Infecção e alterações reativas

Alterações reativas nas células são normalmente inespecíficas e independentes do fator causal. A infecção é uma causa comum, mas a reação também segue o trauma e concomitantemente reparação tecidual.

No caso da cérvix o trauma inclui medidas terapêuticas tais como cauterização, diatermia e laser.

Alterações celulares específicas são também vistas as quais alguns casos indicarão o fator estimulador provável. Tais alterações são vistas após radioterapia ou quando drogas citotóxicas ou esteróides foram dados. Infecções por vírus também podem produzir alterações específicas nas células. Além disso, reconhecendo mudanças reativas, é freqüentemente possível identificar o agente infeccioso no esfregaço cervical.

Agentes infecciosos

51. Infecção bacteriana. A flora bacteriana normal consiste de lactobacilos extras foram vistos em 6. Neste campo há uma névoa coccacea densa a qual indica infecção bacteriana, mas a cultura é necessária para identificar o agente responsável. (X 33)

52. Infecção por Gardnerella: células alvo. Esses organismos eram originalmente classificados como Haemophilus vaginalis e foram reconhecidos como causadores de uma variedade específica de vaginites por Gardner e Dukes (1955). Foi mais tarde reclassificado como Corynebacterium vaginalis e agora referido como Gardnerella em tributo ao trabalho de Gardner. Em seu trabalho Gardner e Dukes descreveram células isoladas dispersas através do esfregaço, as quais tinham uma camada sobreposta de coco-bacilos. Estes foram chamados de “células alvo” e quando vistas no esfregaço indicam a presença de infecção por Gardnerella. Contudo, seria sensato confirmar por cultura, como um trabalho de Levison et al. (1979) e que sugere que a associação não é tão segura como foi indicada pelos autores iniciais. (X 160)

53. Grumos bacterianos. Bactérias podem apresentar-se como grumos densos, mas isto não é um achado específico e a cultura é necessária para identificar organismo causador. (X 160)

54. Trichomonas vaginalis. As tricomonas são uma das causas comuns de leucorréia e estão usualmente associados com infecção bacteriana mista, como visto neste campo. A reação à coloração, forma e tamanho destes microrganismos varia, mas neste exemplo eles aparecem como forma de pêras arredondadas com citoplasma cianófilo e núcleo claro, pequeno, alongado e excêntrico freqüentemente referidos como “olho de mongol”. Os flagelos não são vistos em material fixado álcool. (X 160)

55. Trichomonas vaginalis. Em grande aumento este campo mostra mão única tricomona com células intermediárias as quais apresentou um fino halo perinuclear com bordas borradas. Esta é uma reação inflamatória não específica que deve ser distinguida dos halos maiores com bordas bem definidas vistos na coilocitose (ver 127 e seguintes). (X 400)

56.Trichomonas vaginalis: padrão de células inflamatório. Uma tricomoníase é freqüentemente o associado com um padrão celular inflamatório no qual os polimorfos rodeiam as células dando uma aparência de “chumbo grosso” ou “bala de canhão”. Este aspecto tem sido descrito como específico para a infecção por Trichomonas, mas uma aparência similar revista no esfregaço de pós-radiação (113) e deveria ocorrer em algumas infecções bacteriana. (X 62)

57. Trichomonas vaginalis. Ocasionalmente a tricomona tem os grânulos vermelhos no citoplasma como visto no campo. O significado disto não é conhecido. (X 400)

58. Trichomonas vaginalis e Leptothrix. Tricomona são freqüentemente vistas com Leptothrix saprófitas. Neste campo o Leptothrix é visto como umas ramificações finais as quais apresentam-se como uma linha isolada. Eles devem ser diferenciados da Candida. (X 160)

59. Trichomonas vaginalis e herpes. Infecções múltiplas são comuns. Neste campo tricomonas com citoplasma e eosinófilo são vista junto com uma nuvem bacteriana e células mostrando alterações citoplasmáticas causadas pela infecção do vírus herpes (ver 121 e seguintes). (X 160)

60. Candida. Esta é uma infecção por fungos à qual é comum durante a gestação e em mulheres usando contraceptivo oral. Isto causam uma leucorréia espessa, branca, com aspecto de leite coalhado sendo referida coloquialmente como “sapinho”. No esfregaço cervical é preferível identificar ambos, esporos e hifas como o visto neste campo, antes de estabelecer o diagnóstico. A hifas como visto neste campo, são vistas segmentadas e se parecem com uma dupla “linha de trem”. Comparar com Leptothrix em 58. (X160)

61. Candida. Além dos esporos e hifas este campo mostra grupamento de células escamosas. Este pode alertar o escrutinador para procurar pela presença de Candida. (X160)

62. Candida. O grande aumento mostra a morfologia de esporos e hifas mais claramente. Para identificação precisa do tipo de fungo a cultura é necessária. O grupo Candida é achado mais comumente, assim alguns laboratórios usam esta terminologia. Outros preferem ser menos específicos e relatam “vistos esporos de fungos e hifas”. (X 400)

63. Actinomyces. Actinomyces são encontrados em esfregaços de mulheres usando um DIU (Gruppa et. al, 1976). Quando associado com dor pélvis e sangramento irregular poderia ser causa de doença inflamatória pélvica. Nestes casos o DIU é retirado para cultura confirmatória, mas na falta de sintomas é usual a notar o achado sem ação adicional. (X 400)

64. Actinomyces. Um outro exemplo, com borrão de coloração eosinofílica. (X 160)

65. Actinomyces. Confirmação por cultura é difícil a menos que o DIU possa ser removido e feito sua cultura. A aparência morfológica de fios periféricos estendendo de uma área central densa pode ser imitada por uma coleção de fragmentos de restos. Contudo estes são usualmente gram-negativos, enquanto os Actinomyces são Gram-positivos. Este esfregaço corado com Gram mostra uma reação positiva. Neste caso a presença de Actinomyces foi confirmada pela cultura. (coloração Gram, X 620)

66.Chlamydia. Um diagnóstico firme de Chlamydia deve ser feito por cultura (a qual é difícil) ou por resposta antígeno/anticorpo. Em esfregaços cervicais as características morfológicas que causam suspeita de Chlamydia incluem uma reação linfocitária similar à da cervicite folicular. Esta é a apresentação vista neste campo. Além disso, corpos elementares cocóides eosinofílicos livres são vistos no citoplasma finalmente vacuolizado das células infectadas e mais particularmente quando os corpúsculos de inclusão e estão moldados em vacúolos perinucleares. Esta característica não é vista neste exemplo, mas a presença de Chlamydia foi confirmada por imunofluorescência. (Grupta et al. 1979). (X 250)

[Voltar]

804 pensou em “Infecção e alterações reativas

  1. Na verdade eu quero fazer uma pergunta para o drº fiz um papanicolau e resultado foi o seguinte,alterações celulares benignas reativas ou reparativas: inflamação
    microbiologia : lactobacilos sp.
    obs gerais : células endocervicais muito reativas.
    por favor me diga alguma coisa pois ainda vai demorar para o meu retorno médico.obrigada!

    • Tatiana:
      Isso é apenas uma infecção, perfeitamente tratável e curável. Não é nada de grave, mas se não tratar, virará em corrimento com muito mau cheiro. Seu parceiro também terá que fazer o tratamento, senão ele te devolverá a encrenca na próxima relação sexual.

  2. Dr.:

    Fiz papanicolau e colposcopia para fins administrativos.
    O papanicolau deu classe II: Alterações celulares de natureza benigna, cervicite e metaplasia escamosa. Esfragaço apresenta-se mucoso – purulento. a reação inflamatória cervical é de grau moderado. Representação satisfatória da junção escamo colunar (jec), traduzindo amostra adequada para estudo oncológico. etc…
    Já na colposcopia deu colo com ectopia periorificial associada à zona de transformação e proliferação de vasos congestos. Ausência de zonas matrizes ou epitélio acetobranco. Teste de Schiller: Positivo. Cervicopatia inflamatório-reparativa.

    O Senhor poderia me esclarecer o que tenho, pois estou preocupada.

    Desde já, agradeço

    • Michele:
      Pelo esfregaço purulento, talvez alguma infecção. No mais, você só tem uma inflamação, comum às mulheres de vida sexual ativa. Leia nos outros comentários tudo o que já escrevi sobre inflamação/cervicite.

  3. Dr.fiz o papanicolau e o resultado foi este:
    Adequabilidade da amostra:satisfatoria.Representada pelo epitelio escamoso.
    Classificação Geral:alterações celulares benignas.
    Diagnostico Descritivo
    Tipos celulares:
    Descamação Dominante:Celulas intermediarias
    Celulas Endocervicais:Ausentes
    Celulas Endometriais:Ausentes
    Elementos Associados:
    Leucocitos:muitos
    Histiocitos:raros
    Hemacias:ausentes
    Microbiologia:candida sp.
    bacilos supracitoplasmaticos sugestivos de gardnerella vaginalis.
    Modificações Inflamatorias/reativas:discreta em celulas escamosas.
    Metaplasia Escamosa Imatura:ausente
    Atipias celulares:ausente
    Conclusão Geral:negativo para lesões intra-epiteliais ou malignidade.
    citologia inflamatoria.
    Dr.o que eu tenho é grave?

    • Aparecida:
      Você está bem. A única coisa que tem é, talvez, uma infecção oportunista, pois a gardnerella é uma bactéria que aparece quando há trichomonas ou outros parasitas no local. Afora isso, você não tem nada de grave, apenas a inflamação comum em mulheres de vida sexual ativa.

  4. Boa tarde Dr.
    Fiz uma trans e o resultado me deixou um pouco preocupada…o resultado diz que há uma imagem sugestiva de corpo luteo no ovario esquerdo…e ainda imagens multicisticas no cervix…
    Devo me preocupar??
    Ja o meu papanicolau deu o seguinte resultado:
    AVALIAÇÃO DE ESPECIME: Satisfatorio, ausencia de representação do jec zt
    AVALIAÇÃO HORMONAL: Preparado citologico trofico
    AVALIAÇÃO MICROBIOLOGICA: flora bacteriana mista
    ALTERAÇÕES CELULARES: componente leucocitario discreto
    CONCLUSAO: negativo para malignidade

    ESTÁ TUDO BEM???
    Obrigada…

    • Ju:
      Sossega! A imagem sugestiva de corpo lúteo no ovário esquerdo significa que você ovulou pouco antes do exame e multicistos no cérvix pode ser os ovos de Naboth, que não é doença, é apenas um aumento na densidade e na viscosidade da secreção das células. Está tudo bem.

  5. O resultado da minha colposcopia é:
    Adequabilidade do material Satisfatória
    Epitelios representados na amostra Escamoso Glandular
    Alteracoes celulares: benignas Inflamação
    Microbiologia: Bacilos
    Eescamosas: celulas atipicas de significado indeterminado Possivelmente não neoplásicas
    Observacoes gerais Halo Perinuclear. Cariomegalia,
    Dr., por favor, o que isso quer dizer?
    Obrigada.

    • Di Ferrer:
      Pelo resultado, você tem uma inflamação crônica, comum em mulheres com vida sexual ativa, mas é melhor voltar ao médico para ele repetir o exame, pois não ficou muito claro o halo perinuclear, que pode indicar alguma infecção ou alteração reativa, e a cariomegalia, que é aumento dos núcleos das células.

  6. Doutor, fui diagnosticada com uma colpite difusa leve.
    Fui ao ginecologista e ele receitou uma cauterização para mim.
    Gostaria de saber se este é mesmo o tratamento de praxe.

    Obrigada.

    • Conforme o que ele está vendo no seu colo, este deve ser o procedimento. Para te dizer qualquer coisa, é necessário um exame físico e isso o seu médico já fez e optou, pelo que encontrou, pela cauterização.

  7. olá queria saber a interpretação do meu exame de secreção vaginal no qual apareceu o seguinte

    exame microbiologico a fresco do conteudo cervico vaginal
    espécime diagnóstico: cérvico vaginal
    método: microscopia
    resultado…………. NEGATIVO

    exame microbiol bacterioscopico do conteudo cervico vaginal(gram)
    especie diagnostico:cérvico vaginal
    método: citologico com coloração de gram
    resultado…….. vários cocobacilos gram labeis semelhantes a gardnerella vaginalis.
    várias celulas epiteliais
    varios leucócitos

    Por favor me ajude .. tenho médico marcado mas queria saber logo oque tenho
    háa depois que fiz esse exame começei a ter fortes dores na vagina principalmente ao urinar e surgiu algo como aftas ao redor da vagina. fui ao hospital e o clinico geral disse qe podia ser herbs genital..

    resumindo tudo isso, o que será qe eu tenho???

    desde ja obrigada

  8. Sheila Nunes:
    Não se preocupe, pois o que você tem, inflamação, é comum a quase todas (99,9999999%) as mulheres com vida sexual ativa e até muitas virgens também tem. Se você não tem corrimento, a dupla bac&bac (gardnerella e mobiluncus) apareceram “de alegre” no seu esfregaço.

  9. Fiz preventivo e resultado foi o seguinte:
    Epitélios representados na amostra: Escamoso
    Alterações Celulares Benignas Reativas ou Reparativas: Inflamação
    Microbiologia: Cocos,Bacilos supracitoplasmático (Sugestivo de Gardnerella/mobiluncus).
    Levei para o ginecologista o exame,ele me perguntou se estava com corrimento de odor forte ou com coceira,respondi que não.Então,ele disse que não me passaria nenhum medicamento e que eu devo fazer novamente esse exame daqui 1 ano.Se não há o que tratar,porque deu esse resultado?Devo procurar outro médico???

  10. oi dr!
    fiz o preventivo e o resultado foi:
    adequalidade do material: satisfatória
    epitélios representados: escamoso, glandular, metaplásico
    alterações celulares reativas ou reparativas: inflamação
    microbiologia: bacilos supracitoplasmaticos (sigestivo e gardnerella/ mobiluncus
    negativo para neoplasia.
    flora bacteriana abundante. inumeros leucócitos e poucas hemácias
    estou preoupada, pois como minha consulta é pelo sus vai demorar 15 dias ainda
    por favor me responda
    obrigado

    • anelise:
      Você não tem nada de grave. Tem uma inflamação, comum e mulheres de vida sexual ativa, e talvez uma infecção, pois a presença de gardnerella e mobiluncus sugerem alguma infecção. Se você tem corrimento, mais provável ainda. Vá ao médico para tratá-la.

    • Sâmyla:
      Leptotrix é uma bactéria filamentosa oportunista. Ela indica que pode existir alguma contaminação. Não é grave, mas é um sinal que precisa ser investigado. Volte ao médico.

  11. dotor eu agradeço muito se puder me resp pois estou perdendo noites de sono pensano nisso seja qual for a resp quero que me fl pois faço exames de 6 em 6 meses

  12. boa noite dt fiz um ixame deu enframação lactobacilios sp oque é isso é serio é uma doença estrou muito preucupada me resp o mais rapido por favor tenho msn se puder me add agradeço tenho mais coisas a fl e esclarecer obrigado de sua ouvinte jussane de maringá pr

    • jussane:
      Calma, você não está doente. Inflamação é a coisa mais comum em mulheres de vida sexual ativa e não mata ninguém e lactobacilos são bactérias da flora normal da vagina, ou seja, é a turma da faxina que livra você de outros bichos. Eles estão aí porque a natureza os fez exatamente para isso: te proteger. Sossega.

  13. SERÁ QUE TEREI DE FAZER UM TRATAMENTO PARA ESTA INFRAMAÇÃO ANTES DE COLOCAR O DIU, OU NÃO ?

    OBRIGADA PELAS INFORMAÇOES. TENHA UMA ÓTIMA TARDE

  14. Dr por favor me ajude, tive um filho por parto cessaria á 3 meses, e fiz o papanicolau para poder colocar o DIU, e meu exame deu alteraçoes, esta escrito assim nele.
    ADEQUACAO DA AMOSTRA:
    SATISFATORIA.

    ***ELEMENTOS EPITELIAIS:
    CELULAS ESCAMOSAS, GLANDULARES E METAPLASICAS

    ***MICROFLORA:
    FLORA BACTERIANA BACILAR

    ***CONCLUSOES:
    CLASSE II DE PAPANICOLAOU
    ALTERACOES CELULARES BENIGNAS INFLAMATORIAS NAO ESPECIFICAS.

    Estou Com alguma doença…
    sera que com essas alteraçoes o médico colocara o Diu

  15. Muito obrigada Doutor. Ficarei sucegada sim, me deu até um animo a mais pra voltar pro segundo turno de trabalho agora, pois tinha ficado preocupada. Obrigada mesmo =)

  16. Que bom! Vou hj na médica.. mas qual seria o tratamento mais indicado? No papanicolau q fiz qdo o medico colocou uma soluçao apareceu uma mancha branca no meu colo uterino. Que foi por isso q ele disse q eu estava com hpv. mas nao tenho essas verrugas q se chamam condilomas.. e meu namorado fez exames e tá tudo bem com ele!

    • Jamylla:
      A mancha branca também pode ser de intensa metaplasia escamosa, que é normal. Cada método de diagnóstico tem suas falhas e seus falsos-positivos e falsos-negativos. A escolha do tratamento dependo do quadro que o médico vê. Nâo é possível eu te dizer algo à distância.

  17. Olá Doutor
    O resultado do meu exame aparece como: Há células epiteliais escamosas atípicas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas
    Microflora: bacilos de Dorderlein, mocrorganismos morfologicamente compatíveis com cocos/cocóides.
    O que isso quer dizer? Gostaria de entender. Muito obrigada.

    • Rafaela:
      Algumas vezes o esfregaço mostra células difíceis de serem interpretadas, mas isso se deve, basicamente, à forma como as células foram distendidas na lâmina e não a algum problema em si. Você tem, provavelmente, o que a maioria esmagadora das mulheres com vida sexual ativa e também muitas vírgens tem: inflamação. Sossega.

  18. Epitélio Estratificado: Células escamosas representam os estratos superficial e intermediário, com alterações celulares decorrentes do processo inflamatório.
    Canal cervical: Representado por numerosas células endocervicais e metaplásicas escamosas.
    Neutrófilos: moderados
    Macrófagos: moderados
    Células Endometriais: ausentes
    Hemácias: escassas
    Citólise: ausente

    Flora: Bacteriana mista
    Agentes Microbiológicos: não detectados
    Nível hormonal estimado: padrão normotrófico

    Conclusão: ALTERAÇÕES CELULARES BENIGNAS REATIVAS OU REPARATIVAS

    Dr. , meu médico disse que está tudo ok, está mesmo? posso ficr tranquila?

    • Tatiana:
      Você não está bem… Você está ótima! Seu médico está carregado de razão. Não há nada a se preocupar em seu resultado. A inflamação que aparece é comum em mulheres com vida sexual ativa e pode ser encontrada até em vírgens (vírgens também podem e devem fazer preventivo de câncer ginecológico). Leia mais nos comentários anteriores (mais de 300).

  19. Olá.. fiz meu preventivo. e o médico d cara disse q eu tava com hpv. perguntei qual procedimento e eledisse q só seria possivel tratar com cirurgia. Fiquei apavorada, Quando fui pegar o resultado deu esse laudo:
    Celulas esfoliadas:
    celulas escamosas superficiais
    celulas escamosas intermediarias
    celulas cilindricas endocervicais
    Elementos associados:
    leucocitos polimorfos nucleares – neutrofilos
    Microbiologia :
    flora cocos + bacilos
    conclusão:
    esfregaço inflamatorio com presença de areas purulentas. Flora mista.

    Tenho um corrimento branco e por vezes amarelado. frequente.

    Gostaria de saber se eu tenho algo mais que inflamacao. Por conselhor do meu namorado. Marquei consulta cm outro medico. para entao fazer o tratamento. Nao levei o resultado pro medico q disse q eu tava com hpv.
    desde já agradeço!

    • Jamylla:
      Você fez o correto: marcou outro médico, pois, pelo que você escreveu, não parece ter HPV aí, não. No papanicolau aparece coilocitose como um indicativo ou sugestivo forte de HPV e pelo que você escreveu, isso não apareceu no seu exame. As áreas purulentas combinam com a presença de neutrófilos e do corrimento, sendo indicativos de uma infecção por bactérias ou protozoários que, se tratado adequadamente, não oferece perigo algum.

  20. Olá Dr…fiz um preventivo a uns 4 mês e acusou candidiase, fiz o tratamento e acabou tudo certinho…tomava o anti Femiane só q parei de tomar, e a uns 4 dias mantive relação com meu namorado e usei a pilula do dia seguinte(Pilem),só q no dia seguinte da ingestão me iniciou um corrimento esverdiado em grande quantidade , sem odor e não sinto nada de diferente no local, só q esse corrimento está me assustando..ate q vem diminuindo, só q msm assim me assusta.Será q pode ser da Pilula do dia seguinte q é muito forte, ou alguma infecção, sendo q fiz preventido a pouquissimo tempo!
    Agradeço se o Dr puder me ajudar, estou muito preocupada!

    • kaká:
      isso é resultado de alteração hormonal. Você é sensível à ação de hormônios e não convém tomar muito este tipo de fármacos. Esse corrimento desaparecerá nos próximos dias, mas ele cumpriu um papel importante: te alertar para não abusar dos hormônios. Use camisinha.

  21. olá dr.fiz meu preventivo e liguei pro meu ginicologista, mas foi pra um congresso…gostaria que voce me explicasse!
    Alteraçoes celulares inflamatorias:esfregaço com alterações inflamatórias e células metaplásticas.
    Microflora:flora mista
    Alterações das células epiteliais:presença de células escamosas,com núcleos aumentando de volume e cromatina regular,sugerindo alterações reativas e reparativas.
    Citologia hormonal:eutrófico
    Comentarios:sugerimos novo esfregaço em 06 meses,com coleta seletiva endo e ectocervical para avaliação citológica.
    “dr…porque sugeriram esses dois exames no comentarios?Para que serve eles??
    Desde já obrigada pela atenção

    • Aline Bigliardi:
      Talvez porque a quantidade de material destas áreas não foi suficiente para facilitar o exame. Pelo que você escreveu, você só tem uma inflamação, que é comum em mulheres com vida sexual ativa e nunca matou ninguém. Sossega.

  22. Boa noite Dr. e muito obrigada fiquei com muito medo medo de ser HPV.Pois fui uma outra vez em uma ginecologista e ela me disse que eu estava com HPV porém não me entregou meu resultado nem me deixou ler. E anteriormente quando ela foi fazer minha prevenção senti que sangrou e ela disse que minha mentruação havia descido mas pelas minhas contas faltavam ainda mais de duas semanas, mas o sangramento parou no mesmo dia. gostaria de saber também se esse fato é cumum…desde já agradeço…

    • josi:
      Sangramentos em exames até são comuns, mas deve durar poucos minutos. Se você tem alguma dúvida quanto à conduta de sua médica, entre em contato com o CRM do seu estado e peça orientação. Eles te atenderão com o máximo de carinho e sem fazer corpo mole, pois a última edição do código de ética médica aumentou os direitos dos pacientes e os deveres dos médicos.

  23. Prezado Dr Antonini , conforme mencionado anteriormente tenho inflamação no colo do útero, sem a presença de bactérias e fungos , não fiz captura hibrida mas sei quenão tenho hpv, existe pomada (com vitamina) que possa tratar essa inflamação ?Muito grata desde já

    • Samantha:
      Não há um fármaco que acabe com esta inflamação, sendo por isso que ela se chama de reativa. Talvez você teve uma candidíase (monília, sapinho, flores-brancas, esse bicho recebe diversos nomes) na infância e que cronificou. A infecção já foi embora há muito tempo, mas o sistema imune tem memória, através de uma classe de linfócitos de memória que guardam antígenos contra um agente invasor por muito tempo e causam inflamações inespecíficas preventivas ao se ativarem contra algo que eles nem tem certeza do que se trata. Você pode se aprofundar nesse assunto lendo o livro Imunologia, de Roith, um dos melhores da área. Ainda, você pode ser alérgica a alguma coisa que você pode nem imaginar. Até um tecido de calcinha pode causar uma alergia a distância (do exterior para o interior). Inflamação não mata ninguém, senão a humanidade ja estaria extinta. Sossega menina. Converse com sua médica, pois se houvesse algo de grave nos seus resultado, pode ter certeza que a sua médica(o) já teria “soado o alarme”.

  24. oi fiz um papanicolau e constou q estou com intenso exudato neutrofílico e com avaliação hormonal prejudicada pela flora . por favor estou com alguma coisa seria estou tentando engravidar mai não consigo sera q e´por causa dessa coisa q acusou o exame …..
    obrigado

    • Tatiane:
      Tem cara de ser alguma infecção por bactérias. Isso não é grave, mas tem que tratar. Volte no médico para fazer o tratamento.

  25. Boa noite,fiz um exame preventivo e o resultado foi:
    descamação de celulas intermediarias e superficiais ora isoladas ora agrupadas. ausencia de celulas endocervicais e meteplasicas. moderada flora bacteriana não Doederlein.
    varios neutrofilos e histiocitos moderada quantidade de muco
    Pesquisa negativa para fungos.protozoarios e alterações virais.CONCLUSÂO esfrehaço trofico com cervite inespecifica de grau leve…. Gostaria de saber se é algo grave …abraços e obrigada

  26. fiz inúmeros exames, de sangue completo deu normal, ultrassom endovaginal deu normal, ultrassom mamas, normal
    papanicolau: inflamação intensa, ausencia de representação citologica escamolecular, flora bacilar, esfregaço tipo progesteronico, negativo para célula neoplásica, presença de citólise, alteração inflamatória acentuada
    exame de secreção vaginal , antibiograma
    negativo para candida e streptococcus do grupo B
    celulas epiteliais frequentes
    leucocito frequente
    cocos gram positivos raros
    bacilo doderlain frequente
    bacilo dfteroide ausente
    levedura ausente
    bacilo gram negativo raro
    coco bacilo grqam negativo ausnete
    diplococos gram negativos ausente
    tenho um corrimento amarelo sem cheiro frequente
    e pelo exame , estou com inflamação, mas como posso ter inflamação se nem bactéria e fungo eu tenho e pelo visto se tivesse virus teria sido detectado como por exemplo um hpv
    entao pq estou com inflamação se estou totalemente saudavel e nao tenho relações sexuais há 6 meses
    muito grata desde já

    • Samantha:
      Esse tipo de inflamação que você tem é o achado mais comum em mulheres de vida sexual ativa. Ela é reativa, ou seja, pode ter por causa o uso de camisinha (muita gente é alérgica à látex e não sabe), uso de desodorantes íntimos, absorventes íntimos. Pode também ser resposta imunológica condicionada por alguma infecção mal curada na infância. Calma. Isso é comum e não significa que você está doente. Leia os comentários anteriores. Neles cito centenas de exemplos.

  27. Ola fiz um exame oreventivo q no resultado vei assim :celulas intermediarias em predominio dispondo se em pequenos grupamentos.Diversas semi-lisadas.Alguns nucleos soltos e fraguimentos citoplasmatico.Notamos discreta citolise .Vacuolização citoplasmatica e celulas com halo perinuclear.Numeroso leococitos,raras hemacias,rarissimos histiocitos o q pode ser ?é algo grave? obrigada pela atenção

  28. Boa noite Dr.!!!
    Há uma semana fiz o Papa Nicolau e a conclusão foi o seguinte: Amostra satisfatória. Alterações celulares benigna associada a inflamação. Flora: Cocoide com Tricomona Vaginalis.
    Por favor gostaria que me explicasse o que significa, principalmente essa ultima parte.

    Obrigada!!!!!

    • Ana Cristina:
      Trichomonas vaginalis é um protoziário parasita que infesta a vagina e causa um tipo de corrimento. Dê uma olhada aqui. Tem uma figura de uma vaginite por tricomonas em criança, e uma tabela com os tipos de corrimentos e seus significados. Embora não seja grave, tem que ser tratado para não cronificar.

  29. Olá Dr, não gosto de esclarecer essas coisas via internet, mas minha consulta é só na terça e estou semi-surtando aqui, rs..
    Fiz um preventivo em Abril deste ano que indicou: lesão em célula escamosa intra-epitelial de baixo grau. Nota: as células etípicas estão presentes nas trÊs amostras. (vaginal/ectocervical/endocervical), mas depois desse período fiquei sem ir à minha ginecologista, apresentei um corrimento e acabei recorrendo à outra médica, pois a minha nunca tem disponibilidade.. o resultado do preventivo, de julho, desta vez, foi: flora sugestiva para gardnerella, alterações celulares benignas reativas ou reparativas, inflamatório acentuado, metaplasia imatura com alterações de reparação..

    Só que voltei na primeira médica, que pediu uma captura híbrida e deu carga viral muito alga para hpv tipo 16 e hpv tipo 39 e carga viral alta para hpv 45, vou fazer uma biópsia na terça para melhores conclusões..

    Minhas dúvidas são.. qual o prognóstico dessa infecção? Quais os tratamentos? Nunca tive verrugas.. estou com o mesmo parceiro há 9 meses, foi com ele que contraí a doença ou ela já podia ser pré-existente? Pois meus exames anteriores nunca deram esas alterações.. e meu aprceiro esteve com umas feridas, foi a 2 urologistas que disseram ser cândida e só agora, mais de um mês depois, ele está apresentando sinais de melhora, com vários comprimidos de fluconazol, compressas de água boricada e canesten..

    MTO obrigada desde já

    • Juliana Mendes:
      O que você tem ainda não merece um surto. Calma. Deu HPV, deu… Se toda infestação por HPV virasse em câncer e matasse, não existiria mais mulheres na face da terra e a humanidade já estaria extinta há milênios, pois mulheres e HPV convivem desde o gênesis, assim como humanidade e sarampo, gripe, catapora, etc. Não se esqueça que você tem um sistema imunológico, o seu guardião invisível e se apareceram reações visíveis nos seus exames, significa que ele está trabalhando “adoidadamente” para te livrar do bicho. Se o seu parceiro, apesar da dificuldade, se curou com fluconazol, é porque era cândida mesmo. Talvez uma variante mais resistente ao fluconazol e mais difícil de matar. Existem diversos fármacos antivirais indicados no tratamento do HPV e de acordo com os resultados dos exames, sua médica escolherá o que melhor se adeque ao seu caso. Não se estresse, pois o medo, a ansiedade e a depressão são os maiores causadores de câncer e não os vírus.

  30. ola, boa tarde,
    estou com uma dúvida que me deixou muito preocupada, meus exames do papanicolau deu o seguinte resultado:
    avaliacao microbiologica: lactobacillus sp
    diagnostico descritivo: alteracao celulares benignas;proceso inflamatorio
    correspondente a classe II de papanicolau.
    o que isso significa?

  31. Olá Dr. eu fiz recentimente o papa nicolau e não levei ainda para a minha médica mas vi o seguinte resultado.
    Padrão citologico inflamatorio. é grave ? me responda por favor. Obrigada

    • Vera:
      Não é grave, é o achado mais comum em mulheres de vida sexual ativa. Leia nos comentários anteriores e também nos comentários do tópico Metaplasia escamosa, as respostas às mesmas dúvidas suas.

  32. Meu papanicolau deu leucocitos raros,hemacias ausentes, microbiologia bacilos supracitoplasmáticos.

    Estou preocupada não sei oq é isso.

    Boa Noite,

    ana

  33. Boa tarde !! Dr.

    Fiz o Papanicolau e estou preocupada pq so tenho retorno daqui 1 mes se o sr. pudesse me esclarecer ficaria muito grata .

    Diagnostico : alteração reativas benignas em celulas escamosa .

    Flora Microbiologica: bacilos e cocos

    Avaliação Citohormonal : avaliação citohormonal prejdicada pelas alteração reativas

    Conclusão : Classe II de Papanicolau

    Agradeço atenção

    • Patricia:
      Você tem uma inflamação, o achado mais comum em mulheres de vida sexual ativa. Acalme-se que se isso fosse grave ou tivesse um mínimo grau de risco, a humanidade já teria se extinguido, pois desde o gênesis as mulheres tem inflamação.

  34. Dr. Bom dia!

    Fiz o exame: BACTERIOSCOPIA

    e o RESULTADO foi:

    MICROBIOTA DESENVOLVIDA, MISTA, COM PREDOMÍNIO DE BACILOS GRAM POSITIVO COM MORFOLOGIA SUGESTIVA DE LACTOBACILOS.

    Gostaria muito que o Sr. me esclarecesse.

    Obrigada.

    • Carila:
      A bacterioscopia que você fez só diz a forma e a reação tintorial do “bicho”. Não dá para dizer se é flora normal ou se é infecção. Converse com seu médico.

  35. Olá Dr.

    Fiz a COLPOCITOLOGIA ONCÓTICA e o resultado foi o seguinte:

    TIPO DA AMOSTRA: convencional.
    ADEQUABILIDADE DA AMOSTRA: satisfatória
    EPITÉLIOS REPRESENTATIVOS: escamoso e glandular.
    DIAGNÓSTICOS DESCRITIVOS: inflamação
    MICROBIOLOGIA: lactobacillus sp
    Bacilus curtos

    Fiquei preocupada com a inflamação no resultado, minha consulta é só em setembro, posso esperar ou devo pedir pra antecipar a consulta p iniciar o tratamento p inflamação?

  36. Doutor, tenho uma duvida, a 2 anos atras fiz um preventivo, e logo em seguida uma biopsia pois acusou NIC II, entao fiz o CAF, e nesse tempo me separei, e estava normal minha saude.. Agora, depois de dois anos voltei com meu marido, e tivemos relaçoes sem preservativo, voltei a ter muita coceiras, ardor, e MUITO corrimento amarelo esverdiado, sem odor, coloquei ele na parede, e ele me disse que nao fez o tratamento dele.. Pode ter voltado tudo isso? Na cidade que estou morando nao tem medicos bons, e pelo sus, o exame ficaria pronto somente em novembro, devo ir ate minha cidade natal consultar com o medico que me tratou nesse tempo?
    Obrigada

    • Lee:
      é melhor você procurar o seu antigo médico e levar o seu marido “amarrado pelo pescoço” para também se tratar, pois senão você nunca se livrará desses problemas e ele, ainda, poderá ter sérios problemas de próstata daqui alguns anos, podendo até chegar a câncer de próstata. A grande vantagem da mulher é que as alterações são descobertas facilmente e a mulher procura tratamento, enquanto o homem, pelo seu natural machismo e por não ter sintomas, acaba tendo problemas bem mais sérios que as mulheres. Só estou respondendo agora porque sua mensagem caiu na malha fina do servidor que pensou ser um spam.

  37. carla:
    Pode ser apenas da inflamação. Nem sempre a presença de halos perinucleares tem significado diagnóstico. Pode ser uma condição passageira. Volte ao médico na data que ele marcou para nova consulta.

  38. Ola Drº meu papanicolau deu: células superficiais e intermediárias com predomínio de superfícies por vezes cariopenótica; com aspecto inflamatório exibindo alterações morfológicas tais como; Raros; halos peri nuclear, flora de bacilo de doederlin, escassa Raros leucócitos.
    conclusão: negativo para malignidade
    inflamatório inespecífico discreto.
    estou PREOCUPADA, será algo com HPV ? ou herpes? e o que pode ser ? .

  39. Boa Tarde doutor fiz um exame normal de rotina de papanicolau e mais uma ultrassom transvaginal bem tive um aborto espontaneo um pouco antes deste aborto estava sofrendo de um corrimento seguido de coceras horivel apos isto fui ao medico que me passou o papa q deu o seguinte resulto.
    avaliação da amostra satisfatoria para avaliaçao diagnostica
    microbiologia flora bacilar
    avaliação hormona avaliação prejudicada devido a alteraçoes inflamatorias.

    diagnostico negativo para celulas neoplasicas. Presença de alterações celulares reativas ou reparativas em celulas metaplasicas.

    e de acordo com o trabalho cientifico nacionais e internacionais o exame apresenta sensibilidade de ate 76%¨e especificidade de ate 91%. Laudo conforme nomenclatuura da sociedade Brasileira de Citologia.

    este foi meu exame posso estar com algo muito grave? pois o corrimento persiste e a coceras vao e vem e cada vez piores.
    obrigada

    • jack:
      Não tem cara de ter nada de grave no seu exame. Será que você não tem um candidíase cronificada ou alergia a tecidos ou sabonetes? Pode ser um processo alérgico severo. Volte ao seu médico e pergunte a ele se não é conveniente consultar um dermatologista.

  40. Fiz ezame de urina e saiu: celulas de descamacao em abundancai, filamento de muco, 4-5 leucocitos por campo e presenca de trichomonas vaginalis.
    Foi passado Cecnidazol e pumada Metronidrazol. Eu e meu marido tomando, correto?

  41. Pois bem, uma semana antes de fazer a coleta pro exame eu tive cistite e tomei um antibiotico e um outro remedio para eliminar a urina. Sera que essa inflamacao pode ser a cistite que nao esta curada ou por conta dos remedios que tomei?
    A clinica disse que se houvesse alguma alteracao me ligariam, mas nao entraram em contato.
    Obrigada.

    • Eduarda:
      A cistite não interfere no exame, nem mesmo o antibiótico que você tomou fará qualquer diferença no resultado. Se não te ligaram é porque não houve nenhuma alteração significativa no seu resultado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.