Humanismo: movimento amplo pelo qual o ser humano é colocado no centro das preocupações intelectuais e sociais.
Sistema de valores do Humanismo ( século XV e XVII): liberdade individual, crença no poder da razão, esperança na construção de uma sociedade mais racional baseada na difusão dos conhecimentos e descobertas científicas. Condicionantes históricos: desenvolvimento do capitalismo comercial e progressiva ascensão social da burguesia.
Vitorino de Feltre
Fundador da Casa Giocosa (Casa Alegre). Escola Laica. trabalho educativo num clima de alegria e bem-estar para as crianças.
Erasmo de Rotterdam
Célebre humanista. Obras: Elogio da Loucura, A Educação Liberal, A Educação do Homem Cristão, Sobre o Método de Estudo, Sobre a Educação Liberal. Idéia educacionais: ensino motivador, gradual, estimulando a inteligência do aluno. Discordava do emprego constante de castigos e férrea disciplina. Objetivos do ensino: piedade cristã, artes liberais, deveres da vida moral e social, boas maneiras.
Michel de Montaigne
Humanista francês. Principal obra: Ensaios Educacionais, no qual apregoava a formação do homem integral (aspectos intelectuais, morais e físicos). Finalidade da educação: exercitar a inteligência, fortalecer a alma e desenvolver os músculos. Criticava o ensino memorístico. Defendia uma educação em que o aluno tomasse parte ativa e desenvolvesse o senso crítico.
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