Neoplasia intra-epitelial cervical (NIC)

Carcinoma de célula escamosa de cérvix, comumente desenvolve-se em epitélio metaplásico de zona de transformação; neoplasia intra-epitelial cervical é raramente vista além da última glândula (Burghardt, 1976). Coppleson & Reid (1973), apresentaram a teoria de que células metaplásicas imaturas são vulneráveis a agentes carcinogênicos (virais ou outros) os quais são transmitidos no coito e alteram o genoma celular para produzir uma linhagem celular que tem potencial neoplásico. Pode ser que anos após este início outros fatores desencadeiem a progressão. É provável que muitos cânceres passem por uma fase intra-epitelial antes de tornarem-se invasivos, mas a cérvix é a única que sendo facilmente acessível permite que as mulheres possam ser examinadas para detectar e tratar a doença em uma fase pré-invasiva. Além disso, o auxílio complementar da colposcopia pode ser utilizado para identificar área de epitélio anormal e assim biópsias dirigidas podem ser feitas para confirmação histológica.

153. NIC: quadro colposcópico. O internáuta poderá recorrer a textos padronizados sobre colposcopia para detalhes do exame colposcópico. Esta figura mostra a cérvix embrocada com ácido acético a 4%, que faz o epitélio rico em núcleos tornar-se densamente branco. Embora isto possa ocorrer em algum epitélio imaturo, o fenômeno é mais evidente em NIC quando a área normal também tem uma borda pouco definida. (SF, x 10)

154. NIC: Secção da cérvix. Este é um corte espesso da cérvix, montado e fotografado. Um manguito vaginal está presente porque uma histerectomia foi realizada neste caso por outras razões. O epitélio escamoso original é refletido da vagina para a ectocérvix. Ao nível da última glândula, este se torna epitélio metaplásico maduro normal. Aproximadamente na metade do percurso entre este nível e o ângulo do orifício externo, há uma mudança súbita do tipo epitelial para um epitélio hipercromático mais fino, o qual penetra dentro das criptas e estende-se para parte mais baixa do canal endocervical. (H&E, x 1,5)

155. NIC: biópsia da cérvix. A mudança súbita do tipo epitelial é vista de novo neste corte. Epitélio escamoso normal está presente em uma metade do espécime e na outra há uma falha completa da diferenciação através de toda espessura do epitélio com algum achatamento da superfície. Este corresponde à definição original de carcinoma in situ (Comitê Internacional sobre definição histológica, 1962), mas poderia agora ser descrito como um NIC III de pequenas células indiferenciadas (Buckley et al., 1982). (H&E, x 80)

Outro teste muito utilizado em diagnóstico é o Teste de Schiller. Aplica-se sobre o colo uterino ou qualquer região genital possível, uma solução de iodo à 1%. Se o as células se corarem com o iodo, o teste será Schiller negativo e iodo positivo e significa que as células naquele local não apresentam nenhuma alteração digna de nota, mas se o teste der Schiller positivo e iodo negativo, significa que existem alterações celulares que necessitam de atenção, pois são células que podem evoluir para um processo patológico. A grande limitação deste teste é a baixa especificidade e fidedignidade, pois cerca de 81% dos testes positivos são, na verdade, falsos-positivos, não sendo confirmadas as NICs ou LIPs na biopsia.

[Voltar]

411 pensou em “Neoplasia intra-epitelial cervical (NIC)

  1. doutor em fevereiro fiz colposcopia e o resultado foi
    cilindrico-comico em fenda transversa
    muco opalecente
    junçao escamo colunar1/-1
    orificios glandulares
    cistos de naboth as 5e6h
    colpite difusa
    conteudo vaginal esbranquiçado
    teste de schiller negativo iodo claro na zona de transformaçao
    conclusao colposcopica
    ectropium
    zona de transformaçao normal representada por oroficios glandulares e cistos de naboth
    processo inflamatorio

    minha medica passou um creme vaginal e me pediu pra fazer novo exame em maio ,mas como nao estou consiguindo marcar o exame estou ficando preucupada .
    me diz doutor è grave oque deu nos meus exames e a demora em refazer o exame pode piorar minha situaçao
    muito obrigado ..

  2. Dr. Bom dia
    Estou um tanto preocupada e nervosa em novembro do ano passado fiz meu preventivo(papanicolau)rotineiro e como resultado deu uma alteração o meu medico me encaminhou então para uma colposcopia e biopsia.
    A biopsia deu negativo, mas repetindo o papa
    deu alteração de NIC III. Meu medico agora me encaminhou para fazer uma conização. estou apavorada, ja chorei mto e o medico me explicou que não quer dizer que tenho cancer mas estou com medo.segunda feria dia 30/05/2011 já tenho consulta com o ginecologista cirurgião. Esse NIC III é cancer ou pode virar um qto tempo isso pode levar? Será q ja com a conização ja se pode resolver o caso.
    desculpe as perguntas mas estou morrendo de medo, não paro de pensar nisso.
    desde ja agradeço.

    • Calma! NIC III significa alterações celulares e nucleares que podem ser resultantes de diversos fatores, até mesmo de exposição à fármacos mutagênicos que mexam com o núcleo da célula ou então a algum raio X de abdomen, tórax, pelve, etc, que você possa ter feito recentemente. É algo sério? Sim é sério, mas NÃO É CÂNCER, ainda. Faça todos os exames necessários e também a conização. Tome muito cuidado com a sua cabeça. Neste momento, ela é sua maior inimiga, pois se você se desesperar e assumir que está com câncer, pode ter certeza que ele se instalará em você, mesmo que ele (o câncer) não queira.

  3. dr. eu fiz o papalicomau e deu esse resultado.
    epitelios representados na amostra; escamoso , glandular
    microbiologia
    lactobacilos sp
    aptipias em células escamosas
    lesão intra_epitelial de alto grau[compreendendo neoplasias intra_epteliais cervicais graus 2 e 3]
    POR FAVOR ME RESPONDA OQUE QUER DIZER ISSO.
    ESTOU MUITO ANSIOVA. ME AJUDE.
    OBRIGADA E QUE DEUS DE ABRENÇOE.

    • Significa que você tem uma lesão que deve ser tratada com muita seriedade. Volte ao médico e faça todos os exames e procedimentos que ele prescrever. Por enquanto não é grave, mas se você não tratar, poderá se tornar muito grave. Com certeza o médico te pedirá biopsia. Faça-a sem titubiar, pois ela confirmará ou excluirá um diagnóstico mais sério.

  4. Meu exame de Papanicolau apresentou o seguinte resultado:
    – Epitélios representados na Amostra: Escamoso
    Dentro dos limites da normalidade, no material examinado.
    -Microbiologia
    Lactobacitos sp , Outros: Citólise.

    O médico resolveu fazer uma biópsia, pois disse que tinha uma área no colo que estava com uma coloração anormal , bem pequena. Me pediu para que evitasse a relação sexual por 10 dias (biopsia) e não comentou nada sobre HPV ou algo do tipo.

    Depois de fazer a biopsia comentei com algumas pessoas que me disseram que feridas no colo do útero são sempre relacionadas ao HPV. Fiquei surpresa porque o médico não tocou nesse assunto comigo e meu exame não apontou nada.

    O Dr. poderia me esclarecer essa dúvida. Tenho 25 anos e já cheguei a cauterizar uma pequena ferida no colo do útero há 4 anos atrás.

    • Qualquer infecção, seja por bactérias ou fungos, pode causar feridas no colo e no útero, não é só o HPV. Pode ser uma ferida causada por uma infecção de infância.

  5. doutor saiu o resultado d aminha conizaçao caso o senhor possa me dizer se foi retirado toda a lesao:
    MACROSCOPIA:PRODUTO DE CAF DE COLO UTERINO MEDINDO 2 CM DE DIAMETRO E ESPESSURA MAXIMA DE 0.5 CM. O ORIFICIO EXTERNO E FENDIFORME, APRESENTA ÁREA GRANULOSA, FRIAVEL POR TODA CIRCUNFERENCIA. O MATERIAL FOI ENVIADO SEM MARCAÇÃO (11F; 2B,TI/CR)

    CONCLUSAO: NIC I
    LESAO EPITELIAL DE BAIXO GRAU
    CERVICITE CRONICA

  6. doutor fiz a conização, e com fé em deus vai dá tudo certo mas achei estranho pq meu preventivo so deu inflamaçao e a biopsia deu logo nic II isso acontece normamente?

    • Samantha:
      Isso pode acontecer, pois tanto o papanicolau quanto a biopsia são exames de interpretação subjetiva do examinador e são passíveis de interpretações diferentes.

  7. Boa noite.
    eu fiz um exame citopatologico e deu o seguinte resultado:
    schiller positivo.
    eptelio representado:escamoso,glandular,metaplasico
    celular epiteliais
    leucocitos:numero moderado
    hemacias:ausentes
    citologia nos limites da normalidade
    microbiologia
    lactobacillus sp
    conclusao:negativo para lesao intraepitelial cervical (nic)
    ausencia tambem de atipias sugestivas de infecçao viral,
    neste material
    EU GOSTARIA DE SABER O QUE ISSO QUER DIZER?

    • Letícia:
      Você não tem nada de grave. Veja o que está escrito em “citologia nos limites da normalidade”. Isso significa que você está ótima.

  8. Ta bom Dr. a médica me disse que não era nada grave, que provavelmente era porque o meu sistema imunológico estava ruim, então e quando eu fico nervosa o sangramento aumenta, algumas vezes quando estou relaxada suspende, mais depois volta esse é o problema. No mais acho que vou a capital mesmo o Senhor conhece algum especialista em Salvador? caso desconheça, muito obrigada por tudo.

  9. Dr. conversei com a médica por telefone, pois não tinha condições financeiras de ir a Salvador pessoalmente sobre o ocorrido. Ela mandou esperar 08 dias se não paresse iria fazer outra eletrocauterização, passado os 08 dias não parou então procurei uma ginecologista daqui do interior e ela passou alguns remédios e pediu para eu esperar três dis se continuasse sangrando faria uma nova queimagem, contudo mesmo após os remédios continuei sangrando, voltei a médica e ela fez uma nova queimagem, mas o sangramento continuou ela me informou que a primeira eletrocauterização havia atingido um vaso sanguineo e como o sangramento apenas diminuiu ela pediu pra continuar tomando os rédios e as aplicações, já faz 22 dias que estou sangrando e dia 16 fui novamente a ginecologista e ela me disse que o sangramento estava saindo de dentro do colo do utero e que a primeira queimagem provavelmente atingira um vaso dentro mais dentro do colo e me disse que a queimagem que ela fez foi só superficial e se não parasse nesses 10 dias que iria fazer nova queimagem.
    Enfim estou desesperada, pois só tinha uma inflamação eu acho, né e agora estou com sangramento algo que nunca tinha acontecido comigo e estou muito depremida pois não sinto dores e geralmente a falta de dores indica uma doênça mais grave.
    Gostaria de uma terceira posição, o Senhor acha que devo procurar outro ginecologista ou um especialista na capital, acho que terei que vender a minha casa, pois não tenho mais dinheiro e nem estou trabalhando.

  10. DR fiz a biopsia e o resultado deu dois fragmentos irregulares que medem 0,2 e0,5cm, acastanhados e elasticos i bl/fit,noplasia intra-epitelial cervical grau 1 (nic)com alteraçoes citoarquiteturais sugestivas de açao viral

    • Ainedsa:
      O que, exatamente, você quer saber? Tem cara de ser uma alteração por HPV. Precisa fazer novos exames (captura híbrida, por exemplo).

  11. dr. estou muito nervosa, toda vez que tenh relação sexual sinto dores e depois sai um poquinho de sangue, não chega a ser sangue vivo.
    Tenho HPV, ja fiz tratamento para verrugas, mas fiquei 2 anos sem fazer preventivo, agora estou esperando resultado da colposcopia, mas choro muito, pode ser cancer!

    • Camila:
      isso NÃO pode ser diagnosticado como câncer. Calma. O sangramento pode ser causado por ressecamento vaginal, o que coincide com a dor que você sente.

  12. Dr. eu fiz meu preventivo e deu o seguinte resultado: lesao intraepitelial escamosa de baixo grau, sugestiva de efeito citopático viral. Gostaria de uma explicação, se pode ser grave e como seria o tratamento. Obrigada.

    • Tem tratamento, mas o método ou técnica dependerá do que o médico encontrar no seu útero ou no seu colo. Pode ser farmacoterápico, por eletrocauterização ou cirúrgico e pode curar sim.

  13. Caro Dr Heinz, a biopsia apenas confirmou o seu diagnóstico a conclusão foi cervicite crônica aguda intensa, a médica prescreveu eletrocauterização e eu fiz, contudo estou muito preocupada, pois ontem fez 10 dias que fiz a eletrocauterização e estou sangrand, sendo que uns dois dias antes o aplicador da pomada estava com um mau cheiro, parecia sangue podre. Pelo amor de Deus estou desesperada o que devo fazer Dr. socorra-me, será que preciso ir de novo a Salvador na médica?

    • Sara:
      Calma. Eletrocauterização é um procedimento agressivo e demora para cessar os efeitos. Espere completar 20 dias e se não melhorar, volte à médica, mas calma, pois quando se mexe no útero é assim mesmo, tem que ter paciência e esperar o tempo de cicatrização que é de, no mínimo, 15 dias.

  14. Caro Dr:
    Fiz exame de biópsia do colo uterino e o resultado foi: Lesão escamosa Intraepitelial cervical de baixo grau (NIC I). Minha médica disse que pode ser HPV. Como costumo transar sem camisinha com meu namorado, gostaria de saber se até constatar a cura, devo começar a utilizar preservativo com ele? Obrigada!

    • Cecília:
      Se você só tem relações com ele, agora não faz mais diferença usar camisinha ou não, fica a seu critério. Quando começar o tratamento você deverá se proteger, daí em diante, é melhor usar.

  15. Olá, Dr.

    No meu exame, os achados anormais foram “Epitélio aceto-branco denso e mosaico entremeado adentrando canal cervical” – teste de Schiller positivo.

    O que significa isso? Posso perder meu útero? Existe cura?

    Obrigada

    • Taís:
      Calma! Não tem nem diagnóstico definido ainda. Precisa fazer uma biopsia. Pode ser apenas uma área extensa de metaplasia escamosa e que não é doença. O teste de Schiller é apenas qualitativo e costuma dar falso positivo em quase 80% dos casos. Volte ao médico.

  16. Doutor tenho casos de câncer na familia, em dezembro último perdi minha mãe com câncer no útero e no intestino, a 2 anos e meio eu tive nic 1 de cólo de útero que acabou voluntariamente, mas fiz uma maografia esse mês, como faço todos os anos, onde pela primeira vez deu o seguinte resultado:
    Parênquima mamário difusamente gorduroso.
    Não se identificam nódulos.
    Calcificação com características benignas na mama direita.
    Linfonodos nas axilas.
    BI-RADS – 2(benigno).
    Porém doutor, eu sempre senti um nódulo na mama direita e a médica tbm, mas nunca sai na mamografia, sinto a uns 3 anos uma queimação e uma leve dor nas duas mamas e sempre mais na direita, já comentei isso com a médica, sendo que são sintomas que não sentidos todos os dias, as vezes fico uns 2 ou 3 dias assim e depois passa, não levei nenhuma pancada e nem tenho machas nas mamas. O que o senhor acha? Obrigada.

    • val:
      É melhor você perguntar para sua médica, pois só ela sabe exatamente como ela fez o procedimento e qual a perspectiva de cicatrização.

  17. Que tratamento ela fará, estou angustiada, pois moro no interior e a minha médica é da capital e, provavelmente o tratamento será lá. Estou com medo de me atrasar nos estudos.

    • Sara:
      O seu caso é tão simples que a biopsia, como eu já escrevi antes, é feita só como “desencargo de consciência”. Provavelmente nem precisará de tratamento.

  18. hoje fiu ao médico, e mostrei o resultado a ginecologista ela pediu que eu fizesse uma biopsia do colo do utero, estou muito preocupada, pois quando se pede bipsia é por que o assunto é grave. Doutor o que devo fazer ir a outro médico ou fazer a biopsia e esperar o resultado?.

  19. Na verdade o laudo colposcópico que teve essa conclusão , mas no laudo citopatologico e de microflora deu
    hemacias
    superficiais intermediárias
    endocervicais
    metaplasmatica
    atipias inflamatorias
    binucleação
    basterias
    classificação citopatologica deu
    processo inflamatorio

    • Sara:
      A única coisa que apareceu de diferente no seu laudo citopatológico foi a binucleação que pode ser devido a divisão celular, no restante, está normal, tendo apenas a inflamação, conferindo com a colposcopia.

    • Sara:
      Se for só isso que está escrito em seu laudo, você tem apenas uma inflamação, comum em mulheres com vida sexual ativa. Está tudo bem contigo.

  20. fiz o papa pelo sus e o resultado foi lesão intra-epitelial de baixo grau citopatico pelo hpv e neoplasia intra epitelial cervical grau 1 gostaria de saber o que isso significa,se tem cura ,qual e o tratamento porque o proximo exame esta marcado para o dia 16 estou com muito medo e gostaria de saber como posso ter pego isto? Por favor me respondão pois perdi minha mãe com cancer e tenho muito medo obrigada

    • cleonice aparecida gouvea:
      Existe tratamento para HPV e tem cura e só tem um jeito de pegar HVP: por relação sexual. Converse com seu médico que ele te passará o melhor tratamento.

  21. fazer um preventivo dois dias depois de ter usado uma pomada para fungos ( FENTIZOL) pode marcarar, deixar que o médico veja alguma lesão no colo do utero?

  22. Dr, estou desesperada.
    A um ano atrás fiz preventivo e não deu nada de tão errado, só bacilos,bactéria e inflamação.Mas não deu nenhuma lesão.
    Só que quando eu fiz esse preventivo, eu tinha acabado de usar uma pomada para candidíase, FENTIZOL, então tinha dois dias que tinha terminado essa pomada.Se eu tivesse alguma ferida no útero, essa pomada pode ter escondido esta? sem que o médico ficasse impossibilitado de ver pela colposcopia?
    Me ajude! Eu falo isso porque depois de um ano fiz outro preventivo, tenho os mesmos sintomas que eu tinha a um ano atrás( quando o exame não tinha ferida alguma) e nesse deu que estou com uma ferida no útero.
    Só que a conclusão foi: colpistes difusa, inflamação moderada , fungos e bacilos.
    Será que estou com Hpv? E o epitélio, ela marcou Branco com alterações menores.
    Me ajude dr, e responde esse negocio se a pomada pode ter mascarado!

    • Carolina:
      É impossível que o uso de qualquer creme engane o profissional no momento do exame. Talvez essa ferida seja resultante de uma infecção por fungos, pois você escreveu que existe fungo no seu laudo. Colpite difusa e inflamação moderada são praticamente sinônimos. O próprio exame de papanicolau pode mostrar um HPV, ao mostrar células em forma de coilócitos ou colilocitose. Quanto a fazer a cauterização, isso não posso te dizer se sim ou não, pois é imperativo de consciência do profissional que está examinando e tratando de você.

  23. Olá Dr.
    Meu exame cito-patológico (material: esfregaço ecto e endocervical), teve o seguinte diagnóstico:
    >> Lesão intraepitelial cervical de alto grau (NICII)
    >> Metaplasia escamosa
    >> Presença de células endocervicais
    … Microflora vaginal: lactobacilos
    * Tenho biópsia marcada para 21/03, a doença estando em estágio III já representa a retirada do útero e/ou infertilidade?
    * O tratamento é feito com remédios, ou neste caso, só a quimio/radio resolve?
    No agurdo, obrigada pela atenção.
    Abs

    • Angela:
      Só depois da biopsia é que se pode dizer alguma coisa. Ainda é cedo para qualquer prognóstico. Pode ser que a biopsia não dê alterações significativas e daí todo mundo “quebra a cara” fazendo diagnóstico/prognóstico precipitado. Calma, senão a sua cabeça fabricará uma doença grave sem que ela exista de fato.

  24. Boa noite. Há alguns meses estive aqui e obtive excelentes esclarecimentos sobre meus exames de papanicolau e colposcopia. Estava apavorada com o HPV, mas agora, depois de ter trabalhado isso na minha mente, estou bem mais calma. Ainda bem, pois hoje mesmo fui pegar o resultado da minha biópsia e o HPV está diagnosticado pelo seguinte resultado: “cervicite crônica com metaplasia escamosa e atipias epiteliais leves, sugestivo de infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV).” Lendo em sites, aprendi que o único exame que pode afirmar com certeza se estou ou não com HPV é a captura híbrida, mas o “sugestivo” da biópsia já é mais do que suficiente… Minha médica é no meio do mês de março e já tínhamos conversado sobre ela colocar uma espécie de ácido na minha lesão. O que eu gostaria de saber é: pelo que o exame diz, há como saber se esse tipo de HPV é do tipo mais brando ou mais grave? Voltei a tomar própolis para aumentar minha imunidade para que minhas defesas contra o vírus sejam melhores, isso adianta? Fiz, em outubro, junto com o papanicolau, o meu quarto exame de HIV (acho que quase desenvolvi uma neurose, a ponto de repetir o exame no caso de ter tido alguns segundos de penetração sem camisinha) e deu negativo, agora, há alguns dias, tive uma relação em que aconteceu penetração sem camisinha, mas sem ejaculação, e estou pensando em repetir novamente o exame, será que estou “pirando”? Chorei muito no dia seguinte e jurei, dessa vez DE VERDADE, que nunca mais vou ter uma relação desprotegida dessa maneira, ainda mais agora. Em dezembro tive uma “íngua” no pescoço e o médico pediu um hemograma pra verificar se meus leucócitos estavam altos, mas deu tudo normal e a “íngua” desapareceu em 3 ou 4 dias (havia uma espinha do lado dela), mas eu, é claro, fiquei “paranóica” e já achava que estava com HIV. Estou bastante frágil e, confesso, me sentindo um tanto “suja”, pensando que poderia ter prevenido esse vírus e não o fiz, enfim. Espero alguns esclarecimentos de vocês. Muito obrigada!

    • Calma Rita:
      Quando se trata de ameaças graves, qualquer um fica “pirado”, até eu, pode ter certeza, mas você precisa fazer exames para saber se tem algo ou não. Quanto a penetração sem camisinha, mas sem ejaculação, é meio difícil, mas não é impossível pegar alguma coisa e, portanto, faça os exames novamente. Quanto a se sentir suja, por que se sentir suja? Você não cometeu nenhum crime. Sujo é quem comete crimes ou prejudica deliberadamente alguém ou a sociedade, o que não é o seu caso. É uma questão de retórica, de conceito. Fisicamente, sujo é quem tem alguma condição que provoque mau cheiro ou deixe o aspecto físico comprometido e esse, penso não ser o seu caso. Então suja por quê? Levante a cabeça e tente deixar a “neura” de lado. Sei que falar é fácil, especialmente por não estar na “sua pele”, mas se você não reagir, sua cabeça acabará te “matando” em todos os sentido.

    • Sandra:
      NIC significa neoplasia intraepitelial cervical e, como sendo alterações celulares dentro do epitélio, os métodos de diagnóstico por imagem não a detectam, a menos que já tenha evoluido para um tumor visível.

  25. desculpa, corrigindo, porque não há tanto detalhes como no primeiro exame.
    Esta ultima ultrassom só vem o seguinte:

    area axilas livre de linfona.
    nodulo hipoecoico na regiao aureolar esquerda medindo aproximadamente 1,2×1,0x0,8 cm a 6,6 mm da pele

    não diz mais nada e não levei o primeiro exame para comparacao pois esqueci..

  26. Bom dia Dr.

    Posso fazer uma pergunta sobre ultrassom mamaria? Fiz os exames regulares e a ultrassom me chamoua tencao…A consulta é daqui a umas semanas e não sei com quem conversar…
    É se é possivel um nodulo mudar de posição na mama (quero dizer no exame de ultrassom). Fiz uma ha 10 meses e tinha um nodulo regular de 1,0×1,1×0,8 cm as 8hs a 0,2 cm da pele. E esta semana fiz outra e deu um nodulo muito parecido na mesma mama com 1,2×1,0×0,8 cm mas as 9hs e a 6,6 mm da pele. É possivel que seja o mesmo nodulo?
    A segunda pergunta é que gostaria de saber porque neste segundo exame nao vem detalhes como no primeiro, por exemplo se o nodulo é regular, homogeneo e etc…dó diz que é solido e hipoecoico, mais nada. Porque não há tantos detalhes como no segundo? E porque diz que mede aproximadamente a medidada que passei acima? isso quer dizer que é uma imagem irregular e não cosnegue medir com exatidao?

    • Pode ser o mesmo nódulo, sim, pois em exames por muitas vezes o equipamente avalia uma distância/profundidade em uma medição e em outra ele dá outros valores. Isso pode ser problema na calibração do aparelho. Não “esquente” a cabeça, pois isso tem cara de fibroma, pois se as axilias estão livres de linfomas (deve ser linfonodos) é porque não tem sinal de maliginidade.

  27. Eu me esqueci de perguntar uma coisa, é possivel que o papanicolau nao acuse alguma alteração? ele é 100% confiavel? eu estou muito preocupada pois se tenho algum problema desde que tenho esses corrimentos e nenhum exame acusou, então faz 15 anos,é tempo suficiente para que ser torne alguma complicação….meu papa deu ok há 1 anos, é possivel que o resultado não tenha sido correto?
    Outra duvida, é provavel pegar HPV que não em relacao? li que sim mas o quanto provavel é isso? atraves de sabonetes, toalhas, etc…
    Minha resistencia está baixa há 2 meses e venho tomando remedico então é mais um fator preocupante…assim que pegar o resultado com o medico eu posto aqui.

  28. Olá,

    Sempre fiz meus preventivos anualmente e o máxima que apercia era um processo inflamatório. Em dezembro, a ginecologista viu uma mancha branca e pediu para fazer a biopsia com o seguinte resultado:

    Microscopia:

    As seções revelam fragmento de colo uterino formado epitélio escamoso estratificado, não ceratinizado, metaplásico, com discreta acantose, exibindo hiperplasia da basal e eventuais células com halo claro perinuclear e irregularidade perinuclear. O córion exibe discreto infiltrado inflamatório linfoplamocitário. Vêem-se ainda glândulas endocervicais com focos de metaplasia escamosa.

    Conclusão
    Neoplasia intraepitelial cervical grau I

    Minha preocupação é que não tenho reações sem camisinhas, será HPV?
    Como contrai?

    Ha prevenção para NIC?

    Grata.

    • Beatriz Braga:
      Pode ser HPV, mas veja se no papanicolau (se você fez) aprace coilocitose. Se aparecer, é forte indicativo de HPV. Camisinha não é tão seguro quanto se pensa. Ela não precisa arrebentar para deixar passar partículas submicroscópicas. Fizemos um teste com corantes e luvas de látex estéreis, que são feitas com o mesmo material da camisinha, e o corante conseguiu passar por duas luvas sobrepostas nas mãos dos operadores. Não há prevenção para NIC, mas há tratamento e geralmente são bem eficazes, desde que sua cabeça não estrague tudo. Se você não se acalmar, sua cabeça te destruirá. Sossega e confie em seu médico.

  29. Só uma nota que esqueci, o exame que há 1 ano nao deu nada não sei se é exatamente o papanicolau pois foi realizado na Ingalterra e se chama Cervical Screening, eles tiram uma mostra e tambem analisam a secreção (se nao me engano). Esse exame corresponde a qual aqui no Brasil?

  30. Ola,

    Eu tenho 30 anos e tenho corrimento desde os 15 anos. Fiz uns 3 exames de coleta de secreção vaginal e nada acusou, no ultimo minha medica deu uma pomada e usei mas mesmo assim continei com fortes corrimentos. Não podia fazer papanicolau pois era virgem, aos 28 perdi a virgindade e então depois de 1 ano fiz o exame e nao deu nada. Esta semana, 1 anos depois fui novamente ao medico pois tive um sangramento de 1 semana (fraco, comecou com sangue vivo e depois borra de cafe) fora do periodo de menstruacao e fiz o exame de colposcopia. Doeu muito e a medica disse que teve que fazer biopsia pois deu alguma irregularidade. Estou muito preocupada pois há 1 ano tenho fortes dores abdominais e o gastro e o procto depois de muitos exames disseram que pdoeria ser algum problema ginecologico e agora com esses corrimentos ainda mais fortes estou tensa. Tenho diferentes corrimentos durante o mes, de branco pastoso a amarelo e clara de ovo. Nesta semana esse ultimo veio com um pouco de sangue vivo. Como posso ter tantos corrimentos e agora ter que ter feito biopsia (e pelo que doeu e o tempo que demorou deve ter mais de uma coleta)…se nenhum exame nunca acusou nada? Fora isso, HPV é imporvavel que tenha pois só tive 1 parceiro e com camisinha. Sei que preciso esperar o exame mas gostaria de saber ao menos o que são esses corrimentos todos, se é normal uma mulher ter diariamente corrimento e de tipos diferentes….

    obrigada

    • Michele:
      Não é comum a mulher ter corrimentos após uma certa idade, mas é possível, pois quando não se completa a transformação do epitélio imaturo para o maduro, o corrimento continua aparecendo e as diferentes cores e viscosidades/densidades relacionam-se com o tipo de tecido que está em fase de substituição, pois as células imaturas morrem e são espelidas como pus, líquido ou um intermediário entre ambos. Quanto ao sangramento anormal, pode ter sido alguma alteração hormonal momentânea. Os exames feitos na Inglaterra são os mesmos feitos no Brasil. A técnica padrão de citologia oncótica é a mesma no mundo inteiro, mudando apenas os nomes, que são adaptados para cada lingua e realidade.

  31. Bom dia!
    Fiz o exame e o resultado foi: Citologia LIE de baixo grau. NIC I. Colposcopia – ZTA epitelio aceto branco.(sic)a medica pediu que eu fizesse uma biopsia suspeitando que fosse HPV e o resultado foi :Hiperplasia epitelial, metaplaasia escamosa imatura do colo uterino. cervicite cronica inespecifica.No dia 26/01 fiz uma cauterizaçao quimica, ela mandou eu eu usasse qualquer creme vaginal( quarta, sexta e domingo) e retornasse com 8 dias para fazer uma nova cauterizaçao,isso foi o que me deixou preocupada, o tratamento é assim mesmo? mais de uma aplicaçao? Por que conversei com algumas pessoas que ja fizeram e foi apenas uma aplicaçao, usaram um creme e uns 3 meses depois retornaram para saber se estava tudo certo. Estou aflita… desde já muito grata!

    • À distância não tenho como dizer nada sobre os procedimentos de sua médica e ainda, se eu me intrometer, é infração ética. Converse melhor com a médica.

  32. bom dia doutor em setembro de 2009 descobri que tenho um fibroma mamario em com um tamanhode 16mm,em novembro de 2010 fiz outra ecocrafia e estava com 25mm agora fiz outra a semna passada esta com 34mm e normal aumemtar tanto estou muito preocupada.Tenho o implanon e ja a 3 semanas estou com mestruaçao muito abundante espero pela sua resposta o mais rapido possivelobrigado

    • Patrícia:
      Está crescendo meio rápido. É melhor você procurar um mastologista o mas breve possível, pois pode ser efeito do implanon que é um fármaco hormonal e pode causar aumento de tumores, fibromas e etc.

  33. Bom dia eu estou com um Nic III de alto grau e o medico nao sabe nem quando vai me operar de um mes para ca tenho azia e dores de barriga todos os dias ,sem contar os sangramentos e corrimentos ,estou preocupada e nao o que fazer pois nao tenho como pagar um medico e pelo sus minha proxima consulta é so 31de março ,desde ja muito obrigado .

    • Fabiana:
      Você precisa adiantar esta consulta e fazer mais exames. Tente adiantar seu atendimento, se não conseguir, procure a Defensoria Pública de sua cidade e explique o seu caso. Eles (os defensores) terão que resolver o seu problema de falta de consulta.

  34. Boa noite.

    Fiz uma mamografia e o laudo foi o seguinte:

    – Pele, papilas e tela subcutânea sem alterações.

    – Parênquima mamário com parcial substituição gordurosa, notando-se aspecto denso e heterogêneo do componente fibro-glandular remanescente, com áreas de maior confluência nas regiões retroareolares e nos quadrantes súpero-laterais.

    – Não se identificam nódulos ou microcalcificações agrupadas, mas a alta densidade do tecido mamário pode limitar a visibilização de eventuais alterações.

    – Tênues calcificações puntiformes, isoladas, benignas, esparsas.

    – Não há sinais de linfonodomegalia axilar.

    O 2º e o 3º me deixaram meio confusa. É preocupante?

    Obrigada

    • Marisa:
      Parece não ter nada de anormal, mas na dúvida, peça para o seu médico repetir o exame com outra máquina (em outro serviço). Algumas vezes a troca de equipamento pode dar uma imagem melhor.

    • nayara trudes:
      Faça a captura híbrida para determinar o subtipo do “bicho”. HPV tem cura. Existem diversos tratamentos farmacêutico para ele.

    • Rita:
      pode acontecer da citologia dar negativo para malignidade e a biopsia dar positivo, pois ambas avaliam a mesma coisa, mas de forma diferente. Enquanto a citologia analisa as células isoladamente, avaliando a estrutura celular interna, a biopsia analisa a estratificação celular e o conjunto formado pelas células pode evidenciar uma possibilidade de malignidade, mas não é coisa muito comum. A biopsia só analisa o núcleo e não as outras estruturas internas da células, que são avaliadas na citologia, e que podem dar diversos diagnósticos diferentes de positivo/negativo para malignidade. Se aconteceu com você, peça para refazer o exame.

  35. gostaria de saber sobre o exame colpocitologico q fiz:
    Epitelios: escamoso, glandular
    alteraçoes celulares benignas: inflamaçao
    micobiologia: sugestivo de vaginose bacteriana
    celulas escamosas atipicas
    lesao intra epitelial de baixo grau nic1

    Gostaria q me explicassem o q houve,traduzissem este exame, e se foi por hpv ou outra coisa

    • sheila:
      Pode ser um HPV, mas verifique se apareceu coilocitose no laudo. Se não apareceu, pode ser por inflamação severa que levou ao quadro de NIC I. Quanto à vaginose bacteriana, basta apenas identificar os parasitas e fazer o tratamento específico, não é grave.

  36. Dr. fiz uma coloscopia e o resultado foi o seguinte:
    Hipotese Diagnostica:
    Colposcopia satisfatoria e positiva apresentando alteração aceto-reativa periorificial com teste schiller positivo.
    Na Biopsia foi: Hiperplasia epitelial associada a coilocitose(interpretada como feito citopático do HPV).
    Estou preocupadissima, e meu medico está de ferias só volta em Janeiro. O que acha que pode ser???

    • FRANCISCA:
      Pode ser HPV. Note bem, PODE SER. Precisa fazer mais exames para confirmar a presença do vírus e ainda, se HPV matasse, a humanidade estaria extinta há milênios, pois mulheres e HPV convivem desde o gênesis e a taxa de mulheres que desenvolvem algum problema mais sério é muito baixa e também, existem diversos tratamentos farmacológicos para HPV e que dão bons resultados. Acalme-se, você pode esperar tranquilamente seu médico voltar das férias.

  37. Bom dia Doutor. Preciso esclarecer algumas situações que estão ocorrendo comigo, e com o médico eu não consigo, já troquei de médico e não resolveu. Fiz 4 preventivos em um ano e uma colposcopia com biópsia. Em Janeiro no exame deu Schiller positivo, áreas aceto brancas, porém no preventivo não deu nada. Em setembro fiz outro preventivo, deu Schiller positivo, áreas aceto brancas, células em mosaico, no preventivo deu ASCUS possivelmente não neoplásico e na biópsia deu Cervicite Crônica moderada. Eversão. Metaplasia escamosa imatura. Tomei dois reméditos dose única. Agora fui no médico novamente depois de 3 meses ele quis fazer novamente o preventivo, e olhou falou que tem uma área grande que não cora e colheu duas lâminas para o preventivo. Será que a biópsia pode dar um falso negativo. Pois não deu NIC na biopsia e agora ele colheu duas lâminas. Perguntei no laboratório se esse procedimento é comum e me responderam que não. Ele não me explicou mais nada. Estou com muitas dúvidas, pois li que o ASCUS por ser ou algo neoplásico ou inflamatório. Pela minha biopsia ter dado cervicite então chego a conclusão que o ASCUS se deu pelo fato inflamatório e agora ele colhe duas lâminas pra que?

    • Claudia:
      é praticamente impossível uma biópsia dar um resultado falso negativo, pois ela consiste da visualização direta do arranjo celular e do aspecto dos núcleos das células, portanto, se a biópsia deu negativa é porque não há um malignidade no seu caso, ou seja, não há sinal de câncer. O termo ascus, que você já deve ter lido em outros comentários, significa ASC-US, sendo uma nomenclatura norte-americana empregada quando se encontra alguma coisa cujo diagnóstico não se enquadra dentro dos limites esperados, sendo geralmente um achado benigno. O teste de Schiller é tão impreciso que poucos profissionais o estão utilizando atualmente. Você deve ter lido, também, em um comentário anterior, que em um estudo recente descobriu-se que este teste da 75% de falsos positivos.

  38. Boa noite! Por favor, peço ajuda! Fiz o preventivo e deu o tal “ascus”, “atipias indeterminadas”. Pois bem, minha médica pediu uma colposcopia e eu fiz, mas a consulta é daqui um mês e estou APAVORADA com o resultado, me ajudem:
    JEC visível além do orifício externo da fenda
    ZOna de transformação atípica (alterações menores), representada por orifícios glandulares em meio a área acetobranca bem demarcada no lábio inferior
    VAscularização típica
    Teste de Schiller positivo (ido negativo)

    Ou seja: existe uma lesão, tem na foto. Não são verrugas, parece um machucado, então não é o tipo mais brando de HPV. Será o mais grave? Isso é pré-cancêr? Por favor, me ajudem!

    • Rita:
      Calma, ASCUS na verdade é ASC-US, uma classificação NORTE-AMERICANA para achados que não se enquandram em diagnóstico algum, mas que são, geralmente, benignos. Tem mutio patologista que adora enfeitar o pavão e deixar o cliente apavorado sem motivo.

        • Rita:
          Talvez seja um HPV, note bem, TALVEZ. Precisa fazer a captura híbrida para identificá-lo (dar nome ao “boi”) e classificá-lo e mesmo que seja, existe uma infinidade de tratamentos farmacológicos ou cirúrgicos para acabar com ele e ainda, você tem um sistema imunológico que deve estar trabalhando para te livrar dele. Muitas vezes pode ser uma mancha se significado patológico algum. Ciência da saúde não é uma ciência exata como a matemática e a física. Nela tudo apenas pode ser. Não se pode fazer afirmações contundentes, pois pode se quebrar a cara. O teste de Schiller é tão impreciso que poucos o utilizam. Em um estudo recente levantou-se que ele dá falso positivo em cerca de 75% dos casos.

          • Muito obrigada pela resposta! Estou MUITO mais calma, o senhor não faz ideia! Parabéns pelo site e pela ajuda que dão às pessoas! Vou cuidar, sim, para que a minha cabeça não seja minha inimiga! Seja lá o que for, não é grave e é totalmente curável! Vou poder casar, ter filhinhos (caso eu queira!) sadios e tudo o mais que uma mulher normal pode fazer! MUITO OBRIGADA, parabéns pelo trabalho!

          • Bom, também não quis dizer que mulheres com problemas mais graves não possam casar e ter filhos (seria muita ignorância), pois já compreendi que essas coisas, descobertas e tratadas, não são monstros. Mais uma vez, agradeço sua atenção, Heinz. Em um país com um sistema de saúde precário como o nosso, é lindo ver o empenho e a dedicação de muitos médicos, que fazem de tudo para esclarecer as pessoas. Me impressionei com a imprecisão do teste, como pode?
            Apesar de já estar muito mais calma, eu sigo com dúvidas: se eu tivesse algum dos tipos de hpv mais comum (6 e 11), teria saído “condiloma”, ou isso só sai em biópsia? Então, caso seja hpv, a ausência desse diagnóstico significa que seria um tipo mais grave de hpv, como o 16 e o 18? Sei que é pequeno o número de casos que evoluem pra câncer de colo, mas, caso eu tenha hpv, obviamente eu “preferia” o das verruguinhas… Pelo que eu pude entender do resultado do meu exame, é 8 (ou é algo não patológico, como o senhor já me explicou, e eu li que existem N motivos que causam lesões, descamação natural do útero, etc. Inclusive pensei no Nuvaring, que usei durante anos e que, com um novo parceiro, causou incômodo para ambos)ou 80, ou seja, um tipo menos brando de hpv, é isso mesmo? Se fosse NIC, teria saído no exame ou ela poderia ser algo como uma “pré-NIC”, que está “evoluindo” e eu peguei ela bebê, ainda sem poder ser identificada? A ausência de corrimento ou qualquer sintoma diminui consideravelmente minhas chances de ser algo patológico?
            Desculpa a verborragia, é que são tantas as variantes e tudo é tão vago que eu fico fazendo mil conjecturas (não posso evitar). Já entendi que, seja o que for, não é grave, mas minha sede de informação, minha curiosidade e minha vontade de fazer tudo certo me motivam a querer ajuda com as dúvidas! Muito obrigada, é muito legal o que vocês fazem!

          • Rita:
            Os sintomas ou a forma de expressão de cada subtipo de HPV variam de mulher para mulher. Não existe uma regra geral. Nâo se pode dizer que o subtipo X causa isso e o Y causa aquilo, pois depende da resposta orgânica e ela é própria de cada mulher. Muitas vezes a pessoa tem sintomas terríveis e a causa é muito pequena ou simples. Um exemplo disso é o que acontece com os homens. A HPB ou hipertrofia prostática benigna não mata ninguém (homens, claro), mas é um terror, pois prende a urina, provoca desconforto e disúria (vontade constante de urinar) é um tormento para qualquer homem, tanto que a maioria prefere se livrar da próstata, mas ela não é grave e nem é doença. É penas um aumento de células. O mesmo exemplo pode ser usado no caso da metaplasia escamosa que nem é doença na mulher. É uma evolução natural do epitélio, mas o terrorismo da maioria dos médicos que desejam submeter as pessoas à suas vontades através do medo, acaba provocando verdadeiros absurdos. Tudo o que você escreveu acima apenas “pode ser”. Em ciências não existe verdade absoluta e em ciências da saúde, menos ainda. O maior inimigo que você deve combater é a sua cabeça, pois se você tem HPV, o seus sistema imunológico já está dando combate, mas sua cabeça pode atrapalhá-lo. Você até tem razão em estar desesperada, pois faz-se muito terrorismo por nada. Mulheres e HPV convivem desde o gênesis e a humanidade não se extinguiu até hoje, ao contrário, já somos 7 bilhões de almas (e bocas para sustentar). Se você tivesse qualquer indicativo de NIC III, já teria aparecido no papanicolau e ainda, por um acaso apareceu o termo coilocitose no seu exame? Se não apareceu, mais um motivo para você não esquentar a cabeça, pois coilocitose é o mais seguro indicativo de HPV e aparece “de cara” no papanicolau. Sossega!

      • Eu não tenho corrimentos, dor, nada! Não sinto dor para ter relações sexuais, nenhum odor, nadinha! Porém, na foto da colposcopia, aparece esse machucadinho e esse diagnóstico. Embora eu tenha feito muitas pesquisas pela internet, é impossível (sem ter conhecimentos médicos) entender o que esse resultado quer dizer! Agradeço MUITO!

        • Se for algo grave, pode dizer! Prefiro saber de uma vez! Acredito que não seja (“menores”, enfim, é “menor”, e “típica” é pq está ok), mas estou tão apavorada que nem dormir direito consigo! Choro todos os dias!

          • Rita:
            Se eu disser que você tem algo grave, estarei mentindo. Se você não tem sintoma algum, é porque pode ser uma mancha sem significado patológico. Moça, você já ouviu falar em efeito nocebo? Leia aqui. Não é piada, é um fenômeno inverso do efeito placebo, no qual a cabeça de uma pessoa pode criar um problema e levá-la à morte. Não se estresse, pois se fosse algo grave a sua médica já teria “te colocado para correr” logo no começo. Teria te internado e tirado seu útero (no mínimo). CALMA! Assim você acabará tendo uma doença de fato. Não estou zombando e nem debochando de você. Estou falando sério. Ansiedade e depressão são os maiores inimigos do sistema imunológico e podem te levar a problemas mais sérios que um HPV.

        • Tá certo, Heinz. Muito obrigada. Vou ficar sossegada até a consulta (consegui antecipar pro dia 14) e fazer o que tiver que fazer. Meu maior problema é lidar com a culpa, caso se trate de HPV, pois há vacina e eu teria condições de tê-la tomado (nem que fosse parcelando no cartão de crédito). Inclusive isso gerou outras “paranoias” na minha cabeça, mas fiz outros exames (HIV e hepatites) e deu tudo ok. Como fiquei neurótica mesmo (embora saiba que não existe ligação entre uma coisa e outra), pretendo repetir os exames. Vou cuidar sim da minha cabeça, pois ando muio estressada (fatores diversos) e preocupada com a minha saúde. Obrigada pela ajuda.

    • ana:
      NIC III não é algo que se pega como uma infecção ou gripe. NIC III é um estágio de desenvolvimento anormal do tecido e que pode ter diversas causas, indo desde agressões constantes por alergênicos (tecidos, DIU, camisinha, duchas vaginais), até infecções crônicas por bactérias e vírus (HPV). O tratamento depende do quadro que o médico visualiza e, por isso, só o seu médico é que pode te dizer o que fazer. Boa sorte.

  39. muito obrigado,dr.fiquei um pouco mais calma se deus quiser vai dar tudo certo, agora é só esperar a semana que vem e ver o que meu medico vai falar.mais uma vez muito obrigado e que deus abençoe o senhor….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.