Vamos transformar o RPI num servidor de e-mail?

No seguimento da nossa colaboração com a INMotion hoje vamos ensinar como transformar o Raspberry PI num servidor de e-mail.

Nas empresas, ou em grande partes delas, não existe um serviço dedicado para tratar o email. E se um simples Raspberry PI fosse a solução para o problema? Hoje vamos ensinar como criar um servidor de e-mail eficaz, recorrendo a um simples raspberry PI e ao Citadel (software gratuito).

Já conhece o Citadel?
Sem entrar em muitos detalhes, o Citadel é um projecto de código aberto,alternativo ao MS Exchange, que foi desenvolvido com o intuito de ser simples, versátil e completo. Apesar da ideia inicial deste projecto consistir na criação de um BBS (bulletin board system), rapidamente o projecto cresceu e ganhou funcionalidades viradas para o serviço de mail. Das funcionalidades que hoje suporta destaca-se:

  • Suporte para os protocolos: SMTP, IMAP e POP3.
  • Suporte para XMPP (Citadel pode funcionar como um servidor Jabber para mensagens instantâneas)
  • Interface Web muito intuitivo
  • Possibilidade de integrar com o spamassassin e ClamAV para filtragem de spam e vírus
  • Suporte para LDAP e Active Directory
  • Funcionalidade básicas de groupware (Calendários, Reuniões, catálogos de endereços, notas, tarefas)

Como instalar o Citadel no RPI?
Para instalarem o Citadel no RPI devem seguir os seguintes passos:

1) Instalar o Citadel
Para instalar o Citadel devem usar os seguintes comandos:

sudo apt-get update
sudo apt-get install citadel-suite

2) Instalação/Configuração
Durante o processo de instalação, o utilizador deverá indicar alguns parâmetros. Primeiro é solicitado que indique em que interface o servidor vai estar a escuta.

No caso que a configuração assuma todas as interfaces, devem indicar 0.0.0.0

Devemos agora indicar qual o modo de autenticação dos utilizadores. Por omissão o citadel usa a sua própria base de dados. No entanto, como referido, o serviço tem também suporte para LDAP e Active Directory.

Vamos agora criar um utilizador com privilégios administrativos para gestão do serviço.

Indicamos agora uma password para o utilizador criado anteriormente.

No passo seguinte, relativo ao webcit – Citadel Servlet Engine, seleccionamos Internal para que seja usado o próprio servidor HTTP do serviço. Caso já tenham um servidor web apache montado no sistema, podem escolher a opção Apache2.

Vamos agora indicar a porta de comunicação (ex. 80) para HTTP.

Para HTTPS, devem escolher a porta 443.

Vamos agora escolher o idioma da interface. Quem pretender português, basta que escolha a opção Brazilian Portuguese.

Uma vez realizadas as configurações anteriores é provável que apareça o seguinte erro.

Nota importante: Por alguma razão Citadel não criou o directório referido durante a instalação, mas podemos ir em frente e execute os seguintes comandos para corrigir isso (Tentamos contactar os responsáveis pelo Citadel mas ainda não obtivemos resposta).

sudo mkdir /etc/citadel/netconfigs
sudo chown citadel:citadel /etc/citadel/netconfigs
sudo service citadel restart

Uma vez que a configuração relativamente às interfaces à escuta foi perdida, temos de proceder a uma configuração manual. Para isso executamos o setup do citadel

Voltamos a indicar o utilizador com privilégios administrativos para gestão do serviço e indicamos também a respectiva password.

E a indicação para que o serviço fique à escuta em todas as interfaces.

Nos próximos passos será solicitado as portas e também modo de autenticação. Devem por isso indicar a mesma informação iniciar (Na verdade o processo manual sobrepõe-se à configuração que deveria ter sido realizada inicialmente).

Uma vez realizadas as configurações, o raspberry deve recarregar o servidor Citadel.

Nota: Se precisarmos de alterar a porta do WebCit (por questões de conflito), basta abrir o ficheiro/etc/default/WebCit e modificar o parâmetro WEBCIT_HTTP_PORT = 80 .

Vamos agora abrir o browser e introduzir o endereço do RPI onde está o Citadel instalado. Aparecerá a interface de autenticação, na qual devem introduzir as credenciais criadas.

E aqui está a interface de Administração.

Depois de ensinarmos a instalar o Citadel, hoje vamos ensinar a configurar o mesmo.

Configurar o domínio
Agora que temos o Citadel em funcionamento, há alguns passos que devemos fazer ao nível da configuração. Para começar, precisamos de configurar o nome de domínio. Para isso, fazemos o login, e clicamos no botão Administration.

Depois nas configurações globais selecionamos a opção Domain names and Internet mail configuration

Agora no campo seguinte configuramos o nome do nosso domínio.

Exemplo: (pplware.no-ip.org sem o prefixo www.)

Instalar e configurar spamassassin, amavisd e clamaV

Adicionar o host do Spamassassim

Adicionaro host do ClamaV

Configuração de contas de utilizadores
Para criar, apagar ou editar contas de utilizadores, voltamos ao menu de Administração e escolhemos (Adicionar, alterar, excluir contas de utilizador no painel de gestão de contas de utilizadores)

No painel seguinte vamos a adicionar um novo nome de utilizador. Este nome de utilizador que configuramos vai servir para endereços de e-mail.

No ecrã seguinte, adicionamos uma password e damos permissão para enviar e-mails. Clicamos no botão guardar alterações.

Agora a nossa nova conta de e-mail tem acesso a calendários partilhados, notas, tarefas, chat, etc.

Atualizar o e-mail do administrador

No final destas configurações, não nos podemos esquecer de abrir as portas onde funcionam os protocolos de e-mail no nosso router e redirecionar os pedidos para o nosso raspberry pi.

SMTP porta 25
IMAPporta 143
POP3porta 110

Por David Jesus para Pplware.com

*Artigo interessante sobre a instalação do Citadel

*Instalação do Citadel com Apache2, NGINX ou LightHTTPD


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