PSA – Antígeno Prostático Específico

Antígeno Prostático Específico não é uma prova sorológica muito precisa para câncer de próstata, pois a sensibilidade e especificidade não são muito boas, especialmente na faixa intermediária entre 4,1 a 10,0 ng/mL.

1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento da análise automatizada de P.S.A. e o resultado de rotina usando o soro do P.S.A. é particularmente responsável para o recente aumento no diagnóstico de câncer de próstata.

Embora ainda não tenha sido aprovado pelo F.D.A. para o diagnóstico do câncer de próstata, o P.S.A. está sendo amplamente usado como uma modalidade de diagnóstico e a Sociedade Americana de Câncer e Associação Urológica Americana têm recomendado o uso anual da determinação de rotina do P.S.A.

O P.S.A. é usado não somente para o diagnóstico de homens assintomáticos para câncer de próstata, mas também para monitorar os resultados de cirurgias essenciais, terapia de radiação, de privação de andrógenos e tratamento do câncer refratário de próstata.

Diante deste cenário clínico, a eficácia da terapia pode ser exatamente monitorada pela mudança na superfície do soro do P.S.A., advindo de valor pré-terapêutico. Em adição, o P.S.A. tem mostrado valor prognóstico precedendo o resultado de cirurgia essencial e terapia de radiação.

Apesar da sua utilidade, o uso do P.S.A. permanece controverso. Em todas as aplicações, incluindo a sua significância depois de cirurgia essencial, onde sua força supõe-se seria de maneira nenhuma controversa, há discordâncias em como o P.S.A. poderia ser usado e interpretado. O uso e a interpretação do soro P.S.A. permanece controverso porque o P.S.A. não é um marcador de células cancerosas da próstata, e sim um marcador de células epiteliais da próstata. Portanto, carece de especificidade.

O P.S.A. pode estar aumentado no soro devido a algum estado patológico que induzirá a saída do P.S.A. até o soro. Esses estados incluem prostatites crônica e aguda, comumente associadas com hiperplasia prostática benigna (HPB), obstrução ductal comumente vista em HPB e em algumas manipulações cirúrgicas da próstata, incluindo biópsia, ressecção e examinação vigorosa. O P.S.A. no soro pode estar diminuído por algum fenômeno que inibe a função celular normal.

A produção do P.S.A. está sob controle andrógeno (testosterona, dihidrotestosterona, receptores de andrógeno) e, alguma perturbação de seu mecanismo regulatório, pode escurecer a superfície do soro de P.S.A.

Alguns fatores são capazes de afetar a regulação andrógena, incluindo absorção de estrógenos, terapia farmacológica (inibidores da 5-a-redutase, inibidores competitivos de receptores de andrógenos e inibidores de hormônio luteinizante) e disfunção testicular de envelhecimento. Em adição, transformação maligna pode diminuir a produção de P.S.A. Como células diferenciadas, suas habilidades para produzir proteínas responsáveis por funções normais das células podem diminuir. Esta observação é verdadeira para câncer de próstata, a qual pode demonstrar somente fraca coloração imunohistoquímica positiva para P.S.A.

Por estas razões, o soro do P.S.A. é um imperfeito marcador de tumor e, ainda assim, é provavelmente o melhor marcador de tumor que conhecemos. Uma das maiores limitações da interpretação do P.S.A. ocorre secundariamente para a contribuição variável da hiperplasia prostática benigna para a superfície do soro. Em geral, câncer é incomum à região normal do soro (i.e. £ 40 ng/mL) e comum a regiões abaixo de 10,0 ng/mL. É entre 4,1 e 10,0 ng/mL que hiperplasia prostática benigna e câncer de próstata coexistem, mas com uma incidência de aproximadamente 80-85% e 15-20%, respectivamente.

A aplicação final do P.S.A. é em determinar que epitélio na próstata não é de tipo prostático. Isto se tem demonstrado recentemente ser de grande utilidade prática em confirmar o diagnóstico de duas proliferações não neoplásicas que poderia envolver próstata e ser confundida com adenocarcinoma prostático, especificamente adenoma nefrogênico da uretra e hiperplasia mesonéfrica.

Embora estes diagnósticos sejam inicialmente suspeitados na examinação do esfregaço da hematoxilina-eosina, é proveitoso na base confirmatória do desempenho da coloração para P.S.A., porque quando negativos, eles suportam o diagnóstico do adenoma nefrogênico. De maneira similar, foi recentemente documentado que hiperplasia mesonéfrica envolveria a próstata e poderia levar a erro no diagnóstico de adenocarcinoma prostático. Embora, novamente o diagnóstico é suspeitado na base de rotineiros esfregaços coloridos, colorações negativas do epitélio linear dos túbulos mesonéfricos para P.S.A. jogam uma parte na confirmação do diagnóstico.

2. DIAGNÓSTICO LABORATORIAL

2.1. Método 1 – Pesquisa Imunológica do P.S.A. no Soro:

O P.S.A. é uma proteína com atividade enzimática e é encontrado no soro de duas formas: na forma livre e complexado com anti-proteases.

Quando elevadas concentrações de P.S.A. são encontradas no soro, há possibilidade de hipertrofia prostática e/ou câncer de próstata. No soro, a atividade proteolítica do P.S.A. é inibida pela a-1-quimiotripsina, a-2-macroglobulina e outras proteínas de fase aguda.

É secretado pelas células epiteliais das glândulas hepáticas. A a-1-quimiotripsina é a maior forma de complexação do P.S.A., cuja forma livre é a menor fração no soro.

A padronização dos imunoensaios do P.S.A. é necessária. Os benefícios dessa padronização são os seguintes:

– os resultados serão uniformes e permitirão que pacientes sejam “testados” por diferentes ensaios e laboratórios.

– pesquisa significativa em câncer de próstata pode ser utillizada por permitir a comparação de dados clínicos e estudos clínicos com o uso de diferentres ensaios de P.S.A.

Muitos fatores contribuem para os problemas de padronização, dentre os quais estão os seguintes:

– P.S.A. isoformas usadas para produzir anticorpos anti-P.S.A.

– reatividade específica dos anticorpos. Os anti-P.S.A. podem possuir diferentes reatividades e afinidades pelas várias formas de P.S.A. livre ou complexadas.

Resultado:

A concentração de P.S.A. é diretamente proporcional à do anticorpo anti-P.S.A. usado.

Câncer de próstata é incomum à região normal do soro, ou seja, £ 40 ng/mL.

Valores entre 4,1 e 10,0 ng/mL, coexistem hiperplasia prostática benigna (80 – 85%) e câncer de próstata (15 – 20%).

2.2. Método 2 – Formação de Manchados Imunohistoquímicos para P.S.A.:

Técnica:

Pedaços de epitélio de próstata colocados em uma lâmina, formam manchados em presença de anticorpos anti-P.S.A., devido a reação deste com o P.S.A., coloridos por hematoxilina-eosina.

Resultado:

Quando há formação de manchados coloridos no epitélio, a reação indica que as células retiradas da próstata são da próstata, levantando a hipótese de diagnóstico de câncer prostático, descartando hipóteses de neoplasias que envolvem a próstata, adenoma nefrogênico da uretra e hiperplasia mesonéfrica.

Essa técnica serve, portanto, para diferenciar câncer de próstata dessas outras neoplasias envolvendo a próstata.

Observação:

Para diagnóstico de câncer de próstata, esse método não é específico, uma vez que P.S.A. é marcador do epitélio de próstata e não da glândula em si. Além disso, quando se trata de câncer de próstata, a reação é fraca, devido a alterações de síntese de proteínas pelas células malignas, podendo haver um falso-negativo.

Valores de referência

Os resultados do teste de PSA referem o nível de PSA detectado no sangue. Os resultados são referidos em nanograma por mililitro (ng/ml) no sangue. As referências são as seguintes:

  • 0 a 2,5 ng/ml é considerado um valor baixo
  • 2.6 a 9,9 ng/ml é considerado um valor ligeiro a moderado
  • 10 a 19,9 ng/ml é considerado um valor moderadamente elevado
  • 20 ng/ml ou mais é considerado um valor significativamente elevado

Não há um valor específico para se dizer que um nível de PSA é normal ou anormal. Contudo, quanto maior o nível de PSA, maior é a probabilidade de cancro estar presente. Vários factores podem causar a flutuação de níveis de PSA. Quando os níveis de PSA sobem com o tempo, outros testes poderão ser necessários.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. COHIN, R. et al. Diagnostic imunopathology. 2.ed. New York: Rawen Press,

1994. 2600 p.


Copyright © por Vladimir Antonini Todos os direitos reservados.

[Voltar]

464 pensou em “PSA – Antígeno Prostático Específico

    • Reinaldo Veiga:
      Dificilmente isso seja um câncer, a menos que você seja daqueles “sortudos” que tem um Ca não indutor de antígenos específicos. Tem cara de ser apenas a prostatite, mesmo. Converse com seu médico.

    • CLAUDIA:
      Calma. Nesta faixa o PSA é inespecífico para diagnóstico e o médico fez o certo ao mandar repetir o exame após uma biopsia. Pode ser uma HPB (hipertrofia prostática benigna) ou ainda, pode não ser nada, apenas uma elevação transitória do PSA.

  1. dr obrigada pela resposta, ele voltou ao medico, o medico achou um pequenino problema, e disse que não é nada grave, so repetir o psa novamente, porque pelo exame de toque não bata com a referencia, e disse tmb que dependendo do exame de psa que ele dara o tratamento, mas disse que não precisa se preocupar porque não é nada de mais grave, muito obrigado pela resposta, esta muito ansiosa, deus que te abençoe

  2. Boa tarde Dr.Vladimir.
    O meu pai tem 71 anos e os resultados do teste são:
    PSA Total: 6.54ng/ml
    PSA livre: 0.350ng/ml
    Por favor: o que significa?

    Agradeço imensamente;

    Dalnice

    • Dalnice:
      O significado dos valores para idade dele depende de diversos fatores como por ex. urina presa, dor no baixo ventre. Se ele tem urina presa, mas sem dor, pode ter, com estes valores, uma HPB – hipertrofia prostática benigna que, como o próprio nome já diz, não é câncer.

  3. Boa tarde Dr, meu marido fez a retirada total da prostata com invasão da margem cirurgica gleason 3+3=6 em abril, seu psa após 2 meses deu 0,236, não era para ter zerado com a retirada da prostata teria algo errado?- fará novo exame de psa daqui duas semanas.
    No aguardo de algum esclarecimento, obrigada

  4. Boa noite! Tenho 54 anos, 1;70 de altura e 84 kg, fiz o exame antigeni prostatico especifico (PSA) o resultado foi de 1,85, este resultado é normal, ou tem oçguma alteração?
    obrigado
    No aguardo

    • marcia cristina casquet:
      Se ele não sente dor, mas tem a urina presa, pode ser uma HPB – hipertrofia benigna da próstata. Isso não é câncer e não é grave. Mande ele voltar ao médico para aprofundar a investigação.

  5. Tenho 60 anos e o meu psa tem os seguintes valores:
    data total livre relação livre/total
    09/06/2005 1,55 não avaliado –
    07/07/2008 2,82 não avaliado –
    02/082010 7,94 não avaliado –
    23/09/2010 8,43 0,615 7%
    02/09/2010 10,00 0,50 5%
    Com os aumentos significativos em pouco tempo e com a baixa relação livre/total, dá para suspeitar de câncer e não de hpb ?
    Obs.: no exame de toque a minha próstata apresentou um tamanho muito pequeno, o médico disse que teve até dificuldade para encontra-la. O médico pediu uma biópsia a ser feita no dia 16/09/2010.

    • Eduardo Campos:
      Seus valores estão um pouco elevados, mas isso não quer dizer que você tenha um câncer de próstata. Pode ser uma hipertrofia prostática benigna, uma prostatite inflamatória. Vá ao médico para esclarecer o diagnóstico.

  6. Tenho 66 anos. Meu psa total deu 2,77. Existe alguma medicação que faça reduzir este valor, bem como o seu tamanho, da prostata?
    Obrigado.

    • Franklin Bazulli:
      Muitos especialistas prescrevem flavonóides de soja para HPB, mas antes de qualquer coisa, converse com seu urologista. Quanto ao valor de seu PSA, ele está compatível com sua idade.

  7. Olá o meu pai fez um exame de PSA o total deu 6,49 ng/dl e o livre 0,86 ng/dl gostaria de saber se está muito alto ou é normal já que ele tem 63 anos aguardo sua resposta Obrigada.

    • Rafaela:
      Está dentro de uma faixa de pouca especificidade. Na faixa entre 4,1 e 10,0, o PSA tem interpetação inespecífica e por isso, é melhor ele voltar ao médico para fazer mais exames, mas a priori, pode ser uma hipertrofia prostática benigna, comum em homens a partir dos 40 anos de idade.

  8. Dr Wladimir,

    Tenho 36 anos de idade e meu psa total deu 1,50 ng/ml e psa livre 0,168 e relacao psa livre/total 11,20%.

    Meu pai e meu avô tiveram cancer de prostata..Devo me preocupar e fazer mais exames ou os valores estao normais?

    • Sergio Guimaraes:
      Os valores estão dentro dos padrões, mas como existe histórico familiar, não descuide, mas também não se descabele, pois senão você fabricará um câncer sem necessidade. Já ouviu falar em efeito nocebo? Leia aqui

  9. Dr. tenho 42 anos de idade a 7 meses atraz fiz teste de psa com resultado de 2.3 e toque retal normal e agora 7 meses depois fiz novamente o psa com resultado de 3.7 toque retal normal e sinto dores abaixo da bexiga que as veses se irradiam para os testiculos. nao acha que o psa subiu muito em pouco tempo sera queposso ter cançer.Obrigado!!

    • Manoel:
      Para dizer se você tem um câncer de próstata, precisa de mais exames, tanto laboratoriais, quanto anatomo-patológicos (biopsia). O fato de ter subido 1,4 no seu PSA é relevante, mas ainda não é de se “descabelar”. Pode até ser uma condição passageira. Acalme-se, homem. Volte ao médico e converse com ele.

  10. Olá Dr. Vladimir, segundo meu médico aquela alergia, peso, e outras dores tem um fundamento: figado, tenho gordura no figado e já tive hepatite no passado, não sinto dores, enjoos e nada relativo ao figado, por questões de ordem precautiva, já estou em dieta a muiito tempo de frituras, gorduras e carnes, alcool já faz 12 anos que não coloca nem uma gota na boca, estou marcando uma consulta com especialista e em breve venho lhe comentar. Um grande abraço, deixo claro que estou preocupado, pois até minha sindrome do tunel de carpo nos dois braços, podem ser relativo ao figado. até breve Dr. se puder agradeço seu comentário.

    • Rodrigo Recchia:
      S. do túnel carpal dificilmente está relacionado com patologias em órgãos internos. Ela é comum em pessoas que ficam muito tempo apoiadas sobre os pulsos, pessoas que digitam por muito tempo, lutadores de artes marciais (descobri isso na prática, após quebrar milhares de telhas com as mãos, ou seja, eu também tenho esta “praga”) e outros traumas por acidentes. O fígado não dói. O dia em que doer, provavelmente você estará no oriente eterno (um termo esotérico e suave para “morto”). É comum pessoas com cirrose por hepatites B e C não sentirem absolutamente nada e só descobrirem que estão literalmente encrencadas quando aparecerem sintomas físicos como hipoglicemia, icterícia, vertigens, fadiga, dores por todo o corpo. Quando isso acontece, só um transplante hepático salva. Gordura no fígado, chamado tecnicamente de esteatose, é coumum em pessoas obesas e não mata ninguém, a menos que ela também esteja associada à cirrose por hepatites ou drogas (álcool, fármacos, drogas ilícitas, etc.)
      Abs.

  11. Boa tarde!

    o resultado do exame do meu pai (67 anos) foi:

    PSA – 4,03 ng/ml
    PSA LIVRE – 0,61ng/ml
    PSA TOTAL – 15,13

    Já fez duas biopsiase nada acusou , e toma o remédio finasterida de 5mg, por mais de um ano.

    está bom ou ruim?
    Obrigada

    • Andrea Vicente:
      Se na biopsia não deu malignidade, é porque ele tem, muito provavelmente, uma HPB, ou seja, hipertrofia prostática benigna. Isso não mata ninguém, a não ser de complicações cirúrgicas por anestesia ou infecções pós-operatórias nas prostatectomias, ou de susto e depressão por achar que está com câncer. Se ele tem dificuldades para urinar ou mal estar, a saída é cirúrgica. Converse com o médico dele, se vale a pena arriscar uma cirúrgia.

    • francisco mario:
      Significa que o valor é baixo, mas se você tem algum sintoma, como por exemplo, retenção urinária, jato fraco, ou outros, isso pode ser uma HPB, mesmo com um valor baixo de PSA. Vá ao médico.

  12. complementando … minha frequência urinária aumentou muito, principalmente nos últimos meses, chega a ser irritante, a cada 1 hora tenho vontade de urinar, gostaria tbm de ressaltar que fiz uso de EAA (Esteróides Anabolizantes Androgênicos) por cerca de 4 anos e acredito que esse aumento na próstata é decorrente disso por aumento na DHT. Dr. Ainda penso em ter filhos se precisar fazer uma prostectomia parcial as chances de esterilidade são muito grandes? Pensei em Finasterida para diminuição da próstata, tenho lido a respeito, mas não vou fazer nada até
    ter uma boa direção profissional e ai sim procurar um bom profissional. Obrigado!

    • Vitor Junior:
      Realmente pode ser HPB, causado por esteróides, mas também tem cara de infecção urinária severa (cor, espuma, disúria, etc). Procure imediatamente um urologista, pois se for uma infecção, esta pode subir aos rins e te mandar para a UTI por nefrite. Se for HPB, é complicado o tratamento, pois a próstata é teimosa. Uma vez inchada, ela não volta ao normal facilmente. Converse com seu médico.

  13. Dr. Vladimir, tenho 29 anos e estou com muito desconforto para urinar, isso começou faz uns 2 anos atrás (levemente) e tem se intensificado nos últimos 6 meses, sei que sou muito novo para pensar em cancer de próstata, mas tenho uma grande desconfiança de estar com HPB pois meu jato urinário perdeu muito a força. Tenho sentido também dores pélvicas (esporádicas) e ardência urinária, também ardência ao ejacular e a cor está amarelada. Outro sintoma que acredito ter relação é que minha urina tem quase sempre bastante espuma. Se puder dar uma atenção agradeço!

  14. tenho 65 anos, meuPSA – ANTIGENO PROSTÁTICO ESPECIFICO TOTAL deu 2,27 ng/ml , não sito dores, mas meu jato urinário é bem fraco e durante o urinar corta várias vezes, só urino a noite se beber muita água, qual seria minha preocupação, vou ao médico e nada.

    • Darci Casetta:
      Isso é típico de HPB – hipertrofia prostática benigna. Não é câncer, não é grave, mas… INCOMODA. A única saída é cirúrgica e se você quiser se livrar do problema, converse com seu médico sobre a viabilidade de uma prostectomia.

  15. Dr. Vladimir, agradeço muito pela resposta, eu acredito que uma fonte como essa de perguntas e respostas, possa ajudar muito as pessoas, eu mesmo estou feliz e me sentindo mais tranquilo, claro nunca irei desistir do meu objetivo (perder peso), porém este canal de comunicação é um meio de já procurar a cura e ter a força de vontade, mesmo ainda sem ter marcado com um profissional. Obrigado e um grande abraço, sou publicitário de uma revista, e gostaria muito de enviar um exemplar de cortesia para o Senhor, envie um endereço pelo email, que enviarei uma revista. Obrigado.

    • Rodrigo Recchia:
      Pela experiência que tenho com o “nosso” problema, em minha opinião, o melhor profissional para nos orientar é um nutricionista, pois o médico pedirá (já fizeram isso comigo) uma “pilha” de exames e passará fármacos anti “tudo” o se possa imaginar e que apenas enganam a fome e mascaram o problema, enquanto o trabalho bruto – perder peso – nós e que teremos de fazer sozinhos, e na base da dieta e por isso, penso que o nutricionista, neste caso e após excluídas as patologias possíveis, é o melhor companheiro em nossa árdua empreitada. Veja bem, essa é a minha opinião.

  16. Dr. Meu exame apresentou em 22/07/10, 9,11 PSA Total, 1,18 PSA Livre, com relação percentual 13,0%.
    Repetido após 30 dias, após tomar Tansulon 0,4 mg, apresentou os seguintes numeros: PSA Total: 6,34 ng/ml, PSA Livre 0,688 ng/ml e relação percentual 10,9%. Tenho 61 anos, faço exames regularmente e só voltarei ao médico dentro de 10 dias. Tem como me orientar para que eu possa ficar um pouco mais tranquilo até voltar a consulta, ou devo me preocupar mesmo?

    • Mario George:
      Como você deve ter lido, a incidência de tumores nesta faixa de resultado de PSA é baixa e portanto, acalme-se. Isso parece mais uma HPB (hipertrofia prostática benigna).

  17. Complementando a pergunta anterior,reforço que tenho 45 anos, sou magro (72 kg, para 1,75m), me alimento bem(sem excesso de frituras, caminho e pratico exercícios regularmente (musculação e caminhada). Meus únicos excessos são o chocolate (o que indicou um nível de glicose alto, mas já comecei a cortar); algum vinho tinto no inverno e não posso dizer que sou fumante. Fumo charutos, mas uns dois ou três por semana, no máximo.

  18. Pois é, como eu disse, meu PSA passou de 2,11 (eu,equivocadamente, na pergunta anterior, disse que era 1,91) do ano passado para 2,20 neste ano. Não consegui falar com o médico, que está viajando e com dificuldade de acesso a mail. Mas ele respondeu o seguinte: “Os exames não mostram prostatite, ainda que o PSA realmente esteja muito elevado para o tamanho da tua próstata ao toque (20-25g, normal). Embora o PSA esteja estável desde o ano passado, antes havia espermograma com prostatite, o que não acontece agora: logo, teremos que investigar esta elevação do PSA.Sugiro que faças uma ecografia trans-retal da próstata com biópsias multissetoriais da próstata.” E, dito isso, recomendou-me um laboratório e mais não tive respostas,porque ele está viajando. Então não sei se ele acha que a situação é grave ou não. Esse negócio de biópsia significa que ele está suspeitando de câncer? Mesmo com um PSA de 2,20 posso ter câncer?

    • R.Schultz:
      O seu nível de PSA não é alto. Tem homem que chega no hospital onde trabalho com 30, 40, 50… de PSA e mesmo assim não é câncer, apesar de acabarem no centro círurgico para retirarem a próstata, pois é um HPB severo. Acalme-se. Espere seu médico voltar e “encoste-o na parede”. Quanto a pedir biopsia, isso é rotina, pois já que se quer tirar a dúvida com um exame que facilita a coleta de fragmentos para uma biopsia, então por que não pedi-la?

  19. Meu antigeno deu 17,68.
    E um nivel para se considerar que tenho um Cancer de prostat? Sinto muitas dores no baixo ventre e dificuldade de urinar.sofro tambem dos Rins…

    • Ribamar:
      Não se pode dizer que há câncer. Pode ser uma HPB ou hipertrofia prostática benigna. Apenas uma biopsia pode dizer o que há. Volte ao médico.

  20. Tenho 45 anos e meu PSA ANTÍGENO ESPECÍFICO PROSTÁTICO deu 2,20 ng/ml (AGOSTO/2010) contra 1,91 ng/ml do ano passado (MARÇO/2009). Neste ano, por suspeita de prostatite, tomei Levofloxacina por 42 dias. Após parar de tomar, esperei uns 20 dias e agora fiz o exame que deu esse resultado. Eu “piorei”?

    • R. Schultz:
      Não, provavelmente você não piorou. Pode ser apenas secreção aumentada devido a inflamação pós-infecção e ainda, esse resultado está dentro dos valores limítrofes.

  21. Muito Obrigado Dr.Vladimir, na verdade o que mais me entristece é que todos os meus exames de sangue e outros, estão abaixo do litrofe, abaixo mesmo, e não consigo perder peso, estou 35 kilos acima do meu peso e fico até com fome, nas dietas que faço, já passei pelo endo, onde até me parabenizou pelos resultados dos exames, mas parou, perdi 9 kilos e travoum nem remedio e nem nada de perder peso, se o Sr. poder comentar algo pela sua experiencia eu ficaria muito feliz. Desde já agradeço.

    • Rodrigo Recchia:
      Se eu te contar que tenho o mesmo problema… Meus exames também sempre dão normais e até consigo emagrecer sem dieta, caminhando bastante e “fechando a boca”, mas a tentação é terrível. Eu estou 30 quilos acima do chamado “peso ideal”, que é uma marca imposta por endocrinologistas e pela indústria de alimentos. Nâo se estresse e não se prenda a convensões sociais ou industriais. Se gordura matasse não existia um mineiro vivo.

  22. Boa noite meu exame psa – antigeno prostático especifico deu 2,22, e tenho 45 anos, nunca tive nenhum sintoma, muito pelo contrário, bebo agua todas as vezes que urino e tenho um jato bem forte, a ponto de espuma, por favor comente meus resultados.

    • Rodrigo Recchia:
      Até 4,0 é considerado dentro dos padrões. CALMA! Se você tivesse qualquer coisa de anormal, mesmo uma hipertrofia benigna, você já teria notado alguma alteração no jato urinário.

  23. O resultado do PSA Livre foi 0.69 ng/mL ; o PSA Total foi 6.09 ng/mL e o PSA Livre/Total foi de 0.11.
    Pode me dar um parecer a respeito? Completei 53 anos no ultimo dia 7

    • carlos alberto:
      Dependendo do método usado, está normal. Leve os dois exames ao seu médico para que ele avalie os métodos empregados em ambos.

    • walter:
      Faça todos os exames que seu médico solicitar. Isso parece HPB (hipertrofia prostática benigna). Nâo parece ser grave, mas não deve ser descuidado.

    • UDEVANY:
      O PSA tem uma faixa de especificidade ruim entre 4,0 e 10,0ng/ml e por isso apenas o exame clínico é conclusivo. A única coisa que posso lhe dizer é que vá ao médico.

    • Wellington:
      Seu resultado está dentro dos padrões e quanto a fazer o toque, só o seu médico é quem pode te dizer se precisa ou não.

    • Itamar de Oliveira:
      Na faixa entre 4,1 e 10,0 a sensibilidade e especificidade do método não são boas e por isso, o diagnóstico depende muito do exame clínico. Converse com seu médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.