Os grandes pensadores da Educação

Rousseau e a educação centrada no indivíduo

Rousseau glorificou os valores da vida natural e atacou a corrupção da sociedade civilizada – naturalismo romântico. Defendeu que o único fundamento para o poder político é o pacto social, ou seja: cada cidadão, como membro do povo, concorda em submeter sua vontade particular à vontade geral – que deve ser a fonte de soberania do Estado.

Na obra EMÍLIO, Rousseau expõe seus ideais educacionais que consistem em valorizar as idéias e atividades espontâneas da criança ao invés dos conceitos e hábitos da sociedade adulta. Defendeu a educação negativa. Destacou a importância do desenvolvimento da personalidade individual do aluno. Substituiu a ênfase na razão pela ênfase na emoção; o lógico pelo psíquico.

Basedow

Foi discípulo de Rousseau e lançou o movimento filantropista, em prol da difusão de escolas populares.

Seus ideais e idéias educacionais foram os da educação ativa, ou seja, condenação à memorização mecânica; ênfase nas matérias de cunho utilitário; ensino religioso tolerante e defesa da educação pública, patrocinada pelo estado.

Pestalozzi

Pestalozzi declarou que era preciso psicologizar a educação e desenvolver um método pedagógico baseado nos interesses naturais do aluno. Era contrário à educação negativa, enunciada no EMÍLIO. Propunha uma pedagogia direta: preparar o homem para o que deve ser na sociedade. Defendeu a escolarização social do povo, não apenas a instrução de caráter individualista e aristocrático. Valorizava a educação moral e religiosa, porém, sem caráter dogmático, impositivo, confessional.

Herbart

É considerado um dos pioneiros na sistematização de uma pedagogia baseada na psicologia científica de sua época. Defendia a tese de que o ensino só é educativo quando modifica a conduta do educando. A educação deve conquistar a inteligência do aluno, fortalecendo-lhe a vontade e o caráter, tendo em vista promover as mudanças comportamentais desejadas.

Para Herbart o processo de ensino deve obedecer aos seguintes passos formais: clareza, associação, sistematização e aplicação. Lançou a noção de interesse: ponte de ligação do plano intelectual com o plano da vontade e da ação.

Froebel

Froebel é considerado o criador dos JARDINS DE INFÂNCIA, e procurou aplicar as idéias de Pestalozzi às crianças em idade pré-escolar.

Ideais educacionais: ensino a partir do interesse natural e espontâneo da criança, aproveitando o espírito lúdico infantil com brinquedos educativos; sintonia do ensino com as condições existenciais do aluno, com o seu meio social; ensino refletido em mudanças comportamentais, transparentes na vida prática.

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