Creatinina

1. FORMAÇÃO E CIRCULAÇÃO DESSAS MOLÉCULAS

A creatina é o ácido metil-guanidina acético. Ela é fabricada no fígado a partir do aminoácido glicocola, da arginina e de um doador de metila como a S-adenosil-metionina.

Ela atinge o músculo trafegando por via sangüínea. Sua taxa é mais elevada na mulher do que no homem porque a quantidade sintetizada pelo fígado é a mesma nos dois sexos, mas a massa muscular total é menor na mulher de sorte que a creatina é menos captada pelos músculos.

A eliminação renal de creatina é muito baixa no homem, um pouco mais elevada na mulher. Existe uma reabsorção tubular quase total que permite ao organismo conservar sua creatina.

Tendo chegado às células musculares, a creatina fixa fosfato a partir do ATP e se transforma assim em fosfocreatina (fosfagênio) que é uma forma de reserva de energia química imediatamente utilizável pela contração muscular.

Uma pequena fração desse fosfagênio (constante para uma mesma massa muscular) se cicliza no curso das reações de troca de energia, perdendo seu fosfato, e dá origem à creatinina, a qual não é utilizável pelo músculo.

2. METABOLISMO DA CREATINA

A creatina encontra-se no músculo, cérebro e sangue, tanto em estado livre como em forma de fosfocreatina. Traços de creatina estão também presentes na urina. A creatinina é o anidrido. Ela é intensamente formada no músculo pela remoção irreversível e não enzimática de água do fosfato de creatina. A creatina livre ocorre tanto no sangue como na urina. A formação da creatinina é aparentemente um passo preliminar necessário à excreção da maior parte da urina.

A origem da creatina foi estabelecida por estudos metabólicos e confirmadas por técnicas de isótopos. Três aminoácidos – glicina, arginina e metionina – estão diretamente envolvidos. A primeira reação é aquela de transamidinação da arginina para a glicina, para formar o ácido guanidoacético (glicociamina). Experimentos feitos in vitro demonstraram que isto ocorre no rim, mas não no fígado nem no músculo cardíaco. A síntese de creatina é completada pela metilação da glicociamina no fígado. Nesta reação, metionina “ativa” é o doador de metila. Outros doadores de metil, tais como betaína, ou colina depois da oxidação para betaína, podem servir também indiretamente para a produção de metionina através da metilação da homocisteína. A metilação da glicociamina não é reversível. Nem a creatina nem a creatinina podem metilar a homocisteína para metionina: são necessários ATP e oxigênio na metilação da creatina.

Os mecanismos enzimáticos de metilação da glicociamina, para formar creatina são semelhantes aos requeridos para a formação da N-metil-nicotinamida. O primeiro passo é a formação de metionina ativa (S-adenosilmetionina), que requer ATP, íons magnésio e glutation e uma enzima ativadora da metionina. O segundo passo envolve a metilação do ácido guanidoacético pela metionina ativa, reação catalisada por uma enzima solúvel, guanidoacetato-metiltransferase, encontrada em extratos de células livres de fígado de cobaia, coelho e bovinos. O glutation ou outras substâncias redutoras são necessárias para a atividade ideal desta enzima; não há até agora evidência de que íons metálicos ou outros co-fatores sejam necessários.

Até recentemente, julgava-se que a única sede da enzima transaminadora em mamíferos fosse o rim. Há atualmente evidências de que ratos nefrectomizados bilateralmente podem ainda sintetizar creatina. Isto é interpretado como uma prova de existência de uma sede ou sedes extra-renais de transamidinação neste animal.

Uma preparação enzimática isolada no tecido pancreático do boi e do cão, foi capaz de catalizar a síntese de creatina a partir de glicociamina e da S-adenosilmetionina. Descobriu-se também que o pâncreas (ao contrário do fígado) pode sintetizar glicociamina. Essas observações sugerem que o pâncreas pode ter um papel particular na síntese de creatina nos mamíferos.

O fenômeno de retroação (retro-alimentação) . Ele é bem demonstrado pelo efeito da creatina alimentar, na biossíntese de creatina. Em ratos cujo suprimento dietético continha 3% de creatina, a atividade da transamidinase no rim foi acentuadamente menor que nos animais de controle. Gerber e outros estudaram a taxa de síntese de creatina a partir de glicociamina em fígado isolado perfundido de rato, na presença de precursores de creatina, em níveis encontrados normalmente no sangue e na presença de altas concentrações de precursores (metionina e glicociamina) adicionados ao líquido perfusor. Quando a concentração de glicociamina no sangue caiu de 0,4 para 0,2 mg/dl a taxa de síntese da creatina diminui; aumentando a concentração de glicociamina até níveis de 2,0 mg/dl, juntamente com metionina, a síntese de creatina não se alterou significadamente. Creatina introduzida na alimentação, ou alto nível de creatina no fígado. Entretanto, o fato de que a síntese hepática da creatina esteja ligada aos níveis de glicociamina no sangue – e de que este composto seja produzido no rim – sugere que a taxa de biossíntese da creatina seja realmente dependente da atividade desta enzima seja afetada pela creatina, aparentemente por um mecanismo de retroação.

O hipertiroidismo é um dos males que se caracterizam por perturbações no metabolismo da creatina. Conseqüentemente, é de se notar que o hipertiroidismo esteja também associado a uma atividade reduzida da transamidinase no rim. Pode ser que o efeito do hipertiroidismo na transamidinas do rim seja realmente mediado pelos níveis elevados de creatina no sangue que ocorrem nesta doença, agindo a creatina como um repressor enzimático.

3. DOSAGEM DE CREATINA

Tal dosagem é feita no soro. A creatina é ciclizada por aquecimento a 100% durante uma noite, o que dá creatinina, dosável pela reação de Jaffé. Este método é longo e pouco preciso (resultado no segundo dia consecutivo ao do pedido de dosagem).

4. VALORES FISIOLÓGICOS

Creatina no soro:

No homem: 10 a 40 micromols/L;

Na mulher: 20 a 160 micromols/L.

Creatina na urina:

1,3 micromol por 24 h (150 mg/24h)

5. VALOR SEMIOLÓGICO E INDICAÇÕES

Sempre que uma dada doença provoca uma diminuição da massa muscular, a creatinemia aumenta e a creatina aparece na urina.

Por exemplo, nas doenças infecciosas severas em que o desgaste muscular é provocado pelo hipercatabolismo, a creatimenia se eleva e a creatunúria aparece.

Mais interessantes são as doenças musculares como a miodistrofias progressivas (ou miopatias) cujo tipo é a doença de Duchenne de Boulogne (doença genética). Neste caso, a taxa de creatina plasmática está elevada e a relação creatina/creatinina se eleva com a idade. Há também uma forte creatunúria e uma modificação de repartição das isoenzimas de creatina-fosfoquinase no soro.

A elevação da creatunúria é, com o aumento de atividade de enzimas séricas como a creatina-fosfoquinase ou aldolase, o marcador das afecções miogênicas (degenerativas ou inflamatórias, por oposição às amiotrofias neurogênicas, nas quais esees parâmetros são constantemente normais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOREL J, Chanard J. Como prescrever e interpretar um exame laboratorial. Bioquímica Médica. 2. ed. Organização Andrei Editora, 1987.

HARPER, Harol Antony. Manual de química fisiológica. São Paulo: Atheneu, 4. ed., 1977.

LEHNINGER, Albert. Bioquímica v. 3. Tradução da 2. ed. americana, 1976.

MITCHELL, Plilip. Bioquímica. Salvat Editores S.A.

VIEIRA, Enio Cardillo . Química fisiológica. Rio de Janeiro: Atheneu, 1979.

Copyright © por Vladimir Antonini Todos os direitos reservados.

[Voltar]

262 pensou em “Creatinina

  1. Olá, acabei de fazer um exame de sangue e minha creatinina deu 1,46 mg/dl,e meu ácido úrico 3,5 mg/dl, tenho 27 anos, e 1,70 m, devo me preocupar? tenho pensado em engravidar agora, será q tem algum problema nisso?

    • Fernanda:
      Creatininúria é sintoma, não é doença. Procure um nefrologista, pois pode haver alguma alteração renal que, se houver mesmo, poderá dar problemas em uma gravidez.

  2. POR FAVOR, PRECISO DE UM AUXÍLIO. MEU TIO FEZ UM EXAME E A CREATININA DELE DEU 4,2 E A URÉIA TAMBÉM ESTÁ ALTA. FIQUEI MUITO PREOCUPADA. OUVI DIZER QUE ELE TERÁ QUE FAZER HEMODIÁLISE. ME DÊ UM AUXÍLIO, POR FAVOR. OBRIGADA. ANA

    • ANA CLAUDIA:
      Pode ser um problema renal. Não tenho como lhe dizer se precisará de hemodiálise porque precisa do exame clínico e da anamnese. Consulte um nefrologista

  3. Boa noite…
    Fiaum exam eacreatinina deu 0,54….considerda um pouco baixa. DEvo me preocupar ?? Patico bastante exercicio, isso teria relaçao ?Desde ja muito obrigada

  4. Vladimir, boa tarde!

    Tenho acompanhado minha creatinina desde 2004.
    Em 2004, ela estava em 1,6, sendo que naquele laboratório o limite era 1,5. Na época, fazia treinava em academia (musculação)e o médico me disse que era normal, devido a atividade física.
    Parei a academia em 2005.
    De lá pra cá, a creatinina chegou a normalizar, mas depois ele insiste em estar alterada. Tenho feito exames em um laboratório onde o limite é 1,2 e a minha tem dano na média de 1,38.
    Já fiz vários exames de sangue, depuração de creatinina e creatinina 24h. Dá tudo normal, dentro dos limites para minha condição (26 anos, +/- 66 Kg e 1,70 m) mas a medição de creatinina no soro insiste em estar alterada.
    Tenho aí algo a me preocupar???

    Grato… Giovanni

    • Giovanni:
      A literatura internacional estipula como limite, 1,4. Se você tem creatininúria, você terá que pesquisar a causa, pois ela é apenas sintoma de problemas renais ou musculares, quando MUITO elevada. Alterações transitórias não são dignas de preocupação, mas procure as causa da elevação. Vá, primeiramente, a um nefrologista e depois a um reumatologista.

    • Silvio:
      Creatinina é o metabólito principal da creatina e se você ingerir ou injetar creatina no organismo, ela será metabolizada à creatinina para ser excretada. Nâo se porque estão usando a creatina em exercícios físicos, pois ela já é secretada como resultante do aumento da atividade muscular.

  5. meu CPK está em 1.017 fui encaminhado para um reumatologista.a tempos ele está aumentando tenho 49anos
    206 colesterol e 145 triglicerídios (atualmente)e estava tomando o zétia para baixar o triglic.a dra. mandou parar qdo viu os exames, ele aumenta tanto assim por utilização de remédios ou pode ser algo mais sério?

    • Fernando:
      A CK ou CPK (creatininoquinase ou creatininofosfoquinase) é uma enzima relacioanada à musculatura. Seu reumatologista deverá pedir alguns exames mais específicos para elucidar o diagnóstico, mas pelo menos parece não ser infarto agudo do miocárido, que é uma das causas do aumento da CK, aumentando especificamente a CK-MB, que está presente em maior concentração no miocárdio. Não parece ser devido a uso de fármacos porque esta enzima não aparece no fígado. Se fosse uma problema de farmacotoxicidade hepática, você teria aumento em enzimas hepáticas como a gama-GT (gama-glutariltransferase).

  6. Minha creatinina deu 1,6, será q posso ser eliminado de um concurso por isso? Fiz o exame da uréia e deu normal, assim como os outros exames solicitados. Obrigado.

    • fernando:
      Você só poderá ser desclassificado ou eliminado do concurso se estiver bem claro no edital que QUALQUER anomalia, deficiência ou exame laboratorial estiver fora dos padrões de normalidade, mas mesmo assim, todos os padrões de normalidade são questionáveis, pois exame laboratorial é igual a fotografia. Só mostra a cara naquele momento. Não vale para daí dois ou três dias, pois os valores mudam de minuto a minuto. Se tentarem alguma coisa contra ti, converse com um bom advogado que ele saberá o que fazer.

    • maycon:
      Sua creatinina está dentro dos limites (o limite é 1,4). Não se deve pensar em abaixar a creatinina por decreto ou dieta. Quando há creatininúria, deve-se descobrir a causa, pois ela é apenas sintoma.

  7. Fiz um exame de sangue, acusou uma taxa,acima do normal no figado, pois excedi a quantidade, tomei por + ou- 1 mes e meio 2 potes de 300 gramas .tenho que me preucupar, não sinto nada de diferente em saúde, quanto tempo depois posso voltar a tomar? malho e só estou tomando whey protein agora.
    desde já lhe agradeço!

    • Maikel anderson:
      Antes de voltar a usar este suplemento, converse com um nutricionista e com um endocrinologista, pois se a creatinina está aumentando, é sinal de degradação muscular ou distúrbio hepático.

    • aline barros:
      Não. Com certeza é efeito de medicamentos que está sobrecarregando a função renal. Com a melhora do quadro, a creatinina cairá.

    • Katia:
      Está normal, pois agora só tem um rim fazendo todo o trabalho e o aumento na taxa, que ainda está dentro do limite, é mais do que esperado. Aumentou até pouco.

  8. dr.fiz nefrectomia radical do rim esquerdo a 46 dias,27 dias depois fiz um exame q acusou 1,50 de creatinina com limite de 1,30.estou preocupada apesar do medico dizer q esta td bem.devo realmente me preocupar? tenho 29 anos,1,54 re 53 kg ..desde ja agradeço.

    • Ian:
      Como você faz musculação há um aumento da atividade muscular, que pode ser a causa dessa taxa mais alta, mas ainda dentro dos padrões, ou então, os fármacos que você toma, talvez estejam te atacando os rins. Converse com o seu preparador físico, ou consulte um médico.

  9. Oi Vladimir, boa tarde.
    Tenho 60 anos, sou diabetico tipo 2, tenho nos resultados laboratoriais de hoje os seguintes resultados:
    creatinina 2,12 , microalbuminuria 27,47’glicemia 112 e Hglc 8.
    Sou assistido por dois excelentes medicos, um cardio e uma Endo. Tomo SINVASTATINA HÁ 12 ANOS DIARIAMENTE. Temho dores musculares e minha Creatinina este ano sai de 1,4 para 2,12….
    É possível reverter?
    Meus medicos não se entendem quanto ao uso da Sinvastatina, O cardio obriga e a endo recrimina.
    Estou seriamente preocupado com a função renal. ja estou em dieta de proteina.
    É possível reverter estes resultados de Creatinina?
    LDL, HDL e Trig. dentro da normalidade, PA 14×9.
    Meus medicos não se entendem, para com a SINVASTATINA ou mudo de medicos.

    Obrigado.

    • Carlos:
      Consulte um terceiro médico e avalie sua opinião. Quanto a reverter o quadro de creatininúria, é possível, mas tem que descobrir a causa, pois elevação de creatinina é apenas sintoma.

  10. a minha taixa de creatinina está em 2.4 acido urico em 10.0 ureia em 76. sou hipertenso tomo varios remedios para pressão já tive AVC isquemico e hemorragico em 2003 tomo tambem Hidantal de 100mg.Por fovor como posso baixar essas taixas.Peço ajuda. Que DEUS proteja a todos. Obrigado.

    • valdenito Barros:
      Creatininúria (creatinina elevada) é sintoma, não é causa. Você tem que descobrir a causa. Quanto a uma dieta, é possível abaixar o ácido úrico, mas precisa orientação e avaliação nutricional. Converse com um nutricionista.

    • Vera Vasconcelos:
      Nem sempre. Como eu escrevi, com a diminuição do metabolismo e da atividade física, a carga de trabalho dos rins diminui. Só será necessário hemodiálise se houver aumento exagerado da PA, com edema generalizado (inchaço) e toxicidade geral (por uréia, amônia e outros catabólitos).

  11. Dr. O meu pai tem cerca de 80 anos e nas últimas análises obteve um valor muito elevado de creatinina. Tem também tido a tensão muito elevada, chegou a 20 no hospitial. O médico falou numa insuficiência reanal. Estou em pânico. Será que tem alguma outra hipótese?

    Obrigada

    Vera

    • Vera Vasconcelos:
      Parece ser problema renal mesmo, a menos que ele tenha problemas musculares, mas daí a pressão não subiria tanto. É mais provável que seja a insuficiência renal. Com a idade dele é até comum um quandro de insuficiência renal, mas isso não significa que ele vá morrer amanhã. Com a idade a atividade renal diminui, mas o metabolismo e a atividade física também diminuem, compensando a diminuição da função renal. Acalme-se. Converse melhor com o médico dele.

  12. Dr., minha esposa passou por uma crise renal, que culminou numa internação que perdurou por vinte dias, “com direito” à sepse, UTI, hemodiálise por seis vezes, até que obteve alta na semana passada. Os níveis da uréia, plaquestas, potássio, hemoglobina, leucócitos, etc., estão quase que na normalidade, no entanto, no que se refere à criatinina, não há meio de fazer chegar à normalidade. Vem girando em torno de 4,0 a 4,5. Preciso de uma noção quanto à dieta, se for o caso, independentemente de orienteção médica,já que perdi confiança no profissional. Esse seria o caminho (dieta)? Obrigado.

    • Eduardo:
      Provavelmente essa creatininúria pode ser por causa dos antibióticos que ela tomou na UTI. Alguns são muito nefrotóxicos e a creatinina, após o uso, demora bastante para baixar. Quanto a uma dieta, converse com uma nutricionista, pois tem que fazer uma avaliação nutricional in loco para passar alguma coisa para ela.

    • Silvério:
      Creatininúria é apenas um sintoma. Você tem que descobrir a causa. Nâo existe uma dieta ou um fármaco que baixe as taxas. Tem que tratar diretamente a causa, que pode ser renal ou muscular.

  13. Doutor, estou fazendo exames para uma etapa de concurso, e fiz os exames médicos, nele constou uma taxa de 1,4 de creatinina, será que isso pode me eliminar do concurso? pois nas referencias do labiratório consta que o maximo é 1,3. Como posso fazer para baixar a taxa de creatinina?

    Cumprimentos!

    • Silvério:
      Silvério, sua creatinina está no limite. Que eu saiba, não é parâmetro para desclassficação em concurso público, mas na dúvida, converse com um advogado especialista em direito administrativo.

  14. Doutor, sou hipertenso, tomo muito diurético, porém bebo pouca água e meu nível de creatinina no sangue deu 1,40 mg é normal, ou devo procurar um especialista.

    Obrigado.

    • Cláudio:
      Ainda está dentro do limite, mas está no limite máximo. Ainda não é caso para especialista. Procure um clínico geral para acompanhamento.

  15. Olá, realizei um exame de sangue e minha taxa de creatinina deu 0.56, aparentemente abaixo do normal. Poderria em dizer se isso é preocupante? Quais as possiveis causas desse resultado?

    Obrigada

    • Lorena:
      Seria preocupante se estivesse acima de 1,4. As causas possíveis são boa função renal e baixa atividade muscular. Qualquer dúvida, converse com seu médico.

  16. ola minha creatinina deu 0.90. o limite para mulheres nas referencias do laboratorio. é grave ??? eu nao tinha o habito de urinar esta pode ser a causa? agora bebo 3 litros de agua por dia .pode ter melhorado??? aguardo resposta.

    • Priscila Ramos:
      Não é grave. Você está no limite inferior. Isso é bom, sinal que seu rim está funcionando muito bem e que você não tem, aparentemente, problemas musculares.

  17. boa tarde doutor!
    minha taxa de acido urico deu 6.0 mg/dl,é possivel baixar somente com dieta? ja estou em dieta devido meu colesterol (HDL-32mg/dl),(VLDL-58mg/dl),(LDL-146mg/dl),e meu triglicerides 290mg/dl, estou tomando sinvastacor 40mg, um comprimido depois da jantar, so estou comendo peixe, saladas e frutas, mas estou preocupada com acido urico,dieta deixa a gente meio p baixo por causa da falta de carboidrato, e eu tenho uma vida estressada , me ajude…obrigada.

    • Carlos:
      Procure descobrir a causa (rins ou problemas musculares) e depois procure um especialista que te passará uma tratamento específico e monitorado.

  18. Minha Creatina esta em 2.09 a tempos e vez ou outra crise de gota,atualmente o acido urico esta em 5.8, sem outros problemas relacionadas a hepatites ou infeccoes no rim, meu nefro indica Aluporinol e controle do colesterol q é limítrofe, nada mais a fazer?

    • Jefferson:
      O tratamento é esse que você está fazendo. Siga as orientações do seu médico e procure relaxar, pois stress aumenta o metabolismo das purinas que são convertidas em ácido úrico.

  19. Fiz exame de sangue pelo método”ColorimétricoQuimica Seca” e deu um valor de 0,66 mg/dl. Pelos valores de referência deveria estar entre 0,7 a 1,2. Meu médico está pesquisando a minha frequência cardíaca que está baixa. Este resultado de 0,66 pode esclarecer isto?

  20. Olá!
    Recentemente lí uma entrevista com um famoso lutador de vale-luto que fazia a ingestão da própria urina como fonte extra de creatina.
    Esta prática, na verdade remonta desde 2000AC pelo exercito Chinês, foi também muito utilizada pelos atletas da antiga União Soviética. Hoje em dia é muito comum em qualquer acadêmica a utilização de creatina sintética, apesar de proibido no Brasil.
    Minha pergunta: Tem algum fundamento científico a ingestão de creatina em atletas? Quais os riscos? A ingestão de urina (tirando o paradigma da asquerosidade) faz mal?
    Atenciosamente,

    • Se houvesse qualquer fundamento científico, a urina e/ou seus componentes isolados ou associados, seriam espécies farmacêuticas à venda em qualquer farmácia ou drogaria comercial. NÃO existe fundamento científico e ainda, existe o risco de intoxicação pela uréia e outros metabólitos presentes na urina.

  21. dia 27 de maio fiz 03 pontes safenas e uma mamária..tive infecção e 04 de junho me operei mais duas vezes….me salvei, tomei muitos antibióticos na veia e ….meus rins se foram, minha creatinina esta a 4,15mg/dL método quimica seca fiz várias hemodiáleses e não baixa. Como posso combater essa creatinina alta? Tenho 1,91 se altura e já emagreci 17 Kg (83kg atual)

  22. Está abaixo dos limites de variação, mas tem que ver qual a unidade utilizada e o método. Cobre do médico uma explicação, pois ele está obrigado por lei a esclarecer suas dúvidas.

  23. Estou em tratamento de polimiosite. Tomo corticóides. Minha taxa de creatinina no sangue, feita em 30/07/09, foi 0,62 mg/dl. Tem sido assim frequentemente. Os médicos nada dizem. Não sei se é ruim ou bom. Peço sua opinião.

  24. olá!tudo bem?
    fz um exame bioquimico e minha
    creatina(material:soro metodo:colorimetrico)valores de referencia maiores de 13 anos
    deu taxa:0,9 mais no exame consta q o valor normal
    é de 0,2 a 0,7 mg/dL o que há de errado?
    como trato isso?

  25. Você precisa descobrir porque ela está baixa e daí corrigir a causa. Creatinina baixa é sintoma, não é causa. Procure um especialista.

  26. Não é por aí. O seu amigo precisa descobrir a causa da elevação da taxa da creatina para determinar o que está acontecendo. Pode ser diversas coisas.

  27. Olá,

    Tenho um amigo que tem a creatinia 2.5, em termos alimentares o que pode comer. não toma medicamentos. chá de betula e pouco mais
    obrigada

  28. Você já procurou um hepatologista, um hematologista e um nefrologista?
    Pode ser problema hepático, como hepatites B e C, insuficiência hepática e etc..
    Nem sempre fraqueza muscular é causada por problemas neurológicos.
    Até uma inocente anemia pode causar um estado de prostração, desânimo e até “falta de vontade de viver”.
    Insuficiência renal também é determinado por aumento da creatinina.

  29. ola boa noite. a certa de 3 meses pra ca comecei a ter fraquezas musculares, desde entao reduzi na alimentaçao de alimentos ricos em proteinas dado ter os niveis de creatina no sangue bastante altos, 350. hoje os tratamentos que faço sao na base de consultas no google e vejo os sintomas. tenho ido ao neurologista mas sem respostas… fiz um electromiograma, e foi diagnosticado uma miopatia muscular, e nas analises ao sangue so o ck é que é alto. pode me ajudar? Atenciosamente Rui Pedro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.