Análises Clínicas e prescrição farmacêutica em debate

Os farmacêuticos tem mais é que prescreverem fármacos, pois de acordo com a lei 85.878/81, o profissional do medicamento é o Farmacêutico e não o médico e por isso, nada mais coerente que o Farmacêutico fazer o tratamento farmacoterapêutico dos doentes, cabendo aos médicos unicamente aquilo que eles tanto pleiteiam: a privacidade no diagnóstico.

Um dia após o encerramento da Reunião Geral dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia (24.03.10), o Plenário do Conselho Federal realizou a sua 370ª Reunião, no mesmo local – o auditório Conselheiro Sebastião Ferreira Marinho, no Edifício Seguradoras, em Brasília. Na pauta, discussões sobre a proposta de Resolução sobre cursos de especialista na área de Análises Clínicas e sobre a Resolução que define, regulamenta e estabelece atribuições e competências do farmacêutico na prescrição de medicamentos. Por decisão da maioria dos Conselheiros, os dois temas voltam ao Plenário para votação final.

Durante a discussão sobre a Resolução que trata cursos de especialista na área de Análises Clínicas, o Plenário contou com a presença dos farmacêuticos-bioquímicos Irineu Grinberg, Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), e de Jerolino Lopes Aquino, professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Diretor-presidente do Laboratório Carlos Chagas, em Cuiabá, integrante da Comissão de Análises Clínicas do CFF e membro da SBAC. “É, sempre, produtivo poder contar com a presença de representantes da área, durante a votação de uma resolução”, disse o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos.

Na Plenária, também, foi apresentado pelo Conselheiro Suplente pelo Mato Grosso do Sul, Osnei Okumoto, o relatório com dados do I Simpósio Virtual de Farmácia, realizado, em fevereiro, em Campo Grande (MS). De acordo com as informações repassadas por Okumoto, a parceria do CFF com o Portal Educação foi um “sucesso”, pois garantiu aos farmacêuticos de todo o País acesso rápido e gratuito à atualização profissional.

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

[Voltar]