Creatinina

1. FORMAÇÃO E CIRCULAÇÃO DESSAS MOLÉCULAS

A creatina é o ácido metil-guanidina acético. Ela é fabricada no fígado a partir do aminoácido glicocola, da arginina e de um doador de metila como a S-adenosil-metionina.

Ela atinge o músculo trafegando por via sangüínea. Sua taxa é mais elevada na mulher do que no homem porque a quantidade sintetizada pelo fígado é a mesma nos dois sexos, mas a massa muscular total é menor na mulher de sorte que a creatina é menos captada pelos músculos.

A eliminação renal de creatina é muito baixa no homem, um pouco mais elevada na mulher. Existe uma reabsorção tubular quase total que permite ao organismo conservar sua creatina.

Tendo chegado às células musculares, a creatina fixa fosfato a partir do ATP e se transforma assim em fosfocreatina (fosfagênio) que é uma forma de reserva de energia química imediatamente utilizável pela contração muscular.

Uma pequena fração desse fosfagênio (constante para uma mesma massa muscular) se cicliza no curso das reações de troca de energia, perdendo seu fosfato, e dá origem à creatinina, a qual não é utilizável pelo músculo.

2. METABOLISMO DA CREATINA

A creatina encontra-se no músculo, cérebro e sangue, tanto em estado livre como em forma de fosfocreatina. Traços de creatina estão também presentes na urina. A creatinina é o anidrido. Ela é intensamente formada no músculo pela remoção irreversível e não enzimática de água do fosfato de creatina. A creatina livre ocorre tanto no sangue como na urina. A formação da creatinina é aparentemente um passo preliminar necessário à excreção da maior parte da urina.

A origem da creatina foi estabelecida por estudos metabólicos e confirmadas por técnicas de isótopos. Três aminoácidos – glicina, arginina e metionina – estão diretamente envolvidos. A primeira reação é aquela de transamidinação da arginina para a glicina, para formar o ácido guanidoacético (glicociamina). Experimentos feitos in vitro demonstraram que isto ocorre no rim, mas não no fígado nem no músculo cardíaco. A síntese de creatina é completada pela metilação da glicociamina no fígado. Nesta reação, metionina “ativa” é o doador de metila. Outros doadores de metil, tais como betaína, ou colina depois da oxidação para betaína, podem servir também indiretamente para a produção de metionina através da metilação da homocisteína. A metilação da glicociamina não é reversível. Nem a creatina nem a creatinina podem metilar a homocisteína para metionina: são necessários ATP e oxigênio na metilação da creatina.

Os mecanismos enzimáticos de metilação da glicociamina, para formar creatina são semelhantes aos requeridos para a formação da N-metil-nicotinamida. O primeiro passo é a formação de metionina ativa (S-adenosilmetionina), que requer ATP, íons magnésio e glutation e uma enzima ativadora da metionina. O segundo passo envolve a metilação do ácido guanidoacético pela metionina ativa, reação catalisada por uma enzima solúvel, guanidoacetato-metiltransferase, encontrada em extratos de células livres de fígado de cobaia, coelho e bovinos. O glutation ou outras substâncias redutoras são necessárias para a atividade ideal desta enzima; não há até agora evidência de que íons metálicos ou outros co-fatores sejam necessários.

Até recentemente, julgava-se que a única sede da enzima transaminadora em mamíferos fosse o rim. Há atualmente evidências de que ratos nefrectomizados bilateralmente podem ainda sintetizar creatina. Isto é interpretado como uma prova de existência de uma sede ou sedes extra-renais de transamidinação neste animal.

Uma preparação enzimática isolada no tecido pancreático do boi e do cão, foi capaz de catalizar a síntese de creatina a partir de glicociamina e da S-adenosilmetionina. Descobriu-se também que o pâncreas (ao contrário do fígado) pode sintetizar glicociamina. Essas observações sugerem que o pâncreas pode ter um papel particular na síntese de creatina nos mamíferos.

O fenômeno de retroação (retro-alimentação) . Ele é bem demonstrado pelo efeito da creatina alimentar, na biossíntese de creatina. Em ratos cujo suprimento dietético continha 3% de creatina, a atividade da transamidinase no rim foi acentuadamente menor que nos animais de controle. Gerber e outros estudaram a taxa de síntese de creatina a partir de glicociamina em fígado isolado perfundido de rato, na presença de precursores de creatina, em níveis encontrados normalmente no sangue e na presença de altas concentrações de precursores (metionina e glicociamina) adicionados ao líquido perfusor. Quando a concentração de glicociamina no sangue caiu de 0,4 para 0,2 mg/dl a taxa de síntese da creatina diminui; aumentando a concentração de glicociamina até níveis de 2,0 mg/dl, juntamente com metionina, a síntese de creatina não se alterou significadamente. Creatina introduzida na alimentação, ou alto nível de creatina no fígado. Entretanto, o fato de que a síntese hepática da creatina esteja ligada aos níveis de glicociamina no sangue – e de que este composto seja produzido no rim – sugere que a taxa de biossíntese da creatina seja realmente dependente da atividade desta enzima seja afetada pela creatina, aparentemente por um mecanismo de retroação.

O hipertiroidismo é um dos males que se caracterizam por perturbações no metabolismo da creatina. Conseqüentemente, é de se notar que o hipertiroidismo esteja também associado a uma atividade reduzida da transamidinase no rim. Pode ser que o efeito do hipertiroidismo na transamidinas do rim seja realmente mediado pelos níveis elevados de creatina no sangue que ocorrem nesta doença, agindo a creatina como um repressor enzimático.

3. DOSAGEM DE CREATINA

Tal dosagem é feita no soro. A creatina é ciclizada por aquecimento a 100% durante uma noite, o que dá creatinina, dosável pela reação de Jaffé. Este método é longo e pouco preciso (resultado no segundo dia consecutivo ao do pedido de dosagem).

4. VALORES FISIOLÓGICOS

Creatina no soro:

No homem: 10 a 40 micromols/L;

Na mulher: 20 a 160 micromols/L.

Creatina na urina:

1,3 micromol por 24 h (150 mg/24h)

5. VALOR SEMIOLÓGICO E INDICAÇÕES

Sempre que uma dada doença provoca uma diminuição da massa muscular, a creatinemia aumenta e a creatina aparece na urina.

Por exemplo, nas doenças infecciosas severas em que o desgaste muscular é provocado pelo hipercatabolismo, a creatimenia se eleva e a creatunúria aparece.

Mais interessantes são as doenças musculares como a miodistrofias progressivas (ou miopatias) cujo tipo é a doença de Duchenne de Boulogne (doença genética). Neste caso, a taxa de creatina plasmática está elevada e a relação creatina/creatinina se eleva com a idade. Há também uma forte creatunúria e uma modificação de repartição das isoenzimas de creatina-fosfoquinase no soro.

A elevação da creatunúria é, com o aumento de atividade de enzimas séricas como a creatina-fosfoquinase ou aldolase, o marcador das afecções miogênicas (degenerativas ou inflamatórias, por oposição às amiotrofias neurogênicas, nas quais esees parâmetros são constantemente normais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOREL J, Chanard J. Como prescrever e interpretar um exame laboratorial. Bioquímica Médica. 2. ed. Organização Andrei Editora, 1987.

HARPER, Harol Antony. Manual de química fisiológica. São Paulo: Atheneu, 4. ed., 1977.

LEHNINGER, Albert. Bioquímica v. 3. Tradução da 2. ed. americana, 1976.

MITCHELL, Plilip. Bioquímica. Salvat Editores S.A.

VIEIRA, Enio Cardillo . Química fisiológica. Rio de Janeiro: Atheneu, 1979.

Copyright © por Vladimir Antonini Todos os direitos reservados.

[Voltar]

262 pensou em “Creatinina

  1. Caro Dr. Vladimir

    Tenho 41 anos e a pouco descobri ter agenesia unilateral renal, fiz exames e a creatinina foi de 1,40, uréia 38mg/dL. Posso considerar normais estes valores? E na situação de ter somente um rim as taxas podem ser maiores que o normal? Agradeço muito a atenção.

    • Júlio:
      Você pode considerar estes resultados como ótimos para o seu caso, pois, respondendo diretamente a sua pergunta, seria normal encontrar valores mais elevados.

  2. ola….
    minha mae teve a 2 meses atras uma infeção de bexiga
    fez varios exames acido urico alto e a creatinina 2.6 procuramos o medico ela ainda vai fazer varios exames ela senti um pouco de cansaço esta com anemia leve.. estou preocupada a hemodialise quando se faz uma vez é pro resto da vida ou nao….desde ja agradeço

    • Solange:
      Hemodiálise não é um procedimento que se faz para sempre, caso não exista necessidade. Espere os resultados dos próximos exames, mas pelos valores, não parece ser algo tão grave, mas aguarde o diagnóstico final.

    • Joel:
      Se você não tem inchaço nos pés e mãos e nem sintomas como fadiga, mal-estar e diminuição do volume urinário, não precisa se preocupar, pois as taxas estão dentro dos limites.

  3. Boa noite.
    Gostaria de ter informação detalhadas sobre a alteração do CPK taxa 671. Se com esta taxa elevada a pessoa sente dores musculares… e qual o tratamento adequado. Que fazer para que esta taxa normalize. Obrigada.
    Adjacy Cabral

    • Adjacy:
      As isoenzimas do complexo CPK tem como sintoma de alterações a dor muscular, pois elas aumentam quando há dano tecidual. A mais importante é a CPK 2 ou CK-MB, presente no tecido cardíaco e cuja elevação indica infarto do miocárdio.

  4. Olá, tenho 34 anos,há uns 20 dias atrás estava com dor na região dos rins,tirei uma tumografia e acusou que meu rim do lado direito está com dilatação moderada, tive uma crise (com calafrios), fui para o pronto socorro e descobri que estava com infecção na urina, o médico me passou norfloxacino p/ 10 dias. Agora tudo melhorou, até o inchaço dos rins. Como tomei esse medicamento, o rim também pode ter melhorado? Estou com medo de perder o rim… Desde já agradeço a resposta!

      • Olá Dr Heinz, ainda sinto um pouco inchado, mas bem menos agora, melhorou muito. Posso fazer um exame de creatinina novamente, para saber como está agora? Nesse caso, qual médico é melhor consultar: urologista ou nefrologista? Novamente obrigada!

        • Evelyn:
          Você pode fazer o exame à qualquer hora,mas consulte um nefrologista e faça uma sessão completa de exames para avaliar o que está acontecendo de fato.

  5. Fiz um exame de sangue e deu positivo – grávida – . Pelas contas do médico estou de 4 semanas. Porém no exame de urina, deu traços leves de proteínas. O que isso pode ser?
    Meu retorno ao GO vai demorar e tô angustiada.
    Por favor, alguém me ajude.
    Obrigada!

  6. Minha creatinina no ultimo exame deu 1;63, tenho 41 anos, não pratico esporte, mas não tenho nenhum vício. Existe reversão para creatinina alta?

  7. Ola Dr.
    Adorei o seu site, bem explicativo e o sr. faz comentarios q podem muito nos ajudar.
    Queria falar do meu caso, tenho 28 anos, 1,70 e 60 quilos.
    Nao sou diabetica e nem hipertensa, nao tenho historico familia de doença renal.
    Fiz exames de sangue e os resultados foram todos normais, mas a creatinina tirou meu sono pois apontou 1,1mg/dl. Fiquei preocupada, voltei no medico q ele me disse q eu nao tenho nada, que esse aumenta era devido ao consumo exagerado de carne vermelha.
    Voltei para casa muito preocupada e comecei a diminuir carne das minhas refeiçoes.
    Um mes e meio depois repeti o exame de creatinina e ela apontou 0,80 (como sempre aprontava nos meus exames).
    Dr. a carne vermelha pode mesmo sobrecarregar os rins ao ponto deles nao conseguirem eliminar toda a creatinina fabricada em nosso organismo??

    Desde ja agradeço a sua atençao em sanas nossas dúvidas.

    • caroline:
      Não é sobrecarga renal. É apenas aumento da metabolização. Você está, como disse seu médico, realmente bem. Caminhadas longas, ciclismo, exercícios forçados, também aumentam a creatinina, assim como o frio, que aumenta o metabolismo e faz a musculatura “tremer”. No inverno é comum aumento da creatinina e isso não é por disfunção renal, mas pela degradação de proteínas da atividade muscular. Feliz ano novo.

      • Olá Dr.
        Muitíssimo obrigada por ter me respondido.
        Mesmo ja tendo ido a um segundo médico para tirar minhas dúvidas eu continuava muito preocupada.
        Mesmo sabendo que o limite máximo para a creatinina é 1,3, quando obtive o resultado de 1,1 fiquei desesperada, pois tive um vizinho que desenvolveu IRC e precicou de hemodiálise, e apesar de ele ser um cara bem feliz sofreu mto com a doença. Infelizmente ele ja partiu.
        Em março retornarei ao médico para minha consulta de rotina (faço acompanhamento de um calculo renal) e quando tiver novos resultados de exames (espero que todos bem…rs) eu venho aqui e comento com o sr.
        Desde já, agradeço em nome de todos que vem até aqui desesperados precisando de um orientação.
        Deus lhe dê muita saúde e muita felicidade.
        Feliz Ano novo pro senhor tbm.
        Caroline

        • Olá Dr, Tudo bem? Como vai o sr.?
          Bem eu ainda nao retornei ao médico para refazer meus exames de rotina, ele so me mandou voltar em Março após o carnaval.
          Porém lendo a bula do Gestinol 28 em casa verifiquei que dizia que (remedio ao qual eu fazia uso diariamente quando fiz o exame de creatinina que apontou 1,1mg/dl) pode dar alteração em resultados laboratoriais (citando inclusive a creatinina serica). Quando refiz o exame de creatinina que apontou 0,80mg/dl eu ja nao fazia mais uso deste medicamento.
          O Sr. acha realmente que o remédio pode ter influenciado no resutado do meu exame?
          Desejo ao sr. muita paz.
          Caroline

          • Olá Dr. Heinz,
            Muito obrigada pela sua pronta resposta.
            Espero realmente que tenha sido influencia do remédio.
            Deus esteja sempre com o Sr., que me parece ser uma pessoa muito boa.
            Até breve ( e com boas notícias)
            Beijos
            Caroline

  8. Doutor tenho 28 anos e peso 73kg , minha creatinina, a 2 anos atrás era 0,9 e agora esta em 1,1 devo me preocupar? Em menos de 24hs atrás eu tinha feito um teste ergométrico e um dia antes tinha feito uma grande caminhada de quase 1h, além disso minha vida mudou muito, pois trabalho e estudo. Doutor pode ser um problema renal?
    Obrigado!

  9. Olá Dr.
    Tenho 47 anos 1,70 de altura 82kg fiz uma série de exames colesterol etc. mais o que me chamou a atenção foi a creatinina 1.20 a tempo atraz estava em 1.10 devo me preocupar pois minha mãe faleceu em diálise, que faço pra melhorar esse nível perder peso…

    • Helio Fernando:
      O melhor no seu caso é consultar um nefrologista e fazer uma avaliação completa da função renal. Creatininúria é sintoma, não é doença e varia também com esforço físico intenso. Você pratica exercícios físicos extremos (corridas, ciclismo, natação)? Isso aumenta a creatinina. Quanto à dieta, é melhor conversar com uma nutricionista (não um médico dito nutrólogo), e fazer um plano de dieta para você. Quanto ao ácido úrico, cuidado, pois se ele subir muito pode causar, além da dolorosa artrite, lesão de retina, que é grave. Para baixar o ácido úrico existe dieta e neste caso, um nutricionista também te passará o que você não pode comer (a começar por miudos de frango, café, chocolate – tudo cujo metabólito é xantina).

  10. Doei um rim para o meu irmão, isso há quase 5 anos, gostaria de saber se posso praticar musculação se não vai me prejudicar? Não faço uso de nenhum medicamento, tenho uma vida normal, com praticas de exercicios!

    • Jorge Vicente:
      Qualquer exercício em excesso força a filtração renal. Vá ao seu médico e faça uma bateria de exames antes de iniciar qualquer atividade. Musculação, isoladamente e moderadamente, não trás problemas renais, mas converse com seu médico antes de começar.

  11. meu irmão tem 15 anos é jogador treina em uma escolinha 4 vezes por semana e joga aos sabados a e as vezes aos domingos, ele fez o exame de sangue no dia 17/09/10 e o CPK deu resultado elevado após a semana inteira de treino 1064 U/L para um limite de 147 U/L, foi repetido o exame uma semana depois após um repouso de 4 dias e 1 dia de treino fisico o resultado foi de 423 U/L. TGO – 33U/L TGP – 20 U/L.

    Pergunto em atletas com intenso treinamento físico e normal esse aumento?

    • Roberto Carlos:
      Parece ser sobrecarga de exercícios físicos. É melhor seu irmão tirar umas férias dos exercícios, pois estes valores aumentados não farão mal ao organismo, mas assustam e pode levar a erros de diagnóstico que resultem em condutas desnecessárias.

  12. Dr. Antonini:
    Há mais de 10 anos tenho problema com a inflamação de minha próstata. Recentemente tive que colocar sonda para eliminar mais de 2,5 lts de urina presa na bexiga. Os exames de sangue feitos estão dentro da normalidade, apenas a creatinina está 3,20 mg e a uréia 74 mg. Sinto muita sede e muita vontade de comer frutas. Esse quadro é preocupante? A sede que sinto é decorrente do aumento da creatinina e da uréia? A taxa de creatinina de 3,20 mg é extremamente alta? Muito obrigado por todas as dicas que o senhor pude me passar, pois estou muito preocupado.Grato!

  13. Prezado Dr. Vladimir Antonini,
    Com toda certeza, só quem passou mesmo para ter esta noção, aprendemos que as diferenças são superadas nos momentos mais difíceis. Servi no extinto 21º GAC Grupo de Artilharia de Campanha – Grupo Monte Bastione que ficava na Quinta da Boa Vista, muito mais tranqüilo que infantaria! Rsrs! Infante sofre muito, muito mesmo! Fiquei de 2003 até final de 2004 devido as complicações que mencionei acima, amarguei a internação no HCEx, foi até bom por um lado, pois o tempo que fiquei lá percebi que nossos problemas são pequenos demais perto do que presenciamos num hospital, ainda mais que eu estava lá na época que explodiu o petardo na Brigada Pára-Quedista e acabei vendo jovens como eu na época cheios de seqüelas, porém diante de tudo isso que aconteceu no final acabamos todos amigos, infelizmente da pior forma, mas uma amizade que será eterna. O senhor vai até achar graça, acredito pela data mencionada que seu pai seja do ano de 1940 ou menos, meu pai serviu no 1º RI – Regimento Sampaio que fica na Vila Militar no ano de 1952, não segui os passos dele, pois ela foi Infante e eu Artilheiro (acredito que por causa da matemática no processo seletivo).

    Abraços.

  14. Prezado Dr. Vladimir Antonini muito obrigado por esclarecer minhas dúvidas. Como poderei esquecer destas corridas Dr.??? Muita ralação mesmo, lembro até hoje das corridas que fazíamos na Quinta da Boa Vista, marchas e formaturas sob sol escaldante, muitos acham que é um tempo perdido, porém para minha pessoa significou muito, pois aprendi muita coisa boa.

    Abraços e mais uma vez muito obrigado!

    • Hugo Venturini:
      Concordo plenamente contigo. Só quem passou pelo Serviço Militar tem uma exata noção do que é VIDA e AMOR À PÁTRIA. Aqui no meu Estado temos um quartel chamado, atualmente de 20º BIB, ou 20º Batalhão de Infantaria Blindada e que, até duas décadas atrás, se chamava 20º RI ou Regimento de Infantaria, ao qual os soldados das décadas de 50, 60 e 70 (meu pai serviu em 58 neste quartel) o chamavam de 20º Recanto do Inferno, pois era uma unidade de treinamento intensivo, o mesmo regime que presumo que você tenha seguido em seu tempo de serviço militar.
      Abs.

  15. Prezado Dr. Valdimir Antonini, li quase todas as perguntas e respostas deste blog, porém como cada caso é um caso, gostaria de mencionar meu caso para esclarecimento de dúvidas, fiz uns exames de sangue e percebi alterações nos seguintes resultados de acordo com os valores de referência dos exames:

    – Uréia: 46mg/dL
    – Creatinina: 1,32mg/dL
    – Transaminase Piruvica (ALT): 48U/L

    Fiquei preocupado com os valores da creatinina e da uréia, visto que em 2004 fiquei internado devido meus rins, por problemas que até hoje desconheço (acredito que fiquei internado mais por procedimento militar, pois eu era na época, do que por motivo de saúde, até porque me sentia bem fisicamente), porém acredito que seria pela quantidade de sangue na urina, não na cor da urina, mas por partículas de sangue que se apresentavam no fundo do recipiente depois que terminava de urinar, tomado pelo desespero comecei a vasculhar meus papéis para ver se encontrava meu exame de sangue do ano de 2004, foi quando o encontrei e vi que minha creatinina da época era de 1,3mg/dL porém os valores de referência eram até 1,4mg/dL e minha uréia era de 38mg/dL com valores de referência de 15 a 50mg/dL, comentei isso com uma amiga que está se formando em nefrologia e a mesma disse que pode ser algo conjuntivo da minha pessoa, fiz o ultrassom das vias urinárias e o médico disse que não tinha nada de anormal, amanhã farei o Clearance de creatinina com a coleta de 24hs e repetirei os exames de uréia e creatinina. Doutor estou muito preocupado, será que estou com algum problema? Estou com uma consulta marcada com um nefrologista para o dia 4 de outubro já vou chegar com os exames que costumam pedir.

    Abraços e muito obrigado!

    • Hugo Venturini:
      Rapaz, calma! Você está bem. Não tem indício de nada grave. Como você disse acima, era militar em 2004 e, por conseguinte, fazia muita atividade física, o aumento de creatinina daquela época estava relacionado com a atividade física e, ainda, excesso de atividade muscular leva a degradação de actina e miosina da fibra muscular e os catabólitos da degradação aparecem na urina como cilindros hemáticos que podem enganar até especialistas experimentados. Um dos principais achados diagnósticos de lesão renal é o cilindro hemático, mas eles podem ser induzidos por intensa atividade física. Procure se lembrar (duvido que você tenha esquecido, pois quem já esteve na caserna jamais se esquece), se você não fazia corridas de fundo, marchas longas e etc. Se positivo, os achados em seus exames são mera consequência do excesso de atividade física.

  16. Boa noite, Dr. Tenho o hábito de tomar muita água. Acredito que em torno de 3 litros por dia, ou até mais. Nunca senti dores ou a coloração da urina foi diferente da normalidade: amarelada no início da manhã e depois transparente. Vou ao banheiro normalmente, mais que as outras pessoas já que seja em casa como no trabalho tomo bastante água. Entretanto, fui surpreendido nos exames. A despeito dos demais indicadores (colesterol, triglicerídeos, acido úrico, etc) estarem dentro da normalidade, a creatinina apareceu com 1.46 mg/dL, superando o valor de referência, de 1,25 mg/dL para homens. O excesso de água pode prejudicar o funcionamento dos rins? Caminho regularmente, mas estou acima do meu peso. Isso pode interferir e ocasionar doenças renais? É indicativo que algo não vai bem nos meus rins com 1.46? Muito obrigado! Abraço.

    • Márcio:
      Creatininúria (excesso de creatinina) é sintoma, não é doença e nem sempre esse pequeno aumento tem significado patológico. Muitas vezes ocorre um aumento na secreção apenas no exato momento em que você fez o exame. O melhor é você voltar ao médico e pedir para refazer o exame.

  17. BOA NOITE! MEU PAI (85 ANOS) A 3 DIAS FEZ UMA CIRURGIA DE RETIRADA DE DESTICULO E DE TUMOR NA PROSTATA (CANCER) NO DIA SEGUINTE A CREATININA DE 1 PASSOU PARA DOIS. NO OUTRO DIA DE 2 PARA 4,4 . O MEDICO FALOU QUE ESTE TIPO DE CIRURGIA PODE ACONTECER ESTA AUTERAÇÃO DE CREATININA E SE AMANHA NO QUARTO DIA OS VALORES CONTINUAREM OU AUMENTAR IRA FAZER HEMODIALISE ISTO ESTA CORRETO MEU PAI VAI SE RECUPERAR?OS RESTANTES DOS EXAMES ESTÃO TODOS OTIMOS, NÃO TEM PRESSAO ALTA, NEM DIABETE TUDO OK SÓ ESTA ALTERAÇÃO DA CREATININA.

    • edna:
      No POI (pós-operatório imediato) pode acontecer esse tipo de coisa. Isso não é ANORMAL. O médico está certo e tem que esperar a evolução.

  18. Doutor tenho 24 anos e peso 50kg , minha creatinina, a 2 mêses atrás era 0,93 e agora esta em 1,10 devo me preocupar , será que estar alta para mim, começei a trabalhar a 1 mês, venho fazendo esforços maiores , será que estou com alguma lesão renal ou é resultado do trabalho

    • Calma, Pablo:
      Você mesmo já deu o diagnóstico: esforços físicos maiores. O aumento da creatinina também está relacionado com aumento da atividade muscular. Sossega, rapaz.

    • SIDMAR:
      Se creatina service para alguma coisa além de ser um produto de eliminação do metabolismo, a indústria farmacêutica já estaria futurando trilhões de dólares com a venda em caixinhas e não seria algo restrito à fisiculturistas e outros tipos de usos não terapêuticos. Eu não recomendo para ninguém, independente de você ter tido hepatite ou não.

  19. ola boa tarde,minha creatinina de u valor de 1,5mg/dl,valor de referencia no laboratorio 1,2mg/dl,devo me preocupar,e meu triglicerideos deram elevados 265,0mg/dl valor de referencia acima de 200 elevado,pode estar relacionado a isso,colsterol vldl deu 53,0mg/dl vlor referencia 0 a 40 mg/dl,gostaria q mandassem a resposta para meu email tb,por mais muito obrigado e parabens por nos atender.Ricardo.

    • ricardo:
      Depende do seu padrão de vida: sedentarismo, hábitos alimentares, práticas esportivas (no caso da creatinina pouco elevada) e etc. É melhor você conversar com seu médico.

  20. Olá gostaria que me informassem se 1,25 de creatinina para uma mulher de quarenta anos é normal. No exame diz que o normal seria 1,10.Aguardo resposta, sera q posso estar com anemia? Abraço

    • carla domingues:
      Calma. A literatura mundial aceita até 1,4 como valor de referência. Se você tem dúvidas quanto a uma anemia, volte ao médico e peça um hemograma completo.

  21. Boa Tarde Dr. Vladimir,

    Minha creatinina está 5.97, como faço para abaixar ela. Não quero fazer hemodialise. Existe alguma coisa que pode me curar?

    • Angela Cristina:
      Creatininúria (aumento de creatinina) é apenas um sintoma. Precisa descobrir a causa exata. Procure um nefrologista para fazer exames mais específicos.

  22. Bom dia. Tenho 25 anos e faço atividade fisica todos os dias. Pratico musculação, jiu jitsu e corrida. Recentemente fiz exames e minha creatinina acusou 1,48. Esse valor pode ser considerado alto? Tomar creatina como suplemento alimentar pode causar algum problema?
    Obrigado

    • Gilvan:
      Para atletas não é um valor alto, pois a degradação muscular causada pelo esforço físico aumenta a creatinina. Manera um pouco para não acabar com um diagnóstico equivocado de nefropatia.

  23. meu pai esta enternado com a taxa de criatinina no sangue alta 16.5 esta sendo atendido por uma medica de clinica geral.Pois não consegui vaga em hospital q tem o meu especifico no caso dele.Mais ele esta sentindo muita falta de ar e fraqueza.Ele tem anemia.Esta tomando remedio no soro e bebendo muita agua.Porem a criatinina dele não quer abaixar.A medica disse q a causa foi por o medico dele ter indicado um remedio de pressão chamado captopril,adactone e propanolon.Isto pode ter acontecido por causa desses remedios?Ele desinchou totalmente mais a taxa de criatinina não abaixa só eleva>O q eu devo fazer me ajude por favor

    • iliane pitel:
      Não é possível opinar neste caso à distância. Converse com a médica e peça que ela lhe explique detalhadamente o que aconteceu.

  24. Dr. Vladimir, em setembro ultimo fui internado em UTI com edema pulmonar agudo, em função de mal funcionamento dos rins em virtude de pressão alta. Atualmente faço diálise tres vezes por semana, desde outubro a minha creatinina esta caindo, no início era 10, hoje já esta em 6, isso significa alguma melhora, existe a possibilidade de meus rins voltarem a funcionar ? Pelo ultimo ultrasom o rin aparece um pouco fibrosado, não totalmente, cerca de 50%

    • eduardo:
      Essa é uma resposta difícil de dar, pois em ciência da saúde tudo é possível. Depende da evolução do quadro e só o médico que está te acompanhando pode dar alguma previsão, mas… Em ciência não existem verdades absolutas. O que eu te digo agora, pode ser desmentido daqui a pouco. O que eu te nego pela manhã, pode ser confirmado à tarde. Ex. Se eu te disser que seus rins não voltarão mais a funcionar, daqui a pouco eles poderão voltar a funcionar e eu “quebrarei a cara”, literalmente. Tenha fé, esperança e VONTADE DE VIVER. Essas atitudes fazem “milagres”.

  25. Olá, tenho 24 anos
    Fiz recentemente análises e estou preocupado, pois eu tenho seguido uma dieta rigorosa a 6 meses, e apenas tem piorado os valores da CPK (DE 221 em Março, para 284 em Agosto, e Gama GT EM 59) o colesterol LDL a 160 e o total a 261, este em 6 meses de dietas apenas desceu 8 valores

    devo preocupar-me muito com isto? tenho alguma doença grave, o que devo fazer?

  26. Caro doutor, tenho 27 anos, 76 kg, 1,80 de altura, faço caminhadas cerca de 3 a 4 vezes por semana na esteira, fiz exame de sangue no qual constava o limite de creatina 1,3 e a minha deu 1,4, será que está muito fora do normal. O resto dos indices foram todos dentro da normalidade.

    • Adriano:
      A literatura não é unânime quanto ao limite. Muitos pesquisadores admitem 1,4 como limite. Se você faz exercícios físicos forçados, é comum a creatinina subir e isso não significa doença.

  27. Dr., Meu marido tem 75 anos,toma vários remedios,devido a duas cirurgias q realizou em 2003 e 2008,aneurisma de aorta abdominal(colocou um stent).Toma Pentoxifilina/clopidogrel/ASS/Crestor/Enalapril/Teolong (p/ o pulmão).Descobrimos q ele está com aneurisma cerebral e vai fazer uma cirurgia no proximo mês.Fez exames pré operatório,e está tudo normal,mas está com CREATININA de 1.54 e URÉIA 49.Estou preocupada!É sinal de Hemodiálise?Obrigada e q Deus te ilumine.

    • Cristiane:
      A princípio, não, mas tem que esperar a evolução pós-operatória para dizer alguma coisa. Se ele não é diabético, isso já será uma grande vantagem na preservação renal.

  28. Olá,minha e diabetica, no ultimo esxame dela que dia 19 /08/10o resultado foi o seguinte:
    glicemia:160
    ureia ;5.6
    colasterol:200
    estou muito preocupada o nivel de potassio
    deu um poucom alterado tambem ela tem 75 anos o que fazer pra tentar diminuir o nivel de ureia
    aguardo sua resposta
    obrigada!

  29. Prezados Senhores,
    Minha mãe (64 anos) vem apresentando uma anemia há bastante tempo. Em uma consulta com o hematologista, o mesmo sugeriu o uso de alfaepoetina 4000UI por 2 meses e pediu que ela procurasse um nefrologista. Fomos ao consultório e a médica pediu exames de clearance de creatinina e protenúria de 24 h. Gostaria de uma orientação sobre os resultados, uma vez que a próxima consulta só ocorrerá daqui a mais de um mês. Creatinina sanguínea:0,72 mg/dL; Creatinina urinária 46mg/dL; creatinina urinária em 24 h 681 mg/24h; filtração glomerular 65,81mL/min; filtração glomerular corrigido 75,90mL/min; Protenúria 24h 74 mg/24h. OBS: paciente hipertensa e diabética tipo 2 – faz uso de medicação para amos os casos. Estava fazendo uso da alfaepoetina há cerca de três semanas quando realizou os exames. De acordo com esses resultados há probabilidade de comprometimento renal? Desde já agradeço a atenção. Andréa.

    • Andréa:
      A avaliação do comprometimento renal é feita sistematicamente e em seguimento, de acordo com a evolução da terapêutica, ou seja, conforme ela avançar no tratamento, serão feitos os exames necessários e avaliado o comprometimento renal que não é previsível matematicamente. Tenha confiança nos médicos que cuidam dela e tenha fé. Quanto a função renal atual, pelos resultados e pelo histórico de diabetes que ela apresenta, até que ela esta relativamente bem, pois o diabetes é um dos maiores inimigos dos rins.

  30. Eu estou querendo fazer uma suplementação de creatina, pretendo tomar 2 ou 3g um dia sim outro nao, e ver os resultados. Tem alguma contra-indicação, alguma recomendação de dieta alimentar? li que a cafeina atrapalha os efeitos da creatina, mas nao consigo achar uma explicação para isso, acredito que seja o cortisol com seu efeito catabolico.
    tenho 22 anos, 1,75 e 66kg, faço exercicios 3x por semana, trabalho e estudo, essa suplementação pode vir a atrapalhar meu rendimento?

    • Stephen:
      Primeiro vá ao seu médico. Depois converse com um nutricionista (NUTRICIONISTA e não médico nutrólogo) e por último, converse com seu preparador físico. Cafeína e creatina competem por receptores e por isso um atrapalha a ação do outro. Eu não faria suplementação com um produto que é um metabólito do organismo.

  31. Bem com o uso dos medicamentos tem diminuido os sintomas,mas tenho uma pequena duvida…quando me assento sinto dores ao lado direito abiaxo do abdomen esquerdo,e quando pressiono ou belisco dói como se estivesse dolorido a coxa da perna mas isso só são os lados ou acho q são as veias como se estivesse inflamado,fui ao médico apos deixar os comentarios e ele me disse novamente q se tratava de uma infecção.Após o uso dos medicamentos eu ainda estou usando,vou Fazer novos exames,ele tbm disse q isso q relatei é por causa da infecção…oq vc acha?E pedras no rins só sai atraves de operação,e qual especialidade faz o diagnóstico?

    • Fábio:
      A maioria (cerca de 99%) das litíases (nome técnico das pedras) são eliminadas espontâneamente, sem precisar de tratamento farmacológico ou cirúrgico. O problema é aguentar a dor e, por isso, se usa analgésicos e antiespasmódicos. Existe, atuamente, a litotripsia, que “explode” as pedras usando ultrassom. É um procedimento rápido, não invasivo e indolor na hora em que se faz, mas o mal estar que dá após, quando a “areia” que sobra da(s) pedra(s) começa sair, é meio parecido com a dor a eliminação bruta das mesmas. Se você tem dor no flanco inferior direito, irradiada para a coxa direita, converse com um cirurgião, pois numa dessas pode haver uma apendicite pegando carona no quadro. Talvez você ou seu médico ache que isso é loucura, mas quadros com dois ou três agentes são bem possíveis. Já vi nefrite associada com apendicite. Na dúvida, cautela e canja de galinha, só faz mal para a galinha.

  32. Ola bom dia!Meu nome é Fabio e tenho uma pequena duvida,tenho 23 anos,e algumas semanas eu fiz uso me io desordenado do diclofenco de potassico,sentir muitas queimações na regiã lombar e muita diarréia.
    Mas depois de 6 dias esses sintomas desapareceram por completo,oq me deixa mas preocupado na verdade foi tres dias depois apos eu me abaixar algo pesado sentir dores na coluna e na região da coluina e na região lombar e nesses dias sentir como se fosse dores na regiaão da bexiga e freguencia de ir ao banheiro,urino normalmente…e esses dias fiz exames numa emergencia e os resultados deram normais e creatina normal e uréia quase no limite,mas q alterou mesmo foi na urina presença de bactérias e presença de sangue,o médico me disse q era um infecção urinaria…me de um antibiotico q naum me fez bem,mas tem um detalhe quando pressiono a região do abdomen e creio possa ser onde o rim se localiza dói….penso muitmo em me consultar com um neufrologista.Me ajudem e me der uma luz!

    • Fabio LUiz:
      Calma Fábio. Parece ser, realmente, infecção urinário com algum problema de coluna e, como você colocou em outro comentário, talvez até uma litíase renal, a famosa “pedra no rim”. Derivados de leite tem muito cálcio e forma pedras. A presença de sangue na úrina pode ser devido a lesões causadas nos ureteres pela pedra que está tentando sair. Só com exames como ecografia e raio-X (nem sempre mostra) é possível dar um diagnóstico mais preciso. Volte ao médico, mas ACALME-SE, senão você sentirá mais dor e piorará o quadro devido ao efeito psicossomático.
      Em tempo: proteínas indetectáveis é um excelente resultado, pois indica que você não tem lesão renal. Tem cara de ser uma pedrinha cretina, mesmo.

  33. Fui doador renal para o meu pai, agora tenho apenas um rim. Qual a melhor dica para que eu possa preservar esse rim, sem apresentar problemas. Estou com minha creatinina em 1.5 (peguei micobactéria no transplante, fiquei 18 dias na ciprofloxacino, e estou a 3 meses tomando antibiótico e tenho que tomar a mais tres meses (claritromicina)).
    Estou preocupado com essa taxa de ureia e creatinina, como baixar ela?

    • Rodrigo:
      Sossega, Rodrigo. Aumento da creatinina, até o nível que você colocou na sua pergunta, no seu caos, é comum. Não corra atrás de remédios para baixar, pois creatinina é só sintoma. O que você pode fazer para preservar o rim é não fumar, pois é sabido que o cigarro prejudica o rim, sendo o maior causador de câncer renal; não se estressar e cuidar na dieta. Coverse com um nutricionista (NUTRICIONISTA e não médico nutrólogo).

  34. tem algo que pode ser feito para baixar a creatinina? Comer ou evitar algum tipo de alimento ou mesmo algum medicamento? Pois num exame os valores do meu resultado acusou 1,6.muito obrigada.

    • Dayana:
      Como já escrevi dezenas de vezes, creatininúria é sintoma, não é doença. Tem que se descobrir a causa. Você não poderá ser desclassificada de um concurso público por causa de um resultado fora dos padrões e, quanto à dieta, consulte um nutricionista. Nâo existem fármacos que baixem os níveis.

  35. Tenho 63 anos 1,68 altura 80k.em dezembro de 2007 tive um infarte, estou tomando varios medicamento, fiz uma cintilografia em exame de sangue acuou cretina 1,7 meu medico disse que preciso faze um cateterimo isto pode afetar algum problema renal? Sds. Marcilio.

    • Marcilio Dias Rodrigues:
      Creatina elevada é apenas sintoma. Tem que descobrir a causa e ela pode ser decorrente do próprio infarto. Se o seu médico prescreveu um cateterismo, é melhor fazê-lo. Do rim ele cuidará depois, pois agora a prioridade é o coração. Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.