Infecção e alterações reativas

Alterações reativas nas células são normalmente inespecíficas e independentes do fator causal. A infecção é uma causa comum, mas a reação também segue o trauma e concomitantemente reparação tecidual.

No caso da cérvix o trauma inclui medidas terapêuticas tais como cauterização, diatermia e laser.

Alterações celulares específicas são também vistas as quais alguns casos indicarão o fator estimulador provável. Tais alterações são vistas após radioterapia ou quando drogas citotóxicas ou esteróides foram dados. Infecções por vírus também podem produzir alterações específicas nas células. Além disso, reconhecendo mudanças reativas, é freqüentemente possível identificar o agente infeccioso no esfregaço cervical.

Agentes infecciosos

51. Infecção bacteriana. A flora bacteriana normal consiste de lactobacilos extras foram vistos em 6. Neste campo há uma névoa coccacea densa a qual indica infecção bacteriana, mas a cultura é necessária para identificar o agente responsável. (X 33)

52. Infecção por Gardnerella: células alvo. Esses organismos eram originalmente classificados como Haemophilus vaginalis e foram reconhecidos como causadores de uma variedade específica de vaginites por Gardner e Dukes (1955). Foi mais tarde reclassificado como Corynebacterium vaginalis e agora referido como Gardnerella em tributo ao trabalho de Gardner. Em seu trabalho Gardner e Dukes descreveram células isoladas dispersas através do esfregaço, as quais tinham uma camada sobreposta de coco-bacilos. Estes foram chamados de “células alvo” e quando vistas no esfregaço indicam a presença de infecção por Gardnerella. Contudo, seria sensato confirmar por cultura, como um trabalho de Levison et al. (1979) e que sugere que a associação não é tão segura como foi indicada pelos autores iniciais. (X 160)

53. Grumos bacterianos. Bactérias podem apresentar-se como grumos densos, mas isto não é um achado específico e a cultura é necessária para identificar organismo causador. (X 160)

54. Trichomonas vaginalis. As tricomonas são uma das causas comuns de leucorréia e estão usualmente associados com infecção bacteriana mista, como visto neste campo. A reação à coloração, forma e tamanho destes microrganismos varia, mas neste exemplo eles aparecem como forma de pêras arredondadas com citoplasma cianófilo e núcleo claro, pequeno, alongado e excêntrico freqüentemente referidos como “olho de mongol”. Os flagelos não são vistos em material fixado álcool. (X 160)

55. Trichomonas vaginalis. Em grande aumento este campo mostra mão única tricomona com células intermediárias as quais apresentou um fino halo perinuclear com bordas borradas. Esta é uma reação inflamatória não específica que deve ser distinguida dos halos maiores com bordas bem definidas vistos na coilocitose (ver 127 e seguintes). (X 400)

56.Trichomonas vaginalis: padrão de células inflamatório. Uma tricomoníase é freqüentemente o associado com um padrão celular inflamatório no qual os polimorfos rodeiam as células dando uma aparência de “chumbo grosso” ou “bala de canhão”. Este aspecto tem sido descrito como específico para a infecção por Trichomonas, mas uma aparência similar revista no esfregaço de pós-radiação (113) e deveria ocorrer em algumas infecções bacteriana. (X 62)

57. Trichomonas vaginalis. Ocasionalmente a tricomona tem os grânulos vermelhos no citoplasma como visto no campo. O significado disto não é conhecido. (X 400)

58. Trichomonas vaginalis e Leptothrix. Tricomona são freqüentemente vistas com Leptothrix saprófitas. Neste campo o Leptothrix é visto como umas ramificações finais as quais apresentam-se como uma linha isolada. Eles devem ser diferenciados da Candida. (X 160)

59. Trichomonas vaginalis e herpes. Infecções múltiplas são comuns. Neste campo tricomonas com citoplasma e eosinófilo são vista junto com uma nuvem bacteriana e células mostrando alterações citoplasmáticas causadas pela infecção do vírus herpes (ver 121 e seguintes). (X 160)

60. Candida. Esta é uma infecção por fungos à qual é comum durante a gestação e em mulheres usando contraceptivo oral. Isto causam uma leucorréia espessa, branca, com aspecto de leite coalhado sendo referida coloquialmente como “sapinho”. No esfregaço cervical é preferível identificar ambos, esporos e hifas como o visto neste campo, antes de estabelecer o diagnóstico. A hifas como visto neste campo, são vistas segmentadas e se parecem com uma dupla “linha de trem”. Comparar com Leptothrix em 58. (X160)

61. Candida. Além dos esporos e hifas este campo mostra grupamento de células escamosas. Este pode alertar o escrutinador para procurar pela presença de Candida. (X160)

62. Candida. O grande aumento mostra a morfologia de esporos e hifas mais claramente. Para identificação precisa do tipo de fungo a cultura é necessária. O grupo Candida é achado mais comumente, assim alguns laboratórios usam esta terminologia. Outros preferem ser menos específicos e relatam “vistos esporos de fungos e hifas”. (X 400)

63. Actinomyces. Actinomyces são encontrados em esfregaços de mulheres usando um DIU (Gruppa et. al, 1976). Quando associado com dor pélvis e sangramento irregular poderia ser causa de doença inflamatória pélvica. Nestes casos o DIU é retirado para cultura confirmatória, mas na falta de sintomas é usual a notar o achado sem ação adicional. (X 400)

64. Actinomyces. Um outro exemplo, com borrão de coloração eosinofílica. (X 160)

65. Actinomyces. Confirmação por cultura é difícil a menos que o DIU possa ser removido e feito sua cultura. A aparência morfológica de fios periféricos estendendo de uma área central densa pode ser imitada por uma coleção de fragmentos de restos. Contudo estes são usualmente gram-negativos, enquanto os Actinomyces são Gram-positivos. Este esfregaço corado com Gram mostra uma reação positiva. Neste caso a presença de Actinomyces foi confirmada pela cultura. (coloração Gram, X 620)

66.Chlamydia. Um diagnóstico firme de Chlamydia deve ser feito por cultura (a qual é difícil) ou por resposta antígeno/anticorpo. Em esfregaços cervicais as características morfológicas que causam suspeita de Chlamydia incluem uma reação linfocitária similar à da cervicite folicular. Esta é a apresentação vista neste campo. Além disso, corpos elementares cocóides eosinofílicos livres são vistos no citoplasma finalmente vacuolizado das células infectadas e mais particularmente quando os corpúsculos de inclusão e estão moldados em vacúolos perinucleares. Esta característica não é vista neste exemplo, mas a presença de Chlamydia foi confirmada por imunofluorescência. (Grupta et al. 1979). (X 250)

[Voltar]

804 pensou em “Infecção e alterações reativas

  1. obrigada sr doutor a minha duvida agora e essa eu tenho 29 anos nao tenho apetite sexual,meu companheiro e eu temos varias descusoes por eu nao sentir vontade eu axo k o problema vem de mim,mas tambem axo k sou muito nova pra entrar na menoupausa, minha mae teve um cançaer no utero k removeu por isso fiz a tal pergunta obbrigada pela resposta

    • ana:
      de fato, você não tem idade para menopausa. Pode ser endócrino, mesmo. Quanto a falta de libido, é complicado, pois a causa geralmente é emocional. Procure um psicólgo(a).

    • ana:
      Não. Os cocos que você tem no seu exame são de flora normal, ou seja, a grosso modo, é a turma da faxina que cuida de eliminar diversos detritos e até outras bactérias inoportunas da sua vagina. Isso JAMAIS pode virar câncer e ainda, não é tão fácil desenvolver um câncer. Precisa muita exposição a diversos fatores e, em especila, histórico familiar de câncer ginecológico.

  2. oi doutor fiz meu papanicolau e o resultado foi inflamaçao no cocos, a 4mses k nao tenho o periodo,sinto enjoos diariamente,ja fiz o teste de gravides sem me enganar umas 4 vezes,tenho estado muito nervosa pk praticamente nao sei o k isso significa o sr podia esclarecer me melhor sobre isso por favor

    • ana:
      Dependendo da sua idade, pode ser ou problema endócrino, ou menopausa precoce. Problemas de tireóide causam amenorreia (falta de menstruação). Vá a um endocrinologista.

  3. Dr. Resultado do preventivo. o que tenho?
    COLPOSCOPIA: Epitélio cilindrico hígido., epitélio pavimentoso com pontilhado difuso, zona de transformação típica.

    CITOPATOLOGIA:Amostra satisfatória representada por células escamosas e endocervícais. Inflamação.

    MICROBIOLOGIA: Lactobacilos + bacterias.

    CONCLUSÃO:
    Achados colposcopicos de inflamação, alterações citologicas reativas, achados microbiologicos normais.

    obs: eu estou gestante de 3 meses.

    abraços e desde já obrigada

  4. Ola, fiz um exame preventivo e o resultado foi o seguinte;
    Alteracoes inflamatorias: moderada.
    Microflora: Lactobacilos: intensamente desenvolvida
    Conclusao: Negativo para celulas neoplasicas
    papanicolau classeII (DOIS).
    Gostaria de saber se isso e bom ou ruim, se ha algo fora do normal.
    Obrigada.

  5. Ola Dr!!
    O meu resultado de papanicolaou apresentou as seguintes observações:
    -adequação da amostra: Satisfatória para avaliação – ausencia de elementos JEC/ZT.
    -Resultado descritivo: Alterações reativas benignas em celulas escamosas.
    -Flora Microbiologica: lactobacillus spp
    -Avaliação citohormonal: Padrão citohormonal normotrofico.
    Classe II.
    O que tenho?

    • Débora:
      Você tem aquilo que 90-99% das mulheres de vida sexua ativa bem: inflamação (cervicite crônica) e isso não mata ninguém. Fique “fria”. Até vírgens podem ter inflamação, especialmente se tiveram vagintes/cervicites mal curadas na infância e adolescência e que cronificam, levando a quadros de inflamação crônica que é meramente reativa.

  6. Perdi minha virgindade em dezembro, e agora fiz meu primeiro preventivo,
    Detectou a presença de elementos inflamatorios: Flora bacteriana mista, flora bacteriana (tipo clue-cell), Esporos de candida. O diagnostico: Aspecto citologico inflamatorio (classe II) e ainda Flora mista associadda^´a florasugestiva de Gardnerella vaginalis Inflamatorio acentuado.

    Devo me preocupar com este resultado? Sempre uso preservativo. Que fatores deve seguir para evitar esses tipos de inflamações?
    Obrigada desde já.

    • Luci:
      Citologia inflamatória e comum em mulheres de vida sexual ativa e pelo que você descreveu, talvez você tenha alguma infecção, pois gardnerella é bactéria oportunista e aparece quando há alguma bactéria parasita. Se você tem corrimento com mau cheiro, volte ao médico para tratar a infecção.

  7. Ola Dr.!!
    meu exame de colpocitologia oncotica, consta:
    – Adequação da amostra: Satisfatória para avaliação: ausencia de elementos da JEC/ZT
    -Resultado descritivo: Alterações reativas benignas em celulas escamosas.
    -Flora Microbiologiva: lactobacillus spp
    -avaliação citohormonal: Padrão Citohormonal normotrofico.
    -Conclusão – classe II.
    O que tenho?

  8. Obrigada Doutor,

    Eu não sinto nada, mas estou tendo repetidas infecções urinárias. Já fiz ultrasonografia da bexiga e rins e foi encontrado areia em um dos rins. Tomei antibiotico e melhorei, mas passa um tempo e volta.
    Pode ser isso que apareceu no meu exame?
    Obrigada

  9. obrigada doutor vc tem me ajudado muito mas gostaria de saber se o hpv e mesmo adquirido somente no ato sexual por penetracao ou pode ser pego por pele sanitarios ou de um simples contato com uma pessoa que adquire este virus pois comecei ate coisas estranhas depois que por um acidente no vestiario de um club minha caicinha foi tracada com a da minha amiga e ela tem esse virus hpv o numero 18 sera que isso pode ter me afetado e algo obrigada por tudo

  10. olá ,doutor!Estou muito preocupada com o meu exame ,pois meu namorado tem hpv.
    elementos epiteliais:esfregaço constituído por células escamosas superficiais e intemediárias com alterações inflamatórias.Células glandulares endocervicais solatas e agrupadas.
    microflora:flora de cocobacilos supracitoplasmaticos sugestivo de gardnerella vaginalis.Exsudato leve.
    conclusão:ausênsia de células neoplásicas.Colpite moderada.
    obrigada.

    • sabrina:
      Gardnerella/mobiluncus são indicativos de infecção por protozoários, não por vírus. Não tem cara, pelo que você escreveu, de ter HPV no seu exame. Não é todo mundo que pega HPV e não é todo HPV que vira em câncer, pois se assim o fosse, a humanidade não existiria mais, pois mulheres e HVP convivem desde o gênesis e a humanidade está cada vez mais numerossa. Na dúvida, volte ao médico e peça a ele exames mais específicos para HPV, pois a colposcopia e o papanicolau são apenas indicativos ou qualitativos. Não são específicos..

  11. olá,doutor.Estou muito preocupada pois meu namorado tem hpv.meu exame deu:esfregaço constituido por células superficiasi e intemediárias com alterações inflamatórias.Células glandulares endocervicais soltas e agrupadas
    Microflora:flora de cocobacilos suprecitoplasmaticos sugestivo de gardnella vaginalis.Exsudato leve.
    Conclusão:ausênsia de células neoplásicas.colpite moderada
    obrigada.

    • sabrina:
      Gardnerella/mobiluncus são indicativos de infecção por protozoários, não por vírus. Não tem cara, pelo que você escreveu, de ter HPV no seu exame. Não é todo mundo que pega HPV e não é todo HPV que vira em câncer, pois se assim o fosse, a humanidade não existiria mais, pois mulheres e HVP convivem desde o gênesis e a humanidade está cada vez mais numerossa. Na dúvida, volte ao médico e peça a ele exames mais específicos para HPV, pois a colposcopia e o papanicolau são apenas indicativos ou qualitativos. Não são específicos.

  12. Ola Dr,

    O resultado do meu preventivo foi:

    Morfologia: normal
    citólise intensa

    Conclusao:
    Material satisfatorio para avaliação
    flor de doederlein exacerbada
    cogumelos (esporos)
    negativo para lesão intra-epitelial ou malignidade

    Tenho alguma coisa?

    • Lu:
      A única coisa diferente são os esporos que podem ser ou uma infecção por cândida, caso você tenha corrimento com mau cheiro, ou uma contaminação do material (lâmina mal lavada ou mal estocada). Volte ao médico e peça mais esclarecimentos.

  13. quero te agradecer e tb dizer que estou esperando o resultado de exame de novo mas e possivel vc fazer essa alteracao nas celulas serem outra coisa pois ela disse que nao tinha certeza do que era nao por isso fiz o mesmo exame duas vezes em seguida que e o papanicolal e eu estava sentido um cheiro estranho e ela disse que era infeccao e me passo uma pilula mas o cheiro continuo entao voltei na medica mas ela diss que a minha infeccao tinha acabado entao doutor oque e esse cheiro me ajuda pois minha medica diz que isso nao e nada mas eu nao tinha isso antes comecou a pouco tempo e eu estou nos estados unidos entao aqui e tudo muito diferente tenho medo nao explicam as coisas para os pacientes se eu tiver mesmo com hpv isso fede

    • camila:
      HPV não tem cheiro e o cheiro diferente que você está sentindo pode ser causado até por variações hormonais. Quando acontecem variações hormonais abruptas, o cheiro (odor) natural das mulheres costuma mudar. Nâo se preocupe. Se você tivesse algo grave, no mínimo você teria dores, mal estar, ardências e etc. Quanto aos costumes dos médicos norte-americanos, eles são assim mesmos, são muito academicistas e pensam que os pacientes estão no mesmo nível que eles. Tem muita gente no Brasil que também é assim.

  14. Olá Dr. Vladimir,
    Minha médica suspeita que estou com hpv (ainda não tenho o resultado da biópsia) e herpes mas ela não tem certeza por que não aparecem vesículas e nem feridas, apenas na primeira vez que tive que apareceu uma única ferida mas não era raza, as bordas eram bem altas e ela não chegou a ver a ferida. Mas depois que voltou parece que nunca melhorou definitivamente, isso já faz 5 meses. O resultado do meu preventivo foi o seguinte:

    Microscopia
    Constituição do esfregaço.
    Muco filamentoso: +++ Muco-pus: +
    Leucócitos: +++ Histiócitos: + Hemácias: +++
    Células escamosas superficiais: numerosas. Células escamosas intermediárias: frequentes.
    Células escamosas profundas: raras. Células glandulares endocervicais: numerosas.
    Células escamosas metaplásicas: escassas. Células endometriais: não foram observadas.
    Microrganismos
    Flora cocóide: +++
    Fungos: não foram observados. Protozoários: não foram observados.
    Avaliações
    Trofismo: normotrófico.
    Inflamação
    Mucosa escamosa cérvico-vaginal: moderada.
    Mucosa glandular e metaplásica: moderada.
    Oncológica
    CLASSE II DE PAPANICOLAOU
    Adequação do espécime: SATISFATÓRIO.
    NEGATIVO PARA MALIGNIDADE (Classificação de Bethesda – 2001).

    Gostaria de saber o que tenho e se nesse resultado acusa o hpv e o herpes. Minha consulta é só no dia 20.

    • julia:
      Pelo laudo que você transcreveu, não parece haver HPV, mas se sua médica acha que você tem, talvez seja pela observação in loco que mostrou indícios de alguma virose. Para ter certeza de haver HPV, você terá que fazer exames imunológicos específicos para HPV. No papanicolau, o único indício, note bem, INDÍCIO, de HPV é a presença de coilócitos, que são células com bordas em abas e grandes halos perinucleares.

  15. como vai tudo bem estou muito preocupada fiz o meu papanicolal e a medica me chamo de novo pois dei uma alteracao nas celulas entao fiz de novo o papanicolau mas a medica dize que queria checar as minhas celulas do hpv que poderia esta com alteracao voce pensa que quando isso ocorre e porque eu tenho hpv confirmado tenho medo pois so tve relacao com um homem ate hoje me ajuda doutor quero a verdade e espero que isso possa dar errado obrigada por tudo

    • camila:
      Você está se apavorando por pouca coisa. É normal o médico repetir exame, até porque os laboratórios nunca falam a mesma lingua. O que dá de diferença entre um e outro… É um caos. Tudo em citopatologia depende de interpretação humana e que é subjetiva. Cada um enxerga a coisa de um jeito e enfeita o pavão do jeito que mais lhe convém e, no meio dessa empombação toda, é o paciente que fica desesperado. Calma. Você está esquecendo do seu guardião número um: seu sistema imunológico. Não importa se você tenha ou não HPV. O que importa é se o seu sistema imunológico é competente. Se ele consegue te livrar bem das gripes que você pega, do sarampo que você teve na infância e outras doenças virais, não será agora que ele negará fogo. Se HVP causasse câncer em todas as mulheres, a humanidade estaria extinta há milhares de anos, pois mulheres e HPV convivem desde o gênesis e a humanidade continua crescendo. Atualmente existem diversos fármacos antivirais indicados no tratamento do HPV. Fique tranquila. A coisa não é apocalíptica. É a mesma história da gordura… Se comer gordura matasse, não haveria um mineiro vivo sequer, pois no interior de Minas Gerais o pessoal usa BANHA DE PORCO para tudo, até para passar no pão como se fosse manteiga ou margarina. Existe muito modismo. Lembra-se o H. pilori que os gastroenterologistas juravam de pé-junto que provocava câncer no estômago? Pois é, quebraram a cara e deram um lucro enorme para a indústria farmacêutica e para as clínicas de endoscopia, até que um cientista, com juízo, muita vergonha na cara e coragem, desmacarou a farsa e inocentou o pobre e coitado Helicobacter pilori, que é uma bactéria de flora normal no estômago e que não faz mal algum.

  16. OI BOA TARDE!! ENTÃO FIZ MEU EXAME DEU DENOVO CLASSE 2 O ANO PASSA ME TRATEI FIZ 3 CALTERIZAÇAO USEI POMADA TOMEI AITI BIOTICO E SEMPRE VOLTA E NÃO CONSIGO ENGRAVIDAR MEU CICLO ESTA ATRAZADO POR 2 MESES CINTO MUIA DOR DE MAIS E RESULATADO DE EXAME FOI ESSE.HORMONIO ESTIMULANTE R: 2,48 UI HORM. LUTUNZANTE R: 1,00UI PROGESTERONA R: 0,63NG ESTRADIAL R: E2 12,66 CITOLOGIA AUSENCIA DE CEL. ENDOCERCICAIS NEUTRIFILOS ABUNATANTES ALTERAÇOES CITOLOGIA INFLAMAÇAO INTENSA CONCLUSÃO CLASSE 2 ENTÃO ISSO E NORMAL JA UM ABORTO ESPONTANIO CINTO MUITAS DORES SO VIVO COM ODORES CORRIMENTOS JA TOMEI DE TUDO QUASE CHA REMEDIO CASERIRO MAIS NÃO FICO BOM JA TEM 3 ANOS NESSA VIDA É NORMAL TENHO 27 ANOS UM FILHO DE 8 ANOS JA TIVE HPV HA 10 ANOS

    • cibely da costa:
      Calma cibely. Papanicolau classe II é comum em mulheres de vida sexual ativa. É citologia inflamatória, nem um pouco grave. Seus resultados de hormonios parecem normais. Será que a dificuldade em engravidar é só sua? Você já conversou com seu parceiro? Que tal ele fazer alguns exames? Muitas vezes a mulher se martiriza, se culpa por “não dar um filho ao seu amado” (desculpe a forma romanceada) e a culpa é dele e não dela. Tem homem que faz espermograma, tem número normal de espermatozóides, mas eles são inviáveis por astenozoospermia, azoospermia, e etc. Leia mais sobre citologia classe II nos mais de 440 comentários do post de metaplasia escamosa e zona de transformação.

    • nice:
      Classe II é comum em mulheres de vida sexual ativa. É uma cervicite crônica inespecífica que só evolui para alguma coisa mais séria em menos de 1% das mulheres. Cândida, ou Candida sp. é um fungo que infecta das paredes da vagina, da vulva e do colo do útero, provocando corrimento. Ela pode cronificar e acentuar a inflamação. Por isso é que se deve tomar muito cuidado com meninas que são suscetíveis de adquiri-la na infância, na forma de vulvite (o tal do sapinho) ou de vaginite com corrimento fétido. Se você tem cândida, vá ao médico para tratá-la adequadamente.

  17. Dr.
    avaliação da amostra: presença de células endocervicais eou metaplásticas escamosas.
    Relatório microscópico: descamação rpresentada por celulas escamosas intermediárias, superficiais e endocervicais, exibindo alterações interpretadas como reativa e ou reparativa associadas com inflamação.
    Achados: bacilos e cocos;
    Conclusão: negativo para células neoplásicas, padrão citológico inflamátorio acentuado.
    O que quer dizer??????
    Aguardo resposta.

    • Roger:
      Significa que existe uma inflamação e que pode estar acentuada por alguma reação, seja alérgica (camisinha, ducha vaginal, absorvente íntimo, DIU, etc.), ou reação autoimune por infecção mal tratada/curada da infância. Não tem o que fazer. Inflamação é comum em mulheres de vida sexual ativa que penso ser o caso de sua parceira, à qual você deve estar referindo aqui. Apenas siga as recomendações do médico e volte quando marcado para refazer o preventivo. Leia nas centenas de comentários anteriores as demais possíves causas de inflamação.

  18. Gostaria da sua ajuda para saber o que significa esse resultado num exame de rotina que fiz e qual é o tratamento adequado.

    Muito obrigada,

    Marília

    Segue:
    CITOLOGIA CERVICO-VAGINAL EM BASE LÍQUIDA

    MATERIAL
    Amostra: Citologia em base líquida – (ThinPrep Cytic).

    ADEQUAÇÃO DO MATERIAL
    Espécime satisfatório para avaliação.

    EPITÉLIOS REPRESENTADOS NA AMOSTRA
    – Escamoso

    INTERPRETAÇÃO
    Negativo para lesão intraepitelial e malignidade.
    Alterações celulares benignas reativas e/ou reparativas (Papanicolaou
    classe II).
    – Inflamação

    MICROBIOLOGIA
    – Lactobacillus sp
    – Bastonetes pequenos

    • MARILIA:
      Seu caso não tem tratamento, pois está dentro da média das mulheres com vida sexual ativa. O que você tem, pode ser considerado normal.

  19. apareceu depois q tive relação com uma pessoa uns carocinhos,fiz o papanicolau
    microbiologia
    bacilos supracitoplasmatico-gardnerella/mobiluncos
    laudo descritivo
    esfregaço contituido p celulas intermediarias e superficiais em proporçoes semelhantes, isoladas ou agrupadas
    numerosos leucocitos polimorfonucleares
    numerosos filamentos de muco
    varios histiocitos
    alteraçoes celulares benignas reativas ou reparativas
    o q quer dizer?

  20. Olá bo anoite fiz um exame preventivo e deu o seguinte resultado, será que poderia me ajudra a saber o que deu

    EXAME COLPOCITOLOGICO

    IDENTIFICACAO INTERNA DA LAMINA………………………..: COLPOCITOLOGIA 10106857
    NUMERO DE LAMINAS ENTREGUES……………………………: 2
    —————————————————————————-
    ADEQUACAO DA AMOSTRA:
    SATISFATORIA.

    ELEMENTOS EPITELIAIS:
    ESFREGACO(S) CONSTITUIDO(S) POR CELULAS SUPERFICIAIS E INTERMEDIARIAS COM
    ALTERACOES INFLAMATORIAS.
    MICROFLORA…:
    FLORA SUGESTIVA DE GARDENERELLA VAGINALLIS. EXSUDATO LEVE.
    CONCLUSOES…:
    AUSENCIA DE CELULAS NEOPLASICAS. INFLAMATORIO MODERADO.

    Agradeço muitooo….

    • Fernanda:
      Isso não é grave e não afetará sua capacidade reprodutiva, DESDE que você trate adequadamente. Se cronificar, aí sim poderá dar problemas. Vá “voando” ao médico.

  21. Fiz um exame a conclusão deu colpite bacteriana e esfregaço normotrofico e normoestrogênico. O q quer dizer isso?
    Como se pega isso em mulheres que não tiveram nenhuma relação sexual?
    obrigada

    • ana:
      Você está com alguma infecção por bactérias. O restante está normal. Para adquirir uma infecção não precisa ter relações sexuais. Até na água se pega bactérias. Praia, piscina, rios, cachoeiras… Calcinha mal passada ou colocada para secar em qualquer lugar e não passada à ferro. Por que meninas pegam infecções vaginais (vaginites e vulvovaginites)? Volte ao médico para matar esses bichos, pois se eles cronificarem, aí sim você terá problemas.

  22. Boa noite!

    Padrão: inflamatório.Avaliação prejudicada pela inflamação.
    Na avaliação microbiológica do meu preveitivo deu o seguiente resultado:Flora de lactobacillus sp. desenvolvida.
    O que significa?

    • OR:
      Significa que você tem uma inflamação acentuada, pode ser por alergia a látex da camisinha, desodorantes íntimos, absorventes íntimos, etc, e também a flora está normal.

  23. Olá doutor sou virgem e estou com duvidas em meu exame, gostaria de sua ajuda para compreender.

    Epitelios :escamoso
    Cnadida sp
    Bacilos supracitoplasmaticso sugestivos de gardnerella/ Mobiluncus

    Laudo descritivo
    Predominio de celulas escamosas intermediarias e raras superficiais
    varios leucocitos polimorfonucleares
    raros filamenttos de muco
    varios histoocitos
    Alteraçoes celulares benigns reativas ou reparativas.

    Avaliação hormonal prejudicada pelas alteraçoes reativas

    • Fernanda:
      Você está com infecção por cândida e por outros agentes. Volte ao médico para tratar. A inflamação é decorrente da infecção.

  24. MATERIAL
    Amostra: Citologia em base líquida – (ThinPrep Cytic).

    ADEQUAÇÃO DO MATERIAL
    Espécime satisfatório para avaliação.

    EPITÉLIOS REPRESENTADOS NA AMOSTRA
    – Escamoso
    – Glandular

    INTERPRETAÇÃO
    Negativo para lesão intraepitelial e malignidade.
    Alterações celulares benignas reativas e/ou reparativas (Papanicolaou
    classe II).

    MICROBIOLOGIA
    – Bastonetes pequenos

    O que significa?

    • Eliene:
      Tem cara de infecção associada à inflamação. A inflamação é comum, mas a infecção precisa investigar. Se você tem corrimento, é provável que haja uma infecção. Volte ao médico.

  25. vladimir por favor, me responda sobre uma colposcopia que fiz e estou preucupada deu colo normotrofico e zona de tranformasao tipo1 completamente ectocervical e epiteliocolunar visualizado jec;justa orificial pode ser uma doenca grave? respona por favor obrigado

    • edite maria:
      Não tem nada de grave aí. Parece normal, pelos dados que você colocou, a menos que esteja escrito, após o tipo1, a sigla NIC I, aí a coisa muda um pouco de figura (muito pouco, mas muda).

  26. Doutor, meu exame deu celulas não epiteliais: leucocitos (moderado) e hemacias (pequena quantidade). O resto deu normal, negativo para infecções virais e para NIC. É normal ter leucocitos? Isso é sugestivo de alguma inflamação, ou infecção? Se for, porque deu negativo para infecção na conclusão? Obrigado.

    • Raquel:
      Talvez seja infecção apenas se você tiver corrimento, ardor, dor ou qualquer outro sintoma. As hemácias talvez devam-se à coleta que rompeu algum vaso superficial. Deu negativo na conclusão porque não existem alterações celulares sugestivas de infecção, o que ótimo. Repetindo, se você não tem corrimento, esses leucócitos estão aí apenas de “passagem”. Nâo é coisa rara. Em muitos exames eles são encontrados aos montes e não tem significado algum. “Fique fria”.

  27. Olá,

    Meu preventivo acusou:
    Adequabilidade do material: Satisfatorio
    (epitelios representativos na amostra – Escamoso)
    (epitelios representativos na amostra – Glandular)
    Diagnótico descritivo – Alterações benignas: Inflamação
    Microbiologia: Cocos
    Atipias celulares: Células atípicas de significado intermediário – escamosas: Possivelmente não neoplasico
    observações: Cariomegalia
    Hipercromatismo

    Isso é grave? o que é exatamente. so tenho médico em 20 dias, não apresento corrimento. obrigada!

    • Tina:
      não tem cara de ter nada grave, apenas inflamação. Cariomegalia significa aumento dos núcleos, típico de alguns tipos de inflamações. Fique tranquila que dá para esperar o médico voltar.

  28. Dr, o meu exame papanicolau deu :
    células epiteliais :intermediárias, superficiais , parabasais , metaplásucas e endocervicais.
    morfologia :alterações inflamatórias
    células sanguíneas: numerosos leucócitos, histiócitos e algumas hemácias
    Flora mista e a conclusão: alterações celulares benignas, no material examinado. processo inflamatório acentuado.
    A minha médica mandou eu fazer uma colposcopia com biópsia, se necessário. Pode ser uma doença grave?Obrigada

    • Ana:
      Não tem cara de ser nada grave. Inflamação é comum em mulheres de vida sexual ativa. É procedimento comum fazer biopsia e colposcopia e isso não indica que exista algo grave

  29. resultado exame bacterioscopia:
    cocos gram positivos isolados: +
    cocos gram positivos aos pares: +
    cocobacilos gram lábeis (variaveis) ++
    o que pode ser Dr.?? aguardo obrigada

    • gi:
      Significa que apareceram essas duas famílias de bactérias em seu exame: cocos gram + e gram -. Tem que ver se mandaram fazer cultura para identificação dos bichos.

  30. ola gostaria de saber se deu algum problem no meu exame, só tenho retorno medico daqui 10 dias e estou preocupada:
    exame chlamydia deu negativo, exame a gresco tb negativo e o cultura em geral tb negativo segue o resultado do exame de bacterioscopia:
    leucocitos polimorfonucleares ++++
    celulas epiteliais +++
    bacilos gram positivos (doderlein) raros
    bacilos difteroides ++
    cocos gram positivos isolados +
    cocos gram positivos aos pares +
    cocobacilos gram labeis (vairaveis) ++
    estou com duvida podem me retornar por favor. Obrigada

  31. Dr, estou muito preocupada, minha colpocitologia teve o seguinte resultado:

    os esfregaços examinados exibem quase que somente células escamosas do epitélio cervico-vaginal, vendo-se ainda de permeio elementos glandulares endocervicais e de metaplasia escamosa.
    distribuição celular nao ordenada, limites citoplasmáticos indefinidos.
    bordos mal definidos, picnose e policromatofilia
    leucócitos aumentados em número. histiócitos aumentados.
    muco escasso

    conclusão
    cervicite
    flora bacteriana cocobacilar

    O que esse exame signfica? li sobre a inflamação ser frequente em mulheres sexualmente ativas mas outros aspectos do meu exame nao foram comentados aqui.

    muito obrigada!

    • dani:
      Picnose é quando o núcleo da célula é bem denso, significando que ele está normal, pois quando o núcleo está com a chamada cromatina frouxa, variando de cor em tons de cinza, branco e preto, é sinal de neoplasia. Policromatofilia significa que suas células se coram de várias formas. Aparecem várias cores em uma mesma célula. Isso também não é patológico. A única coisa diferente é o aumento nos leucócitos e histiócitos. Pode ser alguma infecção. Se você tem corrimento, volte ao médico para tratar.

  32. meu diagnostico foi

    quadro citologico de padrao inflamatorio
    classe II de papanicolau
    negativo para lesao intraepitelial escamosa?glandular.

    por favor comente esse resultado
    obg

    • Ana Paula:
      Candidíase, se tratada adequadamente, não é grave, mas se ela cronificar, ela pode desencadear uma reação imune que provoca um quadro inflamatório crônico e este aparecerá sempre nos exames preventivos.

  33. o material examindao revela esfregaço satisfatorio constituido por celulas escamosas e superficiais e intermediarias com alterações inflamatorias acentuadas. Observam-se nucleos desnudos e citoplasmas fragementos por citolise. As celulas estão cituadas em meio a muco, hemacias e moderado exsudato leucocitário. O que seria isso???

  34. Estou muito preocupada ! 1Displasia leve -lesão ecamosa intraepitelial de baixo grau 1-nic 1 .2 Alterações citologicas compatíveis com papiloma virus humano (HPV) .3 Avaliação hormonal não realizada .4 colpite por garnerella .5 Flora cocobacilar .O que tenho afinal .Desde ja agradeço a resposta .

    • Bianca:
      TALVEZ você tenha uma infecção por HPV. Veja bem: TALVEZ. O fato de uma lâmina ter elementos compatíveis com um quadro de HPV não significa que vocẽ tem HPV. Quando à garnerella, parece que você tem uma infecção oportunista. Precisa tratar. Volte ao médico.

  35. Olá Dr.!
    Desculpa a demora pela minha resposta.
    Não fiz biopsia ainda, ela não pediu. Talvez peça após o meu retorno, que será somente em abril. Antes disso, vou consultar em outro médico para ter mais uma opinião.
    Muito obrigada pela sua ajuda!

  36. Dr. Vladimir estou com a mesma duvida da isis pois o sr. não deixou bem claro, depois do tratamento da candida eu posso continuar tendo relações sexuais e o meu marido podera fazer sexo oral em mim?

    • Beatriz:
      Em hipótese alguma você poderá ser prejudicada em um concurso público por causa de uma reação inflamatória. Esse tipo de exame não pode sequer ser requisitado em exames admissionais em concursos públicos, pois viola o princípio da garantia da privacidade, expressa categoricamente na Constituição da República Federativa do Brasil. Se alguém tentar fazer isso, é ação judicial na certa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.