PSA – Antígeno Prostático Específico

Antígeno Prostático Específico não é uma prova sorológica muito precisa para câncer de próstata, pois a sensibilidade e especificidade não são muito boas, especialmente na faixa intermediária entre 4,1 a 10,0 ng/mL.

1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento da análise automatizada de P.S.A. e o resultado de rotina usando o soro do P.S.A. é particularmente responsável para o recente aumento no diagnóstico de câncer de próstata.

Embora ainda não tenha sido aprovado pelo F.D.A. para o diagnóstico do câncer de próstata, o P.S.A. está sendo amplamente usado como uma modalidade de diagnóstico e a Sociedade Americana de Câncer e Associação Urológica Americana têm recomendado o uso anual da determinação de rotina do P.S.A.

O P.S.A. é usado não somente para o diagnóstico de homens assintomáticos para câncer de próstata, mas também para monitorar os resultados de cirurgias essenciais, terapia de radiação, de privação de andrógenos e tratamento do câncer refratário de próstata.

Diante deste cenário clínico, a eficácia da terapia pode ser exatamente monitorada pela mudança na superfície do soro do P.S.A., advindo de valor pré-terapêutico. Em adição, o P.S.A. tem mostrado valor prognóstico precedendo o resultado de cirurgia essencial e terapia de radiação.

Apesar da sua utilidade, o uso do P.S.A. permanece controverso. Em todas as aplicações, incluindo a sua significância depois de cirurgia essencial, onde sua força supõe-se seria de maneira nenhuma controversa, há discordâncias em como o P.S.A. poderia ser usado e interpretado. O uso e a interpretação do soro P.S.A. permanece controverso porque o P.S.A. não é um marcador de células cancerosas da próstata, e sim um marcador de células epiteliais da próstata. Portanto, carece de especificidade.

O P.S.A. pode estar aumentado no soro devido a algum estado patológico que induzirá a saída do P.S.A. até o soro. Esses estados incluem prostatites crônica e aguda, comumente associadas com hiperplasia prostática benigna (HPB), obstrução ductal comumente vista em HPB e em algumas manipulações cirúrgicas da próstata, incluindo biópsia, ressecção e examinação vigorosa. O P.S.A. no soro pode estar diminuído por algum fenômeno que inibe a função celular normal.

A produção do P.S.A. está sob controle andrógeno (testosterona, dihidrotestosterona, receptores de andrógeno) e, alguma perturbação de seu mecanismo regulatório, pode escurecer a superfície do soro de P.S.A.

Alguns fatores são capazes de afetar a regulação andrógena, incluindo absorção de estrógenos, terapia farmacológica (inibidores da 5-a-redutase, inibidores competitivos de receptores de andrógenos e inibidores de hormônio luteinizante) e disfunção testicular de envelhecimento. Em adição, transformação maligna pode diminuir a produção de P.S.A. Como células diferenciadas, suas habilidades para produzir proteínas responsáveis por funções normais das células podem diminuir. Esta observação é verdadeira para câncer de próstata, a qual pode demonstrar somente fraca coloração imunohistoquímica positiva para P.S.A.

Por estas razões, o soro do P.S.A. é um imperfeito marcador de tumor e, ainda assim, é provavelmente o melhor marcador de tumor que conhecemos. Uma das maiores limitações da interpretação do P.S.A. ocorre secundariamente para a contribuição variável da hiperplasia prostática benigna para a superfície do soro. Em geral, câncer é incomum à região normal do soro (i.e. £ 40 ng/mL) e comum a regiões abaixo de 10,0 ng/mL. É entre 4,1 e 10,0 ng/mL que hiperplasia prostática benigna e câncer de próstata coexistem, mas com uma incidência de aproximadamente 80-85% e 15-20%, respectivamente.

A aplicação final do P.S.A. é em determinar que epitélio na próstata não é de tipo prostático. Isto se tem demonstrado recentemente ser de grande utilidade prática em confirmar o diagnóstico de duas proliferações não neoplásicas que poderia envolver próstata e ser confundida com adenocarcinoma prostático, especificamente adenoma nefrogênico da uretra e hiperplasia mesonéfrica.

Embora estes diagnósticos sejam inicialmente suspeitados na examinação do esfregaço da hematoxilina-eosina, é proveitoso na base confirmatória do desempenho da coloração para P.S.A., porque quando negativos, eles suportam o diagnóstico do adenoma nefrogênico. De maneira similar, foi recentemente documentado que hiperplasia mesonéfrica envolveria a próstata e poderia levar a erro no diagnóstico de adenocarcinoma prostático. Embora, novamente o diagnóstico é suspeitado na base de rotineiros esfregaços coloridos, colorações negativas do epitélio linear dos túbulos mesonéfricos para P.S.A. jogam uma parte na confirmação do diagnóstico.

2. DIAGNÓSTICO LABORATORIAL

2.1. Método 1 – Pesquisa Imunológica do P.S.A. no Soro:

O P.S.A. é uma proteína com atividade enzimática e é encontrado no soro de duas formas: na forma livre e complexado com anti-proteases.

Quando elevadas concentrações de P.S.A. são encontradas no soro, há possibilidade de hipertrofia prostática e/ou câncer de próstata. No soro, a atividade proteolítica do P.S.A. é inibida pela a-1-quimiotripsina, a-2-macroglobulina e outras proteínas de fase aguda.

É secretado pelas células epiteliais das glândulas hepáticas. A a-1-quimiotripsina é a maior forma de complexação do P.S.A., cuja forma livre é a menor fração no soro.

A padronização dos imunoensaios do P.S.A. é necessária. Os benefícios dessa padronização são os seguintes:

– os resultados serão uniformes e permitirão que pacientes sejam “testados” por diferentes ensaios e laboratórios.

– pesquisa significativa em câncer de próstata pode ser utillizada por permitir a comparação de dados clínicos e estudos clínicos com o uso de diferentres ensaios de P.S.A.

Muitos fatores contribuem para os problemas de padronização, dentre os quais estão os seguintes:

– P.S.A. isoformas usadas para produzir anticorpos anti-P.S.A.

– reatividade específica dos anticorpos. Os anti-P.S.A. podem possuir diferentes reatividades e afinidades pelas várias formas de P.S.A. livre ou complexadas.

Resultado:

A concentração de P.S.A. é diretamente proporcional à do anticorpo anti-P.S.A. usado.

Câncer de próstata é incomum à região normal do soro, ou seja, £ 40 ng/mL.

Valores entre 4,1 e 10,0 ng/mL, coexistem hiperplasia prostática benigna (80 – 85%) e câncer de próstata (15 – 20%).

2.2. Método 2 – Formação de Manchados Imunohistoquímicos para P.S.A.:

Técnica:

Pedaços de epitélio de próstata colocados em uma lâmina, formam manchados em presença de anticorpos anti-P.S.A., devido a reação deste com o P.S.A., coloridos por hematoxilina-eosina.

Resultado:

Quando há formação de manchados coloridos no epitélio, a reação indica que as células retiradas da próstata são da próstata, levantando a hipótese de diagnóstico de câncer prostático, descartando hipóteses de neoplasias que envolvem a próstata, adenoma nefrogênico da uretra e hiperplasia mesonéfrica.

Essa técnica serve, portanto, para diferenciar câncer de próstata dessas outras neoplasias envolvendo a próstata.

Observação:

Para diagnóstico de câncer de próstata, esse método não é específico, uma vez que P.S.A. é marcador do epitélio de próstata e não da glândula em si. Além disso, quando se trata de câncer de próstata, a reação é fraca, devido a alterações de síntese de proteínas pelas células malignas, podendo haver um falso-negativo.

Valores de referência

Os resultados do teste de PSA referem o nível de PSA detectado no sangue. Os resultados são referidos em nanograma por mililitro (ng/ml) no sangue. As referências são as seguintes:

  • 0 a 2,5 ng/ml é considerado um valor baixo
  • 2.6 a 9,9 ng/ml é considerado um valor ligeiro a moderado
  • 10 a 19,9 ng/ml é considerado um valor moderadamente elevado
  • 20 ng/ml ou mais é considerado um valor significativamente elevado

Não há um valor específico para se dizer que um nível de PSA é normal ou anormal. Contudo, quanto maior o nível de PSA, maior é a probabilidade de cancro estar presente. Vários factores podem causar a flutuação de níveis de PSA. Quando os níveis de PSA sobem com o tempo, outros testes poderão ser necessários.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. COHIN, R. et al. Diagnostic imunopathology. 2.ed. New York: Rawen Press,

1994. 2600 p.


Copyright © por Vladimir Antonini Todos os direitos reservados.

[Voltar]

464 pensou em “PSA – Antígeno Prostático Específico

  1. Gostaria a gentileza de informar-me se com o resultado de PSA. de 0,31 ng-ml, posso me submeter a tratamento de testosterona, contando atualmente com 72 anos de idade, sem risco.

  2. Doutor, em abril último mandei a seguinte mensagem ao sr:
    Tenho 42 anos(43 em agosto) e faço PSA há dois anos, meu pai faleceu de AVC, não conheço casos de câncer de próstata na família, e os resultados dos exames de antígeno próstáticxo específico são:

    2009- 1,510 ng/ml
    2010- 1,616 ng/ml
    2011(semana passada) – 2,39ng/ml.

    Há um mês estou tomando semanalmente(terminou hoje) um remédio (fluconazol) para candidíase, além de diariamente passar uma pomada receitada pelo médico. meui exame de urina deu numerosas bactérias.
    Será por isso que houve esse aumento de 0,73ng/ml?

    Fui ao urologista, que solicitou que refizesse os exames, além de cultura de urina e antibiograma.
    Fiz o exame em outro laboratório, e os resultados do PSA e PSA Livre foram:
    PSA Total: 2,2 ng/mL

    PSA Livre: 0,36 ng/mL

    Relacao PSA livre/PSA total: 0,17

    Vou aguardar o antibiograma e cultura da urina e retornar ao médico, mas pode me antecipar alguma coisa em relação ao resultado.
    Obrigado, doutor!!

    • Esqueci de mencionar: não sinto nada, dores em absoluto, nem desconforto. Sou motociclista e apenas percebi no último ano, um gotejamento maior no finalzinho do ato de urinar.

      • Motociclistas, caveleiros, ciclistas, “sentatistas” (homens que ficam muito tempo sentados durante o dia) são fortes candidatos a resultados alterados de PSA por compressão ou agressão da próstata e isso não tem muito significado patológico.

  3. Dr Vladimir,
    Todos os parâmetros para análise
    do PSA Sérico são baseados em dados estatísticos, por que os médicos analisam o valor fornecido pelos laboratórios como os mesmos tivessem erro 0, por exemplo o PSA 4,4 ng/ml, esse valor pode situar no intervalo de 3,7 a 5,2, a depender do grau de incerteza.O colega meu fez PSA em dois laboratórios diferentes, um em um dia e o outro no dia seguinte,
    valores obtidos`PSA 1,63 e no outro 2,15 ng/ml, isto é , 33% de diferença , caso fosse no limite de corte ( 4 ng/ml), isto é 4 e 5,2ng/ml, os procedimentos se os mesmos fossem levados em médicos diferntes não seriam os mesmos, podendo a biópsia ser indicada de maneira desnecessária. O que o Senhor acha sobre o exemplo, acima mencionados?
    Grato pela atenção
    Tarquinio

    • É justamente por isso que eu sempre digo que vale mais o achado clínico e uma boa anamnese do que o resultado do PSA. O PSA é específico da próstata, não é conclusivo para diagnóstico.

  4. ola Doutor o resultado do esame do meu marido,antigeno prostatico resultado 0,46 ngml sensibilidade do metodo 0,03ngml ele tem 48 anos é normal o resultado

  5. Dr Vladimir,

    Quando tinha 42 anos pela primeira vez deu 3,5 , após 12 anos, isto é , hoje com 54 anos, o valor é de 4,08.Isso é normal. TR normal, ultrasonografia normal. Jato urinário normal, porém a próstata dá um volume de 35centímetro cúbico.Alguma malignoidade escondida?
    Abs,

  6. Dr Vladimir,boa noite. Primeiramente parabéns pelo site e boa vontade em responder a pergunta de todos. Tenho 39 anos e fiz um exame de sangue. Notei que meu PSA (Antígeno Prostático Especifico) ficou em 2,31 bg/ml. Fiquei um pouco assustado, pois no exame deu um valor de referncia de 1,50 Ng/ml até 40 anos. Notei também que as Hemácias da Urina estavam em 358.000(trezentos e cinqüenta e oito mil).
    Posso encomendar o caixão?!

    • Com este resultado você pode encomendar o caixão para daqui uns 500 (quinhentos) anos. Calma, homem! Aqui no hospital onde trabalho consideramos resultados até 4,0 como dentro dos limites. A presença de hemácias na urina pode ser de algum processo renal e não prostático. Volte ao médico e converse com ele se não é prudente consultar um nefrologista.

  7. Dr Vladimir,
    Quando tinha 43 anos fiz o prmeiro PSA, resultando no valor de 3,59, após 02 anos e 4 mese o mesmo subiu para
    3,89, após 03 anos para 4,59, tinha 51anos. hoje com 53 anos , fiz o último exame períodico da emoresa em 30/1/2010 e resultou num valor de 4,17.Fiz já três TR e deram normais, assim como Ultra-sanografia da Próstata( pelo abdômen).Não sinto nada , urino normal, forte e filete grosso, porém minha próstata cresceu e hoje apresenta um valor de 35 centímetro cúbicos.PSA livre/ total igual a 24%.Preciso fazer biópsa?
    Antecipadamente grato pela atenção.
    Rafael

    • Só seu médico é quem pode avaliar a necessidade de biopsia. Se você trabalha sentado o tempo todo, os valores de PSA tendem a subir.

  8. Fiz uma biópsia na próstata há 15 dias e deu tumor maligno bem no início. Masturbei 2 vezes e saiu um pouco de sangue junto com o esperma as duas vezes. É normal ou já é da doença. Vou fazer a cirurgia para a retirada da próstata dia 30. Com a retirada posso ficar curado? Posso ficar impotente.Desde já agradeço.

  9. Por gentileza me informem sobre meu resultado de psa:
    psa total 0,49 (acho que é normal)
    psa livre 0,10 (acho que é normal), porém
    a relação entre psa livre e total deu (20,4%) ( isso é normal?), tenho 44 anos

  10. Tenho 39 anos e fui surpreendido com um PSA Total de 10 ng/ml. PSA livre 1.48ng/ml e PSA Livre/Total de 0.14.Repeti o exame 10 dias depois e deu PSA total :8.30 ng/ml. PSA livre 1.16 ng/ml e relação livre/total 13.98.

    Muito preucupado procurei o Urologista de meu pai que já teve HPB(62 anos).Após o toque e análise dos sintomas ele informou que a chance é de 99% para prostatite.Prescreveu Cipro 500mg por 14 dias, requisitou um novo PSA para junho para depois retornar para avaliarmos a situação.
    Saliento que considero meu fluxo de urina normal, mas durante o toque incomodou muito e psassei uns quatro dias muito dolorido na uretra, bexiga, testículos e períneo o que me fez tomar analgésicos.
    Estou ansioso para o dia do retorno.O sr poderia me dar uma opinião.
    Obs:em 2009 fiz o PSA Total e o mesmo deu 0.40 ng/ml

    • Pode ser prostatite, mesmo. Quanto ao quadro dolorido, alguns pacientes tem mais sensibilidade que outros e por isso, fica mais dolorido no pós-procedimento. Outra coisa que pode ser e que pode ter provocado a prostatite é movimentos bruscos como cavalgar, andar de bicicleta, motocicleta, ficar muito tempo sentado em cadeiras duras e em posições desconfortávies que forcem o períno contra o assento… É por aí. Nem tudo é culpa da próstata. Noventa e nove por cento é culpa do dono da próstata devido a má postura ou maus hábitos.

  11. VALE SALIENTAR QUE OS EXAMES FORAM FEITOS EM LABORATORIOS RENOMADOS E COM DIFERENÇA DE MAIS OU MENOS UMA HORA DE UMA PARA O OUTRO. MESMO DIA

  12. VALE SALIENTAR QUE IS EXAMES FORAM FEITOS NO MESMO DIA E COM DIRENÇA DE MAIS OU MENOS UMA HORA DE UM PARA O OUTRO. (LABORATORIOS RENOMADOS)

  13. Dr. AJUDE-ME NESTE DILEMA…

    IDADE: 68 ANOS
    LAB 1: PSA TOTAL=4,40; PSA LIVRE=0,36; PSA LIVRE/PSA TOTAL=8% (MET:Eletroquimioluminometrico)

    LBA 2: PSA TOTAL=3,63; PSA LIVRE=0,41; PSA LIVRE/PSA TITAL=11,3%( met: Imunoifluorimetrico)

    COMO ESTÁ MINHA SITUAÇÃO?

    • Você está até bem. Pode ser uma inocente HPB, mas vá a um terceiro laboratório para tirar uma média. O método usado nos dois foi o mesmo, apenas usaram nomes diferentes. A diferença pode ser devido a calibração de aparelhos.

    • Está um pouco alterado, mas está em uma faixa onde o resultado é inespecífico. Volte ao médico para fazer um bom exame físico e exame de imagem, pois este resultado de PSA não é conclusivo.

  14. Tenho 59 anos e o resultado do meu psa foi 5,98 e o psa livre 0,51 a minha preocupação é que a cada ano esses resultados vêm aumentando, em maio/2009, 4,33 – setembro/2009, 3,94 – junho/2010, 4,69 e maio/2011, 5,98, gostaria de saber se o meu caso é considerado de risco.

    • O PSA não é um exame conclusivo para diagnóstico de problemas da próstata, apesar dele ser específico. Volte ao médico para fazer um bom exame físico e exame de imagem, pois o PSA isolado não serve como diagnóstico. O seu caso pode ser uma simples HPB – hipertrofia prostática benigna, ou ainda, resultado de agressão à próstata por práticas de esportes como hipismo, ciclismo, motociclismo, bem como passar muito tempo sentado também agride a próstata.

    • O PSA não serve como ferramenta de diagnóstico conclusivo, apenas com o exame clínico e de imagem se pode dizer alguma coisa. A última palavra só pode ser dada após estes três exames, nunca usando apenas o PSA como parâmetro.

  15. Dr. Boa Noite; em primeiro lugar; PARABENS PELO TRABALHO…Meu pai tem 68 anos e fez exame PSA e o resultado foi 4.49 ng/mL; ele levou o resultado p/ o médico e o mesmo não fez o toque e já solicitou direto uma biopsia. Fiquei muito preocupado, porque o médico nao fez o toque? O valor do psa esta alto? È preocupante?????
    Fico no aguardo e desde já lhe agradeço!
    Obrigado!
    Roberto

    • Roberto:
      O resultado do PSA, isoladamente, não serve como diagnóstico definitivo de patologias da próstata. Serve apenas como um preditivo de problema. Quanto ao médico ter pedido a biopsia sem fazer o toque, depende da interpretação clínica dos sintomas que seu pai relatou.

  16. Bom dia, Dr. Vladimir,
    Estou com 72 anos, fiz em 18/04/2011 Antigeno prostático especifico (PSA)
    resultado………………….5,45

    Antigeno Prostatático Especifico livre
    resultado……………….1,46
    Gostaria que VS. comentasse, por favor fico no aguardo agradeço pela atenção

    • Benedito:
      O PSA é específico para próstata, mas não é conclusivo no diagnóstico e seus valores podem sofrer grandes variações sem que isto tenha algum significado patológico ou fisiológico. Aoenas uma boa anamnese, um exame físico (toque) bem feito e uma utrassonografia/ecografia é que podem elucidar um diagnóstico. Vá ao seu médico para fazer todos os exames necessários. A única observação possível é que na faixa entre 4 e 10ng/dl sensibilidade do método é muito ruim e os resultados não são confiáveis e por isso os dados clínicos são mais importantes.

  17. Oi boa noite,
    gostaria de mais esclarecimentos doutor…
    meu marido há mais de 06 meses,fez PSA total resultando em 6,00
    agora fez o exame e Psa aparece com 10,440. Ele tem 68 anos,fumante,à noite urina depois que deita umas 04 vezes, e saem gotas.Não tem jatos fortes.As vezes reclama de uma ardencia.Pr favor me ajude!!!

    • Glauce:
      pode ser uma hipertrofia prostática benigna – HPB, que não é grave, mas precisa fazer mais exames. Mande ele ao médico.

  18. Em 2007 meu PSA foi 0,83 em 2009 foi 0,89 2011 foi 2,89 e um mês depois em 2011 2,98.Tenho 48 anos.Esse aumento exagerado da taxa do PSA é normal? Relação PSA livre/total está 11,34%
    O médico fez o exame do toque e deu normal Mas pediu biópsia, estou receoso de fazer e agravar mais a situação, já que a próstata está pequena. Pode inflamar? Se for distúrbio orgânico inespecífico é algo grave?

    • Existe algo que aumental o PSA: solavancos causados por movimentos bruscos. Joqueis, corredores, e outros esportistas que praticam esportes que agridem muito o corpo, bem como pessoas que ficam muito tempo sentadas, tem aumento de PSA e isso não é grave. Quanto a biopsia, que se sabe, não causa nenhum problema posterior.

  19. Meu pai fez o exame de Próstata e os valores Foram PSA Total 2.980, PSA Livre 0,338 e a Relação PSA livre/total 11,34 e o toque deu normal. Ele tem 48 anos.Jato de urina normal. Estou preocupada.

    • Marlene:
      PSA é específico para próstata, mas não é conclusivo. Se ele não tem sintomas clínicos, a taxa elevada de PSA pode se dever a algum erro de laboratório ou então a algum distúrbio organico inespecífico. Mande ele voltar ao médico e refazer o exame.

  20. Meu api fez 48 sessões de radioterapia e o PSA baixou para 2. Depois de 4 meses o PSA foi para 5 e agora foi para 11. O que está acontecendo? Apesar disso ele está melhor, o apetite voltou, está dormindo melhor e não vai ao banheiro com tanta frequencia como nos tempos da radioterapia.

      • Boa noite, Doutor

        Em 30/10/10 fiz uma cirurgia aberta para redução da próstata. Em dezembro fiz um exame o o meu PSA foi de 0,42. Fiz novo exame em 18/04/11 e o resultado foi 0.82. Esse aumento, em curto espaço de tempo, é normal?

        • Acrísio:
          essas variações de valores pode ser causada por diferentes calibrações nos aparelhos usados para fazer o exame. Seus valores estão dentro dos limites.

  21. Olá Dr.
    Meu pai esta com 64 anos os resultados dos dois ultimos PSA
    são de 08/2010- PSA 1.46 e 02/2011-PSA 2.60 as vezes ele sente algumas dores e ficou preocupado por ter subido um pouco. Ele foi ao médico, que disse não ser necessário nenhum tipo de remédio.
    Os resultados estão normais pela sua idade? É normal sentir essas dores?
    Desde já, muito obrigado!!!

    • O limite é 4,0, portanto está dentro dos limites e quanto a sentir dor, é possível ter algum tipo de dor no hipogástrio e não ter nada a ver com a próstata. Pode até ser hemorróida e que acaba confundindo com a próstata.

  22. Márcia:
    Existem indícios que só aparecem ao exame físico e se o médico percebeu alguma coisa que o levou a calcular a dose de radiação em 32 aplicações, é porque esta é a necessidade. Caso você tenha alguma dúvida do procedimento do médico, procure um oncologista e peça sua opinião.

  23. dr
    como ja havia lhe enviados perguntas, aora resolveu caso tratamento de meu pai, depois de muitos exames a ultima foi tomografi computadorizada, apos o medico ver, disse para meu pai que quanto saude dele estava perfeita, sem nenhuma alteração tomografia, somente mesmo problema prostata, ele indicou 56 sessões de radioterapia, pois psa 32,00, gostaria que saber dr. se realmente precisa de tantas sessões assim, pelo que saiba o normal é sempre 32, e gostaria tmb de saber se apos as sessões psa, dimimui, pois dr todos os exames deram normais, sem alterações nenhuma devido ao cancer prostata, sendo gleason 6, so me assustei com a quantia radioterapia, ele disse para meu pai se fizer tudo direitinho, estara tudo bem?,pq o exame fisico dele esta tudo normal, é certo dr tantas radioterapias, vc me respondendo fico mais tranquila
    desdeja agradeço muito

  24. Elizabeth Vieira:
    As variações de PSA nem sempre corresponde a doenças específicas. É possível ter um nível de PSA elevado sem ter sintoma algum. Outro fator a se observar é que este exame é feito em máquinas que muitas vezes podem estar descalibradas. O ideal é repetir o exame em outro laboratório.

  25. OI DR,MEU ESPOSO FEZ O EXAME DE PSATOTAL E DEU,876,400 NG/ML,O MEDICO MANDOU REPETIR E DEU O SEGUINTEPSA TOTAL,746.900 NG/ML PSA TOTAL E LIVRE,O LIVRE DEU,70.24 NG/ML E LIVRE TOTAL9.40,NAO SENTE NADA ,TEM 62 ANOS,LEVANTA AS VEZES 2 A TRES VEVES A NOITE URINA DE COR NORMAL,ESTOU PREOCUPADA,O QUE O SR ME DIZ,FICO NO AGUARDO

  26. Dr., bom dia.

    Tenho 42 anos(43 em agosto) e faço PSA há dois anos, meu pai faleceu de AVC, não conheço casos de câncer de próstata na família, e os resultados dos exames de antígeno próstáticxo específico são:

    2009- 1,510 ng/ml
    2010- 1,616 ng/ml
    2011(semana passada) – 2,39ng/ml.

    Há um mês estou tomando semanalmente(terminou hoje) um remédio (fluconazol) para candidíase, além de diariamente passar uma pomada receitada pelo médico. meui exame de urina deu numerosas bactérias.
    Será por isso que houve esse aumento de 0,73ng/ml?
    Vou levar os exames ao médico nesta semana, mas estou preocupadíssimo!!!
    Obrigado.

    • Calma, ainda está dentro dos limites. Pode realmente ser da candidíase, pois ela inflama a próstata e pode provocar reação antigênica por inflamação.

  27. Dr bom dia
    Meu pai tem 63 anos, ha 6 meses atras fez exames de prostata e uma biopsia, a biopsia deu negativo para cancer, mas ele tinha uma pequena inflamaçao que foi tratada, porem agora em novo exames de PSA o resultado foi de 15 (3x mais que 6 meses atras), o hoitorico familia ~e de cancer (minha tia , irma dele teve no seio e meu avo teve de prostata), esse valei de PSA 15 pode preocupar???
    Grato pela atençao

    • Rodrigo:
      O PSA, como o nome traduzido significa – antígeno prostático específico – é específico como diagnóstico AUXILIAR das doenças da próstata, pois suas variações não tem muita relação com doenças específicas. O resultado do exame do seu avô pode ser uma hipetrofia prostática benigna, que nem é doença, mas incomoda, pois prende a urina, como também pode não ser nada. Não tome o resultado isolado do PSA como um diagnóstico absoluto e definitivo, porque ele não serve como tal, sozinho. Precisa de mais exames, especialmente os exames, físico (toque), e de imagem (eco/ultrassom).

  28. Bom dia Dr. Heinz , o exame do PSA do meu pai 59 anos . que tem dificuldade de urinar as vezes com presença de sangue deu

    PSA TOTAL : 3,00 NG/ML CONFIRMADO
    PSA LIVRE : 0,618NG/ML
    RELAÇÃO : 20,6 %

    o que significa esse resultado ?

    muito obrigada !!!

    • Solange:
      pelos valores que você transcreveu, está dentro dos limites de normalidade, mas o sangramento urinário é suspeito. Mande-o ao urologista urgente.

  29. Dr. Conforme pergunta acima, mesmo ejaculando para fora, dentro da vagina, posso estar
    com sintomas de ejaculação retrógrada ?

    Obrigado

  30. Dr.estou tratando uma hiperplasia prostatica benigna com mesilato de doxazosina por 90 dias,

    estou sentindo que minha ejaculação está retardada, mas consigo ejacular para fora, tenho 46

    anos e eu e minha esposa queremos ter mais um filho, é possivel ela engravidar mesmo eu tendo HPB, e a ejaculação estar retardada. (ejaculo dentro da vagina).

    Desde já obrigado

    • Amilton:
      É possível sua esposa engravidar. Quanto as outras dúvidas, é melhor você conversar com seu médico, pois à distância é difícil tecer qualquer consideração sobre o seu caso.

  31. fiz prostatetomia radical em 13-04-2010 PSA em agosto 20l0 foi de 0.029 e livre de 0.0l0 em 04.01.2011 foi de 0.26 e agora em l4-03 foi de 0.220 tenho 63 anos o sr,acha que está bom,dr.Heinz. desde já agradeço sua valiosa atenção

  32. olá,
    o psa total do meu marido de 45 anos em 2008 era de 0,7
    em maio de 2010 foi de 2,82 – sendo q. em abril de 2010 ele se submeteu a uma vasectomia
    em fev.2011- foi igualmente de 2,82
    O medico fez exame de toque e disse q. estava normal, mas pediu para repetir o exame e disse q. se o resultado for igual ele irá fazer uma biopsia – contudo disse q. a mesma tem varios riscos.
    O que devemos fazer?
    Detalhe: meu marido fica sentado trabalhando pelo menos umas 10h por dia…isso pode influenciar em alguma coisa- ah! nao tem casos na familia.

    • Cica:
      Não querendo me meter na conduta deste médico, mas eu procuraria a opinião de mais um médico, pois onde trabalho consideramos como normal valores até 4,0 e que está na literatura.

  33. Bom dia Dr. Heinz , falei com o Senhor semana passada e mais uma vez agradeço suas explicações e lhe peço encarecidamente mais esclarecimentos.Estou com os resultados dos exames do meu marido em mãos :
    1° Exame = PSA Total: 6,62 ng/ml ( dia 28/01/11 estava 6,67 ).
    2° PSAL
    =PSA Total 6,02 ng/ml
    =PSA Livre 1,09 ng/ml
    =Relação PSA Livre e PSA Total : 18,1 % .
    Nas referências do exame mostra que a relação PSA Livre e PSA Total entre 10 a 26 % sugere-se acompanhamento freqüente. Só que o PSA total e o PSA livre não estão na faixa considerada normal.
    Pode ser ainda indicio de uma HPB? Um ultrassom ou biópsia apresentará um resultado mais preciso?
    Doutor, quero estar preparada para as possibilidades e assim poder conversar melhor com o medico quando for apresentar os exames com meu marido. Certa de sua atenção desde já agradeço.

    • Louise:
      Como já escrevi em outros comentários, o PSA é um exame específico para próstata, mas não é exato no estabelecimento de diagnóstico. Não leve o resultado do PSA como conclusivo pois ele é apenas auxiliar e ainda, o PSA é inespecífico na faixa entre 4,1 e 10,0. O mais importante é o exame físico, a biopsia e o exame de imagem (ultrassom ou ecografia)

  34. Bom dia,

    tenho 46 anos, estou tomando MESILATO DE DOXAZOSINA 2 MG, para tratar HPB, gostaria de saber se o medicamento e a HPB,podem me impedir de ter mais filhos.

    • Amilton Cardoso:
      De acordo com a literatura farmacológica não há indícios de infertilidade masculina, mas como todo fármaco com esta indicação, é possível que aconteça. Isso só o tempo em uso dirão.

  35. Dr.,

    fiz em 19/10/2010 uma prostactomia radical..pois estava com cancer de prostata…fiz a biopsia..e detectou que estava apenas dentro da prostata…fiz um PSA e deu PSA livre de 0,005..isso é normal…

    Agradeço desde ja sua atencao…

    JOSE CARLOS

  36. Dr. Heinz, muitissimo obrigada pela sua imediata resposta, me tranquilizou e muito.
    Vamos levar o exame ao médico na próxima semana.
    Parabéns ao excelente trabalho.

  37. Boa tarde Dr. , meu marido tem 59 anos. No ano de 2005 o exame de PSA foi de 3,1 ng/ml, em Janeiro de 2010 foi de 3,13 ng/ml , em Maio do mesmo ano(2010) ele procurou o urologista se queixando que o jato urinario estava fraco e que as vezes parava , foi feito o exame de toque e constatado um inchaço da próstata (o médico disse que era natural),e receitou tamsulon. Este ano ele voltou ao urologista para os exames de rotina, e o resultado do PSA foi de 6,67 ng/ml. Ele esta tomando tamsulon ainda, e o medico pelo histórico diz que pode ser uma possivel prostatite ( não fez exame de toque) e meu marido não sente dor, esta urinando normal e não tem problema com ereção. Ele receitou quinoflox e pediu o exame de PSA Livre e PSA Total assim que acabassem os comprimidos. Não seria o caso de fazer um ultrassom, ou um exame de PSA mais cedo? Dr, meus dias são de preocupações durmo e acordo pensando nisso. O Senhor acha que os procedimentos estão de acordo?

    • Louise:
      Os procedimentos estão de acordo com o quadro. O PSA é um exame específico para próstata, mas ele não é exato ou conclusivo. O resultado do PSA é um coadjuvante no tratamento, sendo mais um exame indicativo que diagnóstico. O diagnóstico de uma prostatite depende de diversos parâmetros e se o médico não encontrou outros sinais claros que levem a alguma conclusão diagnóstica mais agressiva, é porque não tem com o que se preocupar e ainda, o PSA é inespecífico na faixa entre 4,1 e 10,0, não sendo confiável nesta faixa. Pode ser uma HPB – hipertrofia prostática benigna, que nem é doença, mas incomoda, pois prende a urina, o que parece ser o caso do seu marido, e o fármaco que ele tomou deu uma aliviada no sintoma. Sossega, se tivesse algo mais grave “no ar”, o médico já teria colocado o seu marido “para correr”, literalmente.

  38. E.J.Bispo.
    Tenho 58 anos, prestes a fazer 59, meu exame relatou PSA 3.9 ng/L
    PSA Livre 0.58 ng/L
    Relação Livre/Total 14,87%
    O meu médico anteriormente, alegou que eu teria uma prostatite, tomei os medicamentos. Depois disse-me que poderia ser de minha complexão, ou genético. Estes resultados, atuais,acima, são preocupantes em relação ao cancro de próstata?

    • Emygdio:
      Até 4,0ng/dl é considerado dentro da normalidade, o que é o seu caso. Pare de “encasquetar” ou você acabará fabricando um câncer de próstata. Lembre-se sempre que o maior inimigo de uma pessoa é sua própria cabeça. O psiquismo é o maior inimigo do corpo.

  39. Dr Por favor esclareça p mim, meu pai tem 80 anos tem boa saúde mas resolvemos levar ele ao medico pq ele urina muitas vzs, foi feito o exame de urina método quimioluminescência e o resultado foi o seguinte.
    PSA-ultra sensivel 7,880 ng/ml
    psa livre 2,24 ng/ml
    PSA LIVRE/psa totalx100 28,4%ng/ml

    me ajuda por favor obrigada.

    • Maria Antonia:
      Está um pouco acima do limite de normalidade, mas este resultado, isoladamente, não quer dizer nada e nem pode ser interpretado com um diagnóstico de alguma doença mais grave. O PSA é específico para próstata, mas não é preciso ou exato no estabelecimento de diagnóstico e, portanto, sozinho ele não serve de ferramenta diagnóstica, tendo serventia apenas como apoio aos dados colhidos no exame físico e na ecografia/ultrassonografia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.