactérias que podem contaminar a vagina. A vulva e a vagina das mulheres não tem nem 10% da bicharada que tem na boca. As bactérias comuns da vagina são os Stafilococus saprofíticos, os bacilos de Dodhërlein e outros poucos cocobacilos, enquanto na boca tem de tudo, até acinetobacter, escherichia, pseudomonas, enterobacter, etc.

    • drika:
      Primeiramente, volte ao médico e EXIJA que ele colha secreção e mande fazer cultura de fungos e bactérias. Isso eles já deviam ter feito, pois é a primeira coisa que se faz quando um corrimento não cede com tratamento empírico (nome bonito para tratamento “no chute”). Se não aperecer nada, comece trocando o sabão em pó, amaciante e, por último, o tipo de tecido da calcinha. Se você usa DIU, talvez seja uma contaminação do dispositivo (dê uma olhada aqui, especialmente na figura 63). O DIU costuma se contaminar por actinomyces, sendo uma bela “encrenca” acabar com ele. Igual à cândida, também é um fungo bem “chatinho” de lidar.

  20. outra coisa quando termino a relação a cabeça do penes do meu marido empelota toda e fica vermelha ele fica cossando durante uns 3 dias, tem epocas principalmente depois da mestruação que acumula na boca da minha vagina como se fosse pedaços de uma pasta branca durante uns 3 ou 4 dias nesses dias tenho que usar um protetor pois desse muito e suja minha roupa aler de arder muito, não cosa nunca mas nesses dias arde muito parece um acido

    • drika:
      Isso tá com cara de cândida cronificada. Há 25 anos atrás (faz tempo) eu e minha noiva fomos a uma praia e ambos, sem termos relações, apanhamos um tipo de micose bem parecido com o que você está relatando. Deu um trabalhão danado para nos livrarmos dela. Ela tinha muito corrimento, coceira e ardor e eu tinha exatamente o que seu marido tem no pênis e não tínhamos relações sexuais. Será que não tem algum fator externo no seu caso? Por exemplo roupas?

  21. entao dt. todas as vezes que tomei remedio meu marido tambem tomava, esse não pode ser o problema e nunca vi cheiro pior que meu corrimento, é muito constrangedor, tento ate não ficar muito perto das pessoas que da pra sentir de longe e evito ter relaçoes pois não da pra relaxa a gente sente de longe, coitado do meu marido brigada pela resposta

    • drika:
      Dê uma olhada na tabela de tipos de corrimento que está na metade desta matéria. Veja em qual deles o seu corrimento se enquadra e volta ao médico. Embora essa tabela seja usada para crianças, ela também serve para adultas.

  22. dt. por favor me de uma luz pelo menos me orienta do que devo fazer, bom já a uns 2 anos a 1° media me falou que tinha gardnerella, a mesma me receito dose unica, mas em um mes volto o problema, ela me falou que eu tinha que tomar o comprimido toda vez que voltasse, eu não fiquei contente com isso entao procurei outro medico que me tirou o comprimido e fez um tratamento que não teve sucesso, procurei entao outro medico que falou que o anterior tinha me dado um remedio pra uma doença diferente da que eu estava, e me deu um outro tratamento que fiz mas antes mesmo que terminasse piorou o corrimento ao extremo quando eu espirrava ou em qualquer movimento mais brusco tive um corrimento que me molhava toda fiquei muito decepcionada voltei nele e ele não entendeu por que do resultado entao me deu outra doze unica pra tomar que tambem não teve resiltado estou desesperada so tenho 24 anos e não tenho mais vontade de me relacionar com meu marido; dt. como devo previnir perante a esse problema caso consiga me livrar dele, grata.

    • drika:
      Todos os médicos que você consultou mandaram seu marido fazer o mesmo tratamento? Se não mandaram, aí é que está o problema. Seu marido é portador assintomático e está te devolvendo a “encrenca” nas relações. Outra coisa interessante é que garnerella é uma bactéria oportunista que aparece quando há um protozoário como a tricomona. Talvez o problema maior seja uma tricomoníase cronificada. Mais uma coisa: esse corrimento tem mau cheiro? Se não tiver, existe um fenômeno que aparece em algumas mulheres entre os 18 e os 25 anos que é um tipo de corrimento fino, aguado, sem cheiro e muito intenso. É meio raro, mas não é patológico e desaparece sozinho após algum tempo.

  23. Olá ..fiz o papanicolau e o resultado foi o seguinte:
    Local de Coleta de Material: Epitélio escamoso, glandular e metaplásico
    Aspecto do Esfregaço(fundo):………Mucoso
    Grau de Descamação Celular:……..Moderada
    Tipo de Células Identificadas: Endocervicais, metaplasicas, intermediárias e superficiais.
    Aspectos Celulares Evidenciados.
    Células com morfologia preservada
    Estudo Microbiológico: Lactobacilos.
    Conclusão: Padrão Citológico dentro dos limites da normalidade.

    Dr, deu normal mesmo?porque na maioria das vezes que tenho relações sexuais com o meu marido qdo ele ejacula dentro de mim sinto ardor e já chegou a sangrar um pouco, perdi minha virgindade há 1 ano e meio. O que me incomoda é essa ardencia até qdo vou urinar depois da relação também. O que será isso?

    • Estela:
      Seu resultado está dentro da normalidade. O que você pode ter é algum distúrbio de lubrificação ou ainda, se você tem relações usando camisinha, com toda certeza é uma reação intensão ao látex. O látex pode causar, quando usadas luvas cirúrgicas em pacientes alérgicos e submetidos a cirurgias de grande porte, até a choques anafiláticos e morte. Se não for de camisinha, pode ser de desodorante íntimo, absorvente higienico, tecido da calcinha, todos eles sensibilizando e aparecendo a reação no ato sexual e, ainda, pode ser psicossomático. Diversos traumas, conselhos errôneos ou repreensões de infância pode produzir distúrbios psicossexuais de manifestações diversas. Neste caso, procure um psicólogo.

  24. Dr., achei sem querer o seu site (estou procurando sobre metaplasia intestinal) e quero lhe parabenizar pelo excelente trabalho realizado aqui.
    Abraço,
    Adriana Pontes
    Recife, PE

    • Adriana:
      Obrigado pelo incentivo. Metaplasia é tecido de transformação e não costuma ser maligno. O tecido maligno é o neoplásico. Acalme-se, pois você poderá desenvolver outros problemas psicossomáticos devidos à tensão emocional. Mais uma vez, obrigado pelo incentivo.

  25. Dr fiz um preventivo e deu:
    material satisfatorio pra avaliacao
    flora de doederlein exacerbada
    metaplasia escamosa com inflamacao
    presenca de ativacao nuclear em celulas metaplasicas
    cogumelos (esporos)
    ausencia de celulas neoplasicas no material examinado
    O que eu tenho?
    Obrigada

    • carol:
      Se você estiver com corrimento ou coceira, pode ser uma infecção por cândida. A metaplasia escamosa faz parte da evolução genital da mulher e não é doença. Volte ao médico para tratar a candidíase (se houver sintoma).

    • edineia:
      muito provavelmente estas cólicas não tem relação com gravidez e se você não se acalmar, não engravidará facilmente, pois um dos fatores que dificultam a gravidez é o estresse que aumenta a acidez vaginal e “frita”, literalmente, os espermatozóides. Vá ao médico.

  26. Dr. Antonini, boa noite,

    Fiz exame de colposcopia e tive o seguinte resultado, que me deixou desesperada:

    MICROSCOPIA

    Os cortes histologicos mostram mucosa cervical apresentando acantose,
    areas de metaplasia escamosa do epitelio colunar, paraqueratose e
    exocitose, com edema irregular do corion, onde ha infiltrado
    linfomononuclear com alguns polimorfonucleares e plasmocitos de permeio.
    Nao foram identificados elementos de malignidade no presente material.

    DIAGNOSTICO – Biopsia de colo uterino: Cervicite cronica com acantose,
    metaplasia escamosa do epitelio colunar, paraqueratose e exocitose.

    MATERIAL
    Citologia convencional – esfregaco(s) em lamina(s).

    ADEQUACAO DO MATERIAL
    Especime satisfatorio para avaliacao.

    EPITELIOS REPRESENTADOS NA AMOSTRA
    – Escamoso
    – Glandular
    – Metaplasico

    INTERPRETACAO
    Negativo para lesao intraepitelial e malignidade.
    Alteracoes celulares benignas reativas e/ou reparativas (Papanicolaou
    classe II).

    MICROBIOLOGIA
    – Lactobacillus sp

    Por favor Dr., me explique se meu problema é grave.

    Obrigada,

    Viviane.

  27. doutor obrigada,seu parecer é muito importante para mim,pois estou com uma suspeita de gravidez e tenho medo de dar novamente complicações.Você é muito competente,muito obrigada!!!!
    obs.desculpe pela duplicação da mensagem…

  28. meu novo exame preventivo deu o seguinte:
    DIAGNÓSTICO DESCRITIVO:inflamação moderada
    CÉLULAS ATÍPICAS DE SIGNIFICADO INDETERMINADO:
    ESCAMOSAS:ausentes
    GLANDULARES:ausente
    DE ORIGEM INDEFINIDA:ausente
    ATIPIAS EM CELULAS ESCAMOSAS:ausente
    ATIPIAS EM CELULAS GLANDULARES:ausente
    OUTRAS NEOPLASIAS MALIGNAS:ausente
    MICROBIOLOGIA:LACTOBACILLOS SP.
    NÃO ENTENDI POIS NO OUTRO EXAME DEU COLPITE E CERVICITE CRONICA COM METAPLASIA ESCAMOSA
    POR FAVOR O QUE EU TENHO AGORA???
    doutor por favor me responda…

  29. Gostaria de saber sobre o resultado do meu exame, Cervicite crônica com metaplasia escamosa no epitélio de revestimento endocervical, por favor Doutor, o senhor poderia me explicar? Desde já agradeço.

    • Gislene:
      Você tem uma inflamação, que é comum às mulheres de vida sexual ativa e um processo fisiológico de amadurecimento do epitélio, que é a metaplasia escamosa. Nâo tem nada de grave no seu resultado.

  30. Por favor dr.gostaria que informasse,uma dúvida fiz exame de papanicolaou e o resultado foi: alterações reativas benignas em celulas escamosas metaplasia escamosa
    avaliação citohormonal: padrão citohormonal normotrófico
    conclusao: classe II de papaonicolaou, e tbem fiz uma uma ultrassom pélvica transvaginal e deu:
    quase tudo normal a não ser isto:
    ovario direito topico com dimensões dicretamente reduzidas,contornos regulares e ecotextura preservada
    medidas: 2,2 x 1,8 x 1,4cm volume de 2,7 cm3
    ovario esquerdo topico com dimensoes normais contornos regulares e ecotextura preservada
    medidas: 2,6 x 2,3 x 1,9 cm volume de 5,6 cm3

    e com uma obs: disreta redução volumétrica ovariana á direita, de natureza inespecifica, oq quer dizer isto? acabei de completar 34 anos e estou querendo engravidar novamente, isto pode atrapalhar em alguma coisa? me ajude gostaria de uma resposta tbem por e-mail, obrigada pela oportunidade
    kátia

    • katia:
      Essa redução no ovário direito pode ser devido ao ciclo. Talvez, neste ciclo fértil, o ovário esquerdo estivesse liberando o ovócito e o direito estivesse “em repouso”. Pode ser. Se você já tem filhos, isso não dificultará, teoricamente, uma nova gravidez.

  31. Olá Doutor !
    Fiz uma histerectomia em maio/09. Tenho feito os preventivos. Sendo que o que peguei hoje diz assim:
    Representatividade da amostra

    Presença de células escamosas
    Presença de células metaplasicas
    Ausencia de celulas endocervicais

    Avaliação
    Celulas epiteliais sem alterações significativas
    Presença de leucocitos e histiocitos
    Presença de lactobacilos

    Conclusão
    Ausencia de celulas neoplasicas.

    Gostaria saber qual foi o resultado e pq no exame anterior dizia ausencia de celulas metaplasicas ?

    Obrigada pela atenção.

    • Shirley:
      Não é que não deu no teu exame anterior. Metaplasia ecamosa é uma informação irrelevante no laudo e não foi colocado no laudo anterior ou simplesmente colocaram como ausente. Não é doença. É apenas substituição de um epitélio imaturo por um epitélio maduro constituído de células com membrana plasmática escamosa, resistente à acidez vaginal. Apenas isso. Seu resultado está dentro da média dos resultados das mulheres com vida sexual ativa.

  32. meu novo exame preventivo deu o seguinte:
    DIAGNÓSTICO DESCRITIVO:inflamação moderada
    CÉLULAS ATÍPICAS DE SIGNIFICADO INDETERMINADO:
    ESCAMOSAS:ausentes
    GLANDULARES:ausente
    DE ORIGEM INDEFINIDA:ausente
    ATIPIAS EM CELULAS ESCAMOSAS:ausente
    ATIPIAS EM CELULAS GLANDULARES:ausente
    OUTRAS NEOPLASIAS MALIGNAS:ausente
    MICROBIOLOGIA:LACTOBACILLOS SP.
    NÃO ENTENDI POIS NO OUTRO EXAME DEU COLPITE E CERVICITE CRONICA COM METAPLASIA ESCAMOSA
    POR FAVOR O QUE EU TENHO AGORA???

    • yzabella:
      Você tem a mesma coisa que deu no outro laudo. Foi apenas a maneira como fizeram este laudo que mudou o jeito de ver a mesma coisa. Sossega, moça, senão você vai infartar. Você tem inflamação comum à praticamente todas as mulheres de vida sexual ativa e até àquelas que são virgens, que também podem apresentar inflamação por diversos fatores. Isso faz parte da vida genital da mulher. Pensa que homem também não tem seu problemas, é? Não existe no universo coisa mais encrencada e silenciosa que a próstata, a mais perfeita caixinha de surpresas que existe em todo o universo. A vantagem é que na mulher existem os sintomas que previnem as complicações, enquanto no homem… Quando percebem alguma coisa, já é tarde. Voltando ao seu “problema”, que na verdade é comum à grande maioria das mulheres, metaplasia escamosa nem é doença, é substituição de epitélio imaturo por um epitélio maduro escamoso, resistente à acidez vaginal, apenas isso e quando aparece no laudo, MATA as mulheres de susto. Câncer é NEOPLASIA e não metaplasia. Atipias celulares indeterminadas também são chamadas, por alguns laboratórios cheios de frescura, de ASC-US ou ASCUS, que é uma sigla que diz exatamente isso, atipias celulares de caráter indeterminado e são benignas, geralmente mostrando exatamente o que deu no outro laudo, a cervicite crônica inespecífica. Mais uma vez calma. Você não está doente. Você tem algumas alterações, apenas. Faça sempre os exames e cuidado com o que lê e ouve, pois como já disse, muita gente gosta de enfeitar o pavão para se aparecer.

    • Neia:
      Isso é comum em praticamente todas as mulheres. Metaplasia escamosa é a substituição do epitélio imaturo por epitélio maduro escamoso, resistente à acidez vaginal. Isso não é doença.

  33. Dr. fiz o preventivo em dezembro de 2009 e chegou final de janeiro de 2010… a enfermeira mandou eu mostrar p o médico pq nele diz: negativo a neoplastia, mas escamoso, metaplastico … mas ainda nao consgui ir no médico ó que é isso Dr. andei lendo mas nao entendi nada. Obrigada.

    • Neia:
      Metaplasia escamosa é a substituição do epitélio imaturo por epitélio maduro escamoso, resistente à acidez vaginal. Isso não é doença. Isso é comum em praticamente todas as mulheres.

  34. por favor doutor estou desesperada,pois faz muito tempo que tenho esses corrimentos,e é muito desconfortavel,me ajude ,vc tem como me indicar um remédio?porque todos os profissionais que ja procurei,sempre me decepcionam…

    • yzabella:
      Não tenho como te prescrever nada, pois precisa de um exame clínico. Só em consultório é possível, após um exame clínico mais acurado, prescrever qualquer coisa e, ainda, é anti-ético prescrever qualquer coisa via internet, pois não há privacidade e, ainda, a legislação não permite. Procure outro médico, quem sabe, algum clínico geral bem experiente, formado há muito tempo, pode resolver seu problema melhor que os ginecologistas mais novatos. Procure um médico “bem de idade”, não só cronológica, mas de profissão. Não desmerecendo os novatos, pois tem muita gente boa por aí, mas os velhinhos são mais experientes em clínica médica e costumam resolver estes problemas bem mais rapidamente.

  35. doutor,tive um aborto há 9meses espotaneo quando estava no meu 3ºmês de gestação,fiz um preventivo agora,e deu colpite inespecifica e cervicite cronica com metaplasia escamosa.será que foi por isso que eu perdi o bebe,ja tomei tiotrax (o médico passou)e não funcionou acho que estou gravida de novo,oque eu faço?

    • yzabella
      Não foi por causa da cervicite/colpite com metaplasia escamosa que você perdeu o bebê. Pode ter sido por diversas causas. Converse com seu médico.

  36. fiz uma cirurgia de retirada do colo do utero, pois estava com um carcinoma de 6mm a mais ou menos cinco meses e continuo tendo uma inflamacao da qual faco tratamento com creme ginicologico meu. A pouco fiz um oreventivo onde o resultado foi o seguinte
    bacterias(morfologicamente sugestivas de gardnerella vaginallis/mobilluncus)
    metaplasia escamosa com inflamacao
    presenca de ativacao nuclear em celulas metaplasicas
    ausencia de celulas neuplasicas no material examinado
    ja fui medicada mais gostaria que me esclarecesse mais por favor

    • gisele:
      É melhor você voltar ao médico e pedir que ele te esclareça melhor, pois pelo que você escreveu, precisaria de um exame clínico para confrontar com o preventivo e ter-se um quadro mais claro.

    • vanessa:
      Cervicite é uma inflamação e que pode ter diversas causas, dentre as quais: alergia ao látex da camisinha, uso de DIU, duchas ginecológicas, desodorantes íntimos, absorventes internos e, o que eu acho que sua médica pode ter visto, reação imunológica severa causada por alguma infecção mal-tratada ou mal-curada na infância e que criou memória reativa nas células e nos tecidos, sendo que estas informações passam de célula para célula durante a divisão celular. Também é algo comum na maioria das mulheres com vida sexual ativa.

  37. Doutor… estou muito preoucupada a minha medica me deixou doida, na minha prevenção deu algumas alteraçoes então ela me pediu um colposcopia, pois ela estava suspeitando de HPV… fiquei sem chao nessa hora…. o resultado da colposcopia é este…
    – Nao evidenciamos alteraçoes celulares indicativas de ação viral do tipo HPV;
    – Ausencia de sinais displasicos neste material
    – Ausencia de malignidade neste material
    – conclusão – quadro histopatologico é consistente com cervicite cronica contendo focos de metaplasia escamosa e alteraçoes celulares de indole regererativa… por favor me ajude… o que eu tenho é muito grave…

    • vanessa:
      Pelo resultado acima, você não tem HPV. Talvez a médica tenha visto alguma lesão parecida com uma lesão por HPV. Uma coisa que deve ficar claro é que o HPV, sendo um vírus, é combatido pelo sistema imunológico da mulher e não é incurável como o HIV, pois se o sistema imune das mulheres não conseguisse destrui-lo, a humanidade estaria extinta há milênios. Mulheres e HPV convivem desde o gênesis. Naturalmente, pouquimissimas mulheres desenvolvem problemas sérios decorrentes do HPV, sendo apenas aquelas imunodeficientes as que desenvolverão câncer. Sossega, a coisa não é tão grave quanto pintam. Existe mais terrorismo e fantasia que realidade.

  38. fui faser um isame que minha medica pediu papanicolau e no resutado deu cervicite cronica inespecifica. gostaria de saber se e grave e se tem tratamento. obrigada

  39. Ola sera que o sr.poderia me dizer de forma mais facil de se entender,e que fui fazer um exame de papanicolau eo resultado deu (LESAO INTRA-EPITELIAL DE ALTO GRAU COMPREENDENDO NEOPLASIAS INTRA-EPTELIAIS CERVICAIS GRAUS II E III)
    Oque significa? eh grave??
    como seria o tratamento??
    Mas o mais estranho eh que eu nao sinto nada e nw tenho nenhuma secressao do tipo corrimento,nao sinto nada!!! Por favor me ajude a entender!!
    Obrigada

    • Marcia:
      O que você tem pode se tornar grave se você não fizer um tratamento sério. Pode chegar a se tornar um câncer. Desculpe se estou sendo drástico ou insensível, mas é melhor assim para você ter uma dimensão exata do problema. Vá urgente ao médico e faça todos os procedimentos que ele lhe prescrever.

  40. Minha genecologista me passou uma colposcopia, e depois uma biopcia o resultado foi: “Cervicite crônica com metaplasia escamosa imatura”, gostaria de um breve exclarecimento sobre esse ultimo resultado, oque quer dizer , é grave?

    • Patricia:
      Metaplasia significa formação de transformação, ou seja é a transformação de um tipo de epitélio em outro. Imatura porque ainda não concluiu a transformação. Metaplasia escamosa madura nada mais é que a transformação do epitélio infantil do colo e da vagina em epitélio escamoso. O epitélio infantil não resiste a hiperacidez da vagina e suas células morrem, sendo substituidas por células com membrana plasmática escamosa, mais resistente à acidez. No seu caso, essa morte de células infantis ainda não terminou. Você não tem nada de grave. É um fenômeno que faz parte do amadurecimento genital da mulher.

  41. Dr. Vladimir,

    Fiz o exame de Papanicolau e o resultado foi este:

    DESCRIÇÃO MICROSCOPICA:
    EPITÉLIOS ENCONTRADOS:
    ESCAMOSO, GLANDULAR CERVICAL E METAPLASICO.
    MICROORGANISMOS IDENTIFICADOS:
    FLORA MISTA
    CONCLUSÃO:
    ASPECTO CITOLÓGICO DENTRO DOS LIMITES DA NORMALIDADE, NO MATERIAL EXAMINADO.
    DIAGNÓSTICO COMPLEMENTAR:
    ALTERAÇÕES CELULARES BENIGNAS REATIVAS OU REPARATIVAS:
    INFLAMATORIO ACENTUADO

    O senhor poderia me explicar melhor o que seria essa inflamação?

    • Alice:
      A inflamação pode ser resultante de diversos fatores, dentre eles o uso de DIU, alergia ao látex da camisinha, duchas ginecológicas, absorventes internos, reação imunológica por infecções mal-tratadas, mal-curadas que cronificaram, desodorantes íntimos e até alergia a tecido de calcinhas que pode provocar uma reação alérgia por irradiação e produzir uma inflamação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.