PSA – Antígeno Prostático Específico

Antígeno Prostático Específico não é uma prova sorológica muito precisa para câncer de próstata, pois a sensibilidade e especificidade não são muito boas, especialmente na faixa intermediária entre 4,1 a 10,0 ng/mL.

1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento da análise automatizada de P.S.A. e o resultado de rotina usando o soro do P.S.A. é particularmente responsável para o recente aumento no diagnóstico de câncer de próstata.

Embora ainda não tenha sido aprovado pelo F.D.A. para o diagnóstico do câncer de próstata, o P.S.A. está sendo amplamente usado como uma modalidade de diagnóstico e a Sociedade Americana de Câncer e Associação Urológica Americana têm recomendado o uso anual da determinação de rotina do P.S.A.

O P.S.A. é usado não somente para o diagnóstico de homens assintomáticos para câncer de próstata, mas também para monitorar os resultados de cirurgias essenciais, terapia de radiação, de privação de andrógenos e tratamento do câncer refratário de próstata.

Diante deste cenário clínico, a eficácia da terapia pode ser exatamente monitorada pela mudança na superfície do soro do P.S.A., advindo de valor pré-terapêutico. Em adição, o P.S.A. tem mostrado valor prognóstico precedendo o resultado de cirurgia essencial e terapia de radiação.

Apesar da sua utilidade, o uso do P.S.A. permanece controverso. Em todas as aplicações, incluindo a sua significância depois de cirurgia essencial, onde sua força supõe-se seria de maneira nenhuma controversa, há discordâncias em como o P.S.A. poderia ser usado e interpretado. O uso e a interpretação do soro P.S.A. permanece controverso porque o P.S.A. não é um marcador de células cancerosas da próstata, e sim um marcador de células epiteliais da próstata. Portanto, carece de especificidade.

O P.S.A. pode estar aumentado no soro devido a algum estado patológico que induzirá a saída do P.S.A. até o soro. Esses estados incluem prostatites crônica e aguda, comumente associadas com hiperplasia prostática benigna (HPB), obstrução ductal comumente vista em HPB e em algumas manipulações cirúrgicas da próstata, incluindo biópsia, ressecção e examinação vigorosa. O P.S.A. no soro pode estar diminuído por algum fenômeno que inibe a função celular normal.

A produção do P.S.A. está sob controle andrógeno (testosterona, dihidrotestosterona, receptores de andrógeno) e, alguma perturbação de seu mecanismo regulatório, pode escurecer a superfície do soro de P.S.A.

Alguns fatores são capazes de afetar a regulação andrógena, incluindo absorção de estrógenos, terapia farmacológica (inibidores da 5-a-redutase, inibidores competitivos de receptores de andrógenos e inibidores de hormônio luteinizante) e disfunção testicular de envelhecimento. Em adição, transformação maligna pode diminuir a produção de P.S.A. Como células diferenciadas, suas habilidades para produzir proteínas responsáveis por funções normais das células podem diminuir. Esta observação é verdadeira para câncer de próstata, a qual pode demonstrar somente fraca coloração imunohistoquímica positiva para P.S.A.

Por estas razões, o soro do P.S.A. é um imperfeito marcador de tumor e, ainda assim, é provavelmente o melhor marcador de tumor que conhecemos. Uma das maiores limitações da interpretação do P.S.A. ocorre secundariamente para a contribuição variável da hiperplasia prostática benigna para a superfície do soro. Em geral, câncer é incomum à região normal do soro (i.e. £ 40 ng/mL) e comum a regiões abaixo de 10,0 ng/mL. É entre 4,1 e 10,0 ng/mL que hiperplasia prostática benigna e câncer de próstata coexistem, mas com uma incidência de aproximadamente 80-85% e 15-20%, respectivamente.

A aplicação final do P.S.A. é em determinar que epitélio na próstata não é de tipo prostático. Isto se tem demonstrado recentemente ser de grande utilidade prática em confirmar o diagnóstico de duas proliferações não neoplásicas que poderia envolver próstata e ser confundida com adenocarcinoma prostático, especificamente adenoma nefrogênico da uretra e hiperplasia mesonéfrica.

Embora estes diagnósticos sejam inicialmente suspeitados na examinação do esfregaço da hematoxilina-eosina, é proveitoso na base confirmatória do desempenho da coloração para P.S.A., porque quando negativos, eles suportam o diagnóstico do adenoma nefrogênico. De maneira similar, foi recentemente documentado que hiperplasia mesonéfrica envolveria a próstata e poderia levar a erro no diagnóstico de adenocarcinoma prostático. Embora, novamente o diagnóstico é suspeitado na base de rotineiros esfregaços coloridos, colorações negativas do epitélio linear dos túbulos mesonéfricos para P.S.A. jogam uma parte na confirmação do diagnóstico.

2. DIAGNÓSTICO LABORATORIAL

2.1. Método 1 – Pesquisa Imunológica do P.S.A. no Soro:

O P.S.A. é uma proteína com atividade enzimática e é encontrado no soro de duas formas: na forma livre e complexado com anti-proteases.

Quando elevadas concentrações de P.S.A. são encontradas no soro, há possibilidade de hipertrofia prostática e/ou câncer de próstata. No soro, a atividade proteolítica do P.S.A. é inibida pela a-1-quimiotripsina, a-2-macroglobulina e outras proteínas de fase aguda.

É secretado pelas células epiteliais das glândulas hepáticas. A a-1-quimiotripsina é a maior forma de complexação do P.S.A., cuja forma livre é a menor fração no soro.

A padronização dos imunoensaios do P.S.A. é necessária. Os benefícios dessa padronização são os seguintes:

– os resultados serão uniformes e permitirão que pacientes sejam “testados” por diferentes ensaios e laboratórios.

– pesquisa significativa em câncer de próstata pode ser utillizada por permitir a comparação de dados clínicos e estudos clínicos com o uso de diferentres ensaios de P.S.A.

Muitos fatores contribuem para os problemas de padronização, dentre os quais estão os seguintes:

– P.S.A. isoformas usadas para produzir anticorpos anti-P.S.A.

– reatividade específica dos anticorpos. Os anti-P.S.A. podem possuir diferentes reatividades e afinidades pelas várias formas de P.S.A. livre ou complexadas.

Resultado:

A concentração de P.S.A. é diretamente proporcional à do anticorpo anti-P.S.A. usado.

Câncer de próstata é incomum à região normal do soro, ou seja, £ 40 ng/mL.

Valores entre 4,1 e 10,0 ng/mL, coexistem hiperplasia prostática benigna (80 – 85%) e câncer de próstata (15 – 20%).

2.2. Método 2 – Formação de Manchados Imunohistoquímicos para P.S.A.:

Técnica:

Pedaços de epitélio de próstata colocados em uma lâmina, formam manchados em presença de anticorpos anti-P.S.A., devido a reação deste com o P.S.A., coloridos por hematoxilina-eosina.

Resultado:

Quando há formação de manchados coloridos no epitélio, a reação indica que as células retiradas da próstata são da próstata, levantando a hipótese de diagnóstico de câncer prostático, descartando hipóteses de neoplasias que envolvem a próstata, adenoma nefrogênico da uretra e hiperplasia mesonéfrica.

Essa técnica serve, portanto, para diferenciar câncer de próstata dessas outras neoplasias envolvendo a próstata.

Observação:

Para diagnóstico de câncer de próstata, esse método não é específico, uma vez que P.S.A. é marcador do epitélio de próstata e não da glândula em si. Além disso, quando se trata de câncer de próstata, a reação é fraca, devido a alterações de síntese de proteínas pelas células malignas, podendo haver um falso-negativo.

Valores de referência

Os resultados do teste de PSA referem o nível de PSA detectado no sangue. Os resultados são referidos em nanograma por mililitro (ng/ml) no sangue. As referências são as seguintes:

  • 0 a 2,5 ng/ml é considerado um valor baixo
  • 2.6 a 9,9 ng/ml é considerado um valor ligeiro a moderado
  • 10 a 19,9 ng/ml é considerado um valor moderadamente elevado
  • 20 ng/ml ou mais é considerado um valor significativamente elevado

Não há um valor específico para se dizer que um nível de PSA é normal ou anormal. Contudo, quanto maior o nível de PSA, maior é a probabilidade de cancro estar presente. Vários factores podem causar a flutuação de níveis de PSA. Quando os níveis de PSA sobem com o tempo, outros testes poderão ser necessários.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. COHIN, R. et al. Diagnostic imunopathology. 2.ed. New York: Rawen Press,

1994. 2600 p.


Copyright © por Vladimir Antonini Todos os direitos reservados.

[Voltar]

464 pensou em “PSA – Antígeno Prostático Específico

  1. Desde de já agradeço os esclarecimentos Dr.

    Olha no exame diz lá abaixo q o valor de referência entre o psa total e livre tem que ser maior do que 25%, por isso não entendi.

    dentre esses valores q te passei tenho que ficar preocupada?

    obrigada!

    • Sirlene:
      O pessoal da área adora criar correlações que muitas vezes não tem significado algum. O PSA, como escrevi, é específico para próstata, pois é um antígeno prostático específico, mas suas medições não são muito precisas no estabelecimento de diagnósticos, por exemplo. Muitos casos de resultados na casa dos 30,0, 40,0 e até mais, serem apenas hipertrofia prostática benigna, que não é doença, bem como valores iguais a estes não serem nada e ainda, valores bem menores serem cânceres. Foque no resultado total e no exame físico.

  2. O exame físico que você está dizendo seria o toque?

    Entao ele Havia ido no médico mostrar o exame de psa ai o médico fez o toque e disse q estava tudo normal ai passou um remedio p/ infecçao e pediu para que ele realizasse o exame apos 21 dias q tomasse o remedio ai ele realizou o exame psa total e livre como havia te falado que deu como resultado:

    psa livre: 0,710
    psa total: 2,55
    relaçao psa total e livre: 27,84%

    • Exame físico não é só toque. Existem diversos sintomas físicos que mostram, ou não, algum problema mais sério no corpo. 2,55 é um valor dentro do limite de variação, ou seja, está dentro da normalidade. Alguns urologistas pregam que a relação livre/total não pode ser maior que 18%, pois se for, é indicativo de câncer, mas não existe estudo clínico que prove essa teoria. Isso pode ser verdadeiro para alguma população específica, mas no Brasil não é bem assim e se ele não sente nada e a próstata está normal, conforme a interpretação do médico ao toque, é porque está normal.

  3. Oi boa noite meu exame deu 4.800 e estou com prostatite e quando fiz o exame do psa fazia 24horas que tinha feito o exame de tok, sera que isso ajudou a alterar o psa.estou tomando antibiotico depois vou fazer novos exame tomara que baixe o psa estou muito preocupado .

    • Luiz:
      O PSA é um exame específico, mas não é preciso e as variações em resultados são muito grandes e, na maioria das vezes não tem significado patológico algum. Apenas com os dados da anamnese, do exame físico e de imagem que, confrontados com o resultado do PSA, é que se pode dar um diagnóstico definitivo. Fique calmo, pois a cabeça pode piorar o quadro.

  4. Oi boa tarde,

    Meu pai fez o exame psa total deu 2,55 e livre 0,710 e relaçao entre psa livre e total foi 27,84% gostaria que mim esclarecesse sobre esse resultado.

    Desde ja obrigada

    • Sirlene:
      Abaixo de 4,0ng/dl é considerado dentro do limite, mas o PSA não é um exame muito preciso, portanto precisa do exame físico para fechar o diagnóstico. Leve o seu pai ao médico para concluir o diagnóstico.

  5. Prezado Doutor,
    Tenho HPB sob acompanhamento. Meus resultados de PSA linvre/total ficam sempre pouco acima do normal, mas o regular exame de toque me tranquilizam.Tenho lido sobre os efeitos danosos da testosterona na HPB e no cãncer de próstata. Confesso que com 63 anos me considero um afoito em sexo (não obsessivo!) e o pratico regularmente.
    Qual o risco?

    Saudações

    • Luiz Alberto:
      Cuidado com o que você lê por aí. Se testosterona fizesse mal, a humanidade já teria se extinguido há milênios. Se não fosse a testosterona, você não teria ereção, ejaculação, enfim, não seria homem. A prática sexual não aumenta a testosterona. A taxa de testosterona é determinada pela concentração das enzimas que convertem o colesterol nos diversos subprodutos até chegar à testosterona. Fazem muito terrorismo sem conhecimento algum de fisiologia e bioquímica. Se você quiser se aprofundar no assunto, leia um bom livro de bioquímica, especialmente o Strier ou o Lenninger, ambos em português.

  6. Dr. boa tarde, tenho 46 anos tenho um resultado do PSA total de 13.5 ng/ml,não sinto deficuldade em urinar nem me levanto durante a noite para urinar.fui ao médico , que me mandou fazer uma biópsia, estou com medo, tenho rasão para isso?

    • Manuel:
      O PSA não é um exame muito preciso para diagnóstico de distúrbios da próstata. Você tem que esperar o resultado da biospia, pois já vi muito PSA alto não ser nada.

  7. Obrigado doutor pela sua resposta imediata, que Deus sempre ilumine a sua vida e sua carreira. Iremos ao médico o mais rápido possivel.
    Obrigado mais uma vez, abraço.

  8. Olá doutor,
    Meu marido obteve o resultado do psa total – antígeno prostático específico de 6,932.
    Gostaria de saber quais são os perigos e até onde devo me preocupar com esse resultado, pois ele urina durante toda a noite.
    Agradeço muito sua atenção.

    • Noeli:
      Na faixa entre 4,0 e 10,0, o PSA não é muito específico e apenas o exame físico e por imagem pode definir um diagnóstico mais preciso. É melhor ele voltar ao médico. Pode ser uma HPB – hipertrofia prostática benigna, que não é grave, mas incomoda bastante, pois prende a urina, fazendo o portador urinar mais vezes e com certa dificuldade.

  9. Muito obrigada pela resposta Dr. mas é 2.942ng/ml mesmo, mas ele ja vai fazer a ultrassonografia prostatica, estou torcendo que seja erro de grafia do laboratorio.
    Agradeco muito a resposta muito obrigada.

    • Elizabeth:
      Provavelmente o laboratório está usando a notação norte-americana para expressar o resultado, pois eu nunca vi um valor de PSA tão grande. Nos EUA o separador de milhar é a vírgula e o de decimal é o ponto, ou seja, lá 0,X se representa como 0.X, sendo devido a isso que os carros populares, aqui no Brasil, que vive copiando os costumes gringos, são ditos 1.0 – um ponto zero, sendo que o correto é 1,0 – um vírgula zero.

  10. Dr. boa noite, preciso de esclarecimentos. Meu pai tem 85 anos, e o PSA TOTAL EM SORO o resultado foi:
    2.942 ng/ml

    NOTA: Sensibilidade minima: 0,008 ng/ml

    Dr. o medico mandou fazer ultrassonografia abdominal pois ele acha que o resultado deu alto, isso é preocupante?
    Obrigada desde ja.
    Parabens pela ajuda, muito obrigada.

    • Elizabeth:
      Se for mesmo 2.942ng/ml é um resultado absurdo. Será que não é 2,942ng/ml? Se for este último, está dentro do limite, que é de 4,0ng/ml.

  11. dr eu novamente precisando de vc, porque ninguem me explica nada,psa meu pai em dezembr esta 29,98, janeiro 32,00ng ml, vejo que esta auamentando muito a cada mês. aí eu te pergunto, porque esta aumentando muito a cada mês, no caso dele é adenocarcinoma a. usual gleason3+3, cada aumento tmb cresce o cancer, ou pode vim de outro fator esse aumento, por favor me ajude, estou desesperada, porque o medico ve, só faz exames, e ainda não começa o tratamento, estou com medo que demore muito,os exames pelo sus demora e psa aumentado, sei que vc não tem em suas mãos os exames, mas meu desespero é o psa, até agora ele não sentiu absolutamente nada, se vc puder mesmo de longe me ajudar, te agradeço muito

    • marcia crstina gomes casquet:
      Não é só um tumor que aumenta o PSA. Fatores como aumento na expressão de proteínas que codificam o antígeno também podem aumentar o valor do PSA sem que o tumor tenha aumentado. Se o médico ainda não começou o tratamento, é porque está esperando estabilizar o quadro para atacar o problema. O PSA não é um exame muito confiável para diagnóstico de câncer e suas variações podem não ter significado algum.

  12. Prezado Dr,meu pai está com 70 anos e o exame recente que ele fez deu como valor no Antígeno prostático específico total 1,25, no ag prost. específico fração livre 0,13 e na relação psa livre/psa total 0,10.O quê o Sr. acha? Pode ser algum indício de carcinoma. A 6 anos atrás ele teve cancêr de próstata,fez a cirurgia e ficou tudo bem.
    obs sempre faz acompanhamento.
    Desde já agradeço por qualquer informação que puder me passar.

    • Carla Fontes:
      Não parece carcinoma. Pode ser expressão do antígeno causada por condicionamento ou aumento na expressão do gene que codifica o codifica.

  13. Caro Dr.
    Quero expressar-lhe o meu reconhecimento pela gentileza de sua resposta.
    Infelizmente em Portugal e, apesar de não ter grandes razões de queixa no que me diz respeito (minha mulher é reformada bancária e o SAMS tem bons serviços médicos), é invulgar termos estes esclarecimentos via Internet. Casualmente descobri este site.
    Para concluir e através de marcação online do SAMS, consegui consulta para a próxima quarta feira, dia 9 do corrente.
    Crente que sou, só posso pedir que Deus o abençõe pela generosidade.
    Saudações fraternas não só ao Doutor mas a todos os que colaboram nesse espaço.

    • José Manuel:
      Aqui no Brasil também não é muito comum este tipo de trabalho colaborativo, mas como sou servidor público federal e meu salário é pago pelo povo, me sinto na obrigação de colaborar, pois minha vida depende do povo, sendo que trabalho para ele, como agente público.
      Obrigado pelo estímulo e boa sorte.

  14. Prezado Dr.
    Em aditamento à informação que prestei há pouco, acrescento que o PSA livre é 0,59 e o PSA Livre/total 0,15. Relembro que o PSA total era de 3,75.
    Muito grato por qualquer esclarecimento que julgue conveniente.

  15. Sou português e devido ao meu médico estar de férias, soube hoje o meu resultado do PSA, sem que lho possa mostrar de imediato. Aumentou de 1,65 em Julho de 2009 para 3,75 agora (Fev. 2011). Tenho 63 anos e agradeço que me diga algo sobre este valor, considerando que está dentro dos valores normais mas deixando-me uma certa angústia, até pela ausência do meu médico. Acresce dizer que há cerca de 21 meses uma eco transrectal acusou 49 gramas de peso mas, na altura o médico não atribuiu relevância, até porque a mesma falava em homogeneidade, se a memória não me trai. Antecipadamente grato pelo seu esclarecimento, despeço-me com simpatia pelos conselhos e sugestões que vi expostos.

    • José Manuel:
      Ainda está dentro do padrão de normalidade e este aumento pode ser, pelo que você valor da ecografia, que você escreveu, causado por uma bem provável HPB – hipertrofia prostática benigna, que não é nada grave, nem doença é. É apenas um aumento da próstata que, apesar de não ser doença e não ser grave, incomoda bastante, pois pode prender a urina e fazer os portadores terem dificuldades para urinar. Acima de 4,0 e até 10,0 o significado do resultado é indeterminado e tem que ser, obrigatoriamente, feito exames como os que você já fez (ecografia transretal) e acima de 11,0 já pode ser considerado doença, apesar de eu já ter visto homens com 26,0ng/dl de PSA terem apenas uma HPB que acabou no centro cirúrgico, pois tiveram que usar sonda vesical para conseguirem urinar. Fique tranquilo, pois, a menos que haja outros componentes no meio, não parece haver nada de grave no seu caso.

  16. dr por favor me esclareça uma duvida, meu pai foi diagnosticado com adenocarcinoma gleason 6, fez a cintilografia ossea, raio x pulmão torax, ele sempre teve bico papagaio na coluna saiu essa lesão, sosmente isso, só que o psa esta aumentando muito, e o medico disse que é por hormonio, que meu pai tem que tirar os testiculos, ele tem 75 anos, dr não tem medicamento para diminuir isso?, ele está correto da declaração que afirmou?
    obrigada

    • marcia crstina gomes casquet :
      Não tenho como dizer algo sobre o caso pois depende de exames físicos e à distância é impossível ter um diagnóstico do problema.

  17. dr por favor vc pode me esclarecer uma duvida, meu pai foi diagnosticado cancer prostata adenocarcinima acina usual gleason 6, esta fazendo todos exames, fez agora cintilografia ossea, mas psa esta aumentando muito, o medico diz que não passou nos ossos apenas uma lesão na coluna, mas isso ele já tem de muitos anos, o chamado bico de papagaio, agora o medico disse que para parar de aumentar psa tem que tirar os testiculos, ele tem 75 anos de idade, por favor me tranquize, é veridito o que o medico disse
    obrigada

  18. bom dia dr. venho através deste pedir informação sobre um exame de psa que meu pai fez . ele tem 64 anos e seu psa deu 13,5, o medico pediu que o mesmo realizasse um ultrasson trans com biopsia com urgencia isso está nos deixando muito aflitos, tmabém pediu que o mesmo tomasse o medicamento proflox 500 mg durante 15 dias para diminuir a inflamação. no dia 15/02 será feita a biópsia , mas peço a gentileza de nos informação qual a gravidade do meu pai.
    deus o abençõe!

    • Kelly:
      PSA não é um exame muito preciso como diagnóstico de doenças da próstata. É mais um indicativo que uma ferramenta dianóstica e por isso ele sozinho não tem validade como diagnóstico de câncer de próstata. Espere sair os outros resultados, pois pode ser apenas uma hipertrofia prostática benigna, que nem doença é, apesar de incomodar bastante.

  19. Olá doutor,meu pai tem 61 anos,ele ja foi operado de um tumor maligno na próstata em (2004)
    desde então ele sempre faz exames (anualmente pra medir o PSA)
    AGORA DIA 11/01/2011
    AS TAXAS ERAM DE:

    Antígeno Prostático Especifico Total (PSA)__ 0,180 ng/ml
    Antígeno Prostático Especifico Livre(PSA LIVRE) inferior a 0,01 ng/ml

    Esta dentro da normalidade?
    Grato.

  20. Darcilene:
    Considera-se como normal valores abaixo de 4ng/ml e do seu pai está dentro da normalidade. Este valor de PSA não interfere no tratamento renal do seu pai. Fique tranquila.

  21. Ola doutor, meu pai tem 58 anos fez o exame de psa total deu 3,0ng/ml eu gostaria de saber se o resultado deu normal. Ele e renal cronico gostaria de saber se prejudica no tratamento. Espero anciosa sua resposta um abraço

  22. Olá doutor,

    Esqueci de mencionar, que em novembro 2010, foi realizado o toque prostático e acusou normal. Após refazer os exames em abril próximo, retornarei ao médico. Estou otimista, uma vez que o psa se manteve constante no período de um ano(3,45 ng/ml). Grato pela pronta resposta.

  23. Olá doutor,

    Tenho 61 anos. Em exame realizado em novembro de 2010, meu Psa deu 3,45 ng/ml, a fração livre 0,49 ng/ml e a razão psa livre/ psa total 0,14 ou 14%. Há uma nota no resultado do exame que sugere que resultados inferiores a 18%, podem indicar uma malignidade. No penúltimo exame que realizei, em outubro de 2009, deu psa 3,4, livre 0,60 e razão 0,17. Pretendo fazer novo exame em abril de 2011. Sei que vocês não tem bola de cristal, mas poderia me dedicar alguma orientação? Obrigado.

    • Fernando:
      Isso é apenas probabilidade. Volte ao médico e peça para refazer os exames. O toque prostático e o PSA total são decisivos.

  24. Olá, Doutor.

    O resultado do meu exame de PSA apresentou os valores que se seguem. Peço a gentileza do seu qualificado comentário.

    Método: Eletroquimioluminométrico

    RESULTADO

    PSA Total: 3,1 ng/mL
    Ensaio ultra-sensível, limite de detecção: PSA total = 0,003 ng/mL

    Desejo-lhe Boas Festas.
    Grato,
    Antonio da Motta

  25. Bom dia.
    Tenho 51 anos pratico atividades físicas regulares mais de quatro vezes por semana. O resultado de exames de toque deram normal segundo o urologista, só que não consegui mostrar os resultado do PSA para ele.
    O resultado foi o seguinte; Antigeno Prostatico Específico 3,559 ng/ml onde consta valor referência 0,003 a 4,000 ng/ml.
    Dai segue no exame o seguinte; Após prostatectomia radical: 40 anos.

    Esta dentro da normalidade?
    Grato.

    • Davi F.Silva:
      Se você já fez prostatectomia e continua aparecendo valores altos de PSA, significa apenas que seu organismo ainda está reagindo contra um “fantasma”. Demora para o sistema imunológico parar de produzir um determinado antígeno. O sistema imunológico parte do princípio do “é melhor previnir do que remediar”, isso em termos alegóricos, óbvio, mas é isso o que acontece.

  26. Olá Doutor.

    Refiz o PSA e:
    – Específico: 3,07 ng/mL
    – Livre: 0,36ng/mL
    – Relação PSA Livre/PSA Total: 0,12.
    Entendi quando o senhor falou que PSA 15 possível HPB e < 0,15 possível CaP). Devo me preocupar com esta relação menor que 0,15 mesmo o específico ser de 3,07 ng/mL?
    Obs.: Minha Ecobrafia Abdominal Total mostrou uma prostata levemente aumentada para minha idade. Pode ser cancer ou está mais para Prostatite.
    Só tenho a lhe agradecer pelas informações e desejo-lhe um ótimo Natal e um Feliz Ano Novo.

    • Ricardo Feijó:
      Próstata aumentada e com estes valores de PSA, parece mais HPB. Você tem a urina presa? Se positivo, pode ser HPB que, apesar de ser benigna (o próprio nome já diz isso) e não matar ninguém, é um tormento, pois conforme ela vai aumentando, vai prendendo mais a urina e muitos homens (a grande maioria) acabam pedido para tirar a próstata fora (prostatectomia).

  27. Muito Boa Tarde.

    Tenho 48 anos e em 07/05/2009 meu PSA resultou em 2,32 ng/mL, até aí tudo Ok, em 27/11/2010 realizei exame de rotina e deu os seguintes resultados:
    PSA Específico: 3,25 ng/mL
    Específico Livre: 0,41 ng/mL e relação PSA Livre/PSA total: 0,13.
    Fui ao Urologista e ele achou alto meu PSA (para a idade), o exame de toque, segundo ele, está normal, solicitou uma Eco Abdominal Total e novo PSA e PSA Livre, só de posse destes resultados vai solicitar uma biópsia.
    Qual a probabilidade de ser câncer? Não tenho histórico familiar! Devo me preocupar? É realmente necessário fazer biópsia, pelos riscos que ela implica tipo HIV ou no caso de cancer maligno formação de metástase? Mesmo sendo HPB é possível retirar a próstata para não ter mais este problema?
    Não tenho dor ou sangramento mas notei uma leve diminuição do jato urinário.
    Desde já agradeço pela ajuda. Forte Abraço!

  28. No estágio T3 fiz prostatectomia ha 6.5 anos.Ha 1 ano,depois de constatar um PSA de 1.22 fiz 35 sessoes de radioterapia que terminaram em Março.Em junho o PSA era 0.1;em Outubro 0.67 a agora,em Dezembro,deu 1.79.
    Não sei o que fazer.Qual o tratamento aconselhado?Tenho 71 anos de idade.

    Agradecido

  29. Boa tarde! acabei de pegar meu resultado dos exames, há uns 2 meses atrás fiz o teste do PSA e deu maior que 10 ng/mL.
    Tenho 65 anos, nao sinto nada, fiz exame de toque e tambem nao deu nada, para tirar minhas duvidas tambem fiz uma ultrassonografia abdominal total, e o resultado foi o mesmo que os outros, todos dizem que esta tudo normal.
    Mao o que me preocupa mesmo é o resulyado do meu PSA total: 7,71 ng/mL; o PSA livre: 0,57ng/mL; e a relaçao entre o PSA livre/total: 7,40%
    Dr gostaria de saber se isso é normal na minha idade ou nao??? Se isso pode ser alguma coisa mais grave??
    Aguardo!!!

    • Antonio Lozano:
      Esse resultado é perfeitamente possível, pois na faixa entre 4,0 e 10,0 o significado diagnóstico do PSA é inespecífico e tanto pode ser algo sério, como pode não ser nada, como é o seu caso. O seu médico não está errado. Nesta faixa é assim mesmo. Fique tranquilo.

      • Dr.

        Já fiz contato com V.Sa. no dia 08/12/10, às 16, 10 Luis D. Silva.
        Solicito informar-me que perguntas devo fazer ao o urologista que vou levar meu cunhado 72 anos,ele é muito tímido e não faz perguntas e o exame de setembro revelou hiperplasia prostatica/hiperplasia da prostata, não diz se é benigna ou maligna, Psa em março 15,1 em setembro 16,1, na última ecografia 8/12, diz que as dimensões são 5 cm x 5 cm aproximadamente pois não estou com o laudo em mãos e pesa 130
        gramas.
        Em exames anteriores apresentou hemácias na urina, isto antes de colocar sonda.
        Então me oriente que perguntas devo fazer ao uro. O exame é na segunda feira 20/12.
        Grato
        Luis

        • Luis D. Silva:
          Esqueci de te dizer, na época, que o limite de hemáceas na urina é 20.000 células e, portanto, se não passou disso, pode ser considerado normal. A melhor pergunta a se fazer é, “na cara dura”, se é benigna ou não e se não vale a pena retirar a próstata, pois o uso constante de sonda vesical pode causar infecção local e até generalizada.

  30. Olá Dr.
    Meu cunhado tem 72 anos e é negro claro, i.e deve ser descendente de negro. Vi os exames dele em em março/2010 Psa deu 15,0 em julho 16,6,o exame de ecografia deu hiperplasia prostatica/hiperplasia da prosta, e ainda de (?) + hemácias, ele está com sonda a 10 dias(pois não urinava, chegaram a tirar 8 litros de urina) e vai fazer exames no dia 13/12 ecografia e exame dos rins.
    Eu acho que a coisa não é boa só tinha Psa total não tinha Psa livre nos exames.
    Ele levou os exames ao médico e fez T.R, o T.R o médico disse que estava bom, acho isto muito estranho e o Sr. o que acha.
    Grato
    Luis

    • Luís:
      HPB é assim mesmo. Nâo é grave, mas incomoda… No caso do seu cunhado, talvez seja o caso de prostatectomia. Se não há indícios de malignidade, médico tem razão em dizer que está bom, pois se controlar a urina, não tem perigo. Quanto as hemáceas, devem ter aparecido na urinálise e pode ser consequência da sonda. Converse com o médico dele.

  31. muito obrigado dr, vc é muito gentil, saiu hoje resultado biopsia, medico mandou chamar a familia lá, não tive coragem, foi minha mãe, e deu cancer mesmo sendo escore gleaso, tres mais tres, e outro lado 3 mais 3, não entendo o laudo só sei que deu isso, pelo pouco entendimento meu, acho que ainda não é dos piores, imagino, muito obrigado, pela atenção

    • marcia cristina casquet:
      Primeiro deixe eu corrigir um erro: como eu uso um programa de ditado chamado ViaVoice, pelo qual eu falo e o computador escreve, às vezes algumas palavras passam despercebidas e, por isso, onde eu disse “já havia valores de PSA bem mais altos”, entenda “ja vi valores de psa bem mais altos”. Quanto a aumentar muito rapidamente, isso pode acontecer e muitas vezes é apenas uma resposta fisiológica, sem muito significado clínico.

  32. dr, ja fiz comentario com vc em setembro, o caso meu pai esta enrolado, foi primeiro em um medico psa estava 25,8, repetiu e deu 23, o medico foi grosso, e ele mudou de medico, mandou repetir os exames, fez toque e disse que não era nada grave amtes fazer psa, fez em menos de um mes o psa pulou 29,98, porcentagem livre baixa, mas antes pedir a biopsia, ele chamou minha mãe e disse que meu pai esta com cancer, mas não saiu o resultado da biopsia, o medico pode dizer só pelo exame sangue?

    • marcia cristina casquet:
      É melhor esperar sair o resultado da biópsia, pois já havia valores de PSA bem mais altos que este serem apenas indicativos de hipertrofia prostática benigna, a menos que o médico tenha detectado alguma coisa no toque. Isso é possível, especialmente quando há nódulos.

  33. Boa Noite,
    Meu exame PSA Prostatico Especifico deu> 3,32 – 0 método > Quimioluminescencia.
    Tenho 40 anos, por favor o que isso quer dizer… Preciso refazer o exame…
    Obrigado

    • George:
      Até 4,0 é considerado dentro dos padrões, sendo difícil haver algo sério com essa faixa de PSA e nesse caso, só o toque prostático é indicativo de alguma coisa. Não se estresse. Converse com seu médico, mas a princípio parece normal.

  34. Dr, boa tarde.

    Meu exame de PSA deu 2,59, ou seja, 0,09 acima do considerado tolerável. Não andei de bicicleta, porém sou motociclista; estive “gripado” mais ou menos uma semana antes do exame, pode haver relação para este valor? Tenho 41 anos.

    • marcelo araujo:
      Pessoas que ficam sentado muitas horas por dia ou recebem pancadas no períneo (é o seu caso) podem desenvolver HPB – hipertrofia prostática benigna, que aumenta o PSA. Portanto, vá ao urologista, mas considere que, pelo seu histórico, não existe nada de grave, apesar da HPB incomodar um pouco, pois ela prende a urina.

  35. Boa tarde.
    Tenho 60 anos e o meu psa tem os seguintes valores:
    data total(ng/mL) livre(ng/mL) livre/total(%)
    09/06/2005 – 1,55 – –
    07/07/2008 – 2,82 – –
    02/08/2010 – 7,94 – –
    23/08/2010 – 8,43 0,615 7,0
    02/09/2010 – 10,00 0,500 5,0
    No exame de toque feito em 16/08/2010, a minha próstata apresentou-se muito pequena.
    E o resultado da minha biópsia feita em 16/09/2010 foi:
    Adenocarcinoma de próstata.
    Gleason conjugada 6 ( 2 + 4 )
    Obs.: Lobo direito – glândulas com epitélio hiperplasiado algumas dilatadas com corpos amiláceos nas luzes. Tais estruturas dispõem-se em aglomerados e meio a tecido fibromuscular liso, igualmente proliferado.
    Lobo esquerdo – glândulas, de tamanhos variados, proliferadas revestidas por camada única de células mostrando núcleos pleomórficos. Em áreas há células isoladas no estromo.
    Diante destes resultados qual seria o mais indicado? A vigilãncia ativa, a radioterapia, a braquiterapia ou a prostatectomia radical?
    Agradeço pela informação.

    • Mauro S.C. Monteiro:
      A resposta à sua pergunta depende de diversos fatores e só o médico que está acompanhando o seu caso é que pode avaliar e escolher a melhor conduta. Converse com ele.

  36. Boa tarde, o meu resultado do antígeno prostático específico foi de 16,19 ng/ml e o antígeno prostático específico, fração livre foi de 0,47 ng/ml, tenho 42 anos, essas taxas são normais ou tenho que ficar preocupado e tomar providências.
    Obrigado pela atenção.

  37. AGRADEÇO MAIS UMA VEZ SUA BOA VONTADE EM RESPONDER MAS FIQUEI NA DUVIDA,NAO ENTENDI SUA RESPOSTA,NA VERDADE O SR.ACHA QUE HOUVE ERRO DO LABORATÓRIO OU MEU PSA ESTÁ DENTRO DO LIMITE NORMAL OU HOUVE UMA VARIAÇÃO ANORMAL ?OBRIGADO E FIQUE COM DEUS.

    • Sergio Mattos:
      Parece erro de laboratório. Está muito baixo e muitas vezes equipamentos mal calibrados pode dar resultados errados. Eu acho que seu médico não ficou preocupado, mas sim irritado com a possível falha, pois quando isso acontece, perde-se a confiança naquele laboratório. Pelo resultado do PSA total, você não parece ter um câncer em desenvolvimento, mas converse com seu médico.

  38. Boa tarde Dr.
    Fiquei muito feliz com sua resposta, pois estava muito para baixo. Por que, como lhe disse, fui ao médico e ele fez o toque e reparou que minha próstata esta um pouquinho alta. E o exame que fiz a um tempo atrás de PSA deu 3.7 e o de agora psa deu 3,37. Agente pensa logo no pior. Esta semana vou fazer uma ultra abn da prost. Espero que de tudo certo se Deus quizer. Fique com DEUS e muito obrigado.

  39. BOM DIA DR.EU TENHO 50 ANOS,MEU PSA TOTAL DEU 1.85 TOTAL E O LIVRE 0,14,O MEDICO PELO TELEFONE FICOU COM AR PREOCUPADO,POIS ELE ACHO O PSA LIVRE BAIXISSIMO,TIVE UMA PROSTATITE TERRIVEL,MELHOROU.GRAÇAS A DEUS,QUAL A PROBABILIDADE DE ESTAR DESENVOLVENDO UM CANCER?SEJA SINCERO.MUITO OBRIGADO POR SUA BOA VONTADE.E FIQUE COM DEUS.

    • Sergio Mattos:
      Provavelmente a preocupação do médico relacione-se a um possível erro do laboratório e talvez ele te peça novo exame.

  40. BOA TARDE DR,
    TENHO 41 ANOS, FIZ UM EXAME DE PSA UM TEMPO ATRAZ E DEU 3.7. AGORA FIZ OUTRO E DEU 3.37 ABAIXOU UM POUCO. NÃO TENHO DIFILCULDADE DE URINAR, NÃO SAI SANGUE. ISSO É ALGUMA MELHORA? JA FUI AO MÉDICO, E VOU FAZER UMA ULTRA ABN, E REPEITR O EXAME DE PSA.
    ISSO SEGNIFICA QUE ESTOU COM CANCER DE PROST.
    GRANDE ABRAÇO

    • RENATO SALES:
      Câncer? Nem pensar… Pode ser uma elevação de valores sem significado fisiológico. Isso acontece e ninguém sabe explicar os porquês.

  41. Boa noite!!
    Estou preocupada,pois meu pai foi fazer uma consulta de rotina no gastro,pois ele ja teve um cancer de estomago em 2001,e o medico pediu um exame de PSA.
    Eu não entendi,os resultados.Sera que o Sro poderia me orientar?Meu Pai tem 64 anos,e o resultado foi:
    PSA Total………………..: 0,530 ng/ml
    PSA Livre………………..: 0,16 ng/ml
    PSA Livre/PSA Total..: 30,19 %
    Att.Camila

    • camila:
      Está um pouco elevado, mas considerando a idade dele, pode ser uma hipertrofia benigna da próstata, que não é câncer, mas às vezes precisa operar. Converse com o médico dele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.