Metaplasia escamosa e zona de transformação

Sob a influência dos estrógenos, a cérvix torna-se evertida para expor o epitélio colunar do canal cervical. Isto é mais acentuado na puberdade e durante a gestação. É também visto em mulheres com estrógenos elevados por contraceptivos orais. O pH ácido da vagina estimula a substituição do epitélio colunar com epitélio escamoso por um processo de metaplasia escamosa (Singer & Jordan, 1976). A área na qual isto ocorre inicialmente é conhecida como “Zona de Transformação”. Nos estágios iniciais da metaplasia escamosa, células indiferenciadas multiplicam-se entre células colunares e a membrana basal. Isto pode se originar no local, mas quando houver destruição da superfície epitelial, por exemplo, por laser ou diatermia, forma-se uma camada celular semelhante. Isto sugere migração do estroma, o qual pode também ser o caso na metaplasia fisiológica. Em um estágio mais tardio, as células se estratificam e o epitélio é reconhecidamente escamoso, eventualmente a maturação é indistinguível do epitélio escamoso original. Embora a camada epitelial pareça mesma, o epitélio pode ser reconhecido como metaplásico por causa das criptas endocervicais serem vistas no estroma subjacente.

Grupos de células metaplásicas imaturas podem ser identificadas no esfregaço cervical. Elas são vistas como células parabasais em um campo, o qual de outra maneira, consiste de células escamosas maduras. Nesses casos elas são rarefeitas como células metaplásicas. Elas podem estar associadas com células colunares e sua presença em um esfregaço também indica um espécime aceitável para avaliação. As figuras nesta seção ilustram o processo de metaplasia escamosa e também mostram a variação de aparência de células metaplásicas.

18. Ectopia com zona de transformação recente: colposcopia. Aqui a cérvix evertida mostra as dobras do epitélio colunar endocervical vascular. Na extremidade periférica do colo uterino, o epitélio escamoso liso original está presente. Entre essas áreas e em quase toda ectopia há metaplasia imatura a qual torna-se branca após aplicação de ácido acético a 4% (ácido acético, X 160)

19. Cérvix: hiperplasia de células de reserva. Esta secção mostra a replicação de células indiferenciadas profundas do epitélio colunar o qual é chamado de hiperplasia de células de reserva. (H & E, X 62)

20. Cérvix: hiperplasia de células de reserva: envolvimento glandular. Neste campo as ramificações das criptas no estroma são vistas estar submetendo-se ao mesmo processo de hiperplasia de células de reserva. (H & E, X 37,5)

21. Cérvix: metaplasia imatura escamosa. Nos estágios tardios as camadas de células imaturas, em ambas as superfícies e criptas, estão começando a estratificar e pode ser reconhecido um epitélio escamoso imaturo. (H & E, X 37,5)

22. Zona de transformação típica: colposcopia. Aqui o epitélio colunar da ectopia é substituído pelo epitélio metaplásico maduro. Quando visualizado tridimensionalmente através do colposcópio, é normalmente possível ver o entalhe arredondado no colo que identifica o nível da junção escamocolunar original. A nova junção escamocolunar é vista no orifício externo. Entre a original e a nova junção escamocolunar existe o epitélio escamometaplásico maduro. (ácido acético, X 16)

23. Epitélio metaplásico maduro com cripta subjacente. Este campo mostra epitélio escamoso metaplásico maduro. Histologicamente parece-se com o epitélio escamoso original e é distinguido pela cripta no estroma subjacente. (H & E, X 40)

24. Corte da cérvix. Este é um corte espesso da cérvix. Demonstra epitélio escamoso original e epitélio colunar, com epitélio metaplásico entre eles. Notar criptas profundas no epitélio metaplásico maduro e também a profunda penetração das criptas no estroma. (H & E, X 1)

25. Células colunares endocervicais de reserva. Este campo mostra um fragmento de tecido o qual consiste de uma fileira de células colunares endocervicais e células de reserva subjacentes. (X 160)

26. Células metaplásicas e de reserva. Células escamosas maduras estão presentes com células colunares endocervicais e grupos de células de reserva e metaplásicas imaturas. Notar a ampla variação da maturação (X 80)

27. Células colunares endocervicais de reserva. Células colunares endocervicais são vistas de perfil com vacúolos no citoplasma. As células de reserva estão intimamente acondicionadas e mostram núcleos granulares hipercromáticos. (X 160)

28. Células metaplásicas imaturas. Estas células têm mais citoplasma que as células de reserva, mas são ainda bastante imaturas. Por causa das expansões citoplasmáticas elas são chamadas de células em “aranha”. Esse aspecto indica que foram removidas à força por estratificação da cérvix, em lugar de serem células esfoliadas da camada superficial. (X 125)

29. Metaplasia imatura. A apresentação de células metaplásicas no esfregaço cervical é muito variável. Neste campo células são vistas como uma placa, unidas frouxamente e os núcleos mostram nucléolos proeminentes. O aspecto pode refletir cicatrização de uma úlcera verdadeira ou reparo de um trauma (ver 99). (X 160)

30. Células colunares endocervicais e metaplásicas. Neste esfregaço o citoplasma das células metaplásicas é mais arredondado e algumas mostrar vacuolização. Há um exsudato celular inflamatório misto com polimorfos e histiócitos e as células colunares endocervicais apresentam nucléolos evidentes. Parece provável que cervicite bem como uma zona de transformação típica estão presentes. (X 160).

31. Células metaplásicas. Neste campo uma grande variação de células metaplásicas de maturidade variada estão juntas, assim, é possível comparar as alterações do padrão de cromatina nuclear e diferenciação citoplasmática das células de reserva e células metaplásicas quase maduras do tipo de células intermediárias. (X 125)

32. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas. (X 160).

33. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas (X 125)

34. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas (X 160).

35. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas (X 160).

36. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas (X 160)

37. Esfregaço normal. Aspecto de células metaplásicas (X 160).

[Voltar]

790 pensou em “Metaplasia escamosa e zona de transformação

  1. olá boa tarde,
    Gostaria de saber se é normal cólicas e um peso no pé da barriga 5 dias após ter feito uma cauterização??????
    O que pode ser esta dor?

  2. Então posso esperar 6 meses e repetir a biopsia, não vai aumentar o Nic???? ou ele pode sair devez ne, pois no mes de fazer exame estava muito estressada, e tinha tomado coiticoide para a coluna, sera que pode alterar, esse exame ta falando que tenho HPV ou é sujestivo, agradeço.

  3. biopsia do colo uterino
    O cortes histologicos demonstram fragmentos de colo uterino, cujo ectocervix esta revestido por epitelio pavimentoso estratificado, espessado por acantose, paraceratose e hoperplasia de celulas da camada basal. Observamos tambem epitelio endocervical que se mostra metaplasico havendo nesta região no terço inferior despolarização de suas celulas com hipercromasia nuclear. Observamos vacuonizações perinucleares, com irregularidade nuclear no epitelio metaplasico. no corion ha edema infiltrado inflamatorio de linfocitos, plasmocitos, glandulas encocervicais e focos de hemorragia.
    Diagnostico: Neoplasia intraepitelial cervical NIC I, cervicite cronica com metaplasia escamosa no epitelio de revestimento endocervical, com discreta coilocitose.
    Me ajudem a entender esse resultado, o medico me disse para repetir o exame em 6 meses, isso é o correto??? eu ja fiz a captura hibrida a uns 2 anos atras e deu negativa para os dois tipos A e B, vcs acham que devo fazer a captura novamente
    ou esperar 6 meses e repetir o exame, me falaram que a captura é muito segura e se deu negativa quer dizer que não tenho o Virus do HPV, é verdade isso????

  4. Alguem sabe que dizer esses resultados.
    esfregaço vaginal
    qualidade da amostra: satisfatoria
    avaliação microbiologica: cocos
    alteração celular benigma: inflamação
    dentro dos limites da normalidade: com alterações
    alteração em celular escamosas: Nic I ( displasia discreta)
    alteração em celulas epiteliais glandulares: sem alterações
    celulas endometrias: ausentes
    Os esfregaços corados pelo metodo de papanicolaou mostram celulas espiteliais superficiais, intemediarias e parabasais, todas com nucleos regulares cromatina bem distribuida e relação nucleo citoplasmatica mantida. Presença de celulas espitelias profundas com nucleos irregulares, hipercromaticos, formando blocos e citoplasma escasso. Piocitose moderada, linfocitos. A flora bacteriana contem cocos. cerca de 30% das celulas são superficiais com cariopcnose.
    Conclusão: Classe III de papanicolaou, Neoplasia intraepitelial cervical NIC I, Processo inflamatório agudo moderado.
    Alguem me diz oque pode ser?????

  5. Você tem, ao que parece, uma inflamação. Pode ter várias causas, até uso de preservativos (alergia à látex). No geral, está dentro dos padrões. Vá ao médico e peça que ele expliquei o laudo detalhadamente.

  6. Exame especular: Ectopia ocupando toda a superfície visível do colo.

    identificam-se células pertecentes as camadas superficiais, intermediárias e poucas profundas.
    Alteração morfotintoriais de natureza inflamatória.
    Numerosos leucócitos.
    Alguns histiócitos dispersos.
    rica flora mista
    Conclusão:

    Negativo para célula neoplásica.
    pesquisa de trichomonas e monília negativo.
    Inflamatorio moderado.

    Só consegui marcar médico para o final da semana que vem.
    Bjs a tosos e bom fim de semana.

  7. fiz uma eletrocauterização ontem para cuidar da cervivite cronica, porem esqueci de perguntar a medica se havia alguma restrição com respeito a algum tipo de comida e no modo de dormir????????
    Aguardo resposta. grata

  8. Cara Vanessa:
    Pode ser… Ciência da saúde não é uma ciência exata como a matemática e o organismo humano responde da forma como ELE acha melhor e não como a ciência prevê que ele deva responder. Dê uma lida nisso, foi aula inaugural da Fac. Evangélica de Medicina do Paraná em 1981. Leia especialmente o primeiro item. http://antonini.med.br/blog/?p=22

  9. Então coilocitose não so significa HPV como dizem por ai,que toda coilocitose é HPV pode ser uma outra inflamação nada a ver com HPV???? e alem disso tomo anticoncepcional a 10 anos sem parar será que ajuda tbm ter inflamação???
    Muito obrigado por responder heiz. abraço.

  10. As bactérias podem ser de alguma infecção inespecífica e quanto à cervicite crônica, pode ter diversas causas, desde alergia à látex, produtos de higiene íntima, absorventes internos,DIU, vírus HPV, etc. A gravidade depende do estadiamento (classicação de papanicolau). Pergunta à sua médica qual a classe de papanicolau ou se há indícios de NIC.

  11. olá bom dia fiz um exame papanicolau que deu resultado de:
    Organismos : bacterias inespecificas
    Alterações celulares reativas associadas com : Inflamação e cel escamosa.
    E a médica passou uma biopsia e o resultado deu cervicite crônica.
    Gostaria de saber o que é e se é grave e qual pode ser a causa.
    Desde já agradeço.

  12. Pode ser uma inflamação crônica e inespecífica, ou uma alergia a látex (de preservativo), ou ainda, uma reação à DIU. Em último caso, pode ser uma doença autoimune, com anticorpos antitecido. O especialista que te avaliará, com certeza, se não encontrar uma explicação para a coilocitose, provavelmente te encaminhará para um reumatologista ou para um alergista.

  13. O correto é Coilocitose, mas eu num tenho HPV, já fiz o exame de Captura Hibrida e deu negativo para HPV, pode ser uma inflamação por outra coisa????
    Meu médico me mandou para um especialista em colo de uteros, que vai ver meu caso, pq ja fiz captura hibrida e deu negativa para HPV e ele vai me falar certinho oque é e oque vai fazer, mas estou preocupada.
    Mesmo não tendo HPV e feito o exame e dado negativo pq deu Coilocitose, isso que estou preocupada, me ajudem.

  14. Se fosse grave, apreceriam alterações significativas como coilocitose e outroas. Volte ao médico e “encoste-o na parede”. Ele está, por imperativo ético e obrigação legal, obrigado a esclarecer todas as suas dúvidas.

  15. Meu exame deu Classe III de papanicolaou neoplasia intraepitelial cervical NIC I, Processo inflatório agudo moderado.
    E a biopsia deu Cervicite cronica com metaplasia escamosa no epitelio de revestimento endocervical com discreta coicocitose.
    Eu ja fiz captura hibrida e deu negativa.
    Oque eu tenho to com medo.

  16. OLa meu exame teve a seguinte classificação geral: esfegaço com alterações celulares não neoplásticas;
    *alterações celulares: componentes leucocitários moderado metaplasia escamosa imatura e ausencia de anormalidades celulares.
    Isso é normal? o que é?

  17. Oi,o que o exame a seguir pode indicar?
    Esfreg.:mucoide;Const.p/:alguns leucocitos,alguns piocitos,raros histiocitos,lactobacillus s/ citolise,bacterias cocoides,celulas epiteliais pavimentosas;Prov.das camadas superficiais,intermediarias,profundas,endocervicais,metaplasicas;Alteraçoes:inflamatorias moderadas;Flora vag.:lactobacillus s/ citolise,bact.cocoides;Conclusao:negativo para celulas neoplasicas.

  18. Olá! meu exame deu:Alterações celulares não neoplásticas:Inflamação proeminente.

    O que isso quer dizer?
    Conclusão:negativo para lesão intraeptelial ou malignidade.

    Abraços,

  19. gostaria de saber pois meu exame colposcopia deu conclusao: padrao colposcopico sugestivo de metaplasia. o teste de shiller deu iodo positivo, negativo e claro. achados anormais epitelio aceto branco tênue na margem da extopia ás 12 hrs (achados colposcopico menor).
    achosdos normais:zona de transformaçao tipo 1 com orificios glandulares e cisto de Naboth.UG-3
    gostaria q me explicado, estou nervosa, mas vpou procurar meu médico essa semana, mas queria ouvir algo.
    obrigada

  20. Oi. O que o laudo a seguir pode indicar?
    Vagin.: células intermediária, profundas e algumas superficiais com alterações inflamatórias, células ceratinizadas geralmente agrupadas, flora mista, leucócitos ocasionais e histiócitos.
    Ectocerv.: = ao vaginal, acrescido de leucócitos em maior nº.
    Endocerv.: = aos anteriores, acrescido de células glandulares cervicais normais ou com alterações inflamatórias, células metaplásicas, hemácias e muco.
    CONCLUSÃO: INFLAMATÓRIO MODERADO.
    BACTÉRIAS.
    Grata pelos esclarecimentos.

  21. Meu Anatomo Patológico,material biopsia colo uterino.O diagnóstico foi:Cervicite crônica com metaplasia escamosa endocervical e focos erosivos.Dúvida todas.

  22. no meu exame deu celulas atípicas de significado indeterminado:escamosas:possivelmente não neoplásicas,pelo o amor de deus o que é isso.

  23. meu exame deu epitelios escamoso,glandular,metaplasico alteracoes celulares benignas reativas ou reparativas inflamacao micro.lactobacilos sp
    negativo para neoplasia
    o que sera isso?
    por favor mim ajude to com medo

    • ola fiz um exame de colpocitologico e diz o seguinte; adequabilidade de amostra
      satisfatoria para avaliacao oncotica
      epitelios representados na amostra
      escamoso
      glandular
      microbiologia
      lactobacillus sp
      candida sp
      cloncluçao diagnostico
      alteraçoes celulares benignas reativas ou reparativas
      inflamaçao

  24. Oi…
    Fiz uma Colpocitologia Oncótica e o diagnóstico foi de Epitélios Escamoso e Glandular Cervical, Flora de Lactobacillus Vaginalis (Bacilo de Doederlein) e a conclusão foi de Ausência de Células Malignas e Inflamatório Moderado.
    Como marquei de voltar ao meu Médico em Agosto devido a disponibilidade de horário dele e estou anciosa com esse resultado, gostaria de saber o que significa?
    Obrigada.

  25. Olá meu exame diz na avaliação hormonal esfregaço normotrófico. e microbiologia lactobacillus sp.
    e a conclusão ta assim negativo para células neoplasicas. o que significa?
    obrigado

  26. Meu exame preventivo deu: Epitélios na amostra – escamoso, glandular, metaplastico. Microbiologia – lactobacilos sp, cocos. Conclusão: células atípicas de significado indeterminado – Escamosas: possivelmente não neoplasicas.
    Os médicos do meu posto de saúde estao de greve. Poderia me dizer se tem algo de errado?
    desde já, obrigada.

  27. Talvez tenha sido falha na coleta ou mesmo, ausência das células endocervicais. Se houvesse algum indicativo maior de anormalidade, seu médico teria repetido a coleta.

  28. Bom Dia
    A amostra do meu exame preventivo deu: SATISFATÓRIA (prejudicada por ausencia de celulas metaplasicas/endocervicais)
    O que significa?

  29. Meu exame de colpocitologia deu celulas metaplasicas imaturas e binucleação e metacromasia celulas deaspecto reativo e naflora bacteriana deu bacilos de doderlein a conclusãof oi inflamatório acentuado . Afinal o que é isso? fiquei pereocupada?

  30. ja é a segunda vez consecutiva no prazo de 1 ano que o meu papanicolau deu “alteraçoes celulares benignas: Reactivas associadas a inflamaçao e metaplasia escamosa” O que se passa?

  31. A cervicite pode ser uma inflamação cronificada pelo uso de anticoncepcional ou alguma infecção que você já teve no passado. Metaplasia escamosa madura pode ser sinônimo de cicatrização de lesão. Lactobacilos e coccus são flora comum na vagina. Procure descobrir a causa da cervicite. Pode ser uma infecção de infância que tenha cronificado.

  32. Cara Edilene:
    Fique tranquila. Você provavelmente tem um processo de cicatrização (metaplasia escamosa madura) e bacilos de dodërline aparecem na maioria das mulheres. Se houvesse algo errado, seu médico já teria te alarmado e encaminhado para um tratamento mais radical.

  33. O meu exame deu metaplasia escamosa e bacilos de doderlein.O médico não esclareceu nada e eu fiquei assustada e preucupada,principalmente porque não foi a primeira vez que foi diagnosticado em meus exames metaplasia escamosa.por favor tire minhas dúvidas?
    desde já obrigada!

  34. Boa Tarde ! Fiz um papanicolau e deu cervicite,
    metaplasia escamosa madura,lactobacillus sp cocos
    Gostaria de saber a respeito e se é alguma coisa grave.Obrigado

  35. Meu exame de colpocitologico acusou um Esfregaço Normotrofico,Bacilos de Dordelein,Metaplasia escamosa madura..e eu não consegui entender nada.
    Gostaria de saber o que significa,se eu tenho algum risco :~

  36. O ginecologista poderá dizer se você conseguirá engravidar ou não, após o exame físico (visualização do colo, ecografia, aspectos morfológicos da genitália (vagina e vulva) e etc. Consulte um ginecologista no qual você confie e que seja franco, sincero e honesto, não lhe escondendo nada. Pela tua citologia não há nada de errado.

  37. Meu exame de colpocitologia oncótica, acusou: escamoso glandular cervical, flora de lactobacillus vaginalis exacerbada. E conclusão: Ausência de célular malignas, inflamatorio leve e citolise. O que quer dizer este resultado? Estou apreensiva, tenho 41 anos, e to querendo engravidar do meu 1º filho. Será que estou com algum problema grave, que não poderei engravidar?

      • nalda:
        Geralmente a presença de Gardnerella e/ou mobiluncus indica uma infecção, pois são bactérias oportunistas. Isso não é grave, mas tem que descobrir qual é o bicho que, de fato, está te parasitando. Volte ao médico.

  38. Meu exame de colpocitologia oncótica acusou eptélioglandular cervical e metaplásico,e processoinflamatório moderado com presença delactobacillus vaginallis (bacilo de dordelim),e neste mesmo exame a colpo hormonal ficou prejudicada,o que significa tudo isto?
    Por favor ,solicito possíveis esclarecimentos, desde já agradeço.
    Atenciosamente,
    Patricia Livia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.