Neoplasia intra-epitelial cervical (NIC)

Carcinoma de célula escamosa de cérvix, comumente desenvolve-se em epitélio metaplásico de zona de transformação; neoplasia intra-epitelial cervical é raramente vista além da última glândula (Burghardt, 1976). Coppleson & Reid (1973), apresentaram a teoria de que células metaplásicas imaturas são vulneráveis a agentes carcinogênicos (virais ou outros) os quais são transmitidos no coito e alteram o genoma celular para produzir uma linhagem celular que tem potencial neoplásico. Pode ser que anos após este início outros fatores desencadeiem a progressão. É provável que muitos cânceres passem por uma fase intra-epitelial antes de tornarem-se invasivos, mas a cérvix é a única que sendo facilmente acessível permite que as mulheres possam ser examinadas para detectar e tratar a doença em uma fase pré-invasiva. Além disso, o auxílio complementar da colposcopia pode ser utilizado para identificar área de epitélio anormal e assim biópsias dirigidas podem ser feitas para confirmação histológica.

153. NIC: quadro colposcópico. O internáuta poderá recorrer a textos padronizados sobre colposcopia para detalhes do exame colposcópico. Esta figura mostra a cérvix embrocada com ácido acético a 4%, que faz o epitélio rico em núcleos tornar-se densamente branco. Embora isto possa ocorrer em algum epitélio imaturo, o fenômeno é mais evidente em NIC quando a área normal também tem uma borda pouco definida. (SF, x 10)

154. NIC: Secção da cérvix. Este é um corte espesso da cérvix, montado e fotografado. Um manguito vaginal está presente porque uma histerectomia foi realizada neste caso por outras razões. O epitélio escamoso original é refletido da vagina para a ectocérvix. Ao nível da última glândula, este se torna epitélio metaplásico maduro normal. Aproximadamente na metade do percurso entre este nível e o ângulo do orifício externo, há uma mudança súbita do tipo epitelial para um epitélio hipercromático mais fino, o qual penetra dentro das criptas e estende-se para parte mais baixa do canal endocervical. (H&E, x 1,5)

155. NIC: biópsia da cérvix. A mudança súbita do tipo epitelial é vista de novo neste corte. Epitélio escamoso normal está presente em uma metade do espécime e na outra há uma falha completa da diferenciação através de toda espessura do epitélio com algum achatamento da superfície. Este corresponde à definição original de carcinoma in situ (Comitê Internacional sobre definição histológica, 1962), mas poderia agora ser descrito como um NIC III de pequenas células indiferenciadas (Buckley et al., 1982). (H&E, x 80)

Outro teste muito utilizado em diagnóstico é o Teste de Schiller. Aplica-se sobre o colo uterino ou qualquer região genital possível, uma solução de iodo à 1%. Se o as células se corarem com o iodo, o teste será Schiller negativo e iodo positivo e significa que as células naquele local não apresentam nenhuma alteração digna de nota, mas se o teste der Schiller positivo e iodo negativo, significa que existem alterações celulares que necessitam de atenção, pois são células que podem evoluir para um processo patológico. A grande limitação deste teste é a baixa especificidade e fidedignidade, pois cerca de 81% dos testes positivos são, na verdade, falsos-positivos, não sendo confirmadas as NICs ou LIPs na biopsia.

[Voltar]

411 pensou em “Neoplasia intra-epitelial cervical (NIC)

  1. olá dr mais uma vez venho desesperada pedir sua ajuda…estou com o resultado do meu exame e só vou passar no meu ginicologista a semana que vem mais até lá eu já enlouqueci.aquyi vão os resultados..COLPOSCOPIA:vagina-epitalizada,com pregueamento preservado…COLO UTERINO:desviado para direita,cilindrico e normotrófico.orificio cervical externo em fenda transversa.muco cervical turvo.zona de transformação anormal,com mosaico fino periorificial amis evidente as 7 hs.TESTE DE SCHILLER:positivo.CONCLUSÃO:zona de transformação anormal.ANATOMO PATOLOGICO:EXAME MACROSCOPIO:FRAGMENTO IRREGULAR COM 0,4CM,CONSTITUIDO POR TECIDO MOLE E ACIZENTADO….EXAME MICROSCOPICO:OS PREPARADOS CORADOS PELA HEMATOXILINA-EOSINA MOSTRAM MUCOSA DO COLO UTERINOCOM PROCESO DISPLASICO DO EPITELIO DA ECTOCERVIX,CARACTERIZADO POR PROLIFERAÇÃO DE CELULAS DESPOLARIZADAS,COM MODERADO POLIMORFISMO DE NUCLEOS E HIPERCROMASIA,ESTAS ALTERAÇÕES COMPROMETEM OS DOIS TERÇOS INTERNOS DOS REVESTIMENTOS COM A BASAL INTEGRA.EM CERTOS CAMPOS EXISTEM CELULAS COM NUCLEOS DE ASPECTOS DOBRADO OU IRREGULARES,HIPERCORADOS E CIRCUNDADOS POR HALO CLARO COM CARACTERES DE CELULAS COILOCITOTICAS.NO CORION HÁ DISCRETO INFILTRADO DE LINFOCITOS.DIAGNOSTICO:DISPLASIA MODERADA DO EPITELIO DA ECTOCERVIX COM ALTERAÇOES DETERMINADAS POR HPV(NIC11).COLPOCITOLOGIA:PRESENÇA DE CELULAS SUPERFICIAIS E INTERMEDIARIAS.ABUNDANTE QUANTIDADE DE NEUTROFILOS COM PRESENÇA DE HISTIOCITOS..MICROORGANISMOS:FLORA BACTERIANA REPRESENTA POR BCILOS.OBSERVAÇOES:PRESENÇA DE CELULAS METAPLASICAS IMATURAS.PRESENÇA DE CELULAS SUPERFICIAIS E INTERMEDIARIS COM AUMENTO DE RELAÇÃO NUCLEO-CITOPLASMA NUCLEOS POLIMORFOS E HIPERCORADOS COM CROMATINA GROSSEIRA E IRREGULAR.CONCLUSÃO;CITOLOGIA DE LESÃO INTRA-EPITELIAL DE ALTO GRAU (COMPREENDENDO NIC 11 E NIC 111 )POR FAVOE DOUTOR O QUE SIGNIFICSA TUDO ISSO PELO O QUE UE PUDE ENTENDER NADA TÁ BOM NESSES EXAMES POR FAVOR VOU ENLOUQUECER NÃO CONSIGO NEM DORMIR SERA QUE ESTOU COM CANCER ME DIGA OUTOR O QUE QUER DIZER TUDO ISSO DESDE JÁ AGRADEÇO MAIS UMA VEZ E QUE DEUS ABENÇOE O SENHOR AGUARDO SUA RESPOSTA..

    • monica:
      Calma, ainda não é de enlouquecer. Você tem, TALVEZ, um HPV e um NIC II. Precisa, ainda, fazer a captura híbrida para ver se você tem mesmo o bicho e qual o subtipo. Existem diversos tratamentos farmacológicos efetivos contra HPV e ainda, você tem um sistema imunológico que está trabalhando para combater a bicharada. Se você não se acalmar, você fabricará um câncer sem ter nada no organismo, pois o estresse é o maior inimigo do sistema imunológico. Quanto ao falatório que te criou tantas dúvidas e te deixou louca, isso é comum em laudos: ensacar linguiça e cozinhar abobrinha para criar dúvidas, semear pânico e obrigar os interessados – os pacientes – a procurarem um médico. Nada mais corporativo que isso.

  2. olá dr mais uma vez venho desesperada pedir sua ajuda.estou com o resultado do exame que eu fiz no exame está assim:COLPOSCOPIA:vagina-epitelizada,com pregueamento preservado.COLO UTERINO:

  3. Dr tem 1 dia que descobri que tenho nic 3 de alto grau e estou com muinto medo minha cirugia de cone esta marcada para o dia 16 de setembro eu fazendo essa cirurgia posso ficar totalmente curada por favor me ajude estou desesperada obrigada

    • veronica pereira:
      Se você seguir todas as recomendações do seu médico, você tem grandíssimas chances de se curar, mas se você não levar à sério… Aí só Deus sabe o que pode acontecer.

  4. olá doutor tenho 32 anos eu fiz a colposcopia e biopsia e o medico falou que apareceu lesão mais ele não quis me dar mais detalhes falou que eu tinha que conversar com meu medico que era melhor fiquei muito preocupada eu só vou levar meu exame pro meu medico o mes que vem mais estou com muito medo de ser algo muito grave o que pode ser doutor pode ser um cancer estou morrendo de medo não paro de pensar o pior por favor me ajude desde já agradeço

    • monica:
      É difícil dizer qualquer coisa sem saber o que está escrito no laudo e lesão pode ser uma mera forma de interpretar uma metaplasia escamosa, por exemplo. Não “torre” seus neurônios à toa, porque se fosse algo grave, este médico que te atendeu teria te encaminhado, na mesma hora, para algum serviço de urgência.

  5. Doutor tenho a praticamente dois anos um quadro de inflamaçoes acentuadas, e me tratava com pomadas e outros medicamentos.
    O ultimo exame colposcopico q fiz mostrou o seguinte laudo:
    Processo inflamatorio acentuado.
    Nota: LIE de baixo grau? ( tinha essa interrogaçao).
    Devido ao achado colposcopico, sugerir biopsia.
    O exame de Schiller mostrou:
    Positivo ( iodo negativo ) em La
    Negativo ( iodo positivo)
    Zona de transformaçao anormal:
    Pontilhado ( base) em LA – tênue
    O q issosignifica doutor? Minha consulta coma medica é na
    segunda feira, mais estou extremamente asustada com o laudo do exame.
    Nem dormir direito eu consigo.
    Eu tenho HPV?
    Isso pode evoluir para cum Câncer?
    O q significa essa interrogação da doutora?
    Me ajude a tirar essas dúvidas pelo amor de Deus.
    Desde de ja,
    Obrigada

  6. Doutor, estou preocupada com minha sobrinha. Ela fez exames de rotinas e acusou NIC III. Isso já é um câncer? É muito grave? Por favor, me responda o mais rápido possível. DEsde já obgda. 20/08/10

    • ELIZABETE:
      Eu diria que é sério, mas tem tratamento. Ela tem que se cuidar e seguir religiosamente o que o médico dela prescrever, senão pode ficar “feio”.

  7. Dr.,
    Em 2005 fiz exames de colposcopia, biópsia e captura. Na época havia lesões e o resultado apontou nic 1. Tratei com ácidos. Após alguns meses não dava mais nic 1, mas a lesão perdura até hoje, em 2010. Porém, faço exame de 6 em 6 meses e sempre está dando negativo para hpv. Tratei a lesão com aldara esse ano, porém a lesão continua, mas com resultado negativo na captura novamente. O médico sugeriu a retirada da lesão numa espécie de raspagem, feita com uma leve anestesia (como de dentista). Seria mesmo necessário, mesmo tendo resultado negativo para hpv já há 5 anos? Fico apreensiva em atrapalhar uma futura gravidez tal procedimento. O que acha?

  8. Dr.estou aqui denovo para tirar minhas duvidas estou com nic3. se no meu exame de biopsia der positivo tenho chanse de ficar boa.oque vai acontecer?vou perde meu utero?.me esclaresa estou desesperada não consigo dormi estou muito estresada e com muito medo.

    • Regina:
      Você tem grandes chances de cura, desde que faça um tratamento sério, seguindo todas as prescrições do seu médico e também, confiando em você e em seu sistema imunológico que é o seu anjo da guarda. O sistem imunológico destroi praticamente 100% das 100.000 células cancerosas que TODOS NÓS produzimos todos os dias e se o seu sistema imune estiver em ordem, ele não te deixará na mão e esse NIC III provavelmente seja a resposta dele à agreção que seu útero está sofrendo. Acalme-se, pois o estresse prejudica o sistema imunológico e confie nele e em você. Tenha força de vontade que você sairá dessa, tranquilamente. Se você estiver muito tensa e com dificuldade de se controlar, consulte um(a) psicólogo(a).

  9. Dr, tenho 23 anos fiz uma CAF há uma semana. O material retirado foi encaminhado p/ biópsia. Peguei o exame e o diagnóstico foi: Lesão Intraepitelial Cervical de “Alto Grau” (+ achados sugestivos de HPV); Margens Cirúrgicas Comprometidas pela Lesão. O que significa isso? É muito grave? Vou ficar curada e poder ter filhos um dia?

    • Brunita:
      Nâo é grave, mas é digno de um tratamento sério. Se você fizer o tratamento direitinho, você ficará curada e poderá ter filhos normalmente. Confie em seu médico e siga todas as orientações dele.

  10. Doutor, fiz um preventivo e acusou lesão intraeptelial de alto grau (nic II e III). Gotaria de saber quais são as implicações desse tipo de resultado. isso já significa um câncer? Vou ter que tirar o útero? Quais são as forms de tratamento?

    Obrigada pela atenção.

    • debora:
      Você tem uma lesão que é séria, mas NÃO É O FIM DO MUNDO. Existem diversos tratamentos que acabam com o bicho e o seu médico é quem deverá escolher o melhor tratamento para o seu caso. Lembre-se que você tem um guardião invisível: seu sistema imunológico que deve estar trabalhando “adoidadamente” para previnir que esta lesão vire em câncer, pois todos os seres humanos, em condições normais, produzem cerca de 100.000 células indiferenciadas, anômalas e potencialmente cancerígenas por dia, e o sistema imunológico destroi todas elas. Acredite em você e em seu próprio organismo e confie no seu médico.

  11. Olá Dr Vladimir Antonini, meu papanicolau deu “lesão escamosa Intra-Epitelial de baixo Grau(LSIL) incluindo HPV / NIC I / DISPLASIA LEVE”, vou fazer uma colostopia semana que vem. Minha dúvida é: esse resultado indica que eu tenho HPV? HPV aparece em teste de sangue para DST?(pois fiz um ha 1 ano atras antes da minha gestação e ñ apareceu). Eu tendo hpv obrigatoriamente meu marido tb tem? ele deve procurar trtamento? Grata Marina

    • Marina:
      HPV significa Human Papilom Virus, ou seja, vírus do papiloma humano e como vírus, ele não aparece nos exames de sangue para DST. Se você tem HPV, seu marido pode não tê-lo, caso você o tenha contaminado, pois o sistema imunológico de cada pessoa enfrenta as viroses de forma diferente. Se o seu sistema imunológico está bem, mesmo tendo o vírus, dificilmente ele te fará qualquer “estrago”, pois o sistema imunológico dá combate ao “bicho”. É bom o seu marido também procurar um urologista para ver como ele está.

  12. ola Dr. vou ser direta , tinha uma inflamação de nome(esfregaso imflamatorio) o medico passava medicação mas não sarava durante 04 anos,fazia 02 preventivo ao ano, depois de 04 anos que oresultado era só um , fui surpriendida ao fazer outro preventivo deu outro resutado(nic3) repeti e deu o mesmo nic lll ,como pode ter evoluido tão rapido? houve erro nos preventivo passados, ultimo exame o resultado foi (esfregasso i…) ela solicitou biopsia.estou desesperada Dr. o que vou ter que fazer.

    • Ânngela:
      CALMA! Isso é um diagnóstico que espelha uma situação vista em um momento. Se fizer outro exame, pode dar outro resultado. Volte ao médico.

  13. ola doutor fiz o exames papanicolau e colposcopia mais me ligaram da clinica falando que eu vou ter que repetir a colposcopia estou muito preocupada o que sera que deu errado remarcaram para o dia 25/8 mais até eu fazer e levar pro meu medico eu enlouqueci por favoer me ajude doutor estou com medo de estar co alguma doença grave o que pode ter dado errado sem falar que eu estou com verrugas genitais por favor me ajude o que eu tenho o que pode ser desdejá agradeço

    • monica:
      Calma. Provavelmente a amostra que a médica coletou não contém os elementos necessários para fazer um exame mais preciso e por isso, é comum pedir nova coleta. Fique “fria”.

  14. dr fiz o meu exame de colo de utero e foi pedido para eu fazer uma biopicia para lesao intraepitelial de alto grau gostaria de saber se isto e grave obrigada

  15. Gostaria de saber quais os exames preventivos para deteccção do HPV e de DSTs. Vou regularmente ao ginecologista e ela só me pede papanicolau e colposcopia. Através desses exames conseguimos pré-mapear alguma anormalidade ? Estamos seguras com esses exames ?

    • Patricia:
      Não tem como previnir e por isso é importante fazer o papanicolau e a colposcopia, pois embora sejam exames qualitativos, ambos indicam se há alguma coisa a se investigar mais criteriosamente.

  16. Dr.Fiz uma colposcopia e foi diagnosticado Neoplasia com displasia ligeira, provocada pelo virus Hpv, me receitaram 3 doses da vacina, tive mais que um parceiro sexual, e agora estou namorando, ele pode estar com o virus?não posso contar, porque caso ele não esteja será o fim do meu relacionamento.Apos tomar a vacina, se ele tiver ele podera me passar?Estarei curada tomando as vacinas.
    Me ajude.

    • Aline Ferreira:
      Difícil responder. Se ele tiver o HPV, obviamente que ele te devolverá o bicho assim que possível. Quanto a curar, você está fazendo o tratamento certo. Você terá que dar um jeito de fazê-lo se tratar, senão você terá o problema de volta.

  17. Boa tarde.
    Fui a ginecologista e fiz todos os exames de rotina. Ela encontrou uma mancha no colo do meu útero. Fizemos os exames que agora não me recordo o nome. Um deles apontou NIC I, e no exame de HPV diz que é negativo. Bom, eu posso ter NIC I, sem ter HPV? E como eu peguei esse NIC I? Eu nasci com isso ou desenvolvi?
    E se eu tiver uma taxa de 0,65 RLU/PCA, quer dizer que essa célula pode vir a ter/ser HPV.

    Me desculpe, mas eu venho lendo muito sobre HPV, NIC e não vou mentir que fico meio confusa.
    Estou tendo acompanhamento médico, mas só irei com esses resultados na semana que vem para o médico.

    Obrigada

    • Luiza:
      Se você fez PCR ou captura híbrida e deu (um dos dois ou ambos) negativo(s), você não tem HPV. Essa mancha no colo pode ser de metaplasia escamosa, que é algo comum em mulheres, pois é a substituição do epitélio infantil por epitélio escamoso maduro. Veja bem: pode ser. Só o exame clínico pode clarificar o quadro. Converse com sua médica.

  18. Olá Dr. Obrigada pelo site e ajuda.
    Tenho uma dúvida que está me deixando um pouco confusa. Fiz uma cirurgia em 2003 para endometriose, mesmo antes disso, sempre fui muito cuidadosa. Depois da minha cirurgia, ginecologista, colposcopia , papanicolau e ult. transvaginal são exames que eu faço a cada 6 meses. Nunca acusou nada, alias …puxei o histórico pelo site do laboratório e em dois papanicolau acusou : Candida.

    Essa semana, fiz o exame e acusou : NIC I compativel com HPV. Isso realmente é possível ? todos os outros exames não ter dado nada ? Sou casada há quase 7 anos …e começo a acreditar que meu esposo meu passou isso. Outro ponto importante : Estou um pouco doente e minha imunidade está bem baixa. Fui diagnosticada com artrite reumatóide Não sei se é relevante.

    • Paty:
      Talvez seu marido seja portador são do HPV e como você sempre teve uma imunidade boa, não desenvolveu o bicho, ficando ele latente e agora, como você está com artrite reumatóide, que é BEM significante no seu caso, e provavelmente você esteja tomando, ou tenha tomado corticóides, seu sistema imunológico tenha deixado o bicho eclodir. O HPV seu marido pode ter pego na adolescência, época em que a garotada pensa mais com a “cabeça de baixo”, colocando-a em qualquer buraco que aparece pela frente e pegando tudo quanto é tipo de bicho.

  19. ola!! doutor estou aki novamente, apos uma comisaçao em dezenbro do ano passado fiz meu primeiro preventivo em março e o resultado foi (trichomonas vaginalis, Bacilos supracitoplasmatico0 (sugestivo de Gardnerella/mobiluncus) E FIZ UM TRATAMENTO COM CLORDOX) ( cloridrato de doxiciclina) e agora fiz o outro prventivo e o resulta do foi (bacilos supracitoplasmatico (sugestivo de gardnerella/mobiluncus) ou sejao tratamento nao fez efeito deveria ser um antbiotico mais forte ou nao tem o que fazer mais? UM ABRAÇO FICO NO AGUARDO

    • CIBELI:
      Volte ao médico, pois ela deverá te passar outro esquema de tratamento. Embora seja uma recidiva, isso não é grave, mas tem que tratar para evitar a cronificação.

  20. Dr.fiz uma biópsia do colo uterino e na conclusão diz:cervicite crônica inespecífica com hiperplasia típica do epitélio malpighiano ortotópico e metaplásico em superfície e glândulas endocervicais.
    por favor gostaria de um esclarecimento,se é grave!
    Obrigada.espero anciosamente resposta.

    • fran:
      Não tem nada de grave no seu caso. Isso é consequência da evolução genital feminina e cervicite crônica inespecífica é o achado mais comum em mulheres com vida sexual ativa.

  21. Dr. fiz uma colposcopia e acusou NIC I, mas em nenhum momento citou que era pelo vírus HPV.
    Existe alguma chance de não ser HPV?
    Namoro a 7 anos, se for HPV, qual a chance de ter contraído do meu namorado durante o nosso namoro?
    Ou existe a possibilidade de eu ou ele ter adquirido a doença antes de iniciarmos nosso relacionamento?
    Obrigada.

    • Ale:
      Existe chance de não ser HPV. Pode ser uma exacerbação de alguma inflamação. Quanto as probabilidades de você ter adquirido do namorado ou antes, ou ele ter adquirido a transmitido para você, existe, de fato, essa probabilidade, mas converse com seu médico e peça para ele esmiuçar o laudo e ver se não está escrito coilocitose em algum lugar. Se não estiver, talvez seja interessante refazer o exame.
      Em tempo: coilocitose é indicativo de HPV. Indicativo, não é certeza. Certeza só com exames específicos como captura híbrida.

  22. Dr, fui ao médico fazer um exame de rotina e o mesmo me disse depois de fazer a colposcopia que posso estar com HPV. O exame disse: “OE em fenda, JEC visível no orifício externo. Zona de transformação atípica com alterações menores representada por orifício glandular com branqueamento difuso e tenue na periferia, sem relevo, área acetobranca bem demarcada, com esboço de mosaico em LA, e em foco satélitre a 1h, vascularização típica. Conclusao: Teste Schiller positivo (iodo negativo) Sugiro biópsia.” Farei a biópsia, mas estou com muito medo… pode me dizer o que está havendo? Posso ter relações sexuais? Obrigada desde já….

    • Kika:
      Você pode ter relações sexuais. Atualmente existem muitos fármacos antivirais que dão cabo deste bicho e mesmo que você fique com ele, se todos os casos de HPV provocassem câncer, não existiria mais mulheres na face da terra e a humanidade já teria se extinguido há milênios, pois HPV e mulheres convivem desde que o primeiro primata humanóide ficou em pé (o Australopthecus africanus). Fique “fria”, pois se seu sistema imunológico for bom o suficiente para te livrar das gripes que você pega, ele também “segurará”, com competência, esse bicho.

  23. olaa Dr tenho 30 anos e no final de dezembro de 2008 descobri o hpv..(somente verrugas externas) pois fiz colposcopia e nada apareceu no colo do utero..tratei as lesões com ATA e Ixim…usei várias caixas hehhe…agora estou sem a lesões…há +- um mês ..por que elas estava insistindo em voltar…mas agora por enquanto estou livre delas…espero que assim continue.no momento estou sem namorado mas tenho muito medo de no futuro ter alguem e acabar passando pra ele…gostaria de saber depois de quanto tempo sem lesões posso voltar a ter relação sem camisinha sendo assim me considerar livre desse vírus…
    muito obrigada pela atenção espero ansiosa sua resposta

    • Carina:
      Sua pergunta é difícil de responder, pois em ciências da saúde não existe afirmação 100% segura ou confiável. Tudo depende e no seu caso, depende do seu sistema imunológico. Talvez seis meses, um ano… Depende da competência do seu sistema imune ao atacar o vírus e produzir anticorpos.

  24. voltei la na sexta feira e ele repitiu o prenventivo e m examinou e disse q naum a nada de suspeito no meu utero se o preventivo der nic1 ele m falou q vai m dar alta sera q esta correto isso?e pedi pra ele fazer uma cirurgia e retirar meu utero ele disse q naum a nessecidade pra isso continuo preocupada com isso

    • Calma eva lopes:
      Seu médico está certo. Se todas as mulheres com cito classe II ou NIC I tirarem o útero, sobrará pouco útero dentro do abdome de mulheres no mundo inteiro. Só se tira o útero em casos de NIC III e quando há lesão extensa, dor, sangramantos persistentes e tumores evidentes. Fique com seu útero, ele é seu melhor “amigo”. Já vi muitos casos de mulheres histerectomizadas (que tiraram o útero) desenvolverem problemas psicossomáticos e cardiovasculares sérios, com infartos e tromboses. Faça o preventivo regularmente e siga as prescrições do seu médico. Com útero há menstruação e sem útero, não há. Sabia que, graças à menstruação, que as mulheres tanto abominam (e os homens também, lá no fundo), as mulheres tem muito menos problemas cardiovasculares que os homens? A proporção de infarto agudo do miocárdio é de 5:2, ou seja, cinco homens para cada duas mulheres e geralmente estas são mulheres menopausadas ou histerecotmizadas. A menstruação foi criada pela Mãe Natureza para aumentar a vitalidade da mulher e por isso ela é necessária, apesar de incômoda, para não dizer, odiada e sem o útero não há menstruação.

  25. doutor fiz o preventivo e contou nic1 com hpv estpu desesérada estou indo au icl e meu medico disse q naum e a doença e q podera virar mas ele naum passou nenhun remedio so retorno d 3 em 3 meses esta certo?

    • eva lopes:
      Está corretíssimo o procedimento. O seu médico quer esperar os três meses para ver a evolução. Não tem que tratar agora, ACALME-SE, pois senão você poderá FABRICAR um câncer. A cabeça de uma pessoa é o seu maior inimigo. A maioria das doenças, especialmente o câncer, são provocadas ou pioradas pelo psiquismo. Você já ouviu falar em efeito nocebo? Leia aqui. Outra coisa que você deve ter em mente é que você tem um sistema imunológico e ele não está “dormindo em berço esplêndido” . Pode ter certeza que ele está combatendo o HPV, se ele realmente existir, sendo por isso que seu médico precisa desse tempo para ver como o seu caso evoluirá.

  26. Oi Dr.

    Em Dezembro mandei uma msg para o sr. Fiz a caf para nic ii e estou me recuperando. Tenho algumas perguntas:

    – a médica disse que poderei tentar engravidar a partir de 01 ano da cirurgia caso meu preentivo dê 2 normais. Pergunto:
    1- Poderei fazer histerosalpingografia? Pois tenho dificuldades para engravidar.
    2 – Pq ela e o anestesista peguntaram, como quem não quer nada, se eu tinha filhos e se queria engravidar um dia?

    3 – Saiu um pouco de corrimento amarelo desde a cirurgia. É normal?

    Gostaria muito de sua resposta. Muito obrigada.

    • Kelly:
      Suas dúvidas são difícies de responder pois depende de exame clínico. Volte ao seu médico e converse francamente com ele. Cobre dele todas as respostas às suas dúvidas. Ele está obrigado, por força de lei e do exercício profissional, a tirar toda e qualquer dúvida que o cliente tiver.

  27. Dr. Meu namorado descobriu a um mês que estava com HPV, ele tá se tratando e eu então procurei minha ginecologista. Ela me examinou e disse que eu estava com uma infecção e me passou o tratamento, colheu o material para o papanicolau e recomendou ainda uma colposcopia. Sendo que em março/09 eu havia feito uma consulta de rotina e não acusou nada no papanicolau.
    Resumindo fiz o tramento que durou quase 15 dias após marquei a colposcopia que deu o seguinte resultado:
    Colo: JEC – 1 lábio anterior e zero lábio posterior.
    OCE circular
    Ás 11hs, tênue aceto reação e iodo negativo. biópsia.
    O restante foi sem alteração.
    Estou em pânico, pq a biópsia demora 10 dias e minha ginecologista volta de férias só daqui 20 dias. E a médica do laboratório onde realizei a colposcopia disse o seguinte: que eu tenho uma mancha no colo do útero, que não parecia ser de HPV. Eu perguntei o que seria então?
    ela respondeu que pode ser SÓ uma infecção e que tinha que esperar a biópsia.
    Me ajude pq to com medo que seja algo grave!!! aiiii
    Obrigada

    • Calma Cássi:
      Se a patologista acha que não é HPV, então a mancha pode ser um hemangioma (que é defeito de nascimento), cicatriz de alguma infecção antiga, ou outra coisa menos grave. Você pode esperar tranquilamente a sua médica voltar das férias e “fique fria”, senão você acabará fabricando uma doença. Você já ouviu falar em feito nocebo? Leia aqui.

    • Caroline:
      Você tem o core (núcleo virótico) do HPV e há, de fato o risco de lesão oncogênica, que é o mesmo que câncer, mas o laudo não diz uma coisa muito simples: PARA QUE SERVE O NOSSO SISTEMA IMUNOLÓGICO? Seu sistema imunológico não está dormindo em berço explêndido (igual ao Hino Nacional). Pode ter certeza que ele está trabalhando e tentando eliminar esse vírus. Você desenvolverá uma lesão oncogênica APENAS se o seu sistema imunológico FALHAR. e FEIO! O grande problema dos laudos e dos médicos também, é que desconsideram as respostas imunológicas das pessoas e já dão, “de cara”, um laudo de câncer sem considerar que o nosso sistema imunológico é capaz de combater, praticamente, quase todos os agentes patogênicos existentes, pois se não fosse assim, a humanidade estaria extinta há milênios, pois mulheres e HPV convivem desde o gênesis e as mulheres ainda não foram extintas da face da terra.

  28. dr. meu papanicolau deu alterações estou muito preocupada
    resultado:atipias em celulas escamosas:lesão intra-epitelial de baixo grau(compreendendo efeito citopatológico pelo hpv e neoplasia intra epitelial cervical grau 1-nic 1)

    • néia:
      Você tem alteraçõs dignas de cuidados mas atentos. Vá ao médico e trate com muito cuidado. Siga todos os procedimentos e prescrições médicas, pois se você não tratar direito, isso pode complicar.

  29. É Dr. me arrependi muito de ter feito uso desse remédio, ele me foi recomentado pq já fiz duas cirurgias de nódulo de mama (não era maligno) e me disseram que ele tem menos efeitos colaterais, que ele não estimula as mamas e assim eu correria menos riscos de desenvolver mas nódulos. Ele pode não ter efeito colateral imediato que de fato foi o anticoncepcional que mais me dei bem, eu não sentia absolutamente NADA mas olha o que me aconteceu após quase 2 anos de uso! Mesmo assim eu não conseguia me acostumar com a idéia da falta da menstruação, isso me incomodava, cheguei a passar em um segundo médico que tb me falou que era um bom remédio.Hoje me encontro com sérios problemas, depois que recebi o diagnóstico de NIC conforme já citei aqui anteriormente, já passei com 4 médicos dos quais 2 falaram que NIC é provocado pelo HPV e 2 falaram que é um dos fatores que podem resultar. Dos 4, um me disse que eu não posso ter mais relação sexual com meu marido sem camisinha e que nunca mais terei cura com uma falta de sensibilidade parecendo que estava falando de uma gripe qualquer e isso resultou em alguns problemas psicológicos acredito eu porque desde a data dessa consulta eu não quis mais ter relação com meu marido e isso já se estende por 4 meses, estou empurrando com a barriga, dou desculpas, tudo pq não sinto mais voltade, relacionei o sexo como uma coisa ruim, uma coisa suja, imprópria e nociva pois por causa desse ato peguei uma DST que nunca terá cura. Acho que essa profissional não teve aulas de psicologia na faculdade, me desculpa o comentario Dr. Eu já tinha problemas com sexo pq quando pequena fui molestada por um pedófilo, ele não chegou a ter relação comigo mas “mexia” comigo desde os 7 anos de idade até mais ou menos 12, e o pior que era uma pessoa da família. Por esse fato eu não queria ter sexo, demorei para deixar de ser virgem, hoje com 34 anos de idade “fazia” sexo com meu marido por fazer pq não sinto necessidade, aí depois desses problemas todos eu travei de vez. Tudo que estou relatando aqui eu só comentei com uma pessoa que me orientou a procurar um psicólogo mas eu nunca pensei nisso. Essa história de HPV até agora eu não comentei com meu marido pq conhecendo ele bem, sei que isso irá com certeza balançar a nossa relação pq ele tem a cabeça muito fechada. Gostaria de ter certeza das coisas antes de qualquer coisa mas todos os médicos do meu convênio até agora não querem me dar a guia para fazer captura hidrica, falam que não há necessidade, que isso não irá mudar em nada, mas só agora que sei que esse exame é muito caro e dependendo do convênio eles não querem saber. Gostei da sua resposta, me fez enxergar uma luz no fundo do túnel, só não entendo o pq ficam fazendo tanto terror com HPV, se fosse assim, a maioria das mulheres da minha família já cauterizaram lesão no colo do útero em algum momento da vida, então quer dizer que todo mundo tem HPV? Acho muito radical dizer que a causa da NIC é somente essa que não há cura.

    Obrigada Dr. que Deus te ajude imensamente.
    Um abraço

    • Rosangela:
      Existe muito terrorismo na medicina e também em várias profissões. O grande problema são os pseudo-cientistas que tentam alavancar suas carreiras meteoricamente a custa de mentiras e terrorismo. HPV e humanos convivem desde o gênesis e a humanidade não se extinguiu por causa dele.

  30. Dr. percebo que há opiniões divididas quanto ao uso de anticoncepcionais que sustendem a menstruação. Gostaria de saber a sua, se faz ou não faz mal. Eu fiquei por 2 anos tomando o Cerazette. Antes de começar fiz uma bateria de exames ginecologicos e o médico disse que estava tudo 100%.Depois de um ano e oito meses eu recebi o diagnóstico de NIC 1.Já conversei com muita gente que falou mal desse remédio. Minha irmã pediu para a médica dela receitar o mesmo para ela mas a médica não aceitou pq disse que faz mal sustender a menstruação, que devemos deixar a natureza agir.Eu parei com ele, não sei se é conhecidência mas depois dele eu não tive mais saúde. Me tratei da NIC, mas agora tenho um aumento de umidade vaginal que parece um corrimento branco aguado. Já fiz exames, usei remédio eu e meu marido e isso não passa. O médico disse que de acordo com os exames eu não tenho nada.
    Será que o Cerazette tem alguma coisa a ver com esses meus problemas?

    Dr. Admin e Dr. Vladimir obrigada pelo suporte.

    • Rosangela:
      Existe uma lógica na evolução das espécies: toda e qualquer função que a Mãe Natureza colocou em cada corpo ou em cada organismo vivo é porque ele precisa dela e no caso da menstruação não é diferente. Se ela existe é porque o organismo feminino precisa dela. Você pode imaginar o que pode acontecer se houver supressão constante da menstruação? Pode acontecer desde atrofia do endométrio, problemas cardiovasculares (pela supressão da depuração que a menstruação faz no organismo feminino – por isso que morre muito mais homens de problemas cardíacos que mulheres) até tumores causados por agentes hormonais. Acho que você entendeu minha resposta. Não sou sádico em querer que as mulheres passem todo mes pelos desconfortos da mentruação, mas se ela existe é porque tem uma função específica. Com toda a certeza foi o fármaco que você tomou que provocou todas as modificações que levaram ao quadro que você está relatando, que parece ter alterações endócrinas.

  31. Doutor tenhu 17 anos fui a minha ginicologista e ela fez o preventivo fui buscar o resultado e estar escrito assim
    Conclusao: Lesao intra-epitelialde baixo grau (compreendendo efeito citopatico pelo HPV e neoplasia intra-epitelial cervical grau 1)poderia me explicar melhor nao intendi .. Isso e doença? Transmitivel? Posso nao engravidar?
    Obrigada Pela ajuda

    • Mariana:
      Pode ser uma infecção por HPV, o vírus do papiloma humano. Se você fizer um tratamento sério e bem feito, ele pode sumir e nunca mais te incomodar, mas se você não tratar, pode complicar. Volte ao médico e faça todos os procedimentos que ele lhe prescrever.

  32. Dr me ajude:
    A seguir segue o descrito do anátomo patológico:

    Material: Biópsia de colo uterino

    Exane nacroscópio:
    O material recebido fixado em foimalina, conta de fragmentos de tecido medindo 0,4 x 0,3 x 0,2 com, granulosa, esbranquiçada, de consostencia firme. Todo material foi submetido a inclusão.

    Exame microscópico:
    Os cortes histológicos demonstram fragmentos de colo uterino, cujo ectocervix está revestido por epitélio pavimentosos estratificado, espessado por
    acantose, paraceratose e hiperplasia de célula da camada basal. Observamos também, epitélio endocervical, que se mostra metaplásico, havendo nessa região, no terço inferiot, despolarização de suas células com hipercromasia nuclear. No córion há, edema, infiltrado inflamatório de linfócitos, plasmócitos, glândulas endocervicais e focos de hemorragia.

    Parecer anátomo-Patológico: Biópsia de colo uterino:
    – Neoplasia intraepitelial cervical de baixo grau – NIC 1
    – Cervicite crônica com metaplasia escamosa no epitélio de revestimento endocervical.

    Exame do papa:

    Negativo para células neoplásicas – Classe 2.
    Diagnóticos descritivos:
    Inflamação.

    Exame colposcópico:
    Zona de transformação atípica (ZTA): Epitélio aceto-branco tênue entre 12 e 15 h

    colposcopia alargada
    Teste de schiller: Positivo
    Teste de Richard: Não necessário
    Prova de Majewski: Não necessário
    Biópsia: Retirado o ZTA
    Resultado: Positivo

    Dr, não apareceu em nenhum lugar a palavra coilocitose.
    Esse diagnótico foi em maio 2009, depois disso usei óvulos Albocresil, de lá pra cá já repeti 2 colpo que veio escrito negativo e papa classe 1.
    Mesmo assim, será que tudo isso é HPV.
    Obrigada pela paciência.

    • Rosangela:
      O HPV é uma das causas de NIC. Talvez seu quadro de NIC tenha sido causado por uma reação inflamatória autoimune intensa que levou a um diagnóstico sugestivo de HPV. Talvez. Continue acompanhando. Apenas com o seguimento é possível ter um quadro mais claro e isso só o seu médico pode fazer.

  33. Dr. Li a resposta anterior a respeito de nic-1, meu exame tambeém em nenhum momento citou que poderia ser do hpv..devo fazer outro exame.A medica me disse que não mudaria o procedimento…Quero engravidar e estou com medo.
    queria tirar a duvida. do que eu tenho seja mesmo do hpv.Ela me aconselhou tomar a vcina, mais dai vou poder engravidar so apos 6 meses, e não queria esperar mais.ja estou com 36 anos.

    • mari:
      Tome a vacina, vale a pena e converse melhor com sua médica. Pergunte à ela qual o sinal ou sintoma que a levou a concluir que você tem HPV.

  34. Dr. quero saber se todo diagnótico de NIC I é causado por HPV ou pode ser por outra coisa? O Médico me disse que é HPV mas no papa e na colpo não apareceu escrito que era HPV.
    Por favor me ajude a esclarecer. MUito obrigada

    • Rosangela:
      No laudo do papanicolau o diagnóstico sugestivo de HPV não aparece diretamente. O que sugere a presençao do vírus do papiloma humano é a coilocitose. Se apareceu coilocitose no laudo, é provável que você tenha HPV. Outras causas também podem provocar NIC I, tais como inflamações severas, reações imunológicas, reações alérgicas por uso de DIU, camisinha, fármacos tópicos e outros.

  35. Dr.Fiz o Exame papanicolau e deu NIC-I a medica me receitou um tipo de aplicação vaginal por um mesrepeti o exame e deu nic-i fiz a coloscopia e não apresentou nenhuma lesao, fiz biopsia e deu sujestiva de nic-l, a medica me deu uma vitamia e aconselhou tomar a vacina, a disse que meu organismo absorveria sozinho.Mas dr. quero engravidar tenho 36 anos a medica disse que não teria nenhum empedimento, mas se tomar a vacina vou ter que esperar mais 6 meses.E se engravidar posso ter maiores complicações..estou em duvida…o que devo fazer

    • mari:
      Sua médica está certa. Nâo há problema em engravidar nas condições que você se encontra. Faça todos os procedimentos que a médica prescrever e siga seus conselhos.

  36. Em julho de 2009 fui à ginecologista, fiz o papanicolau e o resultado foi: células atípicas de significado indeterminado / Escamosas: possivelmente não neoplásicas. Em virtude desse resultado, a médica fez a colposcopia e detectou uma pequena mancha, mas não quis fazer a biópsia e pediu que eu retornasse para uma nova consulta em janeiro.

    Fui à outra ginecologista em 07/01/2010. Ela colheu material pro papanicolau, fez a colposcopia e detectou que a mancha permanecia lá, e também fez a biópsia. O resultado da biópsia foi: cervicite crônica agudizada / Metaplasia escamosa cervical. Já o papanicolau deu: Lesão intra-epitelial de baixo grau (compreendendo efeito citopático pelo hpv e neoplasia intra-epitelial cervical grau I).

    Minha dúvida é em qual exame confiar… a biópsia deveria ter acusado o mesmo do papanicolau, certo?
    Ainda vou retornar para mostrar o resultado dos exames à ginecologista e começar o tratamento, mas estou preocupadíssima.

    • Danielle:
      Ambas as técnicas veem quase a mesma coisa, mas de ângulos diferentes. Enquanto a biopsia enxerga um corte lateral de tecido que passou por diversos processos de mumificação e blocagem que possibilitaram a microtonia (corte fino), o que destroi diversas estruturas internas das células, sendo possível visualizar apenas o núcleo, parte do citoplasma e o arranjo estrutural das células naquele corte de tecido, que é o principal objetivo da técnica, o papanicolau permite avaliar estruturas internas da célula, como organelas, membranas, halos, e outras que te dão um dagnóstico mais acurado do problema. A principal utilidade da biopsia é mostrar o arranjo celular que prediz se as alterações encontradas no papanicolau já se constituem em um câncer ou não, sendo isso o que está mostrando seus resultados. Você tem alterações, mas estas não são, ainda, malignas. Faça um tratamento sério e siga todas as recomendações de seu médico.

  37. dr. meu papanicolau deu lesao intra epitelial de baixo grau.compreendendo efeito pelo hpv e neoplasia intra – epitelial cervical Grau 1)estou com muito medo.tem alguma relaçao com o cancer?

    • aline:
      Ainda não, mas se você não tratar e não se cuidar, pode evoluir para NIC II, NIC III e daí… Vá ao médico e faça todos os procedimentos que ele prescrever.

  38. fiz o exame colpocitológico e a conclusão diagnótica deu
    Atipias em celulas escamosoas : Lesão intra – epitelias de baixo grau ( compreendendo efeito pelo hpev e neoplasia intra – epitelial cervical Grau 1)
    Observações gerais
    Escassas células atípicas

    Oq quer dizer ?

  39. Doutor, fiz o papanicolau como em todos os anos e o resultado foi NIC-1 displasia leve com coilocitose, desta forma a minha gineco solicitou a captura hibrida e deu positivo para HPV com RLU/PCB: 1360.81 (alta carga viral)- conclusão presença de DNA-HPV grupo de alto risco oncogenico. Porém na colposcopia não há lesão nenhuma e nenhum sintoma. Gostaria muito que o Senhor me esclarecesse vou passar na minha médica a semana que vem mas estou preocupada mesmo assim. Outra coisa mantive relações sexuais até 1 mês atras com meu ex sem preservativo ele deve procurar um médico? Ele não tem nem convênio, ele deve se preocupar e procurar um médico particular? OBRIGADA…

    • SANDRA:
      Parece que sua infecção por HPV é recente e ainda não houve lesão, apenas a reação celular intensa que levou o citopatologista a classificá-la como um NIC I. Existe tratamento para HPV à base de antivirais, bem como existe vacina contra HPV. Converse com sua médica. Quanto ao seu parceiro, é bom ele procurar um médico. Mande-o a um posto de saúde que o encaminhará ao especialista.

    • Mari:
      Uma LIP não impede a gravidez. Trate-a com cuidado e você poderá ter uma vida sexual normal e caso você não consiga engravidar, o problema poderá ser outro, ou até do seu parceiro. Tem muita mulher que se culpa por não conseguir engravidar e na verdade o problema é no parceiro.

    • Mari:
      Não. O NIC I também está associado a efeito citopático por outros agentes como herpes, inflamações muito severas, mutações cromossômicas oncogênicas das células endocervicais, falhas do sistema imunológico.

    • Marli:

      Não. O NIC I também está associado a efeito citopático por outros agentes como herpes, inflamações muito severas, mutações cromossômicas oncogênicas das células endocervicais, falhas do sistema imunológico.

  40. Caro Doutor:
    Por insistência minha, o meu doutor realizou uma videocolposcopia, que por sinal e segundo ele, deu resultado negativo. Ainda assim ele realizou uma biópsia cujo resultado deu Neoplasia Intra-epitelial Cervical grau I, NIC I, sugestiva de infecção pelo HPV. O meu médico sugeriu que fizéssemos um procedimento a laser, CAF. Gostaria imensamente de saber sua opinião. Obrigada

  41. tenho hpv descobri há 4 anos atras,fiz cauterização e colposcopia ia fazer biópsia mas desisti por medo,sempre deu nos meus exames de rotina a mesma coisa hoje eu resolvi encarar a coisa deu no meu exame de colposcopia e biópsia: microscopia-neoplasia intraepitelial cervical grau 1(nic 1)associando-se a alterações celulares sugestivas de efeito citopático viral,minha ginecologista só pode me dizer na semana que vem por motivos maiores eu gostaria de saber o que significa é cancer ou não?por favor me ajudem a saber melhor pois gostaria de saber tabém quais e como são os tratamentos eu tenho a oportunidade de ter um filho?agradeço desde já.

    • Ainda não é câncer, mas se você não tratar corretamente, pode virar câncer. Converse com sua médica. O efeito citopático pode ser de reação imunológica ao HPV que você teve, ou então, ele continua no seu organismo.

  42. No laudo diz fragmento de tecido branco, o que quer dizer, e que é exatamente este problema? como é causado? e queria saber se pode causar futuramente um câncer, mesmo depois de tratado e curado o problema? e se pode me deixar estéril? Posso ter filhos depois de curar o problema? caso não consiga curar, ainda assim poderei ter filhos???
    Ai dr. estou aflita!!! desculpe o excesso de perguntas…
    Desde já agradeço a atenção…
    Devo ver minha médica nesta sexta- feira.

    • Jaqueline:
      Epitélio aceto branco tem um significado patológico, veja aqui, repare na figura 153. Quanto a engravidar, é possível, sim, mas converse com sua médica sobre a perspectiva do tratamento e sua duração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.