Neoplasia intra-epitelial cervical (NIC)

Carcinoma de célula escamosa de cérvix, comumente desenvolve-se em epitélio metaplásico de zona de transformação; neoplasia intra-epitelial cervical é raramente vista além da última glândula (Burghardt, 1976). Coppleson & Reid (1973), apresentaram a teoria de que células metaplásicas imaturas são vulneráveis a agentes carcinogênicos (virais ou outros) os quais são transmitidos no coito e alteram o genoma celular para produzir uma linhagem celular que tem potencial neoplásico. Pode ser que anos após este início outros fatores desencadeiem a progressão. É provável que muitos cânceres passem por uma fase intra-epitelial antes de tornarem-se invasivos, mas a cérvix é a única que sendo facilmente acessível permite que as mulheres possam ser examinadas para detectar e tratar a doença em uma fase pré-invasiva. Além disso, o auxílio complementar da colposcopia pode ser utilizado para identificar área de epitélio anormal e assim biópsias dirigidas podem ser feitas para confirmação histológica.

153. NIC: quadro colposcópico. O internáuta poderá recorrer a textos padronizados sobre colposcopia para detalhes do exame colposcópico. Esta figura mostra a cérvix embrocada com ácido acético a 4%, que faz o epitélio rico em núcleos tornar-se densamente branco. Embora isto possa ocorrer em algum epitélio imaturo, o fenômeno é mais evidente em NIC quando a área normal também tem uma borda pouco definida. (SF, x 10)

154. NIC: Secção da cérvix. Este é um corte espesso da cérvix, montado e fotografado. Um manguito vaginal está presente porque uma histerectomia foi realizada neste caso por outras razões. O epitélio escamoso original é refletido da vagina para a ectocérvix. Ao nível da última glândula, este se torna epitélio metaplásico maduro normal. Aproximadamente na metade do percurso entre este nível e o ângulo do orifício externo, há uma mudança súbita do tipo epitelial para um epitélio hipercromático mais fino, o qual penetra dentro das criptas e estende-se para parte mais baixa do canal endocervical. (H&E, x 1,5)

155. NIC: biópsia da cérvix. A mudança súbita do tipo epitelial é vista de novo neste corte. Epitélio escamoso normal está presente em uma metade do espécime e na outra há uma falha completa da diferenciação através de toda espessura do epitélio com algum achatamento da superfície. Este corresponde à definição original de carcinoma in situ (Comitê Internacional sobre definição histológica, 1962), mas poderia agora ser descrito como um NIC III de pequenas células indiferenciadas (Buckley et al., 1982). (H&E, x 80)

Outro teste muito utilizado em diagnóstico é o Teste de Schiller. Aplica-se sobre o colo uterino ou qualquer região genital possível, uma solução de iodo à 1%. Se o as células se corarem com o iodo, o teste será Schiller negativo e iodo positivo e significa que as células naquele local não apresentam nenhuma alteração digna de nota, mas se o teste der Schiller positivo e iodo negativo, significa que existem alterações celulares que necessitam de atenção, pois são células que podem evoluir para um processo patológico. A grande limitação deste teste é a baixa especificidade e fidedignidade, pois cerca de 81% dos testes positivos são, na verdade, falsos-positivos, não sendo confirmadas as NICs ou LIPs na biopsia.

[Voltar]

411 pensou em “Neoplasia intra-epitelial cervical (NIC)

  1. Oi dr. acabei de pegar um exame com resultado de uma biópsia que fiz que deu lesão escamosa intraepitelial cervical de baixo grau – Nic I
    associa-se efeito citopático com infecção viral do grupo verruga- condiloma, é grave??
    Pode causar câncer?
    É grave?

  2. fiz uma biópsia junto com a endoscopia,o resultado da biópsia deu fragmento irregular, o sr. poderia por favor me diser ok isso quer diser? o mais muito obrigado. aguardo anciosa sua resposta isabel

    • isabel:
      Se no laudo está escrito apenas fragmento irregular, significa que ele não serve para o exame, ou o epitélio está desorganizado demais para ser avaliado. Talvez o médico te peça outro exame.

  3. DR: FIZ UMA COMIZASAO D COLO UTERINO RESULTADO:-LESAO ESCAMOSA INTRA-EPITELIAL D ALTO-GRAU NIC 2,RESIDUAL,FOCAL,E LESAO ESCAMOSA INTRA-EPITELIAL D BAIXO GRAU NIC 1 FOCALMARGENS CIRURGICA (ECTOCERVICAL E ENDOCERVICAL)LIVRESCERVICITE CRONICA ACENTUADA,EROSADA,COM METAPLASIA ESCAMOSA IMATURA E ALTERASOES D ASPECTO REACIONAL.O QUE SERIA ISSO TUD POR QUE MEU MEDICO DISSE QUE TA TUD BEM NAO ME RESEITO NENHUM REMEDIO SO ME CUIDAR 30 DIAS APOS A COMIZASAO EU FIQUEI COM DUVIDAS EM RELASAO HAISO (FUI CURADA?PORISSO ELE NAO ME DEU NENHUM REMEDIO)POR FAVOR SERA QUE ELE SE ENGANOU OU PROCURO OUTRO MEDICO?AGUARDO SUA RESPOSTA OBRIGADO….

    • cibeli:
      No seu caso, apenas o médico que está te acompanhando tem condições de dizer alguma coisa, pois envolve exame clínico. Se você está em dúvida, consulte outro médico.

  4. Drº.
    Fiz meus exames de rotina, como todo ano faço, e quando peguei o resultado dia 25/11, o papanicolau deu NIC 1,relacionado a HPV.Minha médica pedio a hibritização para saber qual é o grau do HPV, estou esperando o resultado, mas minha preucupação é que meu parceiro já teve hpv há 10 anos atraz, mas erra as verugar aparentes que foi tratada na epoca.Ele pode ter o dna do virus e ter trasmitido para mim?
    Há 6 anos só tenho ele como parceiro,não tive outro nesse tempo todo, Estou preocupada porque sei que o tipo do hpv que tenho NIC 1 é uma lesão de baixo garu, mas é pré cancerigena, sei tbm que se eu não tratar o a tendencia é evoluir para algo pior.Mas já marquei com minha médica para fazer a aplicação do ácido.O srº. acha que pode estabilizar?

    • Tatiana:
      O HPV é um vírus e como todos eles, existe resistência natural e ainda, o organismo pode eliminá-lo por imunomodulação de resposta. O sistema imunológico é muito afetado pelo psiquismo e se você não esfriar a cabeça, seu problema poderá piorar e até virar um câncer. Você já ouviu falar em efeito nocebo? Leia aqui. NIC I é um quadro que nem sempre tem a ver com HPV. Pode ter diversas causas, dentre elas e na maioria das vezes, fatores emocionais, ou seja, causa psicossomática que é uma causa emocional que provoca um efeito físico.

  5. Olá Doutor
    Tenho 22 anos. Há 3 anos tenho uma “feridinha” no útero, e a ginecologista disse que não iria mexer pois era comum na minha idade. Esse mês fui em outra ginecologista, e deu NIC I e deu também coilocitose, e ela disse que é HPV. Disse também que o ideal é esperar 1 ano, pois o organismo elimina o vírus nesse tempo.
    É possível que eu tenha essa “feridinha” há 3 anos pelo HPV? Mas meu organismo não eliminaria o virus? Ou eu tinha essa feridinha por outros motivos e depois contrai o HPV, ou só o HPV que pode ter causado essa feridinha? Porque estou com o mesmo parceiro há 2 anos, e só posso ter contraído o HPV antes disso, e não com ele.

    • Daniela:
      Todas as suas dúvidas são possíveis. Viroses podem levar muito tempo para serem eliminadas, pois depende da resistência tanto do bicho, quanto do organismo. Converse com sua médica.

  6. doutor minha esposa fez o exame e foi detectado que ela ta com o nic 1. quais as opções de tratamento de imediato que podemos fazer. Com acompanhamento médico.

    • JONAS:
      Só o médico que está acompanhando o caso é que tem condições de prescrever a melhor terapêutica, pois depende de diversos fatores.

  7. boa noite doutor,fui fazer uma vizita de rotina ao ginecologista e ela me pediu uma colposcopia,mas agora está de ferias e tenhoa algumas duvidas sobre o resultado me oriente por favor e obrigada desde já…o resultado foi: JEC visível do orifício externo em fenda; Zona de transformação com orifícios glandulares; vascularização congesta; teste de schiller negativo(iodo positivo)me auxilie doutor pois não sei o que significa nada disso…obrigada

    • aline:
      JEC é junção escamo-colunar. Teste de Schiller negativo com iodo positivo significa que não apareceram células com alterações suspeitas, ou seja, você está bem. Nâo “esquente a cabeça”. Você pode esperar seu médico voltar de férias tranquilamente.

  8. Fiz uma colposcopia com biópsia, e o resultado da colposcopia ectopia periorificial com area de epitelio branco e mosaico no labio anterior e posterior,
    e na biopsia o diagnostico foi lesão intrapitelial cervical de baixo grau (nic 1) em epitelio mataplasico. Sera que vou precisar fazer raspagem ou vou ter que fazer tratamento com remedios? É grave? Dificil de curar?

    • Rochele:
      É difícil responder, pois depende do exame clínico para saber o grau e o tamanho das lesões. Só seu médico é quem pode responder.

  9. Obrigada pela resposta, doutor. Mas, minha preocupação maior são sangramentos entre menstruaões. Elas ainda continuam. Uma vez fiz tratamento com progesterona e eles cessaram. O sangramento pode ter relação com a lesão?

    • Kelly:
      Se com um tratamento com progesterona o sangramento parou, é sinal que não tem relação com a lesão. Parece mais um problema de regulação do ciclo, talvez um distúrbio de corpo lúteo. Volte no médico e veja com ele se não é viável consultar um endocrinologista.

  10. Doutor, O senhor poderia me orientar?
    Fiz biópsia do colo do útero. O resultado foi o seguinte: Lesão escamosa intraepitelial cervical de alto grau: nic ii – associa-se efeito citopático compatível com infecção viral do grupo verruga-condiloma.
    Lesão escamosa intraepitelial vaginal de baixo grau – vain I. O colposcopista sugeriu caf. Só tenho consulta em Janeiro. Estou muito preocupada!!

    • Kelly:
      Calma, dá para esperar até janeiro. O que você tem não é TÃO grave assim. Com um bom tratamento e bastante calma, você sai deste problema. O mais importante é cabeça fria.

  11. Boa noite,tenho muito o que perguntar mas hj quero só agradecer pq este foi um espaço maravilhoso para nossas duvidas,pelo que li não só para mulheres mas para homens inteligentes também,obrigada doutor!

  12. Apareceram verrugas espalhadas na região abaixo do umbigo e nas virilhas do meu filho, que tem 26 anos. Foi diagnosticado e tratado como HPV. Entretanto, ele afirma não ter tido relações sexuais sem preservativo. Isso é possível? Deixa sequelas? Obrigada!

    • Fátima:
      Como o HPV é um vírus, pode adquiri-lo pelo contato com a pele, bastando apenas haver um leve arranhão no local para que o vírus penetre e se desenvolva. Não é necessário contato de órgão genital para adquiri-lo. Quanto a deixar sequelas, depende da competência do sistema imunológico do seu filho. Se ele tiver boa resposta imunológica, poderá eliminar o vírus, mas se não tiver, este poderá cronificar e voltar em outra oportunidade

  13. Olá,fui a minha ginecologista,pois apareceu um ‘carocinho’na parte externa da vagina,houve um pequeno sangramento,depois sumiu…fui a ginecologista que pediu uma colposcopia,mas como vai demorar um pouquinho,gostaria de saber se isso pode ser algo preocupante.Não sinto dores abdominais,nem corrimento,nada mesmo.O que pode a ter levado a pedir este exame?Estou preocupada…

  14. Inicialmente fiz uma hibridização no XXXX e acusou HPV. Depois Fiz uma biopsia em meu útero e a conclusão deu: esofagite crônica de provavel natureza de refluxo. Acredito que o laboratório XXXX AQUI DE PE confunfiu meu útero com um estômago, sei que foi um erro grotesco e vou entrar na justiça, pois minha saúde está em risco e estou c sérias dúvidas de eu ter esse HPV pois no meu papanicolau nada acusou, minha flora deu tipo I, e o Papanicolau eu não fiz o no XXXX. Minha dúvida é, será que poderei fazer uma outra biopsia em um curto espaço de tempo? Não faz nem 1 mês que fiz essa.

    • Chil:
      Para publicar seu comentário tive que omitir o nome do laboratório, pois se você pretende entrar na justiça, o juíz poderá decretar, a pedido do advogado do reclamado (o laboratório), segredo de justiça e se houver qualquer menção do nome do mesmo em qualquer lugar público, você pode perder a causa. Bem que eu gostaria de divulgar a barbeiragem, mas é para preservar a sua ação judicial. Quanto ao espaço de tempo entre uma biópsia e outra, não existe uma regra. Pode ser feito a qualquer momento, mas seu médico é quem deverá analisar e solicitar o exame, caso ele entenda necessário, mas se no seu papanicolau não apareceu coilocitose, dificilmente você tem HPV. Estão fazendo muito terrorismo com o HPV. Humanos e vírus, entre eles o HPV, convivem há milhares de anos e a humanidade, especialmente as mulheres, não se extinguiu. Existem resistências naturias e apenas uma porcentagem das mulheres portadoras do “bicho” é que podem desenvolver alguma doença mais séria. CALMA! Existem diversos tratamentos para este “bichongo”.

  15. doutor boa noite!

    já conversei com minha médica,iclusive pedi que ela tirasse o meu utero,pois já tenho 2 filhos e não quero mais,ela disse não que sou muito nova e já estou curada,mas, sabe tem horas que fico cheia de duvidas,por favor se puder me diga com tda clareza

    lesões de carater neoplasico ou pre neoplasica é cancer?

    se puder me dar mais eslarecimentos eu te agradeço.

    • Edneia souza:
      Só quem está vendo o quadro clínico é que pode lhe esclarecer, pois pode ser ou não algo mais sério. Converse com sua médica.

  16. doutor em 2007 fiz o papa nicolau e o resultado foi da bioppsia foi:nc 3

    displasia moderada(nic2 HSIL)

    aí a doutora fez o caf e o resultado da biopsia foi:
    1)canal-fragmento irregular de tecido sem particularidade macroscopica.
    2)zona de trasformação:fragmento irregular de tecido sem particularidade macroscopia.

    leso~es de carater neoplasico ou pre-neoplasico

    grau de diferenciação
    não se aplica

    margens cirurgicas
    livres

    agora faço o preventivo de 6 em 6 meses e dá tudo normal em dezembro faz 2 anos,estou curada?

    desde já agradeço sua resposta.

    • Edneia souza
      Aparentemente está tudo normal, mas para dizer que está curada ainda é um pouco cedo. Só após 5 ou dez anos de exames normais é que se pode dizer que houve cura e esta definição deve ser dada pelo seu médico e por mais ninguém, muito menos por mim. Converse com ele.

  17. fiz uma macroscopia. resultado:lesao esamosa intra-epitelial de alto grau (nic2-nic3).agora vou fasar uma conizasao. esse exane a recuperasao ‘r demorada? ja seria cancer? tenho 27 anos e estou preocupada.. muito obrigado

    • cibeli camargo:
      A recuperação pós-conização é rápida e não é câncer, mas se você não cuidar, pode se tornar um câncer, como também pode sumir sozinho. Se você se apavorar, ficar com medo e se deprimir, você desarmará o seu sistema imunológico e aí poderá virar um câncer. Levante a cabeça e tenha vontade de sarar que você pode acabar com o NIC.

  18. Fiz mamografia digital e o re sultado foi assimetria focal na profundidade do QSE da mama esquerda,não evidente no últimi exame,possivelmrnte por diferença de técnica e posicionamento.O aspecto pode corresponder a parênquima confluente.Não há evidência de linfonodomegalia axilar.
    Impressão:BI-RADS -3. A ultrassonografia deu BI-RADS 2.Meu médico mandou fazer acompanhamento semestral,mas estou preocupada.Qual sua opinião?

    PODE

    • Se houvesse evidência ou mesmo linfonodomegalia, aí teria que se preocupar, mas não é o caso. Siga as recomendações do seu médico mas ao que parece, não tem nada de maligno. Pode ser alguma má-formação anatômica.

  19. Um amaiga fezo os exames e o diagnóstico Microscópico foi o seguinte:
    Lesão intraepitelial cervical de alto grau (NIC 3), com extensão.
    Isso é um cancer? Tem cura? E qual a gravidade?

    • Marcos Fernandes:
      Isso é grave. Se é um câncer ou não, só o exame clínico e a biopsia e que poderão dizer. Mande sua amiga urgente ao médico. Quanto mais cedo começar a tratar, maoires as chances de cura, desde que ela leve o tratamento a sério.

  20. Doutor o diagnótico do meu exame deu: Lesão escamosa intraepitelial cervical de alto gru (NIC II/ displasia moderada) em epitélio endocervical metaplástico.
    gostaria de sua ajuda na interpretação do exame pois estou preocupada se pode ser cancer?

    • jovana da silva:
      Ainda não se pode dizer que é câncer, mas se você não fizer um tratamento severo e radical, pode virar. Vá urgente ao médico e siga todos os procedimentos e recomendações dele.

  21. Doutor, muito obrigada por responder!Então.. eu não fiz exame fisico com o medico..eu fiz uma citologia,com enfermeira e o resultado foi este que descrevi..isto é grave?o senhor pode me exclarecer melhor o que tem neste resultado por favor?a minha colposcopia será somente no dia 25 :S estou curiosa porém tranquila..só busco conhecimento e esclarecimentos!Muito obrigada.Foi muito bom encontrar este espaço!

    • Maria Eduarda:
      Te aconselho o exame físico com o seu médico, pois é ele que confirma ou exclui um diagnóstico e, sendo assim, não tenho como te dizer o que possivelmente você possa ter. A enfermeira está capacitada técnica e legalmente à coletar o material, mas não a dar diagnóstico. O farmacêutico-bioquímico também está capacitado a coletar, embora a enfermagem bata o pé e diga que não e, ainda, o farmacêutico pode dar um diagnóstico baseado UNICAMENTE no achado da lâmina. Nem a enfermeira e nem o farmacêutico-bioquímico podem encaminhar pacientes à tratamento especializado (Hosp. do Câncer), pois este depende de um diagnóstico fechado e diferencial, que baseia-se no diagnóstico final dado pelo exame físico, confrontando-se o achado citológico com o anatômico e isso é com o seu médico. Desculpe não poder te dar mais informações. Acalme-se, antes que sua cabeça faça um tremendo de um estrago. Se você tivesse algo muito grave, você teria dores fortes e constantes, sangramentos, corrimentos com mal-cheiro, e outros sintomas.

  22. Doutor..eu fiz minha primeira prevenção depois de uns 3 à 4 anos de vida sexual ativa,pensando q estaria tudo bem só se previnindo,Enfim o resultado foi: Epitélios:escamoso,glandular,metaplástico.
    Microbiologia:Bacilos supracitoplasmático(sugestivo de Gardnerella/mobiluncus)
    —-conclusão——–
    Atipias em células escamosas:
    Lesão intra-eptelial de baixo grau(compreendendo o efeito citopático pelo HPV e neoplasia intra-epitelial cervical grau 1)está exatamente assim,ao invés de me mandarem voltar em 6 meses para fazer outro exame,eu precisei fazer um outro (colposcopia) que ja foi encaminhado no HOSP.DO CANCER..pq o procedimento foi diferente?

    • Maria Eduarda:
      Talvez o médico tenha visto no exame físico algo que precise investigar mais rapidamente. Muitas vezes médicos novos (recém-formados) sentem-se inseguros e, na dúvida, empurram a “batata quente” para frente, sem tentar descascá-la, ou seja, talvez o médico esteja querendo fazer uma prevenção bem precoce.

  23. Contrai o HPV e tenho varios condilomas para serem retirados cirurgicamente e hoje recebi o resultado de uma biopsia que a conclusão é a seguinte:NEOPLASIA INTRAEPITELIAL CERVICAL GRAU I,COM ALTERAÇÕES CITOARQUITETURIAIS SUGESTIVAS DE INFECÇÃO VIRAL;CERVICITE CRONICA.
    Por favor me traduza isso ao pé da letra sem meias palavras..

    • Luciene:
      Existem diversos tratamentos para HPV, desde cirúrgicos até farmacoterapêuticos. Cervicite crônica é o achado mais frequente em mulheres com vida sexual ativa e não precisa ter hpv para ter cervicite crônica. Basta apenas ter um agente causal como uso de camisinha, DIU, absorvente interno, etc. 90% das cervicites acompanham a vida inteira da mulher sem dar em nada. Poucas são as que tem alguma complicação. NIC I, ou neoplasia intracervical classe I, é o quadro encontrado quando há reação do organismo ao vírus HPV, embora também pode encontrar-se o mesmo quadro na ausência de viroses, especialmente em casos de infecções crônicas por bactérias, fungos ou tratamentos locais por agentes tóxicos/alergênicos.
      O mais importante e que você precisa ter em mente é que o HPV é um vírus como o da caxumba, do sarampo, da gripe, e outros, e que o próprio organismo consegue “dar cabo”, só dependendo do seu sistema imunológico e para que ele funcione bem, seu psiquismo precisa estar bem. Relaxe e acalme-se. Se você introjetar (esse é o termo técnico usado em psicoterapia) a doença e acreditar que ela é grave e que vai te matar, você acabará morrendo. Leia aqui o artigo sobre efeito nocebo, no qual expõe-se as causas de muitas doenças provocadas pela cabeça das pessoas. O organismo humano é tão simples quanto o dos animais. O que complica e o torna tão vulnerável é a capacidade de raciocínio e de pensamento do ser humano.

  24. Gostaria de saber como é realizada a cirurgia de conização? É no hospital? Qual anestesia? Quantos dias de repouso? Estou com NIC I, mas a médica indicou cirurgia de conização.

    • Dependendo da extensão da lesão, a cirurgia pode ou não ser realizada em centro cirúrgico. Quanto ao respouso, também depende o tamanho da lesão. Converse melhor com sua médica.

  25. Minha irmã realizou um enxame e o resultado foi neoplasia intraepitelial escamosa cervical (NIC2 – displasia moderada).Este diagnóstico foi dado a dois meses. Foi encaminhada para um especialista (genitoscopia) para final mde novembro(um mês)na rede pública. Gostaríamos de saber se ese tempo de espera não pode piorar seu estado. Será que devemos procurar um médico ou hospital particular para acelerar o tratamento.Por favor nos responda pois a família toda está aflita. Grata. Laine.

    • Laine:
      Calma gente! Para se tornar algo grave e urgente ainda tem muito chão. Dá para esperar até seis meses ou mais por um atendimento. Não gastem dinheiro com rede particular, pois saúde da mulher é uma garantia constitucional e um dever do Estado, que se tentar se eximir, entrem com uma queixa no Ministério Público Federal que aí a coisa anda rapidinho…

    • Relaxe. Tenho uma comadre que tem dois nódulos fibrosos (fibromas mamários) desde a puberdade e nunca deu em nada. Apenas incomodou quando ela amamentou os filhos. A coelha teve quatro filhos. Um deles é meu afilhado de batizado.

  26. olá Doutor, Por favor me esclareça, ESTOU MUITO PREOCUPADA.
    Fiz ultra som mamaria e o diagnóstico foi:
    pele e tecido subcutâneo com apecto ultrasografico preservado. tecido fibroglandular denso, parcialmente liposubstituido. Nódulo sólido hipoecogenico, ovalado, bem delimitado, com ecogenicidade semelhante a do tecido adiposo adjacente, na mama esquerda, 4 horas, medindo 10 X 8 x 4, distando cerca de 32 mm do mailo e 6 mm da pele. não há evidências de linfonodomegalias axilares. Opinião: Nódulo sólido bem delimitada na mama esquerda (lobo adiposo psudonodular ? Nódulo verdadeiro ?)
    Também fiz a MAMOGRAFIA e o resultado foi:
    pele, papilas e tela subcutânea sem alterações. Parenquima mamario com pequena substituição gordurosa, notando-se aspecto denso e heterogêneo do componente fibro-glandular remanescente, com áreas de maior confluência nas regiões retroareolares e nos quadrantes supero-laterais. Não há representação do nódulo sólido descrito em relatório de ultrassonografia realizado nesta da. Não se identificam microcalcificações agrupadas. Raras calcificações puntiformes, isoladas, benignas, esparsas. linfonodos axilares à esquerda de aspecto usual. OPINIÃO: Ausência de alterações radiográficas significativas. CATEGORIA 2 pelo sistema BIRADS – Mamografia. Comentários: considerear o achado de ultra-sonografia sem correspondência mamografica.

    POR FAVOR, me explique o resultado. Estou muito preocupada. O que é este nódulo? Obrigada pela atenção.

    • Parece ser um nódulo fibroso, algo nada raro. Tem mulher que passa a vida inteira com esse tipo de nódulo e não acontece nada. São, geralmente, resultado de pancadas, mastites ou outros traumas.

  27. Bom Dia!
    Gostaria de saber pq fiz o exame e deu NIC 1, e o médico pediu para não ter relação sexual durante 1 mes porque fiz cauterização,mas passou 17 dias e eu tive relação.tem algum problema?é perigoso?
    agradeço antecipadamente!

    • camila:
      Se o médico recomendou trinta dias de abstinência, é porque tem risco sim! Só Deus sabe o que pode acontecer. Volte ao médico imediatamente.

    • anna lucia mira da silva:
      Espere os seis meses. Seu médico quer avaliar a evolução do quadro e se passar algum fármaco, poderá mascarar o diagnóstico final. O vírus pode ficar latente tanto no homem, quanto na mulher, a vida inteira e não acontecer nada. Depende muito do estado imunológico de cada um.

  28. Doutor minha esposa tem uma duvida a lesão intra-epetelial(escamosa) de BAIXO GRAU (compreendendo efeito citopático pelo hpv e neoplasia intra-epitelial cervical grau1) ela quer saber se ela ta com HPV e se foi eu q a contaminou,só q eu não apresento nenhum sintoma e tenho certesa q não pelei a serca e ela também não essa é minha duvida doutor muito obrigado

    • Caro Délcio:
      Sua esposa PODE, veja bem: PODE, ter HPV, pois os efeitos citopáticos são compatíveis com HPV. Precisa fazer captura híbrida. Quanto ao contágio, geralmente se dá por relação sexual e não precisa ter pulado a cerca para adquirí-lo recentemente. Você pode tê-lo adquirido há muitos anos, quando solteiro, em uma “festinha”, por exemplo. No homem o HPV é praticamente assintomático, assim como na mulher, que só aparece quando se faz o exame ou quando se chega a um câncer. No homem pode causar prostatites. Vá ao médico.

  29. Boa noite!
    Fiz uma Biópsia de colo uterino, porque nos meus dois últimos exames de rotina apareceu uma pequena alteração no colo do útero com o seguinte diagnóstico:
    Ectopia ocupando 1/3 da ectocérvice, zona de transformação atípica (alterações menores), representada por área de pontilhado fino no lábio anterior, vascularização típica e teste de Schiller positivo (iodo negativo). Este diagnóstico apareceu igual nos dois exames, para termos certeza do que se tratava exatamente minha gineco me pediu este exame (Biópsia de colo uterino) no qual o diagnóstico da biópsia foi: cervicite crônica com metaplasia escamosa e atipias epiteliais leves, sugestivo de infecção pelo HPV. A minha gineco me falou que eu estou com o vírus do HPV e que vou ter que repetir todos os exames daqui a 6 meses (em março). Gostaria de saber se é grave o que tenho e se o vírus do HPV pode ser eliminado do meu organismo, ou dificilmente isto acontece? Obrigada!

    • Michelle:
      Existe tratamento à base de antivirais para o HPV. A eliminação completa do HPV do organismo depende mais do seu estado imunológico e de seu psiquismo (vontade de se curar) do que do antiviral. Converse com sua médica.

  30. Boa tarde. Fiz um exame e o resultado foi Neoplasia Intraepitelial Cervical (NIC I). Processo inflamatorio acentuado. Sugere virose tipo HPV.
    Minhas duvidas sao:
    Esse diagnostico eh tratavel? Como tive um herpes genital no periodo que esse exame foi feito, isso pode ter alterado o resultado?
    Enfim, HPV e NIC tem cura?
    Obrigada,

    • Katia Gomes:
      Esse diagnóstico é tratável. O médico lhe passará antivirais. Quanto ao laudo sugestivo de HPV, volte ao médico em 6 meses e peça para fazer o exame novamente.

    • Ainda não é câncer, pois se fosse, seu médico não esperaria mais seis meses para ver no que vai dar. HPV tem tratamento, feito à base de antivirais.

  31. dr. eu fiz um ensame e deu q lesão intra-epitelial (escamosa) de baixo grau compreendendo efeito citopático pelo hpv e neplasia intra-epitelial cervical grau1 devo me preocupar o medico mandou repetir o exame em 6 meses mais o q o senhor me expliqeu se tenho q me preocupar ou não muito obrigada

    • Faça o que o médico mandou e refaça o exame daqui há 6 meses. Com este tempo é possível saber se o “bicho” tende a evoluir ou a desaparecer.

  32. Bem bom dia, nao sei se podem me ajudar é que estou fazendo um trabalho escolar sobre HPV, fiquei com a parte NIC1, preciso saber qual os tipos de tratamento, se tem cura ou so é contida, se pode ou nao virar canser, quais os procedimentos do tratamento completo e se é muito grave, porfavor mande a resposta a mim por e-mail com urgencia se possivel dens de ja agradeço!

    • NIC I tem tratamento, assim como NIC II e NIC III. Os tratamentos para cada caso de NIC dependem do quadro clínico que o médico visualiza e vão desde tratamentos locais associados à farmacoterapia sistêmica com antivirais e quimioterápicos, até remoção parcial ou total do útero e do colo uterino (histerectomia) e tratamento radioterápico, caso o câncer esteja instalado.
      Como já disse, depende do quadro clínico. O NIC I não é TÃO GRAVE, mas se descuidar, pode se transformar em câncer, como também pode não dar em nada. Pode regredir expontaneamente, dependendo do estado imunológico da mulher.
      Um fator que, apesar de muitos não acreditarem, pode piorar o quadro, é o psiquismo. Tem mulher que ao descobrir que está com HPV e NIC, entra em depressão e acaba fabricando o câncer, mesmo sem tê-lo. Dê uma lida nisso

  33. É difícil um exame ser mal colhido. No laudo aparecerá uma informação assim: amostra satisfatório/insatisfatória. Se foi mal colhido, o analista solicita nova amostra. Quanto às perspectivas de cura, depende do tratamento. Só seu médico pode lhe dar esta informação, pois ele pode visualizar o quadro clínico. Você falou em vírus. Apareceu alguma menção a herpes ou HPV no laudo? Se apareceu, tem cura, mas depende do tratamento e de você. Fale com seu médico mais constantemente e francamente, pois ele está obrigado a te esclarecer. Isso não é favor algum que ele lhe faz, é obrigação ética e jurídica.

  34. Oi eu fiz um exame do papanicolau, e varios outros por que eu sinto muita dor na barriga, durante a relação sexual, emtão demorou muito para descobrir que eu estava com feridas no colo do utero Neoplasia intra epitelial cervical (nic) grau 1 eu gostaria de saber se a possibilidade de o exame de um papa as vezes pode seer mal colhido? quanto tempo dura o tratamento, e se pode voltar depois de algum tempo? e se esse virus pode se espalhar pelo corpo e futuramente virar algum tipo de doença ou ate mesmo o camcer?

  35. Fiz uma cirurgia(caf) pois estava con neoplasia
    de grau III, a biopsia deu lesão presente em B3
    no colo-caf-canal(margens cirúrgicas comprometidas).

    e lesão presente em B2,B3, B4 no material
    colo-caf-ecto.(margens cirúrgicas comprometidas)

    Por favor o que significa exatamente isso.

    grata

  36. Olá..
    Eu fiz o exame de papanicolau e deu Neoplasia intra-epitelial cervical grau I, e gostaria de saber qual o tratamento e se tem cura, e se essa patologia pode influenciar na gravidez?
    Obrigado.

  37. Minha amiga fez Biópsia de colo uterino e deu NEOPLASIA INTRA-EPITELIAL DE ALTO GRAU DO COLO UTERINO ( NIC II ), ficamos todos aflitos, a médica marcou uma raspagem que será feita após 12 dias de tratamento. Quero saber se esse procedimento é o mais adequado? Quais as perspectiva de cura total? Enfim saber mais sobre o problema que iremos ajudá-la superar Por favor aguardo a resposta é muito urgente.
    OBRIGADA!

  38. Fiz o exame de papanicolau e deu neoplasia intra-epitelial cervical grau 1, qual o tratamento ? tem cura ?
    Esse problema influencia na gravides ?
    Foi pelo sus q fiz o exame, e o medico está marcado para daqui alguns dias mas gostaria de tirar essas duvidas o mais rapido.
    Aguardo reposta.
    Obrigada

  39. As neoplasias não são contraídas. Elas se desenvolvem a partir de injúrias sofridas pelos tecidos devido a ataque por vírus e infecções constantes. Por falhas do sistema imunológico que não extermina as células cancerosas formadas na mitose, radiação e outras causas indeterminadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.